Com a corda toda

Efeito sobre imagem: Dimas Lins

Efeito sobre imagem: Dimas Lins

Os editores e cronistas do Torcedor Coral, por vontade própria — todos sabem — exilaram-se. Foram tantos anos pisando e repisando as coisas do Santa Cruz, que se criou um oco mental e se instalou uma enorme preguiça nas mãos. Poucos têm essa capacidade de deixar a mente vazia, reconhecemos. Eis nossa melhor virtude. Primeiro, veio a desaceleração, depois, enfim, a parada total. Por um bom tempo respiramos por aparelhos. O resultado dessa paralisia reflete-se agora no tempo em que escrevo: falta ritmo, os dedos entrevaram e, no cérebro, só teias de aranha. Fisioterapia e voltar ao Arruda ajudaram a reacender a velha chama.

Escrever, como tudo na vida, requer exercício. A prática vem da repetição; as ideias, de usar a cabeça em coisas úteis, ou inúteis, como no nosso caso. Estalo os dedos, enquanto espremo uma gota de pensamento e uma voz sussurra que ainda há muito o que dizer do Santa Cruz. Imagino fantasmas do passado cobrando a conta da vadiação, mas logo soube que não podíamos escapar da verdade, que crescemos venerando essas cores numa mistura secular entre o profano e o sagrado, entre a farra e a devoção. Não há como, então, desvencilharmo-nos daquilo que nos impregna.

Por isso, a ociosidade termina agora. O TC hoje retorna ao universo virtual para fazer o que sabe: falar do Santa Cruz.

O retorno, que amadurecia aos poucos, foi praticamente selado no final do campeonato pernambucano. Se não cansamos do Santa Cruz nos piores momentos de sua história, por que cargas d’água cansaríamos agora que voltamos a ganhar competições? É melhor ser alegre que ser triste, já dizia o poeta. Há muito o que fazer nas Repúblicas Independentes do Arruda e o TC quer meter a colher. É preciso provocar, reformular, modernizar. É preciso confundir para então esclarecer. Nosso papel está na primeira parte desta oração subordinada.

Também é preciso brincar. Por isso, o nosso retorno aconteceu num encontro etílico de editores, cronistas e amigos no Paraíso Tricolor, jardim da nossa querida Santana Moura e de Toy, o casal mais acolhedor do universo, como bem disse Perrusi já com a língua engrolada. Os encontros anuais, é justo dizer, aconteciam próximo ao 06 de dezembro, data do aniversário do TC, mas, em 2014, passou batido, sintoma de que algo estava mesmo fora de ordem. Em dado momento, foi Artur, confundindo uma samambaia com Santana, reflexo das mudanças químicas na corrente sanguínea, quem filosofou que a falta de inspiração que acometeu nossos cronistas foi produto de nossa falta. Nosso encontro de final de ano, continuou ele, era a comunhão necessária e, sem esse sentimento, não somos nada. Depois, voltando ao nível que seu estado momentâneo permitia, perguntou se Santana andava bebendo clorofila. A samambaia, obviamente, não respondeu.

Mas a alegria também teve momentos solenes com a presença de Alírio Moraes, presidente do Santa Cruz, e Jomar Rocha, diretor de futebol. O cerco natural, entre músicas e gritos de guerra tricolores, não encabulou o presidente que respondeu todas as perguntas com serenidade e demonstrou desejo de melhorar o Santa Cruz. Tomara que consiga.

A volta do TC não será meramente simbólica. É preciso também avançar. O compromisso de retorno de todos os cronistas, se associa a maior frequência de publicação de artigos, além de entrevista já agendada com o presidente. Estão em estudo o retorno do TC News, programa de notícias fantasiosas da nossa TV Web no Youtube, apresentado por Perrusi e eu e a produção de especiais sobre o Santa Cruz.

Pelo visto o TC voltará com a corda toda. Ao menos até a próxima crise de existência, é claro!

28 Comentários

  1. Muito bem, parabéns pelo regresso. O TC faz falta nessa eterna DR que é viver e amar o Santinha.

  2. Murilo Lins
    2

    Depois do encontro de sábado, o reencontro com o blog. Vida longa ao TC.

  3. Muito bom, estamos aguardando ansiosos a retomada deste espaço tricolor coral.

  4. Muito bom o retorno efetivo desse espaço!

  5. Kiliano Paes
    5

    Boa! Demorou, hein?

    Bom retorno a vocês…

  6. Bem vindo de volta Dimas e cia, feliz 2015 e só para vocês se
    atualizarem, o Santa Cruz foi campeão pernambucano! rsrsrsrs
    Vejo que voltou dinâmico, pois até a camisa já está com a faixa
    da série B, este ano repetiremos 2005, vamos subir novamente é
    só contratar mais quatro jogadores, infelizmente ficaremos sem
    João Paulo logo, logo, tá jogando muito, na série A não vejo
    nenhum meia como ele e como o Santa vive com o pires na mão…
    Saudações corais.

  7. Roberto Gomes
    7

    Agora só falta retornar os nossos encontros antigos de confraternização no Parque Aquático do clube, as famosas 5a-feiraSanta. Né Andrezinho ?

  8. Manoel Valença
    8

    Voltamos mesmo. E Dimas, voltou tb. Já criou um grupo no Wapp para reunir todos e colocar pautas e agendas! Ainda bem que durante o recesso, ele juntos umas merrecas e aumentou nosso ordenado. Agora cada texto com mais e 10 comentários, vale um caldinho em Bonitão. Gente, comenta! Afinal, liso e sem tira gosto é lasca.

  9. Artur Perrusi
    9

    Santana não está numa dieta à base de clorofila? Quer dizer que falava com uma samambaia? Digam-me como a samambaia respondeu a todas as minhas perguntas? Ou então Mujica apareceu no meu copo de cerveja.

    O TC nasceu para ser eterno.

  10. Santana Moura
    10

    Só digo uma coisa: é muito divertida, saudável e necessária a convivência com vocês, na verdade, é inspiradora. Digo-lhes que tive que amargar uma dor de cabeça pós festa, não porque bebi muita clorifila,mas…porque ri demais, demais!

  11. Santacruzense em Sampa
    11

    Vida longa ao blog!

  12. É bom ler seus artigos e ver que os santacruzenses estão areditando em Alírio. Isso é bom e agrega.
    O bem sempre vence!

  13. Alba Maria
    13

    Tive a oportunidade de participar desse encontro a convite do querido casal, Santana Moura e Toy. Foi uma tarde de muita descontração, leveza e alegria. Alegria, principalmente por ter tido o prazer de conhecer a turma deste blog, que em tantos momentos nos abrilhantou com seus textos maravilhosos. Apesar de limitar-me apenas as leituras, não emitindo opiniões sobre os mesmo. Bem vindos, pois o gigante acordou e com eles, mais uma vez, voltou a pulsar os nossos corações. E viva o Santa, eterno amor!

  14. Aline Moura
    14

    Já disse a vocês pessoalmente Dimas, mas, acho que é preciso chover, de vez em quando. Me encantei com vocês desde a primeira confraternização que participei, acho que foi em 2013, não só porque vocês entendem do Santa Cruz, compreendem de política, de literatura e de loucuras, mas porque vocês entendem de gente. E são gente, como todas as gentes. Foi amor à primeira vista.

    Depois de tantos dias enclausurada no meu apartamento, por conta do meu pé quebrado, acho que o sábado passado foi o dia mais feliz da minha vida desses últimos meses. É mágico ver vocês, tão adultos e importantes no que fazem, comportando-se como meninos, todos de pé numa roda, ora ouvindo música lenta numa festa com feijoada, ora querendo se abraçar… São coisas que não fazem muito parte do meu universo, realmente, toda essa vibração e autenticidade, até porque está todo mundo querendo ser tão politicamente correto hoje em dia que a vida em sociedade tem virado um saco!

    A simpatia por vocês é maior ainda, porque nesse grupo está minha querida mãe, que estava tão radiante como uma samambaia naquele sábado. Rsssss.

    Eu acho que tomei clorofila, também, e peço perdão pelos meus exageros, mas acho que vcs entendem o que é uma mulher que estava sem serotonina… ver tanta gente radiante de uma vez só, brilhando como o sol, junto com minha família, não tem preço. Somou-se a esse clima Mujica. Inesquecível, para mim, essa simples mortal.

    Fiquei bastante encantada com o nosso presidente Alírio, que ultrapassou até mesmo a paciência de governadores respondendo a perguntas e mais perguntas por mais de duas horas com a maior simpatia do mundo e um sorriso no rosto. É por isso que acho muito ruim julgar sem ouvir, sem conhecer o outro. Acredito que Alírio será um bom líder, porque ele ouviu naquela conversa críticas e ficou ali, com paciência, ouvindo e respondendo a cada uma delas. Jomar não pode tomar um gole de cerveja e teve a mesma paciência… Tenho realmente fé em pessoas que sabem conviver com as divergências e que se divertem no meio delas, como fez o presidente.

    No mais, espero que Perruci tenha passado o recado e que vocês não faltem mais.

    Um beijo para vocês.Sucesso e muita inspiração em 2015. Rumo à Série A.

  15. Aline Moura
    15

    Realmente eu queria mudar a foto que eu apareço no blog. Estou com 15 anos ai. hahaha. Não consigo de jeito nenhum.

  16. Bom dia pessoal. Primeiramente gostaria que vocês investissem muito mais em outras redes sociais, porque blog com site próprio não é comum hoje em dia. Depois gostaria de dizer a vocês que precisamos nos envolver mais com o Santa Cruz atual. Da mesma forma que vejo o novo presidente do Santa, tudo precisa de renovação.
    Nosso novo presidente ja mostrou que não é cabeleireiro e nem pastor. Mudou rapidamente a direção de marketing do Santa. E escutando com bastante atenção escutei até coisas do tio “Levei na copa do mundo dois jornalistas Ukranianos para conhecer o Arruda e o diretor de marketing estava malhando. Eles apenas queriam fazer uma matéria de um dos times que se encontravam no ranking mundial de torcidas,mas não podia recebê-los pois estava malhando”
    Já gostei da primeira atitude de Alísio. Falo assim porque tive intimidade de estar numa roda de amigos com ele, a qual teve gente qu até perguntou se ele ja tinha dado uma bola e até ensaiaram artes cênicas de imitação do presidente.
    QUero dizer a vocês, que temos um grnde início de ano. Tivemos o time destroçado no fim da temporada passada e começamos do zero. Já somos campeões 2015.
    Gente, todo amor ao Santa e apoio a esse novo presidente porque ele será o Santa Cruz GRANDE.
    Abraços

  17. Conheci o blog há pouco tempo, através de um amigo da Compesa (Yuri) e me apaixonei a primeira clicada. Os textos são muito bem editados e também divertidos. Desejo vida longa ao blog e vou estar aqui todos os dias para dar uma “espiada” e ler a opinião da galera. Bem vindos de volta lar senhores editores.

  18. marcelo almeida
    18

    As crônicas de uma Samambaia: A caqueira, a avenca e a clorofila…

  19. Daniel Costa meia do América de Natal foi contrado pelo Santa. Será que já é uma contratação para uma possível saída de João Paulo?

    • Na verdade, não. Ouvi várias declarações de dirigentes que o time precisava de um meia para jogar com João Paulo.

      Espero que ele não saia, mas se sair, terá que vir outro, imagino.

      Dimas

  20. Arnildo Ananias de Oliveira
    20

    VAMOS PARAR COM ESSE PAPO Q Ñ ACRESCENTA NADA.

    O próprio JP disse hj q ñ sairá do SCFC ANTES do término do seu contrato (fim da série B):

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santa-cruz/noticia/2015/05/feliz-joao-paulo-nao-pensa-em-deixar-o-santa-cruz-antes-do-fim-da-serie-b.html

    Eu, particularmente, acho se tivermos ascendido à série A, no fim desta série B 2015, o próprio JP pode até querer continuar no Clube (à depender é claro de qual comportamento terá o Internacional, dono dos seus direitos federativos.

    Portanto, vamos deixar de nos PRÉ-OCUPAR e se OCUPAR mais do SCFC q tanto está precisando de TODOS NÓS.

    SaudaSanta

  21. Arnildo Ananias de Oliveira
    21

    Q É ISTO ROMÁRIO? NESTE ÓRGÃO SÓ TEM GENTE SÉRIA E HONESTA.

    Confiram:
    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=126264

    SaudaSanta

  22. Hélio Mattos
    22

    Até que enfim, mais do que em tempo!
    O Santa precisa sim, e muito, dos seus honoráveis escribas.
    Bora que catibiribora!

  23. Certeza de bons textos.
    Parabéns pelo retorno.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *