E dá-lhe, dá-lhe

O Santa Cruz não seu deu ao respeito.

Os adversários estão vendo o Santa Cruz pequeno porque o próprio Clube não impõe o respeito que deveria impor, esquecendo que somente a tradição não é capaz de amendontrar mais ninguém.

Não bastasse o Presidente da F.P.F. dar a entender que o Santa Cruz só seria campeão se “recebesse a taça” de mão beijada dado à fragilidade do time, em seguida vem o comentário do presidente do Sport de que nós não vamos nos classificar entre os quatro primeiros. Esta é a forma que eles nos vêem nos dias de hoje.

E nós, o que fizemos? – Nada.

Ninguém da direção do Santa Cruz foi capaz de rebater aos argumentos, simplesmente porque os que formam o corpo diretivo do Santa Cruz, hoje, tornaram-se pequenos para a grandeza do nosso Clube.

Embora tenha certeza que grande parte da torcida ficou revoltada, a verdade é que não somos bem representados há anos.

Infelizmente temos que aceitar, sem, contudo, nos conformar. Somos conscientes que elegemos um presidente que, na verdade, é um Secretário. Que elegemos um vice-presidente que, na verdade, é um Vice-Secretário. Que contratamos um diretor de futebol que, na verdade, ainda não foi capaz de perceber a grandeza do Santa Cruz. E, por fim, que temos um presidente do Conselho Deliberativo que … (e nós temos?)

Alterando o rumo da prosa, sem mudar o objetivo, eis que, de repente, sem eu esperar, o time começa a dar sinais de vontade. O time é fraco, é limitado e, para mim, este time que aí está corre sérios riscos de ficar fora do G4, o que dirá de ter sucesso na série D. Consegue empatar com o pior time que eu já vi do Santa. Mas, pelo menos, este time não está mais se apequenando. O treinador (que jamais seria o meu treinador neste momento difícil que o clube atravessa) está se agigantando. Suas palavras, ainda inexperientes, demonstram uma vontade imensa de vencer. Ele não cansa de afirmar que o Santa Cruz deve ter sempre como objetivo vencer. Pois ele, mais do que ninguém, sabe da importância profissional que este cargo representará para sua vida futura.

Sou da tese de que treinador ganha jogo. No último domingo, o Botafogo-RJ e o Palmeiras-SP foram provas disso. Mas, também pode perder jogo. É só lembrarmos a disputa da série D no ano passado. No entanto, acho que quando o elenco quer, está motivado, tem um objetivo comum e possui um mínimo de qualidade e de sorte, pode haver surpresas (quem não se lembra de 1993 e 1999?). E, Dado Cavalcanti tem conseguido isso, mesmo sem a experiência de um Charles Muniz ou de um Nereu Pinheiro à época. A vitória contra o Salgueiro, lá no Sertão, é uma prova de que a mentalidade mudou, não apenas no discurso, mas na prática também. Não sei até quando vai durar mas, sem dúvida, a próxima partida (pela Copa do Brasil) será um bom teste. A classificação é uma questão de honra. Sei que planejamento não existiu e nem vai existir tão cedo. Mas, agora, me contento com a vitória.

O gigante adormecido precisa voltar a acordar, mostrar que é grande, não apenas na sua história e na sua torcida, mas na sua atitude.

Porque já é o momento do Santa Cruz exigir respeito!

Porque está na hora de voltarmos a ouvir, nem que seja de lá do céu, uma voz gritando “e dá-lhe, dá-lhe, e dá-lhe, dá-lhe torcida do Santa, o time do povo, do povo, do povo[1]voltou a vencer!


[1] Minha pequena homenagem ao tricolor e radialista Haroldo Rômulo.

21 Comentários

  1. Amigos,
    Como esse é um espaço livre tenho o direito de discordar do texto, pois acredit que FBC está sendo o melhor presidente dos ultimos 30 anos.
    Ele levandou o Arruda e pegou o Santa com apenas 3 jogadores.
    Sendo amigos que refazr um club não é tão fácil como desmontar o que ocorreu em Administrações passadas.
    Quanto ao presidente de FPF ele não sabe o que fala , quer desviar atenção e só.
    Ao presidente so ex-porte a respsota será dada dentro de campo.
    Eu quero ser campeão esse ano de 2010 em cima da Coisa.
    Quem viver verá.
    Meu voto será de FBC e não digo isso porque vencemos dois jogos e só observar meus comentarios nesse blog, entretanto entendo que com o tempo teremos mais vitórias.
    único erro de FBC e manter preço do ingresso baixo, para o Santa Cruz ter dinheiro e pagar suas contas temos que vender mais camisas, ter patrocinaores ( que ele já fez ) e vender ingressos com custo mais elevado beneficiando o sócio em dia e ponto final.

    Saudações Tricolores.

  2. Continuando,
    Devo adimitir que o time do Santa Cruz é muito limitado e que não vejo em Dado esse estudioso do futebol que tanto falam, entretanto respeito pois sob o seu comando o Santa tem melhorado.
    Acredito que falta uma zaga completa , um lateral esquerdo ( tenho minhas duvidas com o Edsom miolo ) , falta um volante e um atacante.
    Espero que o Dado cresca de rendimento pois será bom para o Santa e para ele.
    Acredito na recuperação entretanto para sermos um time forte ainda temos muito caminho , quero ver o santa penta, hexa, hepta,…, nona,decacampeão e muito mais quero ver o Santa Cruz campeão da copa do Brasil , quero ver o Santa Cruz campeão Brasileiro da serie A , da Libertadores e Mmundial, entretanto para chergarmos a esses pontos é necessario um trabalho de longo tempo, de revelar jogadores e de ter dinheiro e muito dinheiro mesmo, pois futebol hoje e dinheiro.
    Quero ver nosso CT com 10 campos com meninos treinando e desta forma teremos um time vencedor.
    Não vi ação dos ex-presidentes nesse sentdo, entretanto não sei onde esta o dinheiro da vanda de Carlinhos Bala, de Rosi e tantos outros.

    Força FBC só com perseverança vencerems.

    Saudações Tricolores.

  3. Hélio Mattos
    3

    E que os anjos digam amém!

  4. gustavo rabelo
    4

    Prezado Paulo Aguiar e demais amigos e amigas Tricolores,

    Não sei nada de futebol, apenas gosto e me empolguei muito com os dois últimos jogos – principalmente com a capacidade de resposta do SCFC depois de ter tomado um gol do Carcará – mas acho que começamos (mesmo que timidamente) a ir pelo caminho certo. Precisamos valorizar os pratas-da-casa, temos um orçamento pequeno, o time tem dívidas – me parece que nem com o caquético Lori se acertaram direito! Mas acredito que mais empenho e a criação do CT são FUNDAMENTAIS para o Santa Cruz voltar a ocupar o lugar que merece! Não é fácil hoje, pois o futebol depois da Lei Pelé tornou praticamente impossível segurar os craques no Brasil!

    Então Paulo Aguiar, respeitando seu ponto-de-vista, eu penso que a resposta para o presidente lá do Isporti deve ser em campo, deixa ele falar o que quiser – temos que ter orgulho, acho que entrar no bate-boca não leva a nada! A resposta deve ser dada em campo! É preciso ter CORAGEM e FORÇA todos nós sabemos do $$$ do Clube dos Treze mas o dinheiro não ganha campeonato – que ganha é uma mistura de CORAGEM,GARRA e UM MÍNIMO DE PLANEJAMENTO.
    Não quero com isso defender a atual diretoria que cometeu falhas, mas que também tem muito acertos – eu acho que essa gestão é o freio de um time que estava em franca queda livre. Depois do freio… Ah, meus amigos é um longo e sofrido percurso para subir.

    É isso!

    Saudações a todos(as) Tricolores Santacruzenses.

    Gustavo

  5. Fabiano Pinheiro
    5

    Eu acredito na “Lenda da Buzina Mágica”.

  6. Recadinho p/ esses presidentes aí:
    Quem Fala o que quer,ouve o que não quer !
    Os exaltados serão humilhados !
    É só o q eu tenho a dizer !

  7. óia a cobra
    7

    Haroldo Rômulo fez parte de uma época feliz do futebol e da crônica esportiva pernambucana. Haroldo tem marca própria (Dá-lhe, dá-lhe), sua voz inconfundível esbanjando simpatia ao ouvinte. Estamos em uma época de crise, crise não só do futebol dentro das quatros linhas não; estamos tendo uma crise de bons cronistas nos radios. (tem muitos aí que não deixarão saudades) Deus está levando os experientes e bons, Haroldo fez parte dessa boa safra. Vai com Deus Haroldo, voce fez parte e marcou a vida não só da sua família, mas de toda grande familia coral e da radiofonia pernambucana. Dá-lhe, Dá-lhe. Adeus amigo.

  8. “Quem vai pela cabeça dos outros é piolho” e “Quem morre de véspera é peru”, já dizia a minha mãe.

    Se todo o desempenho do Santa Cruz dependesse do que pensa o *** do presidente da Federação De Um Time Só e do presidente do timinho Do Recife (que nem nome tem), aí, eu ficaria preocupado.

    Mas eu vejo nesse bando de bobagens de dirigentes provincianos uma verdadeira preleção pros nossos atletas.

    Que humilhem, Que debochem. a resposta tem que vir em campo, e não num bate-boca de beira de rua.

    PRA MIM, ISSO É, ANTES DE TUDO, FALTA DE PROFISSIONALISMO, BAIXEZA, OU AINDA, O COMEÇO DO MEDO DO CRESCIMENTO DE UM TIME QUE ESTÁ ERGUENDO A CABEÇA, RESUSRGINDO DAS CINZAS, ERGUENDO-SE AVANTAJADO, COMO UM FANTASMA PROS ARROGANTES.

    Eu lembrei do presidente do Boca Juniors, com sua arrogância argentina, que prguntou: “Fluminense? o que é esse Fluminense?”
    O Fluminense ganhou LÁ DENTRO, NA BOBONERA, e o porra-louca do técnico do Flu, Renato Gaúcho respondeu, na imprensa: “Prazer, nós somos o Fluminense!”. Querem resposta melhor?

    Deboche, ironia, desprezo, arrogãncia, se bem utilizados pelos ofendidos, é grande alimento pra ajudar trincar os dentes e subir a ladeira, passo a passo, pelas beiradas, e quando chegar no topo, olhar lá de cima e dizer: “Prazer, somos o Santa Cruz”.

    QUEM VIVER, VERÁ

  9. SÓ PRA DESCONTRAIR: O LANCE CULTURAL DA NIKE, COM OS JOGADORES BRASILEIROS, NAMINHA OPINIÃO, FICOU MUITO BOM. QUEM TIVER CURIOSODADE, É SÓ DAR UMA CONFERIDA NO IUTUBE (LIK ABAIXO:

  10. RETIFICANDO T-U-D-O!

    SÓ PRA DESCONTRAIR:
    O LANCE CULTURAL DA NIKE, SOBRE CRENÇAS E MANDINGAS, COM OS JOGADORES BRASILEIROS, NA MINHA OPINIÃO, FICOU MUITO BOM.
    QUEM TIVER CURIOSIDADE, É SÓ DAR UMA CONFERIDA NO YUTUBE (LINK ABAIXO):

  11. óia a cobra
    11

    Meu prezado Dimas, me senti lisonjeado pelo seu e-mail, você é eloquente e perspicaz em sua tese e confesso quase me convence. Parabéns. Ainda bem que temos coisas boas a afirmar sobre o DADO, porque nossas experiencias com Lori foram péssimas (já houve outra antes). Dado tambem tem um fator importante: é um cara de sorte. Para ter sucesso profissional é necessário ter competência e sorte.

    Um cordial abraço e saudações corais.
    Se Deus quizer ganharemos hoje.

  12. Caro Gomes,

    O blog mantém um sistema automático de moderação, para evitar ofensas pessoais. Nesse sistema, algumas palavras citadas impedem a publicação imediata. Como meu computador está na assistência técnica, ando com dificuldades de acesso à internet. Daí a demora na liberação do seu comentário. Por isso, peço a sua compreensão.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  13. Caro Óia a Cobra,

    Como diria Caetano Veloso, é conversando que a gente se entende.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  14. Antonio André
    14

    Caro Paulo Aguiar,

    Diariamente leio os comentários aqui do blog, mas raramente comento algo, só quando acho muito necessário. Desta vez estou escrevendo para lhe dizer, que mesmo respeitando a sua opinião, achei seu texto infeliz e totalmente desnecessário no momento. Me desculpe mas sinto que o momento é de apoio e não de negativismo.

    um forte abraço

  15. Caro Dimas: Sem problemas.

    Até porque eu não tenho melindres, e respeito os critérios de todos os blogs e sites, pois temos que preservar o nosso espaço, não dando espaço para futuras ações judiciais de quem não tem, moralmente qualquer razão e prejudica um espaço como este. (desculpe a redundância).

    DÁ-LHE SANTA! NÉ, HAROLDO?

  16. Hélio Mattos
    16

    Então Paulo? Tá contente, né?

    Dá-lhe, dá-lhe Santa!

  17. insatisfeito
    17

    a frase de Haroldo Rômulo deveria ser a cobra venenosa por uma semana, ao menos.

  18. óia a cobra
    18

    E dá-lhe Dado e dá-lhe Santa. Haroldo o imortal, imortalizou o dá-lhe, dá-lhe.

  19. Insatisfeito,

    Sua sugestão já está no Cobra Venenosa.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  20. FORUM DE DEBATES
    20

    Comunicado à Torcida Coral:

    Devido a entraves, ao carnaval, e ao jogo do Santa Cruz, na última quinta-feira, a coordenação do Forum Permanente de Debates Sobre o Santa Cruz sofreu natural desarticulação, e não foi programada a reunião desta quinta-feira (25/02).

    Pedimos desculpas à Torcida Coral pela falta de informação, e COMUNICAMOS QUE NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 04 DE MARÇO, HAVERÁ REUNIÃO DO FÓRUM, ÀS 7 DA NOITE, NO AUDITÓRIO ARISTÓFANES DE ANDRADE.

    Um dos pontos de pauta será a apresentação, por parte dos colaboradores e integrantes do Fórum, dos trabalhos feitos pelos mesmos na Base do Santa Cruz, para que possamos participar mais dessa iniciativa.

    A Coordenação

  21. insatisfeito
    21

    valeu!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *