Arena Coral: o projeto de modernização do Arruda

arenal-coral.jpg

Arena Coral: projeto para os cem anos do Santa Cruz

Dimas Lins
 
Transmissão simultânea com o Blog do Santinha
 
Já estava tudo pronto, uma fila de textos tanto no Torcedor Coral, quanto no Blog do Santinha, mas o maior projeto tricolor desde a ampliação do Arruda pediu passagem.
 
Ainda é um sonho, mas tem tudo para tornar-se real. O Santa Cruz Futebol Clube lançará no dia 28 de junho, às 11 horas, na sede social do clube, o projeto Arena Coral que visa modernizar o Arruda para a Copa do Mundo de 2014 que, provavelmente, será realizada no Brasil.
 
O projeto, orçado em R$ 150 milhões, prevê o complemento da arquibancada, com capacidade para 68,5 mil expectadores sentados, instalação de uma cobertura metálica em todo o estádio, independente da cobertura atual, construção de novas rampas, um estacionamento com capacidade para 2 mil lugares, além da modernização da estrutura existente. Também fará parte do projeto um prédio comercial, de área total de 65 mil m2, de oito andares, com cinco maiores e três menores, sendo que um deles ocupará a sede administrativa do clube e em outro serão instaladas escolas de arte e informática para inclusão social dos moradores da comunidade local. O prédio comercial será construído onde hoje está localizada a piscina social. É intenção da diretoria captar, no pacote de investimento, não apenas a modernização do estádio, mas também viabilizar o centro de treinamento.
 
Para garantir os recursos à Arena Coral, a Engipar, empresa especializada em mega-projetos de engenharia e contratada para captar investidores, está em negociação avançada com três bancos e um grupo de investimento. O modelo de retorno do investidor ainda não está definido, mas é provável que eles tenham direitos a exploração comercial do estádio por um período determinado.
 
Mas o projeto coral não é o único com vistas à Copa do Mundo de 2014. O governo do Estado lançou, junto com o caderno de intenções para a CBF, a Arena Recife/Olinda, como projeto oficial de Pernambuco para o mundial no Brasil.
 
O governador do Estado, Eduardo Campos, não esconde sua preferência pela nova arena. Entretanto, o projeto enfrentará algumas dificuldades, pois o principal investidor mantém a condição de vincular dois clubes locais ao novo estádio. Apenas o clube de Rosa e Silva aceitou, enquanto Santa Cruz e um outro clube de Recife consideram um risco muito grande abrir mão de seu patrimônio em troca do projeto (o local onde estão os respectivos estádios seriam utilizados pelos investidores para fins imobiliários). Além do mais, há outras questões envolvidas como áreas tombadas pelo patrimônio histórico e cultural de Olinda que impedem construções acima de dois andares, de modo que não impeçam a vista do ponto mais alto da cidade. Além do mais, o projeto tricolor tem os custos orçados em apenas metade do investimento da Arena preferida pelo governo do Estado.
 
Entretanto, os dois projetos não são concorrentes, pois a decisão tomada pela diretoria de modernizar o Arruda independe até mesmo da Copa do Mundo de 2014.
 
A modernização do Arruda é um sonho acalentado pela atual diretoria desde a sua posse, pois naquela época, o Vice-presidente, Fred Arruda, já falava do projeto em entrevista ao Torcedor Coral.
 
A Arena Coral é um sonho de todos os tricolores que, certamente, fortalecerá nosso clube no cenário nacional e ampliará ainda mais a nossa já imensa torcida.
 
Isto sim é presente de cem anos. Quem viver, verá.

39 Comentários

  1. Ricardo scfc
    1

    poooooooh tomara que seja realmente realizado!!!!

    SDS CORAIS!!

  2. Rapaz… Bonito, hein?! Dá vontade de chorar pela belezura.

    Quero viver, sim, até esse dia e ver o “Arena Coral”. Só espero não envelhecer, envelhecer e virar pó, e só as baratas virem tal monumento (no futuro, só existirão baratas). Acho a notícia tão boa que parece inacreditável. Pergunto-me se não tem ainda Frevo rodando nas minhas veias ou meu pessimismo, dadas as circunstâncias, está me impedindo de acreditar no futuro.

    Por outro lado, só pelo fato de ter tido essa idéia e essa iniciativa, a diretoria está de parabéns. Nada como uma esperança e um sonho para recuperar a moral! Bem, bora torcer muito e fazer muita propaganda!

  3. Leonardo Jr.
    3

    Mandou bem Editor-Mor! Vamos completar 100 anos mostranso ao “resto” quem é o maior clube do Estado e do Nordeste!

    Rumo ao futuro!

  4. diego do nascimento
    4

    Rapaz… Bonito, hein?! Dá vontade de chorar pela belezura.

    VAMO SUBIR SANTA!!!

  5. sem palavras!!

    e o bom é saber que seria ate independente da copa e ja estao em negociação com investidores!!

    SANTA CRUZ!!

  6. Marcelo Beltrão
    6

    Minha gente, vamos com calma ! Esse negócio tá bom demais, pra ser verdade. No futebol, que é um antro de marginais, ninguém bate prego sem estopa. O Santa é um clube quase falido e prestes a fechar a porta. E aí, do nada, aparece um projeto desse ! Vamos deixar de inocência. Quem são os investidores ? O que eles querem em troca ? Sim, porque ninguém faz nada de graça. O Clube será vendido ? Virará uma S/A ? E as dívidas ? Não é estranho, que apareca um investimento desse porte, num clube nessa situação ? Não seria mais coerente, um investimento mais modesto junto com uma política de recuperação do clube ? Eu, como qualquer tricolor, gostaria muito de ver um Santa Cruz moderno ! Mas, que isso tá estranho, tá !

  7. EU TE AMO SANTA… BEM COLOCADO BRUNO.. INDEPENDENTE DE COPA DO MUNDO MAIS SERIA UM ORGUNHO VER O ARRUDA COMO UM ESTÁDIO DE PRIMEIRO MUNDO.

  8. senhores, otimismo e luta é importante. mas prefiro esperar mais para acreditar e sonhar. e mais, quando sei que joão caixero tá dentro desta história, aí é que minha esperança demora para dar sinal de vida. enfim, não comunguem da minha desconfiança.

  9. marcio borges
    9

    É bom mesmo naum aguento mais aquelas goteiras no bar da social…

  10. Dimas, arretado mesmo. Tem mais imagens? manda pra mim!

  11. Pablo Brasília
    11

    Demais a idéia, porém duas coisas: 1. ele deve ter as cores do santinha 2. em vez de arena coral, ser chamado de “Colosso do Arruda”. Pois é assim que ele é, e é assim que nossa torcida já o chama. No mais Saudações Tricolores!!!

    Pablo Feitosa

  12. Manoel Valença
    12

    Dimas, parabéns.

    Esse é um projeto viável financeiramente com bons investidores. E, sendo feito, independentemente de governo do estado e copa do mundo, já projetaria o Santa a nível nacional e atrairia diversos recursos tais como publicidade.

    Hoje, quando se fala em Atlético-PR, só se associa a Kyocera ( que num sei nem que peste é, desculpem a ignorância ), mas, o fato é que essa associação imediata a uma marca se deu pela reforma da Arena da Baixada.

    Isso pode ocorrer aqui. Vocês acham que a aquisição pela chevrolet do classic hall ficou muito longe desse valor ?

    É viável, é possível e sempre vale a pena sonhar com os olhos bem abertos. Que o entusiasmo do projeto contagie até nossos jogadores nesse campeonato.

    Abraços a todos e mesmo com Arena Coral em 2014, quem fica na frente do isopor da Galega nas sociais sou Eu !!!

  13. Fabiano Pinheiro
    13

    O Santa Cruz é grande. Isso não é devaneio por conta de consumo excessivo de Frevo; é sim pura realidade.
    Quem tornou o Santa pequeno foram as administrações anteriores. Então quando se alcança Credibilidade e Competência não é exagero acreditar em algo assim.
    Se tem gente querendo investir mais de 300 milhões para construir uma arena para 40 mil pessoas, só para a copa do mundo, que depois viraria um elefante branco subutilizado, porque não acreditar em investir 150 milhões num estádio que conta antecipadamente com um grupo de fidelização de 3,5 milhões de pessoas, com capacidade para 68,5 mil torcedores??
    Porque não?
    Acredito em Edinho e no empreendedorismo de Fred Arruda.

  14. Amigos tricolores, como disse Milton Nascimento: Quem sonhou só vale se sonhou demais. Agora, neste momento, eu me alegraria mais em saber que o clube entrou na justiça para reaver o que foi furtado em administrações passadas. Seria mais concreto e mostraria a disposição e independência da atual diretoria em tornar o Santinha um gigante novamente.

  15. insatisfeito
    15

    Uma coisa independe da outra; Quero os dois, a justiça contra os que nos vilipendiaram e a Arena Coral para o nosso futuro. Digo mais, esse projeto pode vir antes do centenário, se conseguirmos os recursos adequados.
    Só gostaria de que viesse algo para os sócios; não precisa ser aqui, mas , integrado ao novo CT poderia haver alguma coisa. Quem é de minas e conhece o SESC Venda Nova sabe do que eu estou falando.
    Saudações santacruzenses. Tricolor até a leoa é.

  16. Romerito declarou guerra. Disse na Folha que topa até tapa e bala (sic). Edinho tem um defeito que sempre me incomodou: até agora, poupou em demasia a gestão passada. Entendo que, inicialmente, a prudência era a mais adequada do ponto de vista político. Depois, não. Depois do que foi descoberto e do que não foi descoberto, não.

    A entrevista de Romerito provoca e insulta Edinho. Vamos ver se continua com essa conduta pusilânime em relação à gestão passada. Se não responder à altura, tem rabo preso.

  17. Claudemir Pereira - Mameluco Tricolor
    17

    Cidadãos Corais!

    Quando vi na TV Universitária, Fred Arruda, o Engenheiro responsável e João Caxero, falando do Projeto, fiquei emocionado. Puta merda, que maravilha que vai ficar o ARRUDA, disse eu para meu filho, que concordou até com a expressão de baixo calão.
    Nesse momento lembrei-me de uma entrevista, no Jcoisa, de José Nivaldo Jr. falando a respeito da profissionalização no futebol e ele também abordava que Recife era pequeno demais para três grandes clubes, e que o primeiro que conseguisse se reestruturar dentro dos conceitos da profissionalização seria o clube de referência na cidade e também no estado. Vejo que as idéias dele foram absolvidas pela atual Diretoria, que mesmo passando por um momento financeiro difícil, apresenta-nos esse Projeto que levará o SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE para o futuro.
    Sou um entusiasta dessa nova visão que está sendo empreendida no SANTINHA, sei das dificuldades, mas também sei que com determinação e trabalho elas serão transpassadas.
    E, como disse Manoel Valença, que o Projeto entusiasme além da torcida os jogadores.

    A ARENA CORAL será uma realidade para desespero das barbies e susies.

    Saudações Corais

  18. Manequinha
    18

    Artur,

    Eu acho que Edinho não deve poupar gestões anteriores. Mas, até para ser coerente como ele sempre é, acho que se vai acusar mostre os documentos e provas. Assim, além de não ficar calado, encurrala os ladrões do passado. Contra fatos não há argumentos. É fácil dizer que deve 700 mil do ano passado, o difícil é provar que isso é do ano passado. Deve haver alguma documentação sobre o exercício a que se refere essa dívida.

    Transparência até na hora de acusar, aliás, principalmente na hora de acusar.

  19. Fabio Martorano
    19

    É lamentavel ver atitudes como essa de Romerito, o mesmo não se contenta em ter deixado o clube na situação que está, ainda fica conturbando o ambiente com declarações levianas. No que diz respeito a Arena Coral, o projeto é sem comentários, a maquete é de uma beleza ímpar e independente de termos Copa no Arruda ou não teremos um Estádio super moderno, adequado aos padrões FIFA, e com capacidade de gerar receita para o clube atraves do seu estacionamento, centro comercial e etc. Show de Bola!

  20. Marco - de Natal/RN
    20

    A maquete tá linda. Se sair do papel vai ser fantástico.
    Mas nessas horas é melhor dar uma de São Tomé…

  21. Concordo contigo, grande Manequinha. Acho até que Edinho possui alguma documentação. Como não tê-las? Acredito que não quis o combate e não mostrou até agora o que tem por uma opção política. Tal opção esgotou-se, dada a conjuntura. Acabou a guerra de posições, a guerra de trincheiras; agora, é guerra de movimento, o conflito é aberto.

    Fico preocupado com uma coisa: achei Romerito muito seguro nas suas acusações. Parecia coisa planejada. Ele tem alguma carta na manga que desconhecemos? Ou é desespero porque a hora da verdade está chegando?

    Mas, bora mudar de assunto e curtir a nossa maquete; vamos pensar no futuro.

  22. João Carlos
    22

    A que ponto chegou o meu querido Santa Cruz. Hoje, é mais importante um dirigente do que o clube. A eleição passou a mais de seis meses e continua essa briga e com a torcida indo na onda. Muitos como eu, ficaram revoltados com a campanha do tricolor do brasileiro de 2006, mas não posso esquecer a campanha do clube em 2005 e com o mesmo presidente. Acusam o tal de Romerito de tudo. Uma nova deretoria é empossada, inclusive com o meu voto, e até agora não se provou nada das acusações existentes. Ou tudo é mentira, ou Edinho está fazendo jogo de cena.
    Eu sou apenas um sócio (em dia) e um simples torcedor, mas não consigo aceitar o que está ocorrendo atualmente também. Se 2006 foi ruim, 2007 está sendo melhor em que? Campanha ridícula no pernambucano, fiasco desmoralizante na copa do Brasil, e, até agora, campanha muito fraca no Brasileiro. Se o Santa Cruz perder o próximo jogo sabem o que pode acontecer: entramos para o grupo com risco de rebaixamento para a 3ª. A diretoria anterior foi taxada, inclusive por mim, de não ouvir a torcida. E a atual está fazendo o que?
    Não que saber de Romerito, Zé Neves, ou seja lá quem for. Eu quero saber é de Edinho: foi pra isso que o elegemos? Não sou torcedor de dirigente, sou torcedor do clube. Não vou bater palma pra nada porque até agora não vi nada de melhoria. Tomara que não tenhamos trocado seis por meia dúzia. O que eu quero mesmo é treinador e jogadores capazes de levar o Santa Cruz de volta à primeira divisão.

  23. Fabiano Pinheiro
    23

    Quem não viu mudança desta gestão pra outra favor frequentar um pouco mais seu clube dito de coração.
    Mesmo assim, precisamos ter a consciência de que qualquer clube pode ter boas e más gestões, bons e maus resultados em campo, ter fases de conquista e de decepção. O que não pode é ser destroçado por ladrões aproveitadores, verdadeiros canalhas corruptos desprovido do mínimo de caráter.
    Quanto à isso, não devemos personificar esse ou outro “salvador”. O salvador do clube somos nós torcedores através de um Estatuto que nos permita exercer a nossa vontade.
    Essa é a mudança fundamental, mais importante do que a campanha do time no pernambucano ou na série B.

  24. Leonardo Jr.
    24

    João Carlos,

    Se você compara os resultados de campo entre 2006 e os de 2007 até agora, tem razão. Ambos não condizem com a grandeza do Santa Cruz.

    Agora você dizer que 2007 não é melhor em nada do que 2006, acho que se você frequentasse o clube no seu dia a dia, e visse os esforços que são feitos para gerir um clube com 20 anos de desmandos e atrasos, veria que a questão não é tão simples assim. Não adianta despejar 20 anos de frustrações na diretoria atual.

    Precisamos basicamente de 2 coisas para reconstruir nosso clube: Tempo e Dinheiro. Dinheiro não temos, e ainda devemos e muito. Nos resta o tempo, que precisa ser tratado como aliado. Caso contrário, estamos cavando nosso próprio sepulcro.

  25. Kiliano Paes-Tricolor de Coração
    25

    Ficou arretado ! só nos resta banir do arruda o seu Romerito e a sua trupe. Vamos ver se conseguimos esclarecer, toda essa nogeira que passou pelo o arruda e ver para onde foi o dinheiro realmente. Vamos lá galera ! nós vamos conseguir !,vamos sair desse marasmo,se Deus quiser e sei que ele quer,é so a gente querer também ! Abraço a todos e Saudações Tricolores !

  26. milton pereira
    26

    Não disse ? Marcelo Ramos não quer jogar fora. Estava “quase” bom para jogar contra o Marília, mas teve uma recaída, e não “vai poder” jogar contra o Paulista, fora de casa. Jogará contra o Ituno, terça-feira, em casa ? Não, não haveria tempo para ele e “recuperar”! O jôgo seguinte será fora também, e vocês já sabem ! Ele não me engana. Nem ele nem Marquinhos Caruaru. São farinha do mesmo saco ! Desconfio que tem clube interessado neles. Será que o Santa sabe e estaria pensando nas indenizações ? Tem gato na tuba ! Mais de um mês para se recuperar dois jogadores titulares absolutos e nem sequer se sabe que tipo de “contusão” eles têm ? Não sou idiota !

  27. Milton, lembre-se que Miro Bahia teve o mesmo tipo de contusão, é mais jovem do que Marcelo Ramos, jogou no dia 12/05/2007 e só voltou ao time na sexta passada, dia 16/06/2007.

    Marquinhos já está clinicamente recuperado, mas não fisicamente. Inclusive, ainda não treinou com bola. Melhor se recuperar totalmente do que correr o risco de se contundir de novo ou comprometer o time com uma atuação igual à de Adriano no jogo passado.

  28. Não sei, mas acho que se Romerito tivesse algum trunfo não exitaria em usá-lo. Quem já desceu em vestiário para espancar jogador não é capaz de sutilezas do tipo guardar cartas para a usar na hora certa.

    Acredito que o destravamento da língua da criatura das trevas deu-se em razão do discurso de Edinho, no qual ameaçou entregar o boné. Oportunismo puro, com o apoio dos escrotos de sempre da nossa “merdia radiofônica”.

  29. Quem faz gestão do tipo que foi feita em 2005/2006 não costuma deixar recibo. Não se esqueçam que a contabilidade de 2006 não foi realizada. O pessoal da auditoria teve fazê-la, baseado nos poucos documentos encontrados, para evitar que o clube fosse punido e poder continuar com seu trabalho.

    Comenta-se que há gente dentro do clube ligado à administração passada, que se comunica com os ex-chefes freqüentemente e já foi flagrado tentando passar documentos para os dito cujos. Nomes: só no bar da piscina, na próxima sexta ou sábado (quando é o jogo?).

  30. Em relação ao projeto, é bonito e, como qualquer outro projeto, pode ser viável ou não. Depende de um monte de variáveis, inclusive de algumas que fogem ao nosso controle e conhecimento.

    É inerente a qualquer coisa que recebe o nome de “projeto” um tanto de incerteza, mas um tanto maior ainda de sonho, de desejo de realizá-lo.

    Um certo grau de ceticismo crítico faz bem, mas em exagero pode acabar em nihilismo e falta de sentido, de objetivo. Afinal,não fosse uma despretensiosa reunião de uns rapazes no pátio da Igreja de Santa Cruz, em 03 de fevereiro de 1914, qual seria hoje o objeto da nossa paixão?

    Se não pode ser o nosso “Santo Graal”, também não deve ser objeto de absolutas descrença ou desconfiança. O plano não é devolver o Santa Cruz à sua grandeza? Não se cobra tanto da diretoria a mudança de discurso? Não pra pensar grande? Então não custa nada acreditar, um pouquinho que seja, nesse projeto, e nele se engajar.

    Não teria sido mais ou menos assim o projeto que resultou na construção do nosso querido Arrudão, matéria inclusive já repetida no blog do santinha?

    Se sair do jeito que está na maquete, maravilha. Se não sair, poderemos, quem sabe ganhar um Arrudão decentemente reformado.

    Projeto marreta é que não dá!

    Saudações tricolores!

    PS: O curinthians, quatro vezes campeão brasileiro, não tem um estádio como o nosso. Quem sabe a gente não começa a nossa “grandeza” por onde eles não conseguem terminar a deles?

    PS2: Meio a contragosto, acho que o aviso de Gerrá não deve ser desprezado, embora mantenha o pensamento acima externado.

  31. Marco - de Natal/RN
    31

    Onde ficaria o estacionamento nessa maquete? É inadmissível que as pessoas não tenham um local seguro para estacionar seus veículos e se tornem alvo de aproveitadores como esses flanelinhas. Da última vez que fui ao Arruda fui assaltado por um safado na frente do posto de gasolina, na esquina do Bompreço.

  32. Marco - de Natal/RN
    32

    Quanto a esse indivíduo que emporcalhou a sala da presidência por dois anos, só uma mensagem: os cães ladram e a caravana passa.

  33. Ricardo Araújo de França
    33

    Será um sonho pra todos os tricolores,esperamos que esse projeto saia logo do papel e ponha em prática,para a alegria de todos os torcedores corais.E que o governo do estado se senbilisi p/ ajudar este projeto que muito importante não só prara todos os tricolores e sim para todo povo Pernambucano.

  34. JOAO PEDRO
    34

    ei ja ta certo mesmo ?
    que vai ter o jogo nu arruda ?
    vai ser feita essa arena ?

    vamos la SANTA CRUZ ! ! ! ! !

  35. o q adianta uma arena dessa e o time na terceira divisão do brasileiro

  36. No Brasil só o São Paulo, quem sabe o Santa chega lá!!!
    “porque á seleção joga no arruda porque é o melhor “!!!

  37. voos fazer um cetenario como nenhum time do brasil fez todo jogos do anos do cetenari comais de 45mil pessoas no mundão

  38. Dr. Medeiros
    38

    De que adianta um estadio tao grande e maravilhoso e o time? por quem vamos torcer? sera que parte desse investimento nao seria melhor estruturar um time que possa tirar o Santa FCruz dessa situacao? pensem nisso…termos um estadio que e um coloso e ver o Sport e nautico usando para seus classicos.

  39. éééééééh isso ai vamo mostra pq somos um dos maiores estádios do brasil!!!
    dalle meu santinha

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>