Espera

O mais querido (Capiba), em violão, por Renato Bandeira

Reproduzir
Ouça o áudio e leia o texto simultaneamente

É tarde. Da janela do meu quarto vejo o Recife dormir. Nas ruas vazias, ouço ao longe um barulho de carro que insiste em quebrar o silêncio da madrugada. O silêncio de agora é ainda mais profundo do que de costume e, por isto, sou capaz de ouvir uma profusão de sons que normalmente se escondem numa metrópole. São bichos da noite que saem da toca quando os homens vão dormir. Uma coruja sobrevoa o meu bairro, pousa suavemente sobre uma casa lá adiante e me lembra as superstições dos tempos de menino. O sossego da noite contrasta com o descompasso do meu coração que, apertado, espera.

No quarto, minha esposa dorme sem desconfiar da minha inquietação. A ansiedade é inimiga do tempo e o tempo, inimigo da pressa. O relógio não anda e o ponteiro dos minutos parecem horas e o das horas, cem anos de solidão. No quarto ao lado, meus filhos também dormem. Ainda não sabem que daqui a alguns anos terão eles a mesma ansiedade que eu. Perguntar-me-ão insistentemente se já não é hora de ir. Sorrirei, carinhosamente, compreendendo a aflição, e direi que não, com a tranquilidade de quem, pela idade, aprendeu a esperar.

Agora, meu filho mais novo chora e corro em seu socorro, antes que todos acordem. Nos meus braços, ainda reclama o sono interrompido, mas o carinho do colo é o bálsamo para que ele volte a dormir. Demoro mais do que o necessário com seu corpinho em minhas mãos. Mendigo sua companhia na solidão da noite e busco a minha paz na sua paz. Canto baixinho em seus ouvidos e o embalo com imensa ternura em passos lentos que mais parecem uma valsa.

O acalanto também me faz ninar e finalmente o sono chega. Volto para o quarto com o dia raiando e deito o meu corpo enfadado. A manhã já vem.

Temos um grande dia pela frente. Hoje – quem sabe? – deixaremos para trás os anos de tristeza, humilhação e sofrimento para retomar o caminho de nossa grandeza. Quero me juntar a uma multidão, vibrar com o meu time e soltar o grito de ‘campeão!’ preso na garganta.

Sou tricolor e sei que já passou da hora de recomeçar a ser feliz.

48 Comentários

  1. Que Deus ilumine o Santa Cruz nesse domindo e todos nós torcedores corais recomecemos a ser feliz!

  2. Rafael Sebá
    2

    Show de bola, fiz o recomendado: ouvi a musia enquanto li o texto.
    De Arrepiar mesmo!

    SANTA CRUZ JUNTA MAIS ESSA VITÓRIA
    AO TEU PASSADO DE GLORIAS!

    santa cruz o terror do nordeste

  3. Roberto Gomes
    3

    Lindo texto e com esse fundo musical deu um toque de emoção. Parabens Dimas, é muito bom ser santa cruz, não é ?.
    Saudações Corais

  4. Luiz Ernane
    4

    A trilha sonora foi a melodia perfeita para um poema de alma grande. Que DEUS dê vida longa a Dimas pela sua arte. E que a harmonia tome conta amanhã dos torcedores e jogadores.

    Saudações a todos os tricolores.

  5. Pierre Lucena
    5

    Espetacular, assim como nossa torcida

  6. Torcedor Coral Distante
    6

    Boa noite, Dimas
    Boa noite, A Maior, A Melhor e A Mais Apaixonada Torcida de Futebol do Planeta Terra

    Li o seu texto, acompanhado da mais bela canção de ninar que todo ser humano, criança ou adulto, menino ou menina, homem ou mulher, possa desejar ouvir, em qualquer momento da sua vida.
    Faz tempo que não escrevo nos blogs do Mais Querido, mas lendo, nunca deixei de ler, o seu blog, o nosso blog, alguém lembrou dos torcedores do Mais Querido que se encontram longe.
    Resolvi escrever e deixar aqui a minha modesta contribuição na crença de que este título de 2011 será nosso. E será especial, pois, será ganho em cima do BOI + LEÃO = BOIOLÃO, em quatro jogos, com o mesmo placar de 2 X 0. Seremos o Expresso que voltou a circular: 2222!
    Boa sorte a todos nós!!!
    Saudações Corais.
    Torcedor Coral Distante, mas sempre presente.

  7. Diógenes
    7

    Dimas

    Grande texto. Compartilho esta sensação estranha que antecedem momentos que podem significar grande mudança e sinto que esta noite vai ser longa. De maneira diferente do passado recente, sinto uma estranha sensação de conforto, de que nunca tivemos uma equipe tão bem preparada e organizada, desde nosso mergulho. Ainda mais, enfrentando um adversário que mais do que ninguém merece uma derrota acachapante, pela sua conduta dentro e fora de campo. Por outro lado, sei que no futebol, como na vida, às vezes a epopéia e a tragédia andam de mãos dadas. Onde o inesperado, a injustiça e os caprichos do destino fazem parte do roteiro. Que estes não apareçam pras bandas do Arruda amanhã

    sds santacruzenses rumo à vitória

  8. Ricardo Cavalcanti
    8

    Dimas,

    Assim como você, também tenho uma filhinha de 1 ano e 6 meses. que nesta madrugada irá me acordar para niná-la, onde irá me ajudar a fazer a noite passar mais rapidamente.

    Parabéns pelo texto, ou melhor, por esse texto inspirado pelos céus.

    OBS: LIGUEM O SOM E LEIAM ESSA INSPIRAÇÃO, FANTÁSTICO!

    Que Deus nos ajude!

  9. Rodrigo Baltar
    9

    ME emocionou e me fez lembrar de alguns anos atrás qdo algo bem parecido me aconteceu, sendo eu a criança q n entendia a inquietação do pai e que hj estou sentindo tudo pelo qual ele um dia passou…

    SANTA EU TE AMO!!! SEREMOS CAMPEÔES!!!

  10. Belíssimo prenúncio, Dimas. Neste domingo, vamos ser campeões e recomeçar nossa volta à elite.
    Avante, Santa!

  11. Paulo Fonseca
    11

    Vida longa ao Santa !!!

  12. De arrepiar!
    Lindo texto e linda versão d’O mais Querido. Ainda mais pra mim, que sou fanático por violão… e pelo Santa Cruz, é claro.

  13. Hélio Mattos
    13

    Que texto maravilhoso e oportuno, Dimas!

  14. Lindo, lindo, lindo !!! Esse texto é o melhor…

  15. Rafael Sebá
    15

    http://www.selecaodoradio.com.br
    A enquete sobre quem será o campeão pernambucano tá
    Santa 58%
    sport 42%

    impressionante como eles ainda acreditam

    SANTA CRUZ O TERROR DO NORDESTE

  16. É inevitável não se emocionar frente a tão semelhantes sensações, visto que também sofro com o relógio e com a forte vontade de gritar “campeão”. Que os nossos sonhos e garra envolvam os nossos jogadores e que eles sejam tomados pela mesma paixão que nos invade agora. Que a paixão seja o combustível de traços, passes e grandes gols.Que se concretize os sonhos de milhares tricolores !!!!!!!!!Vamos pra cima time de Guerreiros !!!!

  17. Eduardo Ramos
    17

    Dimas, você tem o dom da palavra, do sentimento de Tricoloridade, do sentimento paternal, todos juntos e que merecem nossas reverências. Valeu, Dimas!

    Chegamos onde nem o mais otimista dos Tricolores imaginava. Possibilidades de ser campeão? Sim. Já é campeão? Não. Subestimar nosso maior adversário seria uma estupidez, um ato de leviandade. A expectativa de todos nós é sair com o grito de É CAMPEÃO que está entalado desde o fatídico pênalti perdido por Lecheva em 2006. Se o resultado nos for adverso, que continuemos com a mesma confiança, pois, independente do resultado, podemos bater no peito: TIME DE GUERREIROS!!! Acredito, sem otimismo exarcebado que poderemos gritar ao final do jogo: GUERREIROS CAMPEÕES!!! Dá-le Santa!

  18. m.junio tricolor
    18

    Parabéns Dimas!

    è de arrepiar, é emocionante o nosso amor por esse clube!
    sem palavras cara esse texto foi show, e o nosso maior show sera daki a algumas horas, qdo decretaremos a nossa vitoria emcima dakeles macumbeiros.

    ja estou ouvindo o grito da nossa torcida!

    papapapapapaaaa…papapapapaa.papaaaaa….

    Com a ajuda de Deus estaremos gritando é campeão.
    até a conquista.

  19. Fernando Ivo
    19

    Maravilhoso,Dimas!!!
    Que coisa linda! Não poderia haver prenúncio mais reconfortante. O texto e a música nos deixam a certeza de Aquele lá de cima não nos abandonará e saberá reconhecer a luta e o trabalho sério de toda a nação santacruzense!
    Dormirei mais tranquilo agora. Parodiando outro pernambucano ilustre: “Hoje, serena flutua(a esperança), metade roubada ao campo, metade roubada às arquibancada, pois é do sonho de uma grande e apaixonada torcida que um grande clube se inventa” Ave! Carlos Pena Filho.

    Saudações Santacruzenses!! À Glória!!!

  20. Joseildo
    20

    Dimas, depois da revolta de ontem quando fui ao Arruda regularizar minha mensalidade (vence dia 10 ontem foi 14) e adquirir um ingresso que é meu por direito, eis que neste momento sou anestesiado por um poema dessa natureza, poema este que me fez esquecer as corrupções e falcatruas dos seguidos dirigentes do nosso clube. Sai de lá ontem convencido de que nosso querido SANTÃO continua sendo admistrado pelos LEFs da vida e que não precisa de associados para a sua sobrevivencia pois só somos considerados nas horas das vacas magras. Continuarei sendo o mesmo tricolor de sempre, porém não sendo associado do mesmo enquanto a baderna administrativa continuar, ainda que dure anos.

  21. Arnildo Ananias de Oliveira
    21

    ESPERA

    Acordei-me por volta das 4:30 deste domingo e, pelas razões análogas às descritas pelo Dimas (minhas netinhas gêmeas dormiam angelicalmente), Ñ PUDE ler o texto com o som. Terei q relê-lo oportunamente, de modo adequado.

    Abro o quarto, ao lado, e vejo meu único filho homem, dormindo. Puxa só mesmo o Santa Cruz pra fazê-lo largar todos seus afazeres lá em Brasília pra nos fazer essa visita meteórica!

    Deixei-o ontem – juntamente com um dos 2 irmãos q se largaram também de Goiânia/GO e Brasilia/DF, com o mesmo propósito – por volta das 19:00 hrs, num boteco perto do Carrefour da Torre, com o pessoal da Mega-Liga (Marcelo Beltrão & Cia), tomando todas. Não vi a hora q o mesmo chegou. Nunca vi num bar tanto tricolor por m²!

    Como um “flash”, em frações de segundo, passa na minha mente nítidas imagens de pelejas históricas, ao lado do meu saudoso pai, em campos de futebol, vendo adentrar no gramado “monstros sagrados” q essa juventude só ouviu falar.

    Ñ SEI PORQUE, costumo ver, nos meus devaneios, na boca do túnel, um Jorginho q se foi há pouco, com aquela tradicional camisa “cobra-coral”, na boca do túnel, prestes a adentrar no gramado, pra ser ovacionado por aquela turba enlouquecida, como deverá ocorrer logo mais, lá no Arruda. Acho porque o mesmo era amigo do velho.

    Não sei por que também, mas só me vem, quase sempre, imagens em dias de chuva, no campo das barbies (lembrem-se q passamos 50 anos de nossa gloriosa existência DECIDINDO NO CAMPO DOS OUTROS) com um mundo de guarda-chuvas ABERTOS, após um toró, e uma fina garoa q estaria mais pra SP q pra PE.

    Lembro q meu pai ficou tão puto da vida quando o Lanzoninho foi vendido pro SPFC, EM TROCA E COMO PRÊMIO do super de 1957, tal qual acontecerá com o garoto Gilberto daqui a pouco, q o mesmo SÓ VOLTOU A PISAR NUM CAMPO DE FUTEBOL em 1967!

    São coisas passionais do futebol q nem o Freud explica.

    Mas, prepare-se TODA A NAÇÃO CORAL que “ESTOU SENTINDO UM CHEIRO DE CAMPEÃO NO AR” e, daqui a pouco, estaremos no Templo Sagrado do Arruda acompanhados de filho, filhas, irmãos, gato, cachorro, papagaio e, enfim, DE TODA SAGA TRICOLOR Q É A MINHA FAMÍLIA.

    Que DEUS ESTEJA CONOSCO!

    SAUDASANTA

  22. Arnildo Ananias de Oliveira
    22

    PQP!

    Agora sim, estou escutando o Capiba ao lado de uma das gêmeas q acordou mais cedo e está montando o 3º quebra-cabeças (já montou 2), aqui na minha frente, no chão da sala.

    É realmente de arrepiar: ela levantou-se e venho me perguntar o q era isto. Eu falei: é o Santinha e ela voltou sorrindo, toda saltitante.

    Estou sentindo um “cheiro de Campeão no ar”.

    SAUDASANTA

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    23

    PÔ, li agora no blog do jcoisa q o Muller está MORANDO DE FAVOR.
    Será q é o mesmo Muller q estou pensando? No começo, evangélico. Depois, excessivamente mulherengo. Ganhou RIOS DE DINHEIRO.

    É ele mesmo?

    RAÇA E FORÇA SCFC!

    Estou sentindo um “cheiro de Campeão no ar”.

    SAUDASANTA

  24. Felipe Camarão
    24

    Puxa! Que arretado.

  25. Sandro Coralense
    25

    não sei o que é mais doentio: passar uma noite inteira sem dormir pensando no jogo; ou não conseguir desgrudar da internet em busca de novidades do santinha.

  26. Rosa Lucia
    26

    Dimas:

    AMOR, emoção, expressão de nossos sentimentos através de tua sensibilidade, despejada em palavras tão apropriadas, tão compreensíveis, tão profundas! E o violão então interpretando MAIS ESTA VITÓRIA…
    Obrigada Dimas, fui às lágrimas!

    Já não tenho filhos pequenos e também minhas netinhas já estão com 11 e 9 anos respectivamente.
    Nós tricolores, realmente estamos tomados(as) pela ansiedade, os(as) que ainda possuem a companhia de filhos(as) e netos(as) que acordam de madrugada, são ajudados(as) pela companhia deles(as), e nós que acordamos solitários(as) a querer antever (gritar: É CAMPEÃO) a emoção de logo mais? O coração palpita mais intensamente e o sono foge como um ladrão.

    Lamento não haver mais ingresso para muitos sócios e também para as várias caravanas que chegarão hoje de outros estados e do interior. A festa será GRANDE.
    Ontem, no programa Tribuna do Santa Cruz, dei a sugestão paliativa a Jamil para que a diretoria providenciasse um telão para que essas pessoas não se frustem tanto.

    Arnildo, todos nós estamos enebriados com esse cheiro no ar, que sentiste há muito tempo.
    Até logo mais no MUNDÃO DO ARRUDA, em nossa casa.

    Rosa Lucia

  27. Sinto muita inveja de todos vcs que estarão logo mais no Colosso do Arruda, como meu saudoso pai chamava o nosso estádio. Infelizmente, resido no RJ e não posso estar presente no Colosso nesse dia especial. Mas estarei torcendo pela TV, assistindo o jogo pelo Canal 126 da Sky.
    Avante tricolor!! Junta mais essa vitória ao teu passado de glória!!!

  28. Hoje não se trata apenas de um simples jogo. Também não é uma mera decisão. Algo bem mais que isso e tal qual inexplicável.

    O morro vai descer hoje. Somente o Santa Cruz é capaz de protagonizar esse fenômeno social, porque ele faz parte do fenômeno.

    Avante Santa Cruz!!!

  29. óia a cobra
    29

    Bom dia todos.
    Eu não intencionava nem ligar o computador hoje devido ao meu regime de concentração, mas pensei comigo: “Hoje tem o pitado da rodada”, corri direto para o comput, só que em vez de pitaco me deparo com algo melhor, mais lindo, mais poético e emocionante. É-me impossível ouvir essa melodia sem lacrimejar, ela mexe comigo e o texto corrobora a música.
    Que o Senhor nosso Deus continue nos abençoando e que segundo a sua vontade e permissão sejamos hoje Campeões.
    Um abraço em todos aqui que fazem nossa família coral.

  30. Elvimário Araujo Júnior
    30

    Hoje, mais uma vez este ano, o Santa Cruz Futebol Clube, o time do povo, O MAIS QUERIDO, o clube mais importante do estado, vencerá a arrogância, a prepotência, a soberba.
    Saudações Corais.

  31. Samuel Maceió - TOSA
    31

    Caro Dimas, que maestria com as palavra!!!!

    incrível é que lí este texto ontem, e hoje me acordei ás 5 da matina, e fiquei pensando em cada momento que antecede a chegada ao mundão, olhei para minha filhinha que tem 2 anos e meio, e senti vontade de cantar a musica “santa meu eterno amor” , mas me contive , pois estou na casa de minha sogra desde sexta-feira (vim na sexta para poder comprar os ingressos de sócio, e tive sorte, pois tinha pouca gente na fila por volta de meio dia).

    Neste momento estou imaginando como está a ansiedade de cada tricolor que porta neste blog, a ansiedade do pessoal da TOSA (Douglas passo e sua família)que irei pegá-los logo mais para irmos ao arrudão, como deve estar o pessoal em maceió, que logo mais irão se reunir lá no mano´s bar, nosso reduto em maceió!!!

    Por um breve espaço de tempo , me pareço que tudo está em camera lenta para que eu possa sentir um pouco da emoção de cada um!!

    Eu fico pensando como deve estar emocionado o Sr. Arnildo, que sempre escreve com a alma neste espaço, e hoje ele está inspirado escrevendo como nunca!!

    Enfim tricolores com a graça de Deus, nós iremos nos confraternizarmos , hoje será dia de alegria e de tomarmos uma cachaça homérica!!!!

    Hoje se deus quizer iremos esquecer os seis ultimos anos de insucessos e injustiças !!!

    Hoje o dia será de nossa felicidade!!!

  32. A poucas horas da decisão, vou sair cedo pro Mundão. Comprar uma bandeira e contar os minutos pra gritar: é campeão.
    É hoje, Santa!

  33. José Henrique Romão
    33

    Embora os jogadores do Santinha já terem demonstrado por demais comprometimento com o clube, acho que este belo texto deveria ser repassado aos mesmos na preleção do jogo de hoje…

    Já li diversas vezes, sempre com o fundo musical. Chorei em todas…

    É impressionante como os torcedores do Santa se identificam entre si. São os mesmos sentimentos: humildade, simplicidade, respeito, ansiedade…

    Por isso, jamais torceremos por outro time, principalmente pelo time da “coisa”, simplesmente por não nos identificarmos com o jeito de ser deles.

  34. Celso Henrique
    34

    No extinto BS, costumávamos fazer críticas com relação aos textos publicados em véspera de jogos. Este texto foi um dos mais belos escritos antes de um jogo importantíssimo como este. Resgataremos o orgulho e a auto estima tricolor, em baixa nesses anos. Um time e uma torcida respeitada nacionalmente. Acordei tarde e, como a esposa e os filhos ainda estavam dormindo, comecei a ler as notícias do blog. Estarei mais tarde no Colosso e com certeza esse “cheirinho” sairá com “GOSTÃO” de CAMPEÃO.

    A frase de Carlos Pena Filho ( post 19 ) me encheu os olhos de lágrimas.

  35. J. Antonio
    35

    Dimas, fiquei emocionado com o belo texto e logo mais com a ajuda de Deus seremos campeões em cima do time da macumba, da arrogância da prepotência e da soberba.

  36. Ricardo Gueri-Gueri
    36

    Belo texto! Agora vamos pro jogo que eu não aguento mais..JUNTA MAIS ESSA VITÓRIA SANTA!!!!!!!!!!!

    Tricolor de Rocha!

  37. Ricardo Cavalcanti
    37

    Tá chegando a hora meu povão!!!

    Vamos colocar nossa armadura e partir pro campo de batalha chamado de Colosso. Empunhando nossa bandeira imortal, vamos reconquistar o que é nosso de fato e de direito, nossa moral e nosso respeito.
    Em memória aos Tricolores do passado, que ajudaram com sua valentia ao Mais Querido ser o gigante que é nos dias de hohe, vamos reacordá-lo e soerguermos esse patrimonio brasileiro.

    Pelo Santa Cruz, por nós, pelos nossos filhos e pelos filhos de nossos filhos, vamos a batalha final.

    Que Deus nos ajude!!!

  38. Ita Tricolor
    38

    Pense em um texto que neste exato momento estou com os olhos cheios de lagrimas……
    Parabéns meu amigo e hoje a partir das 18:00 horas estaremos gritando e chorando em comemmoração ao titulo que com certeza estamos ansiosos porém certos que este conquista é nossssssssssssssssssa. Esta conquista é do povãoooooooooooooooooooooooooooo.
    Santa 2 x 0 Cachorra de peruca……..

  39. jurandir
    39

    Como uma mutidão atraz de JESUS, queremos ver a gloria do futebool de volta ao nosso SANTA CRUZ.

    DALE SANTINHA!

  40. Eduardo Jorge
    40

    Para mim, que tenho filhos quase adultos, este texto veio trazer lembranças e reminiscências de momentos felizes. Especialmente da final de 1993.
    Daqui a 10, 20 ou 30 anos, sempre que você lembrar do título de 2011 certamente lembrará deste momento mágico de acalentar seu filho nos braços!
    Parabéns pelo texto, pela escolha da música e principalmente pelo tricolorzinho.

    Vamos trazer ao presente e levar ao futuro o nosso inquestionável passado de glórias!

  41. É CAMPEÃOOOOOOOOO!!!!!!!!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *