Desconstrutivismo

ALN, o descontrutor

ALN, o desconstrutor

 

Ando lento para escrever ultimamente, por isso, tenho preferido ver, ler e ouvir. O último artigo que publiquei aqui completou aniversário de um mês no dia 04. Não lembro, sinceramente, de passar tanto tempo ausente. Dá nisso, quando a obrigação se impõe ao prazer. Além do mais, o nosso site tem atravessado problemas de estabilidade, gerado trabalhos adicionais, redobrado os esforços, que, apesar de bem-sucedidos, ainda vão longe de uma solução definitiva.

No Santa Cruz, os primeiros frutos do trabalho de Martelotte começam a aparecer e a criar boas perspectivas para a Série C, apesar de alguns defeitos reparáveis. Incorrigíveis, apenas os privilégios de Dênis Marques, sua falta de profissionalismo e mesmo de educação, que o levam a se ausentar de treinos sem avisar diretamente ao seu chefe imediato e a criticar publicamente a atitude sensata do único homem no clube com coragem suficiente para botar o jogador em seu devido lugar. Esforço em vão, é verdade, dada a complacência irresponsável de diretores com atos de indisciplina, especialmente de Antônio Luiz Neto, que, ao passar a mão sobre a cabeça do jogador, desconstrói o trabalho do treinador. Fosse ou não a atitude do atacante justificável, o correto seria o seu contato diretamente com Martelotte. Ainda mais apropriado, depois da entrevista desastrada do jogador, seria que o técnico, mesmo com riscos de perder os jogos e o cargo, deixasse o atacante fora da partida de ontem e do clássico de domingo. Quem sabe assim, o presidente aprendesse, ainda que do modo mais duro, que é preciso ficar do lado de quem tenta moralizar o futebol no clube.

Ontem estive no Arruda e gostei do que vi. O último time coral que saía da defesa para o ataque sem dar chutões, recordou bem Artur Perrusi, nosso dileto e letrado cronista, foi armado por Dado Cavalcanti. O rapaz, infelizmente, carecia de mais experiência para treinar um time de massa, além de esbarrar em Raimundo Queiroz, um dos piores diretores de futebol da história do clube. Mas o Santa de Martelotte aprende, dia-a-dia, a tocar a bola, a construir jogadas e a sair em velocidade. O meio, nosso ponto mais fraco na era Zé Teodoro, torna-se, enfim, nossa fortaleza. São evoluções apreciáveis que devem ser creditadas ao trabalho persistente do treinador. Claro, tenho minhas restrições e preferências, como Nininho na lateral, e não compreendo a injustificável ausência de Tavera dos gramados por tanto tempo. O jogador mostrou mais do que disposição e, embora não o considere titular, creio que esteja em condições de brigar por uma posição. Contudo, melhor é saber que o meio-campo possui boas peças de reposição, ao contrário do ataque, que vive da habilidade e da indisciplina de Dênis Marques.

O time, se não enche os olhos, ganha forma e, aos poucos, agrada. A cada jogo reacende a esperança de avançar na competição nacional e aumentam as chances do tricampeonato. Claro, o caminho é longo e incerto, mas palpável. Para alcançar o objetivo, é preciso ajustes, disciplina tática e profissional. De todo mundo.

83 Comentários

  1. jesusssssss
    será que é verdade?? Thiago Mathias,Geovanio,Siloé, vindo e voltando pra o santa cruz??
    eitaaaaaaaaaaa febe do ratooooooooooooooo

    falaram que está nas páginas de cbn!!

    • santana moura
      1.1

      Gosto de Jeovânio como atleta, não sei o que vai além, mas precisamos de outros jogadores como ele, pois a Série C não é nada fácil, batem muito coma conivência de péssimos árbitros e os jogadores se machucam demais! O outro já demonstrou que nada o liga ao Santa Cruz, não vamos errar três vezes, não é?

    • Tribomjardim
      1.2

      Essa é lista de “reforços valiosos” que já estão contratados????

    • rpz, vc tá muito mais pra cronista de programa esportivo de rádio do que para torcedor do santa cruz.

    • André Lins
      1.4

      Carlinhos, antes dessa notícia sair na imprensa já tinha houvido falar nesses nomes, o único que não queria era Tiago Mathias, não pelo futebol mas pela incerteza de sua continuidade. O Geovânio seria banco hoje de Pedra e Siloé seria uma ótima contratação, só assim teríamos mais tranquilidade se Denis abandonar o barco.

  2. Tricolor Coral
    2

    Dos Bezerros, isso é primeiro de Abril?

  3. Tricolor Coral
    3

    O Santa Cruz não utilizou os caça fantasmas, e sim o Caça-rato…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    http://mais.uol.com.br/view/8bak1uywu0n2/santa-vence-o-guarani-e-agora-enfrenta-o-internacional-04020D9C3766C0A14326?types=A&

  4. santana moura
    4

    Dimas, pare de se sentir obrigado a escrever, há de ter um resquício de prazer em falar do santinha, mesmo que seja um crítica construtiva.O seu texto é muito bom para quem está neste estado de espírito.rsrsrsrs

  5. Valeu Dimas. Sua mensagem é firme e valiosa. No caso DM, o primeiro a ser comunicado da ausência, deveria ser o Martelotti, que agiu com pulso forte, prestigiando a disciplina. Mas, já são águas passadas. Vamos em frente.

    E andar com fé que a fé não costuma faiá.

  6. Vi os melhores momentos do jogo de ontem, e me chamou a atenção a quantidade de gols perdidos por Dênis Marques, até o pênalti cobrado por ele quase que o goleiro da Coisa Genérica defendia.

    Do jeito que a coisa anda proponho promovermos o Estagiário para Trainee.

    • Aluísio
      6.1

      Esclarecendo: o time está bem melhor, com certeza mérito do agora Trainee.

  7. Marcelo Costa
    7

    Senhores,

    O Arbitro é rubro-negro doente, estudou comigo na UFRPE, vai roubar o santa;

    • Marcelo Costa
      7.1

      Espero que ele seja profissional e faça um bom jogo. Falar em “roubar” foi demais!!!!

  8. O nosso time esta melhorando por isso espero que jogue bem e vença o clássico de domingo no Arruda. Agora a nossa torcida é que precisa melhorar e muito senão vai perder o título de Torcida Mais Apaixonada do Brasil. Vamos ao Arruda, vamos levar as esposas, os filhos, as filhas, as namoradas, os namorados, os amigos, as amigas, vamos convidar aqueles torcedores desanimados. Enfim, vamos ao Arruda, vamos apoiar o Santa Cruz, vamos mostrar que nós somos uma grande torcida. Vamos lutar pela vitória. Nós unidos seremos fortes.

    • Ricardo Cavalcanti
      8.1

      Caro Colega,

      A culpa não é da torcida, a culpa é do ALN, que com sua omissão, fez a torcida acordar e ver que somos uma empresa sem gestor.

      Nossa torcida continua a mesma, apaixonada, grande e amante do Mais Querido, só com um pouquinho mais de vergonha na cara!!!

      Abraços.

      Att: Ricardo Cavalcanti

  9. 1914 Henrique
    9

    Bons e possíveis reforços.

    Goleiros: Glédson (Portuguesa-SP), onde não é titular absoluto; Tutti (não sei ao certo se está no ASA-AL ou Goianésia-GO); Nílson (até onde sei, sem clube); Diego (Petrolina-PE).

    Seria bom, já que não temos goleiro reserva.

    Laterais-direitos: Osmar (Red Bull Brasil – SP), Marcos Tamandaré (Salgueiro-PE), Sidny (Salgueiro-PE ?).

    Poderiam dividir a responsabilidade com Nininho. Fora, Marquinho!

    Laterais-esquerdos: Jeff Silva (até onde sei, sem clube), apesar de não muito técnico, tem futebol parecido com de Tiago Costa; Tiago Rodrigues (fez excelente Série C pelo Paysandu no ano passado, não sei onde está).

    Zagueiros: Thiago Mathias, é bom zagueiro, apesar de safado; Leandro Camilo (até onde sei, Boa Esporte-MG); Fabiano Eller (aquele mesmo, Audax-RJ); Milton do Ó (fez quase toda a carreira na Europa, Trofense-Portugal).

    Volantes: Hamilton (ABC-RN, Givanildo pediu sua contratação), já que é bom jogador, por que não? Tem futebol similar ao de Jeovânio; Carlinhos Paraíba (Omyia Ardija-Japão), não pertence mais ao São Paulo, mas poderia vir por empréstimo; Lenon (Macaé-RJ), Flamengo não tem interesse nele e já jogou bem direitinho pelo Náutico; Ramirez (Náutico-PE ?), depois da lesão no joelho, não mais jogou, mas já que o Santa gosta de recuperar jogadores…

    Meias: Adriano Pimenta (Atlético-GO), é bom jogador, estilo Raul; Léo Cittadini (Santos-SP), destacou-se na Copa SP de Futebol Júnior, poderia vir por empréstimo, parece com o Kaká jovem; Leandro Chaves (Boavista-RJ), bom meia, apesar de cigano, jogava muito no Ceará.

    Atacantes: Marcelo Nicácio (Vitória-BA), matador e tal, depende do salário; João Neto (Paysandu-PA), vem fazendo excelente Campeonato Paraense; Rafael Porcellis (Santa Clara-Portugal), aquele mesmo; Joélson (Porto-PE), por que não?.

    • Tricolor Coral
      9.1

      Essas suas indicações são o cumulo da falta de conhecimento do futebol atual.

      Jegue Silva na lateral esquerda? O cara saiu da barby por deficiêrncia técnica.

      Marcos Tamandaré novamente ?

      Vamos parar por aí.

  10. Ricardo Cavalcanti
    10

    Fiz uma viagem pra Barreiros hoje, onde no restaurante, escutei a discussão de dois rapazes…, um dizendo “até domingo”, o outro dizendo “até segunda-feira pois ficarei por lá mesmo (Arruda) tomando todas até amanhecer o dia. Na despedida, o segundo rapaz fez o sinal da CRUZ e disse:”FOI ASSIM QUE MAMÃE FEZ DESDE QUANDO NASCÍ”.

    Ao sair da cidade reparei duas bandeiras do Mais Querido nas casas.
    Que maravilha!!!

    AINDA SOMOS O TERROR DO NORDESTE!!!

  11. Dimas, seus textos fazem falta por aqui. Suas palavras fazem justiça ao trabalho de Marcelo, que tem me surpreendido pelo equilíbrio, pela integridade e pela tranquilidade, a despeito das desproporcionais impaciência e rejeição por parte da torcida (ou pelo menos da parcela da torcida que posso observar no convívio pela Internet).

    Não concordo com todas as suas escolhas; mas o fato de eu ver finalmente e novamente um Santa Cruz se impondo fora de casa, jogando pra frente, tocando a bola e com um meio-de-campo atuando como protagonista me faz conceder-lhe o benefício da dúvida, e acreditar que ele deve ter lá suas razões e critérios.

    Quanto à ALN, não sei o que esperar em termos de mudança. Fico lendo no site do Supporters Direct (http://www.supporters-direct.org/homepage/what-we-do/case-studies) as fascinantes e inspiradoras histórias de grupos de torcedores que conquistaram voz e participação na gestão de seus clubes e ainda não consigo vislumbrar isso acontecendo no Santinha. Não temos sequer oposição, e tenho minhas dúvidas se temos um Conselho Deliberativo em funcionamento (o desconhecimento imposto pela distância não me permite afirmar).

    • tiagombp
      11.1

      *me fazem

    • André Lins
      11.2

      Tigo nossa oposição hoje é quem está admistrando o mequinha S/A, será que era realmente nossa solução? Oposição é para atuar durante toda gestão, fiscalizando, cobrando e até apoiando no que estiver certo e não apenas aparecer 4 a 5 meses antes das eleições. Não tenho nada contra nem a favor dos mesmos, mas esqueceram do Santinha muito rápidão não?

  12. Hélio Mattos
    12

    Feliz com a passagem para a próxima fase e pronto para a guerra de domingo, ingresso no bolso e tudo o mais.
    Vejo evolução no time, como bem o disse Dimas, através de jogadas saindo da defesa para o ataque através do meio campo e jogando para cima.
    Adorei o jogo contra a Barbie e vi algo parecido ontem.(Não à tosa foram dois 2×0)…

  13. Eduardo Ramos
    13

    Dimas, ao ler sua análise sobre a melhoria da postura do time em campo,quem se animou foi eu.

    Concordo quanto a Nininho ( merece ser titular). Não vejo qualidade maior em Tiago Costa,Sérgio Manoel e Caça-Rato.
    Sobre o caso DM9, na minha concepção erraram todos. DM9 devia,e deve,ter mais consciência e responsabilidade; Martelotte não devia ter exposto o jogador para a imprensa,e pra mim, fsltou Ética na atitude; a diretoria e o hurocrata Ataíde foram omissos,e por fim,o pior de todos, a atitude tarfua e eesastrada de ALN.

  14. Eduardo Ramos
    14

    Teclado de celular é bronca! Kkk
    Sobre ALN: atitude tardia e desastrada,fazendo dengo em DN9 e desqualificando a autoridade do treinador.

  15. Os jogadores que comentei foi um amigo meu que só vive nas cadeiras quem me disse!!

    Esse departamento de marquetingui do Santa Cruz é uma piada!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk esse time que eles querem fazer o amistoso está na oitava colocação da terceira divisão do campeonato dos gringos!! tem um outro time melhorzinho não amadores?? incompetentes acerta ai com um time menos ruim.

    vcs são muito fracos mesmo!!

    • Tricolor Coral
      15.1

      Tu queres o que ? Amador tem que jogar com amador.

      Simples assim.

  16. thiago mathias saio ontem do guarany!!

    eitaaaaaaaaaa

    • Tricolor Coral
      16.1

      Que ficasse por lá.

      Traira e ainda mais tirou onda de nossa cara na desclassificação da série C do ano passado.

      Será que essa diretoria mequetrefe vai trazer esse sujeito de volta ?

  17. André Lins
    17

    Dimas concordo com quase tudo com você, só abro um parênteses na questão Nininho (que para mim será um craque muito em breve), como sabemos o Sorriso tem um bom passe, sai bem jogando e até bate faltas e escanteios bem, mas sua marcação é falha, então temos duas hipóteses, ou se joga com Sorriso e o meio fica muito qualificado no toque de bola e para isso precisamos de 3 zagueiros (pois na minha opinião o Éverton é esse terceiro zagueiro que sobe de vez em quando) ou ponha-se outro volante mais pegador (o Tozo, por exemplo, tirando o Sorriso mais outro zagueiro) liberando o Niniho para apoiar, deixando o Tiago Costa, diga-se de passagem, está longe de ser um bom jogador mas está jogando muito bem, mais preso na marcação. o que você acha?

    Abraços,

    André Lins

  18. Tricolor Coral
    18

    Meu time seria.

    Cardoso
    Nininho
    Alves
    Renan
    Costa
    Pedra
    Toso
    RAul
    Natan
    Tavera
    DM9

  19. Amigos Tricolores

    Gostaria que todos lessem essa história. Cai como uma luva no caso de DM, Martellote, Ataíde e ALN.

    A ARTE DA GUERRA de SUN TZUN

    Sun Tzun, cujo nome individual era Wu, nasceu no estado de Ch’i. Sua Arte da Guerra chamou a atenção do Ho Lu, Rei de Wu. Ho Lu disse-lhe:”Li atentamente seus 13 capítulos. Posso submeter sua teoria de dirigir soldados a uma pequena prova? “Pode”.
    O Rei perguntou: “A prova pode ser feita em mulheres?”
    A resposta tornou a ser afirmativa e então trouxeram 180 senhoras do palácio. Sun Tzun dividiu-as em duas companhias e colocou duas das concubinas FAVORITAS do Rei na direção de cada uma delas. Depois, mandou que todas pegassem lanças e falou-lhes assim: ” Suponho que saibam a diferença entre frente e costas, mão direita e esquerda?”
    As mulheres responderam: “Sim”.
    Sun Tzun prosseguiu: “Quando eu disser ‘Sentido’, têm de olhar diretamente para a frente. Quando eu disser ‘Esquerda volver’, têm de virar para a sua mão esquerda. Quando eu disser ‘Direita volver’, precisam virar-se para sua mão direita. Quando eu disser ‘Meia-volta volver’, vocês têm de virar-se de costas”.
    As moças tornaram a concordar. Tendo explicado as palavras de comando, ele colocou as alabardas e achas-d’armas em forma, para começar a manobra. Então, ao som dos tambores, deu a ordem “Direita volver”, mas as moças apenas caíram na risada.
    Sun Tzun disse, paciente: “Se as ordens de comando não foram bastante claras, se não foram totalmente compreendidas, então a culpa é do general”. Assim, recomeçou a manobra e, desta vez, deu a ordem “Esqueda volver”, ao que as moças quase arrebentaram de tanto rir.
    Então ele disse: “Se ordens de comando não forem claras e precisas, se não forem inteiramente compreendidas, a culpa é do general. Porém, se as ordens são claras e os soldados, apesar disso, desobedecem, então a culpa é dos seus oficiais”. Dito isso, ordenou que as comandantes das duas companhias fossem DECAPITADAS.
    Ora, o Rei de Wu estava olhando do alto de um pavilhão elevado e quando viu sua concubina predileta a ponto de ser executada, ficou muito assustado e mandou imediatamente a seguinte mensagem: “Estamos neste momento muito contentes com a capacidade do nosso general de dirigir as tropas. Se formos privados dessas duas concubinas, nossa comida e bebida perderão o sabor. É nosso desejo que elas não sejam decapitadas.”
    Sun Tzun retrucou, ainda mais paciente: “Tendo recebido anteriormente de Vossa Majestade a missão de ser o general de suas forças, há certa ordens de Vossa Majestade que, em virtude daquela função, não posso aceitar”. Consequentemente e imediatamente mandou decapitar as duas comandantes, colocando prontamente em seu lugar as duas seguintes. Isso feito, o tambor tocou mais uma vez para novo exercício. As moças executaram todas as ordens, virando para a direita ou esquerda, marchando em frente, fazendo meia-volta, ajoelhando-se ou parando, com precisão e rapidez perfeitas, não se arriscando a emitir um som.
    Então, Sun Tzun enviou uma mensagem ao rei, dizendo: “Os soldados, senhor, estão agora devidamente disciplinado e treinados, prontos para a inspeção de Vossa Majestade. Podem ser utilizados como seu soberano o desejar. Mande-os atravessar fogo e água e agora não desobedecerão.” Mas o rei retrucou: “Que o gerenal pare o exercício e volte ao acampamento. Quanto a nós, não desejamos descer e passar os soldados em revista.”
    Respondendo, Sun Tzun disse, calmo: “O rei apenas gosta muito de palavras, e não sabe transformá-las em atos.”
    Depois disso, o Rei de Wu viu que Sun Tzun sabia como comandar um exército e nomeou-o general.
    Portanto, Sun Tzun tornou-se general do Rei de Wu. Durante quase duas décadas, os exércitos de Wu dominaram seus inimigos de gerações. Nesse período, Sun Tzun faleceu e seu senhor, o Rei de Wu, foi morto em combate. Durante alguns anos, seus descendentes seguiram os preceitos de Sun Tzun e continuaram a dominar. E depois os esqueceram.
    Em 473 a.C., os exércitos de Wu foram derrotados e o reino desapareceu.

    Amigos Tricolores
    Nessa história quem seria quem no Santa Cruz?

    • Tricolor Coral
      19.1

      No Santa Cruz não tem nem rei nem general.
      Agora ” concubinas ” tem um monte.

  20. Rosa Lucia
    20

    Dimas, parabéns pelo artigo.
    Também acho que o nosso time está, aos poucos, acelerando e ganhado mais “consistência”. Ótimo!
    Domingo, todos no ARRUDÃO.

  21. Tricolor Coral
    21

    A barby contratou filco para ser seu patrocinador master.
    Será que é o atacante filco que está encostado no Arruda.
    Era tão bom que fosse verdade.Por onde anda P.Cesár e D.Santos, ainda continuam comendo e dormindo no Arruda.

  22. Não sei se essa reportagem foi comentada já aqui, mas enfim:

    http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2013/04/governo-quer-aprovar-neste-ano-mp-que-ajude-clubes-quitar-dividas.html

    Voces acham que essa lei iria vingar aqui no Brasil, país dos arrumadinhos??

  23. Renata fan apresentadora da band tirando onda com a torcida do santa cruz!!

    imbecil dizendo que tava com medo com deboche porque o arruda vai tá lotado contra o internacional!!

    eiiii Renata vai tomar no …………..

  24. libera meu comentário a nação coral vai gostar de saber disso!! essa Renata fan da band ta me deixando doido aqui!

    libera ai oxiiiiiiiii

  25. Podem me chamar de mesquinho, mas não aceito se vender cadeiras cativas pra torcida da coisa. Vários são os motivos que passo a dizer:

    a) – Reciprocidade. Não existe vendas de cadeiras em jogo lá;
    b) – Entrada e saída. Não existe uma entrada e saída separada das torcidas;
    c) – Acirramento desnecessário ao conflito e violência;
    d) – Falta de proteção aos sócios que ficam praticamente embaixo das cadeiras cativas.

    E não se alegue que tem torcedores da coisa que são donos de cadeiras, etc… Infelizmente o mundo de hoje, mas é mais o mundo “romântico” de antes, onde apenas um cordão de policiais dividiam as torcidas dentro do estádio.

    Outro lembrete. Até hoje um filho do então diretor do Santa Cruz vive VEGETANDO por conta de uma agressão dos torcedores do sport no setor de cadeiras cativas…

    Agora me respondam: Vale a pena alugar cadeiras cativas no Arruda para a torcida do sport?

    • JOÃO BATISTA
      26.1

      COBRÃO, assino embaixo, este tricolor que está vegetando é meu amigo.

    • Antonio
      26.2

      Concordo em gênero. Número grau. Acho que só nossa diretoria não vê isso.

  26. Eu ja mendei uma mensagem para o Twitter de Luciano do Vale pedindo a punição de Osmar de Oliveira pelas declarações contra a nossa torcida , vamos mandar varias mensagens para Lucianon : @LucianodaBand

  27. Arnildo Ananias de Oliveira
    28

    Ñ SEI SE VÁ DOMINGO.

    Não vi os jogos contra o Morto domingo passado e 4ªf contra o Genérico da coisa, pois estava em BH. Portanto, dispensável dizer q estou louco ver o TERROR DO NE jogar.

    Entretanto, estou “com uma tremenda pulga atrás da orelha”, pois, pra mim, esse jogo tem tudo pra se tornar uma tremenda palhaçada, pois se estiver dando as barbies na 4ª colocação, é capaz da coisa fazer até um gol contra, no finalzinho do jogo, pra pegar o Ypiranga nas semifinais.

    Sei q eles são capazes disto, pois já “abriram” uma vez pra nós, em condições similares, pra roubar o turno das barbies (Q TINHAM UM TIME BEM SUPERIOR AO NOSSO) e evitar um confronto com elas nas finais e se sagraram campeões. Acho que foi em 58 ou 61.

    E sem essa de dizer q quem quer ser campeão ñ escolhe adversário. Vide o nosso Campeonato de 2011 e o BI de 2012. Em AMBOS deixamos as bonecas e a coisa ruim se desgastarem entre si.

    Além do mais, nas semifinais, o Ypiranga terá q jogar fora de casa quando o mando de campo for seu e isto É UMA GRANDE VANTAGEM AO VISITANTE. MESMO Q O JG SEJA (POSSIVELMENTE) EM CARUARU. Em assim sendo, se tiver pintando mesmo o 4º lugar para as barbies, talvez seja mais interessante EMPATARMOS com a Coisa pra podermos enfrentar o Ypiranga (a quem já batemos LÁ, este ano, por 2 x 0).

    O problema q vejo nisto tudo é q, NA HORA “H”, o time pequeno costuma se apequenar mais ainda (ñ duvidem da vitória do Pesqueira ou mesmo um empate nesse jogo) e o grande SE AGIGANTAR (ñ duvidem também da vitória das Barbies em Serra Talhada, no domingo, principalmente com a presença de técnico NOVO, MESMO Q SÓ SE FAÇA PRESENTE NO BANCO). Por falar nisso, acho esse Silas um senhor técnico de futebol e, se ñ me falha a memória, fez misérias de certa feita, dirigindo o Figueirense! Além de tudo, CLÁSSICO É CLÁSSICO, já dizia minha avó.

    Portanto, essa partida domingo com a coisa vai ser um verdadeiro jogo de xadrez e, infelizmente, quem está a cavalheiro pra fazer o resultado que lhe interessa (até com um gol contra “casual” no fim do jogo) – salvo se ñ fizermos logo um gol na coisa pra inverter os papéis – é a própria coisa ruim.

    E vão tirando o cavalinho da chuva quem pensa que futebol é feito por monges beneditinos, principalmente naquelas bandas do xié.

    É o q penso.

    SAUDASANTA.

    PS – Tem muitos interesses envolvidos nessas semi-finais, principalmente face a participação dos Clubes na Copa NE de 2014. Lembrem-se q as barbies ñ se fizeram presentes este ano e amargaram um tremendo prejuízo financeiro (e técnico também).

  28. Carlinhos, eu já deixei meu comentário lá.

    Um programa de paulistas, para paulistas, sobre paulistas. Esse Dr. Osmar é um pobre ignorante, não conhece nada além das fronteiras do estado de São Paulo (ou provavelmente da cidade de São Paulo). Essa gente está aí para fazer cena, simular um bate boca patético, não tem qualquer compromisso com os fatos. E a maior parte da imprensa televisa esportiva é dessa estirpe.

    Triste mesmo é saber que, a despeito dessa atitude debochada em relação aos clubes do Nordeste, muitos nordestinos fora de Pernambuco ainda torcem por clubes desse cartel que concentra de forma indecorosa a maior parte dos recursos provenientes de cotas televisivas.

    Reconheço a liberdade individual de escolha, mas acho que nesse caso se trata de corroborar uma política de terra arrasada para angariar mais torcedores-consumidores para as hostes dos clubes paulistas e cariocas, às custas do sucateamento dos clubes nordestinos. Para mim, futebol é uma experiência cultural e comunitária, e me orgulho de fazer parte da comunidade enlouquecidamente apaixonada de torcedores do Santa Cruz, essa gente insana e desprovida de lógica que ousa enxergar o futebol de uma forma diferente.

    E por isso também que gosto da Libertadores, pois é a oportunidade de torcer com todo o fervor por argentinos, uruguaios, equatorianos, mexicanos e bolivianos (e até gaúchos e mineiros) contra os clubes paulistas e cariocas dos doutores Osmar da vida.

    • Felipe Bento
      29.1

      Não podia concordar mais!!!!Foi um comentário que expressa muito bem o sentimento dos tricolores resilientes e conscientes da atual conjuntura futebolística brasileira.
      Adicionaria também o fato de podermos torcer contra a seleção da CBF(que de seleção brasileira não tem nada…)

  29. Ao invés dessa ideia sem fundamento e apoio da toricda de termos um jogo no centenário do clube ano que vem contra um time sem a menor expressão do futebol inglês, poderíamos fazer algo mais doméstico mesmo:

    Vi que em 2014 além do Santa Cruz, pelo menos mais 3 clubes brasileiros comemorarão seu centenário: Ceará, Paysandu e especialmente o Palmeiras.

    Poderíamos desde que arrumássemos tempo no calendário pra isso fazer tipo um “torneio do centenário” fazendo um quadrangular entre os 4 times que tem, inclusive, grandes torcidas e tradição.

    Como acho realmente difícil arrumar vaga no calendário pra algo do tipo quadrangular, acho que marcar um amistoso com algum desses 3 clubes que também vão comorar seus centenários em 2014 já seria mais negócio que esse tal time inglês.

  30. Há um assunto que particularmente me incomoda sobre nosso Santa Cruz. É essa malograda pecha que colocaram de time de terceira divisão. O Santa disputa o campeonato pernambucano o qual, queiram ou não, é o atual bicampeão. Está disputando pau a pau o tricampeonato.

    Aí ouço muita gente falar a seguinte asneira: Ah, mas como pode um time de terceira divisão ganhar do Náutico? Como pode um time de quarta divisão ser campeão contra o sport?

    Poxa…

    Deixe pra rotular a divisão que o Santa joga quando ele efetivamente disputar o campeonato correspondente, isto é, o campeonato brasileiro de futebol. Essa rotulação é sacártica, desrespeitosa e de uma ignorância que foge qualquer grau de bom senso.

    É o que penso.

    Saudações Tricolores!

  31. Santana Moura
    32

    Sexta-feira estava escutando um programa esportivo numa rádio, quando um torcedor do Sport ligou e disse a seguinte aberração: TOBE ( o zagueiro carniceiro do Sport) TEM QUE PEGAR LOGO NATAN E RENATINHO E DAR LOGO UMA PANCADA PRA QUEBRAR E TIRAR ELES DO JOGO. E tem gente que ainda fica falando em Paz, como se pode ter paz com um monstro dizendo uma coisa destas. É assim que gostam de ganhar, batendo? Não creio que Sergio Guedes concorde com isto, não ele. Espero que o árbitro tenha cuidado com a integridade física dos jogadores e não dê as costas para a infração!

  32. Samuel Maceió - TOSA
    33

    Eu acho que ALN é muito do sortudo, e creio que pulamos uma fogueira em Rivaldo não ter vindo!!

    Acho que no atual contexto ele iria atrapalhar mais de que ajudar, futebol atualmente é muita juventude, e se fosse para atrair marketing para o santa cruz, só daria certo se tivessemos uma diretoria de marketing decente!!

    http://esporte.ig.com.br/futebol/2013-04-14/rebaixado-pela-primeira-vez-rivaldo-cita-sua-historia-para-nao-se-abater.html

    • Santana Moura
      33.1

      Samuel, não me assustava a ideia de Rivaldo vir para o Santa, primeiro porque ele é um jogador agregador e não desagregador, segundo porque o Santa, sempre que mesclou experiência e juventude, alcançou seus melhores resultados. A história fala por si. Creio muito no atual elenco; está se configurando como eu gostaria que fosse: juventude e experiência. Se acredtarmos nisto sermos tri.

  33. Manoel Valença
    34

    Poupar Natan e Renatinho se reunirem condições de pelo menos 45min é um erro por 3 motivos:
    1.A auto-afirmação q esse resultado traria.
    2. Esse jogo pode significar Copa do NE ao inves de primeiro turno deficitário do PE (vide barbie)
    3. Colocar o esquema q foi usado, e com bom resultado, apenas uma vez pra treinar.
    Nada de poupar se tiver condições!

  34. mais um tricolor
    35

    a vaidade do treinador n jogo contra o Porto nos custou o primeiro lugar.

  35. Eduardo Ramos
    36

    Parabéns aos jogadores e a Martelotte: honraram o nosso Santa Cruz.

    Não vencemos porque o futebol tem s seus mistérios mas merecíamos a vitória. A Coisa empatou quando estava sem forças, em um lance infeliz do bom jogador Tozo.

    O melhor em campo foi Ânderson Pedra. Um gigante.

    Os que jogaram abaixo da média: Renan Fonseca e Jefferson Maranhão.

    E que belo gol de DM9!

    Temos time pra buscar o Tricampeonato! Dá-le Santa!!!

    • Marcelo Costa
      36.1

      Jogamos e mostramos mais uma vez a coisa que não somos inferiores, clássico é clássico, continuamos assim, como os azarões até por que os jogadores da Coisa se consideram Favoritos.

      Eles tremem quando pegam o Santinha, o problema é que precisamos fazer os gols sempre. CR7 hoje poderia ter feito pelo menos um gol e aí venceremos. Vamos ganhar da barbie e depois ser tri na casa dos festejos.(humildade e raça chegaremos lá)

      O Sgoto que se acha um timão, empatou por falha nossa!

    • tiagombp
      36.2

      Concordo, Eduardo. O Santa sem Natan e Renatinho (e COM Caça-Rato!) pôs a Coisa na roda, jogou muito fácil e brincou de perder gols.

      Que a bobeada no final sirva para o time ficar alerta e jogar sempre com seriedade.

      Vai ser bonito, ser Tri atropelando as duas bonecas.

      E incrível a comemoração das coisetes (como dia João Valadares, amanhã vai ter carreata). Fico lembrando que, lá pelos idos do fim da década de 90, eu ia para um clássico contra a Coisa torcendo por um empate. E hoje vejo o Santa indo pra cima deles, que não nos inspiram mais medo nenhum.

      Muito pelo contrário…

    • Tozo não foi infeliz, foi imprudente.

    • Eduardo Ramos
      36.4

      Tá bom, Almir: infeliz e imprudente.

  36. Fizemos um primeiro tempo mais ou menos. No segundo, o Santa, mesmo sem jogar muito, sobrou e podia ter goleado. Mas, erramos muito e, em clássicos, isso é fatal.

    No geral, não gostei do meio-de-campo, pela falta de um melhor toque de bola, como houve contra o Náutico. Acho que Martelotte tem que apostar naquele esquema, independente da presença de Natan e/ou Renatinho. Mais: pra mim, J. Maranhão é mais atacante do que meia.

    E o experiente Tozo, que entrou para nos defender, entregou o ouro no final – deu uma de Tiago Costa e suas faltas malucas. Mas é bom jogador.

    Vejo o Santa forte nas finais e na série C, que é o campeonato mais importante do ano, pra nós. Mas não podemos dar tanta moleza assim.

  37. TRICOLAÇO
    38

    O SANTA foi perfeito no toque de bola, mas a PEGADA tem que ser FORA DA ÁREA, pra que o adversário não entre. O SANTA deixou o defunto se levantar. No restante tá de parabéns. Temos time pra ser campeão.

  38. Não temos com oque se preocupar porque fizemos um jogo excelente sem contar com Natan e Renatinho , vamos enfrentar a Barbie temos que ter o elenco completo para chegar forte na Serie C, o trabalho ja esta aparecendo.

  39. PEDRO ZIMMERLE
    40

    Parabens ao futebol mostrado pelo Santão, parabens a caça-Rato que calou a boca de muita gente, parabens a Gleybison que elogiou o time!!!!

    • Gleibson
      40.1

      Pedro não sou contra o Santa Cruz , apenas temos que criticar quando merece,hoje estou elogiando porque o time esta merecendo , parabéns ao elenco e agora temos que planejar oque realmente é mais importante o grupo esta homogeneo apesar de ter 4 ou 5 atletas que deve ser dispensado , acho que nesse momento temos que avaliar oque é mais importante temos em menos de 1 mes 6 jogos decisivo, so espero que o nosso presidente não va para imprensa amanha pedir apoio financeiro.

  40. A globo coloca no site que o EXPORTE venceu o Santa Cruz.

    http://g1.globo.com/pernambuco/

  41. é isso aí gente. O trabalho já está aparecendo. Chegamos fortes e em crescente para essa semifinal, enquanto a suzy e a barbie estão patinando e na descendente.

    O mais importante, como disse Gleibson, é que o trabalho tá começando a aparecer.

    Pra série C:

    – dispensar PC, Ewerton Heleno, Danilo Santos e Marquinhos.
    – recuperar Maizena.
    – reintegrar Leandro Souza.
    – Contratar um LD, um LE e um centroavante de área.

  42. Vejam a importância de uma (eu disse UMA) contratação correta:

    Raul já está fazendo a diferença.

    Ao contrário de QUASE TODAS as outras:

    – Philco, PC, Danilo Santos, Ewerton Eleno, André Dias (?)

    Em avaliação (tem a desculpa da falta de ritmo): Tozo.

    Adiretoria de futebol precisa fazer contratacoes próativas e não reativas, como DM9 depois da derrota pro Campinense e o olho grande da coisa que não deixou Tiago Potiguar vir pro Santa, assim a contratação de Raul saiu rapidinho do papel.

    • Coral, santa paciência. Concordo com tudo que vc disse mas essa do tozo em avaliação é demais! Era o primeiro que eu demitia! Vai jogar no csa, abc. Outro lecheva, não!

  43. PEDRO ZIMMERLE
    44

    Caro Gleibson, valeu, só foi pra agitar um pouquinho!!!!
    Saudações tricolores!!!!!

  44. hummmm empatamos né??

    na moral gostei do time o resultado era a vitória!! papelotti não vai receber criticas por já a 3 jogos vem escalando o time da melhor forma por duas pricipais peças estarem machucados machcadas!! só não gostei do time conrtra o porto porque taveira tinha lugar naquele jogo.

    no final do pernambucano pra mim o terceiro lugar está de bom tamanho, mais fiquei feliz por ver que estamos montando um time pra série c que acredito chega entre os quatros melhores.

    se for campeão vou greá, mais não posso comemorar o campeonato que pode ser decidido no arremesso de catarro.

    boa semana a todos!! eitaaaaaaaa já ia esquecendo de falar de tozo! burrico,inocente,imprudente. segundo um amigo meu deve ter faltado uma coisinha pra acalmar ele.

    mais oxiiiiiiiii falo nada!!

    fuiiiiiiiiiiiii

  45. Santana Moura
    46

    Ah! sim… me contem como é que o gol espetacular de Raul foi “azar” do “coitado” do Magrão. Ô gente pra não reconhecer as coisas boas que vem do Santa, e o gol maravilhoso de Dênis Marques foi azar de quem? Do carniceiro?

    Em tempo quero fazer duas reclamações:

    1) O dinheiro que foi gasto com aquele foguetório desnecessário na entrada do time dava pra pagar o salário de muitos funcionários. Muita gente perto de mim tinha esta mesma opinião, pra que tanta ostentação? Foguetório não ganha jogo.

    2) Há pessoas que tem uma espécie de compulsão pra pegar alguém pra Cristo. Quando Tozo fez o pênalti, que nem um infantil faria, teve gente que culpou Marcelo, tem cabimento?

    Depois de Marcelo chegar ao Santa Cruz eu passei a ir a campo sem angústia, pois sei que ele sempre colocará o time pra marcar, jogar e vencer. Se vierem outros resultadaos são circunstâncias do momento, mas ele tem uma portura muito diferente do treinador anterior e isto me alegra.

    Tem gente dizendo que para o Santa foi mais vantajoso pegar o Náutico e sendo a primeira partida dentro de casa; deve dar um público maior do que se fosse com o Ypiranga, por exemplo. Mas, a esmagadora maioria da torcida coral não gostou do empate. Não depois daquele olé. Fazia muito tempo que eu não via o Sport ser tão humilhado, desde a derrota para o Santa no dia do aniversário.

    • Fábio Tavares
      46.1

      O time do Santa Cruz me deu orgulho ontem, tive a mesma sensação do primeiro jogo da final de 2012, quando empatamos com a leoa, sabia que ganharíamos no inferninho do mangue, pois temos mais QUALIDADE, demonstrada em campo. Acredito piamente no Santinha. Só um porém que observei ontem, já é o segundo jogo de caráter decisivo que entregamos o ouro no final, acho que nossa competente Santana, se fosse possível, poderia dar uns toques ao excelente ex-goleiro e bom técnico Marcelo acerca do lado psicológico do relaxamento natural, mas não admissível, no caso de estarmos com o resultado na mão esperando o fim da partida. A gana pela vitória precisa ser constante, basta ver em tempos passados, com Leonardo e Nildo, eles ganhavam de 4×1 sem dó nem piedade e hoje quem tem essa condição somos nós, precisamos aproveitar, independente de estarmos mal financeiramente, pois eles gastam o dinheiro sujo deles com merdas de grife, vide Cicinho.

  46. Agora lascou. Estou pessimista. Caso a coisa ou a barbie ganhe, podem agradecer com honraz ao tozo. Se eu souber que esse novo lecheva vai jogar no arruda eu não vou mais. Há quem acredite no ipiranga. Pura tolice! Esses times m. do interior só botam para jogar com o Santa Cruz e, às vezes, com a barbie. O único clube de pernambuco que não tem medo daquela p. é o Santa Cruz. Não acredito no tri. Vai faltar vontade, essencial no futebol. A esperança é a série c. Não quero acusar o jogador de nada. Mas não quero e não aceito que a suada mensalidade paga todo mês ajude no salário daquele indivíduo. Santa Cruz precisa urgente de um goleiro que, para variar, só para variar, pegue um penalti de vez em quando. De resto, a defesa foi muito ruim.

    • Tricolor Coral
      47.1

      Esqueceu do penalti que T.Cardoso pegou no chute de Rogerio Ceni do São Paulo ?

      Acalma o coração.

    • Um não é de vez em quando…

  47. Ricardo Cavalcanti
    48

    Enfim, de alma lavada!

    Não pelo resultado do jogo, mas pela forma de jogar do Mais Querido.

    Fazia tempo que não assistia a uma partida tão bem jogada pelo Santa Cruz. Toque de bola na medida, deslocamentos, aberturas e variações deixando o adversário perdido em campo.

    Parabéns ao Martellote por não complicar e colocar pra jogar o que temos de melhor.

    O Eduardo Ramos foi muito feliz ao comentar: “A Coisa empatou quando estava sem forças, em um lance infeliz do bom jogador Tozo”.
    Realmente o Tozo é um bom e experiente jogador, porém pode falhar como qualquer outro atleta. Quem entende de futebol sabe que ele será de muita importância para o acesso a série B.

    No mais, acho que agora nosso torcedor retornará para sua casa, onde ajudará o time na conquista do TRI!!!

    Saudações Corais

  48. Flávio tricolor de Gravatá
    49

    Amigos não perdemos a liderança ontem, nossa liderança foi embora quando perdemos dentro de casa pra Salgueiro e Chã Grande, o empate é um resultado normal para um clássico, mesmo sabendo que não conseguimos a vitória ontem por incompetência nossa, uma imprudência gigantesca e primária de Tozo e as inúmeras chances de gols que desperdiçamos, não só ontem, más isso tem sido regra em todos nossos jogos, várias oportunidades claras não aproveitadas.

    O bom é que chegamos fortalecidos na semi-final (pra mim final antecipada) e estamos montando um time pra série C, uma equipe forte dentro e fora de casa, sem alquimias zeteodorianas.

    Ainda precisamos de reforços pras laterais, e principalmente mais dois atacantes(se o Alex Dias aprovar) e devagar vamos conseguir nosso objetivos principais em 2013.

    Andar com fé eu vou a fé não costuma falhar!

  49. Raul tem contrato de tres meses. Alguém sabe se o Santa tem prioridade pra renovar?

  50. Flávio tricolor de Gravatá
    51

    Ricardo sou um defensor da base, não vejo outra solução pro Santa Cruz principalmente, más Jefferson Maranhão precisa melhorar muito em vários aspectos(finalização, usar a velocidade que tem partindo pra cima dos adversários e deixar de esconder no jogo), Nininho contra o Porto entrou e cometeu uma penalidade infantil, ontem cadê ele na marcação? O buraco foi pela lateral direita e precisou da cobertura do volante Tozo que cometeu uma idiotice daquela.

    Eles tem que entrar sim no Santa Cruz, agora tem que se trabalhar fundamentos básicos com eles.

    Sabemos que o imediatismo que vivemos no Santa Cruz a cobrança por dias melhores não pode ser jogada nas costas da garotada agora erros repetitivos não podem ser admitidos.

  51. TRICOLAÇO
    52

    Concordo plenamente.

  52. Ricardo Cavalcanti
    53

    É verdade Flávio,

    Não podemos jogar tudo nas costas deles. O que tenho observado é que além dos fundamentos básicos, nossos garotos da base não tem boas finalizações. Vejam Natan, Renatinho e o Jefersson Maranhão. São pobres nos chutes que dão, cada cafôfa que dá pena!

    Acho que nossa comissão técnica em conjunto com nossos preparadores físicos precisam realizar um trabalho sério nesse aspecto.

    Abraços ao amigo.

    Saudações Corais

  53. Concordo com Flávio,
    Nininho será nosso próximo lateral direito, pelo que joga, mas tem que melhorar muito no quesito marcação.
    Tozo realmente foi infeliz e não deveria ter feito a falta, mas a forma como Lucas Lima apareceu mano-a-mano com ele não é admissível naquele momento do jogo.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *