Casa dos Frios

Semana difícil, com trabalho até o pescoço. Na verdade, trabalhei feito um cachorro e tive dificuldades até mesmo para falar com os amigos.

Arnildo Ananias, por exemplo, depois de tantas tentativas ao telefone, perguntou-me se eu não atendia mais o celular. Expliquei a minha vida de cão e falei da necessidade de me concentrar totalmente no trabalho. “Prazos, amigo, prazos!”, confessei.

O dia seguinte foi ainda pior. Na sexta, eu só consegui almoçar por volta das sete horas da noite e sobrevivi à base de biscoitos. E o pior é que ninguém acredita quando digo que sou servidor público. Assim, nas ocasiões em que reconheço no ouvinte certo ar de surpresa, sinto uma vontade incontrolável de citar uma das frases “geniais” do cada vez mais filósofo e devorador de coxinhas e menos jogador de futebol Rosembrick: “falar de mim é fácil, difícil mesmo é ser eu!”. Ai, meus sais!

Anizio também reclamou do meu descaso. Disse que meu Googletalk só dava fora de área. Quando conseguiu falar comigo foi só para me dar uma bronca, porque eu não estava respondendo aos e-mails. Mais. Ficou indignado quando soube que eu não teria condições de ir à confraternização do Blog do Santinha, do qual sou colaborador. Dessa vez não foi por causa do trabalho, mas de outros compromissos assumidos anteriormente. Tentei argumentar que Inácio – fundador e editor do blog – também por compromissos pessoais, sempre teve dificuldades em comparecer a essas confraternizações. Sendo assim, não haveria problema, se eu faltasse ao menos uma vez.

Situação semelhante ocorreu com o zabumbeiro Gerrá. O amigo queria me fazer um favor, mas nem isso conseguiu. De repente, tornei-me um cara de difícil acesso, que não consegue nem mesmo ser ajudado.

Embora Fábio Martorano não reclame, reconheço a minha dívida. Somos voluntários em alguns trabalhos no Santa Cruz, mas Martorano tem feito praticamente tudo sozinho. Devo não nego, pagarei quando puder. Com a atual crise financeira, tenho medo dos juros e correção monetária que ele vai cobrar.

Samarone já é um caso à parte. Depois de tentar em vão ensiná-lo a botar imagens em seu blog, o Estuário, recebo, vez por outra, um pedido para eu mesmo fazê-lo. Na falta de tempo, sequer consigo retornar seus e-mails, quem dirá colocar as imagens. Foi mal, Sama. Resolveremos isso em breve.

Mas não é só com pessoas que tenho falhado. O Estradar – meu blog literário, onde escrevo crônicas e contos – anda em marcha lenta. Estou na fase em que só consigo escrever um texto por semana e olhe lá. Os fiéis leitores já dão sinais de infidelidade, graças as minhas sentidas ausências. Parece também que minhas últimas crônicas, mergulhadas em tristeza profunda e melancolia escancarada, vêm aumentando o número de depressivos no país. Mas se trago a doença, também prescrevo a cura. Recomendo sempre terapias online com o nosso psiquiatra-mor, Artur Perrusi. Não chorem por mim, estradeiros, que tornarei a manter a freqüência dos textos.

Mas de tudo o que o tempo me subtraiu, minha dívida maior é com o Torcedor Coral. A falta de textos dessa semana coincidiu, infelizmente, com o aniversário de dois anos do blog. Isso mesmo. No último dia 03 de dezembro, completamos dois anos de vida.

Uma diferença do primeiro para o segundo ano. No início, escrevia com certa timidez e muitas vezes me limitava a opinar sobre algumas notícias que saíam na mídia esportiva. Depois, veio a crônica e o escracho, que aumentou com a entrada de Perrusi no circuito. Com Leonardo Jr., o blog ganhou amplitude e outra perspectiva: os exemplos de sucesso no mundo do futebol que muito bem poderiam ser aplicados no Santa Cruz. Anizio e Cláudio Machado foram responsáveis pela migração do Blogger para o WordPress, que culminou com a criação do domínio torcedorcoral.com. Manoel Valença, o popular Manequinha, veio em seguida com seus textos sobre o campo de jogo. Josias de Paula Jr. (Geó) e Paulo Aguiar reforçaram a análise política, enquanto Cláudia e Bosquímano perseguiram também o caminho da crônica e do escracho.

Em 2008, ainda que não tenha sido a intenção, as crônicas cederam espaço às análises políticas, muitas vezes densas, mas sempre pertinentes. Desde cedo, assumimos posição contrária à gestão anterior e nos engajamos na luta pelo afastamento do ex-presidente. Da nossa página na internet e pelas mãos de Perrusi, Edinho – apelido carinhoso que expressa idéia de diminuição – ganhou a alcunha merecida de diminutivo, pela sua capacidade de reduzir a pó nosso glorioso clube. Também pelas mãos de Perrusi surgiram expressões como canalhas e tolinhos e LEF (Lado Escuro da Força), para designar todos aqueles que foram responsáveis – atuando sob a luz dos holofotes ou mesmo na sombra, como eminências pardas – através de administrações perversas e incompetentes, pela quase destruição do Santa Cruz. Ousamos em dar nomes aos bois.

De uns tempos para cá, Perrusi, Paulinho e Léo se atolaram de trabalho, Geó mergulhou em seu doutorado, Cláudia nas campanhas políticas e Bosquinho ficou sem internet na Espanha. Bosquímano, aliás, em um de seus últimos contatos com o hemisfério sul, confirmou que o serviço de internet por aquelas bandas é bem pior do que no Brasil. Quanto a Maneca, surgem informes variados. Uns dizem que ele morreu mergulhado num barril de cerveja, enquanto os mais céticos acreditam que, depois do casamento, ele passou a andar na rédea curta. O fato é que Maneca não responde a e-mails ou atende aos nossos telefonemas desde que o Santa foi eliminado da Série C. Portanto, procura-se nosso cronista vivo, morto ou extraviado. Quanto a mim, vou tocando o barco, escrevendo um texto aqui e outro ali, enquanto os nossos cronistas não recuperam o fôlego.

Hoje, o Torcedor Coral se consolidou como um espaço qualificado na internet. Sentimos orgulho dos nossos textos e dos comentários dos nossos leitores. Somos um blog intencionalmente sem pretensões de crescimento, justamente para manter o nível dos nossos debates.

Como diz Artur Perrusi – com muita propriedade, aliás – se o Blog do Santinha tem a sua grandeza comparada a um hipermercado, nós temos ao menos o requinte e a qualidade de uma Casa dos Frios.

Esperamos que, nesses dois últimos anos, os nossos artigos tenham, de alguma forma, contribuídos para mostrar um pouco do amor e do orgulho que todos nós tricolores sentimos pelo Santa Cruz.

Que venha mais um ano. E que dessa vez a alegria se torne rotina nas Repúblicas Independentes do Arruda.

15 Comentários

  1. Fabiano Pinheiro
    1

    Pois não que eu também sou servidor público, grande Dimas. E estou aqui trabalhando em plena madrugada, e passarei natal e ano novo trabalhando, assim como trabalhei no dia da confra do blog do Santinha.
    Mas é bom você dar essa carga, enquanto o Santinha se prepara par renascer. Ano que vem teremos um difícil recomeço. Será quando todo o otimismo, esperança, expectativa se transformarão em bola rolando e é quando tudo será posto à prova.
    Vamos trabalhar, vamos torcer!

  2. Bosquímano
    2

    Cumpleaños felices!

    Dimas, meu caro, corrigindo a informaçao, fiquei sem internet e agora sem computador. Mas, como acredito em papai noel, antes do natal, pelo menos o segundo problema se resolve. A internet a partir de janeiro. Tenho ums amigos que vao viajar e ficarei com a chave da casa deles e lá tem internet!!!!!!

  3. Paulo Aguiar
    3

    É isso aí, Dimas.

    Parabéns a todos, especialmente ao Editor !!!

    Que venham muitos anos de vida, e de alegria, também…

    Abraços

  4. Longa vida ao “Torcedor Coral”.

    Parabéns ao editor-mor e demais componentes dessa “casa dos frios” internética (grande sacada de Artur).

  5. Hilton Azevedo Barbosa
    5

    Parabéns, Dimas, pela sinceridade e pelo blog. Entendo perfeitamente esta situação, a vida anda exigindo muito de muitos, mas o blog – mesmo com o louvável surgimento de vários “concorrentes” – tem seu charme próprio. Como disse Fabiano, acima, um ano novo vai começar. E para nós, tricolores apaixonados, será um mais que novo, mas nosso recomeço.

  6. Torcedor Coral Distante
    6

    Boa noite, Torcida Tricolor Coral Santacruzense

    Boa noite, Dimas

    Vida longa ao TorcedorCoral.com e a todos os que o fazem!!!
    Excelente espaço para se ficar sabendo como anda o Mais Querido!!!
    Abraço a todos vocês!
    Saudações Corais.
    Torcedor Coral Distante, mas sempre presente.

  7. Marcos Almeida
    7

    Saudações tricolores! Parabéns pelo blog Dimas. Também sou servidor público e a grande maioria trabalha bastante. É importante ter um espaço como este para trocar idéias sobre nosso santa. Sempre acesso o Torcedor Coral, blog do santinha e loucos pelo santa. Continue neste trabalho. Santa Cruz para sempre.

  8. Edward Oliveira
    8

    A ultima vez que tive informes de Maneca, foi quando soube dos ensaios que estavam acontecendo em sua residencia, ensaios de um PASTORIL que é tradicao na sua familia que remota a tempos idos, e Maneca esse ano ganhou o papel da DIANA, portanto está super ocupado com os ensaios!!

    espero ter ajudado a esclarecer o paradeiro do cidadão!

  9. Saudações Santacruzenses

    Parabens Dimas,

    Otima matéria, que todos que fazem o blog continue peserverando no ano que se inicia, pois o espaço e único, a la casas dos frios. sem dúvidas, felicidades para todos.

  10. Olá, amigos tricolores do arruda, primeiro, parabéns
    Dimas pelos dois anos do blog, segundo, obrigado por
    abrir este espaço para nós corais do arruda, aqui pode-
    se expor opinião e discutir as notícias do nosso Santa.
    Vida longa ao blog é o meu desejo.
    Saudações Corais do arruda.

  11. Moçada, vamos votar na nova camisa do Santa. Basta acessar o site http://www.coralnet.com.br escolher o modelo preferido e enviar um torpedo. Parte dos recursos arrecadados vão para o clube. Sugiro que espalhemos esta notícia a outros tricolores, pois nem todos acessam ou conhecem o site da Coralnet.
    VAMO SANTA!

  12. Francis Costa
    12

    Muitos anos de vida…!!!
    Este ano que está chegando será um dos mais importantes para A VIDA do Sant Cruz..!
    Este blog é um dos LBF – Lado Bom da Força…he he he..!

    Saudações Corais do Arruda..!

  13. Gostei dos modelos. já votei 10 vezes e estou enviando por e-mail aos amigos. Refiz a arte em forma de banner virtual, para não precisar acessar o site Coralnet(em algumas empresa é proibido o acesso a sites de sexo, futebol, etc.). A pessoa recebe o e-mail, vê os modelos e envia o torpedo, votando, sem precisar acessar o site. Se alguém quiser este banner virtual para fazer um marketing viral, manda o e-mail para mim que eu envio e daí espalhamos o “vírus do bem” para os outros amigos.
    VAMO SANTA!

  14. José Miranda
    14

    parabéns por este espaço. a torcida do santa cruz agradece.

  15. Parabéns Torcedor (es) Coral (is).
    Com certeza este é um grande espaço de encontro /debate dos torcedores do Mais Querido.
    Sucesso.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *