Textículo

 

Seguro morreu de velho. Estou numa fase igual a todo mineiro. Quieto no meu canto, presto atenção a tudo e a todos e tento, lupa na mão, ler nas entrelinhas. Nesse meu observatório, dois fatos me chamaram a atenção esta semana.

O primeiro deles foi a notícia que vem circulando na mídia local que “alguns líderes políticos” estão insatisfeitos com a redução do número de conselheiros propostos por Fernando Bezerra Coelho. O engraçado é que nenhum veículo de comunicação citou os nomes desses “líderes políticos”. Coincidências a parte, acho que nossa imprensa esportiva de besta não tem nada. Fica uma sensação estranha no ar de que nesse mato tem coelho. E garanto que não é o Fernando Bezerra.

O segundo foi o artigo de Jomar Rocha, Diretor de Futebol do Santa Cruz, publicado no dia 18/09/2008 no Blog do Torcedor (leia aqui), do rubro-negro Marcelo Cavalcante. Aliás, Cavalcante foi um dos jornalistas – o primeiro, possivelmente – que jogou suspeição sobre a legalidade da candidatura de FBC (leia aqui). Sob o título infeliz de “Intervenção governamental?”, Jomar, como é mais conhecido, defende em seu texto que não é essa a questão. Na prática, intencionalmente ou não, o que o diretor faz, de fato, é chamar atenção para um problema que não existe, causando apenas polêmica. Basta ler os comentários do artigo. Ah, Jomar! Não bastou eliminar o Santinha da Série C? Ainda bem que essa gestão acaba logo, logo.

Ai, meu “textículo” esquerdo!

48 Comentários

  1. Torcedor Coral Distante
    1

    Boa tarde, Dimas

    Essa turma é a mesma que propagava, há alguns meses atrás: “FICA, DIMINUTIVO”!
    Não contavam com tanta astúcia!!!
    Saudações corais!
    Torcedor Coral Distante, mas sempre presente.

  2. insatisfeito
    2

    duas semanas,
    tudo isso?

  3. Arnildo Ananias de Oliveira
    3

    EM QUE PONTO CHEGAMOS pra aguentar ouvir dizer que “certos líderes políticos” estão arrotando, NA MAIOR “CARA DE PAU”, sua insatisfação com a qde de menbros do CD!

    Ei, meu ouvido não é pinico!

    A prova inequívoca da existência dos “bobinhos” que povoam o Arruda está na declaração do Sr. Jomar, do dpto de futebol do diminutivo que, como bem colocou o Dimas Lins, despertou a atenção para um problema inexistente, “engulindo a corda” dessas raposas de plantão.

    Pelo amor de Deus, cresce rapaz! Deixa de ser um inocente útil.

    QUE DEUS NOS AJUDE

  4. Ele criou a pergunta e a resposta.

    E o “inocente” M. Cavalcante prontamente lhe deu voz.

    Por essas e outras eu não dou atenção à mídia esportiva de Pernambuco.

    Até o dia da posse eu só lerei nota oficial e só escutarei os envolvidos na eleição – com exceção das almas penadas, que não preciso nomear.

    Gestão? Que gestão?

    Se não me engano, na próxima semana FBC dirá “fiat lux” – falta pouco para sair o acordo – e a luz voltará às Republicas Independentes do Arruda, em todos os sentidos. É o que espero.

  5. olha, ninguém merece esse jomar. ele é um lobo com pele de cordeiro.

  6. André Tricolor Virtual
    6

    Perfeito “Dimas” ,

    Outro episódio que acabou virando polêmica, foi a chegada do “Espresso Coral”, o ônibus que será utilizado no próximo ano. Acompanhei algumas resenhas, do qual detesto, assim como nosso amigo “Ducaldo”, porém, é sempre importante analisarmos a ‘intenção’ de ‘rebaixar’ ainda mais o SANTA CRUZ!

    Com a chegada do ônibus, o SANTA CRUZ virou mais uma vez motivo de piada, de ironias, entendo até ser condizente com o que fez ‘edinho’ e Cia. , porém, ACREDITO que a TORCIDA mereça mais respeito! Foi dito que seria melhor ter pago o salário dos funcionários, do que ter adquirido (recebido a ‘doação’) do ‘Bus’. Não podemos esquecer que no início da ‘gestão’ de ‘edinho’, o mesmo DEMITIU vários funcionários (quis ‘enxugar’ o quadro), para poder, de alguma forma poder pagar em dia os que ficassem (o que não ocorreu). Aí nos deparamos com uma negociação entre o PATROCINADOR e o SANTA CRUZ que seria feita independente do pagamento de salários de funcionários ou jogadores. Aí tenho a certeza que ‘caso’ o “ônibus” não chegasse como prometido, a IMPRENSA faria também muita polêmica, muita piada a nosso respeito … Mas como chegou, continuamos sendo motivos de piada! E como hoje existe um grande candidato para COMANDAR o SANTA CRUZ e as possibilidades de REORGANIZAÇÃO e CRESCIMENTO podem realmente ACONTECER, isso parece incomodar a muitos … A ‘Imprensa Marron’ parece gostar de ‘vê’ nosso clube na lama !!! LAMENTÁVEL !!!

    Abraços a todos !!!

    >>> VIVA SANTINHA !!!

  7. André Tricolor Virtual
    7

    Correção: “Expresso Coral”

  8. José Carlos
    8

    A cada dia que passa me assusto mais com a imprensa esportiva pernambucana. È impressionante a incapacidade desse pessoal de fazer jornalismo com um mínimo de seriedade. Aliás, jornalismo é algo que eles não fazem mesmo, no melhor das hipóteses fazem entretenimento.
    Ouvi recentemente um dos comentaristas da Transamérica (acho que foi o próprio Léo Medrado) dizer que FBC não poderia abrir mão da experiência dos ex-dirigentes do Santa Cruz, que eles deveriam fazer parte da futura diretoria mesmo que fosse para mostrar o que não deveria ser feito. Dá prá acreditar que alguem que se diz jornalista é capaz de fazer um comentário desses? Gostaria de sugerir aquele comentarista que leve um desses dirigentes que afundaram o nosso Santa para, com a sua experiência, administrar os negócios, ou até mesmo a casa dele.
    Será que essas pérolas da imprensa pernambucana são pura burrice dos seus autores ou tem outras explicações?????

  9. Tem outra$ explicaçõe$.

  10. Carlos Orlando
    10

    Concordo com os amigos, a “emprença” esportiva pernambucana é uma lástima. Em sua maioria, é toda burro-negra! Arghhhh, dá nojo. O pior é que ela consegue formar opinião com a grande massa coral que não tem acesso a outros tipos de informação, como este blog e o blog do Santinha. Há muito tempo que deixei de ouvir resenhas e programas esportivos na TV, não dá pra fazer do ouvido penico, contudo, acredito que devemos combater esse tipo de imprensa marrom, mandando e-mails pra esses jornalistas e boicotando seus patrocinadores.
    Sds. corais santacruzenses!!!!

  11. Sylvio Ferreira
    11

    Meus caros,

    Sobre os resmungos, lamúrias e críticas, no tocante à imprensa (em geral fundamentadas e pertinentes), recomendo a leitura do livro “Ilusões Perdidas”, escrito por Honoré de Balzac (1799-1850), para uma melhor compreensão do seu modus operandi; desde priscas eras.

    Embora o referido livro seja um clássico da literatura, ele deveria se constituir em leitura obrigatória não apenas para quem ama as letras, mas para qualquer um que queira ver as vísceras da imprensa expostas a olho nú. Saudações Corais!

  12. a imprensa que nao pensa. Se esses 400 mil – valor do onibus, tivesse parado nas maos do falecido presidente vencedor , o santinha hoje estaria onde esta, so que com mais dividas e sem o expresso coral. A minas gas ja sabia de outros anos quem era a peca. Valeu minas gas.

  13. Fábio Belmino
    13

    Marcelo Cavalcante? muito prazer Fábio Belmino.

    Esse pseudo jornalista esta mais para gazeteiro.

    Quanto a diretoria, eles são dignos de piedade por terem nascidos desse jeito. kkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Geraldo Tricolor da Iputinga
    14

    Imprensa que não pensa é assim mesmo.
    Êles pensam que não pensamos, mas é como dizia D. Helder: vocês pensam que o povo não pensa? O povo pensa sim senhor.
    Pobre imprensa que realmente não pensa, e quando pensa só enxerga o lado que êles acham que é bom lá da ilha de chié.

  15. http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=10342

    Chapa de Bezerra Coelho está definida

    Publicado em 21 de setembro de 2008, às 19:02

    Por Redação CoralNET

    O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho, anunciou oficialmente na noite deste domingo a chapa que irá inscrever amanhã para disputar a eleiçao para presidente do Santa Cruz Futebol Clube, chapa esta que provavelmente será aclamada pelos sócios, já que houve um concenso em torno do nome de FBC.

    Par vice-presidente do executivo Fernando escolheu Sidnei Aires, que já trabalha com ele no porto de Suape, aonde exerce o cargo de Gerente Geral de Projetos Estratégicos. Para a presidencia da patrimonial foi escolhido o engenheiro Zé Augusto Alves de Paula, que será auxiliado por Eduardo Esteves, Roberto Freire e Sérgio Murilo. Para o Conselho Deliberativo foram anunciados os nomes do desembargador Bartolomeu Bueno, para presidente, Nevton Borba, para 1º secretário, e Roberto Arraes, como 2º secretário.

    Amanhã, às 17h, no auditório da sede social do Arruda, haverá o lançamento oficial da chapa e alguns outros nomes podem surgir.

    Fonte: Agência CoralNET de Notícias

  16. Fred Arruda; Aliança Coral; Fernando Veloso; Veneno Coral; Felipe Rêgo Barros; Nova Geração, cadê vocês que não se apresentam, onde estão vocês nesta gestão, os projetos de Fred e da Aliança, que tanto torcemos, foram descartados? Vão ser trabalhados pela nova gestão? Fred Arruda será o quê? estamos merecendo uma versão oficial destas pessoas, não serve a versão de FBC, nem da Imprensa Marron.

  17. milton pereira
    17

    Ducaldo,
    Concordo! Tem outra$ explicaçõe$. E acrescento: Explicaçõe$ $PORT VA$ !

  18. É isso mesmo, Milton.

    Quanto à chapa, “dejá vu.”

    Foi-se mais uma vez a oportunidade de mudanças efetivas e duradouras nas Republicas Independentes do Arruda.

    Resta saber se o biênio FBC, que a crise braba nos abriga a aceitar e torcer para dar certo, deixará terreno fértil para consolidação do renascimento do Santa ou as portas abertas aos oportunistas de sempre, com mais outra década de trevas se seguindo à bonança.

    Tal qual o Luis Célio eu gostaria de ouvir alguma coisa dos grupos que participaram(?) do processo.

  19. Fabiano Pinheiro
    19

    DEJÁ VU?
    Vistes a mesma chapa que eu, Ducaldo?
    Quem das gestões antigas faz parte da chapa?
    Mais do que nomes, qual o projeto que FBC tá propondo pro clube?
    No meu ver foi feita uma brilhante renovação inclusive na mentalidade e na gestão afinando com quase tudo que a gente propunha por esses nossos blogs.
    Pra mim, até agora, FBC tem superado expectativas.

  20. Dejá vu quanto ao “modus operandi”, não quanto aos nomes.

    Eu decido, eu faço, eu convoco, eu escolho o conselho….. Isso não é necessariamente ruim, a curto prazo e levando em consideração a nossa crise,se as escolhas forem bem feitas.

    Não estou discutindo a competência do candidato ou a oportunidade de sua candidatura, e sim o modo como as coisas estão sendo feitas – inclusive algumas concessões desnecessárias.

    A questão é política. Qual é a base político-administrativa que está sendo formada a médio e longo prazo?

    A maioria dos componentes certamente sairá com FBC ao fim do biênio. Dependeremos de outro FBC para dar continuidade?

    Não se esqueça que o LEF continua montadinho e à espreita, doidinho para herdar um Santa Cruz saneado.

    Que garantia temos de que não conseguirão?
    O nome de FBC estampado pra sempre na frente da sede tal qual uma cruz a espantar vampiros?

  21. Só conseguirão se nós deixarmos, Ducaldo. Já mostramos nossa força, infelizmente surtiu efeito contrário ao esperado.
    Eu concordo com Fabiano Pinheiro. Houve uma baita renovação na chapa.
    A crise exigiu pulso firme e acho que isso foi feito de forma organizada.
    Se as decisões foram baseadas no “eu”, aí já é outra história. Eu não posso dar uma opinião sobre isso, pois estou há mais de 5000 km de distância do Recife e não estou “vivenciando” todo o processo.
    De fato, há pessoas que podem nos dar essa resposta e eu tb espero que elas se pronunciem. Afinal, transparência não faz mal a ninguém.

    []’s
    Erick Ramo

  22. olha, é um absurdo o que estão fazendo com o blog do santinha. hoje tem outro pedido de desculpa e todo mundo sabe que isto foi obrigado pela justiça.
    vocês ficam falando da imprensa e esquecem desse jomar.

  23. insatisfeito
    23

    marcelo, é tua vez agora!

  24. Fabiano Pinheiro
    24

    Entendo sua preocupação Ducaldo, mas olhe direitinho que não é bem assim. Nomes como Nevton, Sergio Murilo e Roberto Freire vieram pra ficar.
    Em relação ao “modos operandi” não tinha como ser diferente em face da situação “estranha” eleitoral estatutária do Santa Cruz. Tem hora que não dá pra fazer tudo bonitinho, não. Ou age como na guerra, ou não consegue expurgar os marginais.

  25. Fabiano Pinheiro
    25

    Putz, Marcelo Bebão, foi maus! Tomei a tua vez… Foi sem querer.

  26. Fabiano,

    Aparentemente o problema de você cair na moderação foi resolvido.

    Mesmo assim, estou de olho.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  27. insatisfeito
    27

    foste o premiado do post, Fabiano Edilson Patolino Pinheiro!

  28. Explicações Urgente!!! porque a oposição não se pronuncia, que coisa estranha, é porque não podem falar o que pensam, ou acham desnecessário falar pra os torcedores agora que não precisam mais, e na verdade o que é que els acha disso tudo?, foram excluídos, ou não?, vou cobrar uma explicação sim, eu como torcedor e presente em todas manifestações, lançamento, manifestos, acho que mereço.

  29. Alguma novidade do Arruda?
    Pqp! Eu longe pra caramba, cheio de coisa pra fazer e só fico no atualizar do browser para ver se alguém postou alguma novidade do lançamento da chapa….

    eeheh

    []’s
    Erick Ramo

  30. lUÍS tRICOLOR DA tORRE
    30

    Boa Noite a todos, peço licença para opinar (de vez em quando) e externar minha alegria em ver o nosso MAIS QUERIDO ressurgir no cenário nacional como o TERROR DO NE, também nesse blog.

    Santa Cruz sempre.

    SDS Tricolores.

  31. Erick,

    Se tudo der certo, ainda hoje lanço as filmagens da cerimônia de lançamento da chapa de FBC.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  32. “Ao final do encontro, FBC e José Humberto apertaram o botão que religou, simbolicamente, a energia do Arruda, após dois anos e oito meses.”

    FIAT LUX!

  33. Valeu Dimas,
    Fico no aguardo…
    Rapaz, to doido pra saber se tocaram a sirene… Lembro-me quando era criança, no início dos anos 90, adorava ouvir o som da sirene após uma vitória tricolor.
    É difícil conter a alegria ao lembrar desses momentos, saindo de mãos dadas com o meu pai e ouvindo o roncar da sirene….

    []’s
    Erick Ramo

  34. Fred Arruda
    34

    Luis Celio, Ducaldo e demais blogueiros do Torcedor Coral,

    Confesso que estou afastado dos blogs em funcao do excesso de trabalho e viagens, além de todo o processo de articulacao das eleicoes do Santa Cruz.

    Creio que esteja tudo muito claro: todos os postulantes a cargos eletivos nas eleicoes do Santa Cruz abriram mao de seus nomes em favor de Fernando Bezerra Coelho. Todos nós o deixamos a vontade para a escolha dos nomes, e FBC entendeu que, para evitar desconfortos de um ou outro grupo, seria mais razoavel a colocacao de nomes nao ligados aos grupos politicos envolvidos no processo eleitoral. Todos concordamos com isso e eu entendo que ele acertou em cheio.

    No mais, esteja certo que estarei ajudando formalmente como conselheiro e informalmente naquilo que eu puder ser util e que precisarem de mim. Eu nao preciso de cargos pra trabalhar pelo Santa Cruz.

    O projeto nao é de Fred Arruda, mas da Alianca Coral. Foi construido por varias e varias mentes e maos. E está nas maos de FBC. Aquilo que ele julgar relevante será implementado, pode ter certeza.

    Grande abraco,

    Fred

  35. insatisfeito
    35

    beleza, além das mãos de Nevton, onde tem a relação completa dos candidatos ao conselho?

  36. Gostei do texto, Fred!
    Obrigado pelas explicações.

    Abraço,

    Erick Ramo

  37. Fred, obrigado por responder.

    Você há de entender que, depois de tantos desacertos, há uma grande ansiedade de toda a torcida em relação a tudo que acontece no Santa.

    Como as fontes à nossa disposição na maior parte das vezes não são confiáveis, esperávamos pelo menos um sinal de quem participou – ou está participando – do processo de articulação, que nos desse um pouco de tranquilidade.

    O que mais me preocupava era justamente saber se o trabalho da aliança coral seria aproveitado ou não. Depois da sua mensagem, fico mais tranquilo.

    Resta agora aguardar o fim antecipado desse misto de tragédia com ópera bufa, que está encerrando sua temporada nas Republicas Independentes do Arruda.

    Pena que não seja possível acelerar o tempo usando o contador do blog.

  38. Amigos,

    Terminei o vídeo. Ele está agora em fase de gravação no meu PC e depois vou fazer o upload para o Google Vídeo, pois ficou grande para o Youtube.

    Entrará pela madrugada, mas espero publicar. Caso contrário, só pela manhã.

    Saudações corais,

    Dimas

  39. Beleza, Dimas.

    Aguardaremos.

    PS: para quem tem tv por assinatura, a ESPN Brasil está iniciando hoje no sportcenter uma série de 10 reportagens intitulada “O buraco negro do futebol”. Vale à pena assistir.

    Também estará disponível no site da ESPN.

    Acabei de ver a primeira matéria da série, e o panorama é assustador.

  40. lUÍS tRICOLOR DA tORRE
    40

    O que me agradou nas propostas do FBC foi justamente o de descentralizar o poder de gestão do cargo de Presidente.

    De que adianta chegar de 6:00h e sair pela noite, se nada sabe fazer, além de KHDAS, como assim o faz e fez o “The Loser”?

    Tornar o clube em empresa, com conselho empresarial abre o espectro de viabilidade econômica não somente do time de futebol, mas do clube em si.

    Outras modalidades esportivas (amadoras ou não) devem ser beneficiadas com o novo modelo de gestão.

    Deveremos atrair patrocinadores, até mesmo com a facilidade pouco difundida da Lei de Patrocínio de esportes amadores.

    Tínhamos o melhor no handebol, basquete, e crescíamos no vôlei. Tudo foi pelo ralo abaixo diante de más gestões.

    Espero que o clube cresça como um todo (lógico que mais no futebol).

    Santa Cruz sempre.

  41. Amigos,

    Problemas no upload do vídeo para o Google Vídeos e Youtube impediram a publicação das filmagens de ontem.

    Estou tentando resolver o problema e, tão logo consiga, estarei disponibilizando os vídeos.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

  42. pelo menos esse presidente de agora sabe conjugar verbo e falar no plural…

  43. lUÍS tRICOLOR DA tORRE
    43

    E mais, caro NOVO SANTA, ele não fica alimentando a ralé da “emprensa” com frases como: treinador que vem sem custo, etc.

    Ainda bem que em muito breve será coisa do passado.

    Fora “The Loser”!

  44. insatisfeito
    44

    na prática, a gestão diminutiva acabou!

  45. É isso.

    Acabou de fato; falta acabar de direito.

  46. insatisfeito
    46

    eita demora pra isso!

  47. Fábio Belmino
    47

    “Quando olhei para quem estava à frente da negociação e o movimento em torno do nome de Fernando Bezerra, acreditei na hora e confiei. Vejo que hoje todos estão focados em um só alvo”, afirmou o presidente da Celpe, José Humberto, que ficou até o fim da reunião para ligar simbolicamente a luz coral.

    Diário de Pernambuco 23/09/08

    Quem esta falando é o presidente da CELPE ele destaca que hoje tem pessoas confiáveis, já anteriormente…

    Lamentável e ao mesmo tempo cômico foi ver a figura de um derrotado à mesa juntamente com tantos vencedores e empreendedores, porém não tivemos como deixar de rir ao olhar uma figura tão lastimável e patética.

  48. olha, estão dizendo que o santa cruz já tem um patrocínio pro futebol de 1 milhão por mês e pro patrimônio de 2,5 milhões.
    alguém sabe se é verdade?

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *