Ressaca

Ressaca

Depois da merecida conquista germânica, eis que nos chega a ressaca da Copa. Este enfado, contudo, é gostoso, reconfortante. Afinal, os jogos foram sensacionais e o apocalipse profetizado nos meios de comunicação tradicionais não se consumou (veja pesquisa do Datafolha). Ao contrário, forçado pela constatação evidente da mídia estrangeira e torcedores de todo o mundo, o Brasil rendeu-se ao sucesso do evento dentro e fora de campo. De quebra, a polícia brasileira ainda escancarou uma quadrilha internacional que atua na venda ilegal de ingresso, que nem as eficientes polícias do primeiro mundo haviam conseguido desbaratar. O complexo de vira-latas foi vencido pela realidade dos fatos. O Brasil não é o melhor dos mundos, aqui nem tudo são flores, longe disso, mas é preciso dar a César o que é de César.

Contudo, a ressaca não nos deu tempo de recuperar as forças e partir para outra. O fígado ainda sente e, mesmo assim, dois dias depois da final da Copa do Mundo entre Alemanha e Argentina os times da Série B já estavam em campo, entre eles o Santa Cruz. Havia grande expectativa sobre a retomada da competição, em saber como o escrete coral iria se portar, se o período de recesso trouxera benefícios, se as contratações vieram para, de fato, qualificar o grupo e não apenas para compor.

Confesso que minha avaliação do primeiro jogo coral depois da Copa do Mundo é contraditória. Ao mesmo tempo em que vejo evolução no esquema tático e na participação dos nossos homens de meio-campo – ao contrário de muitos, acho que Carlos Alberto e Sandro Manuel fizeram boa partida – não gostei da reposição de bola, com os excessivos chutões do goleiro e da defesa, das falhas nas finalizações, da constatação de que nosso lateral direito contratado deve ser pior do que Nininho, já que este permanece titular. Sem contradição apenas o uniforme coral, horrível de dar dó, incrementado na feiura com meias inspiradas no palhaço Pimpão, parafraseando uma frase de Eduardo Ramos. Para aquilo lá, ridículo é pouco. Se não houve aditamento, este é o último ano do contrato com a Penalty. Hora, portanto, de novos horizontes e fornecedores de melhor estatura.

Mas retomo o monólogo sobre o jogo. É bem verdade que o juiz marcou um pênalti inexistente quando o Santa Cruz dominava as ações e buscava o empate e que o Vasco já não é o mesmo Vasco de antes da Copa. Está melhor. Basta ver as estreias promovidas pelo adversário na fatídica terça-feira. Além do mais, o time de São Januário manteve a serenidade e soube definir e administrar o resultado.

É positivo e frustrante ao mesmo tempo perceber que o Santa não se intimida ao jogar fora de casa, mas desperdiça oportunidades de ouro para matar o jogo. O Vasco tem tudo para fazer o que fazem todos os clubes que tem o privilégio da disparidade das cotas de TV e retornar à Série A sem dificuldades, apesar da esculhambação que sempre caracterizou o clube carioca desde os tempos de Eurico Miranda. O Santa, por sua vez, esculhambado administrativamente desde os anos oitenta, tem muito a provar e a mostrar, se quiser ser digno de merecer vaga na Primeira Divisão. Nosso campeonato, ainda é cedo para afirmar, talvez seja mesmo com os outros dezoito clubes. O jogo contra o Vila Nova, lanterninha disparado – e por isso mesmo – ainda não pode dar uma ideia do nosso papel nessa competição. Se vencer, não será mais que obrigação; se perder, a crise tornará a bater a nossa porta.

Por fim, mesmo fora da nossa órbita, lamento a saída do jornalista Carlos Lopes do Blog de Primeira. Não o conheço pessoalmente, mas o considero um dos raros jornalistas esportivos isentos de Pernambuco. Seus textos são certeiros e costumam por o dedo na ferida. Daqui, da nossa redação, a gente aguarda conhecer o novo destino do jornalista para voltar a acompanhá-lo.

A Carlos Lopes, boa sorte, onde quer que vá.

110 Comentários

  1. Tão pedindo Gamalho no banco, eu discordo. Ele joga bem, deu passes importantes e botou umas três na trave, além do mais, Betinho é fraco. Precisamos de zagueiros, Marlon e Vera, nossos únicos suplentes, são dois loucos. Natan já está treinando, Wesclei sabe jogar, Carlos Alberto também. Acredito na transposição de capacidade. Com uma intensidade grande vai dar pra fazer uma campanha positiva no que tange a subimento. Bora!

  2. Hélio Mattos
    2

    Rapaz, pensei que só eu achava aquele meião horroroso!

    No mais, que juizinho sem vergonha heim?
    Com um desse aí do nosso lado meu filho, o Santinha chega até a final do mundial.
    Não foi somente a falta do segundo gol, nem o pênalti que ele “se equivocou” não.
    Eu já estava na bronca com ele desde que o jogo começou.
    E aquela falta que ele deu quase na linha da grande área, que não deu em nada, mas que foi a mais absurda de todas?
    Coisa mais triste estarem falando em remodelação de toda a estrutura do futebol brasileiro, e continuarem com estas práticas nefastas, como se fosse de um direito divino, como se fosse algo pelo qual a gente já devia estar esperando.
    Sei não viu?
    Desse jeito o pentacampeonato brasileiro vai virar uma distante lembrança, de dias não vividos pelos nossos bisnetos…

  3. TRICOLAÇO
    3

    Vem aí: TANDAN DAN DAN DAN…..,caça rato!

  4. TRICOLAÇO
    4

    Essa piada já não tem mais graças.

  5. santana Moura
    5

    Minhas concordâncias são:

    A COPA foi um sucesso e um tiro no pé dos pessimistas;
    A Alemanha mereceu levar o caneco.
    A Parcela da Polícia brasileira deu um banho nas internacionais, apesar dos pesares.
    O Santa melhorou seu jogo, mas precisa afinar a pontaria.
    Depois de ver goleiros excepcionais na copa do mundo, creio que Tiago merece um melhor treinamento para asir da barra, para cobrir os ângulos, para repor a bola em campo.
    Os chutões de longa distância me lembram os jogos de usina, uma estatística simples podem indicar o quão infrutífera é esta ação. O Santa perde a bola, com isto e dá mais espaço para os ataques adversários, isto é muito elementar, não é possível que ninguém perceba.
    Dimas como sempre nos brinda com um ótimo texto.

  6. Pedro zimmerle
    6

    O Santa realmente jogou bem, o juiz do c13 estava intimidando os nossos jogadores desde o início do jogo, a falta que originou o gol que por sinal THIAGO falhou por não ter saído na bola não houve, muito menos o penalty. Incrível a imprensa não ter falado nada sobre a péssima arbitragem.
    Gostei da atuação do time no geral, Carlos Alberto vem jogando bem! precisamos melhorar na cabeça de área pois Sandro M. não está bem.
    Eu sinceramente não gostaria de voltar a primeira divisão esse ano temos que nos estruturar para não passarmos vergonha, espero fazer um bom campeonato pois acho mais saudável pro Santa.

  7. Arnildo Ananias de Oliveira
    7

    BOAS NOTÍCIAS EM TERMOS DO JURÍDICO (E, CONSEQUENTEMENTE DE ARRECADAÇÃO) DO SCFC:

    jogaremos sábado contra o Ceará com venda de ingressos ao público. O jogo de 4ª f contra o Botafogo/PB é que será de portões fechados. Entretanto, esse jogo de 4ª f tb é de suma importância pros cofres do Clube e pra um pouco mais de exposição do Clube à mídia Nacional.

    Vejam o LINK:

    http://www.santacruzpe.com.br/noticia.php?id=1655

    Esse EDUARDO LOPES É PHODA!

    SAUDASANTA

  8. Eduardo Ramos
    8

    Time sonolento e desarrumado. Pênalti infantil do mediocre Nininho. Tiago Cardoso, o pior goleiro do Brasil em defender pênaltis.
    Juiz não marcou pênalti claro em favor do Santa Cruz.

  9. Artur Perrusi
    9

    Pelada muito boa de se ver. Com jogadores divertidos, errando todo e qualquer passe, mesmo os de cinco centímetros. No segundo tempo, a comédia promete.

  10. Eduardo Ramos
    10

    3 constatações inquestionáveis no jogo de hoje, quando o Vila Nova fez mais gols do que nos outros 11 jogos e voltou a vencer após exatos 6 meses:
    1. Não temos laterais: Nininho e Renatinho são péssimos;
    2. Não temos treinador: a transposição da competência é um derrotista;
    3. Não temos diretoria: omissa e subserviente ao incompetente Sandro Barbosa.

    Em suma: do jeito que está, do Centenário só iremos nos lembrar de C (série C).

  11. Artur Perrusi
    11

    Seremos rebaixados. É um fato tão incontornável quanto o sol amanhecer todos os dias. Assim, proponho que nosso pusilânime presidente envie carta a CBF dizendo que não entraremos mais em campo (pra quê?), pois é preferível o W.O do que passar vergonha.

  12. Ser torcedor do Santa Cruz nessa série B é um martírio.

  13. Só tem pagodeiro no Santa Cruz. Precisamos fazer uma limpeza geral.

    • Eduardo Ramos
      13.1

      Não observa quem não quer: Pingo só joga 30 minutos. Cansa e para.

  14. marcelo almeida
    14

    Impressionante é ouvir a justificativa: Ainda estamos avaliando o elenco pra ver se precisa contratar. PQP 10 X 1.000! ESSES @#$# PASSARAM 40 DIAS FAZENDO O QUÊ????? E que lógica é essa de contratar pra botar todos no banco pra ir avaliando aos pouquinhos??? FORAM 40 DIAS…QUARENTA DIAS…Isso é desculpa de quem não tem tempo, tá com um jogo atrás do outro…MAS TIVERAM 40 DIAS…ISSO SE CHAMA NO MÍNIMO IRRESPONSABILIDADE PROFISSIONAL…

    • marcelo almeida
      14.1

      Acho que passaram 40 dias analisando os jogos da Copa pra ver se uns dois ou três jogadores dessas seleções teriam condições de jogar no Santa Cruz: SANDRO BARBOSA até avaliou positivamente DROGBAR, apesar da idade, mas pro azar DROGBAR não passou antes pelo SPORT e foi dispensado…E sem esse item no currículo SANDRO BARBOSA veta logo…

  15. Tricolor Revoltado
    15

    Um time sofrível;

    Um futebol de 3ª ou 4ª divisões.

    Alguém aqui já disse que temos a obrigação de ganhar e ou engrossar com times grandes. Mas eu pergunto: qual o time grande dessa segundona? O vila?

    Outra: temos time pra engrossar com alguém? memo, nininho, renatinho, pingo, everton…

    Nosso time é fraco. Não adianta apelar. Os resultados são o reflexo da nossa qualidade em campo e da teimosia de muitos treinadores. Não é falta de sorte. É falta de competência técnica mesmo.

    É injusto estarmos no miolo da tabela. Nosso lugar é entre os quatro que merecem cair. E tudo indica que chegaremos lá. Guedes está providenciando isso.

    Nossa defesa é um Deus nos acuda. Todos, eu disse todos os ataques do vila deixaram nossa defesa em pavorosa. As laterais inexistiram e o nosso meio não dá cobertura alguma. memo é peça decorativa, sandro dormiu em campo e danilo errou quase todos os passes. Pergunto: para que jogar com 3 volantes se eles permitem tomarmos 3 gols do lanterna da competição? Detalhe: o vila veio a campo com 5 estreantes. E léo – tenha santa paciência – só faz gols jogando no Arruda.

    Acreditei por algum momento em Guedes, mas um treinador que insiste com nininho não merece ser técnico do Santa Cruz. E o pior: depois de levarmos dois gols (o 2º e o 3º) por inoperância do nosso lateral é que Guedes troca o jogador. Guedes, VTNC.

    Se fôssemos um CLUBE SÉRIO, Guedes não colocaria, outra vez, os pés no Arruda. Ficaria lá mesmo para as bandas do sul. Guedes, VTNC.

    E o nosso presidente vai às rádios (SE FOR) dizer: está tudo dentro do planejamento, Guedes perdeu quando podia perder!
    Guedes e ALN, VTNC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Trocou Nininho porque ele pediu pra sair por contusão. Se não só sairia no proximo ano.
      Constataçao cruel, contrataçōes pra tentar não cair. E a gente sem oposiçao, sem opção.
      Time limitadissimo. Constantino pra presidente. Que pecado estamos pagando?

  16. Tricolor Revoltado
    16

    Tô puto e de quebra meu comentário não sai.

  17. O contrato com aPenalty vai até março de 2015…

    Em 2013 a suma inteligência da nossa diretoria prorrogou o contrato por 3 anos, mesmo sabendo que a virada do segundo pro terceiro tinha o centenário e surgiriam outras propostas… muita burrice.

  18. Marcio Goiano usou a mesma tática de quando foi treinador do CRB e ganhou da gente uma vez e empatou outra:

    Qual? pressão em cima de Renatinho. O BUUURRRROOOO do treinador troca de volante e só cobre a direita.

    Se queria reforçar a marcação era so botar um 3-5-1 no segundo tempo liberando os laterais.

    EU TAMBÉM ESTOU INDIGNADO!

  19. Quarta feira tem um jogo importantíssimo e sem torcida, como vamos jogar com um time acomodado, um treinador moleza e um presidente pusilânime?

  20. além de tudo isso some-se os erros dos juizes sempre contra e 3 bolas na trave em dois jogos.

    • marcelo almeida
      20.1

      Poi é Coral…mas o Vila Nova não chutou nenhuma bola na nossa trave e nem deu uns quinhentos chutes em cima de nosso goleiro como chutamos no dele e fizeram mais gol que a gente: ou seja foram mais competentes…

    • Tricolor Revoltado
      20.2

      Pois é Coral, afinal, futebol é bola na rede. E bola na rede é competência. Se chutarmos 1000 bolas na trave e o adversário acertar só uma no nosso gol, perdemos por incompetência.

  21. marcelo almeida
    21

    Os contratados durante os 40 dias tão no banco pra entrar aos pouquinho…É uma tal de TRANSPOSIÇÃO…o VILA NOVA ESTREIOU UMA MEIA DÚZIA HOJE E NOS VENCERAM…Já passou da hora de TRANSPOR uns e outros das cartolagens do SC…Agradecido a eles por glórias passadas que com eles não voltaram pois o nível agora está acima da capacidade deles…Desculpem se estou sendo injusto com alguém mas é o que está TRANSPARECENDO…

  22. Após três meses de trabalho, Sérgio Guedes vê Santa Cruz com sua cara

    essa é manchete do globoesporte… tá certo mesmo

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    23

    ACREDITEM SE QUISER:

    nas 11 rodadas anteriores o Vila Nova fez 2 míseros gols! Hoje, no jogo contra o Santa Cruz, fizeram 3 gols (numa única partida)!

    Q TODOS OS DEUSES TENHAM PIEDADE DE NÓS!

    SAUDASANTA

  24. marcelo almeida
    24

    E por falar em tentativa de solução do meio pra frente, cadê RANIEL????? O menino vai pegar uma pneumonia nessa GELADEIRA…

    • Eduardo Ramos
      24.1

      Tá no sub-20. Aprendendo a Transposição da Competência inserida no contexto filosófico do adolescente em fase de maturação psicossocial.

    • marcelo almeida
      24.2

      Ah!!! Professora Santana nos ajude por favor a entender essa TRANPOSIÇÃO onde é preciso piorar para melhorar, sem mudar…Pois minha capacidade psicológica está INTRANSPONÍVEL a compreender esta lógica…

  25. Fudeu! Levar três gols do lanterna com junior xuxa e jeime fulminou qualquer esperança nesse time. Até o final a briga vai ser pra não cair. Soframos.

  26. marcelo almeida
    26

    Professora Santana, nos ajude por favor a entender essa TRANPOSIÇÃO onde é preciso piorar para melhorar, sem mudar…Pois minha capacidade psicológica está INTRANSPONÍVEL a compreender esta lógica…

  27. Tricolor Revoltado
    27

    Se houvesse seriedade no Arruda, Guedes teria sido demitido ainda no serra dourada. Como é que contratam um caminhão de jogadores, por conta das muitas deficiências do plantel, e nenhum desses caras tem futebol pra mandar um nininho ou um memo pra PQP.
    FORA GUEDES!!!!!!!!!!

  28. Raniel foi pego no anti-dopping no jogo contra a barbie (ficou no banco) no PE e está suspenso preventivamente pelo TJD. Nada foi divulgado porque é de menor… o que faz que surjam comentários sobre a “substância” encontrada, que não foi divulgada.

    Por isso ele nunca mais foi relacionado.

    • …e ele se negou a fazer exame de contra-prova, o que é admitir culpa.

    • RANIEL jogou ontem dia 19 pelo sub-20 e o santa venceu de 4 x 0 o time do jaguar,então não sei de qual Raniel você está falando.

    • é esse Raniel mesmo, pode procurar as noticias até na globo já saiu … deve ter podido jogar porque sub-20 não deve contar, só profissional.

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    29

    E A NOSSA SINA CONTINUA: perder pra time com ex-jogador nosso.

    Aliás, ñ entendi até hoje o porque da saída do Xuxa q se definia tricolor de coração e, também, filho de pais tricolores. Tal qual o DM9 isso também foi obra do Vica?

    CUIDADO POIS O BOTAFOGO/PB VAL CONTAR COM O PANDA.

    SAUDASANTA

  30. Sinceramente, perdemos o toque de bola do meio de campo. Carlos Alberto fez falta, más não era prá ser tanto. A pesar do gol de Pingo e de Danilo Pires, Léo é ainda o jogador mais conciente deste time. Sérgio treina tão mal o time, que o artilheiro que era prá ser servido, vive servindo.
    Gostaria de ver Wesclei e Carlos Alberto no meio de campo e se Natan voltar, entraria no lugar de Pingo. Léo Gamalho e Natan no ataque. Renatinho e Nininho devem sair prá entrado de qualquer um em seus lugares. A zaga, é outro calo. Tiraria apenas Everton Sena.

    • Eduardo Ramos
      30.1

      Concordo com sua análise, todavia, os dois laterais têm que sair, e logo. Nossa zaga é muito ruim, e o menos ruim, é Renan Fonseca. Quem deve ser mantido é Bileu.

  31. TRICOLAÇO
    31

    O Santa Cruz é um grande boi, anêmico e cambaleante, empestado de carrapatos ávidos por chupar até a última gota de seu sangue. FORA OS PARASITAS, VIVA O SANTA CRUZ F.C.!

  32. Tricolor Revoltado
    32

    Assisti ao replay do jogo do vascú com o mequinha, 1×1. Vi um vascú sendo o tempo todo beneficiado pela arbitragem e vi um américa ajustado, com uma defesa compacta e com laterais que sabem sair pro jogo sem descompor a defesa. Comparando a partida do mequinha com a nossa, contra o vascú, fica patente o motivo pelo qual não conseguimos arrancar pontos contra os vascaínos e acabamos derrotados pelo poderoso vila: Nosso time é MUITO FRACO! (grande novidade!)

    Nossa única vitória justa foi contra o BEC (2×0). Depois vencemos o JEC porque eles estavam com menos um (o que ajudou bastante) e desfalcados de titulares. Finalmente, vencemos a ponte, que também ficou com menos um, só que levamos um sufoco desgraçado da macaca que quase arranca um empate no fim do jogo.

    Então veio a ilusão: vencemos três… temos uma boa equipe…
    Ledo engano! O nosso verdadeiro retrato é o atual: 7 gols em duas partidas, com um futebol de 5ª categoria.

    Tivemos 40 dias para ajustar as deficiências que já foram cantadas e contadas em verso e prosa (desde o ano passado), mas, enquanto nossos adversários aproveitaram o período de 40 dias para aprimoramento e reforço, visando melhoria técnica, nós, insistimos com uma equipe de baixíssimo nível. Afinal, vencemos três jogos… Resultado? tomamos 3 gols de um time com 5 estreias e que não havia feito mais de 2 gols em toda a competição.

    A derrota de ontem desnudou tudo que nós temos no plantel:
    Jogadores inúteis: adilson, emerson, keno, etc…
    Jogadores protegidos: memo, nininho, renatinho, everton, renan…
    Jogadores ruins: pingo, nininho…
    Técnico conversador: transposição do k_r@lho que o parta (eu teria demitido-o ainda ontem, no vestiário).

    O futuro?
    ora é simples: uma vitória aqui, um empate ali, derrotas e desculpas “transposicionais”.

    O time? o mesmo, que NÃO vai ascender e sempre vai correr o risco de cair e que não vai trocar de técnico nem de jogadores.

    E a torcida?
    a torcida que se f_o_d_a futebol clube, tendo que ver nininhos, renatinhos, evertons, memos, renans e companhia lascarem o pouco que restou do Mais Querido, depois dessa derrota vergonhosa.

    Como diria Arnildo: “QUE DEUS TENHA PIEDADE DE NÓS”, porque nossa diretoria não tem!

    • perfeita a análise… some-se a isso a incompetência da diretoria, da presidencia, e absoluta inexistência de patrimonial e conselho.

    • Eduardo Ramos
      32.2

      E no final, vamos aturar as desculpas esfarrapadas de sempre.

  33. TRICOLAÇO
    33

    O Santa Cruz é um grande club cambaleante, infestado de parasitas, sugando seus recursos. Temos que cura-lo. FORA PARASITAS! VITA O SANTA CRUZ FC.

  34. As nossas laterais tão muito mal servidas com Renatinho tamborete de forró e Nininho Tirulipa!

    A diretoria tem que fazer pressão perante a cbf, esbravejar sobre os excessos de erros que acontecimentos nosso jogos( e são erros capitais, de penaltis) aí depois no final do ano quando tiver pendente de escapar de rebaixamento ou de se classificar vão ficar só pensando na deficiência do time e nem lembram das “colaborações” de arbitragens!!

    Tiago Cardoso é fraco nos pênaltis, mas também ow goleiro pra ter azar nas cobranças dos batedores. Eu não me lembro qual foi o último penalti contra o Santa que bateram de forma defensável para nosso goleiro. Já diferente do goleiro da coisa tem muita sorte de receber pênaltis cobrados na área defensável do goleiro.

    O Santa adora levantar defunto, eu não vou me surpreender do Santa vencer bem o Ceará, LÍDER, na próxima rodada. Só espero que não camufle as deficiências evidentes das laterais e da proteção de zaga. E de um camisa 10 de verdade. Natan num iria voltar após as 2 rodadas?? já tá na hora então!

    Gostei da estreia do Bileu. Mas o que esse Emerson Santos faz pra merecer entrar todo jogo??

  35. André Santacruzense
    35

    O Santa Cruz contratou 8 jogadores e após 40 dias de preparativos nenhum tem condições de ser titular, isso é vergonhoso! Será que conseguiram trazer laterais piores que Nininho e Renatinho? Eu não duvido nada. Apesar de não fazer mais gols, L. Gamalho é um dos mais lúcidos em campo, quando ele saiu o time piorou ainda mais.

    Sérgio Guedes é ridículo! Muito fraco!

    Santa sempre!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Eduardo Ramos
      35.1

      Bileu me deixou uma boa impessão. Wesley não é mau jogador. Não sei sobre Tony mas o restante não presta.

  36. Eduardo Ramos
    36

    Copio do CoralNet:
    “”A gente achou que podia reverter (o placar) a qualquer momento. Fomos sonolentos. O momento é de frustração”, falou Sérgio Guedes em sua entrevista coletiva. “Não estou aqui transferindo culpa a ninguém, sendo que é hora de fazer reflexões”, acrescentou o treinador do Santa Cruz. ”

    É hora de fazer reflexões….o derrotista usava este mesmo chavão na Coisa. Levou um pé na bunda.

    Chega de tanto marasmo, de tanta incompetência, de tantas contratações injustificáveis. Primeiro ato: demissão sumária de Sérgio Guedes. E se possível, bota Sandro Barbosa no pacote.

    Demitir: Adilson, Emerson, Kone, e outros que nada vieram a somar no Santa Cruz.

    Contratar um técnico de atitude e jogadores para serem titulares.

    O resto é reflexão, transposição de conhecimento, …

  37. A cobra coral
    37

    PALAVRAS DO ESTAGIÁRIO CONSTANTINO JR.

    ” Segundo Constantino Júnior, o clube está passando dificuldades por conta dos jogos que aconteceram de portões fechados. Além desses problemas, ele relembrou as partidas em Caruaru pela Copa do Nordeste. Desta forma, convocou a torcida tricolor para comparecer em grande número para amenizar os problemas financeiros.”

    O que a torcida tem haver com a incompetência do PRESIDENTE/político E DO ESTAGIÁRIO ? Não aguento mais isso. Deveriam ficar calados e não chamar atenção da torcida.

    • santana Moura
      37.1

      Há um discurso de coitadinho que acompanha nossos dirigentes que já não encontra repercussão na torcida. Chega de complexo de vira-lata, passemos a adotar o complexo de Bull terrier. Temos uma torcida forte que não se mobiliza politicamente pra mudar o status quo.

    • Constantino e ALN,a torcida particular de vcs é a culpada,ela aliás nem paga ingresso.Agora Sandro Recife vem para apadrinhar seus amigos e quebrar o restinho.Cala a boca Tininho!

  38. Arnildo Ananias de Oliveira
    38

    ÊTA, COMEÇOU A “RENOVAÇÃO” DO FUTEBOL BRASILEIRO:

    contrataram DUNGA pra técnico da Seleção! PQP, mantida essa atual ESTRUTURA do futebol brasileiro, estaremos é PHUDIDOS. E mal pagos. O nosso Santinha se manter AD ETERNUM na “B” já será um passo de gigante!

    MORTE à essa tríade do mal: CBF-PLIM PLIM-C13.

    SAUDASANTA

  39. santana Moura
    39

    Prezado Marcelo Almeida, não posso opinar sobre a referida transposição, por não estar observando diretamente o fenômeno, mas temo que o Santa passe a adotar o discurso da seleção brasileira com o chamado apagão, que nós psicólogos do esporte costumamos chamar de amarelão!

  40. TRICOLAÇO
    40

    É, depois da queda o coice. DUNGA II, a vingança.

  41. Eu acho que o meio campo com Sandro Manoel(que jogou mal último jogo, mas tem credito ainda), Bileu, Danilo Pires e Carlos Alberto(Enquanto Natan não retorna). E mudar as laterais PRINCIPALMENTE NA direita. O time já iria evoluir bastante.

    Ainda acho que Renan e Everton estão sendo prejudicados pelo total buraco que se apresenta nas laterais do campo.

  42. Constantino não deveria pedir o comparecimento da torcida, deveria fazer seu trabalho direito. Faz o teu, que eu faço o meu. Teremos 430 mil se passarmos pelo Botafogo pb. Entrando com o mesmo time vamos perder em casa, portanto se precisa de dinheiro mude essa merda de time.. É desrespeitoso depois de contratar keno, adilson, marlon, julinho, emerson, entre outros, vir a público contar miséria. Quando Inconstatino aparece é constrangedor. E a busca por reforços continua, o negócio pode ainda piorar. vai ter empresário se dando bem, enquanto o clube toma no papeiro.

  43. Eduardo Ramos
    43

    Falou pouco mas disse tudo.

  44. Arnildo Ananias de Oliveira
    44

    REALMENTE TUDO ACONTECE CO)M O SANTA CRUZ:

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=96413

    PQP!

    SAUDASANTA

  45. O Santa Cruz esta sofrendo muito com esses jogos sem torcida, sem renda, tudo culpa de torcedor irresponsável. Agora eu fico pensando o que esta acontecendo com o tricolor do Arruda? Nervosismo, problemas emocionais, falta de ritmo, falta de entrosamento, descuido, falta de amor a camisa, etc. O nosso goleiro não sabe pegar pênalti. Agora, o importante é se preparar para vencer o botafogo da Paraíba nessa quarta-feira no Recife. Espero que o Mais Querido levante a moral e reencontre o seu futebol. Bos Sorte Família Tricolor.

  46. Eduardo Ramos
    46

    É o momento de acabar com reflexão, com transposição de conhecimento, com embromação: Dado Cavalcanti fez acordo com a Ponte Preta e saiu de lá. Entendo que é o melhor momento para demitir o derrotista Sérgio Cabeleira e trazer um técnico que se identifique com o Santa Cruz.
    É HORA DE ATITUDE!

    • Eduardo Ramos
      46.1

      Na minha concepção, se o Santa Cruz quer retornar à Série A, tem que demitir esse enganador e trazer Dado Cavalcanti.

    • tem Martelloti também disponível. Quem recebe Sandro m* no ventilador de braços abertos, não tem direito a mimimi com quem saiu pra ganhar mais (e pelo menos não falou mal do ex-clube, apesar de ter indicado Pedra).

    • E quem é doido pra querer subir Eduardo?
      Agente se dá por satisfeito se não cair.
      Quem vai se arriscar pra chegar na serie A com essa Diretoria organizada e competente que temos há anos?
      A moralidade e eleiçoes claras só Vão chegar nos clubes quando passar primeiro pela CBF.

    • Só um camicaze ou homem bonba aguentaria ver o Santinha um ano levando goleada na serie A.
      É bom lembrar que o A é de ALEMANHA.

  47. O problema do Santa Cruz é da diretoria, do treinador, dos jogadores e da inferno coral. É muita coisa junta afundando i clube.
    Precisa-se uma ampla reforma no clube para saírmos desse atoleiro.
    Quem dera só fosse treinador!

  48. sergio miguedes só cai se apanhar as duas, e olhe lá. nossos quatro zagueiros são péssimos, o que pode ser feito é trocar nininho e renatinho por laterais mais corpulentos e marcadores. memo e danilo são volantes pra série C. Sandro tinha ótimo escalte antes da copa, agora tá errando tudo. sergio enquanto só motivava e botava o time de vica em campo deu pro gasto, quando teve tempo pra treinar mostrou porque nunca ganhou nada.

  49. Sandro Sport Recife e Tininho voltaram com a corda toda.O primeiro quer a cabeça de Guedes pois o mesmo disse que reforços até agora só trazido por Sandro.Tininho virou um chorão,apanhou para o Vila,pior campanha do mundo,agora reclama datorcia.Rapaz,foi sua torcida organizada quem ferrou o clube.Pois é,reforço só de empre$ários amigos,o clube que se dane.

  50. Espero que o Santa Cruz jogue melhor e vença o jogo no tempo normal, porque se for para os pênaltis a gente perde, porque o nosso goleiro não sabe pegar pênalti. O legal é que a globo nordeste vai transmitir esse jogo.

  51. Eduardo Ramos
    51

    A campanha contra Léo Gamalho no twitter@Torcedor Coral não me parece ser apropriada. Tá jogando sozinho lá na frente e tem dado assistência para os outros fazerem os gols. O esquema tático (ultrapassado) de Sérgio Cabeleira Reflexão da Transposição de Campetência tem levado o time a essa situação.
    Dois zagueiros beques de usina (chutam a bola pra onde a venta aponta), dois laterais fracos (um foi barrado hoje), e um atacante que joga 30 minutos e morre em campo (Pingo), além de volantes limitados (Sandro Enceradeira, Memo Passe C e Danilo Central de Caruaru).
    Tomara que Tony acerte, que Bileu tenha oportunidade pois causou boa impressão, e que Léo Gamalho faça pelo menos 2 gols.
    Atenção! Dado Cavalcanti tá desempregado!!!

  52. Arnildo Ananias de Oliveira
    52

    Ñ AGUENTO: esse Memo, esse Renan Fonseca e esse azarento do Rembrandt.

    PQP!

    SAUDASANTA

  53. Eduardo Ramos
    53

    Intervalo de jogo e, um futebolzinho mequetrefe.
    Everton Sena, Renatinho, Memo, Danilo Pires e Pingo: jogadores de Série C.
    E Carlos Alberto? Peça nula em campo.
    Treinador confia no time. Diretoria confia no treinador. E a TORCIDA não confia nem no time, menos ainda no treinador, e muito menos, na diretoria.

  54. Eduardo Ramos
    54

    A qualidade do jogo faz jus ao público presente ao Arrudão.

  55. Memo tá horrível, perdendo passes demais, propiciando cotra-ataques fáceis pro adversário. O amarelo de Renan foi devido ao passe errado de Memo na frente se não tou enganado!

    O treinador já melhorou ao substituir Nininho da lateral, só falta agora Bileu no lugar de Memo e tirar Renatinho na lateral esquerda e deixar ele como opção no meio campo junto com Carlos Alberto na reserva esperando pra entrar quando Natan cansa( ou e machucar pra variar).

    O meio campo titular ideal pelo que vejo é Sandro Manoel, bileu, Danilo Pires e Natan! Com Carlos Alberto(mais cadenciado)o e Renatinho( mais velocidade) entrando no decorrer das partidas dependendo da situação e estilo do jogo adversário.

  56. Alguém sabe quando Tiago Costa volta?

  57. Eduardo Ramos
    57

    Dimas,leia o meu Post 51, principalmente sobre os fla de Léo Gamalho.

    Tás me devendo essa!

  58. Arnildo Ananias de Oliveira
    58

    Ñ SOMOS TÃO RUINS QUANTO SE APREGOAM NEM TÃO ExíMIOS QUANTO DESEJAMOS.

    Os passes de Carlos Alberto pro Tony (e dele pro Léo Gamalho) e do Renatinho pro Léo q resultaram nos 2 golaços de nosso artilheiro ontem, foram verdadeiras “pinturas”. O último então me lembrou daqueles passes categóricos de 50 m do Gérson (o “Canhotinha de Ouro”) qdo a Canarinha era Canarinha e ñ esse arremedo de time q essa CBFalcatruas vem impondo, goela abaixo, há vários Mundiais!

    Entretanto, o Renatinho está devendo (e muito) a responsabilidade daquela “avenida” na nossa lateral esquerda nos nossos últimos jogos e no 1º tempo de ontem q só melhorou com o auxílio do Pires no 2º tempo. E, por falar em 2º tempo, melhoramos da água pro vinho com a volta desse nosso garoto de ouro chamado Natan. Q os Deuses olhem por ele como também pelo Raniere pra que, respectivamente, ñ se machuque mais e tenha juízo pois são duas REALIDADES PROMISSORAS.

    Entretanto, os dribles q o Lenilson deu no nosso “cow boy” ontem, fosse eu o Renan Fonseca, penduraria hoje as minhas chuteiras. Ñ tá fácil aguentar o Éverton Sena, o Renan , o Memo e o Renatinho do 1º tempo! A turma se phode lá na frente, faz gols e essa defesa “entrega o ouro” de uma maneira ridícula tal como contra o Vasco, o Vila e no 1 X 1 de ontem, no fim do 1º tempo. Gostei tb do Tony. Parece ter potencial. Vamos aguardar mais pois, até eu, sexagenário, sou melhor q o Nininho.

    Acho o nosso q nosso time ñ deve NADA à maioria dos concorrentes desta série “B” e, se esse prolixo treinador conseguir arrumar essa defezinha, nos classificaremos à série “A” (q é o q interessa) e passaremos de várias fases na Copa BR, “com os pés nas costas”.

    É o q penso.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      58.1

      Você quis dizer, Raniel, certo? Tá entendido e tá aprovado! Grande abraço!

  59. Essa vitória do Santinha contra o Botafogo foi excelente, por isso espero que o Mais Querido jogue bem e vença o clássico nordestino de sábado, contra o Ceará. Com certeza vai ser um grande jogo. Vamos ao Arruda Família Tricolor, vamos apoiar o nosso querido Santa Cruz. O Santa precisa do nosso apoio.

  60. Arnildo Ananias de Oliveira
    60

    PQP, COM O RESULTADO DOS JOGOS DE ONTEM À NOITE DESTA RODADA,

    (re)comecei a sentir aquele “frio na espinha” pois ficamos a míseros 5 pontos do G4 de cabeça pra baixo. E o q é pior: próxima rodada vamos enfrentar o América/RN LÁ q, sinceramente, ñ lembro da última vez q o vencemos. E, se isso é recente, ñ lembro da penúltima! E, depois, pegaremos as bonecas – possivelmente em desespero – ávidas pra nos devolver aquela enfiada na Arena.

    E o pior é a quizumba q dá toda vez q o Éverton Sena abre a boca pra falar pros 4 cantos do Mundo o óbvio: QUE TEMOS Q TER CUIDADO, Q O ADVERSÁRIO É BOM, Q SICRANO E BELTRANO SÃO MATADORES, etc, etc. “Cruzemos os dedos” pois toda vez q ele desembesta a falar, na hora do jg até meu netinho de 5 anos faz gols de cabeça nessa defesa, na 1ª bola alçada na área pelo adversário.

    O q quero dizer é q o jg de hj ñ vale só três pontos. Vale uns trinta, pelo menos.

    Q TODOS OS DEUSES DO OLIMPO ESTEJAM DO NOSSO LADO MAIS TARDE!

    SAUDASANTA

  61. EdilsonSilva
    61

    Não precisa ser técnico para resolver o problema da defesa do Santinha, qualquer boleiro resolve, senão vejamos:
    1- Renatinho é um ala e não lateral, não faz a cobertura do zagueiro que sai para cobrir suas costas.Quando leva bola nas costas e o zagueiro sai na cobertura ele corre para combater o mesmo atacante, um erro primário, ele deveria ir para o lugar do zagueiro que sai, mais não sabe fazer isso, e também é mui baixo se a bola for cruzada pelo alto o que normalmente acontece ele ali é inútil, isto fragiliza nossa zaga. se o volante sai para a cobertura na lateral tira a proteção na frente da zaga e tomamos gol na segunda bola, tomamos vários assim, portanto é urgente que se coloque um lateral que saiba fazer cobertura, e ranatinho ficaria para quando precisarmos de um ala para atacar, ou seja se tiver no final em desvantagem.
    2-Se manter o mesmo futebol apresentado tony resolveu o problema
    pela direita, ataca bem pelo fundo e faz bem a diagonal para rematar ao gol ou pegar a segunda bola, vide patrick do Sport.
    3-os volantes Sando manoel é muito bom na siada de bola ,tem bom passe(o que fundamental para um volante, pois um passe errado na saida de bola gera contra-ataque),vide memo, perigoso pois a defesa está saindo, Memo masca melhor combativo porém a siada de bola é horrivel gera muios contra-ataque, tomamos muito gols.
    podeiamos colocar Sando Manoel e Danilo, teriamos boa saida de jogo, mais enfraqueceriamos a nossa proteção da zaga, a não ser que o time treine recomposição rápida após a perda de bola, mais isso e serviço para um técnico que infelismente não temos no brasil, as seleçoes europeias mostraram isso com bastante eficiencia no Mundial , mias nosso (professores) não aprendem.
    Vivo aqui nao europa e quase todos os times daqui fazem isso, na copa vimos varias vezes Robean da Hoanda dando combate na lateral ajudando a zaga, Muller varias vezes desce até a frente da defesa para ajudar.

  62. Eduardo Ramos
    62

    Essa defesa do Santa Cruz é uma piada: além de fraca, se posiciona de forma totalmente errada.

    Continuamos sem lateral esquerdo.

    Everton Sena não consegue dar um passe; só chutão pra onde a venta aponta.

    Memo tem que sair. Acredito que Bileu vai melhorar o rendimento do meio de campo.

    Esse Sérgio Cabeleira não sabe o que é posicionamento de defesa.

    Só resta uma esperança para o segundo tempo: Natan.

  63. Eduardo Ramos
    63

    Depois, a mesma conversa: a:defesa precisa prestar mais atenção.

    Quando que essa diretoria amorfa vai acordar pra realidade? Sem treinador e sem defesa, caminhamos rápido pra zona do desespero.

    • Vamos pra realidade: ninguem que sabe um pouquinho do que é futebol pode falar em acesso pra serie A. Com essa categoria toda: enquanto a torcida achar bons jogadores Everton Sena, memo, caça rato, keno,Nininho etc, não vamos sair disso.

  64. Tô nem aí,tô nem aí.
    Tivira diretoria; Quem tem que pagar os salários deste jogadores são vocês.
    Já cancelei a série B da sky.
    Agora vou relaxar com algo que me dê alegria. Fui!

  65. Pode dar o que der que esse Memo nem sai e nem se machuca.
    O cara é intocavel. Era pra recuar Danilo Pires e tirar o saltitante do Memo.

  66. Volta Nininho .Tony outra avenida. Caça rato a solução dos nossos problemas. Time de serie B disputant a C.

  67. marcelo almeida
    67

    Fico arretado com técnico que muda por posição, por número da camisa, conforme o resultado do jogo, independente da atuação do jogador dentro de campo…Na cabeça intransponível dele tinha que mudar de todo jeito um meia por um atacante de todo jeito e tirou o que tava bem…acabou com o poder de reação do time…

  68. Eduardo Ramos
    68

    Que tristeza…esse Sérgio Cabeleira, derrotista convicto, não relinchaporque a boca é pequena.

    Meu amigo Arnildo Ananias, meu caro Geraldo Mesquita, nós, privilegiados por termos visto e vibrado, com um meio de campo com Givanildo, Erb e Luciano, temos que aturar Memo. Que vibrou com Fumanchu, Nunes e Joãozinho, ter que ser torturado com Caça-Rato, Keno e Betinho.

    Sandro Barbosa, sai fora! Leva teus amigos! Esquece o Santa Cruz!

    Contratem Dado Cavalcanti! Sei que ele não foi do time vizinho de Arnildo e nem jogou com Sandro Barbosa mas, tenho certeza que ele faria desse amontoado de jogadores, um time de futebol.

    E a diretoria que arreia as calças pra Sandro Barbosa? É bem capaz de contratar algum ex-zagueiro banido da Ilha do Retiro pra ser a solução eessa defesa mediocre.

    O Santa Cruz merece respeito!

    • Não gosto de Dado não, não tem pulso firme com o elenco.

      Sandro tá f* o elenco de novo. Dispensa Sorriso e Panda, mas deixa mamando nas tetas do clube Éverton, Adilson, Caça-rato e o caminhao de terceiros reservas que trouxe tipo Betinho.

    • pra mim tem que chamar Martelloti urgrnte. ALN que engula a soberba dele, pq pra Sandro que deitou flação contra o clube ele não viu nada de anormal.

    • Eduardo Ramos
      68.3

      Penso que Dado amadureceu mas concordo que Martelotte também é um bom nome.

      Próxima derrota, esse derrotista cai. Tem que cair! Ou então, quem cai é o Santa Cruz.

  69. Arnildo Ananias de Oliveira
    69

    O ATAQUE TODO JG MARCA 2, 3 GOLs e ESSA DEFESA DE MERDA ENTREGA A RAPADURA. TODO JOGO.

    Se eu fosse o LG mandava essa porra TNC. E esse incompetente treinador burro-negro o q ainda está fazendo no Santa Cruz? PQP, Caça-Rato é jogador pra Cabense ou Centro Limoeirense. No máximo. Tirar o Danilo Pires e deixar em campo essa anta do Memo (q esnobou o Santa Cruz), sinceramente…

    Éverton Sena, Renan Fonseca e o corno pequeno do Renatinho. Sinceramente, tamos phudidos. E mal pagos.

    Devo ir pagar o próximo mico sábado, lá em Natal. Acho q agora ñ dá + pra cancelar a porra do hotel. Sinceramente, se ficarmos na “B” já será uma dádiva!

  70. Sérgio mostrando porque nunca ganhou nada como treinador. Quanto mais treina, pior fica o time. Quando mexe, idem. Era unanimidade na arquibancada: o pares de volantes e zagueiros estão abaixo do aceitável pra série B. Todas as substituições de hj foram equivocadas(burrice). Caminhamos para a quarta pisa seguida, desta vez contra o america. Dificilmente bugosa será demitido. Pelo que senti no estádio, muita gente não volta ao Arruda enquanto uma mudança efetiva acontecer.

    • Eduardo Ramos
      70.1

      A defesa tá complicada devido àmediocridade dos zagueiros ailada à falta de técnico.

      O meio de campo poderia começar com Bileu, Danilo Pires, Natan e Wesley. O ataque com qualqer desgraça e Léo Gamalho.

      E o treinador: Dado ou Martelotti.

  71. Após a Copa são três jogos, três lapadas e dez gols sofridos. O time visivelmente desequilibrado. Uma defesa mal posicionada com um anão compondo a ala esquerda. Me digam se existe um só jogador no futebol mundial jogando no setor defensivo com a estatura de Renatinho? Sandro Manoel, o cara que mais pega na bola, é um viciado em jogar pros lados e pra trás. Memo horrível e deveria ser substituído para entrada de Natan logo no intervalo de jogo. Voltamos a gloriosa época dos chutões. O Ceará nem fez esforço pra fazer os três gols. Isso o time com três volantes!!

    Com ALN e Sandro a mudança de técnico não vai existir, a não ser que o time vá pra zona do rebaixamento.

    A derrota pro Vasco até que me enganou. Achei muito exagerado o placar. O jogo do Vila não assisti, mas pelos comentários dos amigos, foi horrível e agora contra o Ceará o time apresentou-se sem qualquer agressividade. Sequer houve um chute pro gol durante todo segundo tempo. Um time armandinho, frio, sem perfil algum para série B, da forma que vem jogando!!!

    O mais lamentável de tudo é que perdemos tempo importante pro time voltar pior do que foi achado antes da Copa.

    • Eduardo Ramos
      71.1

      A dupla Sérgio Cabeleira e Sandro Careca já deviam ter pegado beco. Dois ex-rubronegros (na realidade são 4 porque também têm Athaide e Adriano) que não agregam nada de positivo para o Santa Cruz.
      Dupla de zaga de beques de usina e um lateral esquerdo “zipado” (tão baixinho que deve ter sido compactado).
      O meio de campo poderia ser com Danilo Pires, Bileu (deixou boa impressão no pouco tempo que jogou), Wesley, Carlos Alberto e Natan, deixando Léo Gamalho como atacante de referência.
      Quem contratou Adilson, Emerson e Keno, não podem ter agido de boa fé com o Santa Cruz.
      Não deram uma única oportunidade a Renato Camilo e nem ao atacante Wagner, ambos da base, e insistem com Renan, Keno & Cia.
      A diretoria….essa não existe! Sem maiores comentários.
      Só muda se levar uma lapada feia do América-RN no próximo sábado. Ou esse treinador cai, ou o Santa Cruz cai. Se cairem juntos, serão os dois reis do recesso: o quarto de Sérgio Guedes e do Santa Cruz, nos últimos 8 anos.

  72. Arnildo Ananias de Oliveira
    72

    PITOCO, MINHA INFÂNCIA E SÉRGIO GUEDES

    Na minha infância/adolescência a linha média do FERRIM pernambucano, era um verdadeiro “ferrolho”. Atentem para os nomes: PITOCO, AMARO PIPA E BAIACO. Vindo de uma vitória frente o Náutico ou o Santa Cruz (não lembro mais), o repórter de campo perguntou ao PITOCO:
    – domingo é contra o Sport, o q v. acha?
    – e PITOCO respondeu:

    “Eu acho que,
    parece que penso
    que vou fazer o possível
    que posso
    pra vencer o Sport”.

    É OU NÃO É UM PRECURSOR DIRETO DA ESCOLA DE SÉRGIO GUEDES?

    SAUDASANTA

  73. Vamos perguntar ao Sergio Guedes: Guedes, o Santa Cruz vai perder de quanto no próximo jogo?
    Gente, essa é pergunta prá esse bundão. Não vejo outra pergunta prá àquele asno.

  74. TRICOLAÇO
    74

    Fora os VAMPIROS (ladrões), que à mais de três décadas chupam o sangue do meu Santinha. SALVE O SANTA CRUZ FC. O time do POVO, do POVO, do POVO!

  75. Arnildo Ananias de Oliveira
    75

    NESSES 40 DIAS DE RECESSO O VISCONDE DE SABUGOSA POIS A EQUIPE PRA VER E APRENDER COM A
    SELEÇÃO BRASILEIRA.

    Deu no q deu. Tamos é PHUDIDOS. E mal pagos.

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *