Da lama ao caos

Trânsito em Recife, novidade apenas para os estrangeiros

Trânsito em Recife, novidade apenas para os estrangeiros

Os estádios estão quase prontos, só falta construir um país em torno deles, de um torcedor, na seção de comentários do artigo Manifestantes ateiam fogo em frente ao estádio Mané Garrincha, do site da ESPN Brasil.

Tradicionalmente, como site de torcida, o Torcedor Coral busca tratar apenas dos assuntos relativos ao Santa Cruz. E embora seja raro, pela relevância do tema ou simplesmente por não estarmos alheios ao mundo em nosso redor, em algumas situações é imprescindível nos afastar deles. A Copa das Confederações é um desses casos, porque ela expõe, de maneira inequívoca, as nossas mazelas para o mundo. Por isso, escrevo agora, não apenas como um torcedor do Santa Cruz, mas como cidadão brasileiro, que sente diariamente os reveses dessa Cidade, desse Estado, deste País.

A chegada das seleções uruguaia e espanhola ao Recife tem mostrado, antes mesmo do início da Copa das Confederações, o nosso despreparo para sediar uma competição internacional de médio ou grande porte. Debaixo de muita chuva, o que vimos até aqui foram muitas reclamações, todas procedentes, bom que se diga, que convergem para o mesmo ponto: a falta de infra-estrutura.

De Óscar Tabárez, técnico da seleção uruguaia, passando pelo zagueiro Diego Lugano, com repercussão instantânea na mídia nacional e internacional, as reclamações vieram de todos os lados e desnudou os problemas de nossa cidade aos olhos do mundo como uma fratura exposta. Trânsito caótico, buracos por todos os lados, campos sem condições de treinamento e até mesmo de comunicações, já que a internet do CT do Náutico não resistiu a setenta jornalistas, brasileiros e estrangeiros, que acompanhavam a Espanha.

O jornalista Juan Castro do portal Marca, que acompanha a seleção espanhola em terras brasileiras, publicou em seu blog, o El espía de la Roja, que a desorganização não é um sentimento isolado e tem desgastado equipes e a imprensa internacional e conclui que, após o grande crescimento econômico do país, esperava mais. Esperava um Brasil mais moderno, mais crescido e melhor organizado para a Copa.

O jornalista brasileiro Thiago Arantes em seu Diário das Confederações – BR, de Brasil, do portal ESPN Brasil, em poucos dias na cidade, fez uma observação que todo recifense já sabe, mas parece imperceptível apenas para os governantes, sejam eles de qualquer esfera de poder. “Recife, uma das cidades mais importantes do Brasil, (…) com o povo mais cativante deste país, a cidade de um estádio de R$ 600 milhões, é refém de buracos no asfalto”, publicou.

Depois de fazer um resumo da repercussão mundial dos conflitos e manifestações neste pré-início da Copa das Confederações ocorridas no país, inclusive da imprensa uruguaia com manchete diretamente vinculada ao Recife, Tabárez enojado com la organización, Mauro César Pereira, também jornalista da ESPN Brasil, levanta em seu blog a seguinte questão: “se você fosse um estrangeiro pensando em vir ao Brasil para o Mundial de 2014, ao constatar os inúmeros problemas que enfrentamos, as escancaradas diferenças sociais e a violência policial, o que faria? Viria assim mesmo ou pensaria duas vezes antes de comprar as passagens e reservar o hotel? É assim que o mundo vê o País da Copa”.

O fato é que os jornalistas brasileiros e estrangeiros que fazem a cobertura da Copa das Confederações se assustaram com o Recife.

Uruguaios e espanhóis sofreram – e ainda sofrerão – por alguns dias, o que nós recifenses, sofremos o ano inteiro. Vivemos nesta cidade trafegando em meio ao caos e a lama. Contudo, se engana quem atribui os problemas atuais às chuvas em nossa Capital. Basta sair de casa, em um dia azul e ensolarado, em direção a qualquer ponto de Recife, para enfrentar, em qualquer horário do dia, ruas esburacadas e trânsito caótico. Vias de mão dupla com carros estacionados dos dois lados estrangulam as ruas adjacentes, enquanto os buracos engarrafam as avenidas principais. Falta estacionamento planejado, transporte público de qualidade e respeito aos cidadãos que pagam impostos e poucos benefícios recebem em troca.

Na minha experiência pessoal, o tempo de deslocamento da minha residência para o trabalho mais do que duplicou nos últimos nove anos. Isto porque todos os dias são despejados em Recife a maior frota de veículos do Nordeste, sem a abertura ou alargamento de vias, prejudicada pela construção vertical desordenada e carente de um planejamento urbano que faça algum sentido. Somos vítimas de nosso poder público que é capaz de jogar bilhões de reais na construção de novas arenas, cujos orçamentos dobraram em sua maioria e os preços dos ingressos e praças de alimentação são incompatíveis com a renda da população que costuma frequentar as arquibancadas no Brasil, mas de investir muito pouco, ou quase nada, na infra-estrutura de nossas cidades. Como resultado, malhas viárias sobrecarregadas e incapazes de dar fluidez ao trânsito. Os projetos de mobilidade urbana ainda não saíram do papel e, quando sair, temos a estranha sensação que não resolverão nossos problemas urbanos. Não bastassem as ruas intransitáveis, os motoristas não possuem educação para o trânsito em que não há respeito aos pedestres e ciclistas e os motociclistas se comportam com imprudência, cortando os veículos por espaços improváveis e colocando em risco a vida das pessoas. Neste estado de coisas, como na selva, prevalece no trânsito a lei do mais forte.

A realidade é que, comparados a americanos e europeus, vivemos ainda de maneira primitiva. Em recente passagem pela Alemanha, trafeguei por uma distância de mais de 600 quilômetros entre Amsterdã e Berlim e não recordo de ter visto um buraco sequer. Ainda assim, diversos trechos estavam em recuperação. Em certa parte do percurso, um acidente deixou o trânsito lento provocando atraso de uma hora e meia na viagem. Contudo, mesmo nos momentos em que a realidade estrangeira se aproxima da nossa, a distância entre um e outro permanece dramaticamente gigantesca. Ao menor sinal de ambulâncias e carros de bombeiros, em meio ao trânsito pesado, um corredor se abriu instantaneamente e não mais se fechou para manter a fluidez dos utilitários públicos. Não se via nenhum veículos aproveitar o vácuo deixado por ambulâncias e carros de bombeiros para avançar, ninguém mudar de faixa ou mesmo tomar o rumo fácil do acostamento. O sentimento preponderante nos países mais desenvolvidos é que prevalece o respeito ao coletivo sobre as necessidades individuais, coisa rara em nosso país.

Neste canto do mundo, estamos ainda profundamente atolados na corrupção política, na incapacidade administrativa dos agentes públicos e na ganância da iniciativa privada. No Brasil, as mazelas que se viam ontem, se veem hoje e ver-se-ão ainda por muito tempo amanhã.

Uruguaios e espanhóis em breve deixarão nossa cidade e os olhos do mundo se esquecerão de nós. Mas a gente permanecerá aqui, depois da Copa das Confederações e também da Copa do Mundo. E, ao contrário dos estrangeiros, conviveremos com o caos por muito tempo ainda.

175 Comentários

  1. J. Antonio
    1

    Não estou interessado em copa das confederações nem em copa do mundo, nem jogo do brasil vou assistir mesmo porque aturar babão bueno bajulando seus machos ninguem aguenta, o que estou interessado é ver o Santa Cruz com um técnico de verdade jogando pra frente sem medo de ganhar e subir para série B, quanto aos buracos de recife é uma coisa que não acaba nunca por causa deles tive um prejuizo com o carro.

  2. Marrapá, queria saber escrever assim.

  3. Recife é uma cidade mt linda, mas nós recifenses sabemos e sofremos dos seus problemas. Agora, não basta ficar só criticando, temos que agir perante a isso, como reivindicar dos nossos governantes, que só realizam projetos para os mais ricos. Pois, somos nós que pegamos todos os dias o ônibus/metrô lotado, que quando cai um toró são as nossas casas que entram água. Ainda hoje, vivemos no governo de pão e circo, já que o governo tenta nos alienar no carnaval e são joão. Recifenses vamos lutar pelos nossos direitos e voltar a ser conhecida como antigamente quando éramos uma cidade barulhenta da Revolução Pernambucana, Revolução Praieira e tantas outras.

  4. sobre o Santa Cruz….

    Protestoooo jáaa,atitudeeeee!! basta juntar uma turma boa,ficar ali na calçada com faixas e cartazes, e chamar a imprensa!! nade de sede, nada de arquibancadas!!e qualquer lugar na frente do arrudão vai chamar atençãooooo.

    ou faz isso ou!! chupa a manga caladinhoooo e eu rindoooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    torcida apaixonada, torcedores covardesssss!!

    • José Carlos Tabosa
      4.1

      É fácil jogar a responsabilidade nos outros.

      Dizer que os outros não tem atitude, que são covardes.

      É bom demais.

      Pra mim é prática dos covardes, é daqueles que só jogam a responsabilidade nos outros e apontam suas falhas, que são isso, que são aquilo, esse é o verdadeiro COVARDE.

      QUERO VER É O CARA TOMAR A FRENTE DA SITUAÇÃO E MOSTRAR COMO SE FAZ NA PRÁTICA.

      Ai eu pago pra ver.

      SDS TRICOLORES!!!

  5. Qualquer um sabe que chove bastante por aqui no mês de junho, mas nesse processo de conclusão das obras toda atenção está voltada para a rapinagem e detalhes simples passam toscamente despercebidos.. A África Do Sul resolveu a copa com 8 arenas, número já absurdo num país fodido. Aqui foram DOZE! Juca tava falando que no estádio da final da copa dos EUA tinha uma coluna atrapalhando a visão de uma parte do campo e eles sequer fizeram uma reforma, aqui é essa obsessão, bancada pela população complexada, em fazer estádios suntuosos. A vaia daquele bando de reacionários que vão comprar ingressos caríssimos para encher os cofres da fifa não representa nada a não ser um rebanho de gados mansos.

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    NOSSA (I)MOBILIDADE É ÓTIMA.

    Fui apanhar minha filha q havia sido operada ontem de um desvio de séptico, num hospital na Ilha do Leite. Saí de lá às 17:00 hrs e cheguei em casa, na Madalena, na circunvizinhança da Av. Beira-Rio, às 19:00 hrs! Tudo por causa da “fluidez” desse trânsito recifense.

    Ñ é à toa q, no verão, fiz um tratamento na mão direita numa clínica de fraturas (tb na ilha do Leite) e fui e voltei à pé quase todas as vezes.

    SAUDASANTA

  7. É preciso acabar com o discurso conveniente de que o poder público nos vitima. Qualquer governo que investisse em obras estruturadoras de longo prazo em detrimento das facilidades de consumo seria sumariamente derrubado nas urnas. A classe média e seu único projeto de encaminhar seus descendentes através da ideia publicitária de que a felicidade é diretamente proporcional ao consumo é o verdadeiro câncer do Brasil.

  8. Quem for para o jogo da Espanha X Uruguai na Arena do Governo não esqueça de levar seu manto sagrado.

  9. Fábio Belmino
    9

    #LevaSandroZe

  10. Eduardo Cabral de Melo
    10

    Segue abaixo mensagem encaminhada por mim a diversos meios de comunicação do Santa Cruz. Diante da flagrante desorganização do clube, optei deixar de ser sócio da instituição.

    “Sou sócio do Santa Cruz Futebol Clube desde abril de 2011, na categoria Ouro. E desde então o modo como o clube se comporta é vexatório, o que me faz perceber o porquê de encontrar-se em situação tão deplorável no cenário nacional.
    Resido em Aracaju. Em razão da distância, optei por fazer o pagamento das mensalidades via cartão de crédito. No ato do pagamento da primeira mensalidade, me foi cobrada um taxa adicional, de R$ 12,00, para confecção da carteira de sócio, QUE NUNCA ME FOI ENTREGUE!
    Ainda, tão logo soube que o Santa Cruz tornou-se participante do Movimento Por Um Futebol Melhor, tentei cadastrar-me naquele site. Não tive sucesso, já que segundo o site eu não era sócio de nenhum clube participante.
    Se não bastasse, em maio desse ano a mensalidade de sócio me foi cobrada em duplicidade. Fiz reclamações através de todos os meios postos à minha disposição (MoIP, santacruzpe.com.br, contato@santacruzpe.com.br), mas nenhuma providência foi tomada. Sequer uma resposta me foi dirigida.
    Para piorar, em junho deste ano o valor da mensalidade de sócio foi lançada 3 vezes em meu cartão. Fiz novas reclamações, mas sei que não serei atendido.
    Se este problema tivesse ocorrido com qualquer outra empresa, certamente ajuizaria ação postulando a devolução em dobro de tudo o que paguei indevidamente. Sei, contudo, da penosa situação financeira por que passa o clube. Desse modo, informo-lhes que já cancelei o cartão de crédito onde os valores da mensalidade eram lançados desde abril de 2011. Outrossim, solicito A MINHA IMEDIATA EXCLUSÃO DO QUADRO DE SÓCIOS DO CLUBE, BEM COMO A INTERRUPÇÃO DE QUALQUER PROCEDIMENTO DE LANÇAMENTO DE VALORES RELATIVOS A MENSALIDADE DE SÓCIO EM MEU NOME”.

    • Fábio Belmino
      10.1

      Essa cobrança em duplicidade é corriqueira, no meu caso também aconteceu e após reclamar na MOIP, no Santa Cruz e onde imaginar nunca recebi a cobrança indevida de volta. No caso do meu grande amigo Edvaldo foi pior, ele realiza o pagamento por boleto do filho dele e o dele por cartão, como o valor não é alto ele só percebeu após uns 5 meses que o do filho dele também estava sendo cobrado no cartão ou seja todo mês ele pagava 2x pela mesma pessoa e nada de estorno, outro fato no caso desse meu amigo é que ele rastreou um cheque passado para pagar a mensalidade e descobriu que o mesmo foi sacado na boca do caixa….no minimo dá para desconfiar.

    • Antonio
      10.2

      Também fui debitado em duplicidade no meu cartão e nada aconteceu. Quando é que vai entrar alguém no Santa Cruz para organizar este clube administrativamente??

    • JOÃO BATISTA
      10.3

      A maioria das irregularidades citadas por Eduardo Cabral, também aconteceram comigo, e até agora não me deram resposta.
      Obs. Moro em Caruarú.

    • ducaldo
      10.4

      Também foi debitada duas vezes a minha mensalidade, as duas no mesmo dia.

      Não sei se é um problema do sistema, mas houve uma tentativa em fevereiro e o Bradesco, por segurança, bloqueou meu cartão, o que me causou alguns constrangimentos, até descobrir a causa do bloqueio.

      Mandei liberar e tudo saiu corretamente, até a recente cobrança em duplicidade.

      Não reclamei a ninguém,pois tenho certeza que aconteceria exatamente o que aconteceu com o Fábio, mas se houver mais uma cobrança indevida mandarei o Bradesco bloquear a MOIP e esperarei calmamente que eles entrem em contato comigo,ou não verão mais um centavo do meu suado dinheirinho.

      Não preciso ser sócio nem aguentar a MOIP para assistir aos jogos, então fo**-se.

    • Eduardo Macedo
      10.5

      Também era sócio. Ao me associar, paguei a primeira com cartão , mas optei por pagar as demais mensalidades por boleto. Resultado: todo mês eu tinha que ir ao Arruda reclamar porque após eu pagar o boleto, o mesmo mês vinha na minha fatura do cartão. Após tentar sem sucesso várias vezes resolver na Secretaria do Clube, liguei para a Operadora do cartão e consegui cancelar os futuros lançamentos. E deixei de ser sócio. Até hoje, eles tentam colocar no Cartão e me mandam um e-mail com notificação de cobrança. Continuo indo a todos os jogos, meu amor pelo Clube é maior!!!

  11. Dimas,

    Perfeita sua análise. A maior prova de indecência que vivemos no trânsito é a BR 101. Quer nas intermediações do Ibura, quer na Cidade Universitária chove não água, sim buracos que parecem ter vindo dos céus. Os viadutos da Reitoria da UFPE e logo após da Caxangá, por exemplo, diariamente têm interrupções no fluxo de veículos por conta da enorme quantidade de buracos, além de rachaduras e desnível da pista.

    O mais criminoso de tudo, mas minha singela opinião, é apontar o culpado para a coitada da “chuva atípica”. Esse discurso é inaceitável. Mas também, cá entre nós, temos nossa parcela de culpa, não só pelas péssimas escolhas de nossos políticos (vide o Presidente do Congresso Nacional), como também pela igualmente criminosa inércia que tomou conta da sociedade brasileira. Tenho certeza que fosse no tempo colonial já estaríamos nas ruas lançando nossos veementes protestos e exigidos imediatas soluções, sobretudo o Recifense um povo historicamente acostumado com as grandes Revoluções que marcaram esse país.

  12. Também fui vitima da cobrança em duplicidade da mensalidade de sócio pelo cartão de crédito. Pelos relatos dos amigos, já começo a pensar que tal pratica é para pagar o prêmio extra do campeonato! De toda forma, é um absurdo!

  13. J. Antonio
    13

    Tenho uma proposta já que a diretoria não quer gastar com um treinador de verdade, porque não conversa com zé retranca e troca sandro por levi
    gomes.

  14. Só no Brasil se gasta um dinheirão para se construir um estádio com um acesso precário.

    O pior é que todos os pernambucanos pagarão por trinta anos o lucro da Odebretch, uma vez que esse estádio tem um potencial enorme de se tornar um elefante branco. Essa continha ninguém mostra.

  15. Essas reclamações sobre as cobranças dos sócios, tem que ser devidamente apurada e esclarecida pela diretoria coral.

    Não se pode permitir que tal situação se perpetue e outros casos a exemplo do citado acima não deixem de se sócios.

  16. André Tricolor Virtual
    16

    Diminhas,

    Quando vamos fuçar esse tipo de problema, acabamos encontrando um grande mundo, um tanto esculhambado e precisando crescer. Para uma parte da Sociedade que achava que um evento desse porte pudesse transformar a maioria das pessoas em civilizadas e educadas e com um piscar de olhos ruas e avenidas estivessem livres de buracos, asfaltadas, arborizadas e impecavelmente limpas e sinalizadas, ligeiramente se enganaram.

    Para os sedentos pelos benefícios que a Copa pode trazer, fica aí estampada ao resto das civilizações que vivemos em um país de Terceiro Mundo, onde muitos ainda passam fome. E fome de Justiça e igualdade social.

    >>> VIVA SANTINHA !!!

  17. LEMBRETE:

    jogo Espanha x Uruguai é com manto e bandeira do Santa Cruz!

  18. Ótimo texto,Dimas.

    Particularmente, nunca acreditei que cumpriríamos todas as metas estabelecidas, ainda mais considerando os exageros do “caderno fifa*”, elaborado com total ignorância, ou descaso, em relação à realidade de cada país.

    É incrível a mudança de parâmetros em relação às outras copas, não tão distantes na linha do tempo.

    De qualquer modo, nos foi prometida a Alemanha e teremos, quando muito, uma Africa do Sul.

    *As minúsculas são propositais.

  19. Não estou gostando da forma como estão conduzindo o futebol no Santa, desde que Sandro voltou:

    – Leozinho de volta, Tavera dispensado.
    – Everton Heleno reintegrado, Maizena emprestado.
    – Teste com zagueiro de 28 anos, Renato Camilo desprestigiado.
    – Nininho desprestigiado.

    • Hélio Mattos
      19.1

      Preocupante mesmo.

    • fale com roberto cabrini do conexão reporte pois ele fez uma reportagem recente sobre tudo isso e com certeza você terá todas as respostas para suas indagações.

  20. Hélio Mattos
    20

    Óia Dimas, tudo isto é tão absurdo que ultrapassa as barreiras do ridículo.
    Fico muito feliz toda vez que lembro que o Santa não aderiu a esta grande embromação milionária.

  21. Tricolor do Pina
    21

    Depois dos relatos sobre o caos de hoje na Arena, no jogo entre Espanha e Uruguai, estou convicto de que não troco o meu velho, mal-tratado e mal-cuidado Arrudão por nada neste mundo.

    http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=83944

    • Tricolor do Pina
      21.1

      Desde o começo eu sabia que aquela Arena lá na casa do cacete seria um tremendo fracasso.

  22. Nivaldo Brayner
    22

    Grande Dimas!

    Muito bom o texto.
    Faria uma única ressalva, pois sou um dos que considera alargar ruas para caber mais carros o mesmo que querer tratar a obesidade abrindo mais um furo no cinto. Penso o contrário. Teria era que alargar (e construir) as calçadas, criar corredores exclusivos de transporte coletivo, ciclofaixas, e deixar o carro para quem quisesse pagar o ônus de um planejamento onde todos, repito, todos somos culpados.

    Com relação ao legado desta arena nas nossas vidas, mesmo que se melhore a logística, estou muito curioso para ver a disposição dos alvi-rosas em deslocar-se dentro das possibilidades de acesso até os jogos em Saint Laurent. Acho que vai ser um fiasco e vamos ver aqui em Pernambuco, pasmem, as torcidas dos clubes do sudeste serem superiores em quantidade à de um time local. Quem viver, verá!

    • Nivaldo Brayner
      22.1

      Complementando,

      Longe de ser um dos cavaleiros do apocalipse, acredito até que a longo prazo (quem sabe mais de uma dezena de anos) a ocupação desta Arena poderia se tornar viável. Mas a minha dúvida é se o poder público aguenta segurar as pontas até lá? Ou então, se tornará mais um Engenhão, belo monumento esportivo que não conseguiu se manter.

    • A ideia inicial do governo até que foi louvável na minha opinião, tentar levar desenvolvimento pra uma área da RMR que AINDA não está saturada(nos diversos segmentos).

      A implantação de um estádio naquela região que AINDA não se desenvolveu no sentido da especulação imobiliária, etc. foi uma forma na minha opinião acertada. Pois Recife é uma cidade geograficamente saturada, até mesmo pelas sua pouca dimensões territoriais e erguer um braço do desenvolvimento para o oeste é uma alternativa. Temos que ver não o hoje, mas sim daqui a 15, 20 anos….

      O problema é saber, como já falaram aí, se a população vai ter essa paciência toda para com esses investimentos que HOJE estão sendo erguidos no meio do mato….ou seria da Mata!

      Só pra fechar, deixo esse pensamento que ouvi certa vez:

      “País desenvolvido não é aquele onde os pobres têm carro, mas aquele onde os ricos usam transporte público de qualidade.”

  23. TRICOLAÇO
    23

    Os militares saíram mais deixaram seu legado de unilateralismo nas decisões da coisa pública. Eu achei um absurdo a construção de um 4° estádio de futebol, com dinheiro público, em um região tão remota da RMR. Bastava ver uma megalomania construida hà 40 anos, que até hoje atormenta a vida dos pernambucanos: aquela rodoviária no curado. Agora chega outro ditador, contrariando o senço comum e dispeja mais de um bilhão do pobre povo já sem saude, escola e segurança, em um lugar daquele. Um projeto desse porte deveria ser discutido em audiência pública, para que o povo não fosse penalizado com a já famigerada rodovíária, e outros e outros projetos desses filhotes de ditadores. Aquele vai ser um monumento ao disperdicio do já esquartejado povo pernambucano.

  24. A ideia inicial do governo até que foi louvável na minha opinião, tentar levar desenvolvimento pra uma área da RMR que AINDA não está saturada(nos diversos segmentos).

    A implantação de um estádio naquela região que AINDA não se desenvolveu no sentido da especulação imobiliária, etc. foi uma forma na minha opinião acertada. Pois Recife é uma cidade geograficamente saturada, até mesmo pelas sua pouca dimensões territoriais e erguer um braço do desenvolvimento para o oeste é uma alternativa. Temos que ver não o hoje, mas sim daqui a 15, 20 anos….

    O problema é saber, como já falaram aí, se a população vai ter essa paciência toda para com esses investimentos que HOJE estão sendo erguidos no meio do mato….ou seria da Mata!

    Só pra fechar, deixo esse pensamento que ouvi certa vez:

    “País desenvolvido não é aquele onde os pobres têm carro, mas aquele onde os ricos usam transporte público de qualidade.”

  25. As pessoas de classe média que já adquiriram carro têm verdadeiro pânico em andar de ônibus. A ideia de conforto é está dentro do carro trancado com ar condicionado e sozinho na maioria das vezes. Cada um no seu objeto amado, mesmo que para isso se leve uma hora para percorrer 7 km. O governo que hoje mexer nesse fetiche cai nas urnas. Assim como nos anos 70 o Brasil nada em dinheiro e chafurda na falta de educação.

  26. Sobre a “Arena Matagal”.

    Se o governo quisesse dar uma aliviada no trânsito da cidade, e por tabela desenvolver aquela região, deveria transferir boa parte dos setores administrativos pra lá (Assembléia, Palácio do Governo, dentre outros órgãos públicos), como fizeram em Belo Horizonte.

    O problema é que se forem fazer isso, vão roubar mais milhões na construção dessas sedes, como foi nosso querido Fórum de Joana Bezerra.

    A “solução” que os governantes irão fazer é dar ponto facultativo (que de facultativo não tem nada) nos dias de jogos do Brasil e nos dias de jogos aqui.

    SaudaSanta.

  27. rubemjunior
    27

    Liberar Taveira em pró de Everton Heleno é o fim da picada.

    Será o mais novo xi-cão de Sandro BArbosa ?

  28. Arnildo Ananias de Oliveira
    28

    TIVE FAZENDO UMA ANÁLISE DO LANÇAMENTO DAS COBRANÇAS DA MENSALIDADE DE SÓCIO DO SCFC (MoIP), NO MEU CARTÃO DE CRÉDITO VISA.

    Minhas faturas têm vencimento todo dia 22 e fecham entre os dias 5 a 12 de cada mês. Portanto, a maioria dos lançamentos, DIZEM RESPEITO ao MÊS ANTERIOR e ñ ao mês da fatura.

    Vamos nos ater, apenas, a este ano de 2013 haja vista q, por razões q ñ cabem ser discutidas aqui, só a partir deste ano É QUE, DE FATO, os COMPETENTES conseguiram fazer o DÉBITO AUTOMÁTICO da minha mensalidade de sócio, EM CARTÃO DE CRÉDITO.

    Outro item: parece-me q os débitos são feitos com antecedência de um mês.

    Em assim sendo, EXCEPCIONALMENTE, na fatura do no mês de FEV/2013 foi feito um LANÇAMENTO DUPLO com data de 15/01/2013, mas procedia: na realidade os 2 lançamentos de FEV/2013 diziam respeito a DEZ/2012 (obrigatório pra ter recebido a anistia) e JAN/2013. Como a fatura de FEV/2013 fechou no dia 5, ñ houve tempo de se lançar, tb, a mensalidade de março.

    A fatura de MARÇO/2013 como só fechou no dia 7, veio com dois (2) lançamentos: um no dia 06/02/2013 (pagamento do próprio mês de MARÇO deste associado) e outra no dia 06/03/2013 (relativa ao pgto de ABRIL/2013).

    Na fatura de ABRIL/2013 – que fechou em 05/04/2013 – veio o lançamento em 05/04/2013 da mensalidade de MAIO/2013.

    Na fatura de MAIO/2013 – que só fechou em 08/05/2013 – veio o lançamento em 06/05/2013 da mensalidade de JUNHO/2013.

    Na fatura de JUNHO/2013 – que fechou em 04/06/2013 – e ainda vai ser paga dia 22 do mês corrente (aliás, dia 24 que é 2ª feira, dia comum no calendário NACIONAL) veio o lançamento em 04/06/2013 da mensalidade de JULHO/2013.

    Na fatura de que irá ser paga em 22/JULHO/2013 (já com lançamentos remanescentes após o dia 04/06) ainda ñ apareceu, até hoje, o lançamento da mensalidade de AGOSTO/2013 (HAJA VISTA Q FAÇO, PELA INTERNET, UM ACOMPANHAMENTO DIÁRIO DOS LANÇAMENTOS, POIS CONSTATEI de certa feita uma compra indevida no meu cartão, realizada por terceiros). Mas, logo logo deverá aparecer.

    Portanto, vocês observem direito seus lançamentos pois, pelo menos no meu cartão, nada foi feito INDEVIDAMENTE, ATÉ HOJE.

    Outra coisa (VTNC) que tb confunde muito o contribuinte é que eles mandam mais de um mail por mês para o contribuinte mas, geralmente, o 2º mail diz respeito exatamente a COMO ENSINAR O CONTRIBUINTE A FAZER EVENTUAL RECLAMAÇÃO DO MoIP).

    Pra quem paga de maneira análoga a minha, sabe do q estou falando. O q me parece, volto a dizer, é q PAGAMOS ADIANTADO DE UM MÊS A NOSSA MENSALIDADE! Só isto.

    SAUDASANTA

  29. vava da tosa maceio
    29

    eu particulamente não gostei da saida do tavera e de outros jogadores que sem ter tido oportunidade de mostrar o seu futebol são dispensados o clube não contrata pelo o futebol e sim por sinpatia de auguns digentes ou da comissão tecnica jogadores que não acrecetam em nado no plantel estão cendo mantidos

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    TENHO A MESMA OPINIÃO.

    Aliás, nos tempos de ZT os “rejeitados” qdo tinham uma boa participação numa partida, eram logo submetidos a um verdadeiro ostracismo. Até com o Bala procederam desta maneira. Com o Léo (q só entrou no fogo, intranquilo) vêm fazendo isto até hj. O Taveira tb ñ teve o tempo mínimo de participação tal qual este atacante veterano q acabaram de estender seu contrato até o fim da série C.

    Outra coisa (VTNC): ninguém aposta na base. Papo furado à parte, os q aí estão foram lançados pelo garoto q hj é técnico do Paraná Clube. Cadê o valoroso garoto VAGNER do sub-20 q, sequer, é incorporado ao plantel?

    Qdo é pra elogiar eu o faço. Pra criticar tb pois meu único compromisso é com o SCFC e fim de papo.

    SAUDASANTA

  31. Presidente do bostaleza foi denunciado por atentados contra radialistas. Vejam o tipo de gente que comanda nossos adversários. É esse tipo que lidera a série C? Será que o santinha vai perder para o poderoso bostaleza, de novo?

    http://globoesporte.globo.com/ce/noticia/2013/06/ministerio-publico-do-ceara-denuncia-presidente-do-fortaleza-osmar-baquit.html

  32. Arnildo Ananias de Oliveira
    32

    FOMOS MOTIVO DE CHACOTA NO MUNDO INTEIRO COM O JG ESPANHA X URUGUAI.

    Mas, tem nada ñ: vem aí um BEST SELLER pra ser lido. É q o grande Severino Cavalcanti vai lançar seu livro de memórias e há claras evidências q o povão já está trocando tapas pra adquirir o seu. Vou pagar pra alguém ficar no meu lugar na provável imensa fila de autógrafos.

    SAUDASANTA

  33. Eu gostei de Tavera nas vezes que entrou. A justificativa pra trazer Leozinho pode ter sido o fato de ser canhoto(jogando mal dá no mesmo) e talvez o salário de Tavera seja alto, lembro que houve certo caô na sua vinda. De qualquer forma Leozinho ainda não teve sequência pra ser malhado, incoerente é trazer o cara e só botar pra jogar 10 minutos. To afim que acabe logo essa copa fuleira pra ver o Santinha jogar. Quero ver logo se Sandro é mesmo essa anta como treinador ou se dá pro gasto. Esse ano o Santa sobe, qualquer coisa a gente faz um protesto desses lá na sede.

  34. Quando falamos em MOBILIDADE e não fazer do Arruda uma Arena é SER IGNORANTE uma cidade que tem um estadio como o Arruda que tem a AV Norte , AV Agamenos Magalhães e Olinda como acesso e fazer um estadio dentro do MATO e somente um ACESSO , hoje fiquei impressionado com o pessoal da nossa imprensa criticando o estadio do GOVERNO mais antes eles defendiam a ARENA DO GOVERNO.

    • \ Roberto Gomes
      34.1

      \\\\\\exatamente, eles devem tá querendo mai$$$$$$

    • Palhaçada os ônibus para a Arena,palhaçada os que só reclamam agora e antes restejavam,palhaçada da FIFA pois estacionemento tem e muito.Mas a palhaçada maior é de Sandroe ALN,quando o cara joga mal renova,joga bem dispensa ou vai para o banco,pior é bancar jogador para os outros e dizer que falta dinheiro.ALN está passando dos limites,eleição é em 2014 para distribuir favor com os outros,com o dinheiro da torcida.

  35. Já que não vão tirar Sandro, vamos esperar pra ver esses 3 próximos jogos.

    É obrigação o Santa vencer os 2 em casa e buscar a vitória fora.

    Senão, podemos aproveitar a “onda” de protestos e fazer o mesmo no Arruda.

    SaudaSanta.

    • Maiela Jr.
      35.1

      hehehe.

      Vou pro protesto não Ricardo, vai ser bala até umas horas na torcida. O homi é vereador. tá ligado?

      Ô LAPA !!

    • Ricardo
      35.2

      E eu não sei Maiela? Já pensou gás de pimenta da Guarda Municipal?

      Se esse gás for no tira-gosto, tô dentro, se for no olho, tô fora.

      SaudaSanta.

  36. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    36

    Será que é de mesmo essa história que a empresa contratada pela secopa para cuidar do gramado do arruda detonou o mesmo a mando da fifa???Tininho falou no twitter que o funcionário do clube chorou quando viu as condições do nosso campo,isso foi uma retaliação por não ter havido treinos das seleções no mundão???No fim que laisxcou foi o nosso santinha,espero que possa ter jogo lá dia 7/7/2013.

  37. Não podemos jogar com Raul e Xuxa ao mesmo tempo que Sorriso,todos cansam e todos não marcam,vão matar Tozo.Com Pedra ele se virava em mil,mas com Tozo não dá.Vamos ver esses novos volantes com urgência e melhorar o preparo físico.Além do que vamos limpar o elenco,não podemos trabalhar para sustentar come e dorme,empre$ário e agora o central.

    • Ricardo
      37.1

      José, no Blog do Santinha o Aurélio (acho que mora em Maceió), disse que um garçom amigo dele viu de SETE a OITO jogadores do Santa no Maikai.

      Quem conhece Maceió (eu já fui nesse local) sabe que o Maikai é a uma das mais importantes (se não a mais importante) casa noturna da cidade.

      Segundo ele, a noitada foi regada a muito uísque.

      Não seria a toa que o time “se arrastou” no 2º tempo.

      Se isso foi verdade, a diretoria teria que ter agido.

      Imaginem quem deveria estar no meio, inclusive “ciceroneando” os demais?

      Esse sábado vou é tomar uma pra afastar o frio do São João, e pra passar melhor esse período sem jogos.

      Vou de pitú envelhecida no sábado (gosto demais dela gelada) e domingo um Chivas 12 anos (pra mim o melhor de todos os uísques, não tem Blue, Green, Black ou Barbie que ganhe).

      SaudaSanta.

  38. rubemjunior
    38

    Fiquei sabendo que o tal do Heleno está saindo do Arruda.

    Procede essa informação ?

  39. Roberto Gomes
    39

    Companheiro Eduardo Ramos essa vai para vc.
    Saudações Corais

  40. Roberto Santos
    40

    Hoje protestam o custo da Copa mas a única torcida que defendia um custo menor era a do Santa Cruz com a reforma do Arruda. Na época o custo da reforma do Arruda era orçado em R$ 100 milhões, mas por paixões clubísticas e interesses outros, gastaram inicialmente R$ 532 milhões e depois mais R$ 118 milhões para acelerar a obra para a copa das confederações totalizando R$ 650 milhões para a construção de um estádio pequeno (nos descredenciamos das semifinais e finais pelo tamanho de estádio) longe e de péssimo acesso. Acredito que o clube pernambucano mais prejudico com este projeto foi o Santa Cruz. Portanto, os torcedores que forem aos protestos devem mostrar a sua indignação usando o manto coral.

  41. Arnildo Ananias de Oliveira
    41

    CONVOCAÇÃO DE TODOS OS SÓCIOS DO CLUBE PARA UMA “ASSEMBLÉIA GERAL” EXTRAORDINÁRIA, dia 1º de Agosto.

    Pauta,etc:

    http://www.loucospelosanta.com.br/NoticiaCompleta.asp?codigo=3399

    SAUDASANTA

    • Tô FORA!

      Não são essas as mudanças de estatutos que queremos (sou sócio).
      Essas só aumentam o poder supremo do presidente, botam mais cabresto no conselho e aumentam as regalias de cardeais.

      Onde estão:
      – Eleicoes direta para presidente, desvinculada do conselho.
      – Atribuicoes reais para o conselho.
      – Mulher poder ter dependente.
      – Obrigacoes de transparencia,

      etc, etc, etc que tanto já discutimos por aqui…

    • Joseildo
      41.2

      Coral, estás errado, na democracia quando não concordamos com uma tese apresentada, VOTAMOS CONTRA, jamais nos ausentamos porque a ausência significa concordar.

    • Maiela Jr.
      41.3

      Concordo!

    • Tem que ser debatido aqui esses pontos apresentados.

      Pelo que deu pra perceber a ideia é centralizar ainda mais o poder dentro do clube na mão de poucos.

      Isso tem que ser analisado e debatido com cautela.

    • Joseildo,

      nesse caso não. O estatuto fala de aprovação por um percentual mínimo de votos. Não há a escolha de “ser contrário”.

    • santana moura
      41.6

      Não se pode siplesmente dizer tô fora, não se pode criticar o que não se conhece, nem se pode reclamar do que está feito, quando não se apareceu antes para fazer! Participar e falar eis o caminho.

    • Cara Santana,

      pode acreditar, já fiz muito trabalho voluntário para o clube. Voluntaríssimo, sem nenhum interesse próprio, botando dinheiro, tempo e trabalho próprios…. até onde deixaram.

      Nesse caso dessa mudança estatutária, que não foi discutida e está aí imposta para manter o status quo vigente, eu estou fora, mesmo.

    • Artur Perrusi
      41.8

      Já discutimos essa “reforma” do estatuto aqui mesmo no blog. Não é “reforma”; na verdade, são modificações que irão centralizar o poder no executivo. Se o conselho deliberativo já era um convescote no antigo estatuto, agora espero que, pelo menos, tenha boca livre, jogo de botão e cineminha durante as reuniões.

  42. Tribomjardim
    42

    Eita gota que gramado é esse?????????

  43. Tribomjardim
    43

    Eita gota…e Maisena vai virar papa em Caruaru………pago por nós…recuperado por nós…..e doado por sandro…..marquinho tá no Arruda ainda???Pense num clube meio tronxo esse……

  44. Tem que abrir a caixa preta do Arruda,nunca vi um lugar que falta dinheiro ser tão cobiçado.Além do que,como se desperdiça recursos lá,fora a maneira estranha como as transações ocorrem.Falta mais cuidado com o clube,conversa mole não engana mais ninguém.

    • Na minha opinião ALN vem fazendo, com uma diferença aqui outra ali, a mesma gestão de vários dos que passaram na presidencia do clube.

      Com a exceção que, pelo menos nos seus primeiro semestres, vem conseguindo apesar de tudo os resultados almejados.

      Uma dessas diferenças que percebo na atual gestão é o empenho pelo menos aparente que demonstram em segurar nossos destaques, em tentar o máximo manter a base dos jogadores. Mas no geral vejo as mesmas ações de outras gestões.

  45. Caramba, ZT ouviu nosso apelo, pena que Sandro não quis:

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2013/06/19/sandro_negou_convite_de_ze_teodoro_para_trabalhar_no_natuico_153603.php

    Vai Sandro, trabalhar com teu mestre.

    #ZÉESANDRONABARBIE = Eu apoio.

    SaudaSanta.

  46. TRICOLOR FIEL
    46

    Aproveitando essa moda de protesto e manifestaçao, porque nao fazermos na frente da casa de Sandro um apelo para que ele deixe o Santa Cruz, pois nao há tempo para fazer experiencia com treinador. Temos que lembrar q nao é o campeonato PE.
    SANDRO POR FAVOR DEIXE O SANTINHA!!!!

  47. Arnildo Ananias de Oliveira
    47

    Neymar 2 X 0 México.

    SAUDASANTA

  48. santana moura
    48

    Aproveito o ensejo para convocar a Teoria da Conspiração para perguntar o que foi feito ao nosso gramado? A destruição do mesmo impediu que a seleção reclamona do Uruguai treinasse lá e por conseguinte a imagem do Arrudão ficou de fora da mídia nestes tempos de Copa das Confederações. Será que a Fifa contratou os funcionários encarregados de fazer as “melhorias” diretamente da Suiça? Ou foram pessoas das imediações que propositadamente aproveitaram para nos alijar de nossa casa? Com a resposta, vocês!

    • Perfeito,como se acaba algo sem usar?Como disse o Arruda guarda mistérios nunca explicados.

    • Ricardo
      48.2

      Santana, o problema é o Santa não ser ressarcido disso.

      As outras equipes estão treinando, se entrosando, enquanto a nossa piora a cada dia.

      Hoje pela manha na “Transa a América“ Luciano Sorriso admitiu publicamente que NÃO SEGUIU a tal “cartilha“ pra condicionamento físico.

      Não quero ser pessimista, mas enxergo nosso time despencando no quesito Acesso, e as vésperas do centenário.

      ALN pode ter boa índole, mas é frouxo. Se fizer menos que 6 pntos nos 2 jogos do Arruda Sandro tem que ser sumariamente demitido.

      Ele nem pode reclamar de emprego pq ZT o convidou pra coisa-rosa.

      SaudaSanta

    • Será que o motivo real para esse estrago que fizeram no gramado do Arruda não será forçar o Santa Cruz a levar seus jogos para a Arena PE? Afinal a única torcida capaz de dar visibilidade aquele elefante branco é a nossa.
      O que acho mais estranho é que ninguém do Clube fala coisa(vtnc) com coisa(vtnc), pois sabem que nenhum tricolor concordaria em deixar nosso templo sagrado em segundo plano, então, a solução encontrada foi essa “forçada de barra” e aí vão aparecer os diretores para dizer que “infelizmente não vemos outra solução no momento, que não seja levar nossos jogos para o dudumbo em virtude do lamentável estrago do nosso gramado”, a grande massa “engole” a desculpa e pronto! Ficamos sem a nossa casa.

      Sei não…

    • José Gomes
      48.4

      Concordo Ricardo

    • Roberto Gomes
      48.5

      concordo Ricardo

  49. rubemjunior
    49

    Sandro Barbosa falou que irá fazer alguma mudanças táticas na equipe, me preocupa essas mudanças.

    No mínimo vai pedir para Leandro Souza dar chutões para onde a venta aponta.
    Vai pedir para Everton Sena voltar a ser carrapato.

    É bom não esperar coisas boas por aí.

  50. rubemjunior
    50

    Fui ver de perto ao jogo do Japão x Italia.

    Me apaixonei com o toque de bola do time Japonês, uma obra prima, chegava fácil na área adversária e pasmem, sem dar chutões.

    O único problema é que eles não chutavam de fora da área.

    Uma obra prima o futebol apresentado.

    Será que SB viu esse jogo ?

  51. Eduardo Ramos
    51

    Sandro deu folga até segunda-feira à tarde. Que maravilha!

    Se não vencer e convencer, tem que picar a mula. Além de não ter mostradomatévagora pra que veio, ou pra que voltou, mostra claramente a falta de comprometimento com os objetivos da diretoria e da Torcida.

    Pra piorar, manda embora Caio Tavera, e mantém uns bondes no Arruda.

    Confesso que estou muito receoso com os destinos do nosso Santa Cruz com o bonachão Sndro Barbosa à frente do comando técnico da equipe.

  52. Roberto Gomes
    52

    Dois

  53. Arnildo Ananias de Oliveira
    53

    E O PIOR É Q DEFINITIVA E INEXPLICAVELMENTE parece ter barrado o Nininho. Eta incentivo da gota serena com os garotos da base!

    PAI, AFASTA DE MIM ESSE CÁLICE.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      53.1

      Próximos dois jogos serão no Arruda: ou Sandro toma jeito e faz o time voltar a jogar futebol, vencer e convencer, ou ele vai se juntar com ZT.

  54. De dez entrevista de Sandro Barbosa nove ele fala do nome de Zé Teodoro , não gostei da contratação da Barbie agora Zé esta mais proximo de Sandro com isso os conselhos de Zé para Sandro vai ser constante.

    • rubemjunior
      54.1

      SB tá perdido. Os jogadores agradecem.

      É muita moleza, descanso demais.

      Se perder algum jogo no Arruda após essa parada, a culpa será de ALN e sua diretoria.

  55. Arnildo Ananias de Oliveira
    55

    VEJAM SÓ:

    http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/cotidiano/noticias/arqs/2013/06/0327.html

    é, acho q a culpa deve ser de minha finada mãe.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      55.1

      Arnildo, a rede de energa elétrica, neste caso fatal, só tem rede de Ilminação Pública, responsabilidade exclusiva da Emlurb.

    • rubemjunior
      55.2

      A culpa é do Santa Cruz.

      Isso é uma vergonha.

  56. rubemjunior
    56

    Ótimo São João para todos.

    Espero que após a comida de milho, o Santa Cruz jogue com raça e ofensivamente.

  57. Arnildo Ananias de Oliveira
    57

    Eduardo Ramos,

    ñ sei de quem é a culpa: da minha finada mãe é q ñ é. Nesse mesmo dia perdi o amigo Eng. Civil Wilson de Aquino, colega de Marista e CPOR e ainda meu parente distante, ex-diretor de Eng. de Trânsito (Detran), responsável pela implantação do binário da rua Amélia com aquela paralela q passa no oitão do Colégio São Luiz, na época de Roberto Magalhães, q morreu eletrocutado lá na terra dos meus pais (Limoeiro ou foi Passira q tb já pertenceu a Limoeiro) e foi enterrado ontem em Limoeiro.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      57.1

      Arnildo, lamento pelo trágico falecimento do seu amigo Wilson.

      O caso da morte na Av. Abdias de Carvalho não há dúvidas da responsabilidade da Emlurb. Falo com conhecimento de causa.

      Há 10 anos fiz uma pesquisa: em Pernambuco, morrem em média, 14 pessoas por mês, vitimadas por choque elétrico.

  58. Estou gostando da empolgação de DM9.

  59. EDUARDO OHATA / DE SÃO PAULO

    A receita dos clubes representada pelos sócios-torcedores –número que este ano saltou de 362 mil para mais de 500 mil, impulsionado pelo “programa de fidelidade” liderado pela Ambev–, bate valores de contrato de TV, patrocínio e espaço na camisa.

    A explicação da rápida escalada do número de sócios-torcedores passa pelo bolso. Até a virada do ano, as vantagens do sócio frequentemente se referiam à ida ao estádio, com compra antecipada de ingresso e descontos.

    Porém desde a criação do programa da Ambev, este ano, sócios-torcedores dos clubes que aderiram têm descontos em uma cesta com mais de 600 produtos ou serviços de dez empresas. A soma dos descontos pode superar o valor da mensalidade.

    “A receita com os sócios-torcedores representa hoje mais do que o que recebemos de direito de TV ou patrocínio”, comemora Gilvan Tavares, presidente do Cruzeiro que, percentualmente, assistiu o maior crescimento no número de sócios-torcedores entre os clubes participantes.

    “[O sócio-torcedor] representa muito mais do que recebemos com patrocínio de camisa. E a tendência é aumentar, porque o sócio-torcedor alavanca a bilheteria”, argumenta Gilvan, que revelou que seu clube arrecada R$ 3 milhões mensais dos sócios.

    Com esse influxo de dinheiro dos sócios-torcedores, contratou Dedé e Souza.

    Com vantagens não relacionadas à ida aos estádios, a tendência é a adesão de torcedores de outros estados. É uma das apostas do Flamengo, cuja arrecadação com o sócio-torcedor atualmente só perde para o patrocínio master e fornecedor de material.

    “A arrecadação do sócio-torcedor tornou possível a contratação do [atacante] Marcelo Moreno e do técnico Mano Menezes. Dependemos do aumento do programa para chegarmos a mais reforços”, afirma Fred Luz, diretor de marketing do Flamengo.

    A meta traçada pela Ambev é chegar à marca de um milhão de sócios-torcedores até o fim do ano. Seus executivos lançam mão de números de fora do país para mostrar o potencial do programa.

    “O Internacional, melhor clube nacional em quantidade de sócios-torcedores, tem 2% dos torcedores como sócios. Já o Benfica, que é o melhor do mundo, tem 4%”, compara Ricardo Roza, gerente corporativo da Ambev.

  60. Arnildo Ananias de Oliveira
    60

    SEI Ñ, PRA MIM ESSE CARA É TÃO OU MAIS TEIMOSO Q O ZT.

    Treino de hj: Éverton Sena na Lateral direita? Cadê o garoto Nininho? Tiago Costa. na outra lateral. Cadê o Panda? Tozo e Sorriso como volantes. Cadê o Dedé & cia? A nulidade do CR7 lá na frente. Enfim, O MESMÍSSIMO TIME q nos matou do coração contra o “poderosíssimo” CRB.

    Sei ñ, quero e faço força pra acreditar mas, nessa TOADA…

    SAUDASANTA

  61. Arnildo Ananias de Oliveira
    61

    AS BARBIES COMEÇARAM BEM COM ZT:

    tomaram um “sonoro” 3 X 0 do América/RN q, um dia desses tomou de 5 ou foi 6 a zero do burro-negro do PR!

    Mas, tem nada ñ: “O TIME DEVERÁ CRESCER NO MOMENTO CERTO”.

    SAUDASANTA

  62. Arnildo Ananias de Oliveira
    62

    RENAN,

    isso demonstra por A+B o grande poder de fogo de sosso (inexistente) Marketing, feito à base de cho-ro-rô.

    SAUDASANTA

  63. Arnildo Ananias de Oliveira
    63

    ÔPS, COM MAIS DE 500 ANOS DE ATRASO, PARECE Q A CORRUÇÃO PASSARÁ A SER CRIME HEDIONDO!

    Sempre defendi isto pro País. Uma COISA (vtnc) É CORRUÇÃO na Alemanha, Japão, etc. Aqui está se tirando leite de crianças. Apesar de q, lá, eles têm vergonha na cara, chegando inclusive ao suicídio. Lembram (os + velhos) do escândalo da LOCK HEED no Japão?

    Outra coisa (VTNC) q defendo é o Projeto do Cristovão Buarque de Holanda: a FEDERALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Acho q tanto os meus netos quando os filho da empregada dos meus filhos devem ter a MESMÍSSIMA OPORTUNIDADE EDUCACIONAL e, por q ñ, estudarem JUNTOS, NA MESMA ESCOLA?

    Mas, voltando à punição aos corruptos, com esse Congresso tão impoluto q temos e com o voto secreto vocês acham mesmo q este Projeto de plebiscito será referendado?

    SAUDASANTA

  64. Arnildo Ananias de Oliveira
    64

    SCFC INCLINADO A CONTRATAR ZAGUEIRO Q SE DESTACOU NO FUTEBOL DA CROÁCIA.

    Putz, o Clube ñ enxerga q tem um garoto crack de bola q nem o Vagner do sub-20 mas vai descobrir um talento oriundo do futebol da Croácia!

    Sei ñ.

    SAUDASANTA

    • e segue fazendo ” teste” com zagueiro de 28 anos, enquanto Renato Camilo está aí.

  65. Time do “chapa” Sandro que vem treinando no Santa:

    Th.Cardoso, Ev. Sena, Leandro Souza, Renan e Tiago Costa;
    Tozo, Sorriso, Raul e Jr Xuxa;
    Caça-Rato e DM9.

    É o mesmo do jogaço contra o crb.

    Por que ele não coloca:

    Th.Cardoso, NININHO, EVERTON SENA, Renan e PANDA;
    DEDÉ, Sorriso, Raul e Jr Xuxa;
    VÁGNER e DM9.

    Natan e Renatinho já estão treinando com bola. Quando estiverem aptos, colocaria um deles no lugar de Vagner pra formar o 4-2-3-1 com DM na frente colocando pra dentro as jogadas dos nossos 3 meias.

    Será que Sandro lê o Torcedor Coral ou o Blog do Santinha?

    SaudaSanta.

    • Gustavo Henrique
      65.1

      Prezado Ricardo,

      Concordo com a sua escalação. A única mudança que eu faria seria colocar Natan no lugar de Vagner, e talvez Ramirez no lugar de Sorriso, que eu não sou fã dele, mas até que está jogando bem.
      O problema de Sandro é que além de não ser treinador, ele faz questão de ser o dono da verdade, e não substituti os jogadores que estão mal.
      Leandro Souza, Thiago Costa, Tozo e Caça Rato não jogaram nada contra o CRB, e não podem continuar no time. O problema é que com Sandro eles viraram titulares absolutos, e ele não muda nem a pau.
      Saudações corais.

    • Ricardo
      65.2

      Gustavo, entendi suas observações. Mas eu coloquei que qdo Natan ou Renatinho (quem estiver apto) voltar, colocaria no lugar de Vagner.

      SaudaSanta.

  66. Segundo um de nossos dirigentes, o Santa não terá prejuízo com a cessão do Arruda à FIFA:

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=19108

    Na realidade TEVE, do ponto de vista técnico, já que não pode treinar. Ou NÃO TEVE, porque quanto mais treinamentos feitos por Sandro, PIOR o time fica.

    SaudaSanta.

  67. Tiago Camilo foi muito elogiado enquanto esteve no Grêmio.

    Vão perguntar: “E por quê não está mais lá?”

    Os motivos podem ser vários:

    – O nível de exigência do Grêmio é muito maior (infelizmente);
    – O nível dos zagueiros do Grêmio (contratados e da base) é muito maior que o nosso (infelizmente de novo);
    – Barrar medalhões como Gilberto Silva é fo…da.

    Como estamos num patamar inferior a eles (infelizmente pela 3ªvez), refugos de Grêmio e Inter, por exemplo, podem ter bola pra ser titulares aqui no Santa.
    O exemplo é Gilberto, titular aqui, com bola, foi escanteado, emprestado, e novamente escanteado no Inter.

    DUVIDO QUE CAMILO SEJA INFERIOR A LEANDRO SOUZA E A RENAN. Como duvido que o “chapa” Sandro vá coloca-lo no time titular.

    Lá no Grêmio, deve ter aprendido bastante, sobre colocação, sobre marcar atacantes de qualidade (se treinava no time de baixo, marcava os atacantes titulares do Grêmio).

    Aí vem testes com zagueiro de 28 anos, e contratação de outro que se destacou na Croácia. Isso é jogador de empresário. O cara queria voltar pro Brasil, ninguém queria, aí vem o empresário empurrar no Santa. Sabemos que com Sandro não existe desemprego.

    SaudaSanta.

    • ducaldo
      67.1

      Sandro chegou a dizer, entre outros elogios, que Renato Camilo seria um novo Ricardo Rocha.

      O rapaz desaprendeu lá no Grêmio?

    • mais um tricolor
      67.2

      pois é…o mesmo que se repete todo ano, insistindo com os bondes, ao invés de dar chance ao cara da casa. Vai ser preciso todo mundo se contundir para ele ter uma chance. Neste meio tempo, aparece alguém e leva de graça e o cara estoura em outro lugar.
      A zaga deveria ser nininho, E sena, renato Camilo e Panda…
      No contexto, é o melhor que o time tem, mas o melhor nunca joga no santa cruz, principalmente na série C, ainda mais com o fantasma de zé teodoro pairando através do seu pupilo…

  68. rubemjunior
    68

    Pasmem.

    Flávio Caça-Rato disse que acompanhou a Copa das Confederações e que gostou de ver o futebol do Taiti.

    Bom, um jogador que gosta do futebol do Taiti, pode render o que ?

  69. Jogando na frente com Jr. xuxa, Raul, DM9 e caça-rato que nenhum marca ninguem, acho muito improvável que Sandro “aluno” da escola “zeteodoriana” abra mão de ter nas laterais-zagueiros como E. Sena e T. Costa ao invés de alas como é Nininho e parece ser o Panda!

    Até porque Tozo ainda não demosntra a segunrança na marcação como tinha Pedra e L. Sorriso eu nem vou mais comentar, é a encarnação de Chicão um pouco melhorado.

  70. Samuel Maceió - TOSA
    70

    Com o retorno do “CHAPA” SANDRO as situações ESQUISITAS voltam a aparecer no arruda. Em lugar nenhum do mundo láo é banco para sorriso e everton heleno, aliás só no santa cruz acontece isto! lembro quando léo voltou do botafogo, no primeiro jogo ele jogou muito bem, apareceu, pediu bola e fez bonitos lances,e como nas épocas obscuras da dupla zé/sandro, ao jogar bem o garoto foi sacado sem explicações,nunca dão uma sequencia de jogos para o cara!!!! se léo tivesse a sequencia que sorriso ou qualquer outro teve, ele tinha se firmado!! Agora ficam marginalizando o jogador, depois quando colocam o clube na justiça, são tachados de mal caráter!!! isto é assédio moral!!
    Afastados, Léo e Paulo César são orientados a não aparecer no Arruda
    Jogadores reclamam da postura dos dirigentes tricolores, se dizem abandonados e com dois meses de salários atrasados

    Jogadores estiveram no Arruda na tarde desta
    terça-feira (Foto: Daniel Gomes)
    A diretoria do Santa Cruz ainda não confirma oficialmente, mas o volante Léo e o atacante Paulo César vão deixar o clube. Já faz duas semanas que eles não treinam com o restante do elenco e, nesta terça-feira, estiveram no Arruda para tentar acertar as rescisões contratuais.
    Ambos estão descontentes com o processo. Segundo eles, a diretoria não tem dado a devida atenção à situação.
    – Não estamos treinando porque estamos afastados. A verdade é esta. Apenas nos informaram que não interessamos mais ao clube e só. Nos deixaram assim, tendo de procurar como resolver nossa situação – disse Paulo César.
    Segundo o que foi relatado, a direção informou aos jogadores para aparecerem no clube só quando for estritamente necessário. Os salários, porém, estão atrasados há dois meses.
    – Acredito que a diretoria não quer que a gente apareça por aqui. Mas estamos procurando resolver isso tudo da melhor forma. Por enquanto, não está dando – disse Léo.
    Paulo César tem contrato com o Santa Cruz até o dia 31 de dezembro de 2013 e a última partida do atacante foi a vitória sobre o Pesqueira por 2 a 1, pelo Campeonato Pernambucano, no dia 23 de fevereiro. Já Léo atuou pela última vez no dia 31 de março, na vitória de 2 a 0 sobre o Náutico, em jogo também válido pelo Estadual. O contrato do volante vai até o dia 10 de dezembro de 2013. Nenhum dos dois recebeu proposta até agora
    – Ainda não apareceu nada para mim, mas eu pretendo continuar no Recife – afirmou Léo.
    O diretor técnico do Santa Cruz, Ataíde Macedo, declarou que não sabe quando a situação dos dos atletas poderá ser resolvida.
    – Eles estão afastados pela direção. Não posso afirmar nada sobre essa situação porque não depende só de mim. Não posso dizer se vai ser tudo resolvido até o final da semana ou não.

  71. Arnildo Ananias de Oliveira
    71

    SB JÁ FALOU E SÓ Ñ ENTENDE QUEM Ñ QUISER:

    “Futebol é repetição”. Então, preparem-se pra jogarmos com 10 (com CR7) e, às vezes, com 9 jogadores. MUDANÇAS NO TIME, SÓ SE ALGUÉM MORRER.

    Ñ sei pra q continuar pedindo a contratação de jogadores a exemplo do Dedé, do Panda, etc haja vista q os eleitos já foram escolhidos. LEIA-SE: o mesmo time q perdeu do poderoso CRB.

    Tamos PHUDIDOS.

    SAUDASANTA

  72. Arnildo Ananias de Oliveira
    72

    Q DIABOS O LÉO ANDOU APRONTANDO PRA SER TRATADO DESSA MANEIRA TÃO MARGINAL e HUMILHANTE?

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santa-cruz/noticia/2013/06/volante-leo-e-atacante-paulo-cesar-proibidos-de-aparecer-no-santa.html

    Ñ tenho procuração pra defendê-lo, ñ o quero pra casar com minha filha, mas acho-o melhor q muitos perronhas por aí, apesar de respeitar os q ñ o suportam.

    Insisto: o mesmo depois q voltou do centro-sul jamais teve oportunidade EM TODA PLENITUDE análogas àquelas q foram dadas a uma cambada de perronhas, salvo entrar no fogo, no decorrer de algumas partidas.

    Sei ñ, jamais faria isto com um profissional SALVO SE ESTE TENHA COMETIDO UM MAL FEITO (parafraseando nossa Presidente) MUITO GRAVE.

    SAUDASANTA.

    • É complicado, mais uma vez se perder um jogador da base assim de graça.

      Tanto Leo como Paulo Cesar tem que receberem seus salários por direito, mas com relação a Léo por ser da base e consequentemente faz parte do nosso patrimônio, tem que ser dado uma atitude diferente, se Sandro prefere os everton heleno e sorrisos da vida jogando trocentas vezes e não evoluindo nada em detrimento de um jogador que quando teve sequencia pelo menos demonstrou resquícios de qualidade, tem que pelo menos tentar segurar ele e emprestar a a lgu time na esperança que num futuro em breve esteja no Santa cruz um treinador com visão decente de jogo e não fique a mercê dos colegas boleiros e empresários!

      Deveria ser incluido no estatuto do clube, pra ontem, que jogador de futebol advindo da base é patrimônio e portanto não pode ser dilapidada assim de forma inconsequente!

    • Ernando
      72.2

      Léo já deu declarações que não gosta de jogar pelo santa cruz, já deixou bem claro que na primeira oportunidade vai deixar o Santa não sei porque pedem tanto pra ele ficar. E ele não é da base, veio para o Santa pra fazer um teste e ficou.

    • Ele pode não ter vindo da base desde criancinha, mas até onde eu saiba ele veio ainda adolescente(menos de 18 anos) e até onde eu saiba tambem o Santa é dono do seu passe. E isso pra mim já considero ser da base.

      Quanto a outros fatores tambem ocncordo que ele não tenha motivação de jogar no Santa, até pela forma como foi (mal) tratado por treinadores e dirigentes em geral. Não defendo que ele permanceça no Santa de todo jeito, só defendo que não se mande embora simplesmente jogadores onde somos dono do passe, pode ser Leo, jão, severino, o escambau…

      Tem que ver a possibilidade de emréstimo, troca com jogadores de outros times(até inferiores).

  73. Eduardo Ramos
    73

    Pelo que todos estão vendo, talvez o bonachão Sandro esteja a 2 jogos da Série A.

    Tá duvidando?!

    Se o Santinha não vencer e nem convencer contra o Cuiabá e o Fortaleza, ambos no Arruda, ele vai se rejuntar ao amado(dele) Zê Teodoro.

    Tá perto…

    • rubemjunior
      73.1

      SB já falou que não vai para a barby porque já disse aos quatro cantos que torce pelo Santa Cruz.

      Vai te embora SB, a barby aceita.

    • Joseildo
      73.2

      Com essa diretoria? duvido.

  74. marcelo almeida
    74

    Nosso técnico é único no futebol mundial, deve ser um gênio incompreendido, afinal: Não gosta de treinar, não gosta de amistoso, não gosta de mudar o time, não gosto de substituir durante o jogo, Não gosta sequer de ser técnico…É uma raridade…

    • pois é, é o primeiro tecnico de futebol que vejo que nem gostar de ser tecnico ele gosta.

  75. Hélio Mattos
    75

    Prezado Arnildo, esse Leo deve ser uma boa bisca, pois sai presidente, entra presidente, sai técnico, entra técnico, sai volante, entra volante e o cara, que conta até com um certo carinho da torcida, que não sabe de quase nada do que acontece nos vestiários, é cada dia mais afastado do elenco, até dar nesta situação esdrúxula de ser “convidado” a não aparecer mais no Arruda.
    Também não sei o que acontece, mas de graça é que não é.
    Saudasanta!

  76. Arnildo Ananias de Oliveira
    76

    O SUÁREZ (do Uruguai) É UM SÓSIA DO LUCIANO SORRISO.

    O Brasil, tal qual o Santa Cruz, tb joga com 10: o OSACAR é um CR7 melhorado. Esse NEYMAR é brincadeira: coloca a bola onde quer. Aquele 2º gol até eu faria.

    SAUDASANTA

  77. Arnildo Ananias de Oliveira
    77

    TODO MUNDO TEM UMA COISA (VTNC) CHAMADA C_!

    E na hr de tirá-lo da reta, todos os fazem. Vejam só nosso impoluto SENADO: derrubaram ontem, rapidamente, por placar massacrante, a PEC37.

    Hj, enquanto todos nós estávamos vendo Brasil X Uruguai, eles já definiram q, AGORA, CORRUPÇÃO É CRIME HEDIONDO!

    SAUDASANTA

    O Juca Jfouri teve um AVC (de pequena proporção) durante o jg, lá em BH. E, mais tarde quem vai jogar é a SELESANTA, treinada pelo melhor técnico do Mundo.

  78. Arnildo Ananias de Oliveira
    78

    AS BARBIES JÁ ESTÃO LEVANDO de 2 x 0 no RABO, DO ALECRIM. Parabéns ZT.

    Nós, pelo menos, estamos ganhando de 2 X 0 do tb poderoso Centro Limoeirense.

    SAUDASANTA

  79. Temos jogadores de “qualidade” indiscutivelmente ruim no time titular:

    Nininho é melhor que Ev. Sena improvisado;
    Ev. Sena é muito melhor que Leandro Souza;
    Camilo deve ser melhor que Renan (mas esse não vem comprometendo);
    Panda é melhor que Tiago Costa;
    Dedé é melhor que Tozo;
    Ramires ou S. Manoel podem (ou devem) ser melhores que Sorriso.
    Caça-Rato é uma piada de mal gosto.

    Sobre Léo:
    É a maior incógnita que já vi passar no Santa.
    No final ninguém sabe com certeza se o cara é injustiçado, se ele cria tumulto, se ele é da barca, ou se realmente não joga nada.
    Ele está aqui pelo menos desde 2009 (não lembro se antes), jogou muito, foi pro Botafogo em 2010 (a exigência lá é maior) e voltou. Até aí tudo bem.
    Mas dizer que quando voltou em 2011, entra presidente e entra treinador e o cara não se firma é piada. Com exceção desse 1º semestre, que talvez ele estivesse sendo fritado pela direção amiga de ZT, desde 2011 que o comando do Santa está entregue a mesma Tríade, sem qualquer mudança: ZT+SB/ALN/SB=ZT de novo.

    O que eu vi: jogar muito em 2009, jogar bem nas vezes que entrou em 2011 e 2012, e jogar mal quando entrou contra o Fortaleza na Copa NE esse ano.

    Agora o que vi foram jogadores perebas terem várias chances nesses anos: Chicão, “Morcego Wesley”, Tiago Costa, Caça-Rato, e agora Ev. Heleno. Sei que esqueci vários, porque a lista é grande.

    E não vi ele tendo essas chances todas (de começaer jogando e ser titular por mais de 2 jogos sequer).

    SaudaSanta.

  80. Tribomjardim
    80

    Como é que Dedé e Renato Camilo não jogam nem contra o Centro???Com Xuxa e Raul, Tozo vai se lascar…o véio não aguenta Sorriso parado….assim levamos sufoco até do crb……

  81. Arnildo Ananias de Oliveira
    81

    RICARDO,

    concordo de CABO À RABO com TUDO q escreveste.

    SAUDASANTA

  82. rubemjunior
    82

    SB falou que gostou dos zagueiros em testes pelo vídeo do Youtube que passaram para ele.
    Fonte Coalnet.
    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=19120
    SB também gostou dois dois zagueiros em testes no jogo de ontem, ou seja, não foram exigidos e o SB gostou.
    É bonca pessoal, o Santa Cruz Recursos Humanos está de volta.

  83. Nivaldo Brayner
    83

    Ontem em Limoeiro o Santa Cruz fez mais uma partida para treinar o seu técnico Sandro Barbosa. Dizem que ele foi bem e já começou inclusive a pensar em desenvolver algum raciocínio tático. No próximo final de semana mais uma vez haverá um jogo para treinar o técnico, dessa vez em João Pessoa, contra o Botafogo.

  84. rubemjunior
    84

    Queria saber como se coloca um rapaz para treinar um time de massa como o Santa Cruz sem ao menos ter um curso de treinador.

    Até eu desse jeito poderia ser treinador, porque também fui peladeiro.

  85. É inacreditável,
    vamos perder esse mês de recesso pela copa das confederações.

    Pensei que ao término desse período teríamos:

    – Condicionamento físico ideal.
    – Natan e Renatinho já treinando com bola.
    – Contratação de um companheiro de ataque para DM9.
    – Ramirez assumindo a vaga de Tozo.
    – Dedé assumindo a vaga de Sorrizo.
    – Panda assumindo a vaga na LE.
    – Nininho assumindo a vaga na LD.
    – Time treinado e entrosado com os jogadores que citei.
    – Renato Camilo e Vagner sub-20 treinando com o grupo profissional.

    Seria pedir muito?

    Disso tudo só desculpo Dedé não ter assumido o lugar de Sorriso porque adoeceu.

  86. Porque se faz pré-temporada antes do Pernambucano e não se tem dinheiro para fazer pré-temporada na copa das confederações?

    O que é mais importante? Que planejamento é esse?

    Acho que a ficha não caiu para a direção do Santa sobre a necessidade de sair dessa série C.

    Há anos que a preparação para o segundo semestre (que é mais difícil e mais importante) está deixando a desejar.

    • Falta de dinheiro?Tanto come e dorme,jogador de empre$ário e perna de pau?Acredito não,acredito numa farsa.O clube finge que não sabe do que ocorre,o técnico finge que conhece o jogador,o jogador finge que joga e a torcida cai no canto da sereia.Essa é verdade.

  87. Renato Camilo e Vágner adoeceram?Ou “adoeceram”eles?

    • Ricardo
      87.1

      Vou fazer a pergunta célebre: “E agora José?”

      kkkk!!!!

      É rir pra não chorar.

      Independente de um ser uma incógnita e o outro um pereba, se as acusações forem verdadeiras, é inadmissível o que a diretoria vem fazendo com Léo e Paulo César.

      E olha a denúncia de 2 meses de salário atrasado surgindo… sei não.

      Coral escreveu certíssimo. O 2º semestre vem sendo relegado a 2º plano. Só ganhar PE não nos levará a nada (só a 15 dias de gréia sobre os rivais).

      Será que não caiu a ficha que ano que vem é nosso Centenário? Ou os nobres da diretoria vão se apegar à máxima de tentar o PE no centenário e tá tudo certo?

      Já estamos, de 1 ano pra cá, sendo menos falados na imprensa nacional. O título do PE desse ano só nos deu 5 “minutos de fama” no Fantástico, um certo respeito pelo Inter, e muito respeito pelos adversários de série C, que nos temiam.

      Hoje, apenas 1 mês e meio após o tricampeonato, o Inter já não sabe quem somos nós, e com a vergonha de Maceió, perdemos o respeito pelos adversários de série C.

      E de “Fantástico” apenas a contratação de Sandro, dentre outras mudanças no elenco.

      SaudaSanta.

  88. Tricolor do Pina
    88

    Presidente abandona o clube por 20 dias, reclama de pausa e convoca Torcida:

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=19122

    Não tô gostando dessa preparação: Poucos treinos, muita regalia, amistosos mixurucas, Presidente abandonando o clube…

    (Não que os poucos treinos não fossem esperados com a contratação de Sandro, o amigão dos boleiros.)

    Isso vai dar em m….

    • Tribomjardim
      88.1

      Eita fujão da gota………..ano passado fez igual….e ele não sabia da Copa das Confederações…mentira da gota serena!!!Kd o planejamento????Os vultosos investimentos então……pense numa tronxura é essa direção….será que ele não vai se perder nesses 20 dias???Que menino mais inocente é esse aln……..

  89. Tribomjardim
    89

    O presidente do 13 disse que sua folha gira em torno de 600 mil…segundo o galináceo, a prefeitura envia 30 mil que é menos de 5% da folha…será que é mensal isso??Folha grande da peste….

  90. Arnildo Ananias de Oliveira
    92

    O 1º link está ERRADO.

    SAUDASANTA

    • Tribomjardim
      92.1

      E aln saindo por 20 dias………….Arruda lascado…cbf não vai pagar cota…sem lugar para treinar……aí tem coisa…eca que nome feio………………….

  91. Sobre esse “tempo” de 20 dias do presidente:

    Disse ele que é problema de saúde da família. Se for verdade, beleza, vamos respeitar. Não adianta falarem, “por quê não fez isso no início da parada da Copa?” Doença não marca data…

    Ele está dizendo que vai ter alguma promoção, tipo casadinha, etc… Acho válida, apesar de que esse modelo infelizmente nunca deu muito certo aqui. Só 1 ou 2 vezes, se me lembro, e faz tempo (década de 90…).

    A torcida deveria estar seca pra ir a um jogo, mas o desastre em Maceió, e as seguidas “ótimas notícias” do plantel morgaram a torcida.

    Pro jogo com o Cuiabá, acho que dá entre 20 e 22 mil pessoas.

    Se vencer, o jogo com o Fortaleza se muito chega a 30 mil (aposto em 27 mil). Se empatar ou perder, 15 mil (e só dá tudo isso porque muitos iriam apenas pra pedir a cabeça de Sandro).

    O torcida já tava ressabiada na época de Juda$lotte, imagine com o aprendiz de ZT?

    É muito tempo abaixo da série B (é nosso 6º ano no esgoto do futebol nacional). Parem pra pensar: É MUITO TEMPO.

    Não adiantar a estória de que estamos nos levantando da pior crise do clube. Precisa passar tanto tempo pra reerguer-se?

    A torcida não aguenta mais esse tipo de humilhação.

    Cansei de ser o coitadinho, de ser a zebra todo início de pernambuquinho.

    Há 3 anos somos campeões, temos nossos 15 dias de gréia sobre os bicolores nojentos, mas e os outros 350 dias no ano?

    Vou aos 2 jogos, claro, mas nem todos torcedores são assim.

    SUGESTÃO DE PREÇO DE INGRESSOS PROS DOIS JOGOS:

    Geral e Sócios: R$ 12,00. Casadinha: R$ 20,00
    Arquibancada atrás do gol: R$ 20,00. Casadinha R$ 35,00.
    Arquibancada Frontal: R$ 30,00. Casadinha R$ 50,00.

    Mais que isso, do que jeito que está, a torcida não vai. Menos que isso é barato demais, acostuma mal, e futebol não é filantropia.

    SaudaSanta.

  92. rubemjunior
    94

    Arena Pernambuco confirma jogo entre Botafogo e Fluminense.
    Querem acabar com nosso futebol.

  93. rubemjunior
    95

    Tem times pequenos que conseguem sair da série D e chegar a série B em três anos, no Santa Cruz devido as más administrações, estamos a oito anos fora da série A.

    Uma lástima.

  94. Arnildo Ananias de Oliveira
    96

    NÓS VAMOS CONTINUAR NA LAMA COM TODO ESTE CAOS?

    Editor, tá na hora de mudar o texto ñ?

    E esse sequestro da sede do Arruda?

    E essa teimosia do técnico q me faz lembrar alguém?

    E esses descaso com as “crias do Arruda”?

    E essa da CBF? Viva o Treze q a colocou de joelhos!

    E…

    SAUDASANTA

  95. As dificuldades financeiras do Santa Cruz levam o torcedor a se preocupar como o clube quitará a dívida com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Ontem, a Folha de Pernambuco publicou com exclusividade que o Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) determinou a penhora da sede tricolor para pagar esse débito. À tarde, o presidente do Departamento Patrimonial do Santa, José Augusto de Paula, confirmou que o clube já deve cerca de R$ 70 milhões – juntando todas as ações na Justiça, incluindo os débitos que têm no INSS. “Não é possível saber o número exato, até porque é um valor que aumenta todos os dias, devido aos juros”, explicou ele.

    Diante de tantos números, o clube coral tem uma carta na manga que pode ajudá-lo a se livrar definitivamente das cobranças. Trata-se de um projeto que envolve a sede, que está em mente há quatro anos e, agora, pode sair do papel. A má notícia é que o futuro dos 10 mil metros quadrados da área depende do desenrolar das negociações judiciais. “Estamos em fase de análise, consultando os interessados e tentando chegar a um consenso. Ainda não há uma expectativa de iniciar as obras, já que depende muito de como vamos fechar o acordo. Por isso, não posso entrar muito em detalhes. Mas, em princípio, estamos conversando com duas empresas, que têm o objetivo de construir um shopping ou um outro grande centro de compras, como um supermercado”, disse Augusto de Paula, que confirmou que o projeto pode ser a grande chance do Santa Cruz se livrar das dívidas trabalhistas. “Nossa proposta é o seguinte: alugar o espaço de 10 mil metros quadrados e, com este dinheiro, ir quitando mensalmente os débitos que temos na Justiça. O tempo que passaríamos pagando dependeria do valor das prestações e do acordo feito”, complementou.

    No entanto, para o projeto entrar de fato em jogo, é preciso resolver alguns detalhes nas cobranças, que já envolvem uma possível penhora por parte da sede tricolor – como diz a nota do Tribunal Regional Federal (TRF), emitida na quinta-feira. Mas essa possibilidade não vem sendo levada a sério no Arruda. Muito menos a exigência de o pagamento da dívida ser efetuado à vista. “Não existe isso”, disparou o advogado do Santa Cruz, Eduardo Lopes. “Se as duas partes concordarem em fazer o pagamento parcelado, o juiz é obrigado a concordar. O problema é o que eu já disse antes: há valores que estão sendo cobrados de forma equivocada. Depois dessa notícia de que o TRF encerrou o caso em unanimidade, só nos resta recorrer no STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pronto. Estamos esperando sermos intimados para agirmos. O certo seria ele nos comunicar primeiramente para depois postar essa nota no site”, criticou.

    O projeto da construção de um centro de compras estaria ligado às dívidas trabalhistas, ou seja, as pendências do clube com INSS e FGTS. Além disso, o Santa Cruz ainda tem débitos na Justiça Comum e na Justiça Desportiva. “Esses R$ 70 milhões são o montante total, a dívida que o clube tem na Justiça. Em termos trabalhistas, o clube deve cerca de 20% desse valor, o resto está incluso em outros casos judiciais”, explicou Eduardo Lopes, que cuida especificamente das dívidas trabalhistas do Santa Cruz.

    Fonte: Folhape

  96. Sandro Ghost (baixou o espírito de treinador nesse ex-jogador).

  97. Foi apenas um amistoso…

    O atacante Thiaguinho, do Botafogo-PB sofreu uma fratura na fíbula após uma falta em um lance do amistoso diante do Santa Cruz/PE, realizado na tarde deste sábado (29), no Estádio José Américo de Almeida, O Almeidão.

    O jogador recebeu um carrinho do lateral direito Everton Sena no início do segundo tempo. No momento do choque, o atleta do time do Recife percebeu o que havia causado, pediu desculpas e precisou ser substituído por estar abalado com o fato.

    Thiaguinho foi levado para o Hospital de Trauma de João Pessoa, passou por exames e constatou o problema. Ele terá que ser submetido a uma cirurgia na próxima semana e não há previsão de retorno aos treinos.

    De acordo com o médico do clube, Fábio Farias, somente após a operação poderá ser feito um prognóstico da volta do jogador aos trabalhos.

  98. Aluísio
    100

    Sandro aplica técnica revolucionária para a preparação da equipe: basta assistir os jogos da Copa da Confederações que o time passa a jogar igual à Espanha, Italia, etc. O bom é que essa técnica pode liberar os jogadores de irem a treinos presencias. Caça-Rato se confundiu e está jogando igual ao Taiti.

    Aliado a isso parece que Sandro Ghost irá ainda aplicar a filosofia de Daniel Alves: “Se você não for o melhor, faz de conta que é”.

  99. Aluísio
    101

    Proponho um movimento para fazer baixar o espírito do saudoso Telê Santana em Sandro Ghost.

  100. J. Antonio
    102

    O presidente acha que nos conformamos apenas com campeonato pernambucano, se essa saida de marcelo papelote fosse no pernambucano tenho certeza que teriam contratado um treinador de verdade, se quizerem alguma reação do presidente esperem até 2014 quando começar o pernambucano.

  101. Aluísio
    103

    Quantos times da Série C estão com técnicos improvisados?

    • Aluísio
      103.1

      Santa não é laboratório, prá ficar fazendo experiência. Tragam um técnico de verdade, fora Sandro Ghost!

  102. Arnildo Ananias de Oliveira
    104

    Esse SANTOS é um Clube ABENÇOADO:

    deu um PELÉ ao Mundo com apenas 16 anos e, agora o NEYMAR!

    SAUDASANTA

    P S – Enquanto nós, temos de nos benzer: é gente querendo tomar nossa Sede, é um aprendiz de técnico contratado NA HORA MAIS ERRADA DE TODOS OS TEMPOS, é jogador bom escanteado pra favorecer uma predileção (de perronhas) discutível, etc, etc.

  103. rubemjunior
    105

    Se o Santa Cruz não vencer e convencer no jogo contra o Cuiabá, será uma boa hora de se contratar um técnico experiente e que dê um padrão de jogo ao time.
    Não é possível que Sandro esteja mudando tudo que Judaslote teve trabalho em mudar.
    O time jogava no início do Bodão ao estilo zé retranca, Judaslotte mudou a postura e o time vencia e convencia, será que Sandro vai voltar ao estilo chutão novamente ?

  104. Aluísio
    106

    Sandro Ghost, você pensa que nós torcedores não temos memória?

    Antes do jogo com o Botafogo-PB ele falou:

    “Como se trata de um jogo com o campeão paraibano, a gente tem que entrar, como se fosse o jogo com o Cuiabá. É isso que eu vou pedir deles: um termômetro daquilo que vai ser com o Cuiabá. Aquilo que eu quero que eles coloquem com o Cuiabá, eu quero que eles o façam, já contra o Botafogo da Paraíba”

    Depois do jogo:

    “Quando a partida vale três pontos é bem diferente. Joguei futebol por vinte anos e sei bem como é isso. Está no sangue do jogador, mesmo a gente tentando motivar eles de todas as formas a adrenalina é diferente. O nome da partida já diz tudo: amistoso. Mas o torcedor pode ficar tranquilo, que na próxima semana será bem diferente”.

  105. Artur Perrusi
    107

    Não haverá mudança, mesmo em tempo de desgraças. ALN pirulitou-se, sumiu do Arruda. E o comando está com Sandro. Ainda mais, há boatos que Sandro adorou o jogo do Taiti.

  106. Nivaldo Brayner
    108

    Salvo engano, foi o hoje deputado Romário que declarou sobre a importância de um técnico: – “quando não atrapalha, já é um grande negócio”.

    Aqui na região, criou-se um mito de que falar linguagem de boleiro é condição de excelência para treinar uma equipe. Ledo engano. Serve apenas como justificativa para esconder a inoperância e (ir)responsabilidades de dirigentes de clubes.

    Falar errado nunca foi e nunca será mérito para ninguém. Nem aqui nem em lugar nenhum. Os grandes treinadores do país – e do mundo – não falam “boleirês” para conquistarem o sucesso (exceção de um Joel Santana no Rio, mas o futebol do Rio, por si só, já é uma piada de muito mau gosto).

    Me lembro quando das entrevistas com o jovem Dado Cavalcanti ele dava um show de análise tática. Demonstrava conhecimento e preparo para a atividade. Mas não teve como suportar uma estrutura viciada de interesses e interferência de péssimos diretores no futebol. Ainda dará muita alegria ao futebol brasileiro. É só aguardar.

    Já o nosso treinador(?), desafio quem encontre alguma declaração, uma entrevista que seja, onde se encontre algum lampejo de conhecimento tático que fuja da escola entre um 4-4-2 ou 4-5-1. E só.

    Torço para que o nosso Santa saia vitorioso. Afinal são 11 jogadores em campo. Mas não há como esperar nenhum modelo tático consolidado em nossa equipe. Perdemos o Martelote. Paciência. Mas agora estamos perdendo uma grande oportunidade.

    Ou “perdemos quando podíamos perder?”

    • Amaro
      108.1

      Acho que perdemos uma grande oportunidade. O time desarrumou-se em pouco tempo.

    • Eduardo Ramos
      108.2

      Nivaldo, um grande amigo e ex-aluno seu, amigo de um dos meus irmãos, namora com a minha sobrinha. Reporto-me a Dênis.

      Sobre o bonachão Sandro, talvez esteja mais próximo do que imaginamos da série A. Repito: se não vencer, e convencer, contra o Cuiabá e Fortaleza, ele cai. Não estou rogando praga e nem quero ser o Profeta do Apocalipse mas a diretoria não me parece ter sido a decisão mais acertada.

    • rubemjunior
      108.3

      A guilhotina está pronta.

      Meu medo é não admitirem o erro, igual ao ano passado.

      ALN falou ao final da série C 2012 que o Santa Cruz não mereceu subir. Porque ? Era mais fácil admitir que não mudaram quanto era tempo.

  107. Se não bastasse ter conquistado apenas um ponto nos dois primeiros jogos do Campeonato Brasileiro da Série C e não ter o apoio da prefeitura de Mossoró e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a situação do Baraúnas não para de piorar.

    De acordo com o portal Futebol Interior, o Leão recebeu a notícia de que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não irá mais repassar aos clubes as cotas dos diretos de transmissão.Por estar participando da Série C, o Baraúnas teria direito a R$ 500 mil pelos direitos de transmissão de televisão, da TV Brasil e Sportv.

    Porém, a CBF resolveu cortas gastos e diminuiu esse valor para R$ 400 mil e posteriormente para zero, complicando a vida de muitos clubes que necessitam deste valor para não ficar endividado. Pelo menos foi o que disse o presidente do clube, Eudes Fernandes.

    Indignado, o mandatário afirmou que entrou em contato com a CBF e ouviu da entidade que o corte de gastos será usado para arcar com as viagens das delegações, o que está incluído os hotéis, voos, alimentação, entre outras coisas. A decisão de não patrocinar os clubes causou estranheza da CBF com o Baraúnas e as outras equipes, já que a CBF recebe das costas de televisão cerca de R$ 10 milhões, número que mencionou o dirigente potiguar.

    “Se fizeram Copa das Confederações sem poder, os times brasileiros não podem pagar por isso. Tudo é custo. Já mandei e-mail para todos os presidentes dos clubes da Série C. O Fortaleza e o Treze já acenaram positivamente. Vamos na CBF. Eram R$ 500 mil, depois baixou para 400. Assinamos o documento, só que agora fica meio complicado de sustentar se eles disseram que não vão mais patrocinar”, disse o presidente ao ‘blog do Niltinho’.

    Apesar de todas as dificuldades, o presidente prometeu que o Baraúnas fará de tudo dentro das quatro linhas para realizar a melhor competição possível, sonhando assim com o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

    Confira abaixo o e-mail enviado pela CBF aos clubes que disputam a Série C:

    “Apresentando nossas cordiais saudações, em resposta ao pleito dos clubes da Série C do Campeonato Brasileiro, informamos que a Confederação Brasileira de Futebol está desenvolvendo um trabalho de ampliação e captação de novas receitas para os campeonatos nacionais.

    Lembramos que a entidade efetua o custeio da arbitragem, além de todas as despesas de alimentação, transportes e hospedagens dessa competição, o que resulta num expressivo montante do orçamento da entidade.

    Dessa forma, mesmo reconhecendo a importância dessa competição para o futebol nacional, neste momento não é possível a destinação de novos recursos para esse campeonato, caso contrário estaríamos comprometendo a projeção orçamentária já aprovada em assembleia geral para esse exercício.

    Agradecemos, desde já, e contamos com a compreensão de todos.”

    Antônio Osório Ribeiro – Diretor Financeiro
    ________________________________________________

    Agora fica minha pergunta para a cbf, e a projeção orçamentária dos clubes da série C que são infinitamente mais fragéis que a poderosa cbf que juntamente com a fifa ganhou uma grana alta com patrocínios, etc…

    Essa justificativa da cbf é vergonhosa custo de viagens, hospedagem e arbitragem pra série c, se colocado no papel é um trocado para os bilionários orçamentos da cbf.

  108. Sandro realmente não parece conhecer a função, mas não vejo defasagem cultural de Joel em relação a Dado ou Felipão, por exemplo. Até prefiro Joel pela presença de espírito. A retórica de Dado é aquele mimimi de boleiro moderno, ou seja, metade discurso motivacional, metade caô tático. Título que é bom, necas.

  109. mais um tricolor
    111

    Domingo recomeça a minha copa do Mundo…tô pouco me lixando para esta seleção de marin, do clube dos treze e da rede globo.

  110. Constantino dia desses estava chorando por não contar com a mesma verba do ticú e da coisa. Ora, ele mesmo junto com seus parceiros jogaram essa oportunidade no esgoto por pura teimosia. Contrariando a torcida jogou retrancado todo o campeonato contra times que eu nem sabia que existiam tendo a maior folha salarial. Nas duas primeiras rodadas sinalizou que iria pelo mesmo caminho, só que neste campeonato vamos mostrar que o clube não é dele. Se a gente tiver que invadir a sede e até mesmo quebrar algumas coisas que seja antes da vaca ir pro brejo. Mais um ano nessa C a gente não aguenta.

  111. Dimas,

    precioso seu texto. Faço um retoque, contudo: alargar, abrir ou ampliar avenidas não resolve problema nenhum de trânsito. Esta tese, tão cara aos taxistas malufistas de São Paulo, na verdade contribui para piorar ainda mais o problema a curto prazo.
    Não sou eu quem digo isso. São os mestres em desenvolvimento urbano. Uma avenida alargada ou duplicada estimula mais carros, é um incentivo para ao transporte individual.

    No resto, boa tacada!

    • Pois é, Inácio. Aprendi essa semana, após ler a entrevista do Secretário de Trânsito de Olinda, considero um dos grandes especialistas do país em transporte público, que a ideia de construir uma Arena em São Lourenço da Mata e a consequente descentralização do fluxo de Recife, não foi uma boa ideia. Na minha ignorância, embora discordasse da construção de uma nova Arena, não apenas pelos custos, mas também porque, com a demanda dos clubes locais, bastava reformar dramaticamente o Arruda ou mesmo a ilha, considerava a abertura de novas áreas urbanas um ponto positivo. Segundo o Secretário, não ouso entrar sequer na discussão, pois só entendo do assunto na condição de cidadão, nada mais, esse não é o caminho recomendado pelos especialistas do mundo todo, porque aumenta sobremaneira os custos de transportes, além do mais, o metrô, por exemplo, só faz sentido se atingir grande densidade demográfica.

      É lendo e ouvindo que a gente aprende.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *