Recomeço

campo-vazio

Na frente do Arruda não havia ninguém. Depois de tanto tempo, ofegava de saudade trazendo na lembrança aquelas cores fortes, aquela multidão reacesa pela esperança de começar de novo. É mais que um desejo ou um sonho, o recomeço. Na tentativa desorganizada de todos os anos, adormece no coração tricolor, escondida lá no fundo, naquele canto onde não costuma chegar a luz, a perturbação de que tudo isso um dia tenha fim. A esperança tantas vezes morta neste estádio é tantas vezes renascida para tornar a morrer e a viver outra vez.

Mas no Arruda não havia ninguém. Nem mesmo cambistas a vender bilhetes na sede do clube e a nos envergonhar de nossa complacência, nossa permissividade.

— Não tenho troco, senhor.

— O ingresso custa quinze e você não tem troco pra vinte?!

— Tenho não, senhor.

Talvez não viesse ninguém. O medo de que tudo o que nos resta e que vem da arquibancada um dia se acabe faz nascer fios de cabelos brancos na minha cabeça. “Isto aqui está mais para um campo de trigo sem sementes nem ninguém para plantar”, pensou minha cabeça branqueada.

— Mas o que você queria? É cedo demais!

— Que horas são?

— Não passa das dez e meia.

— Ah!

O medo foi em vão; os cabelos brancos também. A ansiedade me trouxe de volta cedo demais. À toa, rodamos com o sol na cara, perambulando, sem querer ir nem ficar.

— A cerveja não desceu bem.

— Não tem outra coisa, a não ser uma vodca pouco recomendável e suco de uva com soja.

— Essa mistura não vai me matar, vai?

Bebi conformado enquanto olhava as horas que não passavam, mas o sol mesmo assim se deitava em nós, contrariando o relógio, como se quisesse conversar também. Uma dor de cabeça fina se espalhou e eu olhei para a vodca desconfiado. Senti aquelas pancadas ao meu redor até que o sol desistisse de esquentar o banco vazio e se despedisse como um amigo que se vai. Uma luz artificial branqueava o Arruda e iluminava a noite, deixando a lua envergonhada e escondida atrás de alguma nuvem, pois não podia com tanta claridade vinda do chão.

No estádio, um encontro alegre, tapinha nas costas, abraços e uma vontade danada de conversar sobre livros e prosas. Fica para depois. Agora é hora de ver como será este recomeço.

A calma sentou perto de mim e pediu paciência. Entusiasmado, vi quando a bola vazou a barra contrária e mais outra logo depois, mas o gol legítimo não valeu. “Hoje vai ser bom!”, mas a calma tratou de manter meus pés no chão, pois em jogos assim, que parecem goleada, às vezes tudo se arrasta até o fim sem que mais nada aconteça.

— Você não se aperreia?

— Não. Procuro manter a calma — disse a calma, tranquilamente. O segredo é não criar expectativas.

E como uma profecia, o jogo seguiu sem se mover até o final. Baixei a cabeça, já que esperava mais, mas a calma se despediu satisfeita e me recomendou paciência, como se prescrevesse uma receita médica.

— Já não tenho de sobra?

Ela sorriu, não sei se por malícia ou por piedade. E as luzes se apagaram atrás de nós, e o Arruda ficou vazio, permitindo que a lua, enfim, saísse do esconderijo e voltasse a brilhar.

153 Comentários

  1. Dimas,

    O fato irônico de ontem foi o seguinte dizer nas sociais: refrigente R$ 5,00. Aproveite!

    Uma coisa me chamou atenção também. Não ouvi nenhum cambista ontem anunciar vendas de ingressos de sócios.

    Saudações Tricolores!

    • Maiela Jr.
      1.1

      É Cobrão, por isso que eu não tomo nem água lá dentro. Já entro com a ‘lata’ cheia, e continuo a beber na saída dos jogos. Se todos nós boicotássemos, os preços seriam reais.

    • Fabiano Pinheiro
      1.2

      Cobrão, a ideia de colocar atras das barras por 10 reais foi pra matar o cambista do ingresso e sócio.

  2. André Tricolor Virtual
    2

    Grande Dimas,

    A Poesia está sendo parte marcante de seus textos em 2013 …

    Gostei do Recomeço, ao menos ficou um bom sinal, de que surpresas agradáveis pode vir daqui para a frente.

    >>> VIVA SANTINHA !!!

    • Andrezinho,

      A influência vem dos livros que ando lendo.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

    • Hélio Mattos
      2.2

      Estaria o apanhador no campo de centeio neste rol?
      Apesar de ser considerado literatura juvenil, eu o li dia destes e gostei demais.
      A figura de linguagem do campo sem sementes e sem semeador me remeteu na hora para ele…

  3. Tribomjardim
    3

    O Arruda é nosso palácio…pena que esqueceram disso….mas vou à campina Grande…para aquele troço chamado de estádio…pagar caro e ser mal tratado….aqui é o contrário…..torcida de fora paga pouco e cospe na gente…..até bater na Torcida a direção manda…eita gota…….

  4. Dimas:

    Com o seu “Recomeço”, passeamos poéticamente em nosso Estádio. Como brotam palavras lindas, formando textos maravilhosos! Ainda mais, não cita nem o nome de nosso clube, não precisa, ele é tão lindo quanto seus pensamentos para ele. O melhor, é que sempre a “calma” senta junto de mim, tenho um amor tão grande pelo nosso SANTA CRUZ, me emociono muito quando estou lá. Agora, sou brindada por você, completando esse sentimento maravilhoso.
    Obrigada Dimas!
    DEUS te abençoe e que não percas nunca, essa veia de escritor para nos elevar, nos dá alegrias.

    • Rosa Lúcia,

      Fico eu feliz com seu comentário, pois na maioria das vezes tenho a impressão que o texto nem está lá, já que os leitores falam mesmo de outra coisa. Mas quando leio coisas assim, como suas palavras, vivas e emocionadas, sinto-me gratificado por ter agradado alguém.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  5. Dimas:

    Volto para parabenizá-lo mais uma vez.
    Li o texto anterior e, a mesma sensação de alegria, de amor ao nosso SANTA CRUZ, mesmo dentro da lamentação por tão grande ausência, me faz viajar com alegria ali, pelo MUNDÃO.
    “DE SAUDADE E DE SILÊNCIO”, é poético, leve, lindo, de um sensibilidade sem par.
    Obrigada por palavras/diálogos tão bem expressados ali, naquele texto. Só me resta também, agradecer a DEUS por seu dom maravilhoso.
    Continues assim!
    A gente sofre, chora, tem até raiva… mas não devemos perder a doçura, e é isso que passas para mim.
    Mais uma vez, muito grata.
    Com carinho

    Rosa Lucia

    • Rosa Lúcia,

      Mais uma vez, feliz por suas palavras. Vou seguindo a influência das minhas leituras.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  6. Belíssimo texto Dimas.

    Mudando de assunto; Não sei se estou errado, mas acho que o ano do nosso centenário inicia-se em 4 de fevereiro de 2013 e encerra-se em 03 de fevereiro de 2014. Após esta data já estaríamos no ano 101, uma vez que não existe ano zero. Um exemplo recente foi o centenário de Luiz Gonzaga, quando os eventos alusivos encerraram-se na data do seu aniversário.

    Gostaria que alguém mais informado dissesse se este raciocínio está correto e se os eventos que estão sendo programados (espero que estejam) pela direção são para este período ou só para 2014.

    • Fabiano Pinheiro
      6.1

      O ano do centenário é o ano em que o clube faz 100 anos. 2014 é o ano do nosso centenário. Pronto. Primeiro de janeiro ele se inicia.

  7. 1914 Henrique
    7

    Bom texto.

    Antonio, existe ano zero sim. Estamos no ano 99. É ano 99 até seu 365º(366º) dia, quando se tornará ano centésimo.

    Entre 3/2/2014 e 2/2/2015 estaremos no ano do Centenário.

    Se quisermos padronizar ao futebol brasileiro, estaremos no ano do Centenário de 3/2/2014 até 31/12/2014.

    Quando uma criança nasce, tem zero ano. Quando faz o primeiro aniversário que passa a ter um ano.

    Não confunda com “primeiro ano de vida”.

    • 1914 Henrique
      7.1

      Ano zero não é usado no calendário gregoriano e nem no seu predecessor, o calendário juliano. A contagem dos anos assemelha-se à ordem dos números inteiros com a excepção de que não existiu um ano zero – pelo que o ano 1 a.C. foi imediatamente sucedido pelo ano 1 d.C. (“d.C.” de “depois de Cristo” – Anno Domini como é mais frequentemente referido em outras línguas, ou Era comum).

      Mesmo assim, o ano zero é usado na contagem astronômica do tempo (configurando – entre outros – um ano bissexto zero) e foi fixado na norma ISO 8601:2004 (versão anterior: ISO 8601:2000) que estabelece padrões para a representação da data e hora.

      O ano zero existe ainda no calendário hindu e budista.

      Wikipédia.

      Para ilustrar que, matemática/fisicamente FAZ sentido dizer que o ano do centenário COMEÇA quando o time faz 100 anos.

    • Fabiano Pinheiro
      7.2

      O ano do centenário é o ano em que o clube faz 100 anos. 2014 é o ano do nosso centenário. Pronto. Primeiro de janeiro ele se inicia. Simples assim.

  8. Dimas,

    Maravilhoso texto, parabens!

    Não sei se você é médico, mas para mim não importa. Importa mesmo, é que vou tomar como exemplo na minha vida sua receita para driblar a perca da paciência nas suas inteligentíssimas palavras: “Baixei a cabeça, já que esperava mais, mas a calma se despediu satisfeita e me recomendou paciência, como se prescrevesse uma receita médica”.

    • Ricardo,

      Não sou médico. Sou eu mesmo vítima da minha própria impaciência. Contudo, tenho melhorado, aceitado o que é possível e rejeitado o que é preciso sem rancor. A paciência, se não virar conformismo, é a qualidade de quem espera com calma o tempo certo e a medida certa para contestar. Se não há virtude no conformismo, também não há na histeria.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

    • Ricardo Cavalcanti
      8.2

      Dimas,

      Parabéns pelo texto. Pura inspiração!!!

  9. Nesse vídeo o diretor da liga do nordeste comenta sobre a possibilidade do campeão da c. do Nordeste já entrar na sulamericana já de 2014!

    http://blog.tribunadonorte.com.br/blogdociriaco/esportes-de-primeira-campeao-do-nordeste-de-2013-estara-na-sul-americana-de-2014/4818

    mas como até o momento não se confirmou nada a respeito, pelo visto, vai ficar apenas pra edição da c. nordeste de 2014 mesmo!

  10. O que foi bom tambem do jogo de ontem foi que com a renda “divulgada” do jogo R$281 mil já dar pra quitar uma folha e ainda teremos mais um jogo em casa ainda neste mês de janeiro, espero que o público e renda seja ainda melhor, espero que o time motive a toricda com uma boa apresentação na quarta lá em campina grande!!

    • Pois é, amigo. Só não compreendo porque tiraram o jogo do domingo para o sábado.

    • Verdade o jogo no sabado vai prejudicar o público aidna mais nessa época de janeiro com muitas pessas nas praias e previas pela cidade.

    • Maiela Jr.
      10.3

      Domingo é dia das virgens de Olinda.

  11. mais um tricolor
    11

    O santa tem que dar chance aos garotos da base. Altenir, Wagner e wallace, este último é lat. esquerdo e, com certeza, melhor que tiago costa.
    o elenco não é ruim, nem era o ano passado. O problema tava no treinador e na diretoria que manteve a comissão tecnica, contra todas as evidências que não ia terminar bem.

  12. Leandro Rodrigues
    12

    Ótimo texto Dimas. Além de abordar O Mais Querido, podemos nos deliciar com suas bonitas e sábias palavras.

    Em relação ao Santa. Para início foi ótimo, acho que precisamos de um meio campista que cadencie o jogo, mas que chegue no gol e um atacante matador.

    Saudações Corais.

  13. Flávio Tricolor de Gravatá
    13

    Excelente texto, são palavras simples que expressam tanto sentimento e nos irmana ainda mais no amor por esse clube das multidões o nosso Santa Cruz Futebol Clube.

    Beleza mesmo.

  14. O denis marques não queria ir pra pré temporada em sairé por isso toda essa maricagem,e se renovar só vai ser depois do carnaval,pra dar tempo de tomar todo o estoque de cerveja dos bares daqui de maceió,portanto pelo menos um mês pra desentoxicar o organismo e só estrearia lá pela metade do pernambucano,o problema não é o salário é cachaça mesmo pois o mesmo gosta e com força,posso afirmar isso pois temos amigos em comum que dizem o mesmo,com isso não estou dizendo que não o quero de volta,quero com ressaca,babado ou de qualquer jeito pois é matador,só estou esclarecendo o que realmente está acontecendo,o cara tá curtindo e só!!!Sdçs corais e tosenses!!!

    • Flávio Tricolor de Gravatá
      14.1

      Isso é a pura verdade, agora ninguém sabe se o Marcelo vai concordar com as regalias que Dênis Marques tinha com Zé Retrancoro.

  15. santana moura
    15

    Não há dúvidas de que o recomeço de Dimas, em 2013, tem sido brilhante; como a boa leitura pode oxigenar as mentes, especialmente, aquelas especiais que tinham escondido suas veias poéticas. Então, neste mundo pósmoderno onde os corações endureceram demais, nada mais salutar do que um texto destes para abrandar a intolerância e a impaciência. Parabéns companheiro.

  16. rubemjunior
    16

    Queria saber se a Diretoria do Santa Cruz está pleiteando a mudança do regulamento da série C nos moldes da B.

    Precisamos jogar o ano todo.

  17. rubemjunior
    17

    Jomar Rocha é o mesmo que colocou o clube na justiça ?

    É esse mesmo que está vetando a volta de DM 9 ?

    Sei não.

    • Fabiano Pinheiro
      17.1

      Quem decide isso, rúbido é o treinador e o presidente. O resto, opina à vontade. O presidente é muito ais presente do que você faz crer.

    • Fabiano Pinheiro
      17.2

      Se fosse eu que decidisse, DM951 não tinha nem renovado pra serie C (comentei isto com amigos antes de começar a serie C) e talvez a gente tivesse subido mesmo com teu querido ZT.

    • Maiela Jr.
      17.3

      É ele mesmo Rubem, e se não me engano, ele é funcionário da Receita Federal.

    • rubemjunior
      17.4

      ALN decide nada.

      Ano passado quem decidia era Sandro e Zé retranca.

      Se ainda não estiverem decidindo por tras dos olofotes.

    • Ainda bem que o nobre Fabiano Pinheiro não decide nada dentro do Santa Cruz.

    • rubemjunior
      17.6

      O Nobre Fabiano Pinheiro é conselheiro, só pode defender os homens.

    • Fabiano Pinheiro
      17.7

      Sou conselheiro não, seu rubito sabe tudo.

  18. Hélio Mattos
    18

    Quarta feira tem mais, vamos ter que ter paciência mesmo, não é Dimas?

    • A paciência vai até onde der em diferentes níveis para cada um. Para uns, ela se esgota antes mesmo de rolar a bola; para outros, até mesmo depois que a bola pára novamente. Eu estou entre um e outro, nunca nas pontas. Renato Russo dizia “ainda é cedo” e eu, paciente, espero.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

    • Artur Perrusi
      18.2

      Hélio, ninguém tá notando que Dimas está dopado de rivotril? Por isso, está piano, piano. Assim, é muito fácil.

  19. rubemjunior
    19

    Martelotte vai repetir a mesma formação.

    Só mudaria na lateral direita. Colocaria um dos meninos da base para testar.

    Copa do NE para mim deveria ser usado de laboratório da série C.

    • Gostei da psotura até aqui do novo treiandor, procurando manter a base do time o máximo possível nesse início de temporada pra que se chegue o mais breve possível ao entrosamento ideal. E não como era ano passado cada jogo que ia se jogar memso que seja com Barcelona de Jordão, era um muda muda de esquema e de jogadores porque tinha que jogar SEMPRE de acordo com o jogo do adversário.

  20. Gustavo Henrique
    21

    Prezados,

    Gostei da postura do treinador de repetir a escalação do time para quarta-feira. Por mim, a única mudança seria a saída de Caça Rato para a entrada de Paulo Cesar ou Danilo Santos. Ou até mesmo Vagner dos juniores. De que adianta um jogador que só sabe segurar a bola, pedalar e depois cair.
    Tirando o caso desse perna de pau, a ideia realmente é essa. Não inventar muito e repetir as escalações ao máximo pro time pegar entrosamento.
    Saudações.

  21. André Tricolor Virtual
    22

    Luis,

    Correto!

    Eu acho apenas que se poderia variar a formação dos jogadores que compõe a reserva >

    Mandaria Léo e Nininho, para testar no segundo tempo.

  22. Esse time que jogou domingo é ruim que dói. O típico time enrolado que não bota a bola pra dentro nem a pau. No primeiro minuto deixaram o cara solto, ele matou meio sem intimidade e chutou. Ótimo, pq o jogo ia ser empate. Posse de bola, inversão, 25 mil torcedores e nada de bola na rede. Tavam falando em paciencia lá por cima, a minha acabou com Edinho cabeção ainda na segunda divisão. fumaça, sací, edmundo, brasão, caça-rato, etc. Não adianta, ganhamos dois estaduais pq tínhamos centro-avante, os que aí estão são ruins e a tragetória de cada um não deixa dúvidas. Demos sorte com Gilberto e a diretoria acertou na lata contratando Denis, mas tirando estes dois, nos últimos dez anos o terceiro melhor é, pasmem, Landu. Só veio perna-de-pau. Se a gente ficar achando bonito e esperando que Philcu, caça-rato e PC(véio) resolvam não iremos subir. E mais um ano na serie C nem os monjes irão aguentar.

    • rubemjunior
      23.1

      Tu tens razão.

      Agora vem um cara que colocou o Santa Cruz no pau, para vetar a contratação do cara que fez gols no bodão e foi artilheiro da série C.

      E olhe que DM9 jogava sozinho, porque ninguem dava bola de gol para o mesmo.

      Tenha paciência lá em Campina Grande.

    • Fabiano Pinheiro
      23.2

      Esqueceu o “veio” Marcelo Ramos.

    • 1914 Henrique
      23.3

      Marcelo Ramos, Aílton, Roberto Santos, Reinaldo não são melhores do que Landu? É cada uma que tenho de ler…

    • eu falei 10 anos, destes apenas marcelo ramos.

  23. rubemjunior
    24

    Só espero que os jogadores não incorporem o espírito de retranca do antigo entregador de camisas e fiquem com medo do adversário.

  24. Fábio Belmino
    25

    Eu tenho acompanhado pouco o blog como qualquer coisa(VTNC) ligada ao futebol de forma geral.

    Gostaria de saber o que houve com Óia a Cobra que não vejo mais postagens dele.
    Gostava das tiradas de onda dele, já alguns chatos de galocha não tiram férias.

    • Roberto Gomes
      25.1

      Eu tambem Fábio, sai ano e entra ano e esse chato de galocha não sai daqui com a mesma ladainha, não muda o disco.

  25. André Tricolor Virtual
    26

    Entendo a amargura de alguns. Quando o coração e a razão estão estão juntos em um inferno astral sem tamanho, não existe melhora que seja sentida.

    A paciência que precisamos, não é necessário apenas a vermos o escrete Coral em campo, os Caça Rato da vida presos em uma ratoeira de deficiências técnicas.

    Tivemos um Eleição, onde infelizmente teve apenas um candidato (desculpa a boa vontade do Sr. Bezerra, mas sua chapa nem chegou a existir). É muito pouco, o ideal seria que mais pessoas estivessem dispostas a concorrer o cargo de Presidente do Santa com disposição, prestígio, dinheiro, competência…

    O Santa iniciou sua recuperação (ou pelo menos um ensaio), com a chegada de FBC. O `boa fala` do ALN está tentando devolver a dignidade do Clube. Ele sabe de seus erros, e do problema que eles trouxeram ao clube, que é sem dúvida, a falta de dinheiro (ou até mesmo a falta de sabedoria de trabalhar o dinheiro que se tem).

    O treinador `zé`, não comanda mais o Clube, e com isso, não sei se o Martelotti irá aceitar as regalias que DM9 teve em 2012. E nem sei se o resto do elenco que está trabalhando desde Dezembro também vai aceitar.

    Por incrível que pareça, comentários negativos a respeito do time que estreou domingo, só estou vendo aqui, pois até mesmo parte da imprensa ficou satisfeita com a atuação do Novo (velho) Santa!

    Estou com a paciência necessária e esperança que o Elenco que está sendo montado possa ser vitorioso nessa Temporada de 2013, principalmente, com o Acesso a Série B. Se meu coração não tivesse esse sentimento eu não seria capaz de Torcer pelo Santa Cruz.

    Vamos tentar ver o que acontece com o Santa de uma maneira mais positiva, principalmente o que vem dando certo! O que for permissivo, cabe sim nossa interferência e críticas.

    Vamos esquecer os `cabeções da vida`os `zés` da vida, pois esses caras passaram e o Santa fica e merece nosso apoio!

  26. André Tricolor Virtual
    27

    Fábio,

    O nosso amigo `Óia a Cobra` , deve ter sido abduzido … Deve tá acompanhando o Santa em outra galáxia! Deve tá mais bem acomodado!

    Dimas,

    Teve comentário meu que saiu em dose dupla, apaga um deles!

  27. rubemjunior
    28

    Engraçado é que a impren$$a de PE sempre fala que o Santa Cruz está bem, e a torcida que não.

    Porque será? Quem sabe quanto pior o Santa estiver, melhor para o time da cadela de peruca?

    Porque o ano passado a crônica não abriu a boca para pedir a saída de zé alquimista? Porque será?

    Na minha opinião, para a impren$$a marrom o Santa só está bem, quando está mau.

    Entenderam?

    • Fabiano Pinheiro
      28.1

      Você anda tão absolutista, rubito que, assim com Luiís XIV, acha que a torcida do Santa é você.
      A verdade é que ALN foi contra a torcida quando não renovou com ZT.

    • pow levar a copa do NE como laboratório é foda, eu quero é ser campeão cara, laboratório fica para o estadual que ja ganhamos 26 vezes. somos o terror do NE? e então vamos fazer jus o nosso hino.

    • rubemjunior
      28.3

      Fabiano,

      Você está doido? Os menos esclarecidos que não entende de futebol queriam a permanencia do zé alquimista.

      Acredito que vc não fosse um deles, pois acho que vc tem inteligência.

  28. André Tricolor Virtual
    29

    Rubão,

    Não podemos também radicalizar.

    Mais você me convenceu. O Santa vai ser rebaixado para a Série D e em 2014 o Clube estará anunciando que irá fechar as portas e que sua imensa Torcida vai ter que escolher outro time para torcer.

    Os Blogs ficarão fora do ar definitivamente, e o Arruda vai ser doado para a Assembléia de Deus. E todos os Troféus que temos guardados em um porão no Arruda vai ser derretidos para virarem estátua com a cara de seus ilustres torcedores que nunca deixaram de acreditar em sua redenção.

    E tem mais, não ha a mínima necessidade da volta de DM9, já estamos com o destino traçado, que é a eterna miséria futebolística. Já estamos enfadados ao insucesso corriqueiro que até os mais otimistas já sabem e que estão acostumados com ela! Somos o Clube do fracasso total, dos ex jogadores, dos novos que nunca vão ser promessas e dos eternos Técnicos retranqueiros e inexperientes.

    Temos a Torcida Mais Apaixonada que espera o jogo terminar para simplesmente gritar aos quatro cantos do mundo que o Time é uma desgraça! Agente consegue enxergar chifre em cabeça de arara!

    Vamos que vamos!

    Vou tomar o mesmo destino que o Óia a Cobra, quem sabe onde ele esteja a paz reine e o Futebol seja apenas um mero lazer!

    Até breve!

    • Fabiano Pinheiro
      29.1

      Esperaí, andrezinho… vou junto!

    • José Henrique Romão
      29.2

      Mesmo que o Santa Cruz seja campeão mundial de clubes, os blogueiros daqui vão dizer que terá sido sorte ou incompetência do Barcelona da época …

    • rubemjunior
      29.3

      André,

      Menos.

      Falei da impren$$a marrom. Será que falei algo de errado, quanto a puxação de saco com os coiseiros? Será que é o mesmo peso e medida quando falam do Santa Cruz ?

      O Santa Cruz caindo aos pedaços e eles sempre dizendo que o Santa Cruz está bem, que a torcida tenha paciência.

      Valdemar Lemos saiu do Xicote porque ? Porque a impren$$a de PE pediu a cabeça dele, vc acha o contrário ? Quanto a zé alquimista que fez lambanças e mais lambanças, contra o Fortaleza foi a pior, e no outro dia, a impren$$a falou que tivessemos paciência. Lembra ?

      NÃO ACREDITEM NA IMPREN$$A DE PERNAMBUCO.

      Seu sarcasmo me fez rir…heheheheheheheheh

  29. Tribomjardim
    30

    Rapaz se PC jogar bem,vamos precisar de mais um atacante para fazer dupla com ele…tem Wágner e Netto na jogada……..

    • A vez é de neto pq ja cansei de caca rato

    • Gustavo Henrique
      30.2

      Pois é, basta dessa história de Caça Rato. Esse cara já teve todas as chances e não deu conta do recado. Tá na hora de emprestar ele pra Cabense, e botar outro jogador para ocupar essa vaga.

  30. Tribomjardim
    31

    Que conversa é essa que Jomar botou o clube no pau???Acionou na justiça?????só pode ser píada……senão estamos com um inimigo no comando…e inimigo é sempre inimigo..

    • A história que sei e que foi divulgado pela imprensa é que o clube deve a ele algo em torno de R$ 120 mil, de um emprestimo queele fez ao clube pra se quitar dívidas do clube na gestão que ele era dor de futebol em 2008, de edinho cabeção.

      Daí com a volta dele agora pra direção de futebol novamente o próprio comentou que suspendeu esta ação na justiça.

    • Gustavo Henrique
      31.2

      Prezado Tribomjardim,

      Acionou sim. Se eu não me engano, ele coborou um valor de R$ 150 mil, que ele emprestou ao clube na época do Cabeção.
      Mas justiça seja feita, parece que agora depois que ele voltou ao clube, ele pediu que a ação fosse suspensa.
      A verdade é que se o clube pegou dinheiro emprestado do cara, uma hora vai ter que pagar. Mas se ele realmente quer ser dirigente, vai ter que ter calma, e saber a hora certa de receber essa grana. E também não pode ser Diretor e processar o clube ao mesmo tempo. Aí o conflito de interesses se torna algo claro e inconcebível.
      Saudações corais.

    • Tribomjardim
      31.3

      Obrigado pela atenção…entendo que quem deve tem que pagar…..apesar de ter gente que perdeu muito para o clube e deixou pra lá…….só que diretor no clube tem que ter jeito pra falar com o elenco caso falte $$$….aí o bicho pega se ele faz pior…mas deixa pra lá, vamos pegar a campinense pra fazer saldo de gols….perigo é o soprador..

  31. Gostei da estréia do Santa Cruz, acha visto que o árbitro da partida nos prejudicou. Espero que o Mais Querido jogue melhor contra o Campinense e traga uma vitória para Recife. Uma coisa é certa quem puder assistir essa partida em Campina Grande, assista, quem não puder vamos assistir na Globo Nordeste. Desejo boa sorte a todos e vamos jogar bem. Vamos a vitória galera tricolor..

  32. Leandro Rodrigues
    33

    Alguém sabe dizer por onde anda Ricardo Xavier, ex-barbie? Se tiver em condições clínicas seria uma boa para o Santa Cruz. Na série C então, dá para fazer festa.

    Saudações Corais.

    • rubemjunior
      33.1

      Falei dele para Carlinhos de Bezerros na Segunda feira, se estivesse em condições, seria de grande utilidade.

      O problema maior é o salário.

  33. Eu so seu de uma coisa um dia vamos ter que pagar a esse cara com juros e correção estamos fudido nas maos desses gananciosos.

  34. Ja que não temos um meia esquerda ontem assistir o jogo do Santos pelo sub 20, tem um camisa 10 chamado Léo Sitadine, marcelo poderia utilizar de sua influencia no Santos e trazer o garoto para o Arruda.

  35. rubemjunior
    36

    Engraçado é ouvir do Fabiano”apito”Pinheiro dizer que a torcida queria a continuação do zé alquimista retranca no comando.

    Como pode, se os próprios diretores não queriam a continuidade daquele entregador de coletes.

    Acorda Fabiano.

    • Tribomjardim
      36.1

      Só para ilustrar…a maioria de amigos tricolores meus que não viram o time jogar em 2012 queriam zé,pensavam nas vitórias…..já a imensa maioria que viu ,ao menos alguns jogos,acharam que zé foi longe demais….moral da história….as derrotas dos outros mascararam nosso humilhante futebol em campo,e só.

  36. rubemjunior
    37

    História do campeonato 1975.

  37. A diretoria da Coisa de Campina Grande tá ferindo a lei: ingresso de arquibancada para os torcedores deles é R$20,00 e para nós R$26,00.

    Isso é ilegal!!!

    Cada jogo no Arruda fico mais emputecido com essa diretoria do Santa Cruz que coloca torcedor adversário nas cadeiras. Taí o resultado, seguindo o exemplo dos coisentos a torcida do CRB depredou os banheiros do setor… bem feito diretores OTÁRIOS… e não venham dizer que foi a PM que mandou colocar a torcida lá não. Não tem um mecho nessa diretoria pra colocar a torcida adversária atrás da barra não?

    Vê se acontece isso no pinico alvi-rosa ou no chiqueiro da ilha?

    • rubemjunior
      38.1

      O nosso Presidente e diretores são como xoxota de vaca, grande e mole.

      A torcida adversária paga ingresso de geral e fica nas cadeiras cuspindo em nossas cabeças.

    • Tribomjardim
      38.2

      Esses argumentos não têm defesa………

  38. rubemjunior
    39

    pziiiiiiii

    ppppzzzziiiiiiiii

  39. Pelo visto, a frescuras do ano passado na série c vai prosseguir este ano com essas omissões do stjd/cbf:
    ______________________________

    Sete meses após desistir de disputar o Brasileiro da Série C por imposição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Araguaína resolveu colocar a boca no trombone e enviou uma carta aberta aos torcedores explicando os motivos de ter aceitado as ordens da entidade maior do futebol brasileiro.

    O time tocantinense havia conquistado o direito na Justiça Comum, através de liminar, de disputar a competição, mas outras ações de clubes como o Treze (PB), Rio Branco (AC), Santo André (SP) e Pelotas (RS) acabaram paralisando o início da competição. E um apelo feito na época pelo presidente da CBF, José Maria Marin, nas presenças do representante do Araguaína e da FTF, os dirigentes tocantinenses acabaram aceitando uma possível compensação financeira que a entidade daria ao clube em caso de desistir da ação para que os Brasileiros das Séries C e D, respectivamente, pudessem ter seus inícios. E o Araguaína acatou o pedido de Marin.

    Demora

    Devido a esta demora de quase sete meses, o vice-presidente do clube, Antônio Martins, divulgou uma nota enviada aos torcedores do Tourão do Norte e para a imprensa contando que no último dia 8 de janeiro esteve em São Paulo acompanhado pelo presidente da Federação Tocantinense de Futebol (FTF), Leomar Quintanilha, em audiência com o vice-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero. Segundo Martins, a reunião foi em razão dos prejuízos que o clube acarretou ao longo deste período em que teve de abrir mão da Série C para a disputa da D no ano passado.

    STJD

    Na época, lembra Martins, os Brasileiros das Séries C e D ficaram paralisados por cerca de 40 dias e as duas competições só tiveram início a partir do momento em que o Araguaína retirou a ação que movia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. “Cobrei do Marco Polo Del Nero que a CBF nos prometeu ressarcir em função da nossa desistência”, comentou ele. Mais uma vez a resposta do representante da CBF é que sabe que a entidade tem esta dívida com o clube e que iria comunicar ao presidente Marin para tentar solucionar o problema, marcando a data de 25 de janeiro para dar uma resposta.

    FTF

    Martins disse que o presidente Leomar Quintanilha está muito empenhado em ajudar a resolver este imbróglio. “Agora é esperar que o Marco Polo cumpra o prazo para tomarmos providência. Caso contrário, acho que devemos retomar a ação judicial contra a CBF no sentido de fazer valer nosso direito da vaga na Série C de 2013.

    Técnico

    Apesar dos problemas com a CBF, a diretoria também não perdeu tempo e já iniciou a movimentação visando a disputa do Tocantinense. A primeira medida foi a contratação do técnico Nivaldo Lancuna, que em 2007 já comandou o Tourão do Norte, mas teve uma passagem rápida no clube na época, já que ficou menos de um mês e assumiu um time no futebol goiano. Esta semana, Lancuna está no Rio de Janeiro tratando de assuntos particulares, mas também de olho em alguns reforços no futebol carioca. O Araguaína estreia no Estadual contra o Palmas, no Estádio Nilton Santos, no dia 2 de março.

    Entenda o caso

    No primeiro julgamento, em outubro de 2011, o Rio Branco (AC) já havia sido excluído do Brasileiro da Série C por ter entrado na Justiça Comum para obter a liberação do seu estádio, o Arena da Floresta, sem esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva. Com a punição, o time acreano caiu para o quinto lugar, o que garantiu a permanência do Araguaína, quarto colocado, na Série C deste ano. Ocorre que, segundo a CBF, o time acreano retirou a ação na Justiça Comum, e a entidade decidiu manter os pontos conquistados na 1ª fase, retirando apenas os obtidos na 2ª fase. Com a decisão, o Rio Branco recuperou os 16 pontos, fazendo com que o time tocantinense, que terminou com apenas um ponto, fosse rebaixado a Série D. Depois disso,Brasil de Pelotas (RS), Treze (PB), Rio Branco (AC) e Santo André (SP)entraram na Justiça Comum, e o único que foi até o final e disputou a competição foi o Treze (PB). (Jornal do Tocantins)

    http://www.folhadobico.com.br/01/2013/to-cbf-segue-empurrando-com-a-barriga-caso-araguaina-na-serie-c.php

  40. Edilson Monteiro
    42

    Aqui neste blog tem um “dono de tudo” ou seja: dono da verdade, dono do blog pois posta qualquer gosseiria e não é moderado, só vive esculhambando o clube e com qualquer um que poste algo contrario ao seu posicionamento, agora se dá ao luxo de falar baixarias com o presidente do clube, vive só procurando notícias negativas para postar e comentar.
    Será que os donos do blog encaram este tpo de posicionamento como normal. porque será que outras pessoas que tentam elevar o nível questionando estes tipos de comentários, maasantes, antedesportistas, maliciosos, mentirosos e repetitivos são os que são moderados.

  41. rubemjunior
    43

    O ideal era que o campeonato da serie C fosse nos mesmos moldes da série B ou com algumas modificações no sentido de não ter mais mata-mata.

  42. Rubemjr,

    Concordo plenamente que a série C seja idêntico ao da série A e B, contudo estenderia também para o da série D. Seguro morreu de velho meu irmão!
    Precisamos fazer uma campanha de mobilização para esta proposta. O presidente da FPF tem que se mobilizar para isto.

    • Se não estou errado, o campeonato tem que ser do mesmo molde por pelo menos duas temporadas e a fórmula do ano passado só foi aplicada uma só vez, então acredito que não se possa fazer as alterações.

  43. Tribomjardim
    45

    Time médio…sem laterais…meio fraco…e ataque…ataque????

    • Tribomjardim
      45.1

      Até agora perdendo de um time ruim…..semi-profissional…normal..

  44. Ticolor Revoltado
    46

    Que coisa horrível. Não temos laterais, não temos um meia de qualidade e não temos atacantes. O pior é que percebe-se a tentativa dos jogadores em obedecer um sistema tático. Todavia, o precipício técnico nos impossibilita à prática de um melhor futebol. Caça-rato, Philco… Put@ Q P@riu.

  45. Flávio Tricolor de Gravatá
    47

    O que era aquilo vestido com as camisas do Santa Cruz no primeiro tempo?

    Essa “ECONOMIA” que a diretoria está fazendo ainda vai colocar a gente em maus lençóis.

    A fé tá falhando!

    • Tribomjardim
      47.1

      ECONOMIA????Me engana que eu gosto…e o meia???No gol nosso lateral esquerdo estava????LOST!!!!!!

  46. Renatinho e Caça-rato HORRÍVEIS!

  47. Flávio Tricolor de Gravatá
    49

    Renatinho não acertou NADA!

    Caça-Rato uma piada sem graça!

    Vágner ainda cabeceia uma bola pro meio da área, nem em pelada se faz isso.

    Se os que estão no banco são piores dos que estão em campo, faz um acordo com a CBF tira o time dos campeonatos e pede em troca somente a permanência na séria “C”.

  48. Tribomjardim
    50

    Perder desse campinense DE NOVO!!!!!!!!Time que trouxe 26 jogadores que ninguém queria…perdeu do ypiranga e que está fazendo laboratório para a série D…..e nós que planejamos o ELENCO desde a humilhção do águia…..eita gota……….

  49. Tribomjardim
    51

    Oba entrou Sorriso para fechar o time…perder de pouco..

  50. Fábio Belmino
    52

    perdendo de 1×0 e troca-se um atacante por um volante.
    Mais um “JENIUM” do futebol. Dá-lhe profeÇor

    • Tribomjardim
      52.1

      Sorriso estava OLHANDO….e goollll de um time de várzea..mais um..

  51. Tribomjardim
    53

    Três volantes…e gol…..sem lateral NENHUM…..e perder para nada…mas não acabou ainda..

  52. Amigos tricolores:

    Agora vai entrar o maior, o melhor, e o cara que mais entende de futebol para avaliar alguns jogadores do Santa Cruz. Sim,sou eu mesmo.
    Vou começar pelo xodó do Santa; Renatinho.
    Jogador nanico, deu três contra-ataques ao campinense.Já disse que ele não serve para bater falta e ainda teimam em coloca-lo prá ser o batedor. Esse piralho não sabe, se bater muito em baixo da bola, ela vai subir muito acima do travessão. O porrinha não cobra um escanteio que preste, seus dribles é de uma qualidade que todo defensor adora, sempre recuperando a bola. Nota para ele: Zero
    Everton Sena: fraco, fraco. Não importa a posição que jogue, não rende para o time. Corre feito um pomba-lesa pela lateral do campo. Parece que o gol é a bandeirinha de escanteio, só vai para lá com a bola. Nota: Dois zeros.
    Sandro Manuel: Trava as jogadas de meio de campo e marca muito mal. Nota: zero.
    Caça-rato: cai-cai, sem qualidade no passe, é outro pomba-lesa. Nota: zero.
    Vou pará, pois já está 2 a 0 para o campinense.

    Se quiserem entender de futebol é comigo mesmo. Sou o melhor mesmo.
    Fui.

  53. Tribomjardim
    55

    SUFOCO….sorriso cansou…tiago nada lateral esquerdo está LOST!!!Nunca foi tão fácil..

  54. Fábio Belmino
    56

    Êita que o estagiário não brinca o carnaval

  55. Tribomjardim
    57

    Quem ganhou o por fora para renovar com tiago nada?Trazer sonrisal…e outros mais….vão botar o clube na justiça para o deles…..

  56. 3×0.

    Eu fico pensando aqui com meus botões. Como é fácil ganhar do Santa Cruz! O Campinense não tá fazendo esforço NENHUM pra golear o Santa. No jogo contra o CRB ficamos a meia boca..era pra fazer o que o Campinense tá fazendo com a gente.

    Lamentável. Goleada em CG!

  57. Flávio Tricolor de Gravatá
    59

    3 a 0 pro poderoso Campinense, hoje vamos passar por uma humilhação histórica!

    E depois ROLANDO LERO vai dar entrevista convocando a torcida pra sábado!

    Deixa eu parar por aqui pra não falar besteira!

  58. Tribomjardim
    60

    Rapaz sorriso é o novo chicão…tá amigado também????

  59. Pow tudo bem que é inicio de temporada, mas pqp como é que se apresenta um futebol desse nível.

    Ataque inexistente, laterais nem se fala, zagueiro com falta de cpmunicação com goleiro,Renatinho e Natan cag… e andando em campo…

    como diz Arnildo, Que Deus tenha piedade de nós!!

    • Tribomjardim
      61.1

      Tudo pago pela Torcida……para fazer a vida de uns papa ingressos dos blogs…….e perder para time MUITO FRACO!!!!

    • Eu ja tow com medo de levar mais um e ser de goleada, amanha vai ser bronca encarar as burronegas.

  60. Fábio Belmino
    62

    ah ah uh uh, Chicão é melhor que sorriso.
    kkkkkkkkkkkkk

    Realmente Sorriso esta me fazendo sorrir, afinal o que vale é rir para não morrer

    • Tribomjardim
      62.1

      Vai entrar o lateral reserva de sena…deve ser bonzinho…tirou Sandro…e sorriso cansado….morto….em campo…..eita que falta faz homem de bem na direção..

  61. Flávio Tricolor de Gravatá
    63

    Acaba jogo, por favor!

  62. Eduardo Ramos
    64

    Ainda tá 3 a 0. Um time covarde e incompetente que retrata a direção do Santa Cruz. Diretor de futebol borra-botas, presidente que aprendeu na política a iludir o povo, e um arremedo de treinador.

    Bismarck tá mostrando aos bundas-moles que foi sacaneado no Santa Cruz. Do mesmo modo que sacanearam e sacaneam com Léo.

    Que diretoria cocô é essa que aceita passivamente aos desmandos de um treinador perdido nas suas invenções surrealistas? Everton Sena na lateral e depois de volante, Caça-Rato de centro-avante.

    E depois, vão pedir paciência à Torcida. Vão falar cretinamente que é apenas o começo de um trabalho. Vão implorar por apoio.

    • Tribomjardim
      64.1

      A diretoria quer é se fazer….aln botou um boioleão no manto para ser prefeito um dia….fez uma porcaria de time,o Chã tirou o pé para não humilhar, o time ruim do campinense não…..depois vem os comedores da direção defender isso..

  63. Tribomjardim
    65

    Ficamos como goleiro,zaga(precisa de dois reservas)e Pedra o resto pode dispensar(Sandro,Natan e Renatinho para o elenco)…….Dispensa os reservas também…. pois ser reserva dessas desgraças não dá…marteloti vai ser assistente…pronto..

  64. Fábio Belmino
    66

    …Relaxa, estamos apenas no inicio…
    …precisamos entrosar…
    …tem que considerar que o time foi reformulado…

    e tome blá blá blá

    eu apenas pergunto: E o que é Campinense ? eles já estão no meio da temporada? tem um time que esta junto a vários anos ? são que divisão mesmo ?

    • Tribomjardim
      66.1

      O time não jogou um vez junto…dispensas já……..série D NÃO!!!!!!!!!

  65. Tribomjardim
    67

    Falta Tcaveira estrear….chutado pelo vila nova…mas enchendo o bolso de alguns…aqui…vamos ver né?

  66. Eduardo Ramos
    68

    Para o bem do Santa Cruz: Tininho, pede pra sair. Você deve ser uma pessoa legal. E só. Boa vontade não resolve. O time é a sua cara: sem atitude.

  67. Flávio Tricolor de Gravatá
    69

    Eu tenho certeza que se estivesse em campo o sub-19 que disputou a Copa São Paulo nós não levaríamos 3 gols do Campinense.

  68. Eduardo Ramos
    70

    Sábado tem mais Everton Sena, Tiago Costa, Sandro Manoel, Caça-Rato e Philco. E tem mais pedido de paciência à Torcida Tricolor.

    Dimas, será que “continuamos no caminho certo”?

    • Flávio Tricolor de Gravatá
      70.1

      Eu estava certo pra ir, depois de hoje eu vou procurar um terreno pra plantar um roçado sábado a tarde, tem mais futuro!

      Fui, vou tentar dormir!

  69. Goleados por um time pequeno, viramos fregueses do grandioso campinense. Ou a gente assume de vez que nos tornamos um time pequeno, ou acabamos com esse auto-engano ridículo de que esse elenco vai chegar a algum lugar. Sábado a gente ganha de 1 x 0 de um time de feira e vai ter um monte de gente aqui elogiando philco, sorriso, marquinhos, etc. Esses caras são ruins, sempre foram. Nunca jogaram bem em lugar algum e aqui não vai ser diferente. Qualquer outra expectativa é auto-engano. Além do nível técnico sofrível, o time está mal preparado fisicamente(isso vem acontecendo há anos e o cara continua lá) e mal treinado. Preparem-se para pagar a rescisão de marcelo e de um monte de pernas-de-pau.

  70. só um comentário: RIDÍCULO!!!

    Parabéns diretoria do Santa Cruz, realmente voces sao muito bons em planejamento!

    • Tribomjardim
      72.1

      Certa vez disse que perdemos para um time amador do Am…então uma tresloucada mau caráter partiu para a baixaria….pobre coitada…..vc e outras fizeram o SANTA assim…coisenta covarde..

  71. Samuel Maceió - TOSA
    73

    UFA!!!!!!

    ÉRDEMOS DE POUCO!!!!

    Esse philco só fala bonito , foi ridiculo ele renatinho, tiago costa, sandro manoel e caça rato!!

    até natan desapareceu!!

  72. Arnildo Ananias de Oliveira
    74

    RUBEM JR,

    v. tem sido um crítico PRA LÁ DE “MODERADO” com uma bosta de time desse.

    Q OS DEUSES DO OLIMPO SE APIEDEM DE NÓS.

    SAUDASANTA

  73. marcelo almeida
    75

    Que time é esse que vocês tão dizendo que perdeu pro Campinense??? O Santa Cruz??? Não, não foi o SANTA CRUZ!!! Não pode ter sido o SANTA CRUZ… E o que mais me preocupa: Esse Santa Cruz que dizem que perdeu para o Campinense desse jeito, nunca será o SANTA CRUZ…Se não passarem a vassoura logo, vai ser mais um ano perdido…

  74. O time hoje foi a cara de ALN e da diretoria de futebol: apático, incompetente e desinteressado.

    Porque os jogadores vão se esforçar quando o próprio presidente abandona o clube pra fazer política. ALN prejudicou o Santa ano passado e essa atitude continua tendo efeitos nocivos.

  75. Tribomjardim
    77

    Começar as dispensas..a começar pela direção….depois o diretor põe o clube na justiça e vem os papa ingressos defender o cara…eca,que nojo!!!

  76. EI ALNada, VÁ TOMAR NO C* !!!

    tÔ PUTO, é muita falta de respeito com o torcedor!

    • Tribomjardim
      78.1

      O scotch dele é 12 anos…nós ficamos na cachaça mesmo…..sustentando ele e os seus ‘abnegados”..

  77. Amigos tricolores:

    Quando neste mesmo blog, eu propus a boicotar a ida ao arruda e a esvaziar as arquibancadas para essa direção toda pegar o beco, vejo cada vez mais que eu estava certo. O remédio é amargo, mas vai salvar o paciente de nome Santa Cruz.
    Ninguém tem mais respeito pelo Santa. Qualquer time de varzea com a mínima vontade de ganhar, enfia logo uma goleada humilhante.
    Presidente ALN, renuncie já, para o bem do Santa Cruz.

  78. Tribomjardim
    80

    Direção,treinador e jogador ….urgente……tirar aqueles parasitas do Arruda…série D em 2014 NÃO!!!!!Mentirosos FORA!!!!!!

  79. Tribomjardim
    81

    Nosso laboratório só tem exame de fezes…que aln quer empurrar para atorcida ver jogar……..

    • Tribomjardim
      81.1

      Nosso ‘professor’ é ‘empresariado’ por zé….tá explicado……

  80. Tribomjardim
    82

    Traz DM e jogador de verdade não…..fica com o $$$$ para pagar na justiça quando vcs botarem na justiça,e só.

  81. Amigos Tricolores:

    Calma gente! Recebi um telefonema do Zé. Sim, isso mesmo, do Zé retranca. Ele simplesmente me disse que o Santa Cruz vai crescer na hora certa, e desligou o telefone.

  82. Anderson Gusmão
    84

    martelote, conseguis -te ser pior que Zé cadeado,nem as piores apresentações do santa de zé foram ruim como essa. não é preciso ter curso de treinador pra saber que Everton S. na lateral não rende, caça rato é improdutivo, T.costa é menos um,Fhilco é fraco, Renatinho e Sandro M. não acrescentam em nada. duro e levar olé do campinense, e amanhã vem esses F.D.P pedir paciência porque é começo de temporada. ha vão tomar no C…..!!!!!!!

  83. Ricardo Cavalcanti
    85

    Vergonha!!!

  84. Amigos tricolores:

    Série D me parece ser o presente que ALN vai dar ao Santa Cruz no seu centenário, e contratar o ancião Rivaldo para dar como um cala boca a torcida. É mole ou quer mais!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *