O peru e o jogo

É inegável o charme de Dimas

Estava sóbrio. O mundo fica muito estranho. Para vivê-lo com alguma lucidez, precisamos estar chapados. Apareci, uma vez, no Carnaval, completamente de cara. Vi a Matrix, estava tudo preto e branco, uma morgação total, e até o maracatu era uma série incompreensível de equações matemáticas. Tomei umas, as cores voltaram, a matemática virou partitura, a partitura, som, e o som, música.

Por isso, minha angústia: estava sóbrio num jogo do Santinha. Jogo do Santa é pior do que Carnaval, pois sua matrix é perigosa, revira o estômago e pode endoidar. Uma vez, na série D, fui a um jogo de cara… er… bem… deixa pra lá. Com Frevo-Cola, um toque de Rivotril, tudo muda, e até o gramado fica verde. Mas cometi o erro, é fato. Cheguei atrasado ao Caldinho do Bonitão (nome cheio de encanto sensual, e que, inclusive, atrai todas as gatinhas tricolores à procura de novos mundos, novos objetos, etc e tal), lugar onde Ducaldo realiza sua compulsão aditiva por caldinhos e onde fica, habitualmente, a família Lins. O pessoal já ia embora. Não dava tempo nem de tomar um copo de cerveja.

Sim, a família Lins estava lá. Bebericara cerveja  e sorvera infindáveis caldinhos. Sorver?! Justo, pois Ducaldo defende que “sorver” é o verbo correto para beber-aspirando-com-ruído. E não discuto com o Senhor dos Caldos. Já o vi fulminando com um raio o poeta-doutor De Paula por causa de uma querela sobre violão. Pois bem, o contato sóbrio com a família Lins, ainda mais chapada de cerveja, seria mais estranho do que o Carnaval e o Santinha sem bebida. Não é de ficar otimista com o gênero humano, posso garantir. Vê-los, assim, assado, sem álcool no sangue, sei não. Caros tricolores, a emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo da família Lins tomada pelo etilismo.

Olhava sobriamente meus amigos e morria de terror. Até a morte pode morrer, diante desses cabras, pensei.

Felipe parece um Odin. Olha do alto, sempre calado. Existe algo irônico no seu silêncio. Constrangido, sem saber o que dizer, tenho a necessidade injustificável de me justificar. E falo qualquer besteira. E sinto que Felipe deseja apenas o silêncio e que eu fique num estado de quem se cala ou se abstenha de falar. Como eu insistia, pois, nervoso, viro uma matraca atômica, Felipe enfim proferiu algo:

“Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente”

_Aaah… Exclamei. Acho que, realmente, ele queria que me calasse. Pensei em recitar “O Pequeno Príncipe”, esse tragédia da escrita humana, mas temi pela minha vida. Diante do indizível, é melhor ficar calado.

Já Murilo… Bem, o cabra é alto pra dedeu. É difícil conversar com alguém olhando sempre pra cima. Dói o pescoço. E demora um tempo para que a informação saia de sua boca, atravesse a distância de sua altura e chegue à minha moquidão. Por isso, sempre converso com a interjeição “hein?!”. Acho que isso o aborrece. E, bêbado, tem a mania de prosear mundos desconhecidos.

“A coisa mais misericordiosa do mundo, creio eu, é a incapacidade da mente humana em correlacionar todo o seu conteúdo. Vivemos numa plácida ilha de ignorância em meio a negros mares de infinito, e não está escrito pela Providência que devemos viajar longe. As ciências, cada uma progredindo em sua própria direção, têm até agora nos causado pouco dano; mas um dia a junção do conhecimento dissociado abrirá visões tão terríveis da realidade e de nossa apavorante situação nela, que provavelmente ficaremos loucos por causa dessa revelação ou fugiremos dessa luz mortal rumo à paz e à segurança de uma nova Idade das Trevas.”

_Carai, isso é Lovecraft!

Ele me olhou satisfeito. Enfim, eu entendera o que dizia.

_Cthulhu – disse.
_Hein?!

Ele fez um meneio na cabeça. Desistiu de mim e olhou reto, provavelmente, as nuvens. Voltei, assim, a minha atenção a Dimas, o terceiro Lins, nosso Editor-Mor. Fiquei estupefato. Dimas era um… peru?! Meu Deus, o cabra não seguira os conselhos da sábia do blog, Santana Moura. Ele era a própria insegurança de véspera. Fenecia de angústia antes do jogo.

_Dimas?! Perguntei, meio vacilante.

Foi aí que escutei seu grito de horror, sua visão de cadafalso:

_A-glu-glu-glu-glu!

Dimas apontava para seu pescoço. Tirou um canivete do bolso. Queria me dar o objeto cortante. Fiquei na dúvida.

_Você é um peru ou uma galinha de cabidela?
_ A-glu-glu-glu-glu!

Era um peru, com certeza. Onde estava Santana Moura? Como curar uma síndrome do peru? Pensei num supositório. Dimas leu meu pensamento.

(Os perus têm esse poder. Tentam nos explicar, mas ninguém entende)

Exclamou, mais do que aflito:

_ A-glu-glu-glu-glu!

Talvez, um supositório não fosse uma boa. Não encontrava uma solução. Aliás, pra que uma?! Pensando bem, era engraçado ver Dimas como um meleagridídeo. Estava gordo e garboso. Parecia comer muita fritura e todos os petiscos incrivelmente gordurosos dos bares de Recife. De alguma maneira, aparentava felicidade.

Bateu o lado perverso, não resisti e… assobiei.

A resposta foi imediata:

_ A-glu-glu-glu-glu!

E assobiei, e assobiei, e foi glu-glu pra danar. De fato, Dimas estava muito divertido.

Chegamos à frente da entrada das sociais. Dimas vacilou. Entendi seu medo. Podia ser trucidado. Não era Natal, mas ali, nas sociais, há gente que  gosta de carnificinas e assassinatos de reputação. Muito sangue de peru escorre naquele lugar. Mas Dimas foi para as cadeiras, lugar de aves raras, mas seguro. Achei que ficaria mais tranquilo ali.

Desencanei.

(…)

E o jogo? Bem, assisti sóbrio à partida. Assim, peço desculpas aos tricolores pela análise cartesiana e retilínea.

Gostei da escalação. Zé Teodoro, nas emergências, escala corretamente, seguindo o desejo da torcida. E tinha Maisena na lateral…

Um pequeno intervalo: alguém explica como esse jogador não aparecia nem no banco? Pra que improvisar Memo na lateral, se existia Maisena? Não entendo. Admito até a genialidade de Zé Teodoro, mas é o único gênio que conheci com 60 de QI. Só colocar agora Maisena para jogar é uma aberração ou então produto de uma mente tão iluminada, que incompreensível.

Mas a escalação só tinha um defeito: Wesley, como volante. Aliás, em qualquer posição, Wesley vem destoando. Não marcou, nem armou. Por isso, jazia na frente da zaga um buraco. Como não chovia, a sorte nos ajudou e houve um toque evidentíssimo do sobrenatural. O “homem invisível” contundiu-se. E Zé pulou de alegria, e dançou o ula-ula da felicidade, e fez poemas líricos para a Inferno Coral. Podia agora escalar Xicão. E deu certo, pois o jogador mais popular do Arruda preencheu uma lacuna tática evidente: a falta de marcação do segundo volante. A ausência de marcação fora um erro tático de Zé Teodoro ao escalar Wesley. Nosso técnico sabe separar o joio do trigo, mas escala o joio.

Claro, não assumiu o erro e aproveitou para fazer elogios a Xicão – no fundo, ao elogiá-lo, ZT elogia a si mesmo. E, agora, estamos condenados de vez a Xicão. Já estou conformado e deixo essa discussão pra lá, contanto que o time seja escalado corretamente. Dois volantes marcadores e dois meias — pronto, estou satisfeito. É suficiente para a série C. Assim, o Santa, no segundo tempo, apresentou o esquema tático do feijão-com-arroz (tão evidente e tão solicitado) e trucidou a Águia, que virou pombo e, depois, um rouxinol de fragilidade.

É impossível não ficar otimista com uma goleada de 6×1. Mas sou gato escaldado. Fiquei assim quando da goleada contra o Icasa. Quebrei a cara. E agora? Voltei a um otimismo moderado pela razão – sim, é o preço da sobriedade. E isso significa que quero ver o que vai acontecer contra o Guarany de Sobral. Se ganha, engrena de vez. Se perde ou empata, as dúvidas voltam, novamente.

E o restante do campeonato permite tudo, menos dúvida.

116 Comentários

  1. Artur, muito fofo teu texto.
    Dimas estava se borrando todo … hihihihi.
    E eu também. Nem fui pro jogo, fiquei em casa com as crianças ouvindo pelo rádio.
    O problema de Zé Teodoro é falta de amor próprio, ele gosta de ter seu ego massageado. Pronto, ele teve ontem…. por Chicão.
    Bjinhos

  2. Hehehehe!

    Nada como uma crônica engraçada e bem escrita para arrematar um fim de semana perfeito.

    Genial essa com o Dimas transmutado em peru.

    PS: tive o prazer de conhecer o grande Enildo, uma das nossas enciclopédias, pessoalmente. Encontramo-nos (ui!)na lojinha do clube – eu, sozinho; ele, acompanhado do filho Pedro e do irmão (perdão, Enildo, ouvi mal o nome e não consegui decorar).

    • Grande Ducaldo, a encicoplédia que juntamente com Arnildo nos faz conhecer e relembrar os áureos tempos da nossa infância/adolescência em que nos sagramos o verdadeiro “Terror do Nordeste no Gramado”!. Saiba que o prazer foi recíproco, companheiro. Ah, o nome do meu mano é Evaldo.

      Saudações Tricolores!

  3. A-glu-glu-glu. A-glu-glu-glu A-glu-glu-glu A-glu-glu-glu!

    E tem mais: A-glu-glu-glu!

    A-glu-glu-glu,

    Dimas Lins

  4. Artur, a análise do jogo está perfeita, atendo-se apenas ao essencial.

    A pergunta a respeito de Maisena correu as arquibancadas ontem.

    Será que Zé Teodoro tem pendores sádicos? Sim, por que nos fazer aturar Diogo e Arroz, tendo esse rapaz no elenco, é coisa de sádico.

  5. Artur,

    como sempre, fantástico… nunca pensei que ia ver alguma relação entre Cthulhu e o clube do Santo nome…

    Agora tudo é compreensível… está tudo lá… preste atenção que você vai entender… como não é possível relacionar um universo caótico, cruel e desprovido de sentido que caracterizava os contos lovecraftianos, com o Mais Querido?

    Estava na nossa cara e ninguém percebeu… até hoje…

    Um forte abraço!

    • O Santinha, para Lovercraft, é uma criatura com tentáculos 😉

      Abração, meu chapa.

  6. Roberto Gomes
    6

    A dupla de zaga deve ser :

    Edson Borges e Vagner

  7. rubemjunior
    7

    Espero que o ZT mantenha esse esquema de jogo do segundo tempo, e que saiba escolher realmente os melhores. A defesa precisa ser analisada com mais carinho.
    Será que essa defesa Everton e Valter não é a ideal? Só zt poderá desvendar.

    • Tribomjardim
      7.1

      Vamos dar vez a Ramalho….é bom ter opções……….

    • Rubem Jr, Tu tas elogiando a manutenção de Everton sena no time.

      Que milagre é esse?? hehe

    • rubemjunior
      7.3

      Renan,

      Falei será? Não afirmei.

      Everton Sena das vezes que entrou no decorrer das partidas, nunca foi igual quando começa na real posição. Talvez ele seja zagueiro de área, e nunca volante ou tapa buracos como zt gosta de colocá-lo.

  8. O Santa Cruz terá uma oportunidade singular de classificar-se nessa fase. Pra mim, o jogo contra o Guarany é emblemático: se ganharmos daremos um passo fundamental a classificação e a goleada contra o Águia não seria o acaso (como foi de certa forma contra o Icasa). Se perdemos, volta a incógnita da desconfiança.

    O Guarany tem apenas 4 pontos. Curiosamente contra os Pernambucanos. Empatou com o Santa na estréia e venceu o Salgueiro no Ceará. Por isso, a vitória contra o Guarany é essencial. Afinal de contas se não vencermos o lanterna da competição qual o clube que venceremos?

    Não há desculpas. O Santa tem um elenco forte para viver à mingua de vitória apenas dentro do Arruda. Tá mais que na hora de vencer fora de casa. Uma eventual derrota colocorá novamente em xeque a campanha do time. E se ZT deseja ver o Arrudão com 50 mil pessoas, é bom montar seu time forte para vencer o jogo fora do Arruda, pois não haverá chamativo melhor para isso.

    Para para registrar ano passado, na série D, salvo engano, tivemos duas vitórias fora de casa foi contra o Alecrim, na estréia, e o Cuiabá.

    Que essa vitória contra o Águia seja o início de vitórias também fora do Arruda!

  9. Mas Wesley vinha sendo escalado de meia e com a incubência maior de, não bastasse a escalação de Memo e Chicão, marcar. No time de ontem Wesley foi escalado no lugar de Chicão por pressão de parte da torcida. Foi uma equação, uma escalação demagógica. Ele pensou: boto um meia pra jogar de volante, faço de conta que estou jogando com três meias e eles param de me aperriar.

    O time está se acertando, o buraco na nossa lateral esquerda está se resolvendo, os meias jogaram mais preocupados em armar do que marcar. Chicão, que está no mesmíssimo nível de Memo, jogou mais seguro. A bola passou mais tempo no campo adversário, com isso os volantes forão menos acionados e erraram menos.

    O bom do futebol é a pilhéria, contrassenso, supestição, contradição, etc. É quando a gente, enquanto torcedor, pode ser burro, imperfeito, injusto, desbocado. Válvula de escape dessa sociedade com síndrome de perfeição e atitude de cão. Então, nada contra os intelectuais, mas no Arruda prefiro o assunto raso, safado e sincero.

  10. Fábio Lucas
    10

    Terminaram os jogos das 16:00 horas.

    O Treze levou FUMO do Luverdense, em casa, por 2×1.

    O Salgueiro conseguiu empatar o Cuiabá.

    Resultados foram ‘mazómeno’pro Santinha. Ideal seria que acontecessem derrota do Salgueiro e empate do Luverdense, mas… A vida é assim, nem tudo é perfeito!

    P.s. Porque o meu comentário sobre o jogo do Cuiabá contra o Salgueiro foi apagado? Não entendo.

    Aviso da moderação:

    Comentário com predominância em caixa alta, contrariando a Regra Nº 9.

  11. Luverdense tem 21 pontos. Fortaleza tem 20. Dificilmente o Santa passará essas duas equipes. Qual o segredo mágico deles?

    Em compensação, o Santa tem 13 pontos juntamente com Salgueiro e Paysandu. O Águia tem 12 e o Icasa tem 11 pontos. A vitória sábado foi boa, mas se engana que estamos em situação confortável. Não estamos. Tem simplesmente dois clubes com o mesmo números pontos (Salgueiro e Paysandu), um com um ponto a menos (Águia) e um outro com dois pontos a menos (Icasa).

    Insisto. É preciso vencer fora de casa. Zé disse que o Santa é muito forte no Arruda, mas é preciso ser forte também fora de casa.

    Dos 9 jogos disputados. 5 foram dentro do Arruda. Das 4 partidas fora de casa foram “jogados pro lixo” 10 pontos, dos 12 disputados. Um fraquíssimo percentual de 16,6%.

    Já no Arruda conquistamos 11 de 15 pontos disputados. Percentual de 73,33%.

    Em suma: dentro do Arruda até que estamos com uma performace boa, muito embora o empate contra o Guarany ainda faça muito falta. Em compensação, nosso desempenho fora do Arruda é pífio. Precisamos, então, melhorar – e muito – nosso rendimento fora do Arruda, só assim acho que iremos nos classificar com certa tranquilidade, até porque no returno teremos mais jogos fora de casa do que no Arruda (5×4)!

  12. Pq esse MAIZENA era banco?? o cara joga até direitinho!

  13. Eduardo Ramos
    13

    Brilhante e enigmático texto. Em alguns momentos, mais complexos que Memo na lateral direita.

    Há uma diferença entre a vitóriia contra o Icasa e a de ontem. Contra o time da terra do Padim Ciço, só mostrou um futebol razoável após a expulsão de um jogador do Icasa. Ontem, um futebol consistente, com jogadas em velocidade, com a partiipação dos laterais, foi uma constante após a entrada de Chicão e Renatinho. E melhorou mais ainda com a entrada de Luciano Henrique.

    Próximo domingo é manter a pegada, é acreditar que é grande. E trazer a vitória para nosso amigo ficar glu-glu-glu-rado!

    • Eduardo Ramos
      13.1

      Omiti o nome do amigo: Dimas. Falha nossa.

    • Tenho muito receio da próxima partida. Não sei qual ave Dimas se transformará em caso de derrota.

    • Artur,

      Suas insinuações maliciosas deveriam ser moderadas. Por isso, pergunto: onde está Lisieux nessas horas?

      Eduardo, não vá na onda desse tratante!

      Saudações corais,

      Dimas Lins

  14. Bruno Seulight
    14

    E tome pressão da cachorrete de peruca, essa boneca rosa e branca não tem jeito falou no boileão ela se arreganha toda… Santa Cruz pra sempre SANTA CRUZ!

  15. Alguém tem noticias do público e da renda do jogo de ontem?

    • ducaldo
      16.1

      Vice-lanterna!

      Próximos jogos : Flamengo, no Rio; Santos, com Neymar e tudo,no chiqueiro.

      Vai ser uma beleza.

  16. rubemjunior
    17

    Arhur,

    Belo texto. Esse era o sentimento que me fezia ser tão repetitivo nos blogs da torcida Coral.

    Espero que zt dê sequência ao time que jogou o feijão com arroz e goleou o time do Pará.

    • rubemjunior
      17.1

      Digo: Fazia

    • Gustavo
      17.2

      Grande Rubem Junior!

      Concordo com você. Se ele mantiver a base deste time que jogou do segundo tempo (digo, com as 3 alterações feitas)e der uma sequencia, acho que teremos um time com cara e jogando para frente.

      Na minha opinião, a sorte de Zé Retranca Teodoro de ter tido que substituir o “maestro” c$%#gão Weslei e o limitadíssimo lateral Thiago Costa.

      Acho que se ele entrar com Renatinho na esquerda, Weslei e Chicão como volantes, e dois meias rápidos no meio, o time se completa. Eis o time que gostaria:

      1- Thiago Cardoso (pode estar até sem um braço que é melhor que Diego “Nervoso” Lima e Fred “Bate roupa”
      2- Maizena (espero que continue com a bola do segundo tempo de ontem)
      3- Edson Borges
      4- Wiliam Alves/ Vagner/Everton Sena
      6- Renatinho
      5- Memo
      7- Chicão
      8- Leozinho
      10- Natan (se tiver recuperado)/ Caça Rato/ Branquinho
      11- Fabrício Ceará
      9- DM9

      Eis as minhas notas do jogo de sábado:

      Fred- fraco, inseguro. Do mesmo jeito que Diego Lima. Precisamos urgente que Tiago Cardoso volte! 5,0

      Maisena- Começou apagado em campo, mas seu segundo tempo foi muito bom. 9,0

      Everton Sena e Vagner- todos os dois foram excelentes na marcação e Everton Sena ainda marcou um gol de falta. 9,0

      Tiago Costa- fraquíssimo. Jogador de usina é melhor que ele. 5,0

      Renatinho- entrou no segundo tempo e melhorou bastante o jogo ofensivo do santa pela lateral esquerda. Merece ser titular. 8,0

      Memo- No primeiro tempo jogou mal, pois marcou sozinho (já que Weslei não joga nem como meia nem como volante, nem joga nada!). Depois, com a entrada de Chicão, não perdeu uma marcação e roubou diversas bolas. 9,0

      Chicão- Queimei minha língua o criticando. Agora entendo que ele
      pode jogar junto ao lado de Memo dando um grande poder de marcação na proteção da área. 9,0

      Weslei- Já falei e repito: não tem mais jeito no santa cruz. Era melhor ter sido liberado. E, não sei por que, Zé Teimoso gosta tanto dele. 0,0

      Leozinho- É rápido, joga bem, e junto com Renatinho, e/ou Caça Rato, e/ou Branquinho e/ou Natan (quando este voltar); pode dar grande mobilidade e ofensividade ao santa, deixando Fabrício e DM9 na “cara do gol”. 8,0

      Leandro Oliveira- Muito fraco (minha opinião). Apesar da imprensa nojenta daqui o elogiar, so marcou o gol e mais nada. É muito displicente e sem iniciativa. 6,0

      Luciano Henrique- não jogou muito tempo, mas entrou bem e deu o lançamento para Leozinho fazer seu golaço. 8,0

      Fabrício Ceará- Jogou bem, só precisa jogar mais perto da área, pois não é veloz e não tem muito domínio de bola. É o homem da finalização tanto de pé como de cabeça. Fez um belo gol no primeiro tmepo. 8,0

      Denis Marques- Não jogou tudo o que sabe hoje. Ainda poderia ter apresentado um melhor futebol. Está um pouco desconcentrado. Mesmo assim, faz gols, só hoje dois. Então, imagina quando voltar à boa fase novamente. 9,0

      Zé Teodoro- Não sei o que é que gosta tanto de Weslei nesse time. O cara não faz nada! E ainda mantém Tiago Costa nessa lateral. Teve sorte porque esses dois se contundiram e os substituos jogaram muito bem. 5,0

  17. rubemjunior
    18

    Zt precisa definir bem a dupla de zaga, eu tiraria Willians e colocava qualquer um.

    Nas laterais, eu permanecia com Maizena e o lateral esquerdo marcador, no segundo tempo colocaria Renatinho para dar vapor.
    No meio Leozinho e Oliveira para dar sequencia.
    Na cabeça de área eu deixaria Memo e Xicão, só tem tu vai tu mesmo.
    No ataque, Denis e Fabricio.

    Zt vai para cima do adversário que venceremos fora de casa.

  18. TRICOLAÇO
    19

    Espero que Zé repita o esquema TERROR DO NORDESTE contra o Guarani, e esqueça o PORRA DOIDA, mesmo jogando fora de casa
    .

  19. rubemjunior
    20

    Acredito que poderemos ainda ultrapassar o Luverdense. Eles jogam com Fortaleza e Payssandível e com o Santa Cruz. Se o Luverdense perder para os três e vencermos nossas partidas fora de casa contra o 12+1 e Guaraná de Sobral ultrapassaremos esse time.

  20. Dentro de casa é bom ganhar, e de goleada não tem melhor, agora tem que vencer fora também. Se perder do Guarany de Sobral domingo que vem, dependendo dos outros resultados, volta a agonia novamente. A hora de crescer é essa, com mais uma vitória na próxima rodada.

    • Rubem, o Guarany de Sobral é o pior time do grupo, 1 vitória, um empate e 7 derrotas, o SANTA CRUZ e o Salgueiro foram os únicos times que não venceram o time cearense nesse primeiro turno, não é possível que ZP vá ressuscitar o morto.

  21. Tribomjardim
    23

    Podíamos estar na liderança….as asneiras e idi o tices de zé nos prejudicaram…..o caminho da volta é longo…e só temos de confiança a TORCIDA…..vamos lá contra até quem ganha $$$ de nós….vamos la´!!!!!

  22. Concordo com Rubem.

    Na minha opinião eu manteria o lateral mais marcador começando a partida, mesmo não sendo essas qualidades todas.

    E deixaria Renatinho pra entrar no decorrer do jogo podendo entrar no lugar do lateal esquerdo ou de uma eventual mudança com um meia-esquerda.

  23. Moro em sobral e irei ao estádio prestigiar meu Santa. Rumo a série B, vamos Santa !

  24. Bela vitória. Todo mundo, inclusive eu, já esqueceu da forma como o -30 entrou no campeonato. Afinal ele ta fazendo um bem danado aos outros times, distribuindo pontos a todo momento. Todo mundo tem 3 pontos garantidos com o -31. Acho que ninguém mais quer que ele saia. Chicão é nosso Dunga, esforçado sem brilhantismos e eficiente. Será que também vai ser um bom treinador?

  25. Arnildo Ananias de Oliveira
    27

    Não entendo como essas barbies, com esse futebolzinho mequetrefe, meteu 3 nas barbies de SP, com vaga pra mais.

    Sinceramente, vendo o jogo delas ontem contra a coisa maldita dos quintos dos infernos, me proibo falar mal do ZT. Aliás, ñ vi nenhum volante melhor do q Memo (e do próprio Chicão) nem meia melhor q um Renatinho ou um Natan da vida. Por isso q digo e reafirmo: o melhor time da série A (atualmente o Atlético/MG) se brincar ñ vence um Sampaio Correa da vida, lá no Maranhão.

    É muito tênue as diferenças no futebol brasileiro. Um Santos de Pelé e um Botafogo de Garrincha já se foram, héa muito tempo. depois q o garoto Éverton Sena deu um nó naquele ponta do SP NUNCA MAIS VI NADA DEMAIS naquele rapaz.

    É por isso q digo: ñ pensem tb q vamos sair por aí “atropelando todo mundo”. Ñ tenho dúvida q o nosso próximo jg contra o Guarany será o verdadeiro DIVISOR DE ÁGUAS pra nós. Mas tb ñ tenho nenhuma dúvida q, pra batê-lo, precisaremos, no mínimo, de um desempenho análogo ao q tivemos nos 2º tempo, contra o Águia de Marabá.

    A verdade é Q Ñ EXISTE NINGUÉM MAIS BOBO NO MUNDO DO FUTEBOL. Nem aqui, nem lá fora.

    Domingo a guerra é lá em Sobral. Infelizmente, ñ vou poder ir. Rogo, àqueles q possam, q o façam. Nunca precisamos tanto desta APAIXONADA TORCIDA.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  26. santana moura
    28

    Nada como começar uma semana de trabalho rindo muito, liberando a serotonina, curtindo momentos de felicidade, primeiro pelo jogo e agora lendo ao texto de Perrusi, um escrito hilário genial, do jeito que gosto de ler, pois sou assim, bipolar. Gosto dos extremos: textos pra chorar ou pra rir. Pois é Perrusi, por mais que recomende não dá pra se livra da síndrome do peru do próximo jogo, pois há uma centelha de maluquice no técnico que insiste em não jogar da mesma forma todos os jogos.

    Futebol é tão simples, alguns fundamentos tão básicos e tantas vezes tão incompreensíveis: passe, drible, chute, roubadas de bola, etc, etc. Não é pecado repetir uma fórmula que dá certo,caríssimo Zé Teodoro. Por favor, pelo amor de Deus livre-nos da síndrome do peru pós-jogo.

    • santana moura
      28.1

      Desculpem os erros de Português, parece uma coisa (desculpem de novo) só vejo depois que posto.

    • Onde estava a senhora?! Embora gordo e garboso, Dimas sofreu na condição de peru. E o pior é que contra o Guarany já tô sentindo uma ansiedade, algo mudando…

      A-glu-glu-glu!

  27. rubemjunior
    29

    ZT tem que aprender a jogar sem medo, temos time para vencer fora de casa.
    Zt tem que parar de falar que vai escalar o time de acordo com a escalação do time adversário, temos que impor nosso ritmo de jogo, eles que corram atrás.

    Tenho dito, se fizer isso, traremos três pontos na bagagem, espero que não seja na testa ou na cabeça.

  28. rubemjunior
    30

    Muito bom o vídeo da CoralNet.
    Quando faz a coisa(vtnc)certa, merece elogios.

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=17779

  29. rubemjunior
    31

    Próximos jogos

    01/09/2012 Guarná x Santa Cruz
    01/09/2012 Águia x Fortaleza
    02/09/2012 ICASA x Cuiabá
    02/09/2012 Treze x Salgueiro
    02/09/2012 Luverdense x Paysandu

  30. santana moura
    32

    Perrusi, pelo menos no teu texto arranjaram um peru mais bonitinho, não é? kkkkk

    • óia a cobra
      32.1

      kkkkkkkk Essa minha tinha é uma graça.
      Bença Tiaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!

    • óia a cobra
      32.2

      Mil perdões.
      Essa minha TIA é uma graça.
      Desculpe mesmo tia não foi intencional.
      Me Desculpe.

  31. rubemjunior
    33

    Não sei se o correto seria torcer para Fortaleza e Luverdense vencer seus jogos,disparar, dessa forma eliminaria nossos concorrentes diretos a terceira e quarta vaga.
    Nossa parte fariamos vencendo esses dois no Arruda.

  32. rubemjunior
    34

    Temos que vencer o jogo de Sábado.
    Porque é quase certo o salgueiro e payssandivel tropeçarem em seus jogos fora de casa.
    Se vencermos, abriremos três pontos de vantagem para o dois times mais próximos do Santa.

  33. óia a cobra
    35

    Glu-glu-glu
    Glu-glu-glu
    Glu-glu-glu

    E zé? Minutos antes do jogo, soltaram a firula que marquinhos marabá ia jogar, aí foi um corre-corre, um Deus nos acuda e zé ia mudar tudo, mudar todo esquema, tudo por causa de marabá óia? Quando saiu a escalação e ele viu que marabá não ia jogar aí se aquietou… É por isso que glu-glu-glu sempre reclamo da glu-glu-glu mediocriosidade de glu- Zé glu-glu-glu, glu-glu-glu.
    Quem tiver glu-glu-glu coragem e confiança em Zé viaje pra Sobral eu vou ficar aqui desconfiado e cantando por aqui. glu-glu-glu.

  34. rubemjunior
    36

    Para quem quiser acompanhar.

    http://chancedegol.uol.com.br/brc12.htm

  35. óia a cobra
    37

    Zé!!!!! Vamos jogar contra o time lanterna e pior que o treze. Vê lá o que tu vai aprontar vi?

  36. óia a cobra
    38

    Com a seleção vindo jogar aqui o perigo agora é Mano querer levar chicão.

    • rubemjunior
      38.1

      Dou o maior apoio, e ainda dou de graça Weslei e os morcegos do Arruda.

    • óia a cobra
      38.2

      Depois do jogo de ontem deve está valendo uns 10 milhões. Pergunta a Zé.

  37. óia a cobra
    39

    Ontem até waldemar foi pro exame anti-doping.
    Foi que acharam que a voz dele tava lenta demais.

  38. Geraldo Mesquita
    40

    Ontem assisti a um jogo disputadíssimo e com gols muito bonitos. Entretanto a arbitragem do Nielson Nogueira foi pra lá de calamitosa e fez lembrar o campeonato pernambucano.

  39. Gustavo Henrique
    41

    Rapaz, até que enfim o time jogou um futebol que alegrou as nossas vistas. Sábado passado, nós podemos dizer que enfim o Santa Cruz apresentou um futebol digno da sua grandeza. Espero que Zé Teodoro veja que acertou e continue jogando desse jeito. Até porque, nós precisamos vencer pelo menos 1 jogo fora de casa para nos consolidarmos no G4, e eu acho que as próximas rodadas serão essenciais. Temos que vencer o Salgueiro em casa, e se possível o Guarany de Sobral e a galinha choca, ou então conseguir pelo menos 4 pontos nesse 2 jogos fora.
    Pra mim a surpresa sábado foi o bom futebol de Maizena, a segurança da dupla de zaga (William Alves é ruim, e Edson Borges tem suas qualidades, mas é muito lento), e a boa atuação de Chicão. O time agora tem tudo para engrenar, tá na mão de Zé manter o bom futebol.
    Por fim, foi descoberto quer o verdadeiro chupa sangue se chama Weslley, esse aí já tá bom de ser dispensado.
    O time titular pra mim é Thiago Cardoso, Maizena, Everton Sena, Vagner e Thiago Costa (Renatinho só pode jogar se tiver uma boa cobertura, ou então se o adversário for muito fraco); Memo, Chicão (se continuar jogando bem, senão é melhor colocar Sandro Manoel), Leandro Oliveira (ou Luciano Henrique, que pra mim é melhor mas sente o peso da idade, ou Natan se estiver recuperado) e Leozinho; Dênis Marques e Fabrício Ceará (pense num cara esforçado, e que corre o jogo todo).
    Saudações corais.

    • rubemjunior
      41.1

      Bem falado.

      Era isso que eu sempre falava, botar para cima do adversário, que eles entregam o jogo.

      Agora vamos ver se zt mantem a base com as peças certas nos locais certos.

    • ducaldo
      41.2

      Gostei da escalação.

  40. O time no 2 tempo empolgou a torcida…era o que estava faltando Zé tava deixando a nossa torcida fria, aquela que nao comemora nada. Tem horas que o time tem que ser o termometro e outras a torcida.
    Nosso goleiro paredao tem que voltar logo. Infelizmente Fred é um goleiro que nao passa segurança para o time e nem pra ele mesmo.
    Vamos simbora cantar o lêlêlê…

    VAMOS SUBIR PRA SERIê B…..lêlêlê…^

    VAMOS SUBIR PRA SERIê B…..lêlêlê…^

  41. óia a cobra
    43

    E num é que a Teoria da Bimba funcionou? O time subiu na hora certa e no tempo certo.

  42. rubemjunior
    44

    Ainda vou cantar um dia.

    ” E eu não paro, não paro de cantar, da D prá C da C prá B da B prá A.

    ôoooo ôooooo ôoooooo ôooooo ôoooooo

  43. óia a cobra
    45

    Muito me chamou a atenção no texto:

    * Nosso técnico sabe separar o joio do trigo, mas escala o joio.

    * Claro, não assumiu o erro e aproveitou para fazer elogios a Xicão – no fundo, ao elogiá-lo, ZT elogia a si mesmo. E, agora, estamos condenados de vez a Xicão.

  44. óia a cobra
    46

    Esse Zé é um transformador de monstro em jogador. Primeiro foi Memo agora chicão.

    Não aguento mais ouvir falar em chicão. Ele só jogou bem uma vez na vida e tá essa babação toda? Só falta gabriela deixar Nacib por ele e Carminha botar gaia em Tufão com ele.

    • rubemjunior
      46.1

      Tem algo muito estranho nessa relação xi-cão e zé retranca.

      Ô amor roxo.

  45. Ricardo Cavalcanti
    47

    Alguém tem notícias do NATAN???

    O garoto de vidro dessa vez sumiu mesmo!

    • rubemjunior
      47.1

      Quebrou e estão colando os cacos.

    • óia a cobra
      47.2

      Eu sei!
      Natan acordou meio indisposto aí foi na UPA foi atendido, de lá mandaram ele ir pro hospital das clínicas, lá ele foi atendido e depois mandaram na ambulância pro HR lá ele foi medicado e passou 2 horas de repouso, pegou as receitas e foi na farmácia comprou uns remédios e agora está no DM do Santa Cruz. É uma saúde de ferro. Vai aguentar injeção assim longe.

  46. O Santa se quiser se classificar terá que vencer fora do Arruda. Tem uma bela oportunidade domingo. Teremos nesse returno 5 jogos fora de casa e 4 dentro. Conforme já disse no post 11, temos um percentual muito ruim de desempenho longe do Arruda.

    Uma observação importante é que teremos três adversários carne de pescoço no Arruda: Salgueiro, Fortaleza e Luverdense!

    Repito: é de fundamental importância ganhar fora de casa. Os adversários que enfrentaremos no Arruda, em tese, serão mais perigosos do que em relação aos que enfrentaremos lá fora.

  47. Gleibson Diniz
    49

    Oia somente essa Waldemar chama a torcida da coisa de Mãe e a imprensa acha lindo né foda.

    • óia a cobra
      49.1

      kkkkkkkkkk homiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!!! e eu num esqueci dessa? Waldemar arrumou uma mãe desnaturada, arengueira, arrogante, que quanto tá com raiva sai quebrando tudo!!!kkkkkkkkkk
      Como uma mãe dessa pode ter um filho tão calmo feito ele?

      óia!!! Quem quer uma sogra feito a mãe de Waldemar????

    • Tribomjardim
      49.2

      Eita gota tá usando uma erv@ mofada lá de floresta…junto com Rivotril vencido…waldemar tá doidão…vendo a cor da camisa da coisa lilás e rosa…deu o road badoque no quengo…

    • Geraldo Mesquita
      49.3

      Interessante é que quando êle estava no time da Rosa e Silva era chamado de fraco, que não emplacaria determinadas datas (escolhidas pela imprensa), etc. Agora na Ilha já é o melhor do mundo.

  48. Fábio Lucas
    50

    Melhores momentos da última partida:

  49. Fábio Lucas
    51

    Os três jogos seguintes ao jogo contra o Guarany serão transmitidos pelo SporTV.

    Jogos contra Treze, Paysandu e Icasa estão na grade do SporTV:

    http://www.cbf.com.br/media/521723/imt%20-%2038sc.12%20de%2027.08.12.pdf

    É o Clube das Multidões.

    -x-

    Jogo contra o Treze foi antecipado para 15/09 por causa da transmissão e jogo contra o Salgueiro foi adiado (por causa do jogo da Selecinha) de 10/09 para 13/09(!).

    Ou seja, o Santa Cruz vai jogar contra o Salgueiro na quinta-feira e contra no Sabádo? lol

    Têm que mudar isso aí.

    O melhor seria antecipar o jogo contra o Salgueiro para 06 ou 07 de setembro.

  50. Engraçado que no site do pernambuco.com fala que o tal do Gilmax que já vem treinado no Santa a um bom tempo em testes tá treinado muito bem e fazendo belos gols(segundo eles). Mas a diretoria já avisou que só vai acertar alguma negociação com ele no decorrer da copa Pernambuco que se inicia em setembro….

    o curioso que a gente ver contratando sem eses testes todos tantos jogadores de qualidade “bastante duvidosa”.

    minha crítica não é pelo teste nesse jogador mas sim o porque pra uns tem assim durante um tempão de testes e outros vem de forma tão trabnquila e com um futebol tão sofrível.

    será que o salário desse atacante é tão alto assim que tem que ter tanto cuidado, memso ele se apresentando bem nos trabalhos?

    Ou o ‘fator empresário” ainda continua firme e forte pelas bandas do arrudão??

    • Fábio Lucas
      52.1

      O “fator empresário” eu não sei. Mas o “fator Sandro” anda firme e forte do Arruda.

      Se é amigo de Sandro, não precisa de teste nenhum. Só faz teste quem não tem a “indicação” do Dono do Arruda.

      Poderia citar uns 10 jogadores do elenco que foram ex-companheiros de Sandro, quando esse era jogador. Coincidência?

    • Ricardo Cavalcanti
      52.2

      Boa pergunta!

      Com a palavra ALN e SANDRO!!!

    • Samuel Maceió - TOSA
      52.3

      Boa Luis!! eu também ouvi falar que o Gilmax entende do riscado!!

      Enquanto que os Wesley’s e chicões da vida, tem vaga garantida, mesmo jogando uma partida boa e dez sofríveis!!!!!!!

      E o dono do arruda falou que foi a entrada de seu protegido que mudou o panorama do jogo (por ter sido o protegido dele, quando qualquer volante teria mostrado serviço devido ao fato de ter substituído um zero á esquerda como Wesley).

      Quero ver quando ramalho estiver em condições de jogo!!!!!!

    • rubemjunior
      52.4

      Ele vai tirar o goleiro para colocar Ramalho.
      Já xi-cão…

    • Ricardo Cavalcanti
      52.5

      Samuel escreveu com bastante propriedade!

      Qualquer volante de ofício que entrasse naquele momento, consertaria a M…. que Wesley fez em campo.

      Mais ficou notório a implicância daquele cidadão com a torcida Coral.

      Tenho dito!

  51. Fábio Lucas
    53

    Wesley tem sido o pior jogador do Santa Cruz há alguns meses. Deveriam direcionar essa perseguição contra Chicão em cima de Wesley, que é quem está merecendo mais críticas.

    Zé Teodoro se vangloriou pela atuação de Chicão, como se fosse por causa de uma leitura de jogo dele. Chicão só entrou porque Wesley se machucou e não porque Zé Teodoro leu o jogo.

    Wesley, que jogou com Sandro no Vitória, não sai dessa equipe nem com a moléstia dos cachorros. Se machuca e volta logo como titular.

    Retrato disso foi o PE 2012. Wesley passou quase o campeonato inteiro machucado e voltava sempre na equipe titular. Passou a fase final do PE 2012 inteira machucado e voltou pra Série C logo como titular, passando por cima e desestimulando os outros concorrentes à vaga no meio-campo. Parece até que um craque, que não pode ficar de fora.

    Deixem de odiar Chicão, passem a odiar Wesley.

  52. Samuel Maceió - TOSA
    54

    Grande contratação esta ultima do santa cruz!!!!

    Este tal de maizena estava escondido onde??????

    Porque não contratamos ele logo , já que precisávamos urgentemente de um lateral direito!!!!! até Memo teve que ser improvisado na lateral direita!!!!

    E DO NADA APARECEU MAIZENA!!! OOOOHHHH grande aparição, se este jogador surgiu nesta ultima semana, como é que ele não foi apresentado???

    Eu já vi maizena jogar pelo CRbosta, e o mesmo se apresenta consistente em todo o jogo!!!!

    Agora uma pergunta, porque o sofrível Diogo era insistentemente escalado como titular sem a mínima condição de jogo???

  53. Samuel Maceió - TOSA
    55

    Grande contratação esta ultima do santa cruz!!!!
    Este tal de maizena estava escondido onde??????
    Porque não contratamos ele logo , já que precisávamos urgentemente de um lateral direito!!!!! até Memo teve que ser improvisado na lateral direita!!!!
    E DO NADA APARECEU MAIZENA!!! OOOOHHHH grande aparição, se este jogador surgiu nesta ultima semana, como é que ele não foi apresentado???
    Eu já vi maizena jogar pelo CRb, e o mesmo se apresentou de forma consistente em todo o jogo!!!!
    Agora uma pergunta, porque o sofrível Diogo era insistentemente escalado como titular sem a mínima condição de jogo???

    • Fábio Lucas
      55.1

      Diogo tem ‘padrinho forte’ no Arruda.

    • rubemjunior
      55.2

      Uma certa vez no Bodão fui a um treino do zé retranca e o Maizena se mostrou um lateral de ótimos cruzamentos, até comentei com Ricardo Cavalcanti, só que Maizena foi colocado num jogo de lateral esquerda e foi muito bem.
      Mas zé retranca gosta mesmo é de inventar. Porque em 2011 ele colocava Goiano, weslei e Memo de lateral direito?

      Ele quer fazer volantes de laterais. Só sendo.

    • santana moura
      55.3

      Samuel,

      Maisena jogou uma vez no Arruda e na lateral esquerda e se houve muito bem, muito bem. Depois foi colocado no escanteio. Teve oportunidade de jogar longe de nós nos dois jogos fora de casa, contra o Fortaleza e o Luverdense. Neste jogo do Arruda (sábado) ele teve oportunidade de jogar diante de nós e em sua verdadeira posição e como ele mesmo disse tinha que pegar o cavalo selado e pegou.

      O que me admira é a paciência deste rapaz que ficou na reserva de Diogo e até de Memo que botaram pra jogar na lateral, ajudando a queimar o jogador diante da torcida. Temos que lhe dá muita sustentação, para fortalecê-lo é um ótimo atleta.

    • Samuel Maceió - TOSA
      55.4

      Caros amigos Fábio Lucas, Rubem Junior e Dona Santana Moura, eu morro de medo de Zé pardal cumprir a risca suas avaliações e convicções e nem relacionar maizena para o próximo jogo!!!!!!!

      Pois no time de zé pardal “ferguson” (ainda tem tricolor que se permite ao desplante de apelidá-lo assim), quem joga bem em um jogo, no próximo ou fica no banco , ou nem relacionado será!!!

      Dona Santana Moura creio que a síndrome de peru me acometeu, e creio que boa parte da torcida do santa também!!!

      Todos ficam com medo das pardalices deste ignóbil antes de cada jogo, (eu até já sonhei com isto)!!!

      Para isto cabe uma dissertação de tese, ou então um caso para o Dr. Athur Perrussi, quem sabe um Rivotril associado a paroxetina?????

  54. rubemjunior
    56

    Estão falando no Arruda que zé retranca pediu para a diretoria encomendar uma estátua do Xi-cão.

    • Gustavo
      56.1

      Uma para o craque Xi-cão e outra para o “maestro” desafinado Weslei C$%#gão!

      kkkk!

  55. Acho que a dupla de zaga dos jogadores que já vi jogar seria Vagner e Edson Borges.

  56. Que notícia ruim essa: Weslei e Thiago Costa não preocupam e já estão recuperados! Putz! Lá vem Zé Retranca de novo!

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2012/08/27/weslley_e_tiago_costa_nao_preocupam_o_dm_do_santa_136995.php

    Não sou de desejar o mal a ninguém, mas que seria bom ter esses dois fora de campo um bom tempinho para podermos “engrenar”, ah isso seria!

  57. Moises Pinheiro
    59

    Já sabíamos que nossa vida na serie C não seria fácil
    Então vamos usar nossa melhor arma contra nossos adversários: A Nossa Torcida!
    Venha apoiar nosso querido santa cruz com a CARAVANA Coral em mais um embate em busca da vitória.
    Ônibus completíssimo, ambiente agradável e descontração (sorteios de camisas e brindes do santa).

    Saída:01/09/12 Estádio José do Rêgo Maciel
    Horário:19:00hs
    Destino: Estádio do Junco (Sobral –CE)
    Horário da Partida: Guarany x Santa Cruz 16:30hs (02/09/12)
    Valor: 150,00 reais
    Maiores informações
    Albérico 8833-2006

  58. Fábio Lucas
    60

    AMANHÃ É O DIA DA ASSEMBLÉIA DE SÓCIOS DO SANTA CRUZ!

    Somente sócios que pagam valor acima igual ou acima de R$40,00 poderão votar. (absurdo isso)

    Estarão em pauta todas as mudanças prevista nesse link:

    http://santinhanews.blogspot.com.br/2012/06/santa-cruz-reforma-estatuto.html

    Entre as questões estará a mudança de tempo de mandato de 2 anos para 3 anos. Sem querer influenciar ninguém, mas votarei um bom NÃO!

    P.s Essa assembléia está muito estranha. Muito pouco divulgada e sem a devida convocação. Está me cheirando a falcatrua. Fazem tudo escondido e quando forem ver já estará tudo mudado, sem ninguém saber direito.

    Os amigos editores do blog poderiam dar um forcinha, divulgando esse importante fato do nosso querido Santa?

    • Artur Perrusi
      60.1

      A assembleia até que foi divulgada, mas pouco. Na verdade, faz tempo que está marcada. Apareceu inclusive no “Blog do Torcedor”, tendo uma entrevista com ALN. Eu mesmo fiz um artigo crítico sobre a “reforma” do estatuto (20 de julho). Se não me engano, esse “detalhe” dos R$ 40 reais já existia também.

    • Fábio Lucas
      60.2

      Lembrando que o clube estará aberto o dia todo para receber os sócios.

      Corrigindo o comentário acima:

      Somente sócios que pagam valor igual ou acima de R$40,00 poderão votar. (absurdo isso)

    • Fábio Lucas
      60.3

      Artur Perrusi,

      O problema é que foi divulgado aqui ou acolá. Muito pouco. Notícia ou evento para ser massificado tem que ser insistentemente divulgado.

      Fazer um anúncio no jornal ou uma matéria na internet é muito pouco para algo tão importante como essa votação. Não adianta anunciar pouco, acaba caindo no esquecimento.

      Mudar de 2 para 3 anos pode significar muito no nosso futuro.(imagine aguentar um Edinho durante 3 anos?)

      Sinceramente, aposto que teremos menos de 100 votos nessa “Assembléia Geral”, que de “geral” não vai ter nada.

    • Artur Perrusi
      60.4

      Concordo. Inclusive, foi basicamente o teor de minha crítica. Além do mais, o termo “reforma” é inadequado, pois será somente modificações no Estatuto. E discordo da maioria das modificações.

  59. Geraldo Mesquita
    61

    No futebol quando se perde oportunidades, se perde dinheiro. O Botafogo não deixa passar as oportunidades e isso que o link abaixo mostra, se chama Marketing:

    http://www.lancenet.com.br/fotos/Veja-apresentacao-Tulio-Maravilha-Botafogo_5_763173676.html

  60. Fábio Lucas
    62

    Tive informações que as propostas de alteração no Estatuto são de ordem do Desembargador Bartolomeu Bueno, homem honesto e íntegro.

    Bartolomeu é o Presidente de Honra do conselho. (Na verdade, é o Presidente de verdade. É quem exerce – extraoficialmente – a função de presidente do conselho. )

    É um excelente jurista, mas deixou a desejar nessas reformas.

    Tem vários pontos que eu concordo, mas tem vários outros que acho descabido.

  61. Fábio Lucas
    63

    O fato de que apenas sócios que pagam valor acima ou igual à R$40,00 é uma das coisas mais bizarras que já vi na minha vida. Sem exagero.

    O cara que é pobre, não pode pagar valor maior que 20, simplesmente não tem direito de participar. Não é que o voto dele valha menos, o voto dele não vale NADA. Palhaçada!

    • Eduardo Ramos
      63.1

      Sempre protestei contra essa inaceitável discriminação financeira de marginalizar o sócio-torcedor. Essa estupidez se agrava pelo perfil da grande maioria da nossa torcida.

      Sou a favor de 3 (três) anosvde gestão, o que permite avaliar, planejar e executar em um prazo mais exequível.

      Sou contra um conselho deliberativo com 500 nomes. Não funciona. É somente fonte de receita financeira e de alguns privilégios, desviando-se dos objetivos principais de um verdadeiro conselho: fiscalizar o executivo e ser fonte de propostas para aprimoramento da gestão do clube.

  62. Artur Perrusi
    64

    E nós somos o “clube do povo”…

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *