Um ídolo genuíno

Mãos-dadas

…Ou uma crônica ficcional do Dia dos Pais.

Tão logo a porta do meu quarto se abriu, fazendo aquele barulhinho que prende a peça de metal em sua base na parede, meu filho saltou do sofá e correu em minha direção. Meu filho tem os olhos lindos. Não é a cor que os deixam tão bonitos, mas o jeitinho como eles se expressam. Agora, por exemplo, seus olhos estão apertadinhos, permitindo escapar uma brecha luminosa cheia de expectativa e ansiedade.

— Você demorou, hein?!

Meu filho é assim: quando a expectativa é grande, tudo tem de começar muito antes. Horas, dias, semanas.

Expectativa.

A expectativa é para ver a estreia de Grafite no Arruda. Meu filho nem era nascido quando Grafite defendeu as cores do Santa Cruz. Até o ano passado, sequer ia aos jogos do Santa Cruz no Arruda. Não conhecia essa sensação de fazer parte de algo muito maior do que nós. Até então, eu era, junto com a mãe e o resto da família, a sua maior noção de grandeza afetiva. Perceber a existência do amor coletivo é uma impressionante descoberta. É fazer parte, pertencer, ser igual.

Em tempos de quedas acentuadas de público no Arruda, me perguntava por que Gravite atraía, afinal, tanta gente. Não era o adversário, sem desmerecê-lo. Apesar de certa ascenção na competição, o time ainda não inspira a confiança necessária de que pode subir. Ainda está longe demais da parte de cima para voltar a desfilar na passarela principal do futebol nacional.

Foi meu filho quem me deu a resposta. Pesquisador de internet e estudioso do Santa Cruz, disse que Grafite alcançou sucesso no futebol mundial, mas não esqueceu onde tudo começou. O que vincula Grafite à torcida coral, o que realmente nos liga, é o carinho que se estabeleceu entre o jogador e o clube. A profissionalização do futebol — essas já são minhas palavras — não pode, ou não deveria, desumanizar. Grafite, ao manter uma relação afetiva com o Santa Cruz, nos remeteu ao passado dos grandes ídolos do futebol brasileiro. Projetou-se além do campo de jogo e lançou-se na arquibancada como um de nós, singelos torcedores de um clube de futebol. Um ídolo genuíno é assim e assim é como os tricolores desejam enxergá-lo.

Ao pisar no gramado do Arruda, Grafite representará a arquibancada em campo. Vendo aquilo tudo, eu sei, os olhos do meu filho irão brilhar.

24 Comentários

  1. santacruzense em sampa
    1

    Bonito texto!

    Parabéns!!

    Lembrei de Rivaldo, que poderia ter se consagrado ao voltar pro santa e marcar seu nome na história do clube de sua infância, o time do seu pai. Mas foi um idiota.

    Conheci um nativo de Mogi mirim. Ele falou que Rivaldo dilapidou o patrimônio do clube.

    Grafite é um exemplo.

    Parabéns à diretoria que soube promover o feito. Tragam a vitória!!

  2. santana moura
    2

    Que lindo, me emocionei!

  3. Parabéns pelo belíssimo texto. Acredito que Grafite correspondeu as expectativas. Por oportuno, desejo-lhe um feliz Dia dos Pais.

  4. Arnildo Ananias de Oliveira
    4

    À TODOS PAIS DO MUNDO, BIOLÓGICO OU Ñ E, PARTICULARMENTE, AOS PAIS SANTACRUZENSES UM FELIZ DOMINGO, NO NOSSO DIA,

    complementando a felicidade ímpar do sábado maravilhoso de ontem, com aquele “Boa Noite” INESQUECÍVEL de nosso Homem-Gol GRAFITE! Que a paz reine junto a todos os teus filhos (e, eventualmente, netos e bisnetos).

    SaudaSanta

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    DIMAS, DIFERENTEMENTE DO Q OCORREU COM O MEU FILHO, ALGO ME DIZ QUE O TEU FILHO E OS MEUS NETOS,

    EM TERMOS FUTEBOLÍSTICO, nasceram na hora certa, no momento certo pois com o ALÍRIO como o TIMONEIRO desse Time de Santo Nome, tenho certeza de um futuro DIAMETRALMENTE OPOSTO ao vivido por nós nessas famigeradas três últimas décadas.

    O TRICOLOR VOLTOU!

    SaudaSanta

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    APESAR DESSE MEU APARENTE UFANISMO, TEREMOS UM JG PRA LÁ DE COMPLICADO ANTE O TIME DOS DOIS RIVALDOs COM ESSA ESTÓRIA, MAL RESOLVIDA,

    de um ingrato X um grato. Eu, particularmente, ñ vejo assim mas foi o q colocou na cabeça boa parte da torcida. Acho q o Rivaldo ñ nos deve nada. Espero q isso tudo ñ nos atrapalhe nesta caminhada de ascensão rumo ao G-4.

    Outro coisa (VTNC) no meu entender ainda é muito pífia nossa quantidade de sócios. Dez mil sócios (incompletos) AINDA é pouco prum Clube de tantos milhares de abnegados. Espero q esse número seja um mero START de um processo pois precisamos de uma renda mensal de 30 a 40 mil associados, de forma PERENE, para q o Clube possa galgar todos os nossos sonhos, independentemente da TRÍADE DO MAL.

    É o q penso.

    SaudaSanta

  7. Arnildo Ananias de Oliveira
    7

    BARREIRA PSICOLÓGICA DOS 10.000 SÓCIOS ULTRAPASSADA: 10.003

    SaudaSanta

  8. santana moura
    8

    E Grafite grafitou o Arruda, diante de mais de “45 mil pessoas”. Que venham muito mais assinaturas como esta. Em 8 de agosto de 2015: Santa 1 X 0 Botafogo, gol de Grafite.

    • Alba Maria
      8.1

      E que golaço minha amiga, que golaço.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      8.2

      AQUELA CABEÇADA FOI UM DOS MELHORES “BOA TARDE” RECEBI NOS ÚLTIMOS TEMPOS!

      KKKKKKKKKKKKKKK

      SaudaSanta

  9. Arnildo Ananias de Oliveira
    9

    TÔ CISMADO PACAS COM ESSE JG CONTRA OS 2 RIVALDOS:

    Prefiro q a torcida cante ÔÔÔÔ RIVALDO É TRICOLOR que HOSTILIZAR um fenômeno. O Rivaldo NADA DEVE ao Santa Cruz, no meu entender. Ele inclusive foi o responsável-mor pela goleada de 6 X 1, em cima do Picus do Piauí, com uma carrada de gols, qdo o FDP do LEONARDO apareceu pro futebol nacional. Por conta da mesma Diretoria BABACA da época o Leonardo saiu de Recife TRICOLOR e aportou aqui, de volta, BURRO-NEGRO, pra nos matar do coração durante vários e vários anos!

    Foi essa mesma Direção q, logo após esse jg, trocou ñ só o Rivaldo mais tb o Leto e o lateral-esquerdo q ñ me recordo o nome por um balaio de gatos do MOGI. Um negócio da China! Pro Mogi, é claro. PQP, q culpa tem o Rivaldo por tanta estupidez daqueles grandes gestores nossos?

    Respeito OPINIÕES CONTRÁRIAS, mas é o q penso.

    SaudaSanta

    P S – Algo me diz q ou damos uma goleada histórica naquela m …., ou vai ser um DEUS NOS ACUDA.

    É o q EU PENSO.

    Q OS DEUSES DO FUTEBOL CONTINUEM DO NOSSO LADO.

    SaudaSanta

  10. Toda atenção contra o Mogi, Rivaldo como dirigente afundou o time,
    após voltar a jogar o time mudou da agua pro vinho, todo cuidado e
    nada de já ganhou, agora o que a tv está fazendo de mal ao futebol
    é brincadeira, se 19:30hs já era uma Merda com M maiúsculo, agora
    inventaram novo horário 19:00hs, é pra lascar os clubes, depois
    falam que a torcida não ajuda o clube, temos mais é que mandar a
    rede globo pra PQP, esses 3 milhões que essa rede paga para os
    clubes, facilmente os mesmos clubes arrecadariam com jogos as 21hs.
    Vamos subir Santa! vai pro inferno globo!

  11. Artur Perrusi
    11

    Pela entrevista com Alírio, no blog do torcedor, deduzo a magnitude do desastre financeiro que foi a gestão de ALN. Do ponto de vista da gestão, a grande obra “administrativa” do atual presidente da patrimonial (essa divisão absolutamente ultrapassada que só existe num clube do mundo, o nosso) foi fazer como sucessor o próprio Alírio — senão, sifu.

    • Artur Perrusi
      11.1

      Confesso que, cada vez mais, admiro nosso presidente. O clube mudou do ponto de vista da gestão. Meu otimismo vem daí.

    • Artur Perrusi
      11.2

      Achei o presidente mais ponderado, mais “experimentado” em relação a essa caixa preta que é o nosso clube. A melhor entrevista até agora. Nitidamente, está conhecendo mais o clube. O cabra aprende com as lições.

  12. Arnildo Ananias de Oliveira
    12

    TODA VEZ Q OUÇO NOSSO PRESIDENTE ALÍRIO, MAIS ADMIRAÇÃO E RESPEITO NUTRO PELO MESMO.

    Agora, qto ao ALN, lembrem-se q foi o próprio q garimpou e encontrou essa jóia chamada ALÍRIO MORAES. MUITO ANTES de quem quer q seja tomar conhecimento desse nome, meu filho encontrou o ALN, ainda no primeiro semestre de sua gestão de 2014, num almoço no Country Club, e este falou pro meu filho: “Quero apresentá-lo ao ALÍRIO MORAES, futuro Presidente do SCFC.

    De lá prá cá, tudo se materializou. Tb ñ morria de amores pela gestão ALN como um todo. Mas, ñ podemos esquecer NUNCA q o mesmo “tirou leite de pedra” e, mesmo na série “D” nos deu um título impossível diante daquela poderosa ($$$) desgraça serena dos quintos dos infernos, um BI parecidíssimo já série “C” e depois um TRI Campeonato. E, por muito pouco, pouco mesmo, quase conseguiu UM RECORD HISTÓRICO, PARA UM MESMO Presidente, de um Tetra Campeonato e de ter entregue o Clube q recebera NOS QUINTOS DOS INFERNOS DA SÉRIE “D”, na série “A” do Campeonato Brasileiro! E CONTRA FATOS, Ñ HÁ ARGUMENTOS.

    É o q tb penso e sou e sempre serei ETERNAMENTE GRATO AO MESMO.

    Agora, Ñ TENHO DÚVIDAS Q O CLUBE ESTÁ NOUTRO PATAMAR, gerido por uma pessoa séria, honestíssima, com visão ultra-moderna de gestão (em termos de marketing então, DISPENSA COMENTÁRIOS) q, se nós torcedores o ajudarmos NOS ASSOCIANDO EM MASSA, como tb nos fazendo presentes EM MASSA nos nossos jogos em Recife, ALCANÇAREMOS, dentre em breve, a nossa sonhada AUTO-SUFICIÊNCIA em todos os aspectos. CT , Placar, Patrocinadores de 1ª linha, etc serão, então, uma decorrência até NATURAL.

    E, com certeza, só assim, deixaremos de ser o “patinho feio”, o coitadinho sem $, etc, etc, etc.

    É O Q PENSO.

    SaudaSanta

  13. Arnildo Ananias de Oliveira
    13

    E O Nº DE SÓCIOS CONTINUA A AUMENTAR: AGORA JÁ SOMOS 10.028 (vide site oficial do Clube).

    Muito? Acho POUQUÍSSIMO ainda pro tamanho dessa paixão. Entretanto, qto mais transparência e sucesso dentro e fora de campo forem mostrado, tenho certeza q esse nº Ñ PARARÁ DE CRESCER. Ñ tenho a menor dúvida disto.

    A compatibilidade do público com o q os olhos vê na arquibancada realmente ESTÁ SE APROXIMANDO DA REALIDADE, como frisou um observador, no blog do Santinha. Torcedor ñ é bobo. Mas, no meu entender, APESAR DA SENSÍVEL MELHORA, ainda há muita evasão e isto só irá acabar, DEFINITIVAMENTE, qdo se tiver venda efetiva PRA TODAS ASDEPENDÊNCIAS, pela internet, com controles mais rígidos pra acabar com essa praga de CAMBISTAS.

    É o q penso.

    SaudaSanta

  14. Vamos ao Arruda Família Tricolor, vamos apoiar o Mais Querido nessa terça-feira contra o Mogi Mirim. O Santa Cruz precisa do nosso apoio

  15. Artur Perrusi
    15

    O jogo foi de doer uma alma sofrida, como a minha, ainda completamente molhada de chuva. Como alma molhada, assisti a um jogo desgraçado de ruim. Foi bom pelos três pontos. E, claro, futebol brasileiro está assim mesmo, ainda mais na série B.

    Porém, acho uma temeridade a nossa forma de jogar. Venho dizendo e alertando isso nas crônicas e nos comentários. Nosso meio-campo fica absolutamente vulnerável com o esquema de Martelotte. Só têm três jogadores que marcam e somente JP que arma (e o cara cansa, pois arma e marca, mas sozinho). Não dá pra ficar assim.

    A prova disso foi que a calamidade fuebolística, chamada Mogi-Mirim, dominou nosso meio-campo..

  16. Alô MM tá na hora de colocar o Bruno Moraes pra jogar, o Luizinho
    que tem entrado com frequência, após os gols perdidos, tem de levar
    umas lapadas e ficar de castigo, ajoelhado sobre milho.
    Com relação a queixa do Artur no comentário anterior, a solução é
    entrar com 3 volantes e deixar o Aquino no banco, já que o MM não
    abre mão do Lelê.
    Vamos subir Santa!

  17. André Tricolor Virtual
    17

    Grande Dimas,

    Texto excelente!

    Lembro meu pai que sempre me levava ainda novo aos jogos no Arruda e na casa dos festejos.

    Saudações Corais,

    Satisfação tremenda a nossa de ter o Grafite de volta. Muito mais que um nome, é um atleta nato, se cuida, nos seus anos fora do Brasil, pouco histórico de contusão e um exemplo de disciplina, caráter e gols, muitos gols.Emocionante seu relato sobre sua volta ao Arruda lotado. Estamos realmente começando uma nova era administrativa (assim se espera).

    ***

    QUINTA SANTA:

    O encontro dos Tricolores Corais será mensal, sempre na 1ª Quinta do mês. Em breve novas informações.

    Abraços a Todos!

    VIVA SANTINHA !!!

  18. Vamos jogar bem Santa Cruz e vamos vencer o jogo contra o Macaé.. Vamos ao Arruda Família Tricolor.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *