Teimosia não ganha jogo

contra méxico

Não aguentaria assistir a uma copa sem comentar. A vida é uma corneta, disse Dimas, depois de arrotar bolinho de bacalhau. E a copa está boa demais, com jogos divertidos e empogantes. Só que a canarinha…

Vou direto ao ponto: pra mim, Felipão acabou com o jogo contra o México. E é isso que me preocupa, pois estava confiante nas intuições de nosso técnico. Depois do jogo, voltaram minhas velhas irritações com o sargentão, embora não sejam maiores das que tenho com Parreira. Inclusive, a decisão de juntá-los, na época, deu-me alguns calafrios. Porém, a Copa das Confederações calou-me e fiquei na minha, torcendo. Por genética, por causa de um povo do futebol que gosta de jogo bem jogado, queria a seleção pra cima do adversário. Claro, o time pode melhorar, mas só está, até agora, gerando desconfianças. Enfim…

Felipão escalou errado. Entrou de cara com Ramirez no lugar de Hulk. Ramirez joga de meia na Inglaterra porque o futebol inglês… Invencionice, pra brasileiro ver. Ramirez é volante. Assim, a seleção jogou com três volantes. Perdeu o meio-campo. Era defesa e ataque. E só. Felipão, querendo marcação e armação no meio-campo, poderia entrar com Hernanes, pois este sim joga como meia-armador e sabe marcar. Por que não Willian? Ah, porque Willian é substituto de Oscar, logo, não podem jogar juntos.

Na partida, Felipão começou seu costumeiro surto de teimosices. Insistiu com Paulinho, mesmo com o jogador pedindo para sair por causa do desempenho medíocre. Felipão tem essa mania de técnico brasileiro de manter jogador a todo custo — conhecemos essa maldição, pois é típica dos treinadores do Santinha. Tudo pela família, tudo pelo grupo! Papo…

Se queria manter volante que se infiltra na defesa adversária, tudo bem, escalava Fernandinho, que faz isso no City. Ou ainda Hernanes, para cadenciar o jogo e tocar a bola (aliás, cadê o toque de bola? Virou espécie em extinção no futebol brasileiro?). Ou até recuava Ramirez para segundo volante. O elenco canarinho oferece várias opções, mas Felipão manteve o novo ungido de sua teimosia.

Depois, colocou um jogador de clube, Bernard. O time ficou esparramado pelo campo. O Brasil precisa jogar de forma compacta, marcando no campo adversário. Alguém precisa tocar a bola com Oscar — deixá-lo na ponta é outro erro. Oscar, apenas marcando, é desperdício ululante.  E, ao recuperar a bola no campo defensivo, a seleção necessita tocar a bola. Bernard não faz nada disso. É jogador para colocar em situações de muita retranca do adversário ou de desespero. E, se Fred é outro jogador de clube, Jô é o quê? E cadê Willian, rapaz? O cara entra faltando cinco minutos. E no lugar de Oscar? Pela Lei da Obstinada Teimosia (LOT — droga que causa profunda neurose de repetição no futebol), Willian não joga com Oscar. É de lascar. E, se são verdadeiras as notícias de que Hulk tinha condições de jogo, sua manutenção na reserva foi outro erro calamitoso.

Estou preocupadíssimo com as oitavas. O jogo que daria confiança era contra o México. Era estratégico, justamente porque era depois da Abertura, um jogo complicado, por definição. Era jogo para a seleção mostrar a que veio. Não mostrou, muito pelo contrário. E a partida contra Camarões não me dará tranquilidade, pois, salvo engano, pelo que vi entre México e Camarões, os camaronenses são fraquinhos. O Brasil ganha — se não ganhar bem, é preferível chamar o Santinha para o restante da Copa; se empatar ou perder…

Mas é o tipo de jogo que não garante confiança para as oitavas. E confiança é um bem preciosíssimo para nossos jovens jogadores. A família Scolari une grupo, solidifica vínculos, mas não consolida jogo bem jogado — confiança é valor conquistado dentro do campo.

O Brasil não chegou nem perto das unhas de Alemanha, Holanda e Itália.

Parece com Portugal.

Mas o México não jogou bem? Jogou, sim, como uma boa seleção mediana. Não é nenhuma assombração, ainda mais em copa do mundo. O time não é sua espetacular torcida.

Para nossas óbvias pretensões, empatar com o México foi de lascar.

61 Comentários

  1. Tricolor Revoltado
    1

    Perrusi,
    a seleção de ontem parecia o Santinha dos mil empates: meio mundo de gols perdidos, um volante (Paulinho) estilo Memo das vacas magras e um atacante, Fred, que Caça-rato, em seus piores momentos, não jogaria tão ruim quanto ele.

  2. Felipão convocou dois cetroavantes fracos, em nome desse discurso ridículo de família escolari. Fred além de nunca ter sido um grande jogador, está há um bom tempo fora de forma, fazendo um gol a cada cinco jogos no brasileiro. É improvável uma seleção ser campeã sem o definidor. Mesmo em 82, com aquele timaço, não aconteceu, e olhe que Chulapa logava dez mil vezes mais do que Fred. É torcer para que ele comece a fazer gols e ganhe confiança.

  3. TRICOLAÇO
    3

    Fred deve tá comendo alguém lá…!

  4. TRICOLAÇO
    4

    E o Santinha…?

  5. Com Fred em campo o Brasil joga sempre com dez. É fróide!
    Ha, senti a falta do juiz japonês também!

    • kkk o japones foi o principal desfalque da seleção e provavelmente não vamos contar mais com ele pro resto da copa.

    • Essa imprensa….sempre querendo tumultuar.

      Esse T com os punhos, indepndente de ser feito pela organizada é o Tezão de Tricolor.Muita gente faz essa associação.

      Seja bem-vinda à nossa torcida, Sra. consul-geral americana. Prova que tem bom gosto.

    • Eduardo Ramos
      6.2

      Pra mim, é T deTricolor!

  6. Eduardo Ramos
    7

    Paulinho, Fred e Renatinho, digo, Bernard, é sacanagem.

  7. Roberto Gomes
    8

    Essa impren$a gosta de fazer intriga e criar factóides para tumultuar o ambiente no Santa. Esse “T” que a cônsul dos EUA fez é de TRICOLOR” nada haver a apologia da Torcida Organizada Inferno Coral. “T” de Tricolor. Isso é inveja, pois queriam que ela fosse torcedora da coisa

    • O “jornalista” percebeu que fez m* depois que a torcida do Santa chiou e modificou o texto, que não cita mais a frase “gesto usado por uma torcida organizada”.

      Ainda colocaram a notícia no subtítulo “humor”.

      Pense numa imprensa nojenta e vendida essa daqui.

  8. Essa cônsul americana é uma pessoa de muito bom gosto. Quando chegar lá nos Steites vai falar muito bem do nosso Santinha.
    Lá estava ela com sua filhinha com a camisa do Santa também.
    Vai deixar saudades senhora Usha Pitts

  9. Hélio Mattos
    11

    Eu quero é ver gol do Santinha no Arrudão!

  10. TRICOLAÇO
    12

    Não nos sentimos bem quando um atleta com serviços prestados deixa o club, principalmente por não mais mostrar o desempenho que conquistou o carinho do torcida, mais o futebol é assim mesmo. Desejo toda sorte ao Luciano Sorriso e agradeço as alegrias que nos deu. Vá com Deus meu Amigo!

    • Pois por mim ele e mais alguns demoraram e muito pra sairem e arrumarem outro clube por aí.

      Sorriso demonstra ser um cara de grupo e correto. Mas dentro de campo estávamos com um jogador a menos.

      Danilo Pires não se demonstrou nenhum craque mas pra o que viamos no time deu uma luz ao time que antes não tinha.

    • Hélio Mattos
      12.2

      Concordo.

  11. Já que foi confirmado a contratação do Bileu. Espero que venha pra o Santa o Bileu ex-ABC e não o Bileu ex-coisa que não fez nada:

    http://www.abcminhavida.com/2014/01/bileu.html

  12. Arnildo Ananias de Oliveira
    14

    TIVESSEM GANA E IRÃ UM POUCO MAIS DE MALÍCIA

    – ou, como diria o finado João Saldanha, fossem “menos inocentes” – hoje as “poderosas” seleções da ALEMANHA e ARGENTINA teriam dançado.

    Queria ver a cara do Hitlar, se vivo fosse, levando esse “calor” de quem chamava de sub-raça.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  13. Arnildo Ananias de Oliveira
    15

    E NÃO ESQUEÇAM O CLAMOROSO PÊNALTI NÃO MARCADO, CONTRA A ARGENTINA.

  14. ERNANI J BARBOSA
    16

    A COPA TAI PARA DELEITE DOS INCAUTOS, os que tem origem e raízes, nos CORAIS SANTACRUZENSES, continuamos órfãos do NOSSO CENTENÁRIO.
    1) Faltando o LIVRO DA HISTORIA DO CLUBE
    2) E o SHOW DO CENTENARIO para obter os recursos minimos para o CT NINHO DAS COBRAS/RODOLFO AGUIAR
    3) E o JOGO DO CENTENARIO – partida AMISTOSA INTERNACIONAL para inauguração do PLACAR ELETRONICO e CAMISA OFICIAL DO CENTENÁRIO
    4) E O DVD DO CENTENÁRIO contando em FILME A SAGA DA NOSSA HISTORIA E CONQUISTAS
    4) E O NOSSO CARTÃO DE FIDELIDADE DE UMA BANDEIRA BANCÁRIA reverter obtenção de recursos para REFORMA

  15. ERNANI J BARBOSA
    17

    Desculpem!
    Continuando: errata – numero 4 e 5
    6) E o PROJETO DA ARENA CORAL e CENTRO EMPRESARIAL (é obra de assombração e moeda de politico????)
    7) Temos ADMINISTRAÇÃO e Marketing!!!!
    8) Este é ano eleitoral no Brasil e no SANTA TAMBÉM, por isso senhores mãos à obra, caso contrário, CENTENARIO ZERO.

    E salvem,salvem o NOSSO ETERNO E GLORIOSO!
    Que a FORÇA ESTEJA SEMPRE DO NOSSO LADO! E a Fênix seja nossa
    eterna inspiração!!!

  16. André Tricolor Virtual
    18

    Sou mais DM9 do que Fred …

  17. E esses gramados maquiados dessa copa ein?

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    20

    ESTOU IMPRESSIONADO COM A EVOLUÇÃO TÉCNICA DO FUTEBOL

    norte-americano. As mulheres já são as melhores do mundo, há muito tempo. Os marmanjos estão procurando seus espaços e o futebol – por culpa do Pelé – parece que “pegou” mesmo, na Terra do Tio Sam: depois dos brasileiros foram eles que adquiriram a maior quantidade de ingressos.

    Vi no jogo de hoje vários lançamentos corretos de 30 a 50 metros. Espero que o nosso Memo tenha visto essse jogo. Eles têm um técnico que entende TUDO de futebol, um goleirão e mais 3 ou 4 jogadores com condições de jogar em qq equipe de ponta do futebol mundial. Acredito que dentre em breve não participarão mais como mero coadjuvantes.

    Hoje, por causa de duas merdas consecutivas de um tal de Bredley, deixaram de sair de campo já classificados.

    É o que penso.

    SAUDASANTA

  19. Arnildo Ananias de Oliveira
    21

    TENHO ACHADO UM EXAGERO ESSES 5 MINUTOS DE ACRÉSCIMO QUE SE VULGARIZOU NESTA COPA.

    Aliás, o Atlético de Madri perdeu aquele título pro Real, por causa disto.

    SAUDASANTA

    • Eduardo Ramos
      21.1

      O correto seriam 3 minutos. E o mais correto, nunca deixar um craque sem marcação. Que o digam o Irã e o Tio Sam.

  20. Eduardo Ramos
    22

    Defeitos existem até nos países mais desenvolvidos do mundo, todavia, não há de se negar o sucesso da Copa do Mundo 2014.
    Os que torceram, e torcem, contra, estão frustrados. Incluo o prefeito do Recife que sumiu ao ver que o boicote não deu certo. Até a golpista Veja reconhece o sucesso, ainda que, menospreze o legado em infraestrutura.
    O Brasil está de parabéns! Que as diferenças políticas não entrem em campo. Hoje, nossos eleitos são Felipão, Neymar e turma.

  21. Até Nicolelis estão malhando. Torcem escancaradamente para o fracasso do país.

  22. Arnildo Ananias de Oliveira
    24

    ESSE SANTOS FC É REALMENTE UM CLUBE ABENÇOADO.

    Já dia nos presenciado com um tal de PELÉ. E, agora, nos dá esse garoto chamado NEYMAR. É brincadeira.

    SAUDASANTA

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    25

    MEUS PÊSAMES À FAMÍLIA DE NOSSO EX-TÉCNICO GIBA

    que faleceu hoje, prematuramente, aos 52 anos, em SP.

    SAUDASANTA

  24. Arnildo Ananias de Oliveira
    26

    Ñ NEGO, TORCI PELA “AZURRA”.

    EM TERMOS DE FUTEBOL gosto tanto dessa desgraça do URUGUAI quanto dessa outra desgraça da COISA. Diferentemente da Argentina, com a qual temos um nº parelho de vitórias (um pequeno “superavit” talvez), temos LARGA vantagem de vitórias frente ao Uruguai. Entretanto, quando o jogo vale realmente alguma coisa (VTNC) – salvo aquele da Copa de 70 em que o Rei do Futebol deu uma cotovelada tão bem dada na cara do uruguaio que o perseguia com seguidas faltas e o juiz ainda marcou falta contra eles – não tenho outras boas lembranças significativas.

    Ainda não tinha 2 anos quando aconteceu esse tal de MARACANAÇO. Mas, acho que herdei do meu pai a mesma antipatia que o velho nutria, EM TERMOS DE FUTEBOL, por essas duas coisas ruim. Ademais, essa dupla de times (PEÑAROL + NACIONAL) foram, na minha adolescência, os maiores “papa-títulos” de LIBERTADORES, como também de MUNDIAIS DE CLUBES. É certo que naquela época os brasileiros torceram o nariz, por mais de uma década, pelo título da Libertadores e, quando vieram a valorizá-lo, os “hermanos” uruguaios e argentinos JÁ TINHAM SE EMPANTURRADO de títulos.

    Mas, nada melhor que acabar de vez com essa frescura de Maracanaço, com uma nova lapada, tal qual fizemos em 70 e, de preferência, numa final. Haja coração! Antes porém, gostaria de vê-los cruzando com a Argentina PRA VER O CIRCO PEGAR FOGO.

    SAUDASANTA

    P S – Alguém sabe informar onde será nosso jogo contra o Vasco? Será no Maracanã? A se confirmar essa mudança de local tô pensando ir pois lá em São Cristóvão ñ vou. A barra é pesadíssima. Inclusive, já fui assaltado, à mão armada, no Carnaval de 74, na Barreira do Vasco, saindo da quadra coberta cruzmaltina, lá em São Januário. O popularíssimo Vasco da Gama é o ÚNICO Clube grande do RJ que não fica na Zona Sul. Essa talvez seja essa uma das razões de sua enorme e apaixonada torcida.

    E continua nossa preparação pra depois da Copa:

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=21128

  25. Vejam que a tabela se desenhou à feitura para a Alemanha. Se terminarem em 1o do grupo pegam Holanda, Vencedor do grupo da Argentina e cinco babas no seu emparcelamento.
    Como vão jogar depois do grupo da Argentina, caso a Argentina fique em segundo e venha para o lado do Brasil (que ja conta com Uruguai e França) alguém duvida que eles vão para “apenas” empatar com os EUA e ficarem em segundo?
    Agindo assim pegam o emparcelamento do outro lado, que só terá de forte a Holanda.
    Resumindo, se a Argentina for segundo do seu grupo, a Alemanha se agrupa com:
    Se ganhar dos EUA: Brasil, Uruguai, Argentina e França.
    Se empatar com os EUA: Holanda.
    Quem vocês preferem?
    É froids!

    • ops, esqueçam essa teoria… o empate dá aos alemães o primeiro lugar pelo saldo de gols, perdendo correm risco (apesar de pequeno no saldo de gols).

  26. Arnildo Ananias de Oliveira
    28

    TÔ GOSTANDO MUITO DO RITMO DE TRABALHO QUE O SG TÁ IMPONDO AO ELENCO,

    nesse recesso de série B, por conta da Copa do Mundo. Jogo treino marcado pra sábado no Arruda, contra o Vera Cruz, às 8:30 h. WESCLEY já regularizado. Bileu e Keno, a caminho disso.

    Q OS DEUSES NOS AJUDEM PRA ESTARMOS NA SÉRIE “A”, EM 2015, nesse processo de recomeço, cujo primeiro passo foi dado em 2012, com nosso acesso a série C (já fortalecidos com o título do PE, em 2011). SERÁ PRECISO “MATURARMOS” ALGUNS ANOS NA SÉRIE A, sem cair, pra sonharmos com glórias futuras como a Conquista de um Brasileirão, etc.

    SAUDASANTA

  27. Arnildo Ananias de Oliveira
    29

    JOGO VASCO X SANTA PODE SER NA ARENA AMAZÔNIA.

    Olha, andei por Manaus a trabalho nos anos 70, ocasião em que o NACIONAL de lá costumava fazer misérias no Brasileirão e minha percepção, pelo menos naquela época, era de que no Amazonas e demais estados (outrora territórios federais) a saber: AC, RO e RR, tal qual ocorria com o Flamengo no Nordeste, o Vasco dominava a região Norte, em termos de POPULARIDADE.

    Na quinzena que passei por lá, o Vasco do (então centro-avante) Roberto Dinamite enfrentou o Nacional (do centro-avante Campos que depois fez sucesso no Atlético/MG) e, nessa oportunidade, contou com a torcida em peso do rival Rio Negro. Jogo de excelente público com vitória vascaína com um gol de pênalti (arrumado) se não me falha a memória.

    Não é à toa que estão levantando tal hipótese:

    http://www.folhape.com.br/blogdeprimeira/?p=93315

    Talvez seja até pior jogar lá (em termos de torcida contra) que em São Januário. Entretanto, entendo que essas arenas sejam estádios INTEIRAMENTE NEUTROS e rezo também pra que o Luverdense mande seu jogo pra Arena Pantanal, em Cuiabá, quando formos jogar lá.

    SAUDASANTA

  28. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    O FUTEBOL NADA MAIS É QUE UMA MODALIDADE ESPORTIVA COMO OUTRA QUALQUER?

    OLHA, depois de muito tempo, pelo que vejo, tendo a concordar com o finado Nelson Rodrigues:

    O FUTEBOL É, REALMENTE, A PÁTRIA DE CHUTEIRAS E CALÇÕES.

    E não estou me referindo, especificamente, à Canarinha. Observo esse Nacionalismo exacerbado no futebol, em QQ SELEÇÃO DO MUNDO. Quer países com tradição no FUTEBOL, ou não. Desde o pessoal da Nigéria, passando pelos da Terra do “soccer” até à Campioníssima Itália, TODOS , cantam seus respectivos hinos fazendo quase explodir seus pulmões.

    REALMENTE, O FUTEBOL É UM ESPORTE DE APELO MAIS QUE DIFERENCIADO.

    É só ver a vibração num gol do MESSI ou de qq outro monstro sagrado, de OUTRAS NACIONALIDADES.

    Conheci um Engenheiro pernambucano, quando ainda era um estagiário do 4º Distrito de Obras da Prefeitura de Recife, que depois daquele catástrofe de 50 no Maracanã, onde o mesmo esteve presente, NUNCA MAIS NA VIDA VOLTOU A PISAR NUM CAMPO DE FUTEBOL.

    Entretanto, já vi coisa (VTNC) parecida no voley – quer na seleção masculina, quer na feminina – mas, semanas depois, todos já tinham esquecido.

    É isso aí. Isso é o futebol.

    SAUDASANTA

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  29. Na Arena PE estão jogando O tricolor (USA) X o rubro negro (Alemanha).
    Já escolhi prá quem torcer. Dá-lhe tricolor!
    O melhor gramado da copa. Estão de parabéns.

  30. Arnildo Ananias de Oliveira
    32

    PUTZ, NUNCA FUI TÃO USA, DESDE CRIANCINHA, NA MINHA VIDA!

    Como é que o DEUTSCHLAND vem jogar, logo em RECIFE, com um padrão desses? Sinceramente, podem até ganhar de goleada no 2º tempo mas, SE DEPENDER DE MIM, tomam no fiofó, EVIDENTEMENTE.

    SAUDASANTA

  31. Gana claramente vendeu o resultado, ganhariam de Portugal se quisessem. Não correram nada, teve uma cabeçada dentro da pequena área propositalmente pra fora e aquele teatro do segundo gol de Portugal. Engraçado é a imprensa não tocar no assunto, a mordida desviou atenção de uma das maiores safadezas desta copa, que foi esse grupo.

    • Jr, pra mim o que quebrou Gana foi a confusão e afastamento de Boateng e Muntari dois dos princiapis jogadores desse time.

      Com time completo e motivado Gana venceria Portugal.

  32. Vi no jcoisa uma reportagem falando sobre Sandro Manoel sendo o melhor passador de bola da série b( o que só confirma a boa temporada que ele vem fazendo) segundo um site de estatísticas de futebol Footstats, por sinal muito bom pra quem curte acompanhar desempenho e estatísticas dos times e jogadores:

    http://www.footstats.net/campeonatos/brasileiro-serie-b-2014/estatisticas/

  33. Valmerio Santana
    35

    Novo goleiro contratado
    opopularmm.com.br/tecnico-culpa-alex-alves-e-o-rebaixa-no-elenco/

  34. Valmerio Santana
    36

    Desculpem, saiu repetido!

  35. É brincadeira iss de trazer um quarto goleiro de 27 anos. Putz… essa só pode ser coisa de Sandro.

    Pra que trazer um cara com 27 anos de fora, que nunca se destacou e ainda por cima foi escanteado no poderoso Mogi-Mirim?

    Nunca vi nem terceiro goleiro jogar no Santa, imaginem o quarto…

    Pra mim quarto goleiro sempre foi e sempre será o goleiro titular do sub-20…. ou não?

    Mas Sando amigão, que já trouxe mais um chapa dele para uma boquinha como auxiliar técnico deve estar com carta branca para torrar a grana do clube assim.

    • Eduardo Ramos
      37.1

      Se era pra trazer um reserva, eu preferia Camilo, reserva no ABC.

  36. santana Moura
    38

    Só sei que se eu não ver o boleto atestando que Dilma comprou a trave, a copa,etc, não ficarei sossegada, pois não dá pra sofrer assim, já basta o Santa!rsrsrsrs

  37. TRICOLAÇO
    39

    E isso se chama farra de empresário.

  38. A cobra coral
    40

    Santa Cruz RH Gente e Gestão está demais.

    O diretor de Gente e Gestão Sandro amigão continua contratando.

  39. A Costa Rica é um pequeno país da América Central com aproximadamente 5 milhões de habitantes. É a grande surpresa desta copa. Seu povo é considerado o povo mais feliz do mundo e com essa classificação prás quartas de final da copa, está muito mais feliz ainda.
    Faça uma pergunta aqui: por quê será que esse povo é tão feliz?

  40. É preciso estar atento, Sandro não é confiável. No apagar das luzes da copa do mundo, conseguiu empurrar um goleiro goela abaixo no clube. Achei a contratação de Keno equivocada, joga mesma coisa de Adilson, Pingo, Caça. Sobre Bileu nunca ouvi falar, duvido que seja uma boa contratação. O problema no Santa é que pra concretizar uma boa contratação (Wesclei), temos que trazer mais uns três jogadores que pouco acrescentarão, ou seja, a cada negociação temos que alimentar abutres.

    • Bileu enquanto esteve no ABC até ano passado foi muito bom!

    • Ótima notícia, mas a prática de inchar o elenco continua a todo vapor no Arruda. É a especialidade de Sandro. Demoramos meses, anos pra nos livrar de uns três pernas de pau e em duas semanas já chegaram 3 jogadores que no máximo estão no mesmo nível dos que foram embora. Wesclei é bom jogador.

  41. A cobra coral
    43

    Santa Cruz Recursos Humanos tem um diretor amigo de empresários, e o político permite.
    Depois vem com pires na mão pedindo dinheiro, isso sem falar nos bingos, rifas e jantares de adesão.

    • Uma diretoria que vive administrando um clube com bingos, jantares e rifas é prá fazer a gente rir e chorar.
      O futebol de hoje não perdoa amadores!

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *