É de dar tédio!

Poster

Foi curioso. Estava calmo, inclusive na quarta passada. Não fedi, aviso logo. Sim, contra a Coisa, fedo que nem bode; talvez, influenciado pelo enxofre do ambiente. Mas, como dizia, estava calmo e diria até… com tédio. Tá certo, tá certo, sofri um pouco, principalmente a partir do momento que soube que JP estava fora da final. E sofri, de forma antecipada, com a entrada de WC (o menino jogou bem, reconheço, cumprindo sua função), mas nada demais. Sofri mesmo e vibrei, como ensandecido, foi na conquista da Copa Nordeste.

Agora? É, foi, na Casa dos Festejos, né?

Bocejei naquele pequeno milagre de Tiago Cardoso. Fiquei até aborrecido com os adversários. Não sabem que o Paredão é invencível? Pra que testar? Provar o quê? Já não foi provado não-sei-quantas-vezes? As provas cansam a verdade. Acho arrogância, falta de compostura. Os atacantes do outro time, diante do nosso goleiro mítico, deveriam simplesmente entregar-lhe a bola, baixar a cabeça, pedir perdão pela ousadia e começar a jogar como zagueiro.

Não se testa o melhor goleiro do Santinha de todos os tempos. Sim, de todos os tempos. Há de se ter o devido respeito.

Pois saibam que, a partir desse momento, defendo isso. Podem me chamar para tomar cervejinha, até mesmo skol, que defenderei essa tese. Não importa, até tomando 51, defenderei essa afirmação. Melhor do que Birigui e Luiz Neto. Mais milagreiro do que Detinho. Melhor do que qualquer um, antigo ou recente, não importa.

Se fosse rubro-negro, ao saber da escalação do Paredão, não iria simplesmente ao jogo. Esconderia também dos filhos, à imagem e semelhança dos pais, toda imagem, todo vídeo, toda reportagem sobre nosso goleiro. Questão pedagógica e psicoterápica, posso garantir. Impossível não ter pena dessas pobres criaturinhas crescendo e vivendo sob o jugo dos milagres de Tiago Cardoso. Imaginem a quantidade de traumas! Não adiantaria nem mesmo psicanalista tricolor para diminuir o Complexo da Cachorra de Peruca (CCdaP), já anunciado por Freud, pouco antes de seu último suspiro. Aparentemente, achava insuficiente explicar tudo pelo Édipo. Como ele mesmo escreveu: “fick, wie diese Torhüter zu spielen” (tradução: “carai, como joga esse goleiro”. TC é cultura!).

E Grafite? É o nosso novo Deus de Ébano.

E João Paulo? Raça e técnica encarnadas.

E Uilam? O nosso Kroos (talvez, nosso Toninho Cerezo. Inclusive, comete erros parecidos).

E nosso técnico?

É doido, esse cabra. Completamente alucinado. Louco feito nosso presidente. Se não fosse a reforma psiquiátrica, internava os dois na hora. Estragaria tudo, claro. Assim, agradeçam à reforma pela perda de meus poderes mutantes de internação. Bendita loucura! Vejo sinergia delirante entre os dois. Como explicar esse fervor, esse entusiasmo do time? 10 decisões, e ainda manter o pique? Os jogadores levantavam de manhã, começavam o dia e, ainda, tinham a capacidade de estender a mão para o outro. Nunca tinha visto tanta paixão, tanto… entusiasmo. Os gregos diziam que “entusiasmo” significava ente os mos, isto é, “ter um deus dentro” – em suma, ter uma energia que faz viver. Perfeito para um Clube do Santo Nome. Parece que o entusiasmo de nossos jogadores penetra em tudo, juntando luta, sonho e esperança num mesmo movimento.

Santana, esse cabra tem uma capacidade psicológica impressionante. O entusiasmo surge espontaneamente, feito cogumelos em dias de chuva. Incrível!

E olhe que o Santinha entrou, ontem, como em 2014. MM parecia Vica. Parecia, mas não era. O time de 2016 é melhor tecnicamente. E faz tempo, quiçá, séculos que não vejo nosso time tão bem armado, tão bem posicionado. E teve até mais chances do que nosso adversário. E, se quisesse, poderia inclusive ganhar. Porém, jogou pelo resultado. E sei o motivo, todo mundo sabe: o time estava um bagaço. 10 decisões! Era tática e entusiasmo.

Sim, pessoal, estou com aquele tédio de campeão. Que sensação esplendorosa. Fazia tempo que não sentia esse sentimento. Os velhos devem saber a que me refiro. A vivência de ser o terror do Nordeste; de ganhar títulos consecutivos; de não ter medo de nada, exceto de que o céu caia nas nossas cabeças.

Falo da sensação de que era obrigação ser campeão pernambucano.

Simples assim.

E ofereço a todos o meu melhor bocejo.

E faz mais de 12 horas que não ganhamos nenhum título!

Amém.

32 Comentários

  1. Murilo Lins
    1

    O danado Artur, é que mesmo vestindo as sandálias da humildade, é de dar tédio mesmo.

    Porém, mesmo entediado, foi muito bom ver minha filhota indo para a escola com uniforme e a camisa do Santa por baixo do uniforme para exibir entre os amiguinhos.

    Tens razão Arnildo, ser campeão pernambucano mexe com a gurizada.

    Saudações tricolores e parabéns a todos por mais um título tedioso.

  2. Fick Artur, ganhar títulos é muito bom, mas devemos evitar
    a soberba, pela soberba é que nossos adversários de ontem
    adquiriram o CCdaP.

    • Artur Perrusi
      2.1

      Tédio, meu caro, tédio…

      Sempre humildes, sem soberba, concordo, mas com muito tédio de campeão (hehe).

  3. SANTA CRUZ FORA DOS GRAMADOS: O POVÃO EXTASIADO

    “Passou um carroceiro aqui na rua coletando as sobras de comidas nos restaurantes. Mesmo debaixo de chuva, ele sorria e cantava o Hino do Santa Cruz. Emocionante, mas… Muitos trabalhadores, infelizmente, só têm alegrias nessas horas.” (Rosana Bezerra)

    O relato da consciente torcedora rubro-negra, evidencia, entre outras questões, a importância sociopolítica e cultural do Santa Cruz para boa parte de sua apaixonada Torcida.

    A massa, o povão tricolor, espalhados nos arredores do Arruda e em diversas localidades mundão afora.

    Aqueles que o fazem Grande, um GIGANTE no Futebol brasileiro, independente das críticas ou dos resultados.

    Nesses momentos, o Santinha acaba por exercer e/ou assumir funções e deveres característicos do Estado.

    Quase eu esqueço de citar o motivo da exacerbada felicidade do torcedor, em pleno expediente de trabalho:

    SANTA CRUZ, CAMPEÃO PERNAMBUCANO DE 2016!


    Texto autoral. Tricolor/AC (clique no link para acessar este e outro texto sobre o nosso querido clube).

  4. guilardo pedrosa
    4

    O texto é irretocável. Convivi das arquibancadas com todos os goleiros relatados, mas também confesso, Thiago é o melhor deles. Não posso dizer nada mais, além do que já falou o articulista. Nós todos estamos sentindo um clima diferente, que nos rodeia e não sabemos explicar do que se trata. Ao que parece, ultrapassamos uma fonteira, antes a nós proibida. Desintegrou-se o complexo de inferioridade que nos atemorizava. Hoje, sem dúvida, aterrorizamos o mais ferrenho dos inimigos. Aquele que nos vetou a entrada no C.13. Aquele que nos manteve nas profundezas da miséria, quase que absoluta. Mas o mundo dá voltas. Da mesma forma que Hitler não conseguiu dobrar os britânicos ou invadi-los, nós resistimos até hoje, e a nossa torcida, fortaleza inexpugnável, combateu à exaustão, arregimentando massas incríveis de 60/50 e 40.000, impedindo a extinção certa do nosso Santa Cruz. Ressuscitamos, voltamos ao combate, bom combate, demonstrando que força nenhuma nessa terra, salvo a divina, será capaz de nos derrotar. Nessa hora de glória, devemos lembrar de F.B.C, L.A.N e dos atuais dirigentes. Mas não esqueçam, que a torcida tricolor sempre estará presente, cuidando do Santa Cruz como verdadeiro cão feroz, defendendo-o em todas as situações que se façam necessárias. Tanto assim que a Globo capitulou, e hoje li que o Santa virou cotista daquela TV. Vemos a disputa entre a EI e a Globo. Vemos os patrocinadores disputando a camisa. Não adiantaram os golpes baixos vindo da podridão da Ilha, somos imortais, pois temos à frente uma massa reconhecida mundialmente, que nos defenderá em todos os sentidos. Vida eterna ao santa Cruz.

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      4.1

      Ñ É POSSÍVEL GUILHARDO Q SÓ EU, VOCÊ E MEU IRMÃO VÁLTER (Q RESIDE EM BSB), ENXERGUE Ñ QUEM SEJA NOSSO MAIOR ADVERSÁRIO MAS, NA REALIDADE, QUEM É NOSSO MAIOR INIMIGO!

      Te PHODE coisa maldita dos quintos dos infernos! Chora desgraça serena.

      SaudaSanta

    • Artur Perrusi
      4.2

      Isso.
      Justo.
      Verdade verdadeira: disputam nossa camisa.
      Que mudança. A ficha só tá caindo agora.

  5. Muito interessante a entrevista com o Tininho no blog de esportes.
    http://podcast45minutos.com.br/podcast/podcast-240/
    Ele cita entre outras coisas que estamos com quadro de sócios entre 12 e 13 mil sócios em dia( considerando apenas os titulares, tirando os dependentes).
    Eu acho que o time tá correspondendo e a diretoria tá fazendo um ótimo trabalho e merecia uma acolhida maior da torcida, que claro esteja com condições, acredito que poderíamos começar as primeiras rodadas do brasileirão com o quadro de sócios com pelo menos uns 20 mil sócios titulares.

  6. Bosquímano
    6

    Procura-se um rival digno para um clássico!

  7. Á lamentar nestes 2 títulos a falta do gigante JOÃO PAULO
    nas fotos dos campeões, que ironia, o cara carrega o piano
    mas não participa do concerto, uma pena.

  8. Roberto Jr.
    8

    Como não posso concordar com um texto eloquente como o apresentado ?

    O “Tédio” é nada mais do que: “substantivo masculino. sensação de enfado produzida por algo lento, prolixo ou temporalmente prolongado demais”, ou seja êxtase prolongado também causa tédio!

    Não presenciei o nosso melhor momento da história com Nunes, Givanildo, Ramon, Levir, Fumanchu e companhia, mas tenho muito orgulho de estar vivenciando Tiago Cardoso: Mito !!

    Tenho muita fé que estamos prestes a ver o melhor momento do nosso Santinha na nossa gloriosa história. Não só com bons times, mas com boa estrutura.

    Não é, nem será fácil, afinal de contas o sacrifício também faz parte do nosso jeito santacruzense de ser.

  9. santana moura
    9

    Também senti muito a falta de João Paulo, quis o destino que naquele dia ele fosse sentir o cheiro da torcida, sua emoção, seu calor, isto muda muita coisa. As pessoas que estavam lá, diga-se de passagem, são corajosas demais, enfrentar aquela arapuca e sair com os carros despedaçados é algo tão épico quanto ir para Campina Grande a pé. Agora, diferentemente de Perrusi, eu senti falta de ar, só percebi que não estava respirando quando acabou o jogo. E em relação ao goleiro concordo que quando Tiago joga com o Sport sua atenção se intensifica, sua alma fica mais forte e seus braços mais longos. Eu não tenho qualquer dúvida que se trata de força extrassensorial, da divina trindade. Em relação aos outros paredões, cada um foi melhor em seu tempo, em suas circunstâncias, sem eles não teríamos as histórias que temos hoje nos anais do Arrudão.

    • Artur Perrusi
      9.1

      É o melhor de todos os tempos! Hehe…

      Na nossa próxima cervejinha, não quero nem saber, direi e repetirei “é o melhor de todos os tempos”.

      Maneca, meu veio, Tiago Cardoso merece cervejas eternas. O preço de seus milagres é não sair bem do gol. Saímos ganhando, e muito!

      E esse doido da psicologia, MM? Ele merece um texto teu, Santana!

    • “Em relação aos outros paredões, cada um foi melhor em seu tempo, em suas circunstâncias, sem eles não teríamos as histórias que temos hoje nos anais do Arrudão.”

      Concordo, Santana Moura. As memórias individuais ou coletivas, de certa forma e, em distintas épocas, fundamentam as escolhas dos ídolos paredões pelos apaixonados torcedores santacruzenses.

    • Artur, não sair bem do gol
      não é um mal só do Tiago,
      contamos nos dedos da mão
      esquerda do Lula os goleiros
      que tem boa saída, recentemente
      o Jeferson do Botafogo tomou um
      gol na final contra o Vasco que
      custou o título ao seu time, se
      nosso paredão perfeito em todos
      os fundamentos não estaria mais
      no Santinha, disto tenho certeza.
      O fato é estamos bem servido de
      goleiros, pois o Edson Kolln é
      é bom também, o que me faz lembrar
      da dupla Detinho e Gilberto.

  10. guilardo pedrosa
    10

    Caro Perrusi. Você é muito jovem, pelo menos na foto. O Santa Cruz sempre lutou contra a adversidade. Torcedores preconceituosos sempre o apelidaram de ” Mundiça, Mortafome, Miserável, Indigente, Rafamea” e outras infâmias. Mais recentemente de “Sarna”, pelo inimigo número um. Mas incrivelmente, durante todos esses anos de calvário, alternando glórias e derrotas, o maior inimigo que tivemos, maior até do que a Leoa Prostituída, foram alguns dirigentes que se diziam tricolores, mas na surdina passaram a nos aniquilar e depredar o nosso patrimônio. Nunca esquecerei de uma cena emblemática, que me causou profundo mal, deixando-me à iminência de um infarto. Um dias antes de FBC assumir o que restava do Santa Cruz, numa reportagem na sede do clube, por volta das cinco da tarde, a TV filmou um velhinho, ao que parece funcionário do clube, segurando uma vela acesa, andando pelos corredores do Arruda. É que naquele dia fatídico, o presidente do clube fechou as portas e levou as chaves, deixando a nossa instituição sem energia elétrica, sem dinheiro e sem dignidade. Entendi naquele momento que o clube acabara, que fora extinto. Salvou-nos no outro dia FBC, impulsionando a nossa reação que hoje comemoramos. Pois bem. Criaturas como aquela, deletéria, que presidia o clube, chegou ao ponto de fechá-lo literalmente. Dizem que tratava-se de uma promessa feita ao presidente do inimigo, que extinguiria o Santa e levaria as chaves para entregar ao mentor da trama. Não sei se isso é verdade, mas não descarto que seja. Foram esses bandidos que nos deixaram moribundos. Trastes que deveriam ser proibidos de transitar nas calçadas do Arruda. Ter riscados os seus nomes dos nossos anais. Daí afirmo ao amigo, excelente escriba, que temos todos os motivos do mundo para comemorar , mas nunca esquecer que o inimigo pode estar mais próximo do que imaginamos. Prefiro combater o inimigo conhecido, como o Sport, do que ter que lidar novamente com traidores da nossa nação. Tenho certeza de que você, jovem como é, nunca sentiu um golpe tão grande perpetrado contra o Santa Cruz, emblematizado pela cena daquele senhor carregando uma vela acesa, nos corredores do clube.

    • Artur Perrusi
      10.1

      Sou veio. Cito e vi jogar Detinho. A foto é jovem. É ordem de Dimas, o Editor-Mor, o lépido e fagueiro.

      – somos jovens! Diz ele.

      Eu acredito piamente no conselho de Nelson Rodrigues, dado aos jovens: envelheçam rápido e urgentemente.

      Eu pensei que desaparecíamos. Já escrevi sobre isso. E acho que a torcida foi fundamental, mais até do que os dirigentes. E concordo totalmente que devemos ficar alertas em relação ao LEF, os ditos dirigentes que só querem se aproveitar do Santinha.

      E, nesse momento, abriu-se uma janela na nossa história . Vamos escancara-la, porque temos a chance de irmos longe. Essa é uma diretoria que o clube esperava faz mais de 30 anos.

  11. Hélio Mattos
    11

    O texto é irretocável e Thiago incontestável em sua posição mas, só para dar o contraponto que a vida sempre nos oferece, gostaria de falar sobre o que eu vi no jogo de hoje contra o Vitória da Conquista:

    Edson Kholl, sei lá como se escreve.
    Seguro não, firme como uma rocha. Elástico? Elástico não, uma borracha pronta para se contrair e expandir. Saída DE bola? Tudo de bom. Saída NA bola com o atacante cara a cara? Assistam aos melhore momentos.
    Só não vi nenhuma saída na bola alçada.
    Thiago Cardoso? No momento, e espero eu por muito tempo, insubstituível, considerando até sua bola alçada.
    Fred? Muito bom e apegado à causa e ao clube, mas não tem o tamanho, o porte que é necessário e eficaz hoje em dia debaixo daquele mundão que são aqueles 3 paus…
    O Kohll não deu um único rebote!
    Na minha opinião fez uma partida perfeita.

    PS: Estou falando sem ouvir uma palavra sequer do rádio, e a Bobo como todos muito bem viram, passou para televisionar o sul maravilha num átimo de segundo depois do nosso jogo.
    Espero que eles, do rádio, tenham falado bem.
    Adorei o cara!

    PS2: Falaram na transmissão, não tenho muita certeza pois tinha uma cara junto de mim que não calava a boca, que ele estava próximo de ser dispensado.
    É isto mesmo???

    • Artur Perrusi
      11.1

      Continuo com tédio. Vencemos fora, e fácil, até com time reserva? E sem zaga!

      Kohll deu bem mais segurança do que no último jogo dele. Parece que Fred será dispensado. Acho que tb Dedé. Daniel Costa foi mal. Era o jogo para mostrar muito serviço. Era para mostrar que serve para jogar série A.

    • Anselmo
      11.2

      Não. Quem está sendo dispensado é Fred. O contrato encerrou e não será renovado.

    • Também concordo com você,Hélio!

      Que partida desse goleiro…um verdadeiro paredão!

      Tomara que saibamos amarrar bem o contrato dele pra que não venha outro time e o leve de graça pois o rapaz tem muito futuro(só tem 24 anos) e o contrato dele vai só até o final de 2016.

  12. marcelo almeida
    12

    Tem momentos na vida de um homem que ele tem que decidir se fica com seus princípios ou se corre atrás da sua ambição. Mas tem que ser pragmático nessa hora, pesar os prós e os contras, e jamais deixar que a mera vaidade defina seu rumo ignorando a razão, a moral e a ética…
    Observando o que foi divulgado entre a premiação da Copa Sulamericana e a Copa do Brasil, vejo que a diferença não é tão significativa assim…
    Por isso penso que devemos jogar pra vencer, com força máxima pra cima de CRB ou VASCO…
    Se não passarmos paciência, teremos a Sulamericana, se vencermos bom, vamos com moral em busca do título inédito da Copa do Brasil, e por que não????
    Abrir o jogo? Só pra jogar uma Sulamericana???
    Tal medida pra mim só se justificaria se a premiação dessa competição internacional fosse no mínimo o dobro do que paga a Copa do Brasil…
    E mesmo assim, na base de escalar Tiago Cardoso no ataque e Renatinho como goleiro e disser pra eles: “Vão lá guerreiros e tragam a vitória”…
    Jogar pra perder de propósito??? NUNCA…

  13. Dimas, hora de mudar a faixa para série A. Santa Cruz está
    atrasado, hoje é 5ª feira o Palmeiras já vendeu 21 mil ingressos,
    para o jogo deles no final de semana.

  14. Impressionante a disparidade da folha salarial do Campinense e conseguiram ir longe na CNE:

    http://www.esportivamente.com/#!Folha-salarial-dos-8-clubes-finalistas-da-Copa-do-Nordeste/c193z/56fc4cab0cf20a08ed0bddcc

    • Bruno, bom saber disto, porque o zagueiro
      Tiago Sala me deixou uma boa impressão, não
      só nos jogos contra o Santinha como contra
      o Cruzeiro, seria o caso do Santa Cruz ver
      isso, pois é um bom jogador com experiência
      internacional e pelo jeito dentro do padrão
      de orçamento tricolor.

  15. Arnildo Ananias de Oliveira
    15

    NOVIDADE ZERO PRA MIM À RESPEITO DA QUALIDADE DO RESERVA DO PAREDÃO.

    Desde q o contrataram junto ao Luverdense eu falei aqui q tínhamos adquirido um baita de um goleiro. Assisti – geralmente “secando” – vários jogos ano passado do time de Lucas de Rio Verde (quer diretamente, quer via VT) e vi as maravilhosas exibições do mesmo, inclusive naquela “balaiada” de 5 X 0 em cima das barbies. Goleiro alto q sai bem do gol e agarra MUITO,

    É isso aí: próxima vítima da “máquina tricolor” vai ser a Coisa BA (vulgo “burronegro do lixão”). É pau, cipó e peia.

    SaudaSanta

  16. Essa tabela que arrumaram pro Santa Cruz tá bronca. Jogos no Arruda só meio de semana, inclusive contra a Coisa( já o clássico na ilha vão ser no domingo) e flamídia e curintia.
    Pra achar um jogo nosso NO ARRUDÃO NUM FIM DE SEMANA e que não seja na lua de 11h da manhã tá mais difícil do que ver um rubronegro sem tá com cara de choro!

    E essas regras novas da arbitragem já tou prevendo muitas polêmicas:

    http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2016/05/caio-ribeiro-e-gaciba-mostram-o-que-mudou-nas-regras-de-arbitragem.html

  17. A continuar assim, o Santa Cruz vai terminar o semestre cheio
    de processos, 1º infringiu o EI por bater nos 2 velhos de
    PE, agora não pode ver burronegro pela frente que desce o
    cacete, é Artur, é de dar tédio, tens razão.
    Para completar nosso tedioso fim de semana, os velhinhos que
    se dizem nossos adversários tomaram lapadas e pra não fugir
    da rotina os culpados são os árbitros.

  18. André Tricolor Virtual
    18

    Grande Artur,

    Minha humildade segue a epopéia Coral, sinto-me nos Jardins Suspensos da Babilônia, tomando uma Frevo Cola com tulipas recheadas com alface e temperadas com azeite!

    Meu sorriso me reprime, choro de alegria e felicidade, mas meu pisante segue firme no chão.

    Eita Santa pra nos dá orgulho, o Terror do Nordeste voltou, melhor não duvidar! Depois de um sol escaldante, nada melhor que uma jacuzzi pra relaxar!

    Abraço a todos,

    VIVA SANTINHA !!!

    • Arnildo Ananias de Oliveira
      18.1

      É ISSO AÍ ANDREZINHO!

      Nada como matar, consecutivamente, duas leoas burronegras devassas.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      SaudaSanta

    • Hélio Mattos
      18.2

      TÔ NESSA!

  19. ALÔ DIRETORIA CORAL, O BOM LATERAL DIREITO EDSON RATINHO EX
    Joinville está dando sopa no mercado, terminou o contrato
    dele no final do camp. catarinense.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *