Entre a ágora e o agora

Ágora: assembleia dos gregos em praça pública

A palavra política vem do grego pólis, que significa cidade, pois é do surgimento das cidades, por volta dos séculos VIII e VII a.C. que aconteceram grandes alterações na vida social e nas relações humanas. A pólis se fez da autonomia da palavra, do conflito, da discussão, da argumentação; e a política, do debate nas ágoras[1]. Na ágora ateniense, por exemplo, os cidadãos livres, ricos ou pobres, tinham acesso à Assembleia, onde exerciam a democracia diretamente, pois cada um participava das decisões de interesse comum, sem a necessidade de representantes, como acontece nas democracias modernas.

Li outro dia num livro de filosofia, que embora a democracia seja a antítese de todo poder autocrático, o exercício do poder muitas vezes perverte-se nas mãos de quem o detém[2]. Assim, se a transparência – que pode ser vista como a publicidade do poder, um meio de controle social – representa uma das virtudes da democracia, a sua ausência é encarada como uma fragilidade democrática, pois o poder tem uma irresistível tendência a esconder-se[3].

Da ágora para o agora, os dirigentes do Santa Cruz, intencionalmente ou por desleixo, resolveram marcar uma Assembleia Geral para o dia 30 ou 31 de janeiro com o objetivo de referendar as alterações propostas pelo Conselho Deliberativo do Clube, mas esqueceram de dar ampla divulgação aos sócios.

Vejamos, por exemplo, o que diz o Artigo 29 do Estatuto em vigor:

A Assembleia Geral será convocada pelo Presidente do Executivo, ou por seu substituto legal […] mediante edital publicado 3 (três) vezes em jornal de grande circulação e na internet na página oficial do clube, com antecedência de 20 (vinte), 30 (trinta) e 45 (quarenta e cinco) dias da data prevista para a sua realização.

Pessoalmente, tive o cuidado de procurar o edital de convocação desta Assembleia Geral nos três maiores jornais em circulação na Capital, além da Coralnet, a página oficial do Clube (ao menos até o dia 03 de fevereiro, quando será lançado o novo site oficial do Santa Cruz), e não encontrei nenhum vestígio. Também tive o cuidado de procurá-lo no Diário Oficial do Estado (DOE) – que considero, aliás, um bom periódico para ocultar um edital de convocação de um clube de futebol, já que ele não é acessado pela população em geral e é voltado para a publicação de atos de governo, seja dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, ou ainda do Tribunal de Contas ou do Ministério Público, e outras publicações particulares de conteúdos específicos para um público restrito – mas também não o encontrei. Por isso, lancei minha pesquisa, de maneira mais aberta, no Google, contudo, também não obtive um resultado satisfatório.

Como a minha pesquisa foi realizada com a utilização de dispositivos de buscas na internet, não descarto, obviamente, a possibilidade da ocorrência de alguma falha na localização do edital ou até mesmo que ele tenha sido publicado apenas na versão impressa dos periódicos – este caso, evidentemente, não se aplica à Coralnet, o que por si só, caso não tenha sido, de fato, publicado o edital de convocação, torna insanável os vícios de constituição dessa Assembleia Geral, de acordo com o Artigo 29 do Estatuto em vigor.

Todavia, mesmo que se considere que o edital foi publicado, não é difícil concluir que ele foi mal divulgado, o que, para um administrador que tem zelo pelo voto consciente de seus sócios, é imperdoável.

Ultrapassada a questão da divulgação do edital de convocação, considero que há outras questões relevantes a discutir sobre a realização desta Assembleia Geral:

  • A provável ausência do Presidente do Conselho Deliberativo nas reuniões do órgão que preside para tratar da reforma do Estatuto, em razão de seus compromissos como Ministro da Integração Nacional;
  • Na ausência do Presidente, a condução dos trabalhos de reforma do Estatuto coube ao Vice-Presidente do Conselho Deliberativo, cargo inexistente no atual ordenamento jurídico do Clube;
  • O acréscimo do §3º à redação original do artigo 27 do Estatuto em vigor, que altera o mandato dos membros eleitos para os Poderes do Clube de 2 (dois) para 3 (três) anos;
  • O risco de casuísmo, se os atuais gestores considerarem-se beneficiários deste dispositivo, o que aumentaria o atual mandato em mais 1 (um) exercício, em detrimento do processo eleitoral previsto para o final do ano, já que não consta qualquer vedação nas disposições transitórias do novo Estatuto;
  • A não divulgação da lista de sócios aptos a votar na Assembleia Geral, outro vício insanável;
  • Os membros do Conselho Deliberativo apenas votaram a favor dos temas a serem reformados, mas silenciaram em relação à redação final do Estatuto do Clube;
  • O Clube, quer seja através do Conselho Deliberativo, quer seja através do Poder Executivo, não estimulou o debate entre os sócios com abertura de prazo inicial e final para discussão democrática da reforma do Estatuto; e
  • O risco iminente de enfraquecimento do processo democrático do Clube e os direitos dos sócios previstos no normativo em vigor.

Na semana passada, contrários à realização desta Assembleia Geral, por considerá-la inadequada, pouco transparente e açodada, o Blog do Santinha, o Loucos Pelo Santa e o Torcedor Coral decidiram publicar um manifesto simultaneamente em cada um de seus sites. O documento não chegou a ser publicado, porque recebemos informações que Antônio Luiz Neto, presidente do Santa Cruz, teria concordado em adiar o referendo e abrir prazo para conhecimento e debate das propostas entre os sócios, o que consideramos um gesto de boa fé.

O Torcedor Coral, em particular, considera oportuna uma reforma profunda no Estatuto do Santa Cruz, contanto que haja um amplo debate entre os sócios, após a elaboração das propostas de alteração pelo Conselho Deliberativo, e que seja respeitado o ordenamento jurídico do Clube em vigor.

Entre nós, que fazemos um site essencialmente voltado para os tricolores, prevalece a opção pelo voto consciente e também pelo debate das antigas ágoras em oposição à intempestividade injustificada de agora.

Tomara que este também seja o pensamento daqueles que hoje fazem o Santa Cruz.

 


[1] Praça das antigas cidades gregas, na qual se fazia o mercado e onde se reuniam, muitas vezes, as assembleias do povo.

[2] Filosofando, Introdução à filosofia, de Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins.

[3] Noberto Bobbio, na Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos.

178 Comentários

  1. Eduardo Ramos
    1

    Dimas, o seu texto está perfeito.

    Todos sabemos o que fizeram na “eleição” de FBC. O voto simbólico do então senador Marco Maciel foi um ato casuístico e que motivou o meu protesto no Blog do Santinha. Nunca dei procuração e nunca votei no mesmo. Renunciei em menos de 6 meses por entender que Democracia e Transparência ainda eram práticas não exercidas nas nossas Repúblicas Independentes do Arruda.

    Parabéns pela atitude.

  2. Dimas, sobre alguns desses pontos levantados por você, ALN falou assim no dia 27/01
    “Em entrevista concedida ao repórter Bruno Reis da Rádio Clube AM, o Presidente Antônio Luiz Neto, confirmou que estava marcada para próxima segunda-feira (30/01) uma Assembleia Geral entre os sócios do Santa Cruz, para aprovação/aclamação das alterações do Estatuto, já aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Clube.

    Entre elas, duas alterações chamam atenção.

    A criação do Conselho de Administração – composto por 9 membros, sendo eles, 2 natos (Presidente e Vice-Presidente do Executivo) e 7 escolhidos pelo Presidente e aprovados pelo Conselho Deliberativo.

    A mais importante, no entanto, seria o aumento na vigência do mandato do Presidente do Executivo, que atualmente consta no Art. 75, 2 anos e passaria a ser 3 anos.

    Segundo ALN, o adiamento se deu para uma maior divulgação da Assembleia, ampliando assim o Fórum de Debates para as alterações.

    Considerando que o Artigo 29 do Estatuto em vigor estabelece que “a Assembleia Geral será convocada pelo Presidente do Executivo, ou por seu substituto legal […] mediante edital publicado 3 (três) vezes em jornal de grande circulação e na internet na página oficial do Clube, com antecedência de 20 (vinte), 30 (trinta) e 45 (quarenta e cinco) dias da data prevista para a sua realização”.

    Para finalizar, o Presidente afirmou que essas medidas só entrarão em vigor a partir das próximas eleições e não no seu atual mandato.”
    Fonte: Loucos pelo Santa.

  3. Eduardo Ramos
    3

    Votação que sócio-torcedor não pode votar é discriminatória.

    Eu voto e sou a favor de que todos os sócios votem.

    O Conselho Deliberativo deveria ter menos conselheiros e, sua composição proporcional à votação de cada chapa.

    Aí, sim, poderemos dizer sem medo de errar: REPÚBLICAS INDEPENDENTES DO ARRUDA!

  4. Geraldo Mesquita
    4

    Toda essa discussão é extremamente importante e nos remete ao futuro do clube. Preocupa por exemplo, saber se no estatuto foram colocados mecanismos a serem adotados para deposição, se por acaso, vejamos chegar à direção do Santa Cruz, alguem como o antecessor de FBC.

  5. óia a cobra
    5

    E hoje tem reunião também em fortaleza sobre proposta da globo

    http://cleubercarlos.blogspot.com/2012/01/clubes-da-serie-c-vao-se-reunir-em.html

    Nesses jogos transmitidos morro de vergonha das invenções de Zé e desses resultados catastróficos.

  6. óia a cobra
    6

    O presidente do conselho deliberativo é o homem invisível,

    O presidente da comissão patrimonial só existe no livro de ata.

    Tamufu.

  7. óia a cobra
    7

    Sócio no Santa Cruz tem voz e tem vez… todo dia 30

    – olha aqui meu pagamento.

  8. óia a cobra
    8

    Passamos por tudo aquilo e até hoje não há dispositivos no estatudo que defenda o clube de má gestão. Onde que pra mim, essa comissão patrimonial já se enquadra.

  9. Tribomjardim
    9

    Paralisia continua…sem nenhum zagueiro fica difícil…hoje nem banco temos…Zé, Leandro além de fora de forma…está fora de campo???E sem ataque também….e ninguém vê isso???Agora estão reclamando que a torcida está “incomodando”….sem paciência…toda vez a culpa é nossa.

  10. rubemjunior
    10

    Meu time.

    Thiago Cardoso
    Diogo
    Leandro Souza
    Renato Camilo
    Renatinho
    Pedra
    Sandro Manoel
    Leo
    Luciano Henrique
    Bala
    Maranhão

  11. Arnildo Ananias de Oliveira
    11

    EDUARDO RAMOS,

    em tese v. está certo. Entretanto, pro candidato de má fé ele poderá “colocar em dia” O DOBRO DOS SÓCIOS INADIMPLENTES se o sócio-torcedor tb for votar e este ficaria comprometido em votar no candidato.

    V. sabe q isto ñ é ficcção pois um certo presidente de nefasta memória (pra nós tricolores santacruzenses)se elegeu assim, com voto de uma cambada de mulheres (a maioria auvi-rosas e burro-pretas) e um caminhão de sócios-atleta. E olhe q sócio-torcedor ñ votava!

    Tá certo q parece já ter sido extinto o sócio-atleta e, na ocasião, ñ sei nem se houve a publicação dos APTOS A VOTAR mas, mesmo assim…

    Por falar em SÓCIOS APTOS A VOTAR essa LISTA deveria ser publicada, agora, em janeiro, pois só estarão aptos a votar na próx. eleição aqueles q estavam ADIMPLENTEs EM DEZEMBRO ÚLTIMO (ou estou enganado)?

    SAUDASANTA

  12. Eduardo Ramis
    12

    Arnildo, seria mais simples se fosse permitido votar, o sócio (qualquer que seja a modalidade) ter no mínimo, 6 meses de associado. A lista de eleitores “fecharia” 3 meses antes das eleições. E tetris que comprovar adimplência no dia das eleições.

  13. Fábio Belmino
    13

    “…para um administrador que tem zelo pelo voto consciente…”
    Pincei essa frase do texto para realizar meu comentário.
    Quem conhece um pouco da política pernambucana e em particular do Recife, sabe que ALN não se enquadra no perfil de quem valoriza e trabalha pelo voto consciente.
    Os dirigentes que fazem o Santa Cruz parecem serem aversos a modernidade, democrácia e amplo debate.
    Particularmente sou a favor dos 3 anos de mandato, porém que a regra do jogo não seja mudada para beneficiar quem já está no poder. Destaco que os 3 anos só é válido à partir do momento em que outras etapas se cumprirem como: transparencia na gestão, amplo debate, possibilidade de voto a todas as categorias de sócio…, pois se mantivermos o atual modelo e forma de gerenciamento correremos o grande risco de elegermos por 3 anos um edinho, romerito ou Zé Never da vida.

  14. óia a cobra
    14

    pelo menos uma notícia boa

    http://www.santinhanews.blogspot.com/

  15. Leonardo Jr.
    15

    Dimas,

    Excelente texto.

    Nosso presidente acabou de conceder uma entrevista na rádio CBN. E é um disco arranhado.

    Ao ser questionado por Aldo Vilela qual o benefício que o torcedor tem ao se associar ao Santa Cruz, enrolou, enrolou e não disse nada.

    Lamentável.

  16. Eita quer dizer que o morcegão vei da paraíba perdeu mais uma vez o dente jogando lá na ilhia do Mangue??

    E ainda tá pferencendo mil conto pra quem achar… esse dente um caranguejo de lá já pegou faz tempo!!

    P.S: Voces viram o golaço de bicicleta que Tiago Cunha fez lá pelo Guaratinguetá??

    Jogadorzinho de time pequeno mesmo!!

  17. André Tricolor Virtual
    17

    Perfeito Dimas,

    Acharia interessante alguma cláusula para garantir limpeza durante a presença da Torcida nos jogos no Arrudão. É triste encontrar o Estádio sem manutenção e sujo para receber a imensa massa coral.

    Abraços!

    >>> VIVA SANTINHA !!!

  18. oia a cobra
    18

    Minha gente! amplo debate, abertura, democracia e transparência só quando se está completamente no rato.
    Quando se cria uma carninha e começa a pintar uma gordurinha.
    Mandam a democracia, o amplo debate e a transparência se fuder.

    Vê aí se a comissão patrimonial diz alguma coisa?

    Nem satisfação dá.

    é como se dissessem : FODAM-SE!

  19. Para socializar os prejuízos há quase uma convocação diária, sem contar aquele locutor de velório nos dias de jogos no Arruda.

    Porém, quando se trata de benefícios ou uma lasquinha de direitos, nada de convocação, mesmo quando prevista no estatuto.

    A criação desse conselho administrativo me parece tão perigosa quanto o aumento da duração do mandato. A forma já é suspeita,pois os componentes seriam arbitrariamente pelo executivo e, mesmo que sejam submetidos à aprovação do conselho, até as pedras sabem que este não costuma contrariar o executivo.

    E quais seriam os seus poderes?
    Qual a forma de controle sobre ele e os seus membros?
    O controle ficaria nas mãos do executivo?

    • oia a cobra
      19.1

      Esse Ducaldo é uma categoria.

      Falou finamente o que eu disse grossamente.

    • oia a cobra
      19.2

      Essa comissão patrimonial tem mais segredo que sociedade maçônica.
      Tem verba independente e regras escondidas dagente.

    • oia a cobra
      19.3

      Alguém aqui ja assistiu:

      “A irmandade do Sino”?

    • Óia a Cobra, se você escrever isso mais vezes eu termino acreditando. (hehehe)

      Uma frase ficou sem sentido – Onde se lê “os componentes seriam arbitrariamente pelo executivo”, leia-se “os componentes seriam arbitrariamente escolhidos pelo executivo”.

    • Ducaldo, precisava corrigir não. Você é tão culto e eloquente quando escreve que, mesmo errando, se faz entender.

    • Alexandre, obrigado, mas eu estou mais pra “curto” mesmo. Heheheh!

    • Junior RJ
      19.7

      Será q o Zé faz parte de uma sociedade secreta?…

  20. oia a cobra
    20

    os ingressos de Santa Cruz e Central já estão à venda e Zé também já tá pronto pra fazer mardade cum nóis.

    os morcegos e a comissão patrimonetarial tá cagando à vontade pra gente e na gente.

  21. oia a cobra
    21

    E nem falaram mais no dienheiro de gilberto né?

    E quando se pergunta em se receber dinheiro de televisão eles dão um pinote danado e negam, também num vem ninguém da televisão provar que tá dando.

  22. rubemjunior
    22

    Ano passado, foram seis meses para se contratar um atacante para série D, quando contrataram estavamos na penultima fase, e ainda jogadores meia boca.

    Esse ano, se repete, dessa vez é a contratação de zagueiros, já já chega a série C e nada de zagueiros de qualidade.

    Enquanto isso você vai no banheiro do Arruda e recebe uma cagada na cabeça.

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    23

    TÁ NO DPNET

    Wesley (sobre penaltis perdido): “Vou continuar sendo o cobrador”. Eu pergunto: faltas, laterais, tiros-de-meta tb? E quem manda é ele, é?

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      23.1

      É.

    • Durante a seridê ele bateu todas as faltas e escanteios.

      Quem responder primeiro quantos ele acertou leva um morcego cagão saído da nossa reserva ecológica.

    • Leonardo Brandão
      23.3

      É muito cacique para pouco Índio. Weslley manda, Zé Teodoro manda, Sandro manda, só quem não manda é a Diretoria e a torcida (principal fonte de recurso do clube).

  24. Eduardo Ramos
    24

    Eu havia me animado depois do que vimos contra o Serra Talhada e o Ypiranga.

    Parece que esse sentimento de espernça pelo resgate do futebol que fez do Santa Cruz, o Terror do Nordeste, deixou Zé Teodoro constrangido.

    Pelo visto, continuaremos aturando a fragilidade da zaga, a displicência de Wesley, a inoperância do ataque (que ataque?!). Continuaremos vendo Léo e Renatinho no banco.

    E o pior será ouvir ALN suplicando pelo apoio da Torcida. E pra lascar maisainda, no interalo do jogo, um alucinado ficangritando um bocado de besteiras, agredindo aos ouvidos dos que já estão sofrendo com a estupidez de Zé Teodoro. Todos queremos ouvir a indignação da diretoria, mas essa prefere se calar, num silêncio que não sabemos se é ee coninvência ou de sumissão.

    Estamos tristes. Infelizmente. Que até quarta-feira, o bom senso, a coerência, a justiça, a raça guerreira e o bom futebol, estejammtodos de volta.

    • Eduardo Ramos
      24.1

      Perdoe-me os erros de digitação.

      O importante é que esse sentimento de frustração e de indignação não fique no arquivo da passividade.

    • Marcos Almeida
      24.2

      Saudações tricolores! Caro Eduardo, tenho esperança que Zé mude o time contra o Central depois do que vimos neste último jogo. O meio de campo deve ser o nosso ponto alto. Natan, Léo e Renatinho são todos titulares absolutos no momento e só o treinador não vê isso. Santa cruz para sempre.

    • Leonardo Brandão
      24.3

      Amigos, infelizmente pelo que ouvi Zé Teodoro deverá manter o mesmo time.

      É aquela história:”Errar é humano, permanecer no erro é burrice”. Logo Zé Teodoro é um B…………

  25. rubemjunior
    25

    Dudu Ramos,

    Pelo visto seremos surpreendidos pela possível escalação de Xicão no cabeça de área.

  26. rubemjunior
    26

    O cara saí no intervalo para fazer suas necessidades fisiológicas e quando está iniciando o trabalho, vem um morcego e manda um torpedo na cabeça do cara.

    Que lamentável.

  27. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    27

    Agora que lascou tudo,como é que o dênis marques e o renatinho podem ser tão irresponsaveis ao ponto de marcarem 3 e 2 gols respectivamente em um amistoso hoje,esses caras não querem jogar mesmo no time de zé pardal.È muita irresponsabilidade 5 gols???Seus burros porque fizeram isso???como diz o óia a cobra,ai mô jésui.

  28. rubemjunior
    28

    Escrevam aí o time de Zé”Pardal”Teodoro.
    Esse é o time de Quarta feira.

    Thiago Cardoso
    Arroz
    Leandro souza
    André Oliveira
    Dutra
    Memo
    Xicão
    Natan
    Wesley
    Caça-Rato
    Branquinho

    • Se houver um penalti, wesley cobra.

    • Junior RJ
      28.2

      vc ta brincando né?…ah não…esqueci…com Zé te adoro,
      tudo é possível…

    • Leonardo Brandão
      28.3

      Ei rapaz como tu sabe que o time vai ser esse, se o time é de Zé Teodoro. “EU SEI O QUE É MELHOR PARA O MEU TIME”, palavras de Zé Teodoro.

  29. Rodrigo Tricolor
    29

    Estão dizendo que quem esta “arrebentando” nos treinos êh Denis Marques!!!

  30. Só acho que do mesmo jeito que estavamos equivocados de achar que aquelas 2 vitórias que tivemos estavamos superiores a tudo e a todos…tambem não podemos ficar exageradamente criticando pela derrota de sábado.

    O time tá se ajustando(apesar das presepadas de zé)e altos e baixos é mais que natural.
    Agora o fato de só começarmos a mostrar alguma superioridade frente ao adversário quando acontece uma expulsão do advesário é algo a se analisar com mais cuidado e critério.

  31. Thiago Cunhao fez gol de bicicleta oia.

  32. Santana Moura
    32

    Dimas inteligência aliada ao conhecimento resulta num texto desta qualidade. Muito bom!!!!

  33. Rapaz, Kiros foi emprestado ao Porto. Será que não dava para emprestar, pelo menos, caça-rato também? Aquilo é um doido. Wesley disse que vai continuar sendo o cobrador de pênalti? Será que ele tá treinando pra ver se aprende?

    • Leandro Rodrigues
      33.1

      o clima aqui está mesmo para baixo. As vezes parece que nós torcedores só queremos uma brecha para detonar. A derreto já ficou para trás, assim como as vitórias, mas mesmo assim continuam teclando na mesma. Até chicão que já foi para banco (merecidamente, diga-se de passagem) ainda está na cabeça do pessoal, apenas para criticar.

      Pessoal, ainda estamos no início, vamos apoiar. já criticamos bastante. Vamos ver o que vem depois. Se tivermos de criticar, vamos cair em cima do que ainda precisa realmente acontecer que é a contratação de zagueiros e mais um camisa 9 (se é que ainda existem!!).

      As vezes parece que já querem derrubar o treinador. Quem traríamos no momento, Dado, Sérgio China, Márcio Bittencourt? O mercado não está fácil para bons jogadores, imagine técnicos de qualidade. Apesar das incoerências de Zé algumas vezes, temos que confessar que até aqui, contando com o ano passado, o saldo dele é positivo. Vamos apostar nesse projeto, que ainda me parece adequado, mesmos com os deslizes iniciais.

      Não caíamos na onda dessa impressa coisenta que tem passado os últimos dois dias jogar a torcida e contra Zé e Diretoria e vice-versa.

      Reclamemos do que já realmente deveria ter mudado que é com o respeito ao sócio, ao torcedor em geral, e a alguns deslizes do planejamento. No quesito futebol, ainda vamos melhorar, com certeza, então vamos apoiar, por favor.

      Espero que meus comentários não soem mal. Apenas desejo ver União entre nós tricolores e o time. Sei que não devemos ser tão omissos , muito menos ficarmos sempre calados. Mas às vez é necessário termos paciência para evitar tumultuar de vez o ambiente.

      Acho que já destacamos demais os erros que aconteceram na última partida. Feito isto, agora é esperar que Zé entenda pelo menos a metade de tudo isso e mude (não acredito que vá fazer as mudanças de uma vez).

      Mesmo que ele ainda insista como os jogadores que já sabemos que não rendem, mas vamos torcer pelo SANTA CRUZ, e por uma mudança rápida. Mas não deixemos o Santa só.

      Os inimigos estão vendo a nossa força, sabem do potencial do time, do treinador e da torcida. Vão querer aproveitar qualquer brecha para tumultuar o ambiente, então não cooperemos como galera.

      Um forte abraço e boa noite.

      Santa Cruz até morrer!!!!!

    • rubemjunior
      33.2

      Nobre Leandro Rodrigues,

      O problema não será a falta de apoio ao clube.Isso ninguém pode falar.
      O problema está na falta de coerência do Zé Teodoro, desde o ano passado na série D que ele vem de encontro com o que havia de melhor no plantel do Santa Cruz.
      Esse ano se repete, essa é a maior preocupação da torcida Coral.

    • Leonardo Brandão
      33.3

      Concordo com o Leandro quando ele fala que falta opções no mercado para contratação de treinador nas condições que o Santa vive atualmente. Entretanto é inegável a desmotivação que Zé Teodoro causa na torcida com essa sua insistente mediocridade para escalar o time.

  34. Arnildo Ananias de Oliveira
    34

    TÁ NO BLOG DO JCOISA:

    SANTA APRESENTARÁ TERRENO DO CT EM MARÇO E DESCARTA IDA PARA A ARENA PE.
    .
    .
    .
    …O presidente garantiu que está negociada a obra da Arena Coral. Ou seja, o Arruda será totalmente reformado e até ampliado. O estádio passará a ter capacidade para 68 mil torcedores.

    SAUDASANTA

    • Leandro Rodrigues
      34.1

      desculpem os erros pontuais de português, é que as vezes penso mais rápido do que escrevo e tenho preguiça de ler novamente antes de enviar o comentário.

      Outra coisa: a diretoria não está só pisando na bola. Tem feito grandes coisas, vide os consulados corais que são, em minha humildo opinião, um grande avanço na renovação e manutenção da nossa maravilhosa torcida.

      Vamos apoiar galera. Com fé tudo dará certo.

      Eu acredito: Santa Cruz Bi Campeão e Série B.

    • Eduardo Ramos
      34.2

      Ia ser em janeiro, depois passou para fevereiro e agora será em março.

      Tomara que não venha a ser aquela estória do burro que só andava com o milho pendurado na frente. E ele andava pra tentar comer o milho.

    • Leonardo Brandão
      34.3

      Quero muito acreditar nessa história da Arena Coral, quero mesmo.

      Entretanto, escutei o programa na CBN no qual ALN estava e não vejo muito embasamento quando ele fala a respeito da Arena Coral. Tomara que esteja errado.

  35. Icaro Coral
    35

    Rapaaz, Dênis está arrebentando nos treinos hein.

    Zé falou que qnd os outros jogadores estiverem em forma ele vai utilis(z)ar 3 atacantes, então o time vai ficar como ?

    • rubemjunior
      35.1

      As vezes ZT parece que é doido.
      Quem já se viu time hoje em dia com três atacantes se não tem quem passe a bola para eles?

      Será que vai ser xicão quem vai criar as jogadas?

      Sei não…

  36. Dimas importantíssima essa “posição” marcada pelos principais blogs corais, vocês, como todos nós santacruzenses não queremos nada demais, apenas transparência.

    Estou satisfeito demais com nossa diretoria até agora, agora “carta branca” é muito perigoso de se dá, pode acontecer como exemplos do passado que tanto mal causaram ao nosso mais querido, e vem refletindo até hoje!

    Parabéns!

  37. Eduardo Ramos
    37

    Leandro, compreendo o seu apoio mas eu quero que ele caia se perder na quarta-feira. E que leve Caça-Rato e o resto da patota dele pra bem longe do Arruda.

    A gente apoia quando vê vontade de acertar. Quando se vê um autoritário que desedenha da Torcida e insiste sacanamente com jogadores sem a mínima qualidade, não há como apoiar. Esse tipo de “apoio” é danoso ao Santa Cruz.

    A Camisa 9 foi honrada por Ramon, Nunes, Luís Carlos, Gilberto, e a gente tem que aturar um Caça-Rato! Um gol em uma dúzia de partidas.

    Se Teodoro respeitar a Torcida, escalar os melhores jogadores, e não, os protegidos dele, terá, como sempre teve, o apoio de todos os Tricolores.

    Saudações Corais!

    • rubemjunior
      37.1

      Concordo em tudo que foi dito.

    • Leandro Rodrigues
      37.2

      Eduardo, compreendo totalmente o que disse. Realmente ninguém aguenta o Sr. Mouse como um camisa nove de um time grande como o Terror do Nordeste. É claro que estou insatisfeito com algumas peças do time, na verdade não aguento mais o André Oliveira em nossa zaga, assim o o projeto de Jerry lá na frente. Mas tenho esperança que o nosso treinador venha a mudar e encontrar o que todos nós já sabemos. O time com aqueles que vem apresentando melhor futebol. Só discordo com relação que zé tenha verdadeiros apadrinhados. Senão muitos jogadores não teriam aparecido no Santa desde o último ano (Landú,por exemplo). Acredito é que o problema de Zé é mesmo a teimosia, ele sempre acha que algumas peças vão render mais. Vou lembrar um detalhe do ano passado para provar minha teoria. Vcs sabem que a maioria do elenco inicial do ano passado foi toda indicação e aprovação do Zé, não é mesmo? Então, quem não lembra daquelas ‘desgramas’ dos laterais que ele indicou e aprovou no ano passado, principalmente os direitos bruno leite e jackson (este quase nos enganou naquele jogo contra o petrolina em que fez até o bonito gol). Ele insistiu por algum tempo com essas perronhas, mas depois admitiu o erro e improvisou um volante na lateral (o cleber goiano), foi aí onde tivemos o menos ruim no lugar. Demorou, mas ele foi coerente. Assim como na esquerda, em que ele colocou o nosso hoje pequeno grande homem renatinho. Se hoje nós sabemos da existência de um renatinho, Natan, Gilberto e Memo, é porque ele deu as oportunidades, pois poderia também ter empacado e deixado só os pernas de pau até o fim ou até ser demitido. Então, o que estou tentando ressaltar é que devemos nos manifestar, mas de forma moderada, pois possa ser que sem querer causemos mais prejuízos a benefícios. Alguns anseios Zezin já atendeu, como jogar com dois meias, sem três zagueiros ou três volantes. Resta agora ele perceber que Léo está melhor que Memo, que aliás tenho grande esperança que melhore no quesito passe, pois é de garra e um grande ladrão de bolas, e que Renatinho merece começar um jogo como titular.

      Agora detalhe pessoal, Renatinho é muito bom de bola, mas temos que observar que ele precisa melhorar no quesito marcação e recomposição de lateral. Lembro-me bem que em certos jogos do ano passado, quando o adversário também tinha qualidade para atacar, ele levou bola nas costas e a gente se fu…

      Nada que não possa ser corrido ou que o empate de começar titular. Mas vai ver por isso que Zé ainda insiste no Vovô (exceto no jogo passado, não tinha qualquer argumento para barrar o ‘pirraia’).

      Por favor Rubem, deixa, como óia cobra diz ‘Xi… Cão…’ bem esquecido, que se Deus quiser esse mais na frente nem relacionado vai ser para num ter perigo dele entrar sequer 10 segundos de jogo (ainda temos Sandro Manoel para estreiar).

      Saudações Super Mega Corais do Tricolor lá das bandas do Arruda!!!

    • Eita Eduardo como são as coisas….quem diria, a um ano atras, que Gilberto honraria a camisa 9 coral.

    • Eduardo Ramos
      37.4

      Pois é, Bruno. O filho do pescador honrou a Camisa 9 do nosso Santinha. E merece ser lembrado pelo que fez. Somos justos.

    • Ana Paula
      37.5

      Belas lembranças Dudu!!

  38. Paulo Fonseca
    38

    Calma Pessoal,

    Eu sou um dos que ficaram indignados com a postura do ZT, não deixando o torcedor se manifestar com vaia, mas tmb acredito q o momento é de ter tranquilidade, pois o mercado tá fechado e queira ou não ZT não é um mau técnico.

    Quero acreditar que ele tá testando variações do esquema e que Léo e renatinho já são certezas p ele.

  39. Dimas, acertasses na mosca, isto é um assunto de muita importância para o clube, pena que os de sempre em lugar de o analizar ou discutir passam a fazer as mesmas criticas sobre ZT e a diretoria, a bronca é que, toda critica contumás torna-se uma campanha.

  40. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    40

    Até parece que eu vou viajar hoje pra recife pra ver meu santinha jogar,tô com uma dor de barriga do gôta serena,foi a noite todinha vendo o almirante barroso.Ai que dor no pé do meu inxtaimbrú!!!

  41. Concordo com Leandro (33.1).

    Todos sabíamos que o time iria oscilar, pelos erros de planejamento para 2012. Claro, Zé errou em Araripina. Deixar Leo (o melhor jogador de Pernambuco no momento) de fora é inexplicável. Ainda que nossa fraca defesa até o momento precise de maior proteção de volantes mais marcadores, Leo é titular absoluto, nem que seja de goleiro.

    De todo modo, continuo apoiando a diretoria e o Zé. Acredito que, com o tempo, ele achará o time ideal.

    Amanhã todo mundo no Arruda.

    Dá-lhe Santa !

  42. Pois é Eduardo, não tow dizendo que vai se repetir a mesma coisa mas do memso jeito que penamos algns anos com a falta d equalidade de Gilberto e ano passado ele se transforomou no que centroavante que vimos, a memsa coisa poder(ia) com o atual caça-rato pode serque esse ano ainda não mas quem sabe daqui a uns 2….enfim quis apenas mostrar mais ma vez a eterna falta de paciencia do torcedor, entre os quais me incluo, como um todo e não apenas do Santa Cruz.

    Agora, que o futebolzinho dele e de Branquinho são merecedores de crítica hoje isso é evidente.

    • Saiu com o nome de meu irmao Renan aqui no pc…

      Mas foi eu o Bruno que falou isso acima.

    • Fabiano Pinheiro
      42.2

      Caça Rato não é de todo mal, pois ele é voluntarioso, veloz e sabe driblar. Porém, assim como Landú, é ruim pra fazer gol. Se tivesse um homem gol na área ele poderia tá gozando de um conceito melhor.
      O problema é que agente tem muito atacante que faz essa função de movimentação no ataque (Bala, Denis Marques etc) e pouco de finalização. Achei uma pena perdermos Kiros que, pra mim, seria uma ótima opção no banco. Na série D, Kiros foi nosso melhor finalizador. Mesmo não sendo o cara pra resolver, mas seria anos-luz melhor que Branquinho.

    • Nobre,

      Ano passado tivemos uma fenomenal e gigantesca “CAGADA” por termos sido campeões de PE. Falo isso devido ao fato de que o Gilberto deslanchou na hora mais oportuna possível. Lembremos que ele só teve oportunidade devido à contusão de CUNHÃO, e, antes disso, era extremamente criticado pela grande maioria da torcida. Tanto que em um tempo desses, estava emprestado ao Vera Cruz. Puff. Brincadeira. Ano passado a gente tava F*** de atacante também antes desses fatos acontecerem. O ataque era Landú e Cunhão. Na serie D, outra desgraceira de ataque!!!!! Só que tínhamos defesa, e hj???

      Agora querer que outro ABORTO desses aconteça com caça-rato???? branquinho??? chicão, o que é chicão? o cara que acaricia ZT???

      Faça-me um favor.

    • Mendes, sem esquecer tambem que o C. dedada já teve seus momentos de ser emprestado ao grande Alecrim de Natal.

    • Dessa eu não sabia.. Mas, pra vc ver!

  43. Pessoal sei que estamos todos preocupados com a instabilidade do Time, mas alguem ai sabe se com o lançamentos dos Padrões 2012.? havera a volta da tradicional camisa com as listras verticais? particularmente acho muito bonita e se não me engano o ultimo modelo usado oficialmente foi feita pela famigerada fornecedora CHAMP´S ‘toc’…’toc.
    Só espero que a camisa não venha com muitos ‘inclementos’ nosso manto quanto mais simples FICA MAIS LINDO….

    Júnior

    • Fabiano Pinheiro
      43.1

      Mesmo achando essa camisa bonita, sou contra sua volta – ainda – pois ela fere nossa identidade nos deixando muito parecido com o São Paulo. No tempo que ela era primeiro padrão, cansei de ver tricolor coral com a camisa do time do Morumbi. Hoje, essa realidade mudou.

    • Leonardo Brandão
      43.2

      Concordo com Fabiano, nossa camisa tradicional é a listrada horizontal e não a vertical. Somos únicos por conta disso, enquanto todos os tricolores usam a vertical, nós usamos na horizontal.

    • … Leonardo, somos únicos entre os corais, existem tricolores de outras cores como fortaleza e criciúma que também usam listras horizontais.

      Discordo de Fabiano, o Sao Paulo tb tem camisa com duas listras no peito e nem por isso vemos tricolores corais com padrao do SP no Arruda.

      O fato é que temos torcedores com todo tipo de gosto para o uniforme.

      Pessoalmente, acho que, desde que mantida uma identidade para o unifome usado em campo, a alternância entre modelos para o segundo padrão seja saudável, bem como ter um terceiro uniforme diferente. Cada um compra o modelo que achar mais bonito.

      Vejam que os modelos com a cruz no peito nunca tinham sido usados e fizeram enorme sucesso.

      Se apegar à moda do início do século 19 só em nome da tradição e perder $ em marketing não é uma boa. Acho que se deve ter as duas opções e explorar a tradição com as camisas retrô.

      Outro ponto a discutir é o sentido de “Tradição” nesse meio, já que desde a década de 1950 o Santa já usava camisas com duas listras no peito trazidas do SP por Lanzoninho. Esse uniforme adaptado posteriormente fez muito sucesso nos esquadroes das decadas de 1970 e 1980 apenas com a variação do escudo saindo do meio das listras para o peito, na camisa da Adidas. Só nos anos 90 se colocou a listra preta acima da vermelha para diferenciar do SP. Enfim, depois de 60 anos passou a ser tradição?

      Outro ponto: tem muito ticolor que prefere o time jogando com o padrão branco pra ficar mais diferente dos dois rivais de Recife.

      O modelo com cruz no lado esquerdo do peito é uma evolução do com as duas listras no peito (eu acho muito legais), mas quando lançados logo falaram que eram contra a tradição…. Se o caso for para sermos únicos, então, devemos investir nesse modelo da cruz já que apenas o grêmio tem um modelo (de segundo uniforme) parecido e que provavelmente não perdurará muito pelas bandas de lá. E nós temos um diferencial, além de termos lançado antes a cruz evoca o nome do clube.

      …. hehe esse tema não é tão simples como parece!

  44. Preparem-se:

  45. Vídeo pra relembrar, afinal, não custa nada.

  46. Marcos Almeida
    46

    Saudações tricolores! O texto fala de Assembléia Geral e mudança de estatuto. São assuntos sérios e devem ser tratados com toda tranparência possível. Não votei em ALN, o mesmo logo após eleito disse que não tinha interesse em mudança de estatuto, o que não concordo. Estatuto do clube deve ser artualizado, modernizado e com mecanismos que impeçam um mandato autoritário e danoso ao clube, é assim que vejo. A grande maioria dos políticos são favoráveis a conchavos, não costumo confiar neles. Quanto ao jogo de amanhã espero novidades na escalação. Não é possível insistir nos erros. Os novos contratados devem entrar na segunda metade do segundo tempo para pegar ritmo e evitar um desgaste físico maior. Devemos sempre ir aos jogos, manter boa média de público é importante. Quem não puder ir compre um ingresso. Santa Cruz para sempre.

  47. Como falaram gosto cada um tem o seu agora dizer que KIRUS (isso é nome de SALGADINHO)… Foi nosso melhor finalizador ´´putz´´ imagina o pior.kkkk…esse cidadão citado teve suas oportunidades agora nao soube aproveitar, entrou na onda de tiago acunha cana e so vivia com o mesmo tomando todas no bar dona carolina pagando uma de GATÃO…Agora nao pode reclamar da sorte. Na final mesmo da serie D o cara entrou nao deu uma carreira pra ninguem e ainda teve uma bola que meu sobrinho de 8 anos pulava mais que ele com 2 metros e meio de ruindade…
    Caça é voluntarioso, esforçado mais limitadissimo tecnicamente (Queria eu que ele queimasse a lingua da maioria, inclusive a minha), mas infelizmente não esta a altura de uma atacante bom para nosso time…

    Júnior

  48. Tribomjardim
    48

    Eita….ALN disse que o grande patrocinador vai ser a torcida…certíssimo….mas para mudar estatuto e ouvir opiniões NADA! Os zagueiros da “agulha” furaram….e só.

    • Gleibson
      48.1

      Para ajudar financeiramente a torcida é lembrada agora a opiniao da torcida nao ser para porra nenhuma.

  49. rubemjunior
    49

    Estão falando por aí que Denis Marques vai ser devolvido para o INSS, será verdade?

  50. MILTON ESTEVAM
    50

    pessoal vamos votar na enquete qual o time que vc torce no pernambucano…

    http://blogesportepernambuco.blogspot.com/

    parcial santa 44%

    coisa 37%

    alguém aí viu Dinho Ouro Preto dando umalô pra torcida do santa cruz?, segundo Jamil Gomes tem no facebook do clube.

  51. Rubem… como vão devolver o cara para o INSS se ele ta treinando e muito bem por sinal, o cara ainda nao ta regularizado, nesse caso sabemos que precisa mais de atenção por parte de quem cuida disso.

    • rubemjunior
      51.1

      Concordo contigo, todavia a depender da nossa diretoria, o jogador vai embora e ninguem regulariza a situação.

      Será que é tão caro regularizar um cara que jogava no Japão?

  52. Tribomjardim
    52

    Falar a verdade…tem gente no SANTA que se sair não vão nem notar….paralisou tudo por lá…é um conformismo….cada justificativa sem lógica…inclusive ALN diz, que não é judtificativa….pois nada tem de errado lá…..se tivesse hein..que lerdeza das ideias…Zagueiros só depois do campeonato,e com dois meses de folga….eita gota.

  53. Tribomjardim
    53

    Depois de folgar o domingo todo…os jogadores fizeram um regenerativo,amanhã um treino leve..quarta o jogo…é não tempo para treinar mesmo…por isso que nem lateral a gente sabe cobrar…coitado do Zé pediu tanto para voltar em dezembro…povo ruim da gota.

  54. Tribomjardim
    54

    No clássico vamos levar um terço e rezar muito, para que os atacantes da barbie durmam pouco na véspera…bola quicando já é alçada para nós..e os anões jogadores nossos(não é Renatinho e Bala)….não alcançam…nem correm…nem tocam…nem nada..mas como Zé e ALN dizem…está tudo bem,e só.

  55. Marco André
    55

    A foto da nova camisa ainda nao vazou?

    Estou ansioso pra ver os novos padrões corais.

    Soube que o azul não será mais fabricado.

    Qual camisa ficará como terceiro padrão?

    Vão lançar todas agora?

    Se alguém tiver fotos, manda aí!

  56. Alguem sabe o nome do novo Zagueiro do Santa Cruz

  57. Algue sabe quem é esse cara.

    REFORÇO – Zagueiro William, 24, 1,88m, 84kg, ex-Feirense/POR. Atleta já treinando. Apresentação, após o treino.

  58. Fábio Belmino
    58

    William, ex-Feirense, de Portugal, é o novo reforço do Santa Cruz. O zagueiro, de 24 anos tem 1,88m e 84kg. O jogador será apresentado após o treino da tarde de hoje.
    Muito prazer, Fábio Belmino

    • Tribomjardim
      58.1

      Quanto tempo para regularizar e entrar em forma???Tá faltando mais um para titular….

  59. óia a cobra
    59

    ô môs cupadi!!!
    e ur mucêgu?
    tará no presidente pensanu in mudar de mascote?

    *********************
    Mar mudanu de assunto, pra num ter raiva de Zé… Discubri que cheirá calcinha dá probrema no coração óia? dá ataque carduico.
    Vê Vando tá no hospital. Quando eu soube que ele tava hospitalizado parei na hora.

    Cuidado vi Tribomjardim.
    Rubi eu num digo nada a tu.

    • Tribomjardim
      59.1

      Eita òia…tô morto e não sabia….se cheirar na fonte ao invés da calcinha faz mal?

    • óia a cobra
      59.2

      não!!!!
      aí faz bem pro bem coração,
      pros músculos da cintura pra baixo e do juelho pra riba,
      pro colesterol
      óia pense num remédio bom. O negócio é bom pra de um tudo.

    • óia a cobra
      59.3

      a calcinha é um veneno e eu num sabia. dá até uma tristeza depois de tantos anos cheirando…

      *************

      Amanhã não vou.

      Zé não vai fazer a mudança que queremos.

      vai ser assim agora: ele não faz o que agente pede

      eu não faço o que ALN pede. (ir pra campo)

      elas por elas.

    • Tribomjardim
      59.4

      Por isso que meu amigo Ted Dias tem um bigode vistoso…e lustroso….o que faz mal é o tecido…pois essa carne tem muita proteina….vitamina…e um bocado de ina boa….eita gota.

    • óia a cobra
      59.5

      kkkkkkkkkkkk

  60. Mudando de assunto, embora relacionado:

    O jornalista argentino Ezequiel Fernandez Moores fez perguntas sobre o futebol argentino, mas que valem, sem tirar uma vírgula, para o Brasil.

    – Em que momento nossa história foi substituída por histeria?
    – Quando os chefes de torcidas uniformizadas passaram a disputar espaço com os craques?
    – Quando o épico saiu do campo para as arquibancadas?
    – Quando o amor ao futebol virou show artificial?
    – Quando passamos a acreditar que o mais importante é ganhar?
    – Quando passamos a privilegiar a luta em vez de o jogo?
    – Quando os craques passaram a ser ativos dos fundos de investimento?

    • Valem mesmo.

      Se procurarmos acharemos mais perguntas. Já as respostas…

  61. Já comprei a minha camisa do Santa nova e se tudo der certo vou buscá-la pessoalmente na loja no dia do lançamento, não sei nem de que jeito é, o que importa é que seja oficial do Santa Cruz.

  62. Tribomjardim
    62

    Danou-se..o LPS tá dizendo que não tem previsão para regularizar o zagueiro…nem Denis Marques…..faz um chaveiro se não der para jogar.

  63. óia a cobra
    63

    Tem que cuidar desse negócio desses morcegos, eles já morderam chicão, caça rato, branquinho, andre olezeira, lezandro sousa, dutra e por ultimo welsey. Aí os caras ficam chupando sangue, e começam a cagar no campo… tudo isso já é sintoma da doença do morcego

  64. Arnildo Ananias de Oliveira
    64

    ZAGUEIRO WILLIAM CONTRATADO:

    FUTEBOL PROFISSIONAL
    DIRETORIA TRICOLOR CONFIRMA CONTRATAÇÃO DE ZAGUEIRO

    Publicado em 31 de janeiro de 2012, às 17:44
    Por Redação CoralNET
    Compartilhar

    O diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior, confirmou nesta tarde a contração do zagueiro William, que estava no Feirense de Portugal. O jogador de 24 anos já treinou nesta tarde no Arruda e será apresentado depois do treino.

    Natural de Marília/SP, o defensor tem 1,88m e 84kg e já defendeu o Joiville/SC, Mogi-Mirim/SP, Juventude/RS, Corinthians/SP e South China/Hong Kong.

    SAUDASANTA

  65. Acho que Denis Marques esta no Santa Cruz fazendo uma pré temporada para no segundo semestre jogar na serie A.

  66. Esse William pelo que pesquisei é conhecido como William Alves e jogou no corinthinas em 2008 quando estavam na série B.

    Pela descirção é alto igual Leandro Souza….agora se é bom ou não ainda não sei.

    • Um video mostrando o jogo desse William Alves:

    • rubemjunior
      66.2

      Realmente esse jogador entrou no campo ao lado do Geilson, deve estar fazendo neste instante voltas ao redor do gramado.
      Só espero não ser mais um jogador de vídeo.

      Uma observação, mesmo sendo de vídeo é melhor que o André Oliveira.

  67. Icaro Coral
    67

    Bota esse zagueiro pra jogar logo que eu n aguento aquele doido na zaga ñ André Olezeira

  68. pqp esse zagueiro nem video tem, vai ser desconhecido assim so em portugal

  69. rubemjunior
    69

    Estive no treino agora a tarde.
    Fiquei preocupado com o treinamento que vi, até em treino a zaga falha e nossos atacantes, digo Caça-morcego e Branquinho sem comentários.
    Com relação ao Alex Pires, pode mandar embora, é pior que o Kiros.

    Tá difícil, agora me vem com outra contratação internacional.
    Será que é para o Bodão 2013 ???

    • Gleibson
      69.1

      Rubem oque vc achou de denis marques ?.

    • Tribomjardim
      69.2

      Rubem tanto atacante para teste e laboratório…pq não deu chance a Paulo Renê…ele é tão ruim assim???

    • óia a cobra
      69.3

      quá-quá-quá Alex Pirê-Pirê aquele da música de maicon jegue? Eu já sabia, óia eu sou muito mais Paulo Renê.

      Pirê-Pirê uhhh

    • rubemjunior
      69.4

      Dênis Marques é aquele jogador preguiçoso. Mas se a bola ficar entre ele o goleiro ele guarda.
      No mais não deu para ver mais coisa(vtnc) pois precisei me ausentar antes do término do treino.

      Zé Teodoro fez treinamentos entre defesa e ataque.

      Uma coisa é certa, ele vai entrar com o mesmo time que perdeu do Bode, a única mudança talvez seja Luciano Henrique no lugar do Natan.

      Weslei não treinou, não sei o motivo.

  70. Encontrei algo sobre o nosso Zagueiro, dados retirados do ultimo clube dele

    Nome Completo : Willian Conserva
    Posição : Defesa Central
    Nickname : Willian
    Nº Camisola : 2
    Data de Nascimento : 29/04/1987
    Naturalidade : Marília
    Nacionalidade : Brasileira
    Peso : 83 kg
    Altura : 187 cm
    Clube 10/11 : Rio Branco S.C.

    • Tribomjardim
      70.1

      Esse jogo contra o São caetano em 2010, um time azul e branco…quem sabe qual é???

  71. Tribomjardim
    71

    Que time é esse em 2010 pelo paulistão????Não está na relação…..

  72. Tribomjardim
    72

    P titular chega amanhã?

  73. rubemjunior
    73

    Disseram que acharam a documentação do Denis Marques que estava perdida numa gaveta da CBF, e que ele pode atá jogar Sábado contra a Barby.

  74. Tribomjardim
    74

    Duvida de Zé…. Uéslei…o restante …o mesmo time.

  75. Tribomjardim
    75

    Parece que Diego acertou com o coritiba…será que o coxa é burro???E será que Léo vai para o ceará?Por isso não colocam ele…assim ele não joga bem e a torcida não reclama se ele sair…e vai 0800????Ou será que é para Cléber vir pra cá?Quanto eles pagaram por tiago matias???

    • Leandro Rodrigues
      75.1

      Rapaz, ouvi agora a pouco a resenha na transamérica e confirmei aquilo que tinha postei ontem. Zé é altamente insistente. Como disse, ele sempre acha que pode obter um algo mais de algumas peças. Vai manter o mesmo time, à exceção, talvez, de wesley, que deve ser poupado. Inclusive ressaltou que quer dar moral ao grupo perdeu para o Bode, deixando que iniciem o jogo.

      Confesso que já gostaria de ver ao menos Leo de frente. Mas é isso aí, na cabeça dele, ele está incentivando os jogadores do jogo passado e acredita que pode acontecer o que aconteceu com algumas peças no ano passado.

      Enfim, sou muito paciente, estou dando este crédito a ele, espero que corresponda. Até mais, espero que realmente seja questão de tempo (mínimo possível) as entradas de Leo e Renatinho o time titular.

      Mas de uma coisa eu sei, amanhã estarei lá, mesmo com a teimosia do nosso treinador, torcendo pelo único e legítimo MAIS QUERIDO.

      Espero também por vcs pessoal, mesmo com Zezin querendo testar a nossa paciência.

      Saudações Santacruzenses.

    • A mesma coisa aconteceu com Léo da outra vez que esteve no ARRUDA, começaram a não o escalar já que ele estava prometido ao bostafogo. É muito estranho, porque em duas partidas que ele entrou jogou bem e fez gol, já deveria ser titular. Por que Zé trapalhão não coloca ele como titular?

  76. Eduardo Ramos
    76

    E aí, numa comprovação da inércia e da passividade, o presidente ALN repete (só sabe dizer isso) o blá-blá-blá inócuo de sempre:
    ““A dificuldade é grande e o Santa Cruz vai ter que viver, mais uma vez, do seu grande patrocinador, que é a torcida. As dificuldades continuam se apresentando e o mercado não está aberto. Esperávamos que ele melhorasse, mas não se apresentou de forma positiva, embora existam alguns acenos de abertura”, disse.

    Mercado não está aberto para amadores. E enrola os otários (no caso, nós) com essa conversa do CT e da Arena Coral. Quem faz, não fala. Quem faz, mostra feito.

    E amanhá, torcerei para que a estupidez “teodoriana” tenha ficado pelo Araripe. Insistir com certos (ou errados) jogadores é extrapolar o limite da insensatez.

    Quanto a Alex Pires, não me surpreende o comentário de Rubem Pepeu Júnior. Jogador que só tem vídeo em campo de várzea.

    Já comprei o meu ingresso desde ontem. Vamos continuar acreditando apesar do que estamos vendo, e sofrendo.

  77. A mesma coisa aconteceu com Léo da outra vez que esteve no ARRUDA, começaram a não o escalar já que ele estava prometido ao boxtafogo. É muito estranho, porque em duas partidas que ele entrou jogou bem e fez gol, já deveria ser titular. Por que Zé trapalhão não coloca ele como titular?

    • Tricolor
      77.1

      Pois é o fator psicologico de jogadres que estão manifestamente num mometo mais superiores que outro e mesmo assim ficando preterido constantemente pelo treinadr é bronca.

      E o treinador só pensa em motivar os jogaodres fracos…os bons que dão resultado ele nem se incomoda de manter no banco.

    • Junior RJ
      77.2

      Não é só isso, o Léo é o único jogador do elenco que realmente
      é de série A, há alguns que poderão vir a ser e outros que já
      foram. André Oliveira, por exemplo, é jogador do nível do Madureira aqui no RJ. Mesmo que seja isso, não é melhor por ele pra jogar,
      deixar ele arrebentar e vender para um time grande, pq o Ceará não
      é !!!…estou assustado com esses boatos qui do blog…assim vai
      tudo por água abaixo…Saudações corais.

  78. mais um tricolor
    78

    O problema com Zé teodoro não é de hoje. Desde o ano passado ele insiste em escalar jogadores que claramente são piores dos que os reservas, desafiando o bom senso e a paciência da torcida. Não acredito que ele vá mudar sua postura.

    • Leandro Rodrigues
      78.1

      Caros amigos, agora há pouco depois de ler uma notícia no Diario Pe, tenho a convicção que vai ser muito difícil a Leo se firmar como volante no time de Teodoro. Ele disse que gosta de um meio mais pegador e que Leo tem características ‘diferentes’ (na minha terra isso se chama qualidade técnica bem apurada). Sendo assim, caros amigos é rezar para os dois meias darem muito certos e os atacantes que estão por vir, pois o meio só vai mudar se tomarmos algumas lapadas consecutivas ou até mesmo uma vergonhosa (se mudar!!). Espero que quando ele tenha falado de uma possibilidade dele entrar mais na frente realmente seja uma e chegue a se concretizar.

      Muito embora eu esteja um tanto contrariado, jamais vou querer ver meu time se lascar (já bastam esses últimos anos de muita dor e angústia, principalmente sem os domingos de futebol no arruda), para eu poder, posteriormente, falar: ‘tá vendo, eu num disse Zezin, nós se fu…’

      Com essa, vou dormir e esperar que tudo, mesmo desse jeito, dê certo a partir de amanhã.

      Saudações Corais do Terror do Nordeste lá das repúblicas do MUNDÃO DO ARRUDA.

    • Nãoduvido de mais nada.

      Relacionados para amanhã:

      GOLEIROS: Tiago Cardoso e Cley
      LATERAIS: Eduardo Arroz e Dutra
      ZAGUEIROS: André Oliveira, Éverton Sena, Leandro Souza
      VOLANTES: Memo, Anderson Pedra, Léo, Chicão e Sandro Manoel
      MEIAS: Renatinho, Weslley, Luciano Henrique, Jefferson Maranhão e Natan
      ATACANTES: Carlinhos Bala, Branquinho e Flávio Recife

      Cinco volantes? Capaz de sobrar pra Léo.

      Quanto às lapadas vergonhosas, infelizmente acho que virão. Com essa defesa, a primeira pode ser no próximo sábado.

  79. O video acima postado por Bruno, Willian se saiu bem mais como fala Rubem jogador de DVD é foda,agora o video dele tem jogos contra grandes times de Sao Paulo inclusive jogos contra o Santos de Neymar.

  80. Eduardo Ramos
    80

    ALN, quem patrocina tem direito de escalar!
    A TORCIDA PATROCINADORA quer Léo no time titular!
    A TORCIDA PATROCINADORA quer Flávio Caça-Rato voando que nem um morcego pra longe do Arruda!
    A TORCIDA PATWROCINADORA quer que o futebol jogador nos 80 minutos contra o Serra Talhada e nos 90 contro Ypiranga se torne uma rotina, e u não, uma excepcionalidade!
    A TORCIDA PATROCINADORA quer que Teodoro venha a ser um profissional justo e coerente. Que a técnica prevaleça!
    A TORCIDA PATROCINADORA merece respeito!

  81. O time que treinou hoje:

    Tiago Cardoso; Eduardo Arroz, André Oliveira, Leandro Souza e Dutra; Memo, Anderson Pedra, Natan (Léo) e Luciano Henrique; Branquinho (Carlinhos Bala) e Flávio Recife.

    Talvez Léo tenha uma chance jogando como meia.

    A defesa e o ataque estão uma graffinha.

    Quero ver a reação quando o nome de Carlinhos Bola (tá gordinho o rapaz) for anunciado.

    • Tribomjardim
      81.1

      Em tempo…os morcegos que morderam os jogadores e Zé começaram a voar para trás…sair de dia e dormir de noite…bebem água de coco em Boa Viagem….passam 10 meses doentes e 2 de férias….e estão cagando no pinico…ganharam uns tiques nervosos…penseeeeee!

  82. Tribomjardim
    82

    Léo e Renatinho vão ser escalados…quando for para queimar…e uma pergunta…quando chega o zagueiro titular????

  83. rubemjunior
    83

    O pouco que vi hoje a tarde já dava para escalar um time melhor que vai a campo.

    Thiago
    Maizena ( O cara cruza parece que tá fazendo com a mão )
    Leandro Souza
    Memo
    Renatinho
    Pedra
    Sandro Manoel ou Léo
    Natan
    Luciano Henrique
    Bala
    Maranhão

    ” Pra que repetir erros antigos, quando há tantos novos a cometer “

  84. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    84

    Eu sou tão safado que falei que não ia comprar o ingresso do jogo e agora de noite num devaneio cagastrófico comprei só pra amanhã depois do jogo ficar com raiva de eu mêrmo,eu sou um FDP mesmo!!!Sdçs corais e tosenses!!!

  85. vladimir BiroBiro TOSA Arcoverde/Maceió
    85

    Só vai mudar esta postura de zé pardal quando eu pular a mureta das sócias e meter uma porrada nele,dai ele muda o jeito de escalar o time pondo os melhores em campo ou melhor ainda pede pra sair,falta pouco pra isso acontecer.

    • rubemjunior
      85.1

      Se vc fizer isso, ela sai de campo e vai colocar a culpa em você, para que todos do estádio te culpe.

  86. Icaro Coral
    86

    Mermão, do jeito que a situação está a vontade de comentar vai pra longe. O time muda pelo menos 1 jogador por partida e nunca é o jogador que queremos, Zé fez um ótimo trabalho ano passado mas esse ano n fez nada, e o pior é que se tirar ele o time piora, eu ñ sei nem quais são os jogadores do Santa. ZT falou que ia por o time com 3 atacantes, e depois coloca Chicão. O time ia embalar na 5º rodada ( perdemos de 2 a 0 ), realmente eu n sei mais de nada, acho que volto quando o time estiver realmente formado, Ñ ADIANTA ESQUENTAR A CABEÇA, ELES NUNCA VÃO DAR ATENÇÃO, INFELIZMENTE O TRABALHO DO ZT É FORMAR UM TIME, POR ISSO ELE COLOCA QUEM ELE QUISER.

  87. Icaro Coral
    87

    E só pra terminar, o técnico que n vai durar até o carnaval vai ser o nosso.

    VLW

  88. rubemjunior
    88

    Eu também já cheguei a conclusão que ficar falando aqui é chover no molhado.

    “Eu vi coisas que vocês nunca acreditariam. Naves de ataques em chamas perto da borda de Orion. Vi a luz do farol cintilar no escuro, na Comporta Tannhauser. Todos esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva.”

  89. rubemjunior
    89

    Magnífico.

  90. Geraldo Mesquita
    90

    Resultado dos malefícios de um dos enganadores que passaram pelo Santa Cruz:

    Jovem atacante de Jaboatão assina como profissional do Flamengo

    Atacante de Jaboatão assina como profissional do Flamengo

    Transcrevo o comentário de Fred Arruda e que merece muito destaque, mostrando a qualidade das pessoas que passaram pelo nosso clube:

    ouglas é craque de bola. Foi tratado com todo o cuidado do mundo por Sergio Murilo e Roberto Freire, desde os tempos do futsal no Santa Cruz. O time de campo que ele jogava no Santa Cruz foi campeão de diversos torneios na categoria sub-13 e, já no sub-15 (mas com todos os atletas de 14 anos), foi vice do pernambucano, mesmo tendo a melhor campanha. Já morando no Rio, mas preocupado com o assédio a jogadores como Douglas, Otávio (está no juvenil do Internacional-RS), Rômulo (está no juniores do Náutico) e Guilherme (está no juvenil do Náutico), fui a Recife conversar com Raimundo Queiroz, pedindo uma atenção especial para aquele grupo. Não fui ouvido, Raimundo sabia que não iria muito longe no Santa Cruz, então pra que cuidar de uma categoria tão nova? Podem anotar esses 4 nomes: Douglas (Flamengo), Otávio (Inter), Rômulo (Náutico) e Guilherme (Náutico). Em breve, estarão todos na mídia, pois são craques de bola. Repito: todos trazidos pro Santa Cruz por Sergio Murilo e Roberto Freire e deixados de lado por Raimundo Queiróz.

  91. Geraldo Mesquita
    91

    O citado acima demonstra a importancia não somente de uma boa divisão de base, mas a necessidade de pessoas à sua frente, realmente comprometidas com o Santa Cruz Futebol Clube, que está completando 98 anos de muitas glórias.

  92. óia a cobra
    93

    É lamentável ver e ouvir todo esse clamor da torcida que o presidente costuma chama de PATROCINADORA, mas é puro ENGODO, clamor esse pedindo por Léo e Renatinho e ver Teodoro fazer justamente o contrário deixando esses dois no banco. É incrível porque a dois dias do aniversário do Santa Cruz não temos o direito e nem poderemos sentir o gostinho de ver nosso pedido atendido.

    O senhor já imaginou presidente se a torcida começar a usar a mesma tática de Teodoro?

    Pense nisso ALN.

  93. Como eu já havia postado antes, acredito que zé vai entrar com o memso time, agora com excessão de wesley que machucou.

  94. óia a cobra
    95

    Wesley continua sendo o perdedor de penalte oficial.

    Escanteio e falta que ele bate é bola perdida e contra ataque na certa.

    Zé cunhão! Cuidado pra não ser chamado de burro hoje ví?

    ****
    Aos melindrosos:

    Quanto menos se exigir

    muito menos se fará.

  95. Geraldo Mesquita
    96

    Jornal o Globo de hoje:
    Memória do Futebol: Ricardo Rocha

    http://oglobo.globo.com/infograficos/memorias/ricardo-rocha/

  96. Eduardi Ramis
    97

    Um time que Arroz, André Oliveira e Caça-rato são titulares absolutos causa náuseas, tontura e calafrio.
    O “dono” disse que gosta da PEGADA de Memo. E Léo só pode entrar de frente em um eventual jogo no interior caso ele opte por 3 volantes.

  97. óia a cobra
    98

    A nossa parcialidade corrobora a incompetência, a má vontade, a deficiencia e a omissão da diretoria.

  98. Leonardo Jr.
    99

    Na minha opinião Zé Teodoro está correto com relação a Leo. Não dá pra jogar com ele com segundo volante. Ele não marca ninguém. Sai desenbestado pro ataque sempre. Tem qualidade? Muita! Mas se entrar como segundo volante deixa um rombo na nossa (já combalida)defesa.

    Pra entrar Leo, tem que sair um Meia. E entre Leo e Natan(ou Wesley)prefiro os meias.

    Só minha opinião.

    • Mas vc não acha possível posicioná-lo corretamente? Ensiná-lo a subir menos, por exemplo. Só subir quando tiver cobertura, etc e tal.

      Mesmo assim, caso esse posicionamento não funcionasse, Leo poderia fazer o papel de um meia-armador — seria o antigo 8 — atuando até como terceiro volante. Na atual conjuntura, prefiro ele do que Wesley.

    • Leonardo Jr.
      99.2

      Como falei, se for pra jogar com 3 volantes, Leo se encaixa perfeitamente. Mas aí teríamos que ter O meia, pra criar tudo quase sozinho.

      Leo é muito habilidoso para um volante e não tão habilidoso para ser um meia.

  99. Geraldo Mesquita
    100

    Hora de dar um temo, hora de deixar a cuca do Zé trabalhar e escalar o time para ganhar.
    Todos ao Arruda para cantarmos PARABÉNS A VOCÊ SANTA CRUZ, POR MAIS UM ANO FAZENDO HISTÓRIA.

  100. Geraldo Mesquita
    101

    Entre o ágora e o agrora eu pergunto: E AGORA JOSÉ?

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *