A taça do fracasso, da fidelidade, da superação e da união

À espera de Tiago Cardoso para ser guardada no Museu Coral

Domingo tem mais um jogo importante na vida do Santa Cruz.

Para muitos, o principal objetivo já foi alcançado com a subida à série B. Fato. E isso é tão inquestionável quanto o fato de que o que ficará retratado na história será o pôster do time campeão brasileiro da série C de 2013. Portanto, esse título vale muito. Vale toda uma história de fracassos, fidelidade, superação e união.

Uma história de fracassos vividos em 6 longos anos no porão do futebol brasileiro. Quantos de nossos amigos, ao longo desses seis longos anos, abandonaram as arquibancadas do Arruda? Quantos amigos deixamos de conhecer por simplesmente não termos futebol para assistir em um dia de domingo? Quantos jogos fomos assistir sem conhecer o nome de um jogador sequer do time adversário? Quantas derrotas humilhantes sofremos, inclusive com a chance de cairmos para a série B do campeonato pernambucano?

Descobrimos, na base do coração, que lamentar o fracasso não iria nos levantar. E, um gigante do futebol, não se levanta sozinho. É necessário a força de muitos nessa hora. Foi assim que nasceu a “torcida mais apaixonada do Brasil”, a torcida cuja fidelidade supera a própria fidelidade entre os homens. Se o Santa Cruz já conhecia a torcida que tem, esta queda serviu para descobrir do que ela era capaz. Recordes e mais recordes de público foi a forma que encontramos de escrever uma carta de amor ao Santa Cruz Futebol Clube.

Não tenho dúvidas de que o nosso amor superou a traição que sofremos. Não foram poucos os momentos que presenciamos torcedores viajando centenas de quilômetros para assistir apenas a camisa do Santa Cruz em campo, dada a péssima qualidade dos nossos jogadores. Isso ocorreu porque nós nos superamos. Superamos na forma de querer bem ao Santa Cruz, superamos enquanto torcedores, superamos na fidelidade de amar.

Se um dia a torcida não foi capaz de evitar uma queda, somente a união da diretoria, jogadores e torcedores seria capaz de ressuscitar o Gigante. A união daqueles que assumiram a instituição Santa Cruz no seu momento mais crítico, Antônio Luiz Neto, Constantino Júnior e Colaboradores; Sócios, Torcedores anônimos e Simpatizantes; Tiago Cardoso, Éverton Sena e Demais. Todos estiveram vestindo a camisa do Santa Cruz nos sofridos jogos contra o Treze e Betim.

Neste domingo, finalmente, este ciclo se fechará. Em jogo estará o encerramento do campeonato e a possibilidade de levantarmos mais uma taça de campeão. Se vir, essa taça será bem vinda. Ficará guardada no nosso museu. Para nunca esquecermos que fracassamos um dia e só conseguimos nos levantar graças a nossa fidelidade, superação e união.

48 Comentários

  1. André Tricolor Virtual
    1

    Paulinho,

    Muito boas suas palavras e de uma profundidade transparentíssima, que apenas nós torcedores Corais, conseguimos compreender.

    Sempre acreditei em dias melhores, assim como acredito que a maioria dos amigos Corais jamais iriam abandonar o Clube em um momento tão degradante.

    Graças a DEUS sou uma pessoa sem mágoa alguma daqueles que tanto prejudicaram o Santa, mas, caso encontre algum na rua, faço o favor de mandá-los a merda.

    Estarei no Arruda e estou em uma ansiedade alucinante para a conquista de nosso 2º título em 2013, e áquele que vai marcar uma época de superação e de um amor incomensurável, que é a da Torcida Mais apaixonada do Brasil.

    Abraços a todos 🙂

    >>> VIVA SANTINHA !!!

  2. A nós nos basta ser SANTA CRUZ!

  3. Paulo Aguiar, que belo texto! Parabéns! SANTA CRUZ, não é simplesmente torcer, é SER o próprio. O nosso amor por ele, está acima de qualquer resultado, de qualquer dificuldade. Como é maravilhoso ser SANTACRUZENSE!

  4. Paulo Aguiar, que belo texto! Parabéns! SANTA CRUZ, não é simplesmente torcer, é SER o próprio. O nosso amor por ele, está acima de qualquer resultado, de qualquer dificuldade. Como é maravilhoso ser SANTACRUZENSE!

  5. Só quero lembrar do Paysandu, passou um ano na B com mentalidade de C e já voltou. Se engana quem pensa que viramos essa página definitivamente, isso vai depender do trabalho sério e principalmente da sagacidade. É importante mesclar jogadores de qualidade técnica reconhecida com apostas e jogadores da base. Se ficar nesse mimimi de assizim, tatu, junior xuxa, leozinho, marion, pimentinha, etc, volta pra C rapidinho.

    • Não vejo esse Jr. fazer um comentário sequer com visão positiva de algo… se quer criticar, aponte o caminho positivo, se não gosta de um jogador a ser indicado indique outro que o clube possa pagar, se gosta de algo bom, elogie (de vez em quando faz bem).

      Não me convenço que esse Jr. não seja um coisento infiltrado!

    • A chapecoense manteve a base vencedora, a filosofia e subiu pra “A”…

      aliás quem disse que o Santa Cruz vai imitar o Paysandu… é cada uma! isso só parece comentário de burro-negro infiltrado pra semear a discórdia.

    • Considero o que o Jr. tem falado(apesar de seus exageros) bastante pertinente.Pois,guardadas as devidas proporções,ainda carecemos de ajustes no tocante ao elenco,de modo que possamos reforçar a nossa boa base da série c,de uma forma que seja dentro da realidade orçamentária do clube(que,graças a DEUS será bem melhor que a deste ano pelo fato de agora podermos contar com um ano completo no calendário e cotas de TV).

      No mais quero convocar nossa torcida a lotar o Arruda neste domingo e empurrar nosso time ao 1o título nacional.

  6. Eduardo Ramos
    6

    Belo texto. Parabéns!

    Fui comprar ingresso e encontrei Nelsão: pelo que se soube, Dênis Marques chorou após a sacanagem de Vica. Protege o inútil Siloé e persegue DM9. Pra mim, começamos perdendo o jogo de amanhã.

    • Eduardo, eu também e toda torcida do Santa Cruz quer Denis amanhã, mas apenas temos uma noção limitada do que ocorre nos bastidores.

      Como está o resto do grupo?
      Futebol não é faroeste, que dividimos entre mocinhos e bandidos, aliás em futebol ninguém é santo.

      Denis tem seu méritos e suas falhas, Vica também, cabe a diretoria extrair o melhor de cada um em beneficio do clube.

      A “m” já foi feita… essa semana não era pra permitir entrevista com ninguém. Todos sabemos que a imprensa daqui estava só esperando a oportunidade.

      Quam não lembra do caso Aílton e Abel, na véspera de uma decisão de PE.
      E o caso das fotos da cozinha do Arruda na semana de uma outra decisão?
      E a polêmica da leitura labial de Márcio Bitencourt que a globo botou no ar (a história do manco fdp)…

      A pisada na bola já foi feita, é tentar contornar.

  7. Se Dênis errou, nas palavras de Vica, em discutir titularidade em público(o que na minha opinião ele não fez), Vica também errou em ficar botando lenha no fogo da imprensa. Espera-se muito mais jogo de cintura do treinador do que de Dênis, que todo mundo sabe que é doido. Acredito que seria bem mais fácil fazer um trabalho psicológico com Dênis, até pela sua identificação com o clube, do que encontrar um atacante a altura. O fato é que já perdemos o melhor jogador do elenco.

    • Não vi nada de mais nas declarações de Vica, ele até contemporizou. Além do mais a gente nunca sabe o que se passa nos bastidores. Confio no bom senso de Tininho para tentar contornar o que for possível e decidir pelo melhor para o clube.

      Jr., vai semear discórdia num blog do teu time!

    • Coral, este é um blog de opinião.

    • Eduardo Ramos
      7.3

      Jr. concordo com você. A pior atitude foi a irresponsável expulsão de Siloé contra o Brasiliense, e Vica passou a mão na cabeça de Siloé.
      Coral tá certo àimperiosa necessidade de blindar o elenco e, claro, que a imprensa procurou instigaro mais vulnerável psicologicamente, no caso, DM9.
      DM9 não ofendeu Vica. Expôs a sua opinião, e se permitiram, que a respeitassem.
      E agora, cabe à diretoria, conforme Coral postou, em contornar a situação.
      É momento de união, e não, de soberba.

  8. Paulo Aguiar
    8

    Valeu tricolores pela consideração.
    Vamos Todos Com o Santa (TCS) pro Arruda! Buscar mais uma taça!

    Mudando de assunto, só conseguimos subir graças a mudança de postura. E, essa não veio com DM9, mas sim com Vica. Vica está certíssimo. Futebol é grupo e quem pensa que o grupo é fechado com DM9 se engana.
    Quanto maior for o Santa, menos dependeremos de um jogador apenas.

  9. Ninguém aqui estaria falando em DM x Vica, se o próprio clube não tivesse o cuidado de zelo de evitar a porra da declaração de DM na coletiva. Será que ninguém no Arruda conhece DM a ponto de saber o que ele iria falar? Qual a necessidade de DM abri a boca numa semana decisiva? Culpa 100% do próprio clube que criou um episódio totalmente desnecessário…

    Agora, se é um título que está em jogo e temos que vencer sou DM bêbado com um pé só do que Siloé treinado e bombado pro jogo. Nem se compara. No frigir dos ovos, o Santinha é que perdeu nessa história toda!

  10. Mudando de assunto…

    no camp. PE 2014 os times do interior vão ter de chamar jogos na arena do elefante branco ou a lei é só para os times da capital.

    Os advogados que me corrijam, mas se a lei for apenas para os times da capital é discriminatória e portanto inconstituconal.
    Acho que se o Santa Cruz questionar essa lei, ela cai.

  11. Leandro Leite
    11

    PQP! F*deu tudo.
    Vica observou quando chegou que tinha coisa pra corrigir dentro do grupo do Santa: que era acabar com os privilégios que tinha uma influencia negativa naqueles que não se beneficiavam dai que ninguem dava sangue e a rotina de treinamentos, no jogo, via-se que estavam todos mortos.
    Vica não acompanhou a trajetória de Denis no Santa. É claro que ele sabe oque o mesmo fez pelo clube, mas desde que Vica chegou Denis não passou boa impressão. Quando tirou Denis, quem assumiu a responsabilidade aproveitou a oportunidade e foi competente, André Dias, sem dúvidas o craque do Santa nessa serice. E Vica teve hesito na sua estrategia.
    Torço pro Denis, pelo que ele já fez pelo clube, torço pra ele entrar e fazer gol e se consagrar e acabar com essa briga. Mas ele dizer que não sabe o motivo de ter saido não dá pra acreditar.
    Para nós, torcedores, Denis deve entrar pra arrebentar no jogo mas o ponto de vista de Vica é outro.
    Apesar de torcer pro Denis não posso negar que a posição de Vica é coerente e desejo sucesso nessa final e comprovar que a disciplina e a organização é que deve prevalecer.
    Meus agradecimentos a Denis por tudo que ele nos proporcionou, toda a felicidade que encheu de novo a autoestima e permitiu que o Santa voltasse a engrenar e reconquistar o espaço perdido.
    O Santa, mesmo que alguns não aceitem, deve aos bons trabalhos, principalmente, de Zé Teodoro, Sandro (como articulador, não como técnico) Gilberto, nosso paredão tiago, Denis e a nossa base de garotos que hoje podem já ser chamados de Homens.
    Saudações campeãs da sericê.

  12. A maior parte do que ocorre nos bastidores do futebol não chega ao conhecimento do público. Não acredito que DM9 tenha sido cortado do que seria provavelmente seu último jogo pelo Santa somente por causa da entrevista.
    Lamento isso, acho que ele devia começar jogando amanhã, mas vida que segue e vamos ao título.
    E também não acredito que nenhum político saia vencedor se resolver enfrentar a torcida do Santa Cruz. Essa arena foi um desperdício de dinheiro público, que enfiaram goela a baixo do contribuinte pernambucano e agora querem fazer o mesmo com o torcedor coral, justamente o mais humilde e tentando atingir o clube.
    Eles passarão, o Santa voa feito passarinho…

  13. Vica tá mazolando,ele é empregado do clube não dono e quer aparecer.DM9 fez muita besteira mas tem que jogar amanhã,Vica virou um ZT.O perigo de endeusar uma pessoa é isso,vamos torcer para dar certo pois é o que nos resta.

  14. santana moura
    14

    Lindo texto Paulinho, foi desse jeito mesmo, o amor superou a traição e nos fez permanecer juntos e misturados como dizia Dênis Marques, cuja contribuição para chegarmos onde chegamos não esquecerei.
    As pessoas cometem erros, mas o amanhã sempre é propício para corrigí-los, não se pode punir uma pessoa porque expressa seus sentimentos, isto é antidemocrático, cruel diria eu. Denis vai fazer muita falta hoje, e, queira Deus ganhemos este título porque não será fácil. O que nós não aguentamos mais é perder títulos dentro de casa para equipes que não são superiores a nós.

  15. Parabéns Paulo pelo texto, retrata bem o que passamos nestes
    anos, principalmente nós que somos migrantes em terras de
    times mais ricos e “famosos”.
    Quanto a essa celeuma DM/Vica, o treinador estará perdendo
    uma ótima oportunidade de cair nos braços da torcida, deixando
    o DM fora do jogo, afinal Siloé, ninguém merece!
    Vica, deixa de lado essa guerra de egos e bota o cara pra jogar
    para que ele prove se está certo de reclamar, após 45 minutos
    você já terá uma certeza.

  16. Um clube que tem por nome o símbolo mais sagrado na história da humanidade, tem que ter como princípio fundamental em seus alicerces a UNIÃO. Torcedores, Jogadores, comissão técnica, presidência, enfim, todos têm que estarem unidos. Não seremos imbatíveis, mas seremos um osso duro danado de roer para nossos adversários.
    Avante time de nome sagrado Santa Cruz. Você tem em seus braços, em seu afago, milhões de filhos (ricos, pobres, pretos, brancos, gato, cachorro, etc). Uma família santacruzense não se envaidesse, ama, compartilha alegrias e sofrimentos.
    Por isso eu digo: Vica é importante, Dênis é importante. Até Siloé é importante. Todos que entram em campo com a camisa tricolor são importantes. É assim que eu vejo, é assim que torso. Unidos para sermos CAMPEÕES.

    Avante Santa Cruz!

  17. O Foco agora é no título. Vamos começar a corrente de pensamentos positivos!

  18. PEDRO ZIMMERLE
    18

    O unico CAPEAO BRASILEIRO DE PE, sem contestaçoes,e sem se vender!!!

  19. TRICOLAÇO
    19

    Parabéns a toda família Tricolor!

  20. Vai começar Sportv Reporter especial Santa Cruz Futebol Clube canal 39

  21. Eduardo Ramos
    21

    Soube nas sociais que o motivo da saida de DM9 foi por outro motivo. É o que você está pensando mesmo.

    Se for verdade, Vica tava certo.

  22. Chegando do Arruda. Coisa linda! Agora é reforçar. Por mim, usaria a copa do NE como preparação para o estadual. Ganhar esse tetra, de preferência sobre a coisa, significa a retomada da hegemonia no estado, mesmo estando na serie B. O que não vai ser fácil, pois até o imperador de PE está contra n´s.

  23. Campeão!Aqui só tem o Santa,não é copa nm módulo e morram de inveja.Ano passado Sandro bestamente achou que perder para o Tupi era bom.Não viu que pior que ser campeão da série D era ser vice do Tupi,mas a vida continua e somos campeões esse ano.parabéns.

  24. Hoje as 14:30 reprise do programa Sportv Reporter

  25. Santana Moura
    25

    Agora a pouco no Bom Dia Pernambuco, Flávio Recife chorando muito e dizendo que gostaria que o irmão dele estivesse ali. O irmão é Dênis Marques, que lhe ensinou como fazer gols, que tem sido decisivos na vida do Santa Cruz, gols de títulos, então, mesmo ausente Dênis está presente em Flávio e Flávio em nós. Parabéns aos guerreiros corais, todos, pricipalmente, ao treinador que soube como conduzir a equipe, apesar da falta de diálogo com alguns, seria bom que todos que participaram desta construção pudessem juntos comemorar. No futebol há uma tendência muito grande a descartar pessoas como se fossem casca de laranja e esquecem depressa o que a pessoa fez ao longo da caminhada. Está na hora de começar a mudar estes conceitos tacanhos.

    • Opinião ponderada e sensata, como sempre. Contraponto as sandices e demostrações explícitas de ingratidão e ignorância que se vê algumas vezes.

  26. Santana Moura
    26

    Às vezes é por falta de um grito que se perde uma boiada.

    • Eduardo Ramos
      26.1

      Permita-me questioná-la: não seria a falta de uma assistência psicológica?

  27. ESTRELA VERMELHA.
    Vamos colocar a EstreLa Sim! Não vamos nos deixar levar pela baboseira dos invejosos torcedores da coisa. Ganhamos um título nacional contra tudo e contra todos. Não tenhamos vergonha de nosso passado, pelo contrário, vamos mostrar orgulho. Não vejo ninguém da imprensa reclamando da estrela amarela referente ao título do flamengo que eles ostentam no uniforme. Vamos usar uma estrela sim, com orgulho, para marcar posição frente a essa imprensa pró-coisa. Minha sugestão: ESTRELA VERMELHA!

    • respeito sua opinião, mas penso diferente.

      Prefiro o escudo limpo até para efeito de merketing. Sempre que os escudos de clubes são mostrados juntos, os que usam estrelas ficam reduzidos para caber no mesmo espeço delimitado. Era assim quando Jonas Alvarenga emcheu nosso escudo de estrelas… sempre aparecia minusculo em sites e revistas.

    • concordo com vc, boa lembrança aquela do Alvarenga. O escudo ficou ridículo. Mas defendo a estrela. Só lembrei que alguém pode dizer que estrela vermelha é do PT e não é essa a ideia. Na verdade a inspiração é a do livro do Grande Isaac Babel, A Cavalaria Vermelha.

  28. Quando eu estava chagando ontem, levantei a vista para dar a primeira olhada para o estádio e vi um lindo arco-íris exatamente sobre o Arruda. Tive a convicção que seríamos campeões!

  29. TRICOLAÇO
    29

    Parabéns à Vica,à Dênis,à Todos. Contamos com vocês para o Tetra, Nordestão, Segundona, Copa do Brasil e tudo que Deus nos permitir Ganhar. Feliz 2014 Juntos e Campeões!

  30. Dimas, agora que acabou a série C deste ano e somos os
    campeões com justiça, mérito e todos os louvores possíveis,
    tá na hora de tirar esta faixa sobre a camisa tricolor,
    série C(toc,toc,toc)nunca mais.
    Te autorizo(rsrsrsrs) a colocar provisoriamente uma faixa
    série B(1ano).
    Saudações corais.

  31. Olha o link do programa Sportv Reporter

  32. Arnildo Ananias de Oliveira
    32

    VEJAM SÓ ESSA JUSTÍSSIMA HOMENAGEM!

    http://blogdojuca.uol.com.br/

    SAUDASANTA

  33. Arnildo Ananias de Oliveira
    33

    ÔPS, desculpem nossa falha.

    VEJAM Q JUSTA HOMENAGEM!

    http://blogdojuca.uol.com.br/2013/12/caca-rato-o-matador/

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *