Séries de quiprocós

Fico encabulado para escrever na entressafra de jogos do Santa Cruz, afinal, o clube é a razão de existir deste blog. Sem ele, tudo isso aqui vira fumaça. O fato é que escrever sem o Santinha entrar em campo é o mesmo que um médico clinicar sem o paciente ou um piloto voar sem avião. Não há assunto, não há inspiração, nem mesmo ânimo para rabiscar qualquer coisa que valha a pena. Porém, escrever é preciso, viver não é preciso.

Assim, não tenho outro assunto a tratar que não seja a paralisação da Série C. Os prejuízos para os clubes envolvidos são altíssimos e têm consequências imediata e futura. No curto prazo, é preciso pagar salários de funcionários e jogadores, pois a maior fonte de receita dos clubes da Série C e D são as rendas dos jogos. No longo prazo, o contrato de boa parte dos jogadores se encerra na reta final da competição. Assim, cada um dos clubes corre o risco de terminar o campeonato sem suas principais peças ou fazer alguma gambiarra nos contratos para que os atletas sigam até o fim.

A confusão que impediu o início das séries C e D tem dois flancos e começou em 2011. Na primeira parte, quando a CBF, ao invés de punir o Rio Branco/AC por pleitear, antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva, matéria referente à disciplina e competições perante o Poder Judiciário, ou beneficiar-se de medidas obtidas pelos mesmos meios por terceiro (Artigo 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – CBJD, cuja pena é a exclusão do campeonato ou torneio que estiver disputando e multa que varia de R$ 100,00 a R$ 100 mil) optou por fazer um acordo extra-judicial, que prejudicou o Araguaína/TO. É esta vaga que o Treze/PB pleiteia.

De outra parte, o Brasil/RS foi punido por ter utilizado de maneira irregular o lateral-direito Cláudio, que havia disputado a Série C de 2010 pelo Ituiutaba/MG e sido expulso no último jogo do campeonato contra o ABC/RN. Com a perda de 6 (seis) pontos, o Brasil/RS foi rebaixado no lugar do Santo André. Foi então que o clube gaúcho, depois de esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e ganhou uma liminar acatada pela CBF, o que levou o clube paulista a impetrar pedido de liminar no STJD, o qual também foi acatado e de onde veio a decisão de suspender as séries C e D.

O caso do Brasil/RS e Santo André talvez esteja mais próximo de uma solução, já que, aparentemente, o Brasil não feriu a legislação desportiva e a decisão final está nas mãos do TJ/RS, porque a CBF tentou derrubar a liminar em Brasília, mas não obteve sucesso. O Santo André, por sua vez, ao invés de esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva, ingressou com ação na justiça comum e não teve sucesso, tornando a prevalecer a decisão do TJ/RS.

Cansados de esperar uma solução rápida, os demais clubes das Série C e D decidiram juntar forçar para pressionar a CBF e tomar medidas que garantam o início imediato das competições.

A guerra de liminares nos faz reviver os tempos em que o futebol brasileiro era uma zona total, com viradas de mesa vergonhosas e falta de credibilidade. Que o digam Náutico e Fluminense, beneficiários da esculhambação política do nosso futebol.

A confusão das séries C e D, por sua vez, não parece atrair a atenção de ninguém, pois poucas são as notícias sobre o imbróglio nas grandes mídias do país. Com interesses voltados para as séries A e B, a imprensa pouco se importa com a cozinha do futebol brasileiro.

Com algum esforço, já que a minha preocupação é com o Santa Cruz, sou capaz de entender as ações impetradas por Brasil/RS, Rio Branco/AC, Araguaína/TO e Santo André/SP. Contudo, incompreensível mesmo é a ação do Treze/PB, que sequer é parte interessada e, portanto, jamais poderia herdar a vaga da Série C, pois independentemente de quem cairá para a D, só cairão quatro, o que não alcançará o oportunista clube paraibano. Não sei o que ocorreu por lá, talvez o desespero de considerar a impossibilidade de sair da Série D na bola, mas o fato é que algum dirigente tem em sua personalidade a mistura perfeita entre Lampião e Patolino e agiu como um camicase abilolado ao tentar conseguir à força o que não lhe é de direito. Pior ainda, o endosso da justiça comum à essa aberração. Espero que esse clube, acostumado a abandonar amistosos por não concordar com a decisão do árbitro, tenha a punição que merece.

No dia de ontem, finalmente a CBF tomou uma medida jurídica na tentativa de garantir o início da competição. Entre os clubes, exceto o atrapalhado e vivaldino Treze/PB, difícil dizer onde está a razão. Todavia, é fácil saber onde nasceu o problema. Os grandes responsáveis pela baderna das séries C e D são a CBF e STJD, pela falta de pulso e firmeza e pelo vexatório acordo com o Rio Branco/AC.

Apesar do otimismo de alguns dos presidentes de clubes, se depender dos envolvidos, a confusão na cozinha do futebol brasileiro não tem hora para acabar.

44 Comentários

  1. Geraldo Mesquita
    1

    Os campeonatos brasileiros das quatro divisões são interligados e consequentemente dependentes um do outro, em função do acesso e descenso. Não sendo resolvido tudo esta semana, com a determinação do inicio das série C e D, é imprescindível que os departamentos jurídicos dos clubes trabalhem para acionar a justiça no sentido de paralizar as série A e B. Com tudo paralizado e pela pressão que certamente acontecerá, a CBF e o STJD tomaraão uma atitude sem perda de tempo. Como é possível aceitar que num momento de tanta dificuldade para o nosso futebol, com a penalização de clubes que nada tem a ver com o problema, o presidente da CBF esteja passeando pelos Estados Unidos?
    Nós torcedores, também precisamos pressionar.

  2. Alõ diretoria! Vamos acionar a justiça, a CBF está tratando com descaso esse problema das séries C e D. Tem que paralisar as series A e B. Só assim vai se chegar a uma solução.

  3. pois é Dimas,

    Se o campeonato voltase domingo passado ou nesse próximo aconteceria que muuitos dos adversários que estavam ainda se organziando seu plantel iria considerar essa parada válida pra dar tempo de se organizar,e ficarimos tudo mais ou men0os nivelado.

    Agora com mais essa adiamento dessa semana acredito que vamos começar a ver times que sem estrutura e condições de manter o time sem tá jogando alguns pedidos de dispensa da competição.

    o Guarani/CE ou Icasa/CE pelo que li a usn dias é o primeiro da fila a caso isso se prolongue a pedir arrego!!

  4. (uma interpretação pessoal, parcial e limitada):
    Assistimos a uma tragédia no futebol brasileiros em 3 dimensões. Primeiro a cbf e sua vertiginosa incompetência. Segundo a justiça comum no Brasil, utilizada para fins futebolísticos. terceiros nossa imprensa.
    Como foi muito bem dito aqui, se a cbf houvesse agido com rigor no caso passado, o -4 de cg pensaria duas vezes antes de se aventurar nessa empreitada de todo ridícula.
    A justiça da pb dando liminar favorável a um clube de cg (o -5) a prejuízo de toda uma competição? E fica por isso mesmo? Quer dizer, se a liminar for cassada amanhã, quem vai pagar o prejuízo aos clubes que honestamente conquistaram em campo sua vaga para série C?
    O velho tema da nossa imprensa. Confesso que não tenho mais paciência para acompanhar nossa imprensa, em minha opinião, sempre muito simpática à coisa. Houve protesto enérgico de algum comentarista, expressão de indignação? Isso sempre acontece quando se fala naquele risível campeonato de 1987, ganho em campo pelo flamengo. Ontem mesmo, o ralf de carvalho começou a mencionar o assunto e depois derivou para rasgados elogios à pessoa do atual presidente da cbf. Vcs acreditam nisso? Um comentarista tarimbado elogiando aquela figura excêntrica? Pois, nem chegou a tratar propriamente do assunto. Logo passou a falar (muito) do time da barbie. Incrível. Que mal o Santa Cruz fez a esses “jornalistas” esportivos locais? O Santa Cruz pode padecer à míngua que esses ilustres não se indignarão nunca. Alias, esta tem sido a tônica, com o atual sistema de repartição de recursos da tv. A coisa com milhões o Santa Cruz com nada e todo mundo achando normal. Por isso acredito, que nossa vitória foi simplesmente épica. Por isso dou crédito a Zé Teodoro, limitado, mas melhor, em minha opinião, que mano meneses. Por isso minha perplexidade ante aos ataques disferidos contra nosso treinador por pessoas de nossa torcida – embora não acredite em teoria conspiratória nenhuma, nem má fé. Santa Cruz, contra tudo e contra todos, eita sina!

    • Leonardo Brandão
      4.1

      Em relação a imprensazinha de PE, é notório o total descaso nesse assunto tão importante que é a paralisação da Série C. Quando falam no assunto, dão informações absurdas que qualquer pessoa que entenda um pouco de direito consegue observar as asneiras ditas.

      O problema da imprensa esportiva de PE, no meu ponto de vista, é formação dos profissionais. Vemos uma série de jornalistas amadores, que não vão em busca da notícia de forma investigativa, apenas repetem o que leêm em outras fontes, ou então se utilizam das amizades com Dirigentes para dar notícias.

      Já critiquei algumas vezes aqui e vou repetir, até hoje fico arretado pelo fato de nunca ter visto uma matéria se quer que explicasse o motivo da derrocada do Santa Cruz para série D. Não houve nenhuma investigação nas administrações daqueles anos, pelo contrário a imprensa sempre preferiu colocar panos quentes e demonstrar sua amizade com os Presidentes daquela época.

      No mais é triste também ver que em nosso Site Oficial, se é que aquilo é um Site, não dê uma notícia decente sobre todo essa confusão. Para mim já era para existir uma nota do nosso Departamento Jurídico se posicionando a respeito, já que não temos informações da imprensa, que o nosso clube pudesse fazer.

    • Muito oportunas tuas colocações. Concordo. De fato, parece predominar a falta de formação e um jeito antigo e ultrapassado de fazer jornalismo esportivo. Compara com o povo dos espn da vida. (Que inclusive acho chato). Mas vc nota que o pessoal é muito bem informado. São verdeiros nerds do futebol. É um pessoal jovem e motivado, com conteúdo. Vc assiste e mesmo se não gosta de futebol – o meu caso – termina prestando atenção no que dizem. Aqui, numa palavra: lamentável. Você caracteriza bem. Repetem-se a exaustão, se atropelam, não falam direito, não criticam os clubes de forma incisiva. Vê o caso do campeonato de 1987 vencido pelo flamengo. O tema gera – no mínimo! – controvérsias no mundo todo. Aqui todo jornalista de PE diz cabalmente que a coisa é campeã. O que explica tamanha unanimidade? Quanto ao Santa Cruz, não vi nenhuma reportagem como a que vc sugere: desmandos administrativos, injustificada desigualdade na repartição de verbas televisivas? Pq a coisa predominou nos anos 90? Alguma opinião séria sobre o assunto? Por essas e outras, que comigo não tem essa história de Nordeste (vê -6 de cg) nem de PE (campeão foi o flamengo de 1987). Isso não é assunto nas escolas de jornalismo de PE? Não tem a especialização em jornalismo esportivo? Só tem gente da coisa?

  5. Milton Santos Jr.
    5

    Estranhas são as últimas declarações de Rubens Aprobatto:
    “Procurado pelo JC, o presidente do STJD, Rubens Approbato, que suspendeu as Séries C e D, não quis adiantar o seu posicionamento com relação ao pedido dos clubes. Mas afirmou que a decisão está atrelada à CBF. “Pela lei da física dois corpos não ocupam um mesmo lugar, não sei pela lei da CBF. A solução vai depender dela. Se decidir que a Série C deve ter 23 ou 24 clubes o problema é da CBF.”

    Pelo visto, a liminar que o STJD concedeu teve o aval da CBf. Estranhava muito que tivesse cunho estritamente jurídico. Quando se concede uma liminar, verifica-se em análise superficial: a existência do bom direito, o perigo na demora e, por último, mas não menos imprtante, o perigo na demora ao reverso, quer dizer, do potencial dano a outra parte ou a um terceiro se a liminar for concedida. Será que o ex-presidente da OAB não sabe o prejuízo que essa demora causa aos outros 57, 58 clubes. Por que levar em conta na fundamentação os argumentos do Treze cuja pretensão beira ao ridículo? Realmente inexplicável a conduta do STJD. Só uma tabelinha com a CBF para sair uma decisão teratológica dessas. Agora, só vai funcionar (falam em economia de 30 milhões) se os prejudicados permanecerem inertes. Isso não vai acontecer.

  6. Fábio Lucas
    6

    É por essas e outras que temos que sair de dentro desse esgoto. Já que a situação não pode ser mudada, nos mudamos para outra situação.

    Não vejo a hora de sair desse inferno.

  7. Fábio Lucas
    8

    Esta saindo algo para guardar por toda a vida e mostrar ao Netos que esteve lá, vendo tudo:

    https://p.twimg.com/Autz2UsCMAA1IgS.jpg:large

    • Leonardo Brandão
      8.1

      Aonde viste essa notícia, tem alguma informação mais detalhada sobre esse material??

    • Germana
      8.2

      Também estou muito interessada.
      Para quando?

    • Fábio Lucas
      8.3

      Não tenho grandes informações sobre o filme. Será lançado em Breve, em todo o país…

  8. TRICOLAÇO
    9

    Vocês estão se referido ao tal do aprobato, como se esse cara fosse um cidadão de bem. Ah! não virão nada….

  9. Geraldo Mesquita
    10

    Enquanto os clubes se debatem para sobreviver, tendo que fazer das tripas coração, tendo que pagar suas contas sem conseguirem jogar e consequentemente arrecadar, o presidente da CBF não tá nem aí.
    Qual será mesmo o tipo de preocupação do presidente da CBF, que atualmente passeia pelos States?

    http://blogdoari.futebolinterior.com.br/index.php?id_news=223693

  10. Inicialmente, pensei que me influenciara por alguma teoria da conspiração, mas agora acho as observações abaixo bem factíveis — em suma, o grande Milton Santos tem toda razão:

    – a cbf está pouco se lixando para a C e a D;
    – tem um profundo desprezo esportivo pelos seus clubes, a maioria do norte-nordeste
    – a C e a D são fardos econômicos, isto é, dão prejuízo a CBF
    – essa crise acelera o desaparecimento ou a falência de vários clubes (quanto menos clubes fora do eixo, melhor para a Cbf)
    – a Cbf foi, no mínimo, indiferente ao problema jurídico. Não descarto seu protagonismo em toda essa confusão.

  11. Maiela Jr.
    12

    Como postaram no Blog do Santinha, será que não tem nenhum FIDIRAPARIGA de um político desse (estamos em ano de eleição), que se diz PERNAMBUCANO TODO, que não tente resolver isso, ou será que PE só tem BI(vice)VAR, que tem moral nesta merda (pra não dizer porra)(pq que fica na moderação)?

    No mais, é beber, e só.

    Ô LAPA !!!!

    • óia a cobra
      12.1

      Eita caba macho du caraiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!

      Eu queria vê um juiz feito Maiela pra butar pra fuder nuns fídirapariga desses. Agente numa situação difici e ainda aparece uns fi de quenga pra atrapalhar.
      O negoço agora é o siguinte:
      ô lasca o cw ou quebra o pau, isto é, ou libera a C e D ou pára a A e B. O negoço agora é bater merda com dois palitos e deixar o sapisco batendo na cara.

      ô minino!!!!!!!! Pega essa meia cheia de merda que tá alí no canto da parede e jogue no ventilador, jogue.

  12. óia a cobra
    13

    Ói eu tô invocado!

    Amanhã eu vô ligar pra Antoinnnn!!!

    E por falar em Antoinnnnnnnn, domingo tem carreata em Areias, Antoin disse que se num tiver viajando ele vai. Vai ter trio eletrico e várias atrações.Eu também tô cum vontade de ir. Areias é um bairro das tres.

    E hoje vai dar pôico do 1º ao quinto. Com certeza hoje dá pôico na cabeça.

    Maiela chama Marcelo e Rubi e vamo tumar uma.

  13. Fábio Lucas
    14

    Amistoso confirmado.

    Santa Cruz x Campinense, domingo, 16:00′. R$10,00 é o preço.

    https://twitter.com/SCFC_OFICIAL/status/210455341291413505

    Bom teste. Campinense é o atual Campeão da Paraíba…

  14. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    15

    Olhem a ultima do timinho da paraiba,esse timéco deverá ser punido e seus torcedores receberem um Kg de sal no kágádô pra ficar ardendo até o fim do ano!!!http://www.arenanordeste.com/treze/treze-tenta-trazer-caso-serie-c-para-ser-decidido-na-paraiba

    • Geraldo Mesquita
      15.1

      Êles tentarão por todos os meios conseguirem o que querem, mas não terão sucesso. O campeonato finalmente será iniciado e o 13 será punido pela CBF. Em Janeiro, a CBF reduzirá a pena e transformará quem sabe em cestas básicas, e todos ficarão felizes para sempre.

  15. PEDRO ZIMMERLE
    16

    As torres de iluminaçao serao leiloadas, está no http://www.blogdotorcedor.com.br.
    Por essas e outras que sou favorável a mudança da razao social do nosso clube que com certeza acabaria com essas dívidas do passado.
    Infelizmente o orgulho de muitos nao deixará isso acontecer!!!

  16. mais um tricolor
    17

    a cagada começou por culpa do STJD que puniu o Rio Branco injustamente, provavelmente, sem ler os autos do Processo. O clube do Acre foi punido por entrar na justiça comum contra ato Administrativo do Ministério Público. Ele só poderia recorrer a Justiça Comum, já que a matéria não era esportiva, pois se tratava de interdição do seu estádio pelo governo do Acre.Punido e afastado do torneio, o Rio Branco teve que apelar para justiça comum, porque a punição era absurda…Depois da lambança, a CBF quis consertar tudo, fazendo o acordo.
    Ora, se a vaga não for do rio branco (acredito que deva ser), deverá ser do Araguaina ou de ninguém, fica com 19 , o que não pode é o patético treze pleitear nada, já que ficou em 5º lugar e só subiam 4.
    Mas, voltando ao STJD, depois de fazer esta melada toda, suspende o campeonato, sem motivo nenhum, pois não existe ordem judicial neste sentido, atendendo a um pedido do Santo André e deixando todo mundo no prejuízo, numa decisão para lá de bisonha…é surreal

  17. mais um tricolor
    18

    Acho que quando Marin voltar, segunda, feliz com o aumento que ele proprio se concedeu, talvez tenha um pouco de boa vontade e faça o campeonato começar domingo.

  18. Também espero que a série C comece o mais rápido possível para o bem do futebol brasileiro.

  19. Gleibson
    20

    É foda mesmo Gilberto fazendo uma exccelente partida pelo Internacional e o Santa Cruz ainda não recebeu o dinheiro pqp.

    • E segundo informações da propria diretira do Santa o Inter deve 850 mil.

      Agora, eles tem dinheiro pra pagar 15 milhões ao São Paulo pelo Oscar.

    • A nossa diretoria tem que botar pra f… nesse timeco caloteiro do sul, esses 850.000 numa hora dessas seria bem vindo, já que com essa paralisação da série C os prejuizos só aumentam a cada dia.

    • Elvimário Araujo Júnior
      20.3

      Não faz sentido o Internacional dá o calote nessa negociação de Gilberto, o valor é pequeno pra eles, Gilberto vem sendo aproveitado no elenco. Deve existir algo mais que não temos conhecimento.

    • E o pior de tudo é que semana sim semana tambem dizem que já tá acertado a ida dele pra jogar em uma das bonecas aqui da cidade.

      Ou seja, nos tiram o jogador, não pagam e ainda querem liberar pra rivais!!

  20. Enquanto isso, metade dos clubes ameaçam entrar na justiça para paralisarem as séries A e B. O Presidente do Paysandu disse que só espera uma resposta da CBF até Domingo, do contrario os clubes prejudicados vão à justiça pedir a paralisação de todas as séries.

    http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=117926

    • Paulo Fonseca
      21.1

      O processo no STJ já está na mão do juiz:

      PROCESSO : CC 122830 UF: PB REGISTRO: 2012/0111610-1

      NÚMERO ÚNICO : 0111610-64-2012.3.00.0000
      CONFLITO DE COMPETÊNCIA

      06/06/2012 – 11:15 – CONCLUSÃO AO(À) MINISTRO(A) RELATOR(A) – PELA SJD

      06/06/2012 – 11:00 – PROCESSO DISTRIBUÍDO AUTOMATICAMENTE EM 06/06/2012 – MINISTRO MARCO BUZZI – SEGUNDA SEÇÃO

      05/06/2012 – 10:06 – PETIÇÃO ORIGINÁRIA PROTOCOLIZADA EM 05 DE JUNHO DE 2012.

  21. Fábio Lucas
    22

    Olha aí o processo que pode nos devolver o campeonato:

    Versão para impressão
    PROCESSO :
    SLS 1586 UF: RS REGISTRO: 2012/0110895-7
    NÚMERO ÚNICO : 0110895-22-2012.3.00.0000
    SUSPENSÃO DE LIMINAR E DE SENTENÇA VOLUMES: 1 APENSOS: 0
    AUTUAÇÃO : 04/06/2012
    REQUERENTE : CONFEDERACAO BRASILEIRA DE FUTEBOL CBF
    REQUERIDO : DESEMBARGADOR RELATOR DO AGRAVO DE INSTRUMENTO NR 700486992768 DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
    RELATOR(A) : Min. PRESIDENTE DO STJ –
    ASSUNTO : DIREITO CIVIL – Pessoas Jurídicas – Associação
    LOCALIZAÇÃO : Entrada em PRESIDÊNCIA em 04/06/2012
    TIPO : Processo Eletrônico

    http://www.stj.jus.br/webstj/Processo/Justica/detalhe.asp?numreg=201201108957&pv=000000000000

  22. No próximo domingo o nosso Santa Cruz irá fazer um grande jogo no Arruda contra o campeão paraibano, o Campinense. Vai ser um grande jogo por isso espero a torcida mais apaixonada do Brasil lá para apoiar o mais querido. Vai ser um grande jogo. Vale a pena assistir. Vamos ao Arruda domingo família tricolor.

    • Pois é

      Eu tava vendo o elenco do Campinense atual ficaram com os principais destaques do time, da seleção do campeonato paraibano 7 jogadores estão no elencoatual incusive o sempre perigoso Warlei leeito craque do campeonato paraibano e um tal de Potita atacante que foi eleito a revelação d campeonato e parece qu não vai jogar contra nós por está machucado!!

      Realmente tem tudo para ser u mgrande teste pra o tricolor do Arruda!

  23. Tribomjardim
    24

    O ca$o Gilberto é mais um dos mi$tério$ do Arruda…ficará para sempre sem explicação…..ele só não está hoje na barbie ou na coisa pelo amor ao SANTA…….depois falam que falta $$$$$$$…eita gota!!!!!!!!!

    • Gleibson
      24.1

      a mesma coisa vai ser com o zagueiro Renato camilo que saiu o mes pasado

  24. hoje eu recebi um email do meu filho do recife avisando que meu neto joão lucas (quinho) no sabado que vem vai jogar no arruda estou muito feliz e torcendo para ele jogar igual ao avô que vai ser craque de bola quem viver vera estou muito feliz saudações a todos tricolores em especial aos da tosa

  25. estou com muita saudade das nossas viagens para ver o arruda lotado é que é estadio no pais que lota de verdade

  26. TRICOLAÇO
    27

    Toda essa confusão com as divisões inferiores do futebol brasileiro, levanta outras questões: até que ponto os interesses privados sobrepõem-se ao coletivo. O club dos 13 domina a CBF, que discrimina as verbas, tornando a competição injusta. Deixando duas regiões altamente estratégica fora da festa do futebol. Onde está as autoridades políticas desse país, que não sugerirão ainda a intervenção nessa bagunça, e diga de passagem, gerada por ganância e egoísmo. Será, que se esqueceram das riquezas da Amazônia, onde estão por exemplo: o Nacional de Manaus, o Paysandu, o Remo e etc? E do litoral nordestino, mais próximo da Europa e EUA? Do povo com certeza! Mas Povo tem alma, e alma reage. E não pode trata-lo dessa forma. Cadê os deputados, senadores e procuradores da república e etc? Futebol é Povo e Povo é pra se respeitar!

    • O presidente executivo do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, anunciou, na última quarta-feira (6), que o Tricolor tem um amistoso marcado para o próximo domingo (10), às 16h, no estádio do Arruda, contra o Campinense/PB. Ele concedeu uma entrevista na tarde desta quinta-feira (7), para explicar o motivo do compromisso coral.

      “Por conta da paralisação, nós resolvemos fazer o jogo contra o Campinense. Será um amistoso contra um adversário paraibano tradicional do Santa Cruz, que tem uma rixa antiga e, portanto traz um atrativo bastante interessante, principalmente porque nós, inclusive, podemos estrear algumas contratações e mostrá-las para a nossa torcida”, disse.

      SÉRIE C

      Diferente do que foi divulgado sobre a ida do mandatário coral ao Rio de Janeiro, os clubes da Série C do Campeonato Brasileiro não encaminharam nenhum recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). ALN esclareceu que isto não aconteceu, até porque vai de encontro à legislação brasileira, que não permite que os clubes entrem na Justiça contra a CBF.

      “Isto iria contrariar a legislação brasileira. Os clubes não podem entrar na Justiça contra a Confederação Brasileira de Futebol, porque a legislação brasileira não permite. Quem assim o faz contraria o que prescreve a contra-regulamentação do regimento da CBF e dos seus filiados que, no nosso caso, é a Federação Pernambucana de Futebol”, afirmou o presidente tricolor.

      Ele ainda afirmou que acredita que a decisão do STJ possa sair até esta sexta-feira (8) sobre o início da competição. Caso esta decisão saia mesmo nesta semana, a bola poderia rolar para a terceira divisão do futebol nacional já no dia 17 de julho. O presidente ainda aproveitou para cutucar a CBF, afirmando que ela não soube usar a lei, que sempre esteve ao seu favor.

      “Eu sou otimista, então eu acredito sim, pois o Direito é muito bom. Eu admito que houve precipitação em decisões as quais não tiveram o menor sentido da forma que foram tomadas. Mas enfim, independentemente disto, a CBF deveria ter usado as prerrogativas que a lei lhe dá, de levar adiante o futebol brasileiro”, falou o mandatário coral.

      PREJUÍZOS

      O presidente tricolor também falou a respeito dos prejuízos que o clube teve com esta suspensão da série C. Segundo ele, na prática, os danos corais poderão atingir a marca dos R$ 800 mil, caso a competição não seja iniciada logo. É bom lembrar que a esperança é de que o torneio seja iniciado no dia 17 de junho, portanto, já seriam três semanas de atraso.

      “Eu estimo em algo entre R$ 700 mil a R$ 800 mil. É importante que o torcedor do Santa Cruz continue pagando em dia as suas mensalidades de sócio. Eu peço que no domingo venham ao clube e participem conosco deste amistoso contra o Campinense, para que a gente possa, pelo menos enquanto não reinicia, dar manutenção às nossas condições de atuação”, declarou ALN.

      REUNIÃO

      O desembargador Bartolomeu Bueno, que também foi ao Rio de Janeiro, declarou que ficou muito chateado, pois a CBF não enviou ninguém do seu departamento jurídico para a reunião. Além disso, afirmou que o presidente da entidade não demonstrou interesse no encontro, já que foi assistir aos amistosos da seleção brasileira. ALN, porém, disse que foi bem recebido.

      “O presidente José Maria Marín estava acompanhando a seleção brasileira. Nós não marcamos audiência com ele. O desembargador Bartolomeu Bueno esteve conosco, sendo solidário com a diretoria do Santa Cruz, como sempre. Nós terminamos sendo recebidos pelo diretor de competições da CBF, que nos recebeu muito bem”, concluiu Antônio Luiz Neto.

      http://blogesportepernambuco.blogspot.com.br/2012/06/presidente-apela-para-presenca-da.html

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *