Pelas ruas que andei

Pobre Recife. Quem viu um dia suas ruas alegres e festeiras que se enfeitavam para uma partida de futebol, agora convive com a irracionalidade humana, que se sobrepõe aos valores supremos da vida.

Tenho saudade de um tempo em que as torcidas se misturavam e viviam em harmonia dentro e fora dos estádios de futebol. A rivalidade ficava por conta das brincadeiras, da greia da rapaziada, dos sarros dos vencedores contra os vencidos.  E tudo permanecia assim, em tom de brincadeira, como deve ser.

Não há como esquecer que na primeira vez que pisei no Arruda, ainda criança, fui levado pelas mãos de um rubro-negro no Clássico das Multidões. Torcidas misturadas, vibrava com os gols do meu time e ele e seu neto, com os do seu. No final do jogo, voltávamos para casa com a certeza de que chegaríamos bem. Nos tempos de menino, passei em paz pelas ruas que andei.

Hoje, o Recife já não é mais o mesmo. Já não piso nas arquibancadas dos estádios de nossos rivais, nem vou a um clássico no Arruda com a camisa do meu time. As ruas antigas da cidade, palco dos nostálgicos carnavais, tornaram-se praça de guerra.

A violência não nasce em um estádio de futebol. Ela é reflexo de um país escravocrata que ainda hoje não reparou os erros do passado. Não há oportunidade para pobres e negros e a miséria de uns representa a riqueza de outros. A violência, em seu estado mais bruto, nasce da falta de educação e de perspectiva.

O futebol pernambucano é de morte. Dois torcedores morreram depois do clássico. Não importa seus clubes, nem suas cores. Importava suas vidas. O futebol não vale tanto.

Estou amargurado e sem esperanças que um dia o nosso futebol volte a ser como antes.

102 Comentários

  1. Dimas!!

    Eu fico triste com o que aconteceu claro!! mais pelo outro lado fico atado sem saber o que dizer nem o que fazer. tá mais que claro que a grande bronca é na chegada e saida dos estádios de futebol, tentam de tudo e não se resolve nada então para esse MATUTO aqui só tem uma saida!! ACABA COM TORCIDA ORGANIZADA NO BRASIL.

    Posso até está errado com os meus pensamentos, mais se não me engano quem tem o poder de acabar com elas é o MINISTÉRIO PÚBLICO e se eles estão vendo o que está acontecendo e não fazem nada pra acabar SÃO CONIVENTES COM ISSO DE UMA CERTA FORMA.

  2. Francis Costa
    2

    Dimas texto apropriado, e digo mais é um problema nacional, vários estados com times de grande rivalidade estão com esses problemas. O futebol está tomando um rumo preocupante, o que antes era um lazer, se tranformou num mar de drama social, psicológico, etc…tomar uma cerveja num bar e debater futebol com colegas, vixeeee, vira briga em poucos minutos, as provocações sadias deram lugar a uma raiva descabida, a um descontrole de razões, olha o que Xicão provocou aqui no blog….kk…!!
    Grande abraço…!

    • Que é isso, Francis? Aquele pessoal das sociais é equilibradíssimo.

    • Francis Costa
      2.2

      Ducaldo, por isso estou nas arquibancadas agora..r.rs.rs.rs

  3. rubemjunior
    3

    Lamenavel tudo isso que aconteceu.
    O que poderia ser feito eram clássicos de uma única torcida como está sendo eito em Belo Horizonte.
    Ou se acaba com essas organizadas ou vaí ser disso a pior.

    Quanto ao jogo, vi duas equipes com medo de ganhar, o boi não queria enfrentar a barby, todavia o Santa Cruz mau escalado pelo seu professor Burro não fez por onde vencer a partida.

    Estaremos fadados a perder o campeonato para nosso grande treinador zé retranca.

    Saudações Corais do Arruda.

  4. rubemjunior
    4

    Está no JCoisa, os dois mortos não teve nada haver com o clássico.

    O torcedor do Santa foi atropelado pelo ônibus.

    A torcedora da Burra preta teve um mau súbito.

    Vamos ver se procede.

    • Fábio Lucas
      4.1

      O torcedor do Santa foi atropelado ao fugir de uma briga entre torcidas e atravessar a avenida na frente do ônibus.

      A torcedora foi vítima de espancamento porque estava assaltando por ali.

      Vejam essa (forte) imagem* que mostra sangue saindo pelas narinas. Sinal de hemorragia interna, roupas rasgadas, sem sapatos. Isso não é sinal de mal súbito. Isso é sinal de espancamento.

      * https://p.twimg.com/Aqk1up7CAAAWzLJ.jpg:large

      Provavelmente o órgão competente dirá que as mortes não tiveram envolvimento com brigas de torcidas, para não causar pânico.

      Aprendam: “Aqui é o Brasil, é melhor esconder do que solucionar.”

    • rubemjunior
      4.2

      Pois é amigo.

      A verdade as vezes é encoberta.

      Saudações.

    • Fabiano Pinheiro
      4.3

      Conversei com algumas pessoas de organizadas e realmente a moça teve um piripaque (mal súbito). O sangue que sai das narinas é resultado da queda de cara no chão.

  5. Fábio Lucas
    5

    Com relação ao meu comentário do artigo anterior, que duvidaram até da minha paixão pelo Santa, eu digo QUE TENHO O DIREITO de reclamar de quem eu quiser. Ou ele virou santo? Quem já viu Birigui não admite menos do que isso.

    Sou exigente mesmo com goleiros. Não acho Tiago um péssimo goleiro, ele torna-se um PÉSSIMO GOLEIRO a partir do momento que aparenta não saber sair em sequer 1 bola aérea.

    Esse papo de que a defesa não pulou para min é balela. O principal responsável pelos gols tomados FOI O GOLEIRO. Principalmente naquela saída ridícula do segundo gol, que certamente ele pegaria fácil se tivesse ficado embaixo dos três paus.

    Principal regra em saída de gol: NUNCA SAIA SE NÃO TIVER CERTEZA QUE VAI PEGAR A BOLA!

    Ontem ele errou em um clássico que não valia quase nada, mas era um clássico(por min já trocaria para próxima rodada). Daqui para frente ele não pode errar mais, principalmente contra o Salgueiro que tem 90% de seus gols originados em bolas levantadas na área.

    Não disse em momento algum disse que ele foi o principal responsável pela derrota, pelos gols tomados foi sim.

    O Sport vendo o GRAVÍSSIMO defeito nas saídas de bolas, cruzará bolas para testa-lo até cansar numa eventual final.

    obs: Note que a grande maioria do gols tomados por nossa péssima defesa foi por bola cruzada na área. Alguns com erros bisonhos, como contra o Araripina.

    • Fábio, o problema não seria a falta de confiança na zaga?

      As saídas precipitadas, com a bola praticamente na cabeça do zagueiro, não seriam produto de desconfiança?

      Afinal o que temos visto, principalmente por parte de Vera Verão, é a bola zunindo na nossa área sem que ninguém subir um palmo para cabecear.

      Ou melhor, os adversários têm cabeceado muito bem contra o nosso gol, e não é de agora.

      De qualquer modo, não deixa de ser falha e, seja qual for a explicação, tem que ser corrigida.

      Goleiro e zagueiros devem ser chamados às falas.

    • Concordo com tudo, só não, em substituí-lo a essa altura. E esse ganzelão não sabia sair bem no ano passado? Desaprender já é demais.

    • Fábio Lucas
      5.3

      Sim, nossa zaga também está numa péssima fase. Mas credito os erros à deficiência técnica do goleiro mesmo.

      Note no lance do segundo gol uma piores saídas de gol que já vi ( http://www.youtube.com/watch?v=MVg8_fify7I ), a partir dos 1:17 segundos a câmera de trás mostra todo o movimento errado do goleiro.

      Primeiro: Não olha para bola.
      Segundo: Se assusta com a chegada dos atacantes.
      Terceiro: Não levanta os braços (!!!!!)
      Quarto: Agarra as costas do Atacante e não a bola.

      E O PIOR DE TUDO: DESPROTEGE O GOL E NÃO FAZ A INTERVENÇÃO!!!!

      Erro crasso! Como disse meu pai, também vidrado em goleiros como eu…

      Se tivesse ficado no gol pegaria aquele cabeceio facilmente…

  6. rubemjunior
    6

    A culpa é do retranqueiro bio-químico-físico que não sabe dar um padrão de jogo definido a equipe.

    Vai Gostar de ser retranqueiro assim na baixa da china.

  7. Fábio Lucas
    7

    Vejam estes trechos:

    “O delegado afirmou ainda que, a princípio, o corpo da jovem não apresentava sinais que indicassem espancamento. Pessoas que estavam no local(!!!!!!), entretanto, disseram que houve confronto entre grupos de duas torcidas organizadas, uma do Sport e outra do Santa Cruz, e a mulher teria morrido durante a briga. O laudo do IML deve sair em 10 dias.”

    “Outro torcedor, dessa vez do Santa Cruz, morreu atropelado após o clássico, no domingo. Testemunhas teriam afirmado que o jovem de 19 anos estava com um uniforme de uma torcida organizada e teria sido atingido por um ônibus enquanto fugia de uma briga, próximo ao Parque 13 de Maio.”

    Quem quiser que acredite em mortes casuais….

  8. PQP paguei 40 reais e o nosso treinador fala que estava tudo como esperado, e ai presidente sera que vcs merece a comfiança da torcida.

  9. Roberto Santos
    9

    Thiago Cardoso foi melhor jogador de 2011 responsável direto do título pernambucano de 2011, da classificação para a série C e da ascensão nesta reta final. Ontem tomou dois gols de bolas levantadas na área lances que acontecem com júlio césar, dida,Marcos, Fábio, Rogério Ceni nada que comprometa a sua qualidade técnica. O problema está na nossa defesa, depois da saída de Thiago Mathias e Jeovânio e da contusão do ombro de Leandro Souza a nossa defesa nunca mais foi a mesma.

    • Fábio Belmino
      9.1

      Discordo no que concerne a Leandro Souza, esse índividuo simplesmente não quer mais nada com o Santa Cruz, ficou claro na sua atitude irresponsável de abandonar a concentração na pré-temporada e desaparecer do clube.

    • Fabiano Pinheiro
      9.2

      Concordo com Fabio Lucas. Assisti o jogo em casa e pode ter passado despercebido, mas seu LSouza fez duas faltas irresponsáveis quase na linha da grande área. Por sorte, numa houve vantagem e falta não foi marcada. Igualmente noutro lance ele cometeu pênalti, mas foi um lance confuso e a jogada teve seguimento e o pênalti não foi marcado.

    • Fabiano Pinheiro
      9.3

      Sobre Tiago Cardoso, acho exagero dizer que não presta, mas desde o ano passado que prefiro Diego Lima, goleiro que considero excelente e que me lembra muito em estilo a Birigui.

    • Acho Thiago Cardoso um excelente goleiro, apesar dele ter falhado nos dois gols. Às vezes, as coisas não dão certo para um jogador. O que me diz se um jogador é bom ou não é a regularidade e, neste aspecto, nosso goleiro tem crédito.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

    • Vera Verão deveria ir para Hungria nadando e carregando E. Oliveira nas costas.

      Fizeram uma força danada para mantê-lo no elenco a troco de nada.

    • Fábio Lucas
      9.6

      Também prefiro o Diego Lima. Não pode ser pior do que o Tiago em bolas aéreas. Nada pode ser pior do que ele em bolas levantadas na área. Acordei mais tranquilo, mas toda vez que revejo o lance me revolto mais…

      Confesso que exagerei no outro post. Ele é péssimo goleiro em bolas aéreas sim. Péssimo, horroroso, amador para dizer o mínimo.

      Ele não é excelente. Goleiros excepcionais não falham em lances primários. Para ser excelente tem que ser Birigui. MAS ELE NUNCA VAI SER BIRIGUI, O MAIOR DE TODOS.

    • Ricardo Gueri-Gueri
      9.7

      Segundo Fábio Lucas, “Goleiros excepcionais não falham em lances primários”, se você pegar lances de Dida e Marcos que foram dois goleiros que foram excelentes e jogaram Copa do Mundo como titulares, você verá que tem lances bisonhos. Tiago Cardoso é na minha opnião muito bom goleiro, e no jogo de domingo simplesmente não foi o dia dele, todos nós temos aquele dia em que nada dá certo. Se pegarem de janeiro de 2011 até hoje, Memo e Tiago são os jogadores mais regulares, com menos falhas desse time.

  10. Fábio Belmino
    10

    As organizadas não são instintas, por parte dos órgãos competentes, simplesmente pelo fato de darem muitos votos.
    As mortes, pelo que li, não foram em brigas, a menina foi por causas naturaius e o torcedor da inferno me parece que foi atropelado.

    e para não perder o costume: Ei Zé ruela VTNC !

  11. Gostei do post e concordo plenamente com a mensagem. Essa selvageria de alguns jovens nas torcidas organizadas prejudicam demais os nossos times, prejudicam demais o esporte rei. Isso afasta as mulheres dos estádios, as crianças e porque não dizer as famílias. Os estádios de futebol precisam de paz. Creio que o melhor caminho seria acabar com as torcidas organizadas e só usarmos as camisas dos times no outro dia. Quanto ao jogo da ilha o Santa só melhorou em campo quando ficou mais ofensivo. Precisamos melhorar a nossa defesa principalmente nas bolas aéreas.

  12. Também sinto falta do tempo em que se podia ir ao estádio sossegado.

    E falo do nosso estádio, pois os outros eu não ouso frequentar há muito tempo.

    E notem que as mortes aconteceram bem distante da Ilha do Chié.

    Significa dizer que, trajando a camisa do nosso time, não estamos seguros em lugar algum.

    Uma lástima.

  13. Ricardo Cavalcanti
    13

    Lamentável essa violência entre GALERAS utilizando uniformes de clubes de futebol.

    Em relação ao jogo…é melhor deixar pra lá!
    Eu não aguento mais me aborrecer com esse entregador de camisas.

    Agora uma frase dele (ZÉ) me preocupa: “VAMOS COMEÇAR UMA NOVA COMPETIÇÃO”…, Toda vez que acaba uma fase e começa outra…é sempre a mesma coisa (vtnc), a mesma ladainha…porém continuamos sem esquema-tático, sem definição da equípe que provavelmente seria titular, sem jogadas ensaiadas, sem reparos em nossa zaga para sanar os problemas aéreos…etc…!!!

    O pior, esse jogo covarde e sem conjunto…parece mais um bando de malucos correndo pra todo lado…chutão pra lá e pra cá…bolas rifadas, parece que eu tô vendo isso agora, porém desde o ano passado seu ZÉ vem “trabalhando” desse jeito!

    Tem que ter muita cabeça fria viu!!!

    • Fábio Lucas
      14.1

      Agora lascou tudo. Com aquela marcação mamãe de Sandro Manoel como ontem, Marcelinho vai fazer a festa nesta defesa inconfiável.

    • ducaldo
      14.2

      Agora nos restam William, Wagner, A. Olezeira e Vera Verão.
      Ficamos com dois zagueiros mais ou menos e duas perronhas.

    • Gleibson
      14.3

      Fabio discordo de vc porque os lances que marcelinho tarado apareceu foi somente em lances parados com a bola rolando o mesmo nao fez nada inclusive no segundo tempo ele andou em campo.

    • Fábio Lucas
      14.4

      Nada? Ele deu “um gol” a Tobi e outro a Ruan e os dois não aceitaram os gols dados…

  14. rubemjunior
    15

    Uma semana para zé retranca trabalhar o time.
    Só que ele já definiu os dias de trabalho.
    Ainda falta tempo para treinar.

    Segunda – Folga
    TErça – Segundo expediente ( Banho de piscina )
    Quarta – Segundo expediente ( Banho de praia )
    Quinta – Descanso da praia e viagem para Serra Talhada
    Sexta feira – Rachão
    Sábado – Sauna
    Domingo – Jogo

    • Gleibson
      15.1

      Ei Rubem ele esta pensando que o time esta de ferias é pqp alguem acorda Zé por favor ele esta dormindo.

  15. rubemjunior
    16

    Zé tá perdido.

    Temos que torcer que os jogadores joguem o que sabem, não precisa seguir as orientações do zé medroso.

    Dessa forma poderemos ser bi-campeões, agora se seguirem o que ele pede, pode esquecer o campeonato.

    Zé só faz atrapalhar.

  16. Santana Moura
    17

    Acho que este trecho do texto de Dimas diz tudo:

    “A violência não nasce em um estádio de futebol. Ela é reflexo de um país escravocrata que ainda hoje não reparou os erros do passado. Não há oportunidade para pobres e negros e a miséria de uns representa a riqueza de outros. A violência, em seu estado mais bruto, nasce da falta de educação e de perspectiva.” DIMAS(2012).

    O buraco é mais embaixo, de fato, e a ideia de acabar com as torcidas organizadas é mais uma tentativa imediatista de resolver uma questão secular de violência em todos os sentidos. Com ou sem torcida organizada os marginais, os bandidos continuarão a existir.

    O que temos que fazer é tentar, tentar e tentar construir uma cultura de paz, entre nós torcedores comuns, de tal modo que possa contagiar os demais, pois violência gera violência e gentileza gera gentileza. Alguns não acreditam nisto, não é o meu caso, sou otimista pra tudo na vida e só digo que perdi a guerra depois que minha alma subir e eu não me reencontrar comigo mesma noutra dimensão.
    Educar nas famílias e nas escolas para a tolerância, o respeito à diversidade e a diferença, coisa (desculpem)que o sistema em que vivemos não priorizará nunca.

  17. toy o tricolor coral
    18

    Texto coerente, sentimento pelas famílias dos mortos.

    O juiz teve três erros graves:

    Deixou de apitar um pênalti em cima de Natan, o que mudaria a face do jogo;
    Deixou de dar o segundo cartão amarelo ao Marquinhos Paraná e na sequencia expulsá-lo, o que poderia mudar a face do jogo.
    Deixou de dar cartão amarelo a Hamilton pelo empurrão que lhe deu. O “home” estava bufando porque não podia fazer falta (alguém o alertou para isto). E não venham me dizer que aquilo foi acidental. Foi voluntário e se olharem bem as imagens constatarão ele empurrando o árbitro deliberadamente, ou seja, nada mudou, tudo como dantes.

    • Gleibson
      18.1

      Sabemos que o Arbitro errou agora oque fazer com aquela desgraça chamada Branquinho o cara dribla o primeiro fica de cara pro gol e tenta driblar novamente e caça rato que se esconde entre os marcadores isso é que devemos debater, sobre arbitragem nao é de hoje que esses fdp erram contra o Santa Cruz, se Branquinho fizesse aquele gol ninguem ia reclamar do arbitro.

  18. 1 – Essas 8 vitórias não teve qualquer influência de Zé Teodoro. A melhora foi um acaso, a saída de Dutra. Se ele não tivesse saído, continuaria sendo titular e capitão da equipe. Renatinho, assim com Natan entraria vez por outra já quando o time estivesse perdendo.

    2- Tomar gol de cabeça na pequena área em escanteio nem em time de pelada.

    3- Alguém pode me explicar qual é a finalidade desses treinos com 13 titulares contra 11 reservas?

    4- Se ontem só a vitória interessava e Zé entrou daquele jeito, imagina agora nas semifinais.

    5 – Marcelinho jogou livre e desimpedido mesmo sendo o único articulador do spor.. Pra que tanto zagueiro e volante?

    6 – O esquema 3-5-2 só funciona quando, ao menos, 1 zagueiro sabe sair jogando o que não é o nosso caso.

    7 – Não tenho esperança de ganhar esse campeonato.

    8 – Para a série C, contratem o ex-treinador do Tupy. O time era semi-profissional. O camisa 10, o carequinha, completava a renda como taxista. O Tupy ganhou do Santa Cruz lá-e-ló sem bater, sem apelar nem fazer cera.

  19. O companheiro de Memo deve ser Pedra, Sandro Manoel é muito irregular.

    Por setor, nossos zagueiros são os que estão deixando mais a desejar. Aí Zé escala logo três. Pqp! Três zagueiros, dois volantes com o passe ruim e os laterais indo pouco. Não há meia que produza com esse esquema. O segundo tempo foi outro jogo, tem que ser o 4-4-2 com luciano e natan de titulares.

    Zé tem botar essa zaga pra treinar jogo aéreo, tá foda!

    • Gleibson
      20.1

      acho que o time dele vai ser o seguinte pode anotar, Zé Retranca a missao 2

      1 Tiago Cardoso
      2 Diogo
      3 William
      4 Wagner ou Leandro Souza
      5 Anderson Pedra
      6 Renatinho
      7 Memo
      8 Chicão
      9 Deniz Marques
      10 Luciano Henrique
      11 Geilson

  20. Ricardo Cavalcanti
    21

    Êita que estão desmontando o Papão da Curuzu!!!

    A Barbie já contratou o garoto Thiago Potiguar!

    Bom seria que o garoto Iago Picachu viesse para o Mundão!!!

    • santana moura
      21.1

      Ligeirinho, é hora de chamar este menino. É uma posição que não temos jogador à altura.

  21. Eduardo Ramos
    22

    Dimas, a violência nos estádios é consequência do sentimentimento de impunidade. Some-se a isto, o despreparo da nossa polícia.
    Fábio Lucas alertou do risco de mortes. Mas a polícia não agiu preventivamente.
    Todos os jogos ocorrem cenas de violência e de vandalismo.
    Pelo visto, mais mortes ocorrerão até que se tomem atitudes enérgicas e eficazes.

    Sobre a derrota de ontem: jurei não criticar o nosso treinador até o final do campeonato.

    Leandro Souza não será demitido? É flagrante a má vontade e o descomprometimento dele.

    • ducaldo
      22.1

      Eduardo, não fale mal de Vera Verão.
      Descomprometido é Léo, pelo menos para Zé Teodoro.

      Fica a pergunta – valeu o esforço para manter esse rapaz no elenco?

    • Eduardo Ramos
      22.2

      Se a diretoria não tivesse se esforçado para mantê-lo, nós cairíamos de pau. Agora, acredito eu, quanto a diretoria quanto a torcida, constatam que o esforço foi em vão.

      Na base tem um bom zagueiro que nunca teve oportunidade: Renato Camilo.

      Depois do campeonato, a diretoria tem que ser ágil para contratar os zagueiros do Salgueiro: Luís Eduardo (o melhor do campeonato), Alemão e o lateral esquerdo Peris.

  22. Zé Teodoro criou um Frankenstein futebolístico – a primeira retranca arreganhada.

    Se o ataque da coisa não fosse tão ruim teria sido uma lavada.

  23. Quem salvava nossa zaga na D no ano passado era o kiros e este ano o denis marques,como não jogou ontem foi um panavuêro na zaga,e quanto aos pedidos de reforços como os nomes citados pelo ricardo cavalcanti e despensa de leandro bambú pedida pelo eduardo ramos.Podem desistir pois pra nossa diretoria o santa é o coitadinho do futebol nacional e não tem como contratar jogadores infelizmente é a verdade e nosso calvário,preparem os corações pra série C e se as coisa continuarem como sempre no arruda dênis marques deve sair após o estadual basta oferecerem uma grana média que leva e o aln vai falar que vendeu pra pagar as dividas porque a torcida diminuiu a frequência nos jogos,como sempre a culpa é nossa,eita treinadorzinho mequetrefe #@%¨@#$## ggrrrrr!!!

  24. TRICOLAÇO
    25

    No momento em que esquecemos a derrota para o maior rival; o erro de ZÉ, em começar jogando de forma anomálica e querer correr atrás do prejuízo, sem exito, como em outras ocasiões, nos solidarizamos com o povo pernambucano, que ver sua paixão, o futebool, ser usurprada por milícias de marginais,travestidos de torcedores e transformada em motivação para o sadismo e o terror. Não podemos tratar esses animais apenas como vândalos, mas como um câncer, que devem ser extirpado, para que a sociedade possa ir e vir em paz e segurança, e pricipamente ir a um campo de futbool torcer por seu time.

  25. rubemjunior
    26

    Já disse, zé retranca não deveria mais estar no comando do time.

    É de mau a pior.

  26. muita gente falando da violência das organizadas, como se isto fosse um problema novo. faz anos que é assim e nenhuma autoridade resolve.
    interessante tb é ver que aqui existe um intolerância e muitas vezes até doentia com os rivais. duvido que alguns que postam aqui tivesse equilibrio emocional suficiente para ver um jogo ao lado de um torcedor adversário.
    engana-se quem diz q tudo isso começou com as organizadas, quem não lembra da santamante, força jovem, treme-terra, etc? eram organizadas mas não eram gangs.

    • Eduardo Ramos
      27.1

      Já assisti muitos jogadores nas cadeiras cativas onde torcedores do Santa Cruz e dos adversários dividiam o mesmo espaço. Lá e cá haviam uns “pegas” mas eram raros.

      Não se pode confundir adversário com inimigo. Rivalidade é salutar.

      Eu tenho irmãos que torcem pela Coisa e pelas Barbies.

      O que se vê hoje em dia são cenas que extrapolam o limite da civilidade, e a rivalidade no futebol serve como enganação para essas brigas de gangs, e não de, torcidas.

  27. Rapaz, esse Zé Pardal não existe. Quando acerta numa coisa (VTNC), FAZ MERDA NOUTRA. Acertou no esquema e errou nas substituições. Esse tal de Branquinho nem pra reserva presta. Pelo menos gostei de ver a coisa do mangue e a barbie se enfrentarem.

    Zé muela, faz o simples, é tão facil, não complica, usa o mesmo esquema do segundo tempo de ontem e escala o time dessa forma

    Tiago Cardoso
    Diogo
    Williams
    Leandro Souza
    Renatinho
    Memo
    Sandro Manoel (Léo)
    Luciano Henrique
    Natan
    Geilson
    Denis Marques

    É TIME PRA SER BI CAMPEÃO!!!!!!!!!!!!!

  28. Luiz Ernane
    29

    Excelente texto Dimas, sou seu fã!

    Em relação aos comentários, acho que falar é muito fácil, queria ver se alguém demitiria Zé Teodoro estando na Presidência do clube.

    Thiago Cardoso – Ganhamos ano passado principalmente por causa dele.

    Zé Teodoro – Já conhece o clube e treinador no mercado não está fácil, vejam os treinadores da coisa e das barbies.

    Esses dois aí eu quero é ver o contrato renovado.

  29. Ricardo Cavalcanti
    30

    O problema é esse…sempre a mesma ladainha…”não tem treinador no mercado”…”Já conhece o clube”…bla bla bla…!!!

    E o tempo passando e esse entregador de camisas tomando conta do time, e o pior, chegando a série C e o time sem qualidade tática e técnica!

    Sei não Luis…sei não!!!

  30. Icaro Coral
    31

    Se Deus quiser algum time faz uma proposta pora Zé e leva ele, pq se depender da diretoria….

  31. Fábio Lucas
    32

    Vendo aqui a história do Clássico das Multidões, fala sobre a final na Ilha do Retiro em 86 que o Birigui, o maior de todos, fechou o gol como eu nunca vi na minha vida inteira.

    Birigui foi o melhor jogador eu vi vestir a camisa do Santa e JAMAIS vi ninguém defender tanto em uma só partida como naquele 0x0 de 86.

    Para quem quiser ver:

    • JOSEILDO
      32.1

      Fabio, é porque não vistes Anibal, Luiz Neto, SÃO DETINHO, ou até mesmo o pequenino JAIR.

    • Eduardo Ramos
      32.2

      Fábio, eu estava lá.

      Joseildo, da sua relação de grandes goleiros, eu tiraria Jair e colocaria Joel Mendes.

      A maior defesa que vi foi de “São” Detinho na final contra a Coisa, quando conquistamos o tri em 1971, em uma cabeçada de Copeu.

    • santana moura
      32.3

      Pois é Fábio o Santa Cruz é pródigo em conseguir bons goleiros, sempre tivemos bons goleiros. Não é hora de cruxificarmos o atual, precisamos estar unidos nesta reta final, pois como todos sabemcasa dividida será destruída.

  32. Fábio Lucas
    33

    Nas últimas 44 partidas (12 anos) foram 12 empates, 17 vitórias tricolores, 16 do Sport.

    O número de 60 vitórias a mais para o Sport é uma farsa. Para min só valem os números a partir do momento em que o Arruda foi construído. Antes disso todos eram disputados na Ilha.

    Aliás, gostaria quem alguém fizesse esse levantamento dos números a partir da construção do Arruda, em 72. Tenho certeza que esse número é de mais vitória em favor do tricolor.

    O fato de não ter estádio e jogar quase todos os clássicos na Ilha até 72 e ter conquistado vários títulos lá dentro só aumenta a valentia coral frente ao rival.

    • Tricolor
      33.1

      Fábio,
      houve uma época na década de 80 e de 90 que o campeonato Pernambucano era disputado em três turnos de ida e volta. Ao contrário do que temos agora (2 clássicos com o mesmo adversário ou, no máximo 4, se houver encontro nas finais), naquela época tínhamos 6 clássicos em turnos de ida e volta. Muitas vezes, quando os turnos acabavam empatados, ainda havia novos confrontos para decidir o vencedor do turno. Podíamos num ano chegar até 11 clássicos (só pelo pernambucano), fora o nacional com mais 2 partidas, totalizando 13 disputas com o mesmo adversário. Naquela década a “coisa” montava equipes com a ajuda de governantes (que eles tanto criticam hoje), com a grana de uma empresa forte aqui de Recife e, a partir do ano de 1987, com a famigerada turma do clube dos 13 (aqui o maior desequilíbrio de toda essa história). Todavia não foi só isso… a máfia deles já era poderosa nos bastidores, corrompendo meio mundo. Imagine então num ano ruim para o Santa Cruz, vencendo duas ou três partidas e perdendo 9 ou 10. Em três anos ruins já havíamos acumulado 30 derrotas. Boa parte da década de 80 e 90 penamos com equipes e administradores ruins e isso gerou essa diferença em vitórias para a coisa dos quintos do inferno.

  33. 1 – Organizadas
    2 – Jornalista torcedor ou vendedor de espaço publicitário
    3 – Dirigente procurando promossão pessoal
    4 – Torcedor que denigre imagem de clube concorrente (susye, barbye, cachorra, minhoca…etc)
    5 Torcedor que faz campanha dirigida contra treinador e/ou jogador.
    SERÁ que a violencia não é reflexo de tudo isso? Tia Santana (desculpe a intimidade) acho que é um assunto para análise de sua área.

    • santana moura
      34.1

      Pois é companheiro, logo se nota que a violência é, de fato, um fenômeno complexo e multifacetado, daria um ensaio escrever sobre este tema, mas destaco algo muito importante para a prevenção:justiça. Pequenos delitos quando ficam impunes abrem caminho para delitos maiores e percorrem um caminho livre até o crime. “A paz é fruto da justiça”. Para que cidadãos de bem não se sintam ludibriados, acuados é preciso punir infratores, passo a passo, com o mesmo peso e a mesma medida para crimes semelhantes e com medidas diferentes para crimes diferentes, o exemplo, o modelo também educa ou deseduca. Não podemos ficar eternamente ficar brincando de faz de conta diante da situação posta, falar apenas não resolve, assim como também passeata não resolve. Precisamos de atitudes dos três poderes constituídos e de todos nós que fazemos a sociedade; somos responsáveis e devemos pensar o que podemos fazer para contribuir com a eliminação desta mal.

  34. Ita Tricolor
    35

    Senhores bom dia.
    A pergunta vai para os nobres amigos que querem o ZT fora do arruda.
    1- Qual foi a classificação do Santa na 1ª fase do PE ?
    2- A posição do mais querido foi boa ou ruim?
    3- Atingiu as metas traçadas até o momento?

    Caso as resposta da 2ª e 3 perguntas sejam positivas, vocés querem tirar um tecnico que etá cumprindo com as metas traçadas pela instituição?
    Se estivessem na posição do nosso presidente vocês mandariam embora o profissional mesmo ele atingindo seus objetivos e dando lucro para empresa????
    Senhores vamos ser mais coerentes e agir com a RAZÂO……..

    • Luiz Ernane
      35.1

      Falou, digitou e disse.

    • Tribomjardim
      35.2

      Não vai tirar zé na hora da decisão…..mas ele teve ter atitude….futebol é coisa séria..e a torcida merece respeito…..não se pode viver dos erros dos outros..e só.

    • rubemjunior
      35.3

      Não fez mais do que a obrigação dele em nos classificar.

      Agora tapar o sol com a peneira com esse futebol mequetrefe apresentado e com esse esquema de bunda na parede é ótimo para torcedores do Boi e não para os torcedores do Santa Cruz.

    • Ricardo Cavalcanti
      35.4

      Ita,

      Precisamos pensar grande!

      Não podemos viver dependendo da sorte e da competência INDIVIDUAL de nossos jogadores.
      Temos que crescer todos juntos, Clube, equípe, comissão técnica, torcida…etc!

      Enfim, que receita é essa que Zé Doido tá trazendo para o Santa Cruz, pois deixou de faturar R$ 1.500.000,00 (no mínimo) perdendo a vaga para o Timão do Penarol, além de está afastando a torcida do Arruda, onde nossa média de público caiu assustadoramente.

      Desculpe-me a franqueza, você tem que ser menos tímido amigo!

      Saudações Corais.

  35. Luiz Ernane
    36

    Só lembrando aos críticos, existiram dois lances nos últimos lances de duas partidas que se fossem marcados corretamente colocariam o Santa Cruz na primeira posição:

    1) O penalty mal marcado a favor do náutico;

    2) O gol de Dênis Marques Show contra o Ypiranga mal anulado.

    • Ricardo Cavalcanti
      36.1

      Luiz,

      Com Zé, precisamos contar com a sorte, honestidade dos árbitros, desdobramento de nossos atletas para correrem duas vezes mais, colocarmos uma média de público de 60.000 todo jogo…Enfim, tudo para ajudar a permanência do nosso treinador!

      Abraços.

  36. Tribomjardim
    37

    Por falar em ‘erros’…o que fez aln???Contra torcida ele e zé falam grosso…até bater pode.

  37. Tribomjardim
    38

    Não falei palavrão…nem ataquei ninguém….moderado?

  38. Marcos Almeida
    39

    Saudações tricolores! Muito bom o texto de Dimas. O Zé valoriza sempre a marcação, tendência comum no futebol mundial. O equívoco é achar que o sistema empregado no ano passado venha a dar certo este ano. Fica claro que no contra-ataque o apoio de Renatinho e Luciano são fundamentais, porém nossos atacantes tem uma característica de jogar mais na área e não de velocidade. Necessitamos um apoio maior pela direita e um outro meia, no caso o Natan. O volante Sandro é de característica mais ofensiva e nossa zaga é mediana. No clássico nosso paredão falhou feio nos dois lances de saída do gol, embora tenha ido bem em outros lances. Precisamos mudar o sistema de jogo. Quanto as torcidas organizadas, deve-se proibir o acesso de torcedores adversários ao estádio é a única solução que vejo. Este é um problema que começa com a falta de educação básica de nosso povo, a falta de legislação para uma punição mais rigorosa. Outra saída seria o cancelamento do todos com a nota e ingressos bem mais caros com a finalidade de elitizar o acesso aos estádios (o que seria discriminação e polêmico). Santa Cruz para sempre.

  39. Jó Tricolor
    40

    Apropriado o texto, parabéns mais uma vez, Dimas!
    A banalização da violência percorre diversos cenários: do futebol ao cotidiano nos lares, da escola a rua, das mentes doentias aos conflitos religiosos. A humanidade está gravemente enferma.
    Breve desabafo: Sei que não faz a menor diferença ou mereça qualquer importância o que vou postar, mas tenho evitado o blog de uns dias pra cá. Baixo astral, pessimismo, culto ao fracasso e apreço pelo derrotismo é o que parece compartilhado em abundância nos diversos comentários. Sem contar que parece ter virado “fixação” descer a lenha em Zé Teodoro ou em qualquer pessoa que por ele expresse simpatia. Todo radicalismo (sem exceção) é uma forma explícita de violência.
    Recordo das gozações de “Oía a Cobra”, da solidariedade da TOSA, das relíquias postadas pelo Rubem, da força de tantos ilustres corais e da união da torcida mais apaixonada do Brasil na campanha passada. Em nada relembra esse desânimo atual!
    Rumo ao Bicampeonato!
    Tô chegando, série B!
    Com a graça do Eterno, abraço a todos!

  40. Júnior Santelona
    41

    Agora eu pergunto;

    O treino “secreto” de Zé semana passada foi pra mostrar aquilo domingo???

    Meu pai do céu…

  41. Zé, porra! A zaga é ruim, se a gente jogar atrás vamos levar gols. Todos os zagueiros são ruins, o pior é Vágner, então escala só dois pelo amor de deus. E manda o time atacar ou o Salgueiro vai fazer 2 ou 3 e a gente ta fudido pra reverter.

  42. rubemjunior
    43

    zé tá acabando com o futebol arte.

    Tá demais, é muito medo.

  43. Ana Maria - Boa Vista
    44

    Nós que moramos no Centro nem sair de casa pudemos no domingo.
    Era uma verdadeira praça de guerra antes e depois do jogo. Sirenes ligadas, dezenas de carros e motos da PM, armas a mostra, centenas de integrantes dessas torcidas tocando o terror aqui na Boa Vista.

    Lendo esse texto me deu uma tristeza danada…

  44. Ricardo Gueri-Gueri
    45

    Agora me digam se essa torcida organizada não dá lucro ao Santinha?

    Depredação na Ilha do Retiro terá ressarcimento (BlogJCoisa)

    Os prejuízos causados por torcedores do Santa Cruz nas instalações da Ilha do Retiro, no clássico do último domingo, serão pagos ao Sport. A Federação Pernambucana de Futebol confirmou que assumirá o pagamento, mas o dinheiro virá da verba que seria destinada ao Santa Cruz.

    A reportagem está tentando entrevistar o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, que não atende os telefonemas.

  45. marcelo almeida
    46

    Quando é pra promover o jogo pedindo a presença da torcida nos estádios quem é que a televisão mostra? As torcidas organizadas…
    O torcedor comum só aparece no pré-jogo ou intervalo, mesmo assim, estando fantasiado feito doido ou feito tabacudo com um cartaz na mão…
    Quando o jogador faz um gol corre para quem? Para torcida organizada…
    O torcedor comum só aparece na tristeza da derrota, aí a televisão mostra a criança chorando no braço do pai, meia dúzia berrando feito babacas revoltado com a derrota…

  46. Flávio Tricolor de Gravatá
    47

    Da mesma forma que quando as sirenes soam no Japão é sinal de Tsunami, no Santa Cruz é a mesma coisa, quando tem treino secreto é sinal de desastre no jogo seguinte!

  47. Marco André
    48

    Se a diretoria do Santa aceitar que a FPF pague os prejuízos da coisa no último jogo e ainda desconte do Santa o valor será um verdadeiro atestado de SUBSERVIÊNCIA.

    E quem vai pagar as catracas e os estragos da toricda jovem fez no arruda no primeiro clássico. Tem até vídeo no youtube.

    VAMOS EXIGIR TRATAMENTO IGUALITÁRIO. ISSO É UM ABSURDO.

    fonte: blogdotorcedor (blogjcoisa)

    Depredação na Ilha do Retiro terá ressarcimento

    Os prejuízos causados por torcedores do Santa Cruz nas instalações da Ilha do Retiro, no clássico do último domingo, serão pagos ao Sport. A Federação Pernambucana de Futebol confirmou que assumirá o pagamento, mas o dinheiro virá da verba que seria destinada ao Santa Cruz.

    A reportagem está tentando entrevistar o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, que não atende os telefonemas.

    FAÇAM ALGUMA COISA. QUE DIRETORIA OMISSA. ISSO É UM ABSURDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  48. Isso é um absurdo. A mundiça amarela da coisa quebrou as catracas do ARRUDA e ninguém falou nada. Agora, porque a torcida do SANTA danificou os banheiros do chiqueiro da ilha do mangue, o SANTA CRUZ tem que pagar. Até a “emprensa” adoradora de mastro tá falando que a coisa tem que ser ressarcida dos prejuizos, com as catracas do ARRUDA ficaram calados. A nossa diretoria tem que pressionar a FPFalcatruas para que a coisa pague também o prejuizo com as catracas do ARRUDA.

  49. Geraldo Mesquita
    50

    Lógico que a diretoria deverá rebater essa cobrança da federação com a apresentação das contas do prejuizo que a jovem causou no Arruda. Porém, algo tinha que ser feito no sentido de conter essas torcidas organizadas. As providencias da federação poibindo a presença da Inferno e da Jovem, bem como a proibição de venda de ingressos após as 12 horas do Domingo, já é alguma coisa. Muito pouco aínda, mas que tem que ser feito algo, tem.
    Por outro lado as diretorias dos clube precisam parar de dar tanto apoio inclusive financeiro (se não bastasse a exploração que fazem da imagem do clube) às organizadas. Essa turma recebe mais benesses do que o torcedor comum e nós que somos sócios.
    Infelizmente também, os poderes constituidos são muito timidos nas providencias.
    Ontem no programa da noite da JC, falaram, falaram falaram sobre o assunto, e algo de prático nada. Inclusive quando alguem levantava o nome ou o cargo de alguem criticando pela inoperancia, logo em seguida apagavam tudo com comentários do tipo: -ah! êle faz muito mas os assessores ou os comandados é que são os culpados.
    -Ah! a culpa não é dele.
    e blá, blá, blá…

  50. Ita Tricolor
    51

    Amigos me desculpem mais contra fatos não a argumentos nem sorte,
    E como diz o Rogerio ceni ” não existe sorte, existe competêmcia mais oportunidade”.
    Será que todos os RESULTADOS positivos citados abaixo foram SORTE?
    1- Titulo de PE 2011.
    2- Classificação para a 3ª divisão
    3- Classificação para as semis do PE 2012 ( Lembrem que antes dele penavamos para não cair para a 2ª do PE).
    Senhores, em nenhum momento eu tenho condições de pensar pequeno e nem tão pouco com timidez com esta ISTITUIÇÃO GIGANTESCA CAHAMADA SANTA CRUZ. Penso sim, com COERÊNCIA E RAZÃO.
    E com relação a receita meus amigos, não só calculem o que perdemos, lembrem da receita que o ZT AJUDOU a proporcionar desde a sua chegada.
    Emfim, creio que se chegarmos ser BI 2012 e subirmos para a serie B, ainda irá existir nobres colegas enfatizando ……” Subimos MAIS SEM FUTEBOL ARTE, SUBIMOS MAIS ESTE ZÉ É MUITO RETRANQUEIRO…ETC…”
    Agora de uma coisa eu tenho certeza, temos questões muitos mais importantes para discutirmos, uma delas é de APOIO INCONDICIONAL AO MAIS QUERIDO……
    Vamaos FOCAR na continuidade do crescimento do SANTA, indo ao arruda, embora o Santinha jogando feio ou bonito.
    Porque meus queridos, com TODA A CERTEZA E SEM DEMAGOGIA…… Qualquer torcida sai feliz com a vitoria de um time jogando FEIO, Do que a derrota do time jogando UM FUTEBOL ARTE…….

    • ducaldo
      51.1

      Ita, não se trata de futebol arte, embora o time de Zé Teodoro, de tão troncho, pareça um quadro cubista.

      Aliás, não gosto do termo futebol arte. Futebol é esporte e deve ser bem jogado. Só isso.

      Será que não dá para ser defensivo jogando um pouquinho melhor?

      Temos sempre que levar sufoco nos clássicos ou jogos decisivos até mesmo dentro de casa?

      Quero resultado, claro, mas ver o time mal passar do meio campo, fazer uma ou duas boas jogadas em noventa minutos e dar chutões o resto do tempo é de lascar.

      Torcer pelo Santa tem que ser sinônimo de sofrimento?

    • É isso aí Ita. É hora de apoiar, somar, aplaudir e marcar presença.

    • Ricardo Cavalcanti
      51.3

      Ita,

      Respeito seu ponto de vista, mesmo achando ele arriscado, tímido e teimoso.

      O Santa Cruz ganhará sim, quando tivermos um treinador a altura dos nossos jogadores. Se estamos pensando em mandar embora o André Oliveira, Leandro Souza, Branquinho, XI-CÃO, Túlio, entre outros fracos atletas, ao mesmo tempo pensamos em trazer um treinador que saiba fazer um time jogar bola de verdade, ou seja, se defender e ATACAR!!!

      Portanto, nobre amigo, quando uma empresa cresce, ou os funcionários crescem juntos com a organização ou então são trocados, dando oportunidades a novos gestores que pensam mais alto.
      Isso é comum em qualquer organização do MUNDO!!!

      Zé é LIMITADO, isso é notório pra qualquer leigo em futebol. Sem querer lhe desmerecer. Portanto, se o clube tá crescendo e a comissão técnica não está acompanhando o alavancar da instituição Santa Cruz Futebol Clube, então tem que trocar mesmo!

      Zé pra mim é hoje como uma ancora, emperrando o nosso Mais Querido!

      Saudações Corais
      Ricardo Cavalcanti

  51. A medida tomada para coibir a violência das torcidas organizadas é ridícula, pois Já foi tentada no passado e não deu certo.

    Os que fazem parte da Jovem e da Inferno irão sem as camisas das respectivas, circularão como mais segurança, pois estarão vestidos como torcedores comuns, o que dificultará até mesmo uma ação preventiva.

    E nós, como poderemos identificar os indivíduos para podermos nos defender – sair de fininho ou em desabalada carreira, conforme o caso?

    O certo é adotar a torcida única nos clássicos.

  52. Dimas, acho que numeração endoidou.

    • Ducaldo,

      O problema está na moderação. Algum comentário, não sei dizer, porque mal acompanhei o blog hoje, foi moderado e, se havia réplica, gerou a confusão. Por enquanto, não há solução para isso.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  53. Ricardo cavalcanti o zé ruela não é a ancora que emperra o santa,muito pior ele é um rombo no casco da náu santa cruz kkkkkk

  54. Meu DEUS o zé falou no globo esporte.com que vai contar com a volta de titulares e jogadores importantes como andré oliveira,eduardo arroz e chicão,tai o motivo de todo jogo da santa minha pressão subir pra 15/11,vou cobrar meus remédios de zé porcaria torcida coral preparem os corações para sábado ou domingo já que uma das semi será no sábado como foi dito no globo esporte de hoje!!!Sdçs corais e tosenses!!!

  55. Já ia me esquecendo,zé pardal treinadorzinho mequetréfe @#!$%¨&$#@ gggrrrbufbufarfgrr!!!Ai minha cabeça deve ser a pressão,minha nêga traz meu remédin Sdçs corais e tosenses!!!

  56. Eita se não venderem ingresso depois de meio dia como que os torcedores do interior com suas caravanas vão comprar,incruzivio o pessoal da TOSA daqui de maceió.Quer dizer quem não for sócio e for chegar de pois de meio dia não compra ingresso???

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *