Déjà vu!

Gestão futebol

É tempo de escrever. A vida atribulada, o momento de singular indisponibilidade, o trabalho que me tem exigido demais, a temporada ruim do Santa Cruz, nada supera agora o sentimento de que escrever é preciso. O Torcedor Coral necessita de movimento. Chamei os cronistas à responsabilidade, hora de dar o exemplo.

Paro em frente ao computador, abro o gerenciador do TC e descubro que há comentários retidos na moderação há mais de sete dias. Sinal clássico de abandono, faço a mea culpa, peço perdão aos leitores, mas não me ponho de joelhos. Prefiro abrir uma cerveja, pois ajuda a relaxar antes de escrever.

Para tanto, pesquiso um assunto, contudo, tudo se confunde e o desentranhado da minha abordagem se manifesta em forma de uma revelação um tanto déjà vu: o malogro do time, a falta de perspectiva, o grau de aceitabilidade desse insosso insucesso nos dá a impressão que entre as paredes do Arruda estão todos mortos. Em suas empresas, gestores costumam reagir ao risco do fracasso com correção de metas e métodos. No Arruda, nada perturba a imperturbável paz.

A temporada já cheirava a mau êxito desde os preparativos para a celebração do centenário. Amadorismo, displicência e a falta de recursos e de criatividade juntaram-se à constrangedora campanha no pernambucano, à volta de Sandro Barbosa, à chegada de Sérgio Guedes. Para mim, essa conjunção de planetas e outros corpos celestes corais representam claros sinais dos tempos. O clube permanece fiel à sua estrutura arcaica, a seu modelo de gestão superado. Sem perspectivas, o futebol padece. Sem a profissionalização da gestão e a modernização dos processos administrativos, estaremos sujeitos a sucessos sazonais.

No Santa Cruz, a cada eleição, discute-se sucessores. Nomes são vazios sem um projeto palpável de gestão. A curva de aprendizado dos gestores parece-nos uma linha reta colada ao chão. Entristecido, reconheço que os anos nada nos ensinaram, nem mesmo o óbvio, que a retomada do Santa Cruz exige mudança de cultura e ruptura do status quo. A questão é, antes de tudo, gerencial e demanda a absorção de novos valores e a adoção de nova filosofia com uma linha de pensamento empresarial. O Santa Cruz não é, nem deve ser, a extensão da casa do gestor ou de seu gabinete político. Enquanto tudo isso persistir, continuaremos mortos para o futebol.

A grande massa de torcedores ainda não compreendeu que dessa transformação depende o futuro do Santa Cruz. Todavia, a torcida, nesta temporada, deu ares de cansaço quanto à sazonalidade de um sucesso entre dez fracassos. Depois do apoio incondicional de anos a fio, que deixou o Santa Cruz entre as maiores médias de público do país, o torcedor arrefeceu. O estádio ficou vazio, como um grande cemitério abandonado, acentuando o clima de velório.

E com a imagem deste cemitério, me vem novamente à cabeça aquela revelação um tanto déjà vu: Entre as paredes do Arruda, todos parecem mesmo mortos.

78 Comentários

  1. Arnildo Ananias de Oliveira
    1

    DIMAS, PARABÉNS. V. DEFINIU, DE MANEIRA SINGULAR, TUDO Q SE PASSA NA OUTRORA “REPÚBLICAS INDEPENDENTES DO ARRUDA:

    “Entre as paredes do Arruda, todos parecem mesmo mortos”.

    SAUDASANTA

  2. marcelo almeida
    2

    O mote é: “Entre as paredes do Arruda…

    1.“Entre as paredes do Arruda, todos parecem mesmo mortos”-Dimas e Arnildo
    2.”Entre as paredes do Arruda, tudo parece estar mofado”- marcelo almeida

  3. Artur Perrusi
    3

    Crônica certeira, porém desanimada. Refelete bem o espírito de nossa torcida.

    Espanta-me a hipocrisia de nossos dirigentes. Uma reportagem mostra o tal CT Rodolfo Aguiar. Parece o Arruda, largado e abandonado. Nossos dirigentes, ao invés de aceitar a realidade, renegam-na e adotam um discurso ufanista, cheio de entusiasmo e otimismo. Incrível, as fotos estão lá, qualquer torcedor, mesmo com alto grau de miopia ou de burrice, vê e sabe o que significam, e os caras repetem as eternas promessas como se fosse a primeira vez.

    O Santinha é uma caixa preta, e em péssimas condições. Não precisamos abrir a caixa para descobrir que o clube é uma tragédia administrativa. E nosso presidente ainda quer comandar a comissão patrimonial…

    Clube sazonal, eis a grande sacada de Dimas. Clube sazonal…

  4. Tricolor Revoltado
    4

    Verdade insofismável:
    “Todavia, a torcida, nesta temporada, deu ares de cansaço”.

    Cansei.
    Tchau.
    Até um dia!

    • marcelo almeida
      4.1

      VAMO LÁ…O SANTINHA TÁ PRECISANDO DE DINHEIRO PRA SUSTENTAR EX JOGADORES DO SPORT NA DIRETORIA E DENTRO DO CAMPO…ESPERAMOS MAIS DE 60.000 TRICOLORES NO ARRUDA SÁBADO PRA DAR APOIO A SERGIO GUEDES, SANDRO BARBOSA E CIA…NÃO VAMOS NOS ABALAR POR UMA MAIS UMA FATALIDADE…FOI SÓ OUTRA VIRADA RÍDICULA…

  5. só piso no arruda quando sandro barbosa e sua patota incompetente estiverem definitivamente longe do clube.

  6. Em qualquer clube com diregentes com VERGONHA NA CARA essa trupe de Sandro incluindo esse arremedo de técnico já estariam na rua.

    Se contratarem o tal Aílton ex-coisa rasgo minha carteira de sócio.

  7. Cristiano Pastichi
    7

    É. E infelizmente a torcida só cansa, mas não desperta.

    Será que é pedir muito a essa altura, como presente para a Torcida pelo centenário, a permanência na série B? Com a palavra os mortos.

  8. amigos tricolores não tenho sangue de barata eu não aguento mais tanta humilhação andando pelas ruas de maceio todo mundo com pena de min por conta dessa campanha que meu time esta fazendo e esta bosta de diretoria não toma nenhuma providencia em pleno ano do centenário do clube só vergonha perdemos vaga na copa do nordeste para para o salgueiro perdemos vaga na copa do brasil para o sem serie santa rita sem contar as derrotas que tivemos de engolir para a coisa ainda estamos caminhando para uma serie c quanta vergonha para um clube como o nosso ate quando esta bosta de diretoria vai nus enganar basta basta chega de vergonhas entregam o comando do do clube a que o ama de verdade e não de fachada

  9. ja deixei de pagar as mensalidades e enquanto esta que se diz diretoria do clube estiver eu não coloco os meus pés no arruda chega de humilhação

  10. guilardo pedrosa
    10

    Peço licença aos amigos para falar um pouco sobre o triste espetáculo que ontem assisti. Pela TV a cabo acompanhei o jogo do Santa Cruz, e confesso, que fazia tempo que não via algo tão grotesco, espetáculo dantesco proporcionado pelo velho Santa. Trata-se de um amontoado de pernas-de-pau vestindo a sagrada camisa do clube. Jogadores que não sabem sequer controlar a bola, zagueiros que “cheiram” a pelota dentro da pequena área, outros dão chutões para qualquer lado, não conseguem dar um passe certo, e até mesmo lateral não sabem cobrar, havendo inversão, num deles, que quase culmina em gol do adversário. Jogaram um tempo todo, o segundo , atrás da linha de campo, na sua defesa, corriam feito loucos de um lado para o outro à procura de alguma coisa, talvez a bola. A linha de frente, capitaneada por Caça-Rato, deveria fazer parte de um espetáculo circense, dado ao ridículo como se apresentava. Uma vergonha, um ridículo, uma desmoralização para um clube de tantas glórias. Sem falar no “treineiro”, que parece ser CONCURSADO, pois é visível a sua estabilidade no clube. Imploro na qualidade de pernambucano, que os senhores diretores do Santa, liberem essa maravilhosa torcida da obrigação de assistir aos jogos do time, até mesmo pela TV, pois assim o fazendo, podem ter certeza, evitarão infartos e ataques de apoplexia. É uma lástima, um desrespeito à imensa torcida, uma pecha ao passado do clube. Esse time, ou ajuntamento de cabeças de bagre, como queiram, representa o que existiu de pior na história do Tricolor, expondo os seus valorosos torcedores ao ridículo, maculando a memória de grandes craques que engrandeceram a instituição. Senhor ALN, POUPE ESSA GLORIOSA TORCIDA, retire o Santa do campeonato para não levá-lo ainda mais ao descrédito, como se comprova pelo vazio do Arruda nos dias de jogos.

  11. raul cavalcanti
    11

    Lastimável mesmo a situação do Santa. Incrível. Estão todos acomodados… ou mortos.

    Ficar na série B é como ganhar a mega-sena.

    • Não espero mais nada. Desejo apenas a permanência na série b. Isto “salvaria” nosso centenário. Sinceramente, não acredito que o Clube sobreviva a mais um rebaixamento.

  12. é isto mesmo guilhardo esta diretoria não esta nen ai para a situação do clube que esta caindo aos pedaços com a imensa torcida cada vez mais se afastando do clube nosso dinheiro é suado mais gastamos com amor ao santa cruz e esta cambada de diretores junto com sandro e seus parceiros torcedores da coisa maldita só querem vê o nosso clube cada vez mais la embaixo temos que tirar essas faixadas que se diz tricolores

  13. Fico vendo o SCFC e penso: Jogadores que estão aí a 3,4 anos e não evoluem (Renatinho, Natan, Memo, Éverton Sena, Sandro Manoel…). Nenhum clube no Brasil se interessa por estes nomes. Vejo também técnicos como Sérgio Guedes (ninguém tá nem aí para ele). Mas aqui eles são reis. Parece que nada de ruim está acontecendo. O público nas arquibancadas só diminuindo…ninguém faz nada. Ainda se dão ao luxo de lançar candidato à eleição. Ainda diz que fará parte da próxima administração. Será que em algum dos principais 40 clubes do Brasil (séries A e B) isto acontece? Desmando total. Abandono total.

  14. Coronel Peçonha
    14

    Ocorreu o esperado.

    No meu comentário ontem nº 73, até lembrei que o luverdense tinha vencido “uma partida nas últimas sete que disputou e vem de duas derrotas, currículo ideal para enfrentar o time dO Feijoada, nosso técnico cabeludo”.

    Sou contra abandonar o clube – a Diretoria já nos abandonou – por isso não deixo de pagar as mensalidades e até comprar ingressos, mas pura e simplesmente não consigo assistir aos jogos. É certeza de que teremos raiva e tirei essa dúvida – sou otimista, olhe lá – na derrota por virada para o time do ceará dentro do Arruda.

    Lembro que alguém perto de mim passou 90 minutos dizendo que o lateral esquerdo do ceará jogava bem e que estava fazendo o que queria sem marcação. Foi dele o começo das jogadas dos gols. E Sérgio Feijoada Guedes nada fez. Foi Natan entrar, o técnico cearense colou um jogador nele e Natan nada fez.

    Ontem me vi no passado, naquela época negra, em que MAUro Fernandes era treinador e era “intocável” até nos rebaixar. Visualizo com total racionalidade o decesso se a gente não trocar de treinador.

    Um time que perde para abc (o menos pior), paraná, luverdense e sofre para ganhar da portuguesa dentro de casa, com Thiago Cardoso sendo o melhor em campo todas as vezes, VAI SER REBAIXADO.

    Todos sabem que respeito o que foi conseguido por essa Diretoria, PORÉM insistir nesse especialista cabeludo em rebaixamento é saber o resultado.

    Com muita esperança, poderemos empatar os próximos dois jogos dentro de casa.

    O Santa Cruz é minha pátria.

  15. Mais uma obrada dessa diretoria, essa contratação de mais um rejeitado da coisa (vtnc).

    Podem esperar Natan na coisa (vtnc) em 2015, ou vcs pensam que a coisa (vtnc) vai pagar 50% do salário de graça?

  16. FORA AÍLTON !!!

    FORA SERGIO GUEDES !!!

    FORA DIRETORIA !!!

  17. marcelo almeida
    17

    Palavra do presidente: “O técnico continua, mesmo que perca sábado pro Icasa”…
    A situação é pior do que eu pensava. Não é só moleza, letargia ou incompetência…
    Tudo indica que a situação é DE COMPROMISSO ENTRE A DIRETORIA DE FUTEBOL E EMPRESÁRIOS DE JOGADORES…
    Nesse COMPROMISSO não há dispensas, não há demissões, mais sempre novas CONTRATAÇÕES, pelas mesmas vias e mesmos meios…
    E nesse COMPROMISSO o técnico que ENGULA OU PEDE PRA SAIR…
    Como SERGIO GUEDES tá sem mercado, ENGOLE e fica, mesmo sem moral com A DIRETORIA, EMPRESÁRIOS DE JOGADORES e agora, mais que nunca com A TORCIDA…
    Tudo pelo COMPROMISSO…

    • marcelo almeida
      17.1

      E o papel de SANDRO BARBOSA é blindar a pressão da Imprensa sobre A DIRETORIA E SEUS COMPROMISSOS…

    • marcelo almeida
      17.2

      É o que parece ser…

      Ao menos que alguém da DIRETORIA apareça e seja TRANSPARENTE sobre esta nova forma GENIAL de gerir o futebol de um clube…

  18. Não me surpreende a declaração de ALN sobre a manutenção de SG. Ano passado fez o mesmo em relação ao ininputável Sandro.

    Essas duas recentes derrotas me convenceram definitivamente que não subiremos. Talvez nos manteremos.Um time de armandinho, sem tesão, sem gana pra ganhar as partidas. Um time gelado, sem brio! Jogadores confusos em campo e acomodados (talvez seja a eterna falta de pagamento em dia dos salários).

    Essa série B, totalmente equilibrada, por baixo, bastava um pouco mais de organização e empenho dos jogadores. O vice líder, Joinvile, com 43 pontos, 13 a mais que o Santa, levou um passeio de bola do Tricolor no contestável gramado dos Aflitos! Mas parece bem nítido que a filosofia da diretoria é não estimular muito a torcida. E há quem acredite que o melhor seria a continuidade na série B, por alguns anos, para o clube se estruturar para série A. Me desculpe quem pensa assim, mas isso é o pensamento mais troncho que conheço, justamente engolindo a corda que soltaram por aí. O Santa precisa pensar grande! Precisa ser grande! Um clube que tem quase nenhum título fora de Pernambuco, precisa urgentemente ficar na crista da onda e angariar mais torcedores. Precisa de organização. Gestão séria que respeite seu maior patrimônio!

    E pra não dizer que não falei das flores, acho muito estranho essa negociação envolvendo Santa Cruz, Ailton e a coisa. Tem algo podre por aí…Aguardem!!!

    • Coronel Peçonha
      18.1

      É Natan ou Léo Gamalho no ano que vem por lá.

      Talvez até uma estrela da base siga para a Ilha, enfim, tanta bondade da coisa somente estranhando.

      Um treinador à frente de um time durante mais de vinte jogos que impôs seu estilo de jogo: sonolência.

      Verdade seja dita, desde o estadual com Vica perdemos a gana, a disposição, a humildade para lutarmos como guerreiros e não como princesinhas patricinhas, que é o que vem ocorrendo.

      Jogamos como se pudéssemos ganhar a qualquer hora ou como se todos os jogos fossem amistosos.

      Foi assim na Copa do NE e no estadual (apagamos em quase todos os jogos contra a coisa), na decisão do terceiro lugar (para um salgueiro em crise e o pior time deles nos últimos anos), na Copa do Brasil e durante vários jogos da Série B.

      O Santa Cruz é minha pátria.

  19. Coronel Peçonha
    19

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (rindo muito, para não chorar).

    Aílton no Santa Cruz. O cara sabe jogar bola, só que não gosta de jogar bola. Mais um armandinho no Arruda, mais um para fazer chinelinho, fazer biquinho, tocar de lado. Eventualmente, vai fazer jogadas muitos boas, para enganar os bestas.

    Quando o que a gente mais precisa é de RAÇA, chega um jogador desses (que tem técnica mas não tem sangue).

    AILTON, BILEU, EVERTON e SÉRGIO FEIJOADA GUEDES, todos com o coração rubro-negro no Arruda. Excelente.

    2007 está de volta! Rumo à Série C.

    ACHO QUE A CAMISA DO CENTENÁRIO, PARA SER JUSTA, NÃO DEVERIA SUPRIMIR O VERMELHO. DEVERIA ERA NÃO TER O BRANCO, PARA HOMENAGEARMOS O POPOTI, NOSSO FINANCIADOR DE JOGADORES E TÉCNICOS.

    Uma vergonha, mais uma.

    O Santa Cruz é minha pátria.

  20. Comentário de ALN:

    “Nós trabalhamos com um planejamento e observando todos os aspectos, por isso conseguimos resultados positivos nos últimos anos. Foram três anos e dez meses da minha gestão e só tive quatro treinadores. Três deles saíram porque pediram. Não vamos demitir Guedes”.

    Comentário meu como sócio e torcedor:

    Não acho que o senhor ALN observa todos os aspectos, ou se observa negligencia:

    aspecto técnico – horrível,
    aspecto tático – inexistente,
    aspecto físico – sofrível,
    aspecto psicológico – derrotista,
    aspecto competitivo – passivo,
    aspecto financeiro – irresponsável,
    aspecto planejamento – inexistente,
    aspecto marketing – inexistente,
    aspecto transparência – inexistente,
    aspecto imposição como instituição – mendicante,
    aspecto patrimonial – dilapidado,
    aspecto limpeza – lixo,
    aspecto respeito ao sócio – desmoralizado,
    aspecto centenário – afrontante.

    Sr. ALN, o senhor, na forma presidencialista de administrar o clube tem o direito de não demitir os incompetentes e burronegros que o cercam, faz parte do regimento.
    Eu como sócio tenho direito de não pagar mais minhas mensalidades e nem ir mais aos jogos (com ingressos de sócio vendidos dentro da sede) enquanto esses incompetentes estiverem brincando de ridicularizar essa instituição no ano do seu centenário.

  21. marcelo almeida
    21

    UM VIVA AOS NOSSOS “ATUANTES” CONSELHEIROS…
    Acho que a única contribuição do Presidente do Conselho do Santa Cruz é ensinar “CONCEITOS PSICOLÓGICOS” para SERGIO GUEDES usar em entrevistas…

  22. Faz anos que posto aqui sobre a privatização do Santa Cruz como solução dos problemas financeiros, administrativos e futebolístico. Mas pelo jeito, já privatizaram da pior forma possível e, foi para o Sport.
    Somos apenas um satélite do time da ilha.

  23. Hélio Mattos
    23

    É meio difícil assistir aos jogos do Santinha aqui em Itamaracá mas eu faço o que posso e toda vez estou lá.
    Ir a campo sem tomar uma cervejinha não dá e o bafômetro está aí para me deixar totalmente preso na Ilha, pois ir de táxi também é inviável.
    Voltando pra casa depois deste último vexame eu só tinha um pensamento na cabeça, uma única e pequena frase:
    É gaia!!!

  24. guilardo pedrosa
    24

    Vamos fazer uma corrente e rezar para não cair. Essa deverá ser a nossa maior comemoração do ano do Centenário. Perdemos o regional, caímos no Nordestão, perdemos a vaga daquele torneio para o próximo ano, imaginem, frente ao Salgueiro, fomos desmoralizados pelo ” Santa Rita” na Copa do Brasil, e estamos perdendo de gato e cachorro nessa Série B. O centro de compra não saiu, a modernização do Arruda é um engodo. Temos nos nossos quadros : Sandro Barbosa, Sandro Manoel, Ewerton Sena, o outro Ewerton, Nininho, Renatinho, Memo, Marlon, Natan, o “homem de vidro”, Caça-Rato, o neto de Edelson, e outros dez, que já estou cansado de citar. À frente o vereador e Tininho que nada entendem de futebol. Já o treinador, ao que parece fez um concurso público, pois goza de estabilidade no Santa Cruz. Estamos numa verdadeira maravilha. Pois bem, quem for católico pode começar a rezar e fazer promessas, pois se ficarmos na B, vamos comemorar com todo o gás, numa festa dia e noite, durante pelo menos um semana. Todos estão convocados.

  25. Olha só o “nível” do atleta contratado pelo Santa Cruz. Vejam que a foto é recente e está em companhia (mesa ao fundo) do outro caneiro que a coisa (vtnc) contratou.

    https://pbs.twimg.com/media/BxhAlRXIUAAJsFa.jpg:large

    https://pbs.twimg.com/media/BxhAcAlIIAAV3EZ.jpg:large

  26. O negócio é sério, só falta aquela lapada dentro de casa para um time do fundo da tabela, aí lascou, três pisas seguidas e estaremos atolados. Parece apocalítico, mas não é nada improvável. Se apanhamos com folga do vila nova, e de lá pra cá não se viu nenhuma melhora, podemos perder para icasa e c&a, principalmente quando o funil apertar e o “fator culhão” começar a decidir os jogos.

    Já é hora do presidente aprender que detestamos refugo da coisa. Que nós torcedores, donos do clube, não queremos corja com aquela imundice. sandro, adriano, ataíde, guedes e agora aílton skol. só falta chamar homero e bivar pro conselho

  27. Santana Moura
    27

    Oba, Dimas de volta.
    Mudança de técnico não resolve o problema, nem ajuda a organizar, falta muito mais!
    Aproveitem o ensejo e contratem também um árbitro de futebol pra ensinar aos jogadores como eles devem fazer para não serem garfados como têm sido, ad eternun, com em ou com n?

  28. Não dá pra entender a escalação de Renatinho, quando ele atravessa um péssimo período. Mas mesmo assim espero que o Santa Cruz vença o próximo jogo nesse sábado. Vamos ao estádio Família Tricolor, ajudar o Mais Querido vencer esse tempo difícil. Boa Sorte Santa Cruz.

  29. guilardo pedrosa
    29

    Bem, o que todos queriam aconteceu. A queda de Sabugosa. E daí ? Com esse elenco de pernas-de-pau nem Guardiola dá jeito. Imaginem CANINDÉ ! Treinador algum vai fazer cabeça-de-bagre jogar bola. Ewerton Sena e o outro Ewerton. Renatinho, Nininho, Sandro Manoel ( que está enganando com aqueles toques de lado e para trás), Pingo, Keno , Leandro Souza, o neto de Edelson, e mais uns 9 ou dez. Esse plantel que temos, com raríssimas exceções, Gamalho e Thiago Cardoso, não presta para nada. Nem mesmo o Natan, homem de vidro, que quebra dia sim outro também. Dizer a bobagem de ter que manter jogadores de base, porque são pratas da casa, é no mínimo desconhecer totalmente o futebol. Jogador quando é bom, da base, aparece imediatamente e não tem essa de ” amadurecer”. Quem não se lembra de Thomas Anderson que jogou 16 vezes como titular do Santa e nunca fez um gol ? Emprestem esses caras, ” pratas da casa” para outros times do nordeste. Veja quem vai querer para titular , jogadores como Renatinho , Nininho ou Neto( Edelson Barbosa) ? Só mesmo o Santa Cruz. Esqueçamos este maldito ano, e vamos ver se conseguimos montar um time para 2015. Qualquer que seja o treinador, bom ou ruim, lutará apenas para não cair, o que, se conseguirmos, devemos COMEMORAR SIM, pois pularíamos uma imensa fogueira. Peçam a Deus.

  30. Alguns comentários:

    – o nome do ex-técnico do Sampaio é Flávio Araújo (e não Campos). Fora o Sampaio, rodou por 35 clubes entre 1998 e 2014. “Grandes” apenas Ceará, Fortaleza e Sampaio. Treinou o Central em 2006.
    Conhecido por ser um homem de caráter – é idolatrado pela torcida do Sampaio.
    Campeao: CE 2000, PI 2004/05/08, Série D 2012.

    – Oliveira Canindé treinou 13 clubes de 2004 para cá. Os maiores são Campinense e América-RN.
    Campeao: piauiense 2006, Série D 2010, Nordeste 2013, RN 2014.

    Sinceramente acho que se equivalem…

    —–

    Atualizando o pacote da bagulhos da ilha dos adoradores do mastro que desembarcaram no Arruda:

    Sandro, Adriano, Ataíde, Lima.
    Aílton, Éverton Hora, Julinho, Bileu.

    Desses, só livro a cara de Bileu e Julinho. Aílton vai estar sob avaliação, mas seu histórico de cachaceiro não recomenda muita coisa (principalmente se juntar com caça-rato).

  31. Quando a gente pensava que foi uma atitude da direção do clube, dois jogadores, Natan e Julinho, entregaram que o próprio treinador pediu pra sair. Tome mentira. E mentira besta, só pra não perder o costume.

    • E se oliveira quiser empurrar preparador físico e auxiliar técnico que vá pastar num clube do piauí. Mais um treinador de time pequeno, um vica da vida, querendo cantar de galo.

  32. Coronel Peçonha
    32

    Alegre demais. Como mostra a capa do Aquipe de hoje:”Sabugosa sai do Arruda e volta para o sítio”. E não volte!

    Amanhã é jogo de superação e esperar que o novo técnico – Canindé mesmo? – consiga ao menos dar dignidade ao time nesse resto de campeonato: não acredito mais no acesso, porém deixei de temer pelo rebaixamento.

    Elenco fraco? Discordo com veemência, basta ver que a barbie está jogando o que não sabe e se superando. Falta alguém de pulso no comando. Sabugosa tem histórico de rebaixamento e exceto nas três vitórias antes da Copa, o time foi sonolento demais, perdendo pontos para times fraquíssimos.

    Não queria Ailton no time, mas tomara que ele cale a minha boca. Para mim, é mais chinelinho que Carlos Alberto, mas a desgraça está feita agora então é torcer por ele.

    Repito: esse elenco tinha plenas condições de conseguir o acesso. Não sei se vai conseguir nesta altura do campeonato.

    Amanhã, desde a derrota para o ceará, vou ao Arruda e, mais que isso, vou ver um jogo completo do Santinha.

    O Santa Cruz é minha pátria.

  33. Canindé Canindé… vai lamber chulé!
    Isso é lá técnico.
    Estamos phudidinhos.
    Ganhar do Icasa amanhão vai ser mérito do próprio Icasa.

  34. É com tantos rubrunegros infiltrados no Mais Querido, o que se há de esperar. FORA ALN!!!

  35. Quase que fui ao Arruda. Desistir de última hora . Refleti: sair de casa prá ver Keno, Sandro Manuel, Everton Sena, Renatinho, Juninho era demais prá meu coração. Fiquei em casa e assisti Polônia x Alemanha no voleibol. Economizei dindin e fiquei no conforto da minha casa.

    • … eu fui e me arrependi. Devia ter parado e refletido que era Adriano burronegro que ia estar no banco. Me enganaram dizendo que ele estaria com o tal Everaldo Pierrot, auxiliar do sabugo.

      Mas essa diretoria nao aprende mesmo, os ultimos interinos que o Santa Teve: Sandro, Ataíde, Adriano. Parece que tem que ser burronegro pra assumir quando mais precisamos de vitorias.

      EI DIRETORIA VTNC!

    • marcelo almeida
      35.2

      Ainda tinha DÁRIO nas Tribunas de honra também…Ou ele é tricolor desde criançinha também ou é empresário de algum jogador deste…

  36. Faz muito tempo que não vejo um time de futebol tão frio e sem gana como este do Santa Cruz. Cadê o time de guerreiros? Não é limitação técnica. É má vontade dos jogadores. Falta de empenho mesmo. Falta de vontade de vencer! O Santa tem jogadores pra estar numa posição bem melhor. Ou será que o Náutico tem um time melhor que o nosso? O Sampaio Correa? Atlético de Goiás? Não! Claro que não! Basta ver os jogos que fizemos contra todos. Falta pagamento em dia. E num ambiente onde os salários atrasam, com frequência, o que acontece, e que ninguém se lembra disso, é que falta também a cobrança. É óbvio! Quem não cumpre com seu dever, não pode exigir! Falar apenas da qualidade técnica, me parece um crítica superficial e não entra no verdadeiro âmago da questão. O que falta é dinheiro, ou, pagamento dos salários. Em outras palavras gestão mesmo!

    Pra completar não temos um líder em campo. O que o Icasa, principalmente seu goleiro fez de cera hoje é brincadeira. O que fez, mais uma vez, esse juiz CAGÃO, é um acinte. Até marcar a arrancada de Wesckey ele causou e NINGUÉM DENTRO DE CAMPO FALA, RECLAMA, SE IMPÕE!!

    E, pelo amor de Deus, não coloquem esses “assistentes técnicos” pra dirigir o time em campo, visto que é um (Adriano) pior que o outro (Ataíde). Hoje mesmo seu Adriano me deixa, por duas vezes, na sua cara, no escanteio do Santa três jogadores do Icasa no meio de campo contra apenas dois do time coral. Se tivesse um rebote de bola do Icasa estaria fritos! Um erro primário e absurdo!

    Vamos torcer pro time evitar o rebaixamento. Daqui pra frente será assim. Subir é um sonho muito distante. Cair é uma realidade que pode se aproximar!

  37. Precisamos voltar logo para a série C urgentemente. Lá, seremos felizes e vencedores. Lá, Kenos e CIA serão craques e a diretoria e o presidente os melhores. Volta Santinha prá C, volta logo, que o Santa Cruz se apequenou definitivamente.

  38. Se os salários estão atrasados. é fome mesmo. Pois saco vazio não fica em pé, nem muito menos joga bola. Agora a propósito, porque todo burrunegro aposentado diz que é tricolor desde criancinha, será se é porque o peitinho do Santinha é mais macio…..? É um caso à pensar.

  39. se oliveira for desses treinadores que só jogam com um esquema tático estamos lascados. ou entramos com três zagueiros, ou levaremos gols em todos os jogos. qualquer configuração com dois zagueiros já se mostrou desastrosa. previ apanhar do icasa hj, pra mim foi lucro. nosso time é parelho com os do fundo da tabela. é caso de entrar fechado pra não apanhar e se manter nessa posição até o fim. só o fato de terem vindo da coisa já seria motivo para rejeição, some-se a isso a total inutilidade dessa comissão técnica para se ter uma ideia de quanto equivocados estão nossos comandantes. eu trocaria sandro, adriano, ataíde e lima por dois galões de tinta.

  40. Impressionante também como os árbitros não tem mais respeito com o Santa. Há uma nova norma que se a bola pegar na mão na área deve ser marcado penalty.

    Ontem Leo Gamalho chuta, o defensor do Icasa tira com a mão (afastada do corpo) na frente do juiz e ele não marca nada.

    Isso passa pela postura dessa diretoria que além de não botar moral, não reclama nunca dos erros, não protesta os gols mal anulados e ainda faz papel ou de mendigo pedindo esmolas para as federacoes e pra time adversário local ou faz papel de ridículo pedindo vaga em torneio que foi excluído perdendo vaga pra Salgueiro.

  41. O Santa está dominado pelos “empresários”, que estão rapinando o patrimônio, trazendo todo tipo de porcaria para cagar no campo. Embolsam o dinheiro, dividem com eles, e vão embora rindo e falando mal. E sempre que possível botam na justiça para ver se tiram mais uma lasquinha. FORA ALN!

  42. esse episódio da saída de guedes merece ser melhor apurado porque pode nos dar uma ideia do que está por vir. caso tenha sido voluntário e motivado por atrasos salariais e corpo mole dos jogadores a passagem de canidé por aqui será complicada.

    • lamentável aquela filmagem com xingamentos do tipo “maconheiro” e “drogado” contra caça. caretice e hipocrisia braba. em pleno século 21 ainda se vê um bando truculento, empunhando um copo de bebida, esculhambar o próximo por que usa maconha. eu mesmo fumo vez por outra e não tô comendo nada de ninguém.

  43. Coronel Peçonha
    43

    Fui ao Arruda após vários jogos. A maldição do visconde ainda está impregnada.

    O que vi:

    – time sem alma ainda

    – mais um crime da arbitragem contra o Santa Cruz (a bola na mão do zagueiro foi mão na bola, tanto que ele botou a mão esquerda para trás, mas a direita não)

    – Keno é mais produtivo que Pingo?

    – Saí imediatamente após o final, não vi nem a confusão. Reclamar dos jogadores agora? Não concordo

    – Fui ao jogo para pelo menos ver empenho, mas nem isso. É uma apatia sem fim, o que fizeram aquele time de guerreiros?

    – Everton Sena, em quem ainda acredito, não está conseguindo espanar uma bola!

    Amanhã estarei lá de novo.

    O Santa Cruz é minha pátria.

    • O que mais se falou nesse final de semana foram os pênaltis marcados por causa da bola na mão ou mão na bola. Os especialistas disseram, à unanimidade, que nesses casos de bola que toca no braço ou na mão, em qualquer circunstância, por orientação da FIFA após a copa, é pra ser marcado pênalti. Aí eu pergunto: E por que aquele veado não seguiu a orientação padrão da FIFA e não marcou pênalti a nosso favor? Ou será que ele viu a bola batendo nos testículos do zagueiro do Icasa?

    • Milton Santos Jr.
      43.2

      Coronel, sobre Keno: as mais de 90% das vezes que entramos na área do adversário devem ser creditadas a ele. Ainda que finalize mal, que seja burro etc…sem ele, nem na área do adversário entraríamos.

    • Keno pode até ter puxado algumas bolas pra dentro da área, mas o mesmo consegue estragar a maioria dessas próprias jogadas por segurar demais a bola e não saber o momento certo de passar a bola apara o companheiro melhor posicionado e prejudica diversos contra-ataques nossos.

      Sandro Manoel(especialmente antes da parada pra Copa) era o maior símbolo da regularidade(boa)dentro do time. Após a Copa voltou muito desleixado, perdendo muitos passes, não conseguindo roubar as bolas advesrárias sem ser só na falta. Pra mim ele já tá merecendo um banco, mas o problema é: pra colocar quem no lugar dele?

  44. É Jr, realmente não, mas tá alimentando uma porrada de caras que prá eles não há limites para alcançar os seus objetivos.
    Esse mesmo pensamento tem o viciado em crack, o de heroina, o de álcool, o de anfetaminas, os pedófilos, os homossexuais. Todos esses levantam bandeiras contra todos os pré-conceitos, mas, são os mais pré-conceituosos. Tente debater com alguns deles e você verá o supra-sumo da hipocrisia.
    Levante a bandeira da moral e da família. A sua e a de todas as famílias vão agradecer. Até a família tricolor!

  45. Espero que o Santa Cruz jogue melhor e vença o jogo nessa terça-feira. Entretanto, seria interessante que a torcida Mais Apaixonada do Brasil se fizesse presente para apoiar o Mais Querido, por isso espero o comparecimento em massa da Família Tricolor. Vamos ao Arruda Galera Tricolor, vamos apoiar o Mais Querido. O nosso apoio é indispensável.

  46. O time já tá ruim das finanças, pelo que dizem 2 meses de salário atrasado, e os jogos que são no Arruda no meio da semana,quase toda vez, é no ingrato horário das 22h(absurdo esse horário pra ir ver um jogo de futebol!)

    Se pelo menos a cota de tv em jogos nesses “horários nobres” fosse um pouco maior?

  47. Jr, meus pés sempre estão bem apoiados no chão. Dá prá descer daí e conversar aqui em terra firme.

  48. Como faz diferença um técnico que faz o simples!

  49. Santana Moura
    49

    A frase de Chico Science que eu deveria ter destacado era a seguinte: “eu me organizando posso desorganizar”, pois é o que pode-se vislumbrar por enquanto.
    Não concordovou compartilhar com a queimação de fogueira em cima dos atletas da base, nós somos incoerentes, exigimos certos jogadores e depois queimamos, não é por aí, precisamos de uma encubadora, porém, até agora temos encubado apenas atletas descartados da ilha. Se está mal coloca no bando que faz um bem danado!

  50. Muitos acham que o fato de se atrasar salários, obrigatoriamente é faz com que um time faça corpo mole e não jogue bola.
    Nem sempre é assim. Ou melhor, na maioria das vezes não é assim. E quando isto acontece, é falta de competência do treinador de não conseguir identificar os líderes do movimento e de não conseguir ter o grupo na mão.
    um exemplo disso é aquele time de 2005. vivia com salários atrasados, mas Givanildo fez a turma jogar bola e subimos pra série A.

    Que fique claro, não defendo atrasos de salário, muito menos os cartolas que não pagam em dia.

    • Milton Santos Jr.
      50.1

      Comentava com o segurança que trabalha aqui no prédio sobre essa questão de corpo mole, dizendo para ele que esse comportamento no fim iria em prejuízo dos próprios jogadores, que era uma burrice, por que desmotivava a torcida etc. Ele sabiamente comentou: “Não é que joguem para perder, mas porque a disposição naturalmente não é a mesma!”. Acho que ele tem razão. Se não tiver como pagar, tem que, pelo menos, se comunicar adequadamente com os atletas. Pelas notícias de hoje, acho que o presidente está fazendo o papel dele em relação a esse aspecto. Como está tudo nivelado por baixo, uma disposiçãozinha a mais faz diferença nos resultados. Dois resultados bons fora de casa vão trazer à torcida de volta e aí, meus amigos, se embalar, comemoraremos a volta à série A, salvando o ano do centenário.

  51. Santa Cruz não deve disputar primeiro turno do Pernambucano 2015

    A Federação Pernambucana de Futebol gostou tanto do formato do Pernambucano 2014 que vai repetir a dose na próxima temporada, o primeiro na gestão Evandro Carvalho, que foi eleito presidente da entidade.

    Sendo assim, a maior parte dos clubes que estão na Série A1 do Estadual vão entrar em ação ainda neste ano, mais precisamente na primeira de semana de dezembro, para a disputa do primeiro turno da competição.

    Os clubes são: Serra Talhada, Pesqueira, Central, Porto, América, Ypiranga, os dois clubes que atualmente disputam a Série A2 do Estadual e…. o Santa Cruz. O Santa Cruz vai mesmo disputar o primeiro turno?

    Pois bem essa dúvida existe pelas bandas da FPF. Não porque a entidade estadual queira que o Tricolor se junte a Náutico, Sport e Salgueiro, que por disputarem o Nordestão, só entrem no Estadual na fase decisiva. A questão é que o Santa Cruz precisa cumprir a determinação da CBF.

    O clube tricolor vai encerrar sua participação na Série B no final de novembro. E por determinação da entidade máxima do futebol nacional, após acordo feito com o Bom Senso Futebol Clube, os clubes precisam garantir um mês de férias aos jogadores e mais um mês de pré-temporada. Nesse caso, o Tricolor estaria impedido de atuar no primeiro turno do Pernambucano.

    A Federação Pernambucana de Futebol sabe desse entrave e acredita que o primeiro turno só terá oito equipes. No entanto, opta pela cautela. Só vai anunciar essa alteração quando a CBF comunicar, através de ofício, o impedimento do Santa Cruz. Por isso, ainda não definiu a tabela do Pernambucano 2015. Sabe-se apenas é que os dois primeiros colocados do primeiro turno já têm vagas garantidas na Série D.

    Enquanto isso, a FPF vai tocando outros assuntos em relação ao Estadual. O presidente procura uma empresa que banque o naming right do Estadual. O antigo patrocinador encerrou contrato nesta temporada e não renovou. Por outro lado a federação definiu que a Série A2 terá um número fixo de clubes participantes. Serão12 agremiações. Antes, não havia critério. Quem tivesse uma equipe montada, participava, o que deixarva a competição sem ordem e com um nível técnico baixíssimo.

    http://globoesporte.globo.com/pe/blogs/especial-blog/arquibancada/post/santa-cruz-nao-deve-disputar-primeiro-turno-do-pernambucano-2015.html

  52. demorou, mas trocaram treinador e contrataram jogadores. se esse volante for melhor do que bileu, o que não é difícil, e alemão entrar bem podemos ter chances de morder um quarto lugar. ainda gostaria de ver o time com três zagueiros. memo é a melhor opção atualmente, triste verdade. oliveira não tá inventando, é mais humilde que vica. aposto que ele acerta esse time.

  53. Artur Perrusi
    53

    Mesma porcaria de sempre. A luta será contra o rebaixamento.

  54. É isso aí gente, a diretoria infelizmente f* com o ano o centenário. A contratacao de Sérgio Guedes contra o bom-senso e contra a torcida a gente já sabia no que ia dar.

    Agora é tarde de mais.

    Não se apressem em condenar Canindé, ele é um bom treinador e não vai demorar a perceber as mazelas do grupo.

    O trabalho tem que ser de reconstruçao do elenco para 2015. Isso se Tiniho e ALN não estragarem tudo, como no ano passado quando dispensaram 3 dos 4 melhores jogadores que tínamos (Dedé, DM9, AD99) e quase perdiam Thiago Cardoso também.

    A nós (os bestas da torcida) cabe apoiar e se for sócio, tentar eleger uma diretoria mais profissional.

  55. triste ilusão

  56. Ontem vi um lance no jogo que pra mim bem retrata o que é o Santa Cruz em 2014. Faltava menos de 1 minuto pra acabar o jogo, a bola estava no lado direito já no campo de América e aí, o iluminado (que não me recordo quem foi), ao invés de lançar a bola em direção a grande área, resolveu tocar de lado para o centro do campo e aí outro iluminado pegou a bola e jogou pro lado esquerdo…depois disso praticamente acabou o jogo!

    Nunca vi um time tão armandinho como esse do Santa Cruz. Parece que joga amistoso. Estamos na série B. Disposição também ganha jogo, aliás, com disposição o próprio Santa Cruz já subiu de divisão em 1999. Time sem brio, sem raça, sem vontade de ganhar. E pra completar me traz Ailton, símbolo máximo de jogador armandinho e sem raça!

    Vamos lutar (?) para não cair!

  57. Estamos órfãos. Um bando de torcedores vagando no tempo e no espaço feito zumbis, querendo acompanhar um time sem alma, sem vida. Quê Santa Cruz vergonhoso!

  58. O Santa deixou de ser um club, para ser um balcão à disposição dos espertalhões que se locupletam, trazem gato por lebre. Está perdendo até sua grande torcida apaixonada, que deixou de ir à campo, por causa do resultado dos desmandos. Desse jeito, não tem técnico que dê jeito.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *