Déjà-vu!

Você aí? Você mesmo na frente do computador ou do celular! Não tem a impressão de já ter visto esse filme antes? O momento atual não te lembra 2007, assim como o ano passado não te lembrou 2006? Sei que sim. O tempo presente, bem sei, tem uma carinha preocupante de déjà-vu.

O pior momento da história do Santa Cruz, quando numa sequencia inédita, foi rebaixado da primeira, para segunda, da segunda para terceira e da terceira para quarta, parece teimar em se repetir. Eu estava lá, você também, acredito. No fundo do poço, tiramos forças para retornar dos mortos. Sim, aquilo era o limbo do futebol, um mundo perdido, assombrado pelo medo de não mais voltar.

A torcida era fiel e foi, indubitavelmente, responsável pela ressurreição do Santa Cruz. Hoje ela está longe, cansada talvez de tanta guerra, exausta de ver um clube gigante apequenado pelo tempo nesse mundo velho e enfadado. Por isso, hoje o risco é maior. Longe das arquibancadas, quem vai tirar o clube do buraco? A diretoria? Os jogadores? Sei não. Já passei do tempo de meteu o pau nesse ou naquele dirigente a três por quatro. Vejo esforço e vejo falhas, portanto, nem vou entrar no mérito.

Sei apenas que quanto mais distante estivermos da Série A, mais longe é o caminho da recuperação, porque, de verdade, o Santa Cruz nunca se recuperou. Sem dinheiro e sem competência é difícil mudar o rumo desse nosso destino de rebaixamentos. Sem dinheiro não se faz futebol. Sem competência também não.

E é nessa tristeza paralisante que seguimos em frente, sem saber o dia de amanhã, mas com aquela sensação de que já vimos esse filme antes. O nome disso é déjà-vu!

Voltamos? Não sei. Mas deu vontade de escrever novamente.

10 Comentários

  1. José Salvador
    1

    A questão não é apenas criticar por criticar, mas desde quando subimos para série A, e a disputamos com um time de série B, todos já sabíamos qual seria nosso destino. Depois, para disputa da série B, nosso time de série B foi igualmente desfeito, e agora … tirem suas conclusões. Quando subimos para série A, tínhamos vários contratos, e verbas para receber como há muito não se via no clube. Havíamos sido campeões de PE e do NE, mas como dito acima, a falta de competência imperou. Justificativas ? foram várias…”dívidas trabalhistas”, etc…Pergunto, no Brasil, apenas o Santa cruz tem essas dívidas ? Ou o problema é não saber administrá-las com o que entra, e ainda manter o clube ? A falta de administração do nosso clube, aliada a inexistência dum depto. Jurídico forte, vem de anos. A diferença é que antes o futebol nacional era mais nivelado.

  2. Na minha visão não existe no nosso clube esse dilema esforço x incompetência, envolvendo a direção do clube. Má fé de alguns gestores e apequenamento de outros,por motivos políticos são os fatores predominantes em décadas no Santa Cruz. Exemplos sobre a citada má fé não faltam. Imagino também, que um ou outro dirigente que procura o melhor para o clube seja inoperante politicamente falando por ser minoria em um sistema extremamente viciado.

  3. santana moura
    3

    A sensação é esta, mas a torcida está extenuada, não sei como será a volta do poço sem fundo, se formos parar lá novamente. Eu que cantava a torcida em prosa e verso, entendo muito bem a decepção!

  4. Quem sabe se essa volta não é um bom prenuncio de dias melhores? O tempo dirá

  5. André Tricolor Virtual
    5

    Poxa Dimas, e eu que tinha aposentado o uso de rivotril com frevo cola!

  6. Paulo Aguiar
    6

    É… meu amigo….
    Lembro que certa vez eu dizia que o Santa “morreu” e que precisaria se “ressuscitar”. Para isso, era necessário mudar muita coisa. Saímos da D para A, e, de fato, não mudamos muito.
    Será estamos voltando a “querer” fazer o caminho inverso?
    Um detalhe: sempre que ‘se tenta mudar’ (ou tentar) o “status quo” da política interna do Clube, o resultado parece ser pior.

    • André Tricolor Virtual
      6.1

      Verdade Paulo,

      Incrível que existe dentro do Clube pessoas que torcem sempre contra, a velha disputa de vaidades. E mais, não duvido existir interesse em colocar o Santa novamento no porão do futebol brasileiro, pois entrou muito, mais muito dinheiro no clube nas passagens da Série C e D … agora é bom essa coja de urubus tenham a consciência que a Torcida Coral não é mais besta, vale observar a média de público como está insignificante entre o segundo semestre de 2016 e agora em todo ano de 2017.

  7. ALEXANDRE - VIT. DA CONQUISTA
    7

    O nosso futuro é temeroso…
    Se cairmos, não sei o que poderá acontecer.

  8. Hélio Mattos
    8

    Até que enfim!!!!
    Se votastes eu também não sei, mas que eu, com minha carapaça e carapuça de torcedor achei isto um bom prenúncio, achei.
    A começar pela qualidade das palavras, que também, como o nosso time, andam bem descaídas.
    Falo por mim.
    Me faltam muito atualmente, enquanto leitor, as qualidades de um Perruci, de um Dimas, de um Coronel, de um Aguiar, de um Samarone, de um Inácio e me sobram amargores de uns tantos.
    Ando por aí, atualmente, tal qual um zumbi internético. Sempre procurando perdida e escondidamente a justa medida, que se encaixe entre a verdade calmamente inalcançável e o ódio tão fácil e corriqueiro destilado através dos teclados da vida.
    Parabéns Dimas. Disseste tudo o que eu queria ouvir. De bom e de ruim.
    Se isto é uma volta ou não, tudo bem. foi bom pra mim, meu bem.
    Amaistarde tentarei estar lá no Arruda. Se não conseguir, estarei ligado em alguma plataforma de comunicação fazendo a nossa corrente imortal.
    Se é volta ou não, não sei. Mas que, como todo torcedor que está se agarrando a qualquer sinal, achei um bom presságio, achei.
    Daqui a algumas horas estarei de volta por aqui, neste espaço, para jogar a toalha ou escrever algo cheio de esperanças.
    Hoje é crucial.
    Bora!

  9. André Tricolor Virtual
    9

    Grande Hélio,

    O geltil-man como sempre e agora poético rsrs

    Santa 2×2 Oeste

    * alguns já fazem projeções que com + um empate e 4 vitórias escapamos da Terceirinha;
    * com todas adversidades que o clube enfrenta e toda ruindade desse elenco não está faltando luta dentro de campo, até os gândulos andam se estranhando com os adversários;
    * se vencermos lá no Sul contra o Pelotas temos que iniciar uma grande campanha pra lotar o Arruda …

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *