Contra a maré

 

Pintura: Ismael H. Djata

Volto à programação normal do Torcedor Coral remando contra a maré e contrariando boa parte dos nossos leitores. Embora esteja satisfeito com o desempenho da equipe neste início de temporada, prefiro manter os pés no chão e sair da empolgação geral em que se meteu a maioria dos tricolores nos últimos jogos do Santa Cruz, para tomar uma posição mais crítica. Faço isso, pois entendo que é preciso estender o bom momento coral para o ano inteiro, pois precisamos sair da Série D. Para tanto, é preciso manter o foco dentro e fora das quatro linhas.

Na minha visão, o time de guerreiros no último jogo contra o São Paulo esteve mais para um time de acanhados – apesar da forte marcação – graças à sua postura excessivamente defensiva. Evidentemente, não esperava que o Santa jogasse de igual para igual, mas mantinha a expectativa que nossa equipe jogasse fechada e explorasse os contra-ataques. Não foi o que aconteceu. Contrariando as entrevistas de Zé Teodoro no decorrer da semana, o Santa jogou todo atrás e só agrediu o adversário após estar perdendo o jogo por dois a zero, quando a vaga já estava praticamente nas mãos da equipe adversária. Não acredito que a postura tática do nosso time se deu por méritos do São Paulo. Acho que jogamos recuados por nossa própria escolha. Respeitamos tanto o São Paulo, que só jogamos sem a bola nos pés. É bem verdade que fomos prejudicados pela arbitragem, mas esse assunto já foi suficientemente explorado por todos os nossos leitores.

Essa nova postura, que obriga o Santa a jogar tal qual um time pequeno, ganhou mais força na partida contra o Sport. Na ilha, apresentamos um péssimo futebol e fomos inferiores ao nosso adversário. A vitória embaçou a visão crítica dos tricolores, já que a torcida mais apaixonada do país – como diz Gerrá da Zabumba – também é a mais cega.

Compreendo, evidentemente, as limitações do Santa Cruz. Entretanto, entendo também que uma coisa é jogar no contra-ataque, outra é abdicar de qualquer forma de jogar ofensivamente e se postar na defesa esperando o zero a zero desde o primeiro minuto de jogo.

A mudança de postura da equipe, que sempre jogou defensivamente, mas nunca abriu mão de atacar, teve o dedo do treinador. Embora considere que Zé Teodoro tenha sido a melhor contratação do Santa Cruz em muitos anos, é impossível não reconhecer os riscos dessa mudança.

Aliás, Zé Teodoro é um capítulo à parte. Por causa do jogo da volta contra o São Paulo, dirijo a ele minhas primeiras críticas. Para mim, sua participação no programa Arena SporTV, canal por assinatura, foi sintomática de sua forma de ver o Santa Cruz. Confesso que em determinados momentos do programa, fiquei envergonhado da fala do treinador, que tratou, ainda que não intencionalmente, o nosso clube como um time pequeno. Não se trata de ufanismo, nem de querer comparar a situação do Santa Cruz com a do São Paulo, por exemplo. A questão é outra. É preciso usar a mídia em nosso favor e não contra nós. A crítica que faço a Zé Teodoro – deixo bem claro – é pontual, pois credito a ele a responsabilidade pelo bom resultado no futebol até aqui. Entretanto, creio que ele tenha sido mal preparado pelos dirigentes do Santa Cruz para participar de um programa em cadeia nacional. Isso reforça a necessidade de fortalecimento do departamento de comunicação do clube, que deve ter a sua frente gente que realmente entenda do riscado.

No resto, caminhamos bem, embora seja essencial o fortalecimento da equipe para a Série D, pois, provavelmente somos a única equipe do mundo a jogar sem laterais.

Tomara que Zé Teodoro reassuma a postura tática que deu ao Santa a condição de líder do campeonato pernambucano, pois ele já mostrou o caminho das pedras e não há, portanto, razão para mudar de atitude a esta altura da competição.

61 Comentários

  1. Paulo Aguiar
    1

    Concordo, Dimas.
    Acrescento que poderíamos ter perdido os dois jogos contra o Sport, mas vencemos. Contra o São Paulo, escapamos de uma goleada, talvez um 4 x 0 ou 5 x 0 fazia jus. Não basta ser guerreiro, tem que ter mais qualidade e atacar o adversário. Nem sempre se o adversário perde gols (como o São Paulo e Sport) significa dizer que é mérito nosso….
    Sobre Zé Teodoro, eu assisti o programa. Minimizo um pouco o comportamento dele, pois ele também fez elogios ao Santa Cruz, especificamente a sua torcida (“no NE só tem Bahia e Santa Cruz”, disse ele). Talvez, ele tenha sido mais “verdadeiro”, e menos “marqueteiro”. Zé Teodoro foi a 5a ou 6a opção de treinador do Mais Querido, o que comprova a situação e a “vontade” dos treinadores em vir para um Clube que não teve ainda a competência para sair da série D. O Santa hoje não se mostra como um clube grande, é a verdade mais cristalina.

    Espero, também, uma mudança de postura do Time. Time de Guerreiro só não basta.

  2. óia a cobra
    2

    O pessoal de paulo é ardiloso, truculento e mal educado. Se Zé atendesse a todos os convites quem ia dirigir o time seria Sandro.
    Chegaram aqui prestamos homenagem até para aquele goleirinho esnobe e quando chegamos lá? Fomos tratados como escória.
    Eu ouvi numa rádio: Será que o paulo vai homenagear Zé Teodoro?
    A homenagem que fizeram a Zé foi levantar a calúnia que ele pediu para que os jogadores do Santa Cruz batesse nos de lá. Eu fazia uma imagem muito boa de lá, mas pelo que vi eu estava completamente errado a respeito desse time arrogante de lá e quando terminou o jogo ouve uma grande confusão. Um dos diretores de paulo acusou alguém da federação de lá de murchado o pneu do carro dele. Olhem pensem numa confusão, correria e gritaria.
    Sem falar que nossos jogadores apanharam muito chegando a ficar com partes do corpo inchadas, Gilberto levou cusparada na cara, Cena quis esnobar em cima do nosso goleiro mais rasgou a boca. O menino maluquinho de lá até no juiz quis bater.
    A atitude de Renatinho foi um reflexo de ver seus companheiros sofrerem em campo com a conivência do apitador.
    Mas me digam: Como podemos esperar educação e reciprocidade de uma agremiação que a pouco tempo subornou um árbitro com ingresso de madona?

  3. Muito boa análise, Dimas. No jogo contra o SP, no Recife, jogamos melhor do que contra o Sport e contra o SP, em SP. Gosto de time guerreiros, mas futebol se vence com técnica, risco, garra, estratégia e gols. A série D não é moleza e quando chega o mata-mata é preciso ter tudo isso, de uma vez só.
    Landu anda mal, André e Renatinho foram infantis nas suas expulsões, espero que haja rodízio de peças no time. Tem muito jogado encostado: Leo, Cunha, Têti, Gral… vamos ver se o elenco acorda e joga mais. Precisamos de algo mais pra subir pra C.

  4. óia a cobra
    4

    Enquanto o Santa Cruz e sua grande torcida dignifica e engrandece o nome de Pernambuco

    Export e analtico maculam o nome do futebol do estado com acusações sem provas, baixaria, ameaças jurídicas, ameaças de morte e até delegacia. Agora envolveram tambéem o américa. Isso é uma vergonha.

  5. Concordo com você Dimas, principalmente no que diz respeito aos comentários do Zé ao se referir ao Santa Cruz, também me senti incomodado.

  6. Hélio Mattos
    6

    As falas que eu escutei do treinador durante o intervalo e após o jogo foram de um queixume só, no que se refere à postura muito retrancada do time. (?!?)
    É, realmente fica difícil de entender, mas o que me pareceu, de acordo com suas declarações, é que o time assumiu esta postura por determinação própria, medo ou limitação técnica.
    Talvez por tudo isto junto mesmo…
    Também acho que nós não perdemos do Sgoto por uma boa dose de sorte e competência individual do Gilberto, mas eu também penso que a sorte favorece aos bem postados. O Sgoto precisava desesperadamente do resultado e foi com tudo para cima e nós tivemos a paciência de esperarmos o momento certo que, não tão por acaso, veio.
    Com relação ao primeiro jogo, discordo do Paulo e acho que o jogo foi pau a pau. Poderíamos ter levado gols, como bem que Tiago Cunha poderia ter botado aquele rebote de falta para dentro, na oportunidade mais clara de gol do primeiro tempo.
    Mas mesmo assim concordo em gênero, número e grau de que precisamos nos reforçar para a desgraçada, invisível e deficitária série D que, aliás, parece que desta vez realmente está com seus dias contados.
    Mas ninguém pode ficar contando com os ovos dentro da galinha, não é?

    • Paulo Aguiar
      6.1

      Hélio, não percebi a discordância com o que eu falei.
      Eu disse que “poderíamos ter perdido, mas vencemos”. Você disse “discordo do Paulo e acho que o jogo foi pau a pau”.
      Discordando ou concordando, eu concordo em gênero e grau o que você escreveu.
      Abs

  7. O Campeonato do Nordeste foi tema de discussão entre os dirigentes das federações locais e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. Oficialmente a presença dos “cartolas” no Rio de Janeiro foi para realização da Assembleia-Geral para aprovação da prestação de contas da confederação no exercício de 2010, mas o assunto acabou sendo abordado na ocasião. Teixeira prometeu analisar a questão das datas para realização da competição regional com carinho.

    Fruto de um acordo firmado entre a Liga do Nordeste e a CBF, que perdeu a causa movida contra entidade na Justiça onde a liga cobrava uma multa de R$ 20 milhões por quebra de contrato, Ricardo Teixeira resolveu suspender o veto oficial à competição nordestina, isentando a Confederação Brasileira de qualquer participação na organização do campeonato. O acordo firmado entre as partes tem a duração de três anos.

    A Liga topou o desafio e ano passado realizou a competição, dispersa entre os meses de maio a dezembro. Mesmo aproveitando o período de paralisação do Brasileirão, o torneio não animou os seus principais participantes a escalarem seus elencos titulares, o que contribuiu para afastar os torcedores dos estádios. Este ano a CBF divulgou seu calendário oficial ignorando a realização do Campeonato do Nordeste, planejado para ser realizado de forma simultânea aos estaduais, porém a proposta acabou rechaçada pelos presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto, além de não ser vista com bons olhos por clubes como Vitória, Bahia e Ceará.

    A crise foi instalada na direção da Liga e agora a ideia é aproveitar as datas separadas para realização da Copa Sul-americana para realização do torneio nos moldes de uma competição mata-mata, com jogos eliminatórios em todas as fases. A proposta ainda se encontra em análise.

    Diante das incertezas geradas pelo fato de não haver datas oficiais para realização da competição, apontada por muitos dirigentes da região como a redenção dos clubes nordestinos, a tentativa é contar com o aval da CBF para realização de uma competição mais estruturada.

    Primeiro a dar apoio a volta do Campeonato do Nordeste, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, participou do encontro realizado ontem com Ricardo Teixeira e se mostrou satisfeito com o contato.

    “Ele escutou nossas reivindicações e prometeu levar o caso à diretoria de competições para estudar uma forma de incluir as datas do Campeonato do Nordeste no Calendário Oficial do Futebol Brasileiro. Deixei o encontro bem otimista numa solução, pois sei da importância da competição para os nossos clubes”, afirmou o dirigente potiguar.

    Fonte: tribuna do Norte

  8. Kiliano - Tricolor de Coração
    8

    Mudando um pouco do assunto…

    …mas acho que deveríamos banir do estádio do Arruda,aqueles falsos tricolores que vão com as camisas das “bambis”,assistirem aos jogos do “Mais Querido”.

    Todos viram como eles são arrogantes e como nos trataram lá,então acho que eles são pessoas não gratas em nossa casa. Posso até sendo um pouco radical,mas pra mim já deu.

    Até que eu simpatizava com eles,mas depois de tudo que ví,hoje tenho nojo deles.

    • Kiliano concordo com você. Ou o cara é um VERDADEIRO torcedor CORAL vestindo só o manto TRICOLOR, ou então sai e vai torcer e vestir camisas desses timecos do sul fora das dependências do ARRUDA.

    • como assim banir?? o próprio clube homenageou o goleiro rogério ceni do são paulo.

    • Kiliano - Tricolor de Coração

      Realmente foi uma cagada do clube Almir,se fosse pelo menos o C. Paraíba,mas não! Então cabe a nós torcedores a levantar essa bandeira.

    • Eduardo Ramos
      8.3

      Respeito mas discordo. Atos de intolerância contra a opção de usar a camisa de um outro clube diferente do Santa Cruz nào engrandece ao nosso clube. O Santa Cruz nasceu e cresceu como uma instituição democrática, diferente de outros daqui de Pernambuco que não proibiam até o acesso de negros.

      Grande abraço!

    • Eduardo Ramos

      CORRIGINDO: Proibiam até o acesso de negros.

  9. Eduardo Ramos
    9

    Também concordo que o Santa Cruz está jogando com a bunda na parede. São 2 volantes de retenção: Jeovânio e Memo (Evandro) mais Weslley jogando muito recuado. No meio de campo só fica Natan e o ataque tem o limitado Landú e Gilberto.

    Pensei em ir ao jogo neste domingo mas, o fim de uma braba sinusite (só agora é que aprendi o que é que sofrer com essa tal de sinusite) e a teimosia em não escalar Léo (seria excelente no lugar de Jeovânio se Memo estivesse liberado para jogar)e, insistir com o péssimo Marcos Vinicius, me desestimula.

    Amanhã era dia de testar a defesa com Alexandre Silva na lateral esquerda; com Memo (ou Jeovânio), Léo,Weslley e Renatinho no meio de campo; com Natan e Gilberto no ataque. Também poderia manter Renatinho na lateral esquerda e Mário Lúcio na meia esquerda.

    Mas, como bom cidadão das Repúblicas Independentes do Arruda, se estiver melhor, eu vou ao Templo Sagrado do Arruda neste domingo.

  10. Pedro Zimmerle
    10

    “Vamos liquidar a Série D”, afirmou Carlos Alberto Oliveira

    O presidente da Federações Pernambucana de Futebol, Carlos Alberto Oliveira, revelou que ele e o presidente da Federação do Rio de Janeiro, Rubens Lopes da Costa Filho, pediram a extinção da Série D, a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, em reunião na CBF com a participação de todos os presidentes de federações.

    Eles alegaram que a competição — existente desde 2009 — não tem atrativos, é deficitária e em nada soma ao futebol nacional. Além disso, tem sido um calabouço para times de grande torcida e tradição considerável no país, como o Santa Cruz-PE o Remo-PA.

    “A maioria da assembleia aprovou, fomos aplaudidos, e o presidente da CBF (Ricardo Teixeira) já mandou ver a viabilidade técnica e jurídica para ter apenas até a terceira divisão. Nós teríamos as Séries A, B e C fortes até com a cota da televisão”, afirmou Carlos Alberto Oliveira, presidente da Federação Pernambucana de Futebol, interessado diretamente na saída do Santa Cruz da Série D.

    “O Santa Cruz joga com time que não tem nem campo, joga em campos de pelada que não cabem 3 mil pessoas. Vocês não sabem o trabalho para que o Santa Cruz se mantenha, com essa situação.”

    “Torço para que o Santa Cruz consiga o acesso à Série C ainda neste ano. Mas, se precisar, vai sair no próximo ano porque vamos liquidar a quarta divisão”, afirmou o confiante Carlos Alberto.

    Ainda segundo ele, na reunião, foi descartada qualquer possibilidade de criação de uma nova liga de clubes no Brasil.

  11. tricolor 13
    11

    O santa tem que ganhar esses 2 jogos.

    Fatalmente essa fase vai terminar assim:

    1° ?
    2° ?
    3° Coisa
    4° Porto.

    Duvido muito que o central vença amanha…

    Quanto as barbies, a gente ja conhece, nao adianta… eh aquela agua de feijao, amarela SEMPRE com a turma do mangue.

  12. Gleibson
    12

    Acho que o Santa Cruz deveria ficar em segundo e pegar o Porto e deixar a barbie e a Suzy se matarem enquanto isso dava para o nosso time descansar porque tivemos uma seguencia de jogos decisivos, nesse momento temos que utilizar a inteligencia, quanto a arbitragem de hoje foi uma lastima.

    • Sobre gilberto, vc sabe de alguma coisa?( negociação com o time paulista) o empresário dele tentou anular a proposta de renovação do santa com ele, mas não teve exito. Vc tem alguma novidade?

  13. Tem que se dizer a Zé Teodoro que o SANTA CRUZ F.C. não é um clube pequeno e sim um clube GRANDE e um dos mais tradicionais desse País.

    Aliás esse clube paulista, o qual roubou o SANTA quarta-feira, é uma imitação do SANTA CRUZ, foi fundado muito depois do SANTA, usa as mesmas três cores nossa (falso tricolor), o mesmo formato, listras vermelha e preta na forma horizontal.

  14. Anderson Gusmão
    14

    espero que amanhã contra o vitoria zé teodoro escale o time mais ofencivo pois não gosto dessa postura devenciva que o santa vem jogando.,contra a coisa do mangue levamos sufoco boa parte do jogo e achamos o gol em uma das poucas vezes que fomos ao ataque. outra coisa alguem sabe o motivo de léo vim sendo escalado? ele tem muito mais quqlidade que marcos vinicio que nem marca e nem cria se alguem souber por favor responda!!!

  15. Gleibson
    15

    A situacao de Gilberto permanece o mesmo de antes

  16. Anderson Gusmão
    16

    errata o motivo de leo não vim sendo escalado

    • Gleibson
      16.1

      Anderson, Leo vem de uma contusao muito seria e nao seria interesante colocar ele em todos os jogos primeiro ZE esta querendo que ele se condicione bem fisicamente para poder jogar pode ter certesa que na fase do mata mata do Pernambucano vamos ter todo elenco a disposicao do treinador, confio em ZE.

  17. A novela Gilberto
    Em São Paulo, divulga-se o acerto entre o jogador e o Corinthians. O jogador nega.
    O agenciador de Gilberto está tentando anular o contrato que o Santa Cruz registrou na FPF.
    É evidente a intenção de tumultuar o ambiente no Arruda, nesta reta final do campeonato.

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    Esses dois times de Caruaru só se agigantam quando nos enfrentam ou, às vezes, contra as barbies. São RIDICULARMENTE NOJENTOS quando fazem frente – direta ou indiretamente – com a coisa maldita dos quintos dos infernos. Cada vez mais detesto essa dupla. Por mim AMBOS PODEM se explodir.

    Quanto ao fato de termos sido salvos pelo nosso “paredão” de uma goleada histórica contra a coisa maldita, fui o primeiro a fazer tal registro, aqui, no pós-jogo. Citei até que era algo pra 5 X 2 e, não tivessemos em campo o “matador” Gilberto, poderiamos ter levado um “sonoro” 5 ou 6 a zero. Tudo bem.

    Todavia, discordo peremptoriamente de estar se batendo tanto nessa mesma tecla pois, até pouco tempo atrás, eramos tido como o time mais azarado do mundo, onde tudo dava errado. E agora que a sorte (não só ela, a competência também) nos sorrir vamos ficar reclamando?Minimizar a RAÇA e, principalmente, a FRIEZA desse em momentos capitais desse time acho prá lá de deplorável.

    Vi a mídia fazer loas e mais loas seguidas às defesas milagrosas do Magrão, mas nunca vi esses burro-negros dizerem que, EM INÚMROS JOGOS, não fossem tais defesas, a coisa maldita teria apanhado. Portanto, acho que o goleiro tá alí é pra defender mesmo. Ou vocâs tão saudoso do nosso imbatível “mão-de-lodo” André Zuba?

    Quanto a entrevista do nosso técnico na Arena coisaTV e que mais me chateou foi ele dizer que agora se sentia pronto pra treinar “um time grande do Brasil”. Porra, VTNC!

    Apesar de tudo, o Zé ainda tem muito mais créditos que deméritos pois, objetivamente falando, tem grandes possibilidades de nos premiar com o título pernambucano, coisa (VTNC) que, nos últimos 4 campeonatos foi simplesmente IMPENSÁVEL.

    É o que penso. Estou sentindo “um cheiro de Campeão noar” mesmo que, para tal, TENHAMOS QUE BATER 4 VEZES SEGUIDA NA “CACHORRA DE PEUCA”.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      18.1

      Grande Arnildo, não vejo como sorte, e sim, competência, termos um goleiro do nível Tiago Cardoso, e um atacante da qualidade de Gilberto.

      Pelo seu raciocínio: se o São Paulo não tivesse Rogério Ceni, Dagoberto (o cérebro do time), Lucas, Fernandinho, aí meu amigo, o Santa Cruz teria feito uns 3 já no Arruda.

      Estou no DM. Não irei ao jogo.

      Que Léo tenha oportunidade de jogar 45 minutos no lugar do limitado Cleber Goiano.

  19. Rafael Sebá
    19

    Vixe, nosso “paredão” Tiago Cardoso não irá jogar amanhã por conta de uma lesão no adutor da coxa direita. Quantas SEMANAS ou MESES será que ele ficará no DM?…

    SANTA CRUZZ O TERROR DO NORDESTE

  20. Robson/PI
    20

    Entendo que temos jogado com pelo menos três desfalques sérios: Alexandre Silva, Têti e Tiago Cunha. Isso pesa pessoal. São desfalques importantes nos três setores do campo. Estamos jogando com um lateral esquerdo improvisado, que não tem ainda porte físico de jogador profissional, o meio campo carece de criatividade pois Natan e Mário Lúcio são carregadores de bola e Landu é pura vontade de jogar sem conseguir jogar.lembro ainda que Rodrigo Gral seria uma outra opção de ataque que também está fora de combate, sem falar no (minha opinião) craque Léo. Uma observação, o Santa Cruz tem vários jogadores parados por contusão muscular, pergunto, isso tem alguma relação com a preparação física adotada atualmente?

    • Elvimário Araujo Júnior
      20.1

      Alexandre Silva não está jogando por opção do treinador. Ele tem ficado no banco de reservas nos últimos jogos.

    • Que continue no banco.

  21. Arnildo Ananias de Oliveira
    21

    VAMOS DAR O INCENTIVO!

    Dois “guerreiros” em especial merecem o nosso máximo apoio hoje:

    o jovem pernambucano DIEGO LIMA que tem um grande futuro pela frente, é modesto e, tecnicamente muito promissor: não é mole a responsabilidade do garoto no jogo de hoje haja vista que estará substituindo o maior guardião do Norte-NE na atualidade e um dos maiores do BR: o “paredão” Thiago Cardoso;

    o nosso jovem “matador” GILBERTO um candidato em potencial a se tornar um dos maiores goleadores do futebol brasileiro. Vamos incentivá-lo a se tornar o artilheiro do pernambucano no jogo de hoje principalmente porque precisará forçar o 3º amarelo e nos desfalcalrá no próximo jogo, contra o Ypiranga.

    Uma pergunta que não quer calar: por que tanta insistência do burro-negro MARCELO CAVALCANTE, no blog do JCoisa, em querer provar que o 1º contrato profissional assinado pelo Gilberto foi com o Confiança/SE, chegando ao ponto de exibí-lo, hoje, no blog? QUE CONTRIBUIÇÃO É ESTA QUE ESTE RAPAZ QUER DAR AO FUTEBOL PERNAMBUCANO?

    Aos “inocentes úteis” eu mesmo respondo: a Coisa dos Infernos não está morta e fará de tudo ainda pra ser campeão este ano usando de toda artilharia e poder de fogo ($$$$$$$$) que dispõe e fazendo de tudo pra tirar o Gilberto do Santa Cruz. E, não se iludam: LOGO, logo, se o Gilberto não estourar no futebol nacional como novo fenômeno, estará aportando por lá (tal como o Dedada e tantos outros) pra nos matar de raiva.

    E, pra quem tava reclamando do nosso surto de sorte quando, sequer, jogamos com chuva, ora se abate sobre Recife um VERDADEIRO TEMPORAL.

    QUE OS DEUSES NOS PERDOEM DE ESTARMOS RECLAMANDO TANTO “DE BARRIGA CHEIA”.

    Tou sentindo “um cheiro de Campeão no ar”.

    SAUDASANTA

  22. é isso, aí!

  23. André Lins
    23

    Preazado Dimas,

    Concordo com você quando fala que Zé diminuiu nosso Santa perante a imprensa brasileira, eu mesmo fui à Barueri e em entrvista ao Milton Neves, na ráio Bandeirantes, ele também nos diminuiu, acho que ele falou isso sem intensão, mas concordo com alguns colegas que ele deveria ser instruido pela acessoria de imprensa. Com relação aos tornado um time retranqueiro, precisamos analisar alguns pontos, ora vejamos, se fossemos atacar o São Paulo aí sim levaríamos uma goleada, somos sim um time ainda muito limitado tecnicamente, agora contra a coisa era um jogo sem muito interesse para nós e de vida e morte para eles, era de esperar que os nojentos corressem mais, agora dizer como alguns que levaríamos de 5 ou 6 é um absurdo, o goleiro é para que? Não foi Magrão o grande responsável pelas conquistas deles nesses 5 anos? agora temos um do mesmo nível, méritos para nós também. Porém concordo em pedirmos da arquibancada que agora devamos ser mais agressivos, acho também que podemos escolher nosso adversário para a semifinal e isso não é abrir jogo, é jogar com o regulamento e inteligência, no mais parabéns pelo texto.

    André Lins.

    • André,

      O Texto não propôs jogar de igual para igual com o São Paulo, mas fazer o mínimo que é jogar no contra-ataque.

      Zé Teodoro teve medo, assim como teve medo hoje ao escalar o time reserva. Nós ganhamos as duas do Sport e Zé Teodoro tem medo de enfrentar os caras. Vai entender.

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  24. Sandro Coralense
    24

    temos que jogar pra ser primeiro colocado, e que venha quem vier. Esse é o pensamento de um time campeão.
    marcelo marteloti do santos estará no arruda, hoje, observando jogadores.

    • Elvimário Araujo Júnior
      24.1

      Sandro, até a seleção brasileira de volei escolheu adversários.

    • Temos que saber usar o regulamento a nosso favor, nao vamos dar uma da BARBIE que foi enventar de vercer o Central e hoje esta dando oportunidade da coisa de classificar, vamos vencer hoje e saber usar a ultima rodada para escolher o adversario para as finais.

  25. Eu não faço a menor questão de ser o 1º colocado nessa fase.
    Deixemos a barbie e o boi se matarem, depois enterramos um dos dois, na final.
    Se fosse Zé Teadoro, colocaria jogadores que estão no banco e zeraria os cartões dos titulares.
    Hoje, não vou ao Mundão, tenho compromisso à tarde.
    Simbora Santa!

  26. Perfeito o texto.

    tive a mesma impressão das entrevistas do Zé teodoro a imprenssa do sul do país.

    O Sucesso nos últimos resultados não devem encobrir nossas deficiências. Precisamos no mínimo de dois laterias, um esquerdo e um direito, de qualidade.

  27. Eduardo Ramos
    27

    Pelos resultados, tanto o Santa Cruz quanto às Barbies, querem evitar a Coisa nas semifinais. Quem quer ser campeão, não escolhe e nem teme adversários.
    A atitude de hoje do Santa Cruz não se coaduna com o Time de Guerreiros.

  28. Tricolor13
    28

    Vou repetir um comentário anterior: A coisa vai ser terceiro colocado nesta fase. Temos que ser primeiro de todo jeito. A barbie perde pra coisa e o Porto não ganha pro petrolina!!!

    • Fabiano Pinheiro
      28.1

      Se a barbie perder pra coisa será segundo e a coisa terceiro. Se a barbie vencer, será primeiro (pq a gente perde também como hoje) e a coisa será quarto. Isso porque o Porto não deve vencer. De todo jeito a barbie pega a coisa.

    • perfeito. E assim que vejo tb. Soh que com uma GRANDE possibilidade da barbie apanhar da coisa, como ja vimos tantas e tantas vezes.

  29. Tricolor13
    29

    O jogo mais importante do domingo: Porto x petrolina. Todas as antenas vão estar voltadas para esse jogo.

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    NÃO ENTENDI NADA:

    1. Do nojento time filial da coisa maldita dos quintos dos infernos, eu já esperava a derrota mesmo. Não vi os gols mas dizem que o pênalti do Valnei foi uma coisa (VTNC) ridícula e este sequer reclamou; Mas, que esperar de um time cujo dirigente é conselheiro da coisa?

    2. A derrota das barbies, previamente escalado à “meia-boca” também já esperava: o bom time do América vem sendo roubado desde a 1ª rodada;

    3. O que não esperava era o Santa Cruz ser escalado daquela maneira e a impressão que fica é que tanto ele quanto as barbies estão evitando um choque com a coisa, pelo men os num primeiro momentpo. O resultado disto é que, quer queiram quer não, tão dando um tremendo moral a quem já tava morto. Sei não, com o time que vai jogar domingo contra um Ypiranga ávido por uma vitória, acho que apanharemos novamente. Jogaremos pras barbies a responsabilidade de “abrir pra coisa”. Farão isto? Tomara que esteja errado. Espero que estejemos dando “o Golpe de Mestre”.

    A Alemanha e até o Bernardinho apanharam de propósito, escolhendo o adversário. Deu certo em ambos os casos. Espero que dê certo conosco.

    SAUDASANTA

  31. Rafael Sebá
    31

    bombardearam Zé teodoro perguntando-lhe se o Santa tava com medo de égar o ex-port, PQP, QUE ESCROTICE DO ZARAI!
    na transamerica vitor araujo insinuou que Zé Teodoro disse que o SAnta jogou pra ganhar enquanto a barbie abriu.. PQP durma com uma bronca dessas!

  32. Elvimário Araujo Júnior
    32

    Desde que o futebol existe, um time por mais forte que seja, normalmente, escolhe adversários quando tem esta possibildade. É natural que tanto o Santa quanto a barbie prefiram jogar contra o Porto, ao invés de jogarem contra a coisa.

  33. Hoje eu tive a triste sensacao de estar sendo enganado como torcedor!!
    E nao foram pelos jogos do nautico e do santa, pois os dois nitidamente pouparam seus jogadores.
    Foi pela postura do Central, do POrto e da imprensa pernambucana.
    O central perdeu a gana de vencer. O porto idem. E a imprensa jah sabia tanto que o sport estava classificado, que propagou durante todo o dia que o sport tinha aberto 4 pontos do central e nao seria mais alcancado (como se em condicoes normais fosse uma proeza para o central vencer o Ipiranga em casa).
    Muita safadeza!!

    • E tem mais: o nautico ganha do central alegando que briga pela lideranca. Depois perde para o america abrindo mao da lideranca.
      Da para entender…. muita podredão….

    • Roberto Gomes
      33.2

      Julio,Arnildo e demais companheiros, analisem essa Teoria da Conspiração que ouvi hoje lá no Arruda:
      Triangulação:
      Central, Coisa e Porto
      Central cede a vaga do G-4 a coisa
      O Porto cede a vaga da serie D ao Central
      A coisa cede jogadores ao Central
      A coisa adquiri jogadores do Porto super faturado
      O central cede o campo dele para o Porto utilizar por longo periodo para seus jogos.

      Será ?

  34. Tribomjardim
    34

    Seria trágico…se não fosse cômico….ainda tenho muito o que ver na vida.

  35. Roberto Gomes
    35

    Companheiro Arnildo, a chuva voltou nos nossos jogos e trouxe a derrota, mas o que me deixou preocupado foi o estado do nosso gramado, depois das reformas não era para estar daquele jeito, afinal a nossa drenagem é recente e grande parte do campo principalmente do lado das sociais e meia lua onde outrora era ruim agora continua péssimo, isso é preocupante porque vamos iniciar o periodo das chuvas na reta final do campeonato e parece que não estão dando manutenção nesse aspecto de drenagem, a bola não rolava ali, de cima parecia que tudo tava perfeito, mas tinha muita agua dentro do campo, para um gramado que foi refeito não era para estar assim,mesmo com as fortes chuvas que cairam na cidade.
    Saudações Corais

  36. Pedro Fernando
    36

    O fato é que o Santa tem um time competitivo, e um grupo fechado, mas limitado.
    Essa equipe dificilmente toma uma goleada de quem qur que seja ( Barcelona, Real Madri, etc), mas também dificilmente consegue golear ( seja o Vitória, américa, …).

    O problema para o segunso semestre é que na serie “d” seremos o “São Paulo”, e nossa força defensiva não será tão fundamentl assim.

  37. A entrevista coletiva de Zé Teodoro foi muito boa. Realmente declarações muito equilibradas. Vamos precisar disso nas finais do PE e na briga pelo acesso na D.

    Amenizou um pouco os meus ânimos que estavam p da vida com a derrota.

    obs. a estratégia de zerar os cartões foi cumprida à risca.

    • … quem quiser conferir já tá no site do blog do torcedor imparcial.

  38. Geraldo Mesquita
    38

    Não gostei do que ví hoje, assim como todos os demais torcedores do Santa Cruz não gostaram, mas entendo. Campeonato se ganha também com estratégia dentro e fora do campo. Além do mais, todos nós sabemos que
    COBRA NÃO TEM MEDO DE BOI.

  39. André Nascimento
    39

    Não concordo com as críticas a Zé Teodoro, que convenhamos é o melhor técnico que apareceu aqui pelas bandas do Arruda desde sei lá quando. O Técnico usou as armas que tinha e a limitação técnica dos jogadores, ou vocês acham que o futebol de jogadores como Laércio podem render mais? O cara tá tirando leite de pedra, fazer Memo e Gilberto jogarem do jeito que estão jogando não é pra qualquer um. Ele tem o time não, não existem vaidades como nos anos anteriores. Ou vocês esqueçem dos medíocres que tnhamos no elenco como Brasão, Joelson e Elvis. Agora não é hora pra especulações ou críticas, pois no começo nos chamavam de cavalo paraguaio, e hoje somos um grande candidato ao título.

  40. Arnildo Ananias de Oliveira
    40

    Concordo com o ANDRÉ NASCIMENTO.

    E vejam o que ele disse(LPS):

    O treinador coral foi claro em sua resposta: “recebi proposta do Vila, Mogi Mirim, Bragantino, ABC e alguns times do interior paulista, porém estou feliz aqui no Arruda e temos três missões, uma já conquistada: vaga na série “D”, titulo Pernambucano e o acesso a série “C”.

    SAUDASANTA

  41. Coronel Peçonha
    41

    Dimas

    Não vi a entrevista de Zé Teodoro na tv fechada, então nada posso falar, mas acho que temos de esquecer o “nosso passado de glórias” para vencer na Série D. Por isso – principalmente – vejo LANDU como o jogador símbolo para a Quarta Divisão.

    Sobre a vitória sobre a coisa, vi outro jogo. Vi um time totalmente sem preocupação com o resultado, poupando-se para jogar contra o sanpaulo e, tive certeza, que se a coisa fizesse o primeiro gol, levaria dois de virada (salvo se fosse no finalzinho do jogo).

    Roberto Gomes (33.2) fala em teoria da conspiração e eu ainda acrescento outros detalhes:

    1- O central pela primeira vez liderava o estadual, era “o time” (só perdera para a coisa) e o técnico sai para treinar o campinense… acredito nisso e em duende e em saci pererê.

    2- É claro que o porto abriu as pernas. Se alguém tinha dúvidas, basta ver os 3 jogadores sozinhos no segundo pau que esperavam pelo lançamento para o terceiro gol. Ridículo.

    3- É claro que o central abriu para a coisa. Vergonha total para Caruaru, terra de futebol de mulher-dama agora.

    4- Vi o jogo coisa x porto pela internet. É melhor jogar contra a coisa, não tenho dúvidas; o time da coisa é ridículo, fez mais uma péssima partida, o porto não venceu porque não quis. Basta ver que o melhor em campo foi Carlinhos Bombom, que caiu pelo menos 500 vezes, a ponto de cavar a falta inexistente que gerou o terceiro gol (e o porto já estava quase empatando). Não estou brincando, o time da coisa não passa por nenhum dos outros três do G4 (salvo o do POrto, mas por motivos banais).

    5- Quem foi ver Santa x vitória, como eu fui, terá visto o jogo da coisa com o porto – o Santa e o porto não quiseram ganhar.

    O Santa Cruz é minha pátria.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *