Na marca do pênalti

FIFA: na marca do pênalti e rodeada de lama

FIFA: na marca do pênalti e rodeada de lama (montagem: Dimas Lins)

Deixo de orbitar em torno do nosso umbigo para tratar do assunto mais importante do mundo esportivo nos últimos tempos: o futebol está coberto de lama na marca do pênalti. Sete dirigentes ligados à FIFA, Conmebol e Concacaf foram presos pela polícia suiça, a pedido da justiça americana, acusados de corrupção. Ainda recaem sobre dez dirigentes da FIFA suspeitas de recebimento de propina para escolha das sedes das copas do mundo de 2018 e 2022. Segundo as autoridades americanas, a investigação teve início nos Estados Unidos, porque o sistema bancário do país foi utilizado para a prática da corrupção no futebol.

Entre os presos, José Maria Marín, atual vice-Presidente da CBF e ex-presidente da entidade no período de 2012 a 2015, Organizador da Copa do Mundo no Brasil, da Copa das Confederações, do Mundial de Clubes e do Torneio de Futebol Olímpico, é acusado de receber propina.

As prisões revelam dados interessantes.

A primeira delas trata da esculhambação que se tornou o envolvimento de empresas de marketing esportivos na aquisição e intermediação dos direitos de transmissão de TV. Nesta situação, a Traffic, empresa de José Hawilla, que já manteve com o Santa Cruz relações comerciais em torno do projeto sócio-torcedor, é ré confessa nessa mutretagem. A empresa já devolveu parte dos U$ 151 milhões obtidos através de rapinagem e, em breve, deverá devolver o restante.

O segundo, o envolvimento do patrocinador esportivo oficial da CBF, não citado formalmente pelos investigadores americanos, mas que, segundo os sites esportivos do país, trata-se da Nike, em razão do período de assinatura do contrato citado no relatório de investigação.

Terceiro, o envolvimento até o pescoço de dirigentes do futebol brasileiro em toda essa mamata, inclusive com recebimento de propina na transmissão da Copa do Brasil, é oportunidade única para passar a limpo o principal esporte do país e realizar uma faxina sem precedentes na CBF e Federações Estaduais, inclusive, com a reformulação do sistema de transmissão, distribuição de cotas de TV e privilégios de uns em detrimento de outros.

Quarto, as autoridades americanas investigaram os envolvidos por 20 (vinte) anos, em absoluto sigilo, para, então, depois de colher as provas e evidências necessárias, realizar a prisão dos acusados. No Brasil, primeiro as autoridades prendem e divulgam informações sigilosas para então investigar.

Quinto, como sonhador, me forço a imaginar uma investigação que passaria a limpo a história do Santa Cruz. Seria interessante tornar público a podridão dos bastidores do nosso clube e ver na cadeia aqueles que delapidaram o patrimônio coral ao longo do tempo.

Por enquanto, espero que as investigações realizadas por suiços e americanos sejam sólidas e contribuam substancialmente para criar uma nova ordem no futebol mundial com reflexos nas confederações continentais e nacionais e acabe — como eles mesmos apelidaram — com essa Copa do Mundo da Corrupção.

No Brasil, torço para que as autoridades trabalhem com a mesma seriedade e dedicação dos investigadores internacionais e que isso possa revolucionar o nosso combalido futebol.

Na FIFA, como na vida, a honestidade é apenas um artigo de luxo. Está na hora de mudar essa lógica.

31 Comentários

  1. Alba Maria
    1

    Veja a ironia do destino, pois as pessoas vestiam a camisa, verde e amarela com o simbolo da CBF, e estufavam o peito protestando contra a corrupção. Sei não viu. Ouvi várias histórias que na época a Traffic tava tirando o sangue do nosso Santinha.

  2. Fred Arruda
    2

    Amigo Dimas, não espere seriedade no futebol brasileiro. Os interesses dos cartolas estão sempre acima do que realmente interessa ao futebol brasileiro. Não é à toa que a bancada da bola no Congresso é tão forte e que todos os presidentes de federações se perpetuam nos cargos.

  3. Geraldo Mesquita
    3

    Sempre ouviamos pedaços dessas historias assombrosas do mundo do futebol, mas não existiam certezas. Em alguns momentos, como naquela historia do avião da muamba, da copa dos Estados Unidos, e que as nossas autoridades fecharam os olhos, as certezas surgiam. Surgiam também nas eleições para presidente da CBF, e nas das federações. Mas cadê as autoridades que nada faziam? Todo mundo aceitava porque “clubes, federações e confederação, são entidades privadas”. E na privada viviam e vivem.
    Agora o Ministro da Justição autoriza a PF investigar, e Romário enfim, parece que vai conseguir emplacar a tal CPI da bola.
    Será que agora vai?
    Será que enfim, o destino do futebol brasileiro mudará?

  4. Arnildo Ananias de Oliveira
    4

    ESSE RICARDO TEIXEIRA É TÃO PERIGOSO QTO ESSE MAFIOSO DA GAMORRA PRESO EM RECIFE POR ESSES DIAS.

    Quem viver verá.

    SaudaSanta

  5. Espero que o Santa Cruz jogue bem e vença o jogo. Vamos ao Arruda Família Tricolor. Vamos apoiar o Mais Querido. O Santa precisa do nosso apoio.

  6. santana moura
    6

    Muito bem lembrado a simbologia dos que, supostamente, estariam contra a corrupção, Alba Maria, muito bem lembrado. Quanto ao artigo, nada mais apropriado do que relembrar que poderíamos ser bem maiores não fosse os canceres que habitaram e insistem, ainda, em povoar as hostes corais. Alô, cambada, deixem o Presidente Alírio trabalhar. Estamos de olho.

  7. Arnildo Ananias de Oliveira
    7

    DIA DE JG DO SCFC, num horário ingrato pro povão, ZERO ônibus nas ruas, o Clube “NADANDO EM DINHEIRO e PRECISANDO PONTUAR COM A FORÇA DO SEU 12º JOGADOR. PQP!

    Oremos:”Ave Mª, Cheia de Graças,…,”

    SaudaSanta

  8. 20 anos de investigação pelo FBI! Conta outra ao velho Mac, KKKKKK.
    A FIFA é uma instituição privada e tem maracutai grossa nessa investigação. Príncipe muçulmano, Obamo muçulmano, mundo muçulmano mano. Tudo vai se encaixando. Cabeças vão rolar, literalmente e fisicamente.
    A Fox sports não deu a mínima em seus notíciários esportivos.
    Sim, a FoxNews é proibida no Brasil. Por que será? Só pode a CNN.

  9. Parece que a fifa nem esteve aqui em 2014. Lula, Dilma, Marin, Blatter. Já estou pensando na copa do Brasil para 2018 no lugar da Russia. Num vai ser lindo?

  10. Leandro Leite
    10

    Quanto a CBF:
    Torço para que esses pilantram não tenham assinado nada aqui no Brasil, pois se sim, a justiça brasileira poderia abrir um processo e pedir a estradição de volta dessa galera. E ai é tudo que eles vão desejar, ser julgado no Brasil. Passarão uma eternidade livres até o julgamento e depois uma pena branda.
    Nos EUA eles terão um julgamento serio e imparcial. Desejo que autoridades passem bom tempo atras das grades.

    Quanto ao SCFC:
    Espero que os órgãos de justiça façam uma auditoria nas contas do clube e analisem como estão os contratos do clube. É evidente a evasão de renda nos jogos do clube. Isso é um ralo que se esvai boa parte do dinheiro que entra no clube. Quem é o responsável por isso? temos que saber e expulsa-lo para sempre das Republicas Independentes do Arruda.
    Torço para um dia presenciar esse momento.

  11. Será que teremos um fio de esperança com essa crise da fifa/cbf??

    http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2015/05/29/investigacao-da-fifa-da-forca-a-3-iniciativas-que-prometem-mudar-futebol-brasileiro.htm

    Minha esperança é que envolve a polícia/justiça estrangeira.

    Sobre o jogo de hoje espero que as empresas do transporte público revejam uma possibilidades de liberar pelo menos os ônibus que levam ao Arruda. E que a galera que tenha a disposição carros, arrume caronas, rachar o valor do táxi ou que morem próximo ao campo e que vão com usas motos ou bicicletas, seja de que jeito foi mas precisamos fazer renda pra equilibrar a contas da folha só elenco e funcionários AFINAL Temos uma média de apenas 2 JOGOS EM CASA POR MÊS!

    E pra finalizar espero que São Pedro colabore também poupando pelo menos nessa noite de cair mais chuvas.

  12. Arnildo Ananias de Oliveira
    12

    DESISTI: COM ESSE TEMPO MERDA E MEU CARONA “TRAVADO” NA AGAMENON (VINDO DE PIEDADE)

    é até sacanagem fazê-lo entrar na Restauração pra me apanhar na Beira-Rio. Avisei-o q ñ vou mais pois, se ñ o fizesse, perderia o jg eu e ele.

    Tô pronto desde às 17 h e já tomei meia garrafa de tinto. PQP, tudo acontece com O SCFC! Vou ver tela TV mesmo. Agora vou entornar umas Itaipava pra ver se ñ morro do coração com esse ataque cardíaco. O meia tá regularizado, saiu no BID, fez EXCELENTES treinos, mas só jogará qdo as barbies colocar o dobro de pontos em cima de nós.

    OREMOS: “Je vous salue, Marie, pleine de grâces,…’

    TRAGAM A VITÓRIA.

    SaudaSanta.

  13. Arnildo Ananias de Oliveira
    13

    ACHO Q AQUINO E MINEIRO VÃO “ESTRAÇAIAR” HJ

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    MAIS UMA VEZ, PERDI MEU FIM-DE-SEMANA EM PLENA 6ª FEIRA!

  15. Eduardo macedo
    15

    Posso estar sendo precipitado, faltam 34 rodadas, mas com esse elenco e com esse treinador, vamos ficar do meio pra baixo da tabela de classificação.

  16. Arnildo Ananias de Oliveira
    16

    É REZAR, ORAR MUITO, PRA Ñ VOLTARMOS PRO INFERNO DA SÉRIE “C”.

    Porque nessa toada … sei ñ.

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    Ñ SABIA Q O MAIOR “MÃO-DE-LODO” DOS ÚLTIMOS ANOS ESTAVA NO ABC. E “FECHOU O GOL”, ACREDITAM?

    Qdo digo q essa coisa serena dos quintos dos infernos é um verdadeiro câncer na vida do SCFC vocês pensam q tô brincando. E o Ricardinho sempre q precisa mudar o jg a primeira peça q põe em campo é o ÉMERSON SANTOS! Pra onde acham q nós vamos?

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    ACHO Q ALÉM DESSES BURRO-NEGROS Q COMPÕEM NOSSO DPTO DE FUTEBOL e

    do Bileu, do Anderson Aquino, do Bruno Mineiro, deveríamos contratar esse “mão-de-lodo”. Q acham?

    • marcelo almeida
      18.1

      Rapaz, dá idéia não, que certo diretor vai acordar melado só pensando nisso…

    • marcelo almeida
      18.2

      É capaz de vender João Paulo só pra contratar ele…

  19. Santacruzense em Sampa
    19

    Quando nosso ataque é Mineiro e Aquino juntos, nunca sequer empatamos. Nem um ponto. Só lapada.

    Principal: pague o salário. Pague. Pague, pelo amor de Deus.

  20. marcelo almeida
    20

    ALIRIO, faz uma campanha para motivar o torcedor a se associar: O SÓCIO QUE DESCOBRI QUEM EMERSON SANTOS TÁ COMENDO DENTRO DO ARRUDA DESDE O ANO PASSADO, GANHA DE GRAÇA TODOS OS INGRESSO PARA SÉRIE C 2016….

  21. marcelo almeida
    21

    RICARDINHO tirou onda…Botou em campo TODOS ATACANTES CONTRATADOS pela GENIAL DIRETORIA só pra provar o que o torcedor JÁ SABIA… NENHUM PRESTA…

  22. A estrutura do time do Santa Cruz é uma das mais fracas que já vi. Nos anos anteriores o Santa Cruz tinha lá suas deficiências em dado setor, mas compensava nos outros. Agora esse grupo atual consegue ser deficiente em todos os setores do time: defesa, meio de campo e ataque. São basicamente sete homens, o que já compromete todo sistema de jogo. São as laterais, embora dê uma ressalva aos laterais de ontem que são novos, mas ainda com atuações capengas, principalmente o lateral direito que aos 20 minutos do primeiro pediu desesperadamente água (?) e teve atuação apagadíssima. Os dois volantes são simplesmente horríveis e o nosso capitão que ficou de fora, o tal do Edson Sitta não foge a regra, e venho dizendo isso desde pernambucano. O terceiro homem de meio campo que hoje é o tal de Pedro Castro, igualmente horrível, jogador de pouquíssima mobilidade em campo e, por fim, as duas murrinhas da frente. Seu Anderson Aquino improdutivo e Bruno Mineiro, disparadamente o pior dos piores de ontem, nem improdutivo consegue ser de tão nulo que é.

    São quatro partidas e três derrotas na bagagem. Serão duas próximas partidas fora de casa. Provavelmente com o complemento da rodada hoje, o Santa Cruz garantirá sua vaga na zona do rebaixamento e, com essas sete nulidades de jogadores em campo, a tendência é fique por muito tempo nessa zona!

  23. Não quero ser pessimista, mas sou realista e não acredito em pontuação do time nos dois próximos jogos fora de casa. Acho que vamos perder os dois. A defesa levou gol em todos os jogos, e o ataque não faz gol. Resultado: derrota. Se isso acontecer (tomara que não), provavelmente sermos lanternas isolados da competição daqui a duas rodadas. Aí, talvez, quem sabe, existe uma leve probabilidade de a diretoria trocar o comando técnico. Lamentável.

    • Anselmo
      23.1

      Apesar de falar em mudança no comando técnico, a recuperação do time passa pelo pagamento de salários. Um clube que atrasa salário e depois paga fracionado, (só foi paga 70% da folha de março, e não o salário integral), não pode esperar motivação do elenco. Não adianta se enganar, só sobe se pagar em dia. Se não, vale aquela famosa frase de Vampeta: o clube finge que paga e o time finge que joga.

  24. Silvio Romero
    24

    A saga de um torcedor do Santinha:
    Larguei do trabalho às 14:30 e fui pegar meu filho pra levar na terapia. 16:20 saí da Ilha do Leite para deixá-lo na Torre. Deixei ele às 17:00 e fui pra casa na Encruzilhada. Às 17:45 cheguei em casa, dei um beijo na patroa, coloquei o manto coral e rumei para o arrudão andando apressado pra chuva não me pegar. Cheguei às 18:20 no arrudão e entrei logo para garantir o local “vip” sob as cabines de rádio nas sociais. Não recomendo o local pra quem tem problemas na coluna, como eu. Durante o jogo alguns comentários que merecem citação: Todo o ano é a mesma coisa, contratação errada, falta de dinheiro, todo ano estamos aqui com a mesma goteira caindo das cabines. Avistei Samarone de longe nas sociais. Imaginava que ele fosse um torcedor diferenciado, afinal quem escreve bem como ele não é deste mundo, mas ele é igual a todos, sofrendo como nós e xingando o time. Perto do fim do jogo fui saindo, fiquei próximo a saída levando chuva e esperando pelo menos o empate. Na passagem, passei por Samarone e o cumprimentei. Ele respondeu sem saber quem era. Na saída perguntei a um tricolor ao lado quando era o próximo jogo no arrudão e saí debaixo de uma chuva torrencial pela avenida Beberibe que parecia ter uns 100km. Sobre o jogo, bem… deixa pra lá.

  25. Tá todo mundo atrasado…mas não contrata b@sta.

  26. Alô engenharia de transito do arruda, interdita também
    a av. Danny Morais! agora cismou de ser atacante, não
    basta o ataque cardíaco e de riso que temos, o imbecil
    que falha em todos os jogos, resolveu ir pro ataque, me
    poupe! o Ricardinho tem uma grande parcela de culpa deste
    futebol ruim que a equipe vem apresentando!!!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *