Pelo ralo

ralo

Estive afastado do mundo esportivo por algum tempo. De fato, ainda estou. Aos poucos, contudo, tento voltar, primeiro aqui, depois, quem sabe, para a arquibancada. As decepções com o ano do centenário e o aumento significativo da violência urbana, notadamente nas cercanias dos estádios em dias de futebol, provocaram o meu distanciamento. Por último, uma pequena e tranquila cirurgia na boca, mas de recuperação lenta e incômoda, foi a pá de cal. Soube da trágica notícia da morte de um torcedor no Arruda na manhã seguinte, em casa, ainda sonolento. Dormi o dia todo sob o efeito da anestesia e só à noite tomei pé de tudo. Um vaso sanitário foi arrancado e arremessado do Arruda e atingiu, de maneira fatal, um torcedor na Rua das Moças, após o jogo contra o Paraná, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol. Enterrado na cama por repouso absoluto, senti-me um pouco morto também.

A fatalidade poderia ter acontecido a qualquer um de nós, tricolores, rubro-negros, alvirrubros, homens, mulheres e crianças de todas as cores, na saída do estádio. A violência gratuita me faz repensar as minhas prioridades. Até hoje não tive coragem de levar meus filhos para ver o Santa jogar e não há previsão para que isso aconteça. O que vejo no entorno do Arruda e bairros vizinhos após uma partida de futebol não me agrada, por isso, a segurança dos meus em primeiro lugar.

A tragédia, ápice maior de uma série de equívocos no ano de centenário, colocou o Santa Cruz no epicentro da violência no futebol, meses antes do início da Copa do Mundo no Brasil. A notícia se espalhou veloz feito rastro de pólvora e correu o mundo. O Santa Cruz tornou-se o símbolo do futebol brasileiro pelo que de pior ele representa. Mais tarde se saberia que os suspeitos pertencem a principal torcida organizada do Santa Cruz, cujos representantes costumam sentar-se ao lado de Antônio Luiz Neto, presidente do clube, em entrevistas coletivas para apresentar jogador de futebol à imprensa.

Dias atrás, saiu a sentença do STJD que condenou o Santa Cruz a jogar cinco partidas com portões fechados e a aplicação de multa no valor de R$ 60 mil. O Arruda, além disso, continuará interditado até segunda ordem. Saiu barato. A minha expectativa era de uma penalidade ainda mais dura, afinal, a insanidade de alguns tirou uma vida. O clube vai recorrer. Eu não faria isso. Na revisão, a pena pode ser aumentada. Já vi casos assim, mas agora minha memória não me favorece.

Defendo a punição do clube, porque entendo suas responsabilidades. Além do mais, pune-se o clube por ações de sua torcida na intenção de inibir reincidências. Certa ou errada, essa é a regra do jogo. Tricolor à parte, a vida vale mais, muito mais. A minha, a nossa, a de todos nós. O Santa Cruz tem sido inegavelmente negligente na segurança (onde estão, por exemplo, as câmeras espalhadas por todo o estádio?) e deve pagar o preço de sua conduta na Justiça Desportiva. É preciso saber que o certo é certo, independente das cores que escolhemos para torcer. O presidente emitiu um Ato de Banimento, onde afasta por tempo indeterminado os principais suspeitos de arremessar e matar um torcedor com uma privada. A medida é pouco significativa. O mais importante é mudar a conduta em relação às torcidas organizadas que, reiteradamente, vem prejudicando o Santa Cruz nos últimos tempos. O Cruzeiro é um bom exemplo a ser seguido. ALN precisa rever seus conceitos.

Contudo, há outros responsáveis na morte do torcedor, que decorre da violência urbana. Todos, sem exceção, precisam entrar com a parte que lhe cabem de responsabilidade.

Há tempos, por exemplo, o Estado demonstra incapacidade em conter a violência gerada pelo futebol. As ações – mínimas, diga-se de passagem – mostraram-se ineficientes. Proibiu-se o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de Pernambuco, como se isso fosse a causa do problema. A proposição de medida tão estapafúrdia só pode ter sido elaborada por alguém que passa longe de um estádio de futebol. A violência não cedeu um milímetro depois desta ação. Talvez até, não conheço os números estatísticos para afirmar, tenha aumentado. Basta reparar com atenção para perceber onde nasce e se sustenta o ciclo vicioso da violência no futebol e iremos acertar no alvo.

Dias atrás, escrevi este trecho no artigo O novo manual:

“A violência entranhada no futebol está em outra parte, cria e se recria sistematicamente, formando um ciclo vicioso. Ela é fruto das ações das alas marginais das torcidas organizadas, se fortifica na truculência de parte do corpo policial, se aconchega na condescendência e no financiamento de muitos dirigentes esportivos, amplia-se na incompetência e desorganização do Estado, dorme nos braços da ineficácia das leis, repousa na ineficiência do Ministério Público e sonha graças à inoperância da Justiça. O resultado final de tudo isso, não resta dúvida, transforma-se na maior patrocinadora da violência: a impunidade.”

Por isso, achei imprudente a fala inicial do Secretário de Defesa Social que apontou o dedo para o Santa Cruz, antes mesmo de se iniciar as investigações e de olhar para o próprio umbigo. Fica a impressão de empurra-empurra. Pouco se aprendeu com o caso da Escola de Base em São Paulo, quando diretores e funcionários do colégio foram acusados antecipada e injustamente de abusar sexualmente de crianças. Não se pode reparar o linchamento público. Talvez, a um repórter mais atrevido coubesse, naquela ocasião, a ousadia de perguntar, porque a polícia é tão ineficaz no combate a violência que gira em torno das praças esportivas.

A culpa também é dos torcedores que tornam alguém que prefere outras cores em inimigo mortal. Um pouco de tolerância não faz mal a ninguém. Lembrem-se que do outro lado estão também familiares e amigos. O cultivo do ódio, definitivamente, não faz bem.

Por fim, resta imputar responsabilidade aos organizadores do futebol, pois, com exceção das novas arenas, a situação é igual nos demais estádios do país. Punir o Santa Cruz e não fiscalizar rigorosamente as outras praças esportivas é fazer o clube pagar a conta como bode expiatório. De que serve chorar, se a Inês é morta? É preciso prevenir, pois nem sempre dá para remediar.

Por fim, acredito que o ano do centenário já foi pelo ralo. Sem a receita gerada pela renda dos jogos, reduzirá sensivelmente as condições para o pagamento em dia de salários, ao menos no Santa Cruz dos dias atuais, administrativamente parado no tempo. Sem dinheiro no bolso, não há jogador que se empenhe. Não obstante, a falta de planejamento e de organização, a insistência em se manter preso a figuras e procedimentos inoperantes, com o imutável estigma de que time que está ganhando não se mexe, nos manterá refém dos jantares de adesão e rifas da vida.

Disse antes e torno a repetir: o futebol de hoje não faz com milheiros, mas com milhões. Que o Santa aprenda, de uma vez por todas, a sua lição.

188 Comentários

  1. Dimas
    Seu texto é muito preciso. Agora, cabe a nós verdadeiros torcedores não votar em nenhum candidato indicado por ALN. Precisamos puní-lo também!
    Por sinal, uma punição muito branda.

  2. Arnildo Ananias de Oliveira
    2

    ESSE TIME É UM FESTIVAL DE HORRORES. AH, PRA Ñ ESQUECER: AI Q SAUDADE DO DM9!

    Igual a ELE só mesmo os chutes do Pingo. E ainda chamam nosso Paredão de Tiago Frangoso! E o Carlos Alberto, Q PARTIDA!
    E o corno pequeno do Renatinho, q dizer? E o POSTE do LG?

    Aliás, Ñ SE SALVA UM!

    OU ENXOTAMOS TODO MUNDO DO ARRUDA – A COMEÇAR DA PRESIDÊNCIA – OU TAMOS PHUDIDOS. Melhor colocar o sub_20 em campo, sob o comando do Luciano.

    Pior q ainda acho q vamos ganhar esse jg pra se perpetuar todo esse STATUS QUO.

    SAUDASANTA

  3. Arnildo Ananias de Oliveira
    3

    E, por CULPA EXCLUSIVA do DM9, o ABC só está em 3º, com dez pontos.

    SAUDASANTA

  4. Eduardo Ramos
    4

    Uma gestão que se salvou por um acaso de ter tido jogadores que fizeram a diferença: Tiago Cardoso, Gilbert e Dênis Marques.
    Hoje, um time medíocre e sem alma. Jogadores de baixo nível e os resultados Fahrenheit porcsi só.
    Não correio e nem votarei em candidatos que mantenham a atual forma de gestão.

  5. Tá mais que na hora de fazer alguma coisa de positivo nesse time. Não tenho paciência pra ver Pingo, Raul, Nininho, não!

    Perdemos os mais fáceis dos dois até agora.

  6. Dimas, você foi perfeito.

  7. Quer um clube com marketing?
    Quer um clube com transparência?
    Quer um clube profissional?
    Quer um clube que zele pelo seu patrimonio?
    Quer um clube que espeite suas tradições?
    Quer um clube mais moderno?
    Quer um clube que investa nas áreas corretas?

    ENTÃO você NÃO quer a continuidade de ALN!

    Não sei nem se vai ter oposição. A única ceteza que tenho é que esse grupo do vereador caso ganhe vai manter o clube na década de 60 (não digo nem na década de 70, porque nessa década, aterior à chegada de Z3 nevado ao clube, o Santa Cruz foi modelo de gestão com Vanildo Aires, que entre outras coisas trouxe a preparação psicológica para o futebol).

  8. Tricolor Revoltado
    8

    Alguns vão dizer que o time jogou bem e foi falta de sorte.

    Eu digo: o time jogou o de sempre e “É” falta de qualidade técnica.

    Pingo perdeu gols de cego, mas, quando Raul entrou, acabou o jogo pro Santa.

    Renan, que dificilmente falha, entregou o jogo.

    Deviam ter dado um óculos escuros pro p_u_t_o do Sorriso.

    Não empatamos… perdemos!

    O jogo:

    Tiago – grande partida, salvou-nos de perdermos a partida – nota 8
    Sena – é só chutão – horrível – nota 4
    Renan – “perdemos” o jogo pela sua falha incrível – nota 3
    Nininho – Apoiou muito, mas, sem qualidade no passe – nota 4
    Renatinho – só teve um cruzamento bom – muito pouco – nota 3
    Sandro – não comprometeu – nota 5
    Sorriso – Deu raiva – nota 000000
    Danilo – não jogou bem – nota 3
    Carlos A – junto com Tiago, os melhores em campo – nota 8
    Pingo – pisou na bola, correu muito, se deslocou bem e perdeu gols incríveis – nota 4
    Gamalho – perdido em campo – nota 2

    CR7 – tá com as pernas amarradas – nota 3
    Memo – fechou bem o meio – nota 6
    Raul – matou o time com sua lentidão – nota 2

    Sérgio Guedes – viu bem o jogo e só errou na substituição de Pingo por Raul. Todavia, é phoda você olhar pro banco e ver o que tem sentado nele, que é bem pior, do que aqueles que estão em campo. – nota 7

    Estamos de ladeira a baixo, em “ALTA VELOCIDADE”. A série C é logo ali. Enquanto isso, nossa diretoria, como sempre, em “BAIXA VELOCIDADE” no que diz respeito a trazer jogadores que resolvam. Só trazem reservas, dos reservas, para onerar a folha do clube.

    • Hélio Mattos
      8.1

      Só acho que foi muito condescendente com Renan.
      Ele não só falhou no gol tomado, como naquela recuada que nos fez levar um vapor de uns cinco minutos seguidos.
      Todas as duas falhas bisonhas.

  9. Tava indo tão direitinho, título estadual, acesso, Denis Marques, André Dias, aí a diretoria não segurou o intestino. Mandou embora um dos melhores atacantes, talvez o melhor do certame, que se identificava com o clube, que queria ficar, que até tirou do bolso pra pagar funcionário. Contratou uma dezena de pernas-de-pau. Não fizeram proposta para André Dias, perdeu Dedé para o “gigante” Chapecoense. Hoje nós temos 42(quarenta e dois!)jogadores, destes apenas 5 têm condição de técnica de disputar a série B.

    • Tricolor Revoltado
      9.1

      Jr,
      eu queria ver se André Dias perderia os gols que Pingo perdeu hoje. Duvido.

  10. Temos que reconhecer, Sabuguedes está tentando mexer no time e muitas das nossas pedidas já foram atendidas, senão vejamos:

    – retirada de Oziel, parcial já que pedimos Sena na direita, mas Nininho está menos ruim que Oziel (pelo menos não está a avenida escancaada).
    – retirada de Caça, ok não temos outro vai Pingo de futebol mesmo (não é culpa do Visconde que Betinho também tenha entrado mal nas ultimas vezes).
    – hoje finalmente um treinados retirou Sorriso de campo ! (Memo foi até razoável e bem melhor que Sorriso).
    – retirou Raul de campo (Danilo Pires poderia estar melhor, mas eu queria mesmo Raniel).
    – Botou Renatinho na esquerda (não tá produzindo muito, mas foi o que pedimos, acho que precisa se readaptar na posição).

    – a proxima tentativa tem que ser na zaga com o Marllon contratado.

    enfim, ele tá tentando, a b0st@ é que a diretoria contratou um treinador que não consegue empolgar o grupo e ainda por cima dispensou a coach (psicologa) que foi tão bem na série C ano passado. Ela fez falta no PE e tá fazendo agora.

  11. Rogério Pedrosa
    11

    Cada gol que DM faz só aumentar a minha raiva dessa diretoria inoperante. Perdemos um atacante impar pra ficar com Pingo, Adilson, Caça-Rato, Betinho… Tenha paciência!
    Pra lustrar a tamanha estupidez a diretoria abriu mão de André Dias.
    Assistir a um Nininho, Renatinho, Everton Sena, Raul(morto), Oziel, Sorriso, Pingo e outras desgraças jogar é um sessão de tortura.
    Tem ainda o treinador. SG está confirmando o mau histórico que possui.
    Concordo com o Dimas. O centenário já era.
    Temos que tentar evitar o desastre total que seria a queda.

  12. Uma pergunta…

    Quem tem Denis Marque e André Dias, os dois artilheiros, bem fisicamente, adaptados e com serviços prestados, mas prefere apostar em Pingo, Betinho e Adilson é o quê????

  13. André Tricolor Virtual
    13

    Diminhas,

    Primeiramente, melhoras em sua cirurgia na boca. Logo você que é o maior beijoqueiro da paróquia.

    Bravo pelo texto.

    Confesso que a cena de violência brutal e maquiavélica foi lamentável e poderia ter sido evitada.

    Tricolor Revoltado e Jr. parabéns pelas análises cerreiras e fiés dos tristes jogos do Santa. Como tá difícil torcer!

    Realmente somos emocionais. O resto é só incompetência. Pena!

    VIVA SANTINHA !!!

  14. André Tricolor Virtual
    14

    * certeiras

  15. Eduardo Ramos
    15

    Ou sem tem ATITUDE, ou CAI.

  16. Eduardo Ramos
    16

    Sério Guedes tem o mesmo vício de Vica: jogadores da base Zero!

    Dois bons jogadores que merecem ter oportunidades: Renato Camilo e Raniel.

    Mandar embora sem olhar pra trás: Pingo, Adilson, Oziel, Sorriso, Memo, Raul, Betinho, entre outros.

    Parar de trazer apostas e contratar jogadores de qualidade e que venham pra mudar essa mediocridade de time.

    • Eduardo Ramos
      16.1

      Corrigindo: Sérgio Guedes.

    • Edilson Silva
      16.2

      Eduardo concordo contigo,Sorriso e Raul quando estão em campo parece que estão passeando no clçadão de Boa Viagem olhando as garotas de biquini, pode incluir Jeferson Maranhao,Renatinho,prá ficar com Adilson, Sorriso,Raul,Betinho, é melhor colocar os juniores Renato Camilo,Neto, Wagner,Raniel, pois se não fizerem nada é igual aos que ai estão, porém são mais baratos.Ou contrata um jogador de meio de campo que assuma o jogo ou não vamos cair prá 3 divisão novamente.Deus nos livre de subir de Divisão, sem estrutura sem dinheiro, so vai fazer dividas e cair de novo, temos que passar ums tres a quatro anos na segunda divisão até termos estrutura para subir de divisão. Acho que para o atual momento a segunda divisão está do tamanho real do Santinha no momento.
      obrigado

  17. Fábio Belmino
    17

    O Santa Cruz foi diagnosticado com EMPATITE B, esse mal ainda tem cura o mais grave é o câncer do presidente e seus diretores.

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    FIQUEI EMOCIONADO AGORA, VENDO NO ESPORTE ESPETACULAR, AINDA HÁ POUCO,

    uma homenagem do Corinthians a um jogador q, pra mim, foi um dos maiores ÍCONES DO FUTEBOL BRASILEIRO de todos os tempos: o Rivelino – ou o “Garoto do Parque” (São Jorge) – como o denominava o Geraldo José de Almeida.

    Tive a (in)felicidade de estar presente no Morumbi e testemunhar sua saída do Corinthians para o Fluminense do Francisco Horta, em 22 de dezembro 1974, quando o Corinthians, depois de 22 anos sem ser campeão, CONSEGUIU perder o campeonato pra Academia do Palmeiras (1 X 0, gol de Ronaldo) num Morumbi com 120 mil pagantes, dos quais, pelo menos, 100 mil corintianos.

    Foi uma comoção pior q se o Atlético de Madrid tivesse perdido, ontem, pro Barcelona.

    Fiquei puto de ter estacionado meu carro lá em cima no Palácio do Governo (e tirado o cabo da bobina) pra descer, à pé, aquele buraco q dá acesso ao Morumbi.

    Foi minha sorte pois a turba silenciosa mas enlouquecida q deixava o estádio amassava, q nem papelão, os carros de luxo da época (muitos OLDMOBILES) q se encontravam estacionados na circunvizinhança do Morumbi.

    Saí de SJ dos Campos nesse dia sozinho, com nego morrendo de meningite meningocócica em cada esquina, pra assistir esse jogo haja vista q os paraibacas de minha república preferiram ir assistir, no Maracanã, o Flamengo ser campeão, diante do Bacalhau (0 X 0), naquele domingo.

    Outra coisa tb me marcou: um amigo meu (Fernando) do INPE, recém laureado pelo ITA, pegou meningite meningocócica de manhã e morreu à tarde, de maneira FULMINANTE, naquele mesmo dia.

    Mas, o q quero pontuar aqui, é outra coisa (VTNC):

    1. Naqueles anos, em SP, o Palmeiras era o maior “papão de títulos”. Hoje é o Corinthians;

    2. No RJ, era, DISPARADO, o Fluminense. Hoje, é o Flamengo;

    3. Na Espanha, Barcelona e Real Madrid LEVAM quase todo o dinheiro da Liga Espanhola. Mas, o campeão, é o Atlético de Madrid q, sábado próximo, pode também ser campeão da Liga Européia, frente ao arqui-rival METIDO A RICO: o Real Madrid;

    4. Então PERGUNTO: por q nós ñ paramos de cho-ro-rô e também, enquanto Clube do Povão, comecemos a reverter esse quadro? Olha, o Baêa depois do “impeachment” do seu ex-Presidente parece ter começado a por a casa em ordem e ter voltado a ser aquele velho “esquadrão de aço”.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  19. Quem realmente errou foram os três jovens que estão detidos pagando pelo que fizeram, portanto, o Santa Cruz não pode pagar por aquilo que não fez. Espero que a Família Tricolor possa voltar a aplaudir o Mais Querido o mais rápido possível enquanto isso espero que o Santa Cruz jogue melhor e vença o próximo jogo.

  20. Tricolor Revoltado
    20

    Independente das opiniões dos torcedores, queiramos ou não, M. Paraíba ou Araújo aportarão no Arruda nesta semana.

    “Alguns” prós e contras das duas figuras:

    ARAÚJO:
    Tem qualidade no passe;
    Joga mais avançado;
    Perde muitos gols;
    Tá fininho;
    É banco no Goiás, porque perdeu muitos gols e cansou em várias partidas;
    É problemático;
    Se atrasar o salário ele não joga.
    Etc…

    PARAÍBA:
    Tem muita qualidade no passe;
    Bate muito bem na bola;
    Joga no meio campo armando;
    É artilheiro no Fortaleza com 11 gols;
    Não tá fininho, mas é secão por jogar;
    É titular no Fortaleza;
    É problemático;
    Se atrasar o salário ele também não joga.
    Etc…

    Se fosse pra mim escolher, não escolheria nenhum dos dois, mas, se colocarmos na balança, visando a necessidade do time, Paraíba seria uma melhor opção.
    Sendo assim, em se tratando de Santa Cruz, como Paraíba seria a melhor opção, quem virá será Araújo.

  21. guilardo pedrosa
    21

    Caro Dimas. Curioso para saber se o Santa ainda tinha o CT Valdomiro Silva, fui surpreendido ao verificar que as suas instalações físicas e os gramados ainda se encontram no local. Ou seja, não foram invadidos. Ali naquele Centro treinava o Santa Cruz, na época de Fumanchu, Nunes, Joãozinho, Pio, Santana , Ramon, Givanildo e mais de uma centena de verdadeiros craques. Considero um verdadeiro crime, hoje o Santa Cruz mendigar locais para treinar, pedindo a um e a outro, inclusive aos nossos rivais, quando TEMOS UM CENTRO DE TREINAMENTO. Ao invés de efetuarem pequenas reformas para deixarem-no apto para treinamentos, preferem mendigar. Por quê este Blog não faz um levantamento do assunto, cria uma comissão e diligencia o que se necessita para torná-lo operacional. Garanto que não é grande coisa a gastar. SE DEPENDER DO NOSSO PRESIDENTE E DO CONSELHO jamais voltaremos a treinar lá. E TODOS NÓS PENSÁVAMOS QUE NÃO TÍNHAMOS ONDE TREINAR. Temos sim, mas a incompetência dessa diretoria é incomensurável. É muita desídia e burrice juntas. Tomemos à frente disso, pois garanto que ninguém, sendo verdadeiro tricolor, se negará a contribuir com o que puder para viabilizar aquele Centro.

  22. Amigos tricolores

    Venho lançar minha candidatura a presidência do Santa Cruz através deste blog??????????

    Minhas promessas como presidente:

    01- Fazer o Arruda um estádio de primeiro mundo, todo coberto e todas as cadeiras alcochoadas, banheiros tipo shopping Rio Mar e varias lanchonetes padrão Macdonalds, etc;
    02- Fazer um CT com 4 campos oficiais, restaurantes e hotel nas suas dependências para os associados e jogadores;
    03- O esporte amador terá o Santa Cruz um dos mais fortes do país;
    04 – O time pricipal terá os principais jogadores do Brasil e da América Latina. Só prá começar a minha administração;
    05 – O sócio tricolor terá carteiras de plano de saúde e acesso aos hotéiscom 50% de descontos por todo Brasil;
    06 – E prá finalizar, seremos campeões da maioria dos campeonatos que participaremos.

    Bom galera, ainda não sou vereador. Más teve neguinho que falou quase isso aí.
    É só mentir uma porrada, fazer um monte de promessas, que você será presidente do Santa Cruz.
    Quem se habilita?
    Votem em mim. É tudo verdade.

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    23

    Ñ SEI O PORQUE DE TODO JOGADOR HOJE PRA VIM PRO SCFC

    tem que ter o PRÉ-REQUISITO de ter jogado antes nas suzies e/ou nas barbies. Entretanto, confesso uma coisa (VTNC): se o ARAÚJO conseguir jogar no Santa Cruz A METADE q jogou nas barbies, há dois anos atrás, podem ter certeza q fizemos uma ÓTIMA CONTRATAÇÃO, apesar do mesmo tá quase com a mesma idade do Matusalém.

    É o que penso. Queria mesmo de volta tb o DM9. Mas, fazer o q?

    SAUDASANTA

    • Roberto Gomes
      23.1

      Araujo com a idade de Matuzalém e Denis Marque com a idade de quem ?

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      23.2

      DM9 é um caso à parte.

      É como vinho: quanto + velho melhor.
      Aliás, tá provando isso, ñ?

      Prefiro velhos q nem o Araújo e o DM9 do q um caminhão de perronhas novos q inundaram o Arruda e q, JAMAIS, amarrarão as chuteiras dos mesmos.

      É o q penso.

      SAUDASANTA

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      23.3

      OS NOVOS Q MERECIAM UMA CHANCE,

      a exemplo do atacante Vagner do sub_20, NUNCA FOI DADA.

      SAUDASANTA

  24. Hélio Mattos
    24

    Bora!

  25. joseildo
    25

    O ataque do Santa Cruz é o ataque BARATAS:
    Pingo é o barata tonta, só faz correr
    Leo Gamalho é sangue de baratas, tem preguiça de correr

  26. Concordo que Marcelinho seria a melhor contratação. Paraíba joga muito mais, além de ser ótimo batedor de falta, coisa que não temos faz tempo. Mas, confirmando a previsão acima, Araújo já acertou e tá chegando. Boa sorte!

    Ontem o técnico da coisa falava de planejamento, de já ter o esquema montado e contratar em acordo com a necessidades desse esquema. Deu o exemplo das laterais: se joga com duas linhas de quatro não tem por que contratar um ala. Foi exatamente por aí que ganhou todas contra a gente, em cima do nosso lateral de 1 metro e meio. Hj nossos dois laterais são alas. Nininho e Renatinho não sabem jogar em linha de 4, ficam preocupados em fazer o que não sabem e acabam deixando de apoiar. Precisamos de um lateral direito com urgência. Tiago Costa volta quando?

    • Jr. O banguelo no seu melhor moemnto foi sim melhor que Araújo, mas hoje ele já tá com 39 anos, a fase dele boa já passou sem contar o agravante do extracampo.

      Eu não sei se vai dar certo Araújo, mas a princípio gostei da contratação.

      Quanto ao que voce falou sobre nossos laterais concordo totalmente.

      Usar 442 e colocar nininho e Renatinho e com o momento atual de nossa zaga é suicídio total!

  27. Vejam como tem gente boa querendo ajudar o Santa, esse projeto do Lucas César para a camisa do centenário é sensacional.

    http://www.behance.net/gallery/10646067/Proposta-para-uniforme-do-centenario-do-Santa-Cruz

    Fico apenas pensando se o Santa Cruz pelo menos deixasse ser ajudado e criasse um canal para o torcedor chegar junto. Pessoas como Lucas, Anderson Seabra, Inácio, Samarone e tantos outros tricolores talentosos em suas áreas são simplesmente afastados até de trabalho voluntário.

    Quantos trabalhos de graduação e mestrado em marketing e gestão esportiva, projetos arquitetonicos para sala de troféus e para áreas sociais já foram DOADOS (sim de graça) e entregues nas mãos dos dirigentes nesses ultimos anos? todos encostados sem nem a dignidade de lerem ou cogitar a realização.

    Gente, essa mentalidade tem que mudar!

    • vladimir biro biro arcoverde maceió
      27.1

      Por estes motivos independente de titulos que considero aln o segundo pior presidente que passou no santa, é minha opinião.

    • Roberto Gomes
      27.2

      SIM, mas donde vem o dinheiro para a execução dos projetos dessa gente ? O Santa não tem dinheiro nem para pagar bichos e premiações atrasadas bem como sálarios como vai viabiliar esses projetos ? e para piorar com essa divulgação negativa das torcidas organizadas e o “caso das privadas assasinasainAs” veio piorar a imagem do clube e o afastamento de qualquer patrocinador e investidor nessa época da copa.

    • Roberto,dinheiro tem senão ninguém queria ser presidente.A torcida de aluguel e a receita é culpa exclusiva de ALN e Tininho.A torcida de verdade não tem culpa e vai cobrar sem piedade.

    • Liberem,obg.

  28. Fábio Belmino
    28

    Esse time já deixou de me dá raiva e me faz rir.
    Quando fez o gol eu comentei com meu amigo ao lado, agora é só esperar o empate do oeste. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    29

    NOS MEUS 66 ANOS DE VIDA,

    ñ lembro de ter visto um lateral-direito TÃO RUIM COMO ESSE TAL DE NININHO. Olhem q esse tal de Oziel é péssimo mas, perto de Nininho, ele é o próprio Carlos Alberto da Seleção de 70.

    Essa falta q o corno pequeno de Renatinho cobrou, por volta dos 40 minutos tb é outra piada.

    Q DEUS NOS AJUDE.

    SAUDASANTA

    • Fábio Belmino
      29.1

      eu nos meus trinta e alguns já vi bem pior que Nininho, o Oziel.

    • Airton
      29.2

      Concordo totalmente Arnildo : OZIEL é bem superior. Nininho pela idade que tem era pra ter evoluido muito.Ao contrario o futebol dele involiu.

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    CONTINUO COM O MESMO PENSAMENTO:

    esse time é um festival de HORRORES. No 1º tempo o Carlos Alberto se salvou. No 2º tempo, nem isso. E o q vocês chamam de Tiago Frangoso, hein? Mais uma vez nos salvou de levarmos 3 ou 4 X 1.

    E essa desgraça do GAGA-RATO, até quando?

    Tamos realmente phudidos e mal pagos.

    Só um aviso: hj DM9 ñ fez gol. Tb ñ jogou.

    SAUDASANTA

  31. Edilson Silva
    31

    Acabei de ver o jogo do Santinha, que mediocridade, se observarem
    durante o segundo tempo, 48 minutos o time do Santa so fez jogadas pelo lado esquerdo do campo por tres vezes, isto mostra um time mal treinado, falta de um organizador de jogo para virar o jogo para o lado menos ocupado, repito isto é time mal treinado, falta de um jogador que organize o meio de campo. Ninimho é um caso a parte consegue ser pior que Oziel.

  32. Minha teoria é essa, Salário.

    Poucas vezes vi um time tão sem vontade.

    A cara do técnico,
    A cara de Sandro,
    A cara de Ataíde,
    A cara de Jomar,
    A cara de ALN

    … é um time de bundas-moles dentro de campo e outro fora!

    Tininho tá na moita, não posta nem twitte, pensa que não percebemos que estão blindando ele do mau momento pra não prejudicar a imagem do “candidato”.

  33. Tricolor Revoltado
    33

    Mais uma vez eu repito:
    O que falta é qualidade técnica.
    Não adianta esperar que nininho ou renatinho joguem mais do que o que eles fizeram hoje ou, que Carlos Alberto e Raul acordem de seus sonos profundos.

    Alguém vai dizer que o time dominou, teve posse de bola, blá, blá, blá. Eu vi um time que é só ligação direta entre defesa e ataque e quando sai com a bola dominada, não tem penetração por falta de armador.

    No fim do jogo ainda ouvi cronista dizendo que dava pra ganhar. PQP, Thiago nos salvou, como é que dava pra ganhar?

    O jogo:
    Thiago – salvou o time da derrota – nota 7
    Renan – incorporou Sena, tome chutão – nota 4
    Sena – apesar do gol, é um rombo na defesa – nota 4
    Renatinho – horrível – nota 2
    Nininho – não dá pra saber quem é pior, se ele ou Oziel – nota 0
    Sandro – errou vários passes, esteve muito mal – nota 1
    Danilo – errou muito – nota 3
    Memo – o melhor do meio campo, fechou bem, mas seu passe é muito ruim – nota 6
    Carlos A – voltou ao normal, só fez se esconder – nota 2
    Pingo – de merda – muita correria e só – nota 3
    Gamalho – horrível – nota 2

    CR7 – um doido, ainda perdeu grande oportunidade no fim do jogo – nota 2
    Raul – não dá mais – nota 1
    Betinho – mal pegou na bola – nota 2

    Sérgio Guedes – insisto que ele enxerga o jogo, mas, não tem jogadores à altura – nota 5

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      33.1

      SÓ DISCORDO DA NOTA DO GOLEIRO. PRA MIM 10, COM LOUVOR.

      SAUDASANTA

  34. O Santa Cruz não tem um dirigente macho para cobrar postura do elenco. Não vejo ninguém se indignando com essa pouca vergonha. Só no Santa mesmo.

  35. Rogério Pedrosa
    35

    Lástima de time.Lástima de treinador. Porcaria de diretoria.
    Além de não reforçarem essa pobreza de time, trouxeram um treinador fraquíssimo que, sabíamos, não tem competência. Resultado: seis empates jogando um futebol deprimente.
    Queria muito esquecer esse centenário. Está sendo vergonhoso…

  36. Roberto Gomes
    36

    Nenhum jogador novo contratado está regularizado ainda para jogar é ? só se for isso para o técnico não ter colocado nenhum deles para jogar. Já era para ter mudado o time SÉRGIO !

  37. Eduardo Ramos
    37

    É o tiMinho de tiNinho.

  38. Eduardo Ramos
    38

    Todo jogo começa 1 x 0 para o adversário. É a certeza de levar 1 gol.

    Defesa ruim, mas…mantém todos como titulares.

    Meio de campo ruim, mas…mantém todos como titulares

    O ataque ruim, mas…mantém todos os titulares.

    O treinador ruim, mas…

    • Fábio Belmino
      38.1

      concordo parcialmete.

      Não mantem todos como titulares, pois ele já sacou do time: Oziel (desgraça), raul, Sorriso e Caça Rato, até aí ótimo, mas mantem Memo e renatinho de lateral, quando Zeca era bem regular.
      Não critico a defesa ainda, pois só tem um volante a sua frente ( Sandro Manoel) e não conta com nenhum dos dois laterais para marcar.
      O treinador é uma piada só sabe trocar 6 por meia duzia e ontem sacou o que vinha melhor Danilo Pires.

  39. Arnildo Ananias de Oliveira
    39

    IMAGINEM O NÍVEL DESSA SÉRIE B:

    ontem o Bragantino tomou 3 X 0 do FORTE SCRATCH do Icasa. Quem tiver um plantel sofrível chega nas cabeças.

    SAUDASANTA

  40. Tricolor Revoltado
    40

    O técnico:

    por enquanto, ainda não apontei os canhões para Sabugosa.
    Pra mim, nem guardiola nem simeone conseguiriam fazer nininho ou oziel jogar bola.

    Sabugosa enxergou bem nossas deficiências e teve peito pra colocar oziel e sorriso no banco. A bronca é que nininho e memo são tão ruins quanto os titulares.

    Mais um detalhe importante: ao invés de pedir jogadores tipo “aposta”, para tentar resolver a bronca, ele pediu jogador de qualidade – mesmo com idade elevada.

    O problema não é ele – por enquanto.

  41. Tricolor Revoltado
    41

    O time:

    Para mim, além da diretoria, é aqui o calcanhar de Aquiles. Não houve reposição adequada para as peças que perdemos: dedé, ad99, dm9, pelas suas saídas e, natan e tiago_C, por contusões. Some-se a esta deficiência, a total falta de laterais junto com o rombo de zaga.

  42. Tricolor Revoltado
    42

    A diretoria:

    Aqui dá pra escrever um livro, mas, vou falar de um ponto – no momento – crucial: a lentidão. Trouxeram alguns jogadores – apostas – que ninguém sabe quando vão está regularizados pra jogarem. Acredito que araújo só deva ter condição de jogo no fim do ano (que vem).

    No time do boi e da barbie, o cara chega numa semana e na outra tá jogando.

    Nosso diretores… são lentos em contratar, lentos em agir, lentos em regularizar, lentos…
    A copa chega e ninguém – dos novos – joga!

  43. Acho que o Santa tá querendo escrever seu nome no guiness book como o time que mais empatou seguidamente numa competição de futebol.

    Mas acredito que para o próximo jogo contra o América/mg nos aflitos acabará essa sequencia de empates, ou vencemos ou perdemos, acho com mais chances, infelizmente, desse último caso.

    Agora uma coisa é certa, o nível dessa série b pelo menos até o momento está podre o santa cruz tá muito ruim mas não tá diferente de vários times que vi jogando até esse momento. Considerando apenas os nossos jogos até o momento não lembro de ver nenhum time que jogou de forma superior durante toda a partida, o que vi foi momentos de um time melhor e outros momentos pior que o santa cruz na partida. Tá parecendo tudo caminhão de japonês!

    Agora se quisermos algo mais precisamos contratar pra ontem, e não apenas contratar mais utilizar os jogadores testados e não pra compor o já inchado elenco.

  44. vladimir biro biro arcoverde maceió
    44

    Até agora infelizmente minha previsão até a copa tá se concretizando,de 8 empates e 2 derrotas.Quando falei aqui pro pessoal da tosa quase me batiam,mas já tão pensando o mesmo.Com essa diretoria não sairemos disso.

  45. Essa nossa direção é uma piada,de mau gosto.SB fala e todo mundo se cala.

  46. Coronel Peçonha
    46

    Eu, ainda que preocupado, tenho uma visão menos pessimista do time.

    Sim, não entendo como ainda estamos com Nininho e Renatinho nas laterais sem proteção alguma para eles (e como alas também não me convencem).

    Sim, a dupla de zaga está perdida.

    Sim, não entendo Pingo e também não entendo por que Gamalho não pode jogar ao lado de Betinho.

    Sim, a única jogada de ataque do Santinha é mandar a bola alta para Gamalho OU Betinho desviar para alguém que esteja na lateral e aí armar um salseiro.

    MAS, como vi no twitter ontem, falar em Série C como algo certo, é demais para o meu coração de torcedor.

    Nunca vi tantos empates, mas também nunca vi tantos atrapalhos num clube como este ano e mesmo TODO JOGO tem penalty não marcado para o Santinha. Contra o paraná, por exemplo, um jogador nosso foi atropelado dentro da área e ninguém nem falou no lance até agora.

    AGORA, duas vitórias consecutivas e já estaremos no G4 e a conversa muda o rumo. É impossível? E o tubo de mostarda quase ganhando do rebolador vasco ontem (merecia ganhar)? E o icasa enfiando 3×0 no bragantino? E a macaca com salários atrasados ganhando?

    ONTEM, no jogo da barbie, o zagueiro Williams Alves estava aquecendo para entrar e a torcida se manifestava contra isso. Foi dele o primeiro gol e, após sua entrada, queiram ou não, a barbie virou contra o fraquíssimo time da portuguesa.

    TEM MAIS, o américa/MG tem dois alas que fazem lançamentos para os atacantes na área e ainda não perdeu. Ou seja, nosso pavor (jogo pelas laterais e jogo aéreo) e um time invicto e líder. Nada pior. POIS APOSTO QUE VAMOS GANHAR DE 2X1 DO COELHINHO.

    POR FIM, na minha opinião, o time de se reforçar, mas o problema não é elenco. Com o que está aí já era para a gente tem uns 6 pontos a mais.

    O Santa Cruz é minha pátria.

    p.s.: DIMAS, esportivamente não vejo por que o Santinha responder. Assassinos tiram uma privada que não estava solta e o clube responde? Vão interditar o Duduzão, que teve INÚMERAS BRIGAS na final do estadual e ninguém disse nada. Brigas dentro do estádio, nos camarotes.

  47. Arnildo Ananias de Oliveira
    47

    Ñ VOLTARIA COM O NATAN NUM GRAMADO PESADO E LASTIMÁVEL Q NEM AQUELE DOS AFLITOS.

    SAUDASANTA

  48. Pelo menos o Santa saiu um pouco do foco da imprensa marrom essa semana.

    O único jornalista que publica coisas sérias e críticas construtivas em PE é Carlos Lopes da Folha. Todos os outros só falam o que convém para eles mesmos ou para ajudar o domínio financeiro da coisa, isso com mais ou menos ênfase ao sabor do interesse do momento.

    Com o Santa na merd@, eles simplesmente nos ignoram ou incentivam a mediocridade (como elogiar o trabalho de Sandro como técnico, mesmo todo mundo vendo a porcaria que ele tava fazendo).

    Se começarmos a ameaçar um trabalho que tenha possibilidade de subir para a série A vem a enxurrada de factóides do contra.

    Já para a coisa, caem de porrada na menor besteira que façam (tipo o ano nem tinha começado direito e já “alertavam” a diretoria deles que Geninho não era técnico pra coisa, estava ultrapassado etc). Ficam achando tudo normal se a coisa alicia jogadores dos outros time daqui (Pedra, Zé Mario, e até Natan), mas na época que o São Paulo levou o lateral Reinaldo (apos o final do contrato) teve radialista dando chilique nas resenhas achando um absurdo.

    É isso meus caros, primeiro o Santa tem de se ajudar, depois lutar contra a máfia FPF/Coisa/RedeBobo/Imprensa local.

  49. O Santa Cruz precisa melhorar muito para puder vencer o próximo jogo no Recife. Os jogadores precisam jogarem com calma, tendo um pensamento positivo, mas dando tudo de si, jogando com garra, com disposição, jogando unido, chutando bem e tendo cuidado para não tomar gol. Boa Sorte Santa Cruz.

  50. O problema maior a ser administrado é a reação do elenco aos atrasos salariais. É preciso habilidade dos gestores para convencer o grupo de que o melhor caminho para todos é a dedicação em campo, com ela virão resultados, torcida e renda. A volta de Natan e a chegada de Araújo irão melhorar muito nosso time. Ainda temos o lateral esquerdo pra estrear, um zagueiro e um volante. Precisamos de um lateral direito com urgência. A única coisa que pode nos rebaixar é jogador tirando o pé por atraso de salário, por que o nível da B até aqui é compatível com nosso elenco.

    • Falaram na rádio que Natan se machucou de novo no treino de hoje de tarde e vai fazer exame de imagem… putz depois dessa morguei.

  51. Tricolor Revoltado
    51

    Nós, como torcedores, sempre temos esperança.
    Acreditamos que na última hora, tudo vai dar certo.
    Todavia, tem coisas que, nós torcedores, por mais que torçamos a favor, já esperamos que aconteça o pior.

    Natan por exemplo:
    apesar da nossa esperança em vê-lo jogando, por conta da suas contusões, sempre pedimos outro meia de qualidade. Não desses que veem pra fazer teste, mas que resolve-se nossa necessidade.

    Em suma: o meia nunca veio e nossa esperança (crença) em Natan, acabou de ir por água abaixo. Natan, JÁ ERA!!!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santa-cruz/noticia/2014/05/de-volta-aos-trabalhos-esta-semana-natan-volta-se-machucar-no-santa.html

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      51.1

      REPITO: SCFC É UM FESTIVAL DE HORRORES.

      Ñ aguento + tantas notícias ruins. O time já é uma merda e o Natan se machuca novamente. Caí na besteira de ir no blog de Jade Amorim e leio q o Palmeiras tá de olho no Tiago Cardoso q hj representa 90% da qualidade desse time.

      Por q ñ fecha logo a bodega. PQP!

      Dêm-me licença: Ave Mª, Cheia de Graças,…

      SAUDASANTA

    • Arnildo, acho dificil esssa noticia sobre TC1 no Palmeiras. O goleiro deles qua assumiu a titularidade com a contusão de Praz é muito bom mesmo e tem se destacado. Eles já têm planos para esse menino ser o novo São Marcos.

  52. E sobre a possibilidade do Santa Cruz jogar a copa do Nordeste do ano que vem, alguem tem alguma novidade boa??

    Porque a dessa notícia ai de baixo pelo que falam por lá já tá certo 2 times do MA e 2 do PI:

    http://180graus.com/jose-gomes/cesarino-garante-dois-clubes-do-piaui-na-copa-nordeste-de-futebol-em-2015

  53. Fábio Belmino
    53

    Eu fico admirado com a “qualidade e eficiência” dos médicos, fisiologista e preparadores físicos do Santa Cruz.

  54. OS PRESENTES DE ALN neste centenário:

    1- 03 jogos em Caruaru pela copa NE;
    2- Perca do tetra campeonato pernambucano;
    3- Desclassificação da copa NE pelo sport;
    4- Eliminação para a copa do NE 2015 em pleno Arruda frente ao Salgueiro;
    5- Um assassinato em pleno Arruda por integrantes de sua torcida protegida;
    6- Multa de R$60.000;
    7- E, possivelmente 10 jogos de portões fechados.

    Obrigado ALN, não precisava tanto!

  55. Eduardo Ramos
    55

    Pena que o Conselho Deliberativo lembra a Arena nos tempos de exceção, ou deja, só serve para aplaudir os desmandos do Executivo.

    Um clube sem comando, sem norte, sem planejamento, sem projetos, e que frustra a cada dia, a uma Nação de Tricolores.

    O caso Natan é uma prova inconteste da falta de respeito, da falta de competência e da falta de comprometimento dessa gestão.

  56. Tricolor Revoltado
    56

    Deixando de lado – por enquanto – os erros da diretoria e a falta de qualidade técnica do time – vamos olhar pra partida de logo mais a noite.

    Na verdade o time mineiro está nas cabeças porque foi competente nas finalizações. Não é um primor de equipe, mas tá jogando arrumadinho. Já vi vários jogos da série “B” e, com relação ao futebol apresentado, o américa, foi o menos ruim que vi jogar.

    Dois jogadores, veteranos, estão fazendo a diferença no time mineiro, obina e mancini, dando equilíbrio com uma meninada que tem intimidade com a bola, bem diferente da equipe tricolor.

    O jogo de hoje é bem complicado, lembrando que o américa só não venceu, fora de casa, o vascú, o resto foi tudo lapada. Porém, como futebol é imprevisível… espero a primeira vitória hoje.

    Como diria o grande Arnildo: “Que Deus e todos os santos nos ajudem”

    • Valmerio Santana
      56.1

      Se a gente vencer, vai ser uma zebra daquelas! Vamos esperar.

  57. PEDRO ZIMMERLE
    57

    A diretoria poderia confeccionar ingressos simbolicos, seria uma opçao para arrecadar dinheiro e mostrar q somos uma torcida forte!!!!

    • O problema é o destino do dinheiro arrecadado,pagar SB e os seus.Tranparência zero.

  58. PEDRO ZIMMERLE
    58

    Esse puniçao ao SANTA é sacanagem, pois nao deveria ser de portoes fechados, que interdite o arruda, mais o Santa nao pode ficar sem ganhar dinheiro! por isso q nao torço por merda de seleçao estrangeira, a minha é o Santa Cruz!!!1
    Estao querendo acabar com o Santa!!!!

  59. Fábio Belmino
    59

    toquei com o treinador, o cara de novo caga nas calças fazendo a mesma merda do jogo anterior, tira Danilo Pires e coloca Caça Rato, Danilo Pires um cara consciente e que esta no sacrifício, pois o sabugosa coloca ele pelo lado errado.

  60. marcelo almeida
    60

    1. Organização 2. Empenho 3. Qualidade 4. Sorte…Em sete rodadas o time do Santa Cruz só tá com sorte, por isso empatou todas…

  61. Fábio Belmino
    61

    Engraçado ou melhor, trágico é que a turma sentava o cacete em Everton Sena, mas desconsiderava que ele tem ao lado dele a desgraça do Oziel ou Nininho e que na frente da zaga só tem um volante. Já nos últimos quatro jogos os gols ocorreram por erro de Renan Fonseca e ninguém fala.

  62. marcelo almeida
    62

    A verdade é que a DIRETORIA do Santa Cruz tinha dois problemas dentro de campo para resolver:
    1. A dificuldade de marcar gols 2. A facilidade de tomar gols
    Contrataram Sandro Barbosa que trouxe Sergio Guedes para resolver isso.
    Depois de 07 rodadas estes dois ainda não resolveram…o primeiro, SB e cia, ainda contrataram jogadores que não jogam de jeito nenhum ninguém sabe porque, e o porquê ninguém explica…

  63. Tricolor Revoltado
    63

    Pra mim, nada de anormal. Tudo que esta acontecendo agora é reflexo de uma diretoria lenta e descomprometida com o clube e torcida.
    Nosso time é uma bost@!

    Enquanto alguns dizem que evoluímos, eu digo: continuamos do mesmo jeito, sem qualidade e sem evolução. Nosso ataque não existe, nosso meio é improdutivo e nossa defesa é um rombo. Apertou ela abre.

    O jogo:
    TC – não teve culpa no gol – nota 6
    R_enan – falhou na cobertura e tomamos mais um gol – nota 2
    S_ena – é só chutão – nota 2
    N_ininho – horrível – nota 0
    R_enatinho – horrível – nota 0
    D_anilo – esforçou-se um pouco mais e, fez um golaço – nota 5
    M_emo – fechou bem o meio campo – nota 5
    S_andro – improdutivo, amarrou demais o jogo – 4
    CA – o maior chupa sangue que eu ja vi jogar – nota 0
    P_ingo de merda – horrível – nota 0
    G_amalho – hoje ele recebeu algumas bolas, caiu em todas – nota 1

    R_aul – da raiva ver esse camarada ainda no Santa – nota 000
    C_aça – VTNC – nota 000
    B_etinho – improdutivo – nota 1

    G_uedes – colocar raul e caça pra jogar é um crime, tenha paciência – nota 2

    Enquanto isso, nossa DIRETORIA continua esperando, esperando, esperando…

  64. Tricolor Revoltado
    64

    Só sendo castigo.
    Tudo que está ligado ao Santa Cruz (dentro e fora de campo) dá errado nesse ano do SEN-TER-NÁRIO.
    Jogo do centenário em caruaru, desclassificações seguidas, diretores lentos pra contratar, lentos pra regularizar, presidente aconchavado com TOIC, privadas voadoras, campo interditado e pra finalizar: um time ruim da porr@.

    Não temos sequer uma única alegria quando isso, que chamam de time, entra em campo. VTNC!!!!

    • é castigo não, é amadorismo mesmo:

      – se tivesse juridico atuante nao teria perdido o jogo do centenario no Arruda.
      – se tivesse planejamento, teria reforçado o time do ano passado.
      – se tivesse organizacao nao deixaria o incompetente do Bione responsavel por tudo no estadio.
      – se tivesse vergonha na cara nao se amigava com organizada criminosa.
      – se tivesse atitude apareceria um diretor pa dar declaracao nas rádios.

      isso é EFEITO do AMADORISMO. Só isso.

  65. Arnildo Ananias de Oliveira
    65

    SCFC: UM FESTIVAL DE HORRORES

    em todos os aspectos. Gostaria de fazer uma rápida ENQUETE.

    Se aquela falta quase frontal, na linha da grande área, os 20 e poucos minutos do 1º tempo, tivesse sido cobrada pelo DM9, o q vocês acham:

    1. Ele a colocaria nas nuvens;
    2. Ele chutaria na barreira;
    3. Ele chutaria pras arquibancadas;
    4. Ele a clocaria nas mãos-do-goleiro;
    5. ELE COLOCARIA NO FILÓ.

    A massa encefálica do Caça-Rato, Nininho e do Memo é:

    1. Do tamanho de uma jaca;
    2. Do tamanho de uma melancia;
    3. Do tamanho de uma laranja Bahia;
    4. Do tamanho de uma laranja gravo;
    5. DO TAMANHO DE UMA BOLA-DE-GUDE.

    Na minha época, HOMEM PEQUENO só servia pra segurar paletó em briga e dar recado a rapariga. Mas, o SCFC tem uma coleção deles:
    Jéferson Maranhão, Renatinho, etc.

    Esse ditado é verídico ou:

    …………..

    Acho melhor parar por aqui porque ainda falta avaliar o Raul, o Betinho, o Sérgio Guedes, o Sandro Barbosa, o Ataíde, a Direção do Clube, o Dpto de Marketing, o Jurídico, etc, etc.

    Q TODOS OS DEUSES SE APIEDEM DE NÓS porque acho q tamos phudidos e mal pagos.

    Ave Mª, Cheia de Graças…

    SAUDASANTA

  66. Arnildo Ananias de Oliveira
    66

    MAS O Q DÁ TESÃO MESMO É

    entrar no “atualizadíssimo” site oficial do Clube pra ver fotos daquelas arquibancadas podres.

    Tenho certeza q esse festival de horrores é proposital e orquestrado por algum burro-negro sádico e FDP. Difícil dizer quem haja vista a coletânea de burro-negros no Clube e no plantel q tem como PRÉ_REQUISITO ter passagem por lá.

    Q OS DEUSES SE APIEDEM DE NÓS.

    SAUDASANTA

  67. A cobra coral
    67

    A culpa de nossa derrocada se deve a política que está se aproveitando do clube para fins eleitorais.
    O que falta no Santa Cruz é seriedade. Tem gente ganhando muito dinheiro com isso tudo.
    Ninguém explica o rombo de Um Milhão que tivemos nos cofres do Arruda. venderam ingressos de estudantes que somavam a quantia de Um Milhão, e desapareceu, ninguém viu até hoje.

  68. A cobra coral
    68

    Os iludidos continuam colocando a culpa dessa campanha desastrosa nas arbitragens, se o time fosse bom, não dependeria de juiz algum, se deixassem de marcar uma penalidade, iríamos lá e faríamos gols e mais gols.
    Agora um time sem qualidade alguma, e ainda me vem bobinhos falar que as arbitragens estão prejudicando, aí é demais.

    • O time é visivelmente fraco e todos vemos, mas a arbitragem vem atrapalhando ainda mais sim.

      Um fato não pode afastar o outro.

      E tá todo muno nivelado por baixo, o Santa tá mal evidente mas o resto também está, e num contexto desse se ganah é num detalhe e um penalti não marcado ou um gol mal anulado faz uma diferença gigantesca!

  69. Arnildo Ananias de Oliveira
    69

    AGORA, JUSTIÇA SEJA FEITA:

    na maioria desses 1 X 1 saímos, de frente, com belíssimos gol e, logo depois, ENTREGAMOS A RAPADURA. PQP!

    Agora, sinceramente, tirar aquele rapaz q fez o gol pra colocar a NULIDADE do Caga-Rato, só sendo doido. Q me desculpe o Cel Peçonha mas aquele rapaz jogando no SCFC é a maior aberração da natureza. Ai q saudades do DM9!

    SAUDASANTA

  70. Vamos lá…

    O time tem se mostrado incapaz de vencer. Mas pq? Na minha pobre e modesta opinião é devido ao sistema de jogo empregado. Claro que falta qualidade técnica, mas se analisarmos os jogos do Santa, como o de ontem, verificaremos que o time dentro de suas limitações não joga tão mal assim. É que o sistema de jogo é inadequado. O Santa joga no 4-4-2. Pois bem, os laterais raramente chegam a frente pra cruzarem uma bola. Em compensação quase sempre levam bola nas costas. O lado direito é um horror. Ontem o gol surgido foi daquele lado, a exemplo do gol do ABC. Já o esquerdo também falha. Renatinho perde a bola com muita facilidade. A zaga bate cabeça e não há cobertura necessária quando um dos zagueiros está na cobertura dos laterais, exatamente porque o time é lento.
    O meio de campo além de lento é muito, mas muito previsível. São sempre toquinhos de bola pros lados ou pra trás. Atrapalha qualquer iniciativa rápida de contra ataques. O Santa joga com três volantes que travam ainda mais a saída rápida de jogo. No ataque temos um homem de referência que dificilmente recebe bolas em condições de finalizar e o chamado “atacante de beirada” não consegue produzir por notória deficiência técnica. Ontem Pingo foi menos ruim que CR7.

    Assisti ao jogo Ceará e Ponte Preta, ontem. Jogo bem jogado com grande velocidade e contra ataques bem formulados. Observem que o Jogo do Santa Cruz tem nada disso. Geralmente é um jogo lento, com vários passes errados. Um das razões de o time não conseguir vencer é porque quando leva o gol de empate não consegue envolver o adversário dada à lentidão de jogo.

    Eu tiraria Nininho urgentemente. Tá chegando um novo lateral é pra entrar na próxima partida. Ninguém aguenta mais os laterais que temos. Também não ficaria com Renatinho. Não sei porque até hoje sacaram Zeca do time. No meio deixaria apenas dois volantes e colocaria mais um meia ao lado de Carlos Alberto e esse meia seria Raniel (o único que temos). Na frente Gamalho e Betinho.

    É preciso dispensar jogadores.

    Em relação aos pênaltis não marcados, acho sim que tem prejudicado o clube. Se com esses pênaltis marcados o time iria ganhar ou não, é um outra história. No jogo contra a Luverdense o pênalti sofrido em cima de Betinho foi no finalzinho da partida. Agora, como somos órfão de pai e mãe em termos de diretoria, fica tudo isso restrito às lamentações da torcida e como diriam os sábios os torcedores são só emoção!

    Nível baixo da Série B, a contar pelo líder que não tem nada demais em relação ao futebol jogado pelos outros até aqui.

    • Eduardo Ramos
      70.1

      Você tá certo. E é óbvio de que na defesa só podem ser titulares: Tiago Cardoso e Renan Fonseca. No meio de campo, todos volantes demoram com a bola, e o pior, não acertam nem passe de ônibus. E no ataque, como diz Arnildo, falta DM9.

      Insisto: jogadores com a qualidade de Dedé,Daniel Paulista eRoberto Dias, são menosprezados por não serem amigos de Sandro.

    • André Tricolor Virtual
      70.2

      Cobrão,

      Concordo. Zeca pode não ser um primor no apoio, porém marca melhor que o anão, que não tem mais futebol para jogar no Santa.

  71. Eduardo Ramos
    72

    Incompetência? Má fé? Inocência?

    Anunciaram a vinda de Cristian, e não veio.
    Anunciaram a vinda de Araújo, e não veio.

    Os idiotas pensam que somos idiotas. Somos?! Talvez sim.

  72. Arnildo Ananias de Oliveira
    73

    FESTIVAL DE HORRORES FC,

    tá de brincadeira com sua boba e apaixonada torcida. O atleta do Ituano q vinha, ñ veio. O Araújo pelo jeito, idem.

    O ano do Centenário começou péssimo com aquela proibição de três jogos, cumpridos em Caruaru, q nos subtraiu, no mínimo, 1,5 milhões de reais pois um jogo no Arruda contra o Baêa, no dia de nosso aniversário, ñ daria menos de um milhão.

    Mas, foi a partir mesmo da fatídica latrinada mortal na cabeça, a partir do jogo contra o Paraná Clube, q o negócio degringolou de vez. Ñ vou nem falar na entrega de mão beijada dos títulos do pernambucano e da copa do NE por aquele entregador de camisas que também nos veio a jogar, por osmose, no 4º lugar do pernambuquinho, com a consequente perda de nossa participação na Copa do NE do ano vindouro.

    O meu querido e amado SCFC a quem já cognominei, noutras ocasiões, de Santa Geriatria FC, Santa Caridade FC, Santa Inocência FC, agora parece se aperfeiçoar em, sadicamente, maltratar e vilipendiar seus humildes torcedores, a cada dia que passa, com fatos e notícias que são um verdadeiro FESTIVAL DE HORRORES. Será que esse Wescley da Chapecoense é bom e vem mesmo? Vamos aguardar. Mas, enquanto isso, me dêm licença:

    Ave Mª, Cheia de Graças,…

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      73.1

      Weascley jogou no Betim contra o Santa Cruz, em 2013.

      Meus comentários (entre os de Corão e d Arnildo Ananias) estão retidos.

      Tudo indica que atravessaremos a Copa no Z4.

      E ALN e Tininho vão pedir paciência, que estão procurando jogadores que resolvam (tipo, o do sub-20 do Grêmio ou Adilson) e que a Torcida acredite.

  73. Arnildo Ananias de Oliveira
    74

    ) EM ALN

    por entender q, NAQUELAS OCASIÕES, era o melhor pro SCFC pergunto AGORA: por onde anda o SÉRGIO MURILO, um empresário q me pareceu uma pessoa séria? Será que ñ teria coragem de relançar uma nova chapa ou está pra lá de decepcionado com esse mundo do futebol?

    Por onde anda o nosso vice-Presidente Sylvio Ferreira q nem meus mails responde mais? Ñ dá + nenhum sinal de vida. Será q o nível de centralização dessa administração atual tá cerceando todo mundo?

    Faço questão de registrar que ñ tenho vínculo com quem quer que seja e meu único comprometimento é com o meu querido e amado SCFC que o coloco acima de TODO E QQ Candidato.

    É o meu jeito de ser.

    Q TODOS OS DEUSES NOS AJUDEM E SE APIEDEM DE NÓS.

    SAUDASANTA

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      74.1

      DIGO:

      EU, QUE POR DUAS VEZES CONSECUTIVAS, VOTEI (E NUNCA ESCONDI ISSO) EM ALN
      por entender q, NAQUELAS OCASIÕES,…

  74. Arnildo Ananias de Oliveira
    75

    AVISO: acabamos de entrar, DE DOIS PÉS, no grupo dos z-4, com o gol do Paraná Clube.

    Dêm-me licença:

    Ave Mª, Cheia de Graças,…

    SAUDASANTA

  75. Arnildo Ananias de Oliveira
    76

    DOIS REFORÇOS PRO PRÓXIMO JOGO:

    dificilmente o SG poderá contar com os serviços profissionais do Caça-Rato e do Sorriso:

    http://www.santacruzpe.com.br/noticia.php?id=1534

    SAUDASANTA

  76. marcelo almeida
    77

    E o pior é ver notícias que o Santa Cruz pra enxugar a folha vai emprestar oito atletas, todos da base…Mas que custo tem esses meninos em relação aos que foram contratados e são piores e muito mais caros que eles????? Alguém da Diretoria pode explicar????? Alguém do Conselho???? Sim do Conselho, já que vão empurrar nosso patrimônio pra jogar a 2ª divisão do PE, PARA DAR INÚMERAS CHANCES AOS Q.I. do AGLOMERADO DE DIRETORES TÉCNICOS que trabalham no Santa Cruz…ESTAMOS NA ZONA DO REBAIXAMENTO…Isso é normal pra quem???

  77. ALN voltou a falar das promessas. Que o Arruda será reformado, vai ter um centro de compras, e blá, blá.
    Enquanto, nem uma pá de cimento foi preparada durante toda sua administração.KKKKK!!!
    E o time ALN ?

    • joseildo
      78.1

      Está no mesmo caminho do cabeção que dizia que ia reformar o Arruda, derrubou até as lojinhas e estamos vendo em que deu. Esse aln é uma piada de mau gosto. TENHO DITO.

  78. TRICOLAÇO
    79

    ALN, se você não tem mais nada a da ao Mais Querido, RENUNCIE. Mas não suje sua bela e recente historia. SAUDASANTA!!!

    • É, meu velho, sua história é vencedora, não deixe a vaidade manchá-la. Caso não tenha tempo ou competência para gerir a crise, renuncie. Caso queira trabalhar, não espere esse elenco começar a jogar bem por que isso não vai acontecer. O Santa é sobretudo um clube de futebol, se acertar o time tudo começa a andar, se ficar esperando competitividade de Renatinho na zaga e Nininho a gente tá lascado. Três volantes da categoria dos que temos no elenco fodem qualquer time. Esperar que esse método de trabalho engrene é dar um tiro no pé.

  79. Temos péssimos zagueiros no elenco e Sandro, sedento por vingança, trás Marlon, um perna-de-pau conhecido por onde passou. É preciso praticar a ideia de que o interesse desses empresários representados por Sandro são inversamente proporcionais aos interesses do clube.

  80. TRICOLAÇO
    81

    Sandro é um mal, que insiste em permanecer no Arruda. Se ele estiver enganando alguém, esse é ALN, ou deve haver alguma vantagem nesse relacionamento.

  81. Fábio Belmino
    82

    Araújo nem chegou e esta fora do Santa Cruz, a diretoria/presidente fanfarrões fizeram a proposta dele vir agora em junho, mas só começar a contar para receber salários após a Copa.

  82. Tricolor Revoltado
    83

    Quando escuto a ladainha de cronistas e dirigentes que o torcedor é só paixão – emotivo – me dá NOJO.

    O que essa turma sabe a mais do que a maioria dos torcedores? NADA!!!

    A diferença de um cronista desportivo, SB e de um ALN em relação à maioria (não todos) dos torcedores é que eles militam, ou militaram, nos bastidores dos clubes. Isso não faz deles catedráticos futebolísticos.

    Todavia, quando um torcedor, como a maioria aqui do blog, aponta às deficiências do clube – principalmente dentro das quatro linhas – somos taxados de emotivos e que só vivemos o momento presente. Em suma: se o time ganha, tudo é festa; se o time perde, tudo é inferno.

    Lembro-me quando ganhamos, neste ano, pro time do boi por 3×0 e, ao invés de fazermos festas, o que vi, neste e noutros blogs, foram vários comentários apontando os riscos que o Santa correria no segundo jogo da semifinal, por conta das mazelas já estabelecidas, ao invés de fazermos festas. Apontamos os riscos, o treinador ignorou e, pagamos o pato: derrota na ilha.

    Ou seja: uma graaaaande quantidade de torcedores são sim esclarecidos e conhecedores de futebol, por mais que a crônica e dirigentes queiram convencer-se do contrário.

    Agora, vivemos um momento extremamente difícil na série “B” e
    o que já havíamos prenunciado aconteceu: chegarmos ao Z4 por deficiência técnica. E mais uma vez o que vemos é a incompetência dos dirigentes tricolores em conduzir uma reformulação “no clube” para deixarmos essa incomoda posição e o pior é que ainda chega diretor pra dizer que estamos apenas no começo da competição. É phoda!

    Enquanto o Santa chegou, com muita dificuldade aos 7 pontos e se encontra em 17ºlugar, o líder já atingiu 17 pontos, somando 10 pontos mais do que a gente.

    Pedimos, desde o ano passado, requalificação do elenco e eles não fizeram. Chegaram até a afirmar que tínhamos grandes jogadores de mio. PQP! Hoje, colhemos os frutos dos ouvidos tapados dessa diretoria.

    Enfim…
    Estamos, mais uma vez, pedindo: “requalifiquem nosso plantel” e façam uma pré temporada no período da copa, pois, não queremos chegar ao final do ano amargurando, mais uma vez, um descesso na história do Clube Mais Querido do Brasil.

    Torcedor não é burro!

  83. O Santa Cruz precisa jogar melhor para vencer o próximo jogo. O ataque tricolor esta deixando a desejar. Está fazendo muito pouco. A nossa defesa sempre falha, por isso espero que o Mais Querido levante a cabeça e volte a jogar futebol com garra, com determinação, amor a camisa e de forma coletiva sempre pensando no clube.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      84.1

      TÔ TODO CAGADO

      mas satisfeito. KKKKKKK.

      E Ñ VAMOS CAIR ^N pois DM9 vem aí e o bicho vai pegar.

      A arrancada vai começar 3ª f com uma vitória em cima do boa coisa.

      SAUDASANTA

  84. Arnildo Ananias de Oliveira
    85

    NETA BAHIANA LEVOU UM VERMELHO DIRETO, KKKK.

    Tá pensando q é Recife q fazem o q querem.

    SAUDASANTA

    • Pois é na Séie A fica dificil comprar ou intimidar a arbitragem. No pernambuquinho e na copa NE ele cansou de dar cotovelada e não marcavam nem falta (tal e qual a que deu em Renatinho).

      E o frescador parou de fazer gol foi? KKK!

  85. vladimir biro biro arcoverde maceió
    86

    Neto baiano frescou!!!

  86. Roberto Gomes
    87

    Terror e Atos de Vandalismo após o jogo da coisa hoje na ilha.Bastaram perder um jogo para o redor do estádio e ruas próximas virarem uma praça de guerra.Jogaram uma pedra da arquibancada em cima do carro do terceiro árbitro Sebastião Rufino Filho que quebrou o vidro e caiu dentro, sorte que ele não estava no volante, senão teriamos mais uma vitima, e agora ? Ele prestou queixa na delegacia. A imprensa tá calada. Tem muito reporter que não noticiou. Chuvas de pedras ao final do jogo em cima dos torcedores do corinthians, se fosse no arruda o mundo já tava sabendo. E agora Sr. Ednaldo Santos, da da Rádio JC, marginal so tem na torcida tricolor como o sr. insinua ?

  87. Eu sinceramente não entendi os motivos para não vinda de Araújo. O rapaz encerra contrato no final do mês. Se sair antes pagará multa (isso serve de bom exemplo ao próprio Santa Cruz que libera jogadores antes do contrato findar por qualquer banana). Depois, pelo que entendi, o Santa só quer pagar o jogador após a Copa do Mundo. Que babaquice é essa? O jogador vai ficar sem treinar durante a Copa? Ou vai treinar juntamente com os outros jogadores, mas sem receber seu salário? Ou o Santa tá pensando em dar férias coletivas no período da Copa?

    Mudando de assunto, olha a manchete linda do JCoisa sobre a lapada de ontem: “Corinthians expõe deficiências do Sport e vence por 4×1 na Ilha do Retiro”

    Agora imaginem vocês se fosse contra o Santa qual seria a manchete empregada né?

  88. Fábio Belmino
    89

    http://globoesporte.globo.com/pe/noticia/2014/05/do-terror-ao-crime-organizadas-tem-transito-livre-nos-clubes-do-recife.html

    quero ver o atual presidente do Santa Cruz na cadeia por associação criminosa e formação de quadrilha.

    • Artur Perrusi
      89.1

      Gravíssimo.

      ALN parece que mentiu. Seu argumento não bate muito com a foto. Diz que a foto, fantasiado de inferno coral, é montagem… Caso seja assim, deveria ter denunciado a sacanagem desde o início. Um pouco de indignação é que nem vinhozinho gaulês: é bom e só faz bem.

      Ora, por que ALN coloca na mesa representante de torcida organizada para apresentar jogador? Quem não se lembra do mesmo fato no apoio a Sandro, na época em que foi técnico?

      Fazer isso não é ratificar apoio político? Ou foi montagem? Talvez, ALN tenha chegado à mesa e já estava o rapaz da organizada. Todo mundo parece enganar ALN. É muito chato. Dá até pena do coitadinho.

      Quem acredita, na inocência de ALN, é candidato a acreditar em tudo.

      Minha mãe recebeu propaganda eleitoral de ALN na época da eleição para vereador. No panfleto, tinham as cores e o escudo do Santinha. Foi montagem?

      Sou cândido e acredito que foi montagem. Imagine…

      Há algo de podre na ex-república independente do Arruda (tá mais pra feudo). O cheiro já era sentido, mas se confundia com o do canal; agora, não é mais o fedor, e sim o monstro que se torna visível

  89. Essa corda no pescoço do presidente significa que o time vai pras picas. Político acuado só pensa em se safar, nessas horas nem a mãe importa, quanto mais o clube. Série C a vista.

  90. Arnildo Ananias de Oliveira
    91

    ESSAS MANCHETES REALMENTE NOS DÃO UMA INJEÇÃO DE ÂNIMO DO CARALHO:

    1. Sérgio Guedes foca recuperação física e DESCARTA MUDANÇAS no Santa Cruz;
    2. Na zona de rebaixamento, o GRANDE Memo avisa que o “sinal de alerta” está ligado;
    3. Tiago Costa tem previsão de retorno PARA AGOSTO!;
    4. Com Caga_Rato LIBERADO, elenco encerrou os trabalhos essa manhã.

    É OU Ñ É UM “FESTIVAL DE HORRORES”?

    SAUDASANTA

    • Cobrão
      91.1

      Arnildo, permita-me fazer uma observação. Pra mim, Memo nas últimas duas partidas que vi não comprometeu. Não é a dele sair pra jogar, lançar, etc. Jogou seu feijão com arroz e não comprometeu. O problema do Santa, insisto, é o sistema de jogo, com dois laterais fracos e não temos meio campo e atacante pra jogar com Gamalho.

    • Eduardo Ramos
      91.2

      Cobrão, o problema do Santa Cruz é a passividade de uma diretoria incompetente. Memo, Caça-Rato, Oziel, e outras desgraças, levam o Santa Cruz para uma situação preocupante.

      E esse Sandro? Um tumor maligno. E o treinador Sérgio Cabelereira? Um derrotado.

      Dificuldade de contratar bins jogadores? Mentira! Zagueiro Roberto Dias, capitão do Campinense que foi campeão da Copa Nordeste sem ter levado um único gol em Campina Grande. Estava no CSA, e já é titular no América-RN. E Pimentinha? Preferiram Adilson. Hoje, Pimentinha voltou para o Sampaio Correia e é titular. E Daniel Paulista? Demitido por Vica após ter sido destaque no último jogo com a camisa do ABC.

      A cada dia, eu me sinto mais desestimulado com essa turma de ALN.

  91. Tricolor Revoltado
    92

    Que ALN phudeu a imagem do clube pela associação com esses marginais é notório;

    Que eu e muitos outros aqui queremos ver essa assombração (só aparece no clube vez em quando e quando aparece assusta todo mundo) longe do nosso clube é a mais pura verdade;

    Que eu concordo com as falas acima em número, gênero e grau, vocês podem apostar.

    Mas, deixa eu fazer algumas perguntas pra vocês:

    1 – Por que essa reportagem aparece exatamente hoje – 26/05/2014 – depois de alguns fatos não noticiados do entorno da ilha, ontem ?

    2 – Por que não temos uma única foto do carro do árbitro que foi apedrejado ontem na ilha, se toda a imprensa estava lá (e provavelmente fotografou e filmou tudo) ?

    3 – Por que a imprensa não falou, publicou, imprimiu ou televisionou nada do apedrejamento aos torcedores do curinthians, ontem, pela turma do boi ?

    4 – Por que na reportagem não falaram do marginal, da turma da jovem, que junto com outra trupe de marginais, desceu de um ônibus, fretado pela jovem, e atirou (ATIROU – ARMA DE FOGO – CRIME) em Lucas, torcedor da barbie?

    5 – por que cortaram, da fala do S_ilvestre, a localização do estádio onde os outros vasos, extintores e pedras foram arremessados ?

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      92.1

      E EU ACRESCENTO:

      Por q Jéferson, um jovem trabalhador, q foi por alguns tempos funcionário de uma padaria, aqui na Madalena, próximo à minha residência, morreu há 2 ou 3 carnavais passado, em decorrência de uma tremenda surra q levou covardemente da Jovem, só por q estava vestido com o manto santacruzense e ninguém nunca noticiou nada a respeito?

      Aproveito tb o ensejo pra perguntar do porque de dois dos q + batem no time da chié FORAM AMBOS RIGOROSAMENTE PUNIDOS COM EXPULSÃO no jogo de ontem e NUNCA O FORAM NO PERNAMBUCANO apesar de terem cometidos infrações bem mais violentas e com muito mais frequência, NUM MESMO JOGO, no Pernambucano?

      SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      92.2

      E ninguém deu ênfase às brigas e atos de vandalismo promovidos pela Torcida Jovem, após o jogo contra o CSA, na Copa Nordeste, que foi realizado de portões fechados.

  92. Arnildo Ananias de Oliveira
    93

    MAIS UMA MANCHETE “BROXANTE”, neste FESTIVAL DE HORRORES Q VIROU NOSSO CLUBE:

    Acerto entre Santa Cruz e Araújo fica mais distante, afirma dirigente coral.

    SAUDASANTA

  93. Coronel Peçonha
    94

    A foto da “pedrinha” atirada por alguém bem bonzinho (como o que morreu no Arruda, que estava lá representando a tranquila torcidajovem):

    https://twitter.com/oimplacavelpe/status/470892024686968832/photo/1

    Tuíte de Aderval Barros.

    Temos de repercutir isso. Veja o que se falou:

    http://www.pe.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/sport/2014/05/26/noticia_sport,30207/sport-e-denunciado-na-sumula-por-depredacao-em-carro-e-pode-sofrer-punicao.shtml

    “Porque foi fora do campo” kkkkk

    DIGO: se a gente não repercutir, nada será feito.

    E temos de provar que NÃO É A PRIMEIRA VEZ. Vamos esperar por outra morte??????????

    E pior: jornalistas do ESPN foram ameaçados no campo ontem e sairam com seguranças, para não apanhar. SERÁ QUE ELES FICARÃO CALADOS TAMBÉM? Parece também.

    Por isso que eu disse no Blog do Santinha: hipócritas.

    O Santa Cruz é minha pátria.

  94. A moura du b doou 500 mil, declarados, para o PSB. Isso representa 7% de todo dinheiro arrecadado pelo partido. Não há ilegalidade nisso, mas demonstra o poder que essa facção tem, entre outras coisas, sobre o que deve ou não ser noticiado.

  95. Arnildo Ananias de Oliveira
    96

    EM TEMPO: TIJOLO ATIRADO NO 4º ÁRBITRO, VAI PARA A SÚMULA.

    Informação registrada pelo CARLOS LOPES, no seu blog, pois esse rapaz parece ser O ÚNICO ÚNICO comentarista esportivo de PERNAMBUCO que trabalha com isenção.

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=88688

    SAUDASANTA

  96. Eduardo Ramos
    97

    Arnildo, anote mais uma “boa” notícia: Natan teve um estiramento muscular. Resultado: mais 10 dias no DM.

  97. Roberto Gomes
    98

    A impren$a continua calada sobre os acontecimentos de ontem após o jogo quando jogaram uma pedra enorme de cima da arquibancada no carro do árbitro, Ningúém viu, ninguém sabe, minguém fotografou, ningém filmou, nenhum comentário nas resenhas, o Sr. EDNaldo Santos critico ferrenho das TO principalmente da TOIC, se faz de desentendido, a FPF tambem, a delegada do inquérito do arruda tambem, a policia Idem, ninguem pergunta se o estádio tem câmaras, vigilancia, segurança, donde vieram as pedras, esqueceram da grade que ja jogaram anteriormente lá de cima, enfim é um mistério total. AH ! se fosse no arruda
    Saudaçõs Corais

  98. Eduardo Ramos
    99

    Meu comentário 91.2 tá retido.

  99. Hoje, o futebol tricolor é broxante.

  100. Arnildo Ananias de Oliveira
    101

    ATUALMENTE, NOTÍCIAS DO SCFC NA MÍDIA,

    é um verdadeiro futebol de obviedade e de abobrinhas. Senão, vejamos:

    MELHOR PASSADOR DA SÉRIE B, SANDRO MANOEL ALMEJA PRIMEIRA VITÓRIA PARA ENGRENAR NA COMPETIÇÃO; Acho q ele deveria almejar uma derrota Pedro Bó!

    CAGA-RATO ESPERA CHANCE E QUER FAZER O GOL DA PRIMEIRA VITÓRIA DO SANTA NA SÉRIE B;
    Esse perdedor ainda terá coragem de colocar esse craque em campo?

    MESMO SEM CONFIRMAR A EQUIPE, GUEDES DÁ INDÍCIOS DE MANTER O MESMO TIME;
    PQP, e os “reforços”?

    SAUDASANTA

  101. Sérgio Guedes pegou a doença de Sandro cocão hipócrita. Não mexe no time nem a pau. É fróide!

  102. Roberto Gomes
    103

    Noticias dão conta que:Foi dado o efeito suspensivo na CBF em favor do Santa Cruz: Sexta-feira jogaremos com torcida no estádio .

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      103.1

      UMA ÓTIMA NOTÍCIA, NESSE “MAR DE DESGRAÇAS”.

      SAUDASANTA

  103. Arnildo Ananias de Oliveira
    104

    PEGARAM O GAROTO RANIEL COMO “BODE EXPIATÓRIO”

    do fracasso frente ao Salgayro. Discordo peremptoriamente e acho uma grande sacanagem pois vejo no plantel jogadores que ñ amarram a chuteira dele.

    Já o Renatinho, somos grato ao mesmo por sua participação DIRETA E INDIRETA nas conquistas de 2011 a 2013. Entretanto, HÁ MUITO TEMPO q o mesmo joga “pedra em santo” e ñ merece a titularidade. Tem conseguido, inclusive, superar o Memo nos erros de passe pois ñ acerta nem um de meio metro. Q OS DEUSES O FAÇAM “FAZER CHOVER” HJ À NOITE.

    SAUDASANTA

  104. Edilson Silva
    105

    Muitos torcedores ficam a toda hora pedindo a volta de Denis Marques, acho uma bobagem, apesar de Denis ser um grande jogador, porém ele é ploblemático, que regalias etc… e nós temos Leo Gamalho que já provou que sabe fazer gol, apenas necessitamos de dois laterias de melhor qualidade nos cruzamentos e um meia que organize o setor do meio de campo, um meio de campo por exemplo com Sando Manoel, Danilo,Wescley e Natan, pode colocar C.Alberto junto a Leo Gamalho que iremos fazer muiitos gols, é uma questão apenas de qualidade, Claro arrumando as Laterias , por que laterias que não sabem cruzar, e são da latura que tem Nininho e Renatinho, toda bola porlevantada na área fica prá Renan e Evertos Sena, e muito para dois Zagueiros. outra coisa Sando Manoel é um volante que não faz um terceiros Zagueiro então Everton Sena saindo para cobrir Nininho toda hora fica o buraco, o mesmo acontece do outro lado com renam, só cego não quer ver,

  105. Tricolor Revoltado
    106

    Se Sandro Manoel tem o melhor passe, Renatinho deve ter o pior passe de toda série “B”.
    Já nininho é qualquer coisa horrível.

    • Tricolor Revoltado
      106.1

      Se os atacantes não fazem gol. O pior do time faz.

  106. Arnildo Ananias de Oliveira
    107

    ESTOU VENDO FANTASMAS OU, ALÉM DO GOL DO NININHO,

    vi o Memo dá passes perfeitos hoje?

    Q DEUS NOS AJUDE E FAÇA COM Q O RENATINHO TB ACERTE NESSE 2º TEMPO.

    SAUDASANTA

  107. Arnildo Ananias de Oliveira
    108

    PQP, NOVAMENTE COLOCAMOS A “BUNDA NA PAREDE”.

    Q DEUS NOS AJUDE.

    SAUDASANTA

  108. Arnildo Ananias de Oliveira
    109

    ACREDITEM SE QUISER MAS,

    pra mim, o NININHO, foi um dos maiores jogadores em campo, hj.

    O Renatinho continua DEVENDO.

    SAUDASANTA

  109. Arnildo Ananias de Oliveira
    110

    COMO BEM DISSE O FERNANDO BARROS DA FOLHA-PE,

    Eram sete jogos sem vencer. Agora, são oito sem perder.

    Q TODOS OS DEUSES DO OLIMPO NOS AJUDEM.

    Ah, ìa esquecendo, ACREDITEM SE QUISER: Ave Nininho! Ave Memo!

    SAUDASANTA

    • Coral
      110.1

      Caro Arnildo, são 10 jogos. Teve mais um empate com o Bota-PB e a vitória contra o Lagarto.

  110. Tricolor Revoltado
    111

    Aleluia, vencemos.
    A diferença das outras partidas é que não tomamos gols isso é bom. Ainda temos muito a evoluir, mas, com vitória, é bem melhor.
    Detalhe: hoje tínhamos que ganhar, afinal, o melhor em campo – para mim – foi memo.

    O jogo:

    TC – não sabe sair do gol, quase dá um gol no fim do jogo – nota 5
    S_ena – jogou bem – nota 5
    R_enan – voltou a ser seguro – nota 6
    N_ininho – não comprometeu e ainda fez um golaço – nota 6
    R_enatinho – o mais fraco da defesa – nota 3
    M_emo – o melhor em campo, bons passes e muita raça – nota 7
    S_andro M. – apoiou pouco, mas fechou bem o meio – nota 5
    C_A – jogou bem – nota 6
    D_anilo – errou muitos passes, mas não comprometeu – nota 5
    P_ingo – correu muito, mas é ruim de finalização – nota 6
    G_amalho – jogou bem, mas esteve lento – nota 5

    E_merson – não deu pra ver seu futebol – sem nota
    B_etinho – deu sorte e fez o gol que deu tranquilidade – nota 5
    A_dilson – não sabe jogar bola – nota 1

    G_uedes – enxergou bem às substituições – nota 7

    Sexta, todos os caminhos levam ao aflitos!

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      111.1

      PASMEM MAS AUMENTARIA UM PONTO NAS NOTAS DE MEMO E NININHO.

      Tb + 1 pto, pelo menos, pro nosso paredão. NUNCA VI o Memo jogar tanta bola q nem hj: armou, desarmou e deu passes (CERTO).

      SAUDASANTA

    • Tricolor Revoltado
      111.2

      Arnildo, seu pedido é ordem:

      TC – nota 6
      S_ena – nota 5
      R_enan – nota 6
      N_ininho – nota 7
      R_enatinho – nota 3
      M_emo – nota 8
      S_andro M. – nota 5
      C_A – nota 6
      D_anilo – nota 5
      P_ingo – nota 6
      G_amalho – nota 5

      E_merson – sem nota
      B_etinho – nota 5
      A_dilson – nota 1

      G_uedes – nota 7

  111. Memo tá voltando a ter aquela regularidade que elogiávamos aqui antes de fazer beicinho e pedir para sair. Espero que continue melhrando.

  112. Arnildo Ananias de Oliveira
    113

    POSSO SER CHATO, Ñ COM VOCÊS, MAS COM OS BURRO-NEGROS?

    Santa Cruz FC: campeão INVICTO da série B. Infelizmente, ñ jogaremos contra ELES em 2015, pois serão REBAIXADOS.

    SAUDASANTA

    P S – Desculpem-me o excesso de vinho tinto hj.

  113. Eduardo Ramos
    114

    Estou em Bezerros e não vi o jogo mas vi os gols. Depois de 7 rodadas e 7 noites, um dormida sem desesperos ou frustrações que têm nos acompanhado ao longo desses meses.

    • Roberto Gomes
      114.1

      EUA para Bezerros, que venham as vitórias agora ! Sexta-feira nos encontraremos na ex-casa da barbie

  114. PEDRO ZIMMERLE
    115

    Boa vitoria, outra boa noticia é a contrataçao do meia Wescley!!!

  115. santana moura
    116

    Será que alguém por aqui vê o que eu vejo? Um Leo Gamalho triste, desanimado, talvez, porque serve os companheiros sempre que pode, mas não recebe uma bola sequer em condições de ser chutada para o gol. Qual o motivo deste atleta estar sendo isolado? Guedes será que vê o que vejo? E não me digam que ele é ruim, sabe jogar bem em vários fundamentos, mas no principal, já que é referência na área, não recebe uma bola boa.

  116. Como jogadores que não estavam jogando porra nenhuma mostraram um refino trato da pelota? Só tem uma explicação: dinheiro no bolso.

  117. Tricolor Revoltado
    118

    Se você do lado de lá, as manchetes hoje seriam:

    – Grande vitória do único invicto da competição
    – Com vitória fora de casa, os bois se mantém invictos
    – Invencibilidade e vitória iniciam a semana do boi
    – Boi faz 2×0 na casa do adversário e segue invicto
    – Etc…

    Mas, como é do lado de cá…

  118. Tricolor Revoltado
    119

    E o tijolaço que acertaram o carro de Rufino?

    Ednaldo capetas – o terror das organizadas – tirou por menos;

    Depois vai dizer que não se compara o episódio do vaso com o do tijolo… Ou seja: Atirar tijolos das arquibancadas – se for na ilha – agora pode!

    Pensem numa impren$a comprada.

    Espero que a súmula do juiz seja o suficiente pra punir “esta impren$a”. Afinal, a punição não será apenas pro boi, mas também afetará esse bando de FDPs que militam os meios de comunicação local.

    Em tempo: Excetue-se, desse meio, o comentarista Carlos Lopes, o único jornalista imparcial deste Estado.

  119. Dos times que vi o Santa jogar como já falávamos antes não tinha visto até agora nenhum que jogou superior ao Santa Cruz, mesmo o Santa Cruz jogando mal os nossos adversários jogaram no mesmo nível pra baixo.

    Agora o boa esporte ontem foi pra mim disparado o pior time que enfrentamos, especialmente pelo que eles jogaram no segundo tempo, ele não conseguiam sair da intermediária deles sem errar passes.

    E finalmente parece que treinador tirou Sorriso de vez do time, impressionando como já começamos a ver mais vida naquele meio-campo!

    E uma coisa que também observo Pingo tá longe de ser um jogador de qualidade, mas ele vem a cada jogo evoluindo e tá sendo indiscutivelmente muito mais participativo para o time dentro de campo do que caça-rato que se resume a uma única jogada pegar a bola baixar a cabeça e correr desembestado pra ver o que acontece.

    E Carlos Alberto teve um pouco de melhora pra o que vinha apresentando.

    Agora até quando vamos ter que engolir Renatinho na laetral marcando dentro da área??

    Ontem mesmo quando ainda tava 0×0 o boa coisa deixou de fazer um gol de cabeça na cara do gol porque o outro jogador do próprio boa atrapalhou a cabeçada do seu companheiro…enquanto quem tava lá embaixo pertinho vendo tudo isso acontecer lá no alto era…..
    …..Renatinho!

  120. Alguns pedem Betinho como titular, acho um jogador fraco, um banco razoável. Gamalho, apesar de não tá fazendo gols, produz mais no jogo, tem mais qualidade técnica do que os demais atacantes. Acredito que com a chegada de um meia de qualidade pra jogar ao lado de Carlos Alberto, Gamalho vai ser mais municiado, apesar de preferir os tr~es volantes enquanto estamos vulneráveis nas laterais.. Assisti ao vídeo do lateral direto, Tony, é bom jogador.

    • Artur Perrusi
      121.1

      Testaria Wescley no lugar de Pingo. O time permaneceria com três volantes, acrescentando dois meias. E Pires seria um coringa: sem bola, jogaria como volante; com bola, como meia.

      Se nosso homem de vidro voltasse, jogaria com três meias ofensivos: Carlos Alberto, Natan e Wescley.

    • boa formação

  121. Natan, Wescley, Carlos Aberto. Penso assim também, e só municiando Léo Gamalho lá na frente.

  122. Essa vitória do Santa Cruz para o time mineiro, foi excelente, digna de comemoração, por isso espero que o Mais Querido continui focado, jogando bem, jogando com garra,jogando unido e com determinação para que as vitórias cada vez mais aconteçam e o Tricolor Pernambucano suba na tabela rumo ao G4. Vamos aos Aflitos nessa sexta-feira Família Tricolor, vamos apoiar o Santa Cruz num clima de paz, respeito, alegria e entusiasmo. O Santa Cruz precisa do nosso apoio.

  123. Arnildo Ananias de Oliveira
    124

    NININHO , ATÉ AGORA (25 min), VOLTOU A SER O Q ERA: UMA MERDA.

    Renatinho o acompanha DE PERTO. Já o MEMO cresce a cada partida. Nosso técnico PRECISA TER CORAGEM de testar OUTRAS OPÇÕES.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      124.1

      Outro fraco: Pingo.

      Memo tá bem. Carlos Alberto, também. Betinho tá devendo.

  124. Arnildo Ananias de Oliveira
    125

    PODÍAMOS GOLEAR NO 2º TEMPO MAS

    o ttécnico do SC resolveu tb jogar com 10, ao colocar o CAGA-RATO em campo. PQP!

    SAUDASANTA

  125. Arnildo Ananias de Oliveira
    126

    CANSEI DE FALAR NO CAGA-RATO.

    Queria registrar minha tristeza de ver um Clube tão popular do futebol brasileiro – outro grande deserdado do C13 – “caindo pelas tabelas”: o VILA NOVA de Goiás. Rebaixado pra 2ª divisão do futebol brasileiro (pelo técnico AUVI-VERDE Dr, Pardhal), agora ameaçado de ir pra 3ª Divisão do futebol brasileiro.

    Olha, acho que o Vila vai, simplesmente, “sumir”. SCFC só tem um no futebol brasileiro pra se reerguer que nem um Phenix. Até o outrora poderoso Clube do Remo tenho cá minhas dúvidas. Conheci esse time auvi-rosa do Vila Nova Campeoníssimo nos anos 70 – tal qual o finado Atlético de Madrid – mas, pelo visto, Ñ TEM + JEITO.

    Mas, falando no que interessa, vamos registrar as boas performances do Danilo, do Carlos Alberto, da melhora da nossa saga, etc. Mas, pergunto: por que ñ ousar mais?

    Acho que estamos no caminho CERTO mas poderíamos ousar colocando um Netto lá na frente. Pior que o Caga-Rato ñ é.

    SAUDASANTA

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      126.1

      DIGO: rebaixado pra 2ª divisão do Goiano

  126. Tricolor Revoltado
    127

    Fizemos uma boa partida, apesar de, ainda, apresentarmos falhas gritantes na defesa.
    Nossos laterais são fracos, nossa zaga bate cabeça e nosso goleiro não sabe sair do gol. Detalhe: ainda fez pênalti no atacante do jec, não marcado pelo árbitro, por uma saída “ridícula” do gol.
    No ataque, B_etinho deveria jogar ao lado de G_amalho e não pingo.

    Grande partida de C_arlos A_lberto e M_emo.

    O jogo:
    TC – continua falhando demais nas saídas do gol, mas ainda é nosso paredão embaixo dos três paus – nota 7
    R_enan – quase faz gol contra, mas foi seguro – nota 6
    S_ena – jogou muito bem hoje – nota 7
    R_enatinho – tirando o cruzamento do gol, não fez nada – nota 5
    N_ininho – voltou ao normal – nota 4
    M_emo – um dos melhores em campo – nota 8
    S_andro M_anoel – distribuiu e marcou muito – nota 7
    D_anilo – uma partida apenas regular – nota 5
    C_arlos A_lberto – brigou, apanhou, correu, deu passes – nota 8
    P_ingo de merda – jogou? – nota 2
    B_etinho – apesar de apagado, apareceu na hora certa, no gol – nota 7

    J_ulinho – errou alguns passes no começo, mas depois se acertou – nota 5
    CR7 – perdemos toda força ofensiva quando ele entrou – nota 2
    E_merson – não apareceu pro jogo – nota 4

    G_uedes – tá ganhando minha confiança – nota 7

    • Eduardo Ramos
      127.1

      Leitura perfeita! O melhor em campo foi Carlos Alberto! Se o ídolo do Coronel Peçonha, no caso, o caricato Caça-Rato, tivesse 10% da capacidade de raciocínio de Carlos Alberto, seria muito bom para ele e para o Santa Cruz.

      Nossos laterais são fracos e, os zagueiros muito limitados, principalmente, Everton Sena, que é incapaz de sair jogando, e se restringe a dar chutões pra onde a venta aponta.

      Memo me surpreendeu, principalmente no primeito tempo.

      Pingo é ruim de dar dó. Pode mandar embora.

      E Carlos Alberto? Show de bola naquele gramado horrível da La Bonekeira. Jogou muito e apanhou mais ainda.

      Precisa melhorar e reforçar com jogadores do nível, ou melhor, do que Carlos Alberto. Um meia avançado e o retorno de Natan, se é que retornará mas tomara que sim.

      Vitória justa. Vencer a Ponte Preta é mais que preciso. Jogo difícil contra o time com asegunda maior folha salarial da Série B.

  127. Era jogo pra fazer saldo de gols, mas com pingo e betinho, apesar de ter marcado, fica difícil. Betinho se posiciona mal, não tem habilidade, não preocupa a zaga, se quisermos ficar entre os quatro precisamos de um atacante pra jogar com Gamalho. No segundo tempo o Joinvile concentrou todas as jogadas de ataque no nosso lado esquerdo, Julinho entrou pra consertar e não foi bem, pareceu ser do mesmíssimo nível de Zeca e Panda, mais uma enrabada de empresário na conta de Sandro.. Nosso time não teve inteligência para golear e ainda correu riscos. Viesse o Joinvile sem os quatro desfalques e com onze em campo, dificilmente ganharíamos o jogo. A solução parece ser o 4-5-1, já que só temos um bom atacante e uns trezentos meias. Wesclei no lugar de Pingo e depois da copa Natan no lugar de um dos volantes.

    • Eduardo Ramos
      128.1

      Você está certo mas permita-me contrariá-lo quanto a Natan, que pode ser um meia-avançado, fazendo um tripé no meio de campo com Carlos Alberto e Wescley, se este último corresponder.

    • Eduardo Ramos
      128.2

      Leia-se, discordqr, em vez de, contrariar.

    • Valmerio Santana
      128.3

      Não acho que os desfalques do Joinvile fizeram tanta diferença. São tão ruins quanto os que jogaram. Agora, concordo que ainda precisamos de mais qualidade em várias posições.
      Abraço!

  128. Eduardo Ramos
    129

    Discordar.

  129. Porra, Sabugosa tá fazendo milagres! Memo está até jogando bola e fazendo gol. Isso não é mesmo um milagre?

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *