Tempo ao tempo

Cadeira-Vazia

Arte sobre imagem: Dimas Lins

Há algum tempo o Torcedor Coral vive um momento estranho. Momento este que se transformou na mais enfadonha eternidade. A verdadeira verdade, a mais absoluta e cristalina, é que nós, editores e articulistas, perdemos o pique e o entusiasmo em escrever sobre o Santa Cruz.

Longe vai o tempo em que os nossos artigos fluíam naturalmente após uma partida do Santinha, ainda que o centro de nossa literatura coral fosse mesmo o entorno do jogo. O gramado — ah, o gramado! — não passava de um detalhe. Nosso olhar se voltava para o espelho, cujo reflexo exibia torcedores apaixonados e cheios de desejos e esperança de um dia ver o clube grande outra vez. Dos textos e vídeos malucos à acidez política, o Torcedor Coral fez história, influenciou tricolores e cutucou dirigentes. Enquanto houve fôlego, nos esforçamos para manter em nossa seção de comentários um grau mínimo de civilidade. Fizemos amigos, muitos amigos, fomos queridos por uns, enquanto outros nos torceram o nariz. Coisas da vida, que só o futebol pode explicar.

Mas o tempo passou. Apesar de algumas conquistas, o Santa Cruz não mudou. Seu modus operandi manteve-se preso ao passado, onde persevera insistente a gestão medieval. Eis aí o ponto crucial: a esperança cansou de olhar a luz no fim do túnel sem jamais ter a chance de se aproximar. Gostamos do amor correspondido, de dar e receber. Enxergamos a relação amorosa como via de mão dupla, de carinho mútuo, indo daqui e vindo de lá. O que podemos fazer?

Esse mais do mesmo, anos a fio de esperança pisoteada, refletiu-se no TC, onde a obrigação de escrever e publicar alguma coisa que valha a pena dizer tornou-se um fado insustentável. Foi Paulinho quem lembrou que é minha a missão ingrata de suspender ou encerrar as nossas atividades, já que me coube, no longíquo 06 de dezembro de 2006, criar este espaço de debate coral. E grandioso, foi ele quem propôs o apoio dos editores e articulistas que me permitisse deixar o TC descansar um pouco.

Embora sem forças para continuar, o carinho devoto ainda me faz conter a mão que segura o machado. Sei que o TC já cumpriu sua missão, contudo, para mim, ele é como um filho que se tornou adulto, precisa partir, mas a gente não quer desapegar.

Como até aqui ainda me falta a coragem necessária para interromper a trajetória do Torcedor Coral, resolvi adormecê-lo um pouco. Repousaremos até o início da Série B. Será uma pausa necessária para meditar, reavaliar, decidir. Lá, chegaremos a nossa inescapável encruzilhada: ou reagrupamos as forças ou vamos, enfim, nos dispersar. Enquanto o lobo não vem, o TC estará de abraços abertos aos tricolores que desejarem manter a chama do debate acesa. Quem sabe, então, o fogo dessa infindável paixão pelo Santa Cruz reaqueça nossos corações.

O tempo é um senhor bonito. Ele saberá olhar por nós.

66 Comentários

  1. marcelo almeida
    1

    Dimas: O tempo, a Modernidade e o cansaço…

    No tempo da desilusão o moderno eram os blogs (Do Santinha e Torcedor Coral) que nos uniram numa corrente de ressurgimento, pois no Orkut o debate era “infantilizado”

    No tempo do ressurgimento (três títulos estaduais consecutivos e dois acessos o moderno já era o face book e seus grupos, mas os blogs continuavam com sua interatividade…

    Chegamos no tempo da acomodação, como o homem que viveu a escuridão da caverna e viu a luz depois de muito tempo e percebeu que o mundo estava mudado e ele não (nossos dirigentes)…

    Enquanto nossos dirigentes ficam travados entre o medo de voltar pra caverna e explorar o mundo novo, preferindo ficar parados onde estão…Nós torcedores nos cansamos de tanta mesmice e resistência de aceitar a evolução do tempo…

    E o tempo trouxe também a modernidade do “zap-zap”…

    Os blogs viraram redutos de uma dúzia de comentaristas que procuram aprofundar a discussão sobre o clube, o futebol e mais e mais, tentando fugir da superficialidade das mensagens curtas e de interatividade rápida e fugaz…

    A verdade é que se poucos aqui comentam é que poucos também aqui nos lêem…

    E vocês do blog não tem culpa de nada…

    Parabéns pela resistência apesar do tempo e do cansaço…

    • marcelo almeida
      1.1

      Aos amigos interados com a tecnologia moderna e que por acaso visite agora este blog, faço um apelo: NÃO ACEITEM DEBATER O SANTA CRUZ SIMPLESMENTE DESTA FORMA: ” A culpa é do técnico ou daquele jogador que não evitou ou não fez o gol”…
      “A SOBREVIVÊNCIA DO SANTA CRUZ PRECISA MAIS DO QUE ISSO”…

  2. Fred Arruda
    2

    Amigo Dimas, que pena. Adoro os textos, os seus, os de Artur, os de Paulo. Espero que o Santa Cruz acorde e que vocês voltem a ser correspondidos, voltando a nos brindar com esse fantástico canal de comunicação com o torcedor coral. Abraço do amigo Fred Arruda

    • Grande Fred!

      Restaurar os ânimos não é fácil. Espero que isso aconteça, que a disposição volte, que os cronistas voltem também. Sei apenas que sozinho não dá. É uma pisada forte, além do custo de manter um servidor de hospedagem no ar bancado do próprio bolso. Mas isso seria o de menos. Infelizmente, não depende só de mim. É preciso uma conjunção de afetividade em torno do TC.

      Sempre um prazer falar contigo!

      Dimas Lins

  3. Com tantos roubos, violências gratuítas nos estádios, desmandos, traições e um futebol de quinta categoria, merece duas perguntas:
    1 – Vale a pena ainda ir a um estádio de futebol?
    2 – Vale a pena escrever sobre um futebol sofrível que o lado negativo supera o positivo em gênero, número e grau?
    É Dimas, o nosso futebol caminha a passos largos para a falência.

  4. E eu que acordei tão alegre, dizer o que?

  5. Dimas e demais editores deste blog, aprecio muito o trabalho que vocês vem fazendo aqui durante todo esse tempo.

    E as pessoas que aqui frequentam geralmente demonstram bom senso crítico pra se debater sobre uma paixão que é comum de todos: Santa Cruz F.C.

    Espero que vocês retornem em breve com novidades, bons textos como sempre, e esse espaço que costuma esclarecer cada vez mais o torcedor tricolor.

    • Agora é curioso uma coisa que estou percebendo da torcida tricolor, pelo menos nos blogs a participação da torcida estava muito maior na época das série C e D…

      Agora que estamos num patamar um pouco melhor a torcida está meio “escondida”, imagina se um dia estivermos jogando na libertadores…aí que vai ser um sumiço geral dos tricolroes nos blogs e coisas do gênero.

    • Maiela Jr.
      5.2

      Luis, o problema não é esse. Qdo estávamos na D/C, não queríamos que o SANTA desaparecesse, aí que veio aquela avalanche acompanhando o time em tudo que foi campo/estádio/estado/cidade, porque tínhamos que reerguê-lo.

      Quando chegou o nosso centenário, tão esperado por todos os tricolores das bandas do Arruda, eis que nossa diretoria não tinha a mínima noção o que significava aquele ano (2014) para todos nós, nos subestimaram, e nos fez perder o tesão, por montar um time fraco e sem sangue, onde perdemos um campeonato PE fácil de se ganhar. Daí por diante, só frustração, mentiras, e descaso com o nosso tricolor.

      Teve “diretor” que chegou a dizer que não queria subir para a A, pq não tínhamos condições de lá estar.

      Começou o PE 2015, levando de 3 da coisa e + 3 do serra (que levou 4 da barbie) e perdendo do salgueyro. Não tem auto estima certa.

      Se tivéssemos ganho o PE 14, mesmo estando na B, mas com um time descente, e jogando no ARRUDA, não teria esta inércia da torcida mais apaixonada.

      Escrevo pouco aqui, mas, leio todos os dias.

      Abçs a todos e até mais ver.

    • Tricolor Revoltado
      5.3

      Assino aonde Maiela Jr.

    • Perfeito, Maiela Jr.

  6. Tricolor Revoltado
    6

    Triste por ver mais um meio de comunicação entre tricolores, perdendo forças, desmotivados por um time/clube sem tesão.

  7. Espero que o Santa Cruz jogue bem e vença a partida. Vamos ao Cornélio de Barros Galera Tricolor, vamos ajudar o Mais Querido a vencer mais um jogo. Quem não puder ir ao sertão, vamos assistir na TV, no rádio, na internet, vamos torcer pelo Mais querido Família Tricolor.

  8. Santana Moura
    8

    Eu sou suspeita pra falar do TC, antes admiradora e leitora, virei colaboradora e depois cronista. além do mais sou turrona, resistente à ideia de dormir em berço não esplêndido, mas para mim é fácil, pois o ônus de toda logística literária, informativa e cultural não pesa sobre mim, Assim, tenho que respeitar quem sabe onde o sapato aperta. Uma coisa é certa, está difícil ter inspiração pra falar do nosso amor, como alguém que lutou muito para alcançar um objetivo e ao alcançar vê que o troféu nem era tão maravilhoso assim.O nosso troféu seria sempre a alegria de ver um time jogando com alegria e isto os diversos times montados depois que saímos da série C não tinham. Faltava liga, elã, vibração. Deste jeito não se avança. Vimos que arriscamos nossas vidas para atravessar um dilúvio para chegar em João Pessoa atrás do Santa Cruz e hoje não conseguimos nem cruzar a Caxangá para chegar na Arena, para onde nos jogaram. Talvez seja melhor tirar férias mesmo!Abraço Dimas, Paulinho, Artur…

  9. Dona Santana, quem tirou férias foi o Santa Cruz. A torcida está apenas em estado de dormência. O time não empolga, a diretoria é fraca, o campeonato é decadente (6 clubes), a violência nas ruas não está nada fácil prá sair de casa com filhos pequenos ou mesmo só. Vamos esperar o brasileiro, por que este pernambucano é de dar calo na vista. Nem mesmo a torcida da coisa que é lider está empolgada. Tudo está errado. Uma federação refém de uma grade de TV, clubes endividados até o pescoço, horários de jogos surreais e tantas outras coisa que seriam longos demais prá escrever aqui.
    Precisamos ver verdadeiros tricolores voltarem ao clube. É nessa hora que o Santa se agiganta.

    • A TV (Gloobo) está acabando com o futebol. Elitização, apartheid financeiro, contratos para poucos clubes que se estendem até nas séries B e C pagando o mesmo da série A, financiando o retorno e perpetuando o clubinho dos eleitos, horários absurdos para jogos.

      … e a CBF, ahh a CBF, que permite, incentiva e lucra com isso tudo.
      Aquele 7×1 para a Alemanha, em casa foi a mais perfeita metáfora do que se tornou o futebol brasileiro.

      Quanto ao Santa, tem que se organizar e tentar sobreviver dignamente até que uma próxima onda diga para onde vai o futebol.

    • Santana Moura
      9.2

      É uma pena, o Santa vive um momento difícil e a Federação precisa saber que parte da Torcida do Santa não está mais disposta a sustentar o marasmo. Querem colocar o Santa na quarta vaga para enfrentar o Sport no quadrangular? Talvez não dê certo, o Santa pode ficar de fora de tudo. Infelizmente!

  10. Roberto Gomes
    10

    È assim que se perde uma guerra, dispersando os companheiros combatentes. Que pena !

  11. Fabiano Pinheiro
    11

    Sem tesao, não há solução!

    • Coronel Peçonha
      11.1

      kkkk

      Só rindo mesmo. Esse time nem com um coquetel de Viagra, Levitra, Cialis, Ovo de Codorna e ostra tem chance.

      Na verdade, desde o final da Série B do ano passado o time perdeu a tesão e nem Vica, nem Canindé tampouco o insonso do Ricardinho conseguiram mudar isso.

      Impressionante a falta de vontade de fazer gol. Perder seis pontos para esse salgayro é crime de lesa-pátria. Inaceitável.

      Para mim, Ricardinho pegava o beco agora, antes que seja ainda mais tarde.

      Quem quiser que goste, mas, das contratações todinhas, o único que me mostrou vontade foi Biteco, que, claro, não pode ser titular por conta desse “defeito”.

      Até mesmo esse João Paulo, que sabe jogar bola mas não empolga.

      Para mim, tem cara de fritura de técnico.

      O Santa Cruz é minha pátria.

  12. Santana Moura
    12

    Wilson Souza detona a arbitragem do jogo Salgueiro X Santa Cruz e, desta vez, não posso dizer que não concordo com ele. Uma arbitragem desastrosa que INSTIGOU A VIOLÊNCIA! Não se pode dizer que o árbitro não sabia o que estava fazendo, ele sabia sim! Mais uma vez o Salgueiro esmaga o tricolor do Arruda, o que fazer?

  13. marcelo almeida
    13

    Quero parabenizar Sandro Barbosa, Tininho e cia por mais essa brilhante evolução do time montado por eles…Eu acredito em vocês…
    Jogo a jogo a gente vê que os jogadores contratados são superiores ao time do ano passado justificando assim também serem mais caros…
    Os laterais são maravilhosos, os volantes idem, os atacantes geniais…
    Mais um pouquinho de paciência e tempo os resultados vão aparecer…
    Duas vitórias em sete jogos e a quinta posição num campeonato dificílimo como o PE é algo alentador e esperançoso…
    Estamos no caminho certo…
    Minha única crítica é Sandro Barbosa não ter usado sua amizade influente no Sport Clube Recife e ter contratado o time reservas deles…
    Talvez assim tivessemos metido três no Salgueiro hoje…
    Parabéns ALIRIO por ouvir a torcida do Santa Cruz e permanecer com essa diretoria de Futebol de tantos serviços prestados para nossa VERGONHA…
    Aliás quem já foi série D não pode se envergonhar de não jogar Copa Ne e Copa do Brasil por dois anos consecutivos…
    Isso é uma besteira, pois o Santa Cruz precisa se organizar melhor pra jogar nessas competições regionais e nacionais…
    E COMO ESTAMOS NOS ORGANIZANDO BEM…
    Soube até que tem gente do Barcelona tentando levar nossos diretores para aplicar tal metodologia organizacional…
    ALIRIO, não deixe que isso aconteça, pois isso sim seria um ABSURDO…

  14. TRICOLAÇO
    14

    Enquanto esse Câncer Rudrunegro estiver no Arruda, estamos f#didos. Temos que Extraí-lo!

  15. TRICOLAÇO
    15

    Enquanto esse Câncer Rubrunegro estiver no Arruda, estamos f#didos. Temos que Extraí-lo!

  16. Tricolor Revoltado
    16

    Há pouco o que comentar:
    O time é muito ruim e só.

    O jogo? Bem…

    Fred – um dos poucos que se sALva – nota 7
    Bileu – se falha como volante, como lateral foi uma desgraça – nota 1
    Alemão – com as laterais abertas, não tem como jogar – nota 5
    Danny Morais – com as laterais abertas, não tem como jogar – nota 5
    Léo Veloso – VTNC
    Edson Sitta – VTNC também
    Bruninho – tão ruim quanto os outros volantes – nota 2
    Emerson Santos – inútil – nota 0
    João Paulo – não vai fazer verão sozinho – nota 5
    Raniel – escondido – nota 2
    Guilherme Biteco – nota 2
    Waldison – dá raiva ver este cara jogando – VTNC mil vezes
    Betinho – o de sempre – nota 0
    Anderson Aquino – muita goga e pouco futebol – nota 1

    Técnico: Ricardinho – vamos ter que aguentá-lo até o fim do ano, afinal, se ele é ruim, nossa diretoria é muito boa – VTNC

    Se a classificação vier é um aborto, pois não temos equipe pra vencer central e serra, mesmo jogando no Arruda. Quanto ao último jogo lá no chié… não é bom nem falar.

    • EdilsonSilva
      16.1

      Prezado Tricolor revoltado.
      Concordo contigo, e digo mais.Betinho estava para ser dispessado e algum
      iluminado ressolveu ficar con ele, um atacante que jogou uma temporada no Palmeiras, e fez um gol na temporada, normalmente ele faz no máximo 3 a quatro gols por temporada.Para onde iremos com um atacante deste que é responável por marcar os goals.Resposta: Lugar Nenhum.
      Edilson

    • Tricolor Revoltado
      16.2

      Pois é Edilson, estamos phudidos e mal pagos.

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    VIRAR FREGUÊS DE UMA BOSTA DESSA, UM TIME DE CORNO DESSE, É PHODA!

    3 últimos jogos contra o Salgayro: 3 vitórias de 1 X 0 pra eles, 2 das quais no Arruda. Quem era o Santa Cruz!

    Tamos virando TIME PEQUENO MESMO. Essa bosta só ganhou 2 vezes no Pernambucano. Ambas contra nós.

    OREMOS.

    SAUDASANTA

  18. Mais uma derrota, mais uma humilhação. Parece que o campeonato pernambucano já era. Vamos ser humilhados em campo. Será culpa do treinador? Será culpa dos jogadores? Será culpa de quem? Quem perde para times pequenos, não merece ser campeão. Fica uma lição, quando forem contratar um jogador, contratem um craque ou não contratem ninguém. É melhor ter 15 jogadores bons, do que ter 40 pernas de pau. Agora, aqui pra nós eu estou com saudades de Zé Teodoro, por que depois que ele foi embora o Santa Cruz se acabou. Mas, mesmo caindo os pedaços eu não desisto nunca. Eu sou Santa Cruz de verdade. Boa Sorte Família Tricolor. O amanhã poderá ser melhor.

  19. Lise Rodrigues
    19

    Lamento que esse blog pretenda entrar de recesso. Tomara que não seja definitivo.
    Não costumo postar. Acesso o blog, diariamente, no intervalo, do trabalho. Sou funcionária pública, não tenho permissão, para postar no computador da instituição ( o que cho corretíssimo).
    Digamos, que seja o meu “recreio”, acompanhar os textos e os comentários, aqui postados.
    Repito, lamento muito, a decisão de Dimas.
    Pensando em mim, como será o meu “recreio”, sem as postagens de Ananias???
    Boa sorte a todos que participam deste blog, especialmente, ao nosso querido Santa Cruz.

  20. Será que a direção do SCFC espera um bom público no próximo domingo? Será que eles esperam o programa de sócios decolar, com este time sem vontade. Nem me queixo da falta de qualidade, mas sim, da fala de vontade de jogadores, técnico, diretores, que acaba “contagiando” a Torcida. Refletindo nas arquibancadas vazias…Triste início de ano. Faltam apenas 03 jogos. Acordem.

    • Nosso caro vice-presidente (Tininho) é o maior culpado, como responsável pelo futebol e na medida em que povoa a diretoria de futebol de burronegros (Sandro, Ataíde, Adriano, Bosco e Lima) que não têm o menor compromisso com o clube e acho até que no fundo se divertem a cada insucesso.

      Essa falta de atitude do elenco é reflexo da sabotagem dessas figuras que citei e da incompetência e passividade de Tininho, Jomar e ALN.

      Gente como Birigui, Ramon, Fernando Santana, Pedrinho e Luis Neto não admitiriam um grupo sem alma e sem gana como esse.

  21. Tricolor Revoltado
    21

    Acompanhei os amistosos preparatórios realizados por ricardinho e, mesmo na vitória de 3×0 sobre o timequinho paraibano, comentei sobre a fragilidade da nossa equipe. Após o início humilhante, do PE, com duas goleadas, ainda alentei o sonho de ver alguma evolução, após a estreia de algumas peças, pois, era início de um trabalho. Todavia ainda estava desconfiado.

    Quando vencemos o central eu disse que aquilo estava mais pra aborto do que pra resultado lógico, pois o futebol apresentado foi inconsistente. Veio então a lapada contra o salgueyro.

    Depois, quando vencemos o nauticú, uma ilusão pairou sobre nossa torcida, afinal, era um clássico. No entanto, esquecemos que o time dos aflitos é pior que o nosso (vide tabela do PE).

    Em suma: Após os constantes revezes, e uma fria análise dos jogadores CONTRATADOS POR SB E SUA CORJA (com participação dessa tentativa de treinador), ficou patente que a desgraça do memo era muito melhor que sitta e bruninho (pasmem); nininho é melhor que moisés (inacreditável); renatinho, que há muito não joga bola, é titular à frente de léo velozo; danny não tem a metade da vontade de senna; natan, sozinho, jogava mais que todos os meias que SB contratou – juntos; e gamalho, que chiou do atraso dos salários e mandaram embora, com uma perna só, joga mais que waldison, aquino e mineiro juntos.

    E, enquanto a torcida sofre, boscú, adriano, ataide e SB, tomam whisky 12anos, com discreto sorriso ao lado da boca, e alírio… continua deitado em berço esplêndido, acreditando nas promessas de tininho, de que amanhã tudo vai melhorar.

    Queremos SB e sua corja de burraspretas fora do Arruda, JÁ!!!!!!!!!!!!!!!

  22. marcelo almeida
    22

    O que não aguento mais ouvir pela imprensa: “Presidente se reune com diretoria para decidir destino do técnico”…
    Ou seja, nosso executivo continua prestigiando quem tá nos lascando…
    Se essa Diretoria é quem trouxe o técnico, como Sérgio Guedes e Ricardinho, é lógico que eles vão continuar com seus compromissos recíprocos até a corda arrebentar e não ter mais jeito…
    O lógico seria escutar da imprensa isso: “Presidente se reúne com o Conselho do Clube para decidir destino da diretoria de Futebol e sua comissão técnica diante de tantos fracassos que vem causando prejuízo ao clube e suas finanças”…
    Sinceramente, é mais fácil acontecer essa manchete absurda: “Diretoria de futebol se reúne com o Presidente Patrimonial e do Conselho para decidir destino do Presidente do Clube que deseja romper com eles”…
    Esse é o Santa Cruz dos CARDEAIS…Clube do Povo é só na hora que precisam encher Estádio…

  23. TRICOLAÇO
    23

    FORA SANDRO!

  24. Partindo da premissa de que O ARRUDA É A CASA DOS TRICOLORES, seria bom marcar uma reunião lá para se discutir como botar pra fora essa cambada de buuonegros.

  25. No futebol quem manda (ou desmanda) é Tininho. Ele é o responsável por figuras que não tem o menor compromisso com o Santa e nem competência estejam na diretoria de Futebol, senão vejamos:

    – Sandro:
    Qual a competência e experiência desse rapaz como gestor de futebol? nenhuma.
    Clubes onde desempenhou a função de gerente de futebol? apenas no Santa, invenção de ALN (que não entende nada de futebol).
    Foi escorado na experiência de Zé Teodoro, babaquice da imprensa daqui e na ignorancia de ALN.
    Ligação com o Santa Cruz: pouquíssima, ex-zagueiro mais identificado com a Coisa e com o Botafogo do RJ. Deitou falar mal do Santa quando ficou de fora quando foi praticamente expulso do clube pela torcida após desastrosa experiencia como técnico.

    – Ataíde:
    Experiência: apenas no Santa. Formação como gestor: nenhuma, Ligação com o Santa Cruz: ex-jogador mais identificado com a Coisa. Técnico interino na derrota para o Salgueiro que custou as copas do NE e BR. Invenção de ALN e Sandro. Qual a função dele mesmo no Santa?ligar pra agencia de turismo e reservar hotel, inspecionar campo pra pre-temporada….. mais um faz nada.

    – Adriano:
    Experiencia? quase nenhuma. Auxiliar de Sabugosa. Invenção de Sandro.
    Ligação com o Santa Cruz: ex-zagueiro mais identificado com a Coisa e com o Botafogo do RJ.
    Defesa do Santa pessimamente treinada.
    Invenção de Sandro.

    – Lima:
    Experiência: quase nenhuma, ex- pretenso treinador de equipes do porte de Ypiranga. Ligação com o Santa Cruz: nenhuma. identificado com a Coisa e Barbie.
    Defesa do Santa pessimamente treinada.
    Invenção de Sandro.

    – Boscu:
    Experiência: nenhuma. Ligação com o Santa Cruz: nenhuma. identificado com a Coisa e Sao Paulo. Quando jogava na Coisa vivia tirando onda com o Santa.
    Invenção de Sandro.

    – O tal “estatístico e olheiro” que eu nem sei o nome:
    experiencia? zero – era reporter de rádio no interior.
    Mais um faz nada. Nunca vi o Santa ganhar um jogo na base da tática do adversário, marcar os pontos fortes etc. Nunca vi um goleiro do Santa dizer que defendeu um penalti por informacao desse rapaz.
    Qual o jogador indicado por ele revelacao das categorias de base? nenhum.
    Invenção de Sandro e Tininho.

    Aí eu pergunto, SE NÃO HÁ COMPETÊNCIA, SE NÃO HÁ EXPERIÊNCIA, SE NÃO HÁ COMPROMISSO E SE NÃO HÁ NEM MESMO IDENTIDADE COM O CLUBE, como pode o elenco jogar com raça, gana, determinação, amor a camisa?

    O elenco é o reflexo de quem os está treinando, sem alma, sem tesão, sem apego ao clube.

    TEMO BASTANTE PELO RESTO DESSE ANO COM ESSA DIRETORIA DE FUTEBOL. NÃO HÁ MAIS ESPAÇO PRA AMADORISMOS.
    (Até a coisa já mandou embora Neco e Roberto coração de leoa. porquê? não eram capacitados… e olhe que eram torcedores e ex-jogadores da coisa ruim.)

    Se Alírio não ampliar a reforma do clube pra chegar no futebol a situação ficará crítica.

  26. TRICOLAÇO
    26

    Eu temo as razões pelas quais são mantidas estas pessoas no Arruda. Quem esta ganhando com isso? O Santa é que não é…..!Um dia a casa cai.

  27. ernani jose barbosa
    28

    VOLTAMOS À ESTACA ZERO.
    O que podemos dizer sobre o nosso SANTA se o Presidente, até hoje disse que a transparÊNCIA era fundamental na sua administração, será !!!???
    Se nao sabemos nem do valor da FOLHA, se de 550 ou 750 mil, não interessa, na verdade a anterior que o time segundo os entendidos do Arruda (SB, Ataíde, Adriano, etc) era muito inferior custava em torno de 350mil.
    Observem e não se iludam, os parcos remanescentes de 2014, é que estão dando sustentabilidade a esse time na atual e única disputa: Fred, Alemão, Renatinho, Bileu, Betinho,e os pratas de casa: Raniel, William Luz, Wellintgon Cesar, Walter, Glawcyo, estes que embora pouco acionados, somente Raniel, o próprio Pseudo Treinador, Sr. Ricardo, já chegou a declarar a imprensa, que Wellington, William e outros que ele vem acompanhando nos treinos são melhores que os novos contratados.
    Por, isso, eu no primeiro momento, faria o que JONAS ALVARENGA em 1999, demitiria toda a comissão técnica, e chamaria o ADELMO SOARES, e pediria para fazer uso de todo o pessoal, principalmente os recém profissionalizados, enxertaria com os poucos que se aproveitam: Biteco, João Paulo, Diego Sacoman e Natan. Mandaria os demais se escafederem: Pedro Castro, Moises, Leo Veloso, Waldson, Nininho, Anderson Aquino, Bruno, E. Sinta, e por fim.
    Para o Camp Bras B, traria MARCELO VILLAR, e estes traria reforços da Região, dentro de nossa realidade e capazes de fazer bem mais do que este resto de Paraná que se encontra no Arruda.
    Lembram que foi Marcelo Vilar que ganhou a Serie C para o Botafogo-PB, deu o campeonato paraibano, e trouxe nomes que hoje despontam nacionalmente: Frontini, Correia, etc.
    A hora é essa, para bom entendedor POUCAS palavras bastam, a nossa FOLHA ESTÁ INFLADA, não é pelos medalhões e estrelas que contratamos mas pelos bastidores do clube: Lima, Adriano, Fernando Alves, Bosco, etc., além dos Chefes destes SB e Ataíde, portando, a folha tem que cobrir esse STAFF de Clube de Série A.

    Que o Senhor tenha piedade do NOSSO HONRADO SANTA CRUZ!!!!!

  28. Galera Tricolor, eu espero que o Santa Cruz jogue melhor no próximo domingo, com mais garra, com mais amor a camisa, com mais determinação, com mais atenção e vença o jogo contra o Central, por isso é importante a nossa presença e o nosso apoio nesse valioso jogo para a nossa entrada no G4. Vamos ao Arruda Família Tricolor, vamos apoiar o Mais Querido nesse importante momento do nosso futebol. O Santa precisa do nosso apoio.Vamos com toda nossa família, vamos convidar os amigos e amigas.Vamos ao José do Rego Maciel.Com certeza vai ser uma grande festa. Vamos ter o pensamento positivo.

  29. TRICOLAÇO
    30

    FORA PARASITAS!

  30. Arnildo AnaniasdeOliveira
    31

    A COISA RUIM DOS INFERNOS, LÁ FORA, Ñ BATE NEM O CORURIPE!

    AQUI, seu time reserva goleia times dos quais estamos nos tornando fregueses. Conclusão: TAMOS É PHUDIDOS (E MAL PAGOS).

    Q OS DEUSES SE APIEDEM DE NÓS POIS, NESSA TOADA, NA SÉRIE B, SEREMOS GOLEADOS (LÁ E CÁ) PELO BAÊA, SAMPAIO e UMA PENCA DE TIMES.

    APESAR DISSO, SENVERGONHA Q VIREI HÁ MUITO TEMPO, DOMINGO ESTAREI NO ARRUDA.

    SAUDASANTA

    P S – RENAN FONSECA fazendo gol pelo Botafogo ontem e nos deixando saudades. PQP!

  31. Temos uma diretoria de futebol composta de burronegros e agora depois dessas declarações um presidente louco.

  32. José Carlos
    34

    Gostaria muito de pedir para o blog não acabar mads eu também estou bastante desanimado com o nosso clube. O pernambucano está péssimo e no conseguimos deslanchar. Realmente tá difícil, não sei aonde buscar empolgação.
    Mas espero que o blog se mantenha.

  33. Waldison é o AMIGÃO dos goleiros. Vai ser ruim lá na casa do cassete!

  34. marcelo almeida
    36

    Vou falar do lado positivo, pois o lado negativo todo mundo já sabe qual é, menos a diretoria, que sabe, mas finge que não sabe, pra matar o torcedor de raiva ou por sabotagem mesmo, sabe do tipo: Vou fazer nosso técnico queimar as substituições do Santa Cruz com nulidades contratadas e com outras peças que tem milhões de oportunidades pra fazerem o que mais sabe, ou seja, não mudar nada, só queimar uma substituição mesmo…

    Vencemos hoje por causa de Sacoman, Nininho (isso mesmo), Tiago Costa, Wellington, e João Paulo…Aquino??? fez um gol depois quase entrega o empate perdendo virando as costas pra jogada de forma displicente…Mas ganhamos por causa dele também…

    • Anselmo
      36.1

      Concordo contigo. Eu acrescentaria a essa lista o Bruninho. Gostei do futebol dele. É do tipo que joga para o time e não para a torcida, e aparece bem na frente.

    • Anselmo
      36.2

      No entanto o tal do Tiaguinho já pode dispensar junto com Moisés, Léo Velozo o Goleiro Bruno, Waldison, Betinho, João Pedro e Bruno Mineiro (bichado). Reduziria a folha consideravelmente e daria para trazer uns três jogadores de verdade.

    • marcelo almeida
      36.3

      Anselmo, sabe quem Bruninho me lembrou, guardada alguma devida proporção ??? Com o futebol de Derley que foi da Barbie…Pelo menos nas características…Pode ser muito útil sim…Também achei a atuação dele positiva…

  35. Arnildo AnaniasdeOliveira
    37

    VEJAM, Ñ SEI SE O MOMENTO É OPORTUNO PARA ISTO, mas…:

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=22906

    Saudasanta

  36. Arnildo AnaniasdeOliveira
    38

    COMO PODE UM CLUBE COMO O SCFC VIVER NUMA PINDAÍBA DESSAS?

    Segundo o Alírio declarou – dito AINDA HÁ POUCO pelo Ednaldo Santos na Resenha das 18 h do JC – o Santa Cruz recebeu em 2014 (e deverá se repetir este ano) 3 milhões por sua participação na série “B”, em 10 parcelas de R$ 300 mil (e o Vasco 70 milhões!). Sabem QTO SOBROU POR MÊS? 54 mil. O restante foi pra pgto de dívidas. Dos R$ 300 mil/mês da TIMEMANIA, a sobra é ZERO! (INTEGRALMENTE PRA PGTO DE DÍVIDAS DAS (INDI)GESTÕES PASSADAS.

    No curto prazo, se quisermos sair deste cenário local e acanhado e colocar a cabeça e visibilidade, de novo, no cenário Nacional, só vejo uma única saída: UMA ASSOCIAÇÃO EM MASSA, coisa (VTNC) q parece ñ sensibilizar sua enorme torcida.

    Q OS DEUSES NOS AJUDEM.

    SAUDASANTA

    • joseildo
      38.1

      Temos vontade de voltar a ser socio mas só voltaremos quando essa reca de burro negro for embora, não acreditamos em nada que ela faz.

  37. Arnildo AnaniasdeOliveira
    39

    PARAFRASEANDO JFK, Ñ PERGUNTEM O Q O PRESIDENTE PODE FAZER PELO SCFC MAS,

    o que cada torcedor tricolor pode fazer pelo SCFC.

    ACREDITEM SE QUISER MAS ESTA É NOSSA REALIDADE NUA E CRUA.
    E A CULPA Ñ É DO SR. ALÍRIO. É ATÉ SACANAGEM DIZER ISTO.
    TUDO É FRUTO DE GESTÕES PERDULÁRIAS DAS ÚLTIMAS TRÊS DÉCADAS (EXCLUÍDO AÍ O ALN apesar de todas restrições q se possa fazer a sua gestão) PRA Ñ DIZER COISA (VTNC) MAIS FORTE Q Ñ POSSO PROVAR.

    Se o Presidente conseguir dar um PLUS ao Clube podem bebemorar muito pois qq coisa (VTNC) q venha a ser feita, será fruto de trabalho hercúleo. Prefiro-o “delirando” q dizer q vai fechar o Clube e entregar as chaves à Federação como o disse um certo Sr. diminutivo, decerta feita.

    Q OS DEUSES NOS AJUDEM

    SAUDASANTA

  38. ERNANI J BARBOSA
    40

    A REFORMULAÇÃO DO ELENCO DEVERIA começar já, agora!!!!
    Eu, além de mandar uns dez os oito acima, mais três: Bruno, Bruninho e quiça Renatinho/Ninninho.
    Traria, um nome de peso para ser o cerebro do TIME, mesmo com a idade e hoje, sem clube mas apostaria todas as FICHAS em MÁRCIO ASSUNÇÃO (ex seleção, 38, anos, excelente batedor de faltas, além de eximio lançador, e excelente caráter), se cuida, mesmo que jogue 45 a 80 minutos já seria excelente para formar a nossa base, e seria uma referência em todos os sentidos.
    Para fortalecer, incluiria: Clebson (Linense), Misael (Ituano), Lucão (atacante – Sergipe) ou Tiago Orobo(Socorrense), Luiz Mario (lateral direito e volante), Lucas (volante e meia, ex CSA), Douglas (goleiro do Capivariano), Didira (meia e atacante do ASA), Paulinho Mossoró (meia atacante – Serra Talhada), Anderson Paraiba (meia atacante – América-RN).
    E, para fechar com a estrutura para esse novo elenco, o técnico seria MARCELO VILLAR, experiente e excelente bagagem, foi técnico do Palmeira 10 meses, Ceará,Ferroviário, Uniclinic, Central, River, Itapipoca, Fortaleza, Barueri, Treze(3 anos), Botafgo-PB 2 anos.
    E a sorte está lançada!!!!O Santa merece por tudo que nos deu e dará de grandes conquistas, a nossa FENIX!!!!

  39. ERNANI J BARBOSA
    41

    Exista a visão e concepção distorcida de alguns torcedores quanto ao perfil de técnicos. Não lembram dos técnicos que nem conhecidos eram, nem títulos estaduais, nem de bairros tinham, no SANTA, como também em outros clubes, isso é quase uma situação normal. No nosso caso existem exemplos diretos, além de Nereu Pinheiro, Charles Muniz, Marcelo Martelotti, Dado Cavalacanti não tinham curriculo regional ou nacional. E, tiveram a oportunidade aqui e vencerem, sem falar em VICA, que somente havia havia conquistado 2 titulos estaduais pelo ASA-AL, nacionalmente ZERO, somente conosco foi campeão pela série C. Como desconsiderar o Marcelo Vilar, que tirou o treze do ostracismo, em tres anos três títulos, com o Botafogo-PB, em dois anos, 3 titulos, inclusive, Campeão Brasileiro da Série D (Nacional). Essa visão distorcida que tem, para mim, é pura discriminação, vejam o caso de Roberto Fernandes (pernambucano), de porte só tem 3 títulos estaduais: Distrito Federal, Rio Grande do Norte e recentemente o Paraense (pelo Remo).
    Portanto, não cabe essa visão equivocada e discriminatória de que um técnico é fracassado por ter passado 9 meses no Palmeiras e não aprovou!!! Martelotti desde que assumiu a profissão de tecnico, em 2003, somente foi campeão do SANTA(2013) e ATLETICO-GO(2014), portanto 11 anos, para ganhar dois títulos regionais.

    É, por essas e outras, que não avançamos nem no nosso SANTA, muito menos no nosso sofrido Brasil!!!!

    Que a força e a Fênix estejam sempre com o nosso Glorioso SANTA CRUZ, até o infinito!!!!

    • Valmerio Santana
      41.1

      Questão de opinião. Eu , particularmente, acho que Marcelo Vilar não resolveria o problema.

  40. Hélio Mattos
    42

    Uma pena as coisas estarem neste estado de ânimo…
    Não estou também lá estas animações todas para falar de ninguém mas considero, mesmo assim, uma perda enorme se este espaço for fechado.
    Sempre considerei um diferencial e tanto para o Santa Cruz, assim como uma sorte minha, ter como contemporâneos tantos e tão bons escribas ao meu lado nas arquibancadas da vida.
    Bem, o que eu sei é que o torcedor coral aqui vai ficar numa grande expectativa para que o Torcedor Coral daí não esmoreça.
    O que sei é que basta uma injeçãozinha de nada de ânimo para que tudo volte ao normal. Ou seja; Todos, incluindo a minha pessoa, fique com uma vontade louca de escrever loas e mais loas em prol do nosso amado time do povão.
    Bora!

  41. Espero que o Santa Cruz jogue bem no próximo sábado e vença o jogo contra o Serra Talhada. Por isso Família Tricolor o nosso apoio será importantíssimo no Mundão do Arruda. Vamos ao estádio com toda nossa família, convidemos os amigos, amigas e façamos uma grande festa a favor do Mais Querido. Lembre-se o nosso apoio tem um grande valor. Vamos ao Arruda Galera Tricolor.

  42. ERNANI J BARBOSA
    44

    Ainda a questão do TÉCNICO. Acredito que os doutos conhecedores das quatro linhas, também são exímios nos bastidores, posto a memória não muito distante, há de lembrar das tentativas, após a debacle da série Série B, em 2007. Quando em determinado momento os iluminados tentaram transformar Ricardo Rocha e depois Zé do Carmo em treinadores, finalizando com essa competência altaneira, em tentar descobrir em Sandro Barbosa (SB), no mais novo técnico deste país. Inclusive, todos sabendo do amor dele pelo clube da coisa (VTNC), embora desde o início tenha afirmado que estava cumprindo uma sina, ou melhor uma promessa de família, visto que os pais dele (mãe e pai sempre foram santacruzenses), e que pediram e praticamente, até certo ponto imploraram para que ele encerrase a carreira jogando pelo Santa, e foi assim, que os iluminados Tininho e Jomar, junto a outros altos QI trouxeram o SB, primeiro para ser jogador e logo em seguida lançá-lo como Aprendiz de TEC., tendo este sido a sombra de ZéT durante os dois anos 2011/2012, e forjado suficiente para ser alçado a tal patamar.
    Por outro lado, a título de Justiça terrena, devemos dá a césar o que é de césar, portanto, para não dizer que não falei das Flores, sempre neste espaço, como também no Blog do Torcedor Coral, Loucospelosanta, etc., defendi uma oportunidade para o nosso grande e imortal ídolo, MARCOS BIRIGUI, até hoje injustiçado pelas nossas Direções, assim como por alguns dos nossos torcedores, como sempre em face da visão distorcida. Este bastante experiente, vários títulos, pelo Centro Oeste, (três estaduais e três vice), sempre lembrado, mas nunca reconhecido ou valorizado por tudo que fez no passado pelo Clube, muito mais do que alguns diretores e torcedores (Até hoje se declara torcedor verdadeiro do SANTA, embora tenha sido campeão brasileiro pelo Guarani-SP).
    Do quilate de muitos que nem mereciam ter passado por aqui (Mauro Fernandes, Bittencourt, etc.), hoje temos alguns nomes que não são promessas, mas pura realidade, pesquisem sobre TARCISIO PUGLIESI ou LORIVAL SANTOS, e para não esquecer, sejamos justos e honestos com M. VILAR, ele teve os seguintes títulos: Cearenses (títulos estaduais Ceará 1997-1999), Campeão da Copa São Paulo Junior (Barueri), Campeão Paraibano (Treze 2010-2011/Copa Paraíba 2009), Campeão Paraibano (Botafogo-PB 2013-2014) e Campeão Brasileiro Série D 2013(Botafogo-PB).

    Saudemos, a força e a imortalidade do nosso eterno SANTA CRUZ, e a sua fênix, que sempre nos conduzirão ao olimpo e a eternidade espiritual!!!!!

  43. O treinadorzinho barra os dois melhores jagadores ddo clube para colocar seus perronhas e depois querem que nos associemos ou compareçamos a campo, vou não, sou bobo não, botem essa reca de burronegros pra fora que voltarei com muito orgulho. Por enquanto colaboro com o clube jogando na timemania e se for comtemplado com a sorte, so colaborarei com o clube se esses trastes burrosnegros desaparecerem do Arruda.

    • joseildo
      45.1

      Os dois melhores: Wellintor e Raniel, os entre os piores: Sita e Tiaguinho.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *