Papo rápido, antes do jogo

nazareno

Será aqui o começo da redenção?

Digo logo que simpatizei com Vica.

Nada demais, só mesmo empatia, até porque acho a função de técnico um mal necessário para o futebol. Mas, cá entre nós, chegamos a um ponto no qual sentimos, na carne, a falta de um treinador no nosso time — o mal virou um bem necessário. Aliás, fiquei convencido da sua absoluta necessidade, vendo o Santinha sem um por várias rodadas no inferno da C. Nos últimos tempos, assistir a um time sem comando foi pedagógico.

Divago, nesse momento, se não foi uma tentativa revolucionária, embora malograda, de nossos dirigentes, ao formar uma equipe sem técnico. ALN e Tininho são revolucionários, sem dúvida. Confesso que tenho uma tendência para perdoar adeptos radicais da inovação. Boa parte das mudanças, nesse mundo velho e enfadado, seria produto de mentes alucinadas, como as de nossos dirigentes. A loucura é o motor da existência, caros amigos. Queriam um futebol sem treinadores, imaginem. Não existe utopia mais bonita do que imaginar um futebol tendo como base a amizade. Nossos cartolas suspiraram por uma equipe boa-praça, cujos laços afetivos seriam constitutivos da eficiência e dos bons resultados. Posso imaginar que nossos dirigentes, ao acreditarem na Amizade, têm confiança, assim, na força do Amorrr. Bonito, hein?! Enfim, queriam um mundo melhor.

Mas não deu certo, e mudo de assunto.

Pois bem, simpatizo com Vica. Tem um jeitão sem frescura. Não sei ainda se é um bom técnico. Pelo menos, até agora, está se saindo razoavelmente bem. Deu um jeito, por exemplo, na epidemia de chinelinhos que grassava no Arruda. Conseguiu a proeza de fazer DM9 frequentar treinamentos. Certamente, aprendeu técnicas hipnóticas com a consagrada Santana Moura — de fato, só na base da hipnose para conseguir tal intento. E olhe que o time está correndo e jogando com raça, mesmo nessa situação de atrasos salariais — parabéns ALN pelo planejamento! Vejam vocês, Vica conseguiu, até agora, controlar a inclinação de alguns jogadores para se queixarem de lesões na parte posterior do bolso ou no adutor financeiro (expressão formidável, utilizada pelo melhor cronista esportivo de Pernambuco, Carlos Lopes).

Vica sabe variar taticamente o time e, principalmente, parece entender a partida, organizando a equipe no intervalo de jogo — mesmo assim, ainda acho que gosta em demasia de volantes. Na última partida, perdeu praticamente todo o time dito titular (Renan, Tiago Costa, Ramires, Dedé, Luciano Sorriso, Renatinho e Natan — não é pouco!), mas conseguiu, depois, uma mínima organização tática e, ainda mais, com vários jogadores reservas — ora, isso merece elogios! Certo, achei o primeiro tempo do último jogo, depois dos 15 minutos, uma desgraça, porém, a melhora foi substancial no segundo tempo — técnico que é técnico entende de vestiário e de intervalo.

Na escalação, acertou mais do que errou. Não entendo sua predileção por Leandro Souza, por exemplo. Espero que o rapaz não esteja na zaga titular para a próxima partida — tudo indica que Renan volta a ser titular. Mas recuperou um jogador como Leozinho… Aqui, calo-me profundamente. Quem recupera Leozinho possui poderes mutantes ou mágicos — em tese, pode tudo. Porém, continuarei calado.

(um momento de silêncio diante do milagre)

E redescobriu Sandro Manoel, jogador que apresentava uma evolução técnica, desde o final do Pernambucano, e que foi barrado por esse processo randômico, caótico e incontrolável, vulgo Sandro Barbosa. Pelo que jogou, pra mim, é titular. E, claro, o fundamental: redescobriu André Dias, jogador esquecido no Labirinto do Arruda.

(Não sabem onde se localiza?Pois fica ali embaixo do chão das sociais. É uma elaborada construção, criada por beneméritos tricolores e constituída por um conjunto de percursos intricados com a intenção de desorientar quem os percorre. Dizem que lá encontramos jogadores jamais utilizados, pratas da casa desaparecidos e fantasmas do LEF — alguns ex-presidentes ululam lá dentro e lambuzam de ectoplasma o Labirinto. Parece que Dimas é o único a percorrer o Labirinto sem se perder. Diz que adquiriu essa capacidade ao auditar o governo pernambucano, o maior de todos os labirintos. Há boatos de que usa uma lanterna e pedaços de pão, produzindo uma trilha para se guiar, o que não é justo e nem um pouco original — um dia, encontra uma bruxa e toma na jaca)

Pois bem, era uma espécie de arrudotauro, o pobre do André Dias. Vica, assim, foi um Teseu magnânimo, que não o sacrificou, justamente o contrário, pois o trouxe vivo às touradas do Arruda (carai, baixou a musa da inspiração). Para a série C, convenhamos, a dupla André Dias e DM9 é imbatível. Vai dar bolero, podem ter a certeza.

Se ganharmos do Baraúnas, a torcida recupera de vez a confiança. E aí, caros amigos, com a torcida junto, é pau pra comer sabão e é pau pra saber que sabão não se come — bem… er… não sei bem o que significa a expressão, nem mesmo por que a coloquei aqui.

Tinha que terminar a crônica de algum jeito,

mesmo na marra,

e ela apareceu na mente,

e a achei curiosa,

não tinha outra,

 enfim…

 

15 Comentários

  1. Arnildo Ananias de Oliveira
    1

    ME TOO.

    Tb simpatizo demais com o Vica.

    E vamos invadir Goianinha!

    SAUDASANTA

  2. Arnildo Ananias de Oliveira
    2

    QUEM DIRIA…

    o Icasa q tanto nos deu desprazer, agora só nos dá felicidades: acabou de ultrapassar a coisa maldita dos quintos dos infernos.

    KKKKKKKKKKKKKKKK.

    SAUDASANTA

  3. Arnildo,

    Irei no ônibus de Dani. Nos veremos por lá.

  4. Arnildo Ananias de Oliveira
    4

    ACABEI DE TELEFONAR PRO ALEXANDRE, DE VIT. DA CONQUISTA.

    Pensem num cara macho! Já rodou perto de 450 km e já está próximo de Paulo Afonso. De lá irá pra Garanhuns apanhar o BACALHAU e seguirá viagem.

    Q deus o Acompanhe e até amanhã, lá em Goianinha.

    Realmente inexiste no MUNDO algo sequer parecido com o amor e paixão Q A INCHADA CORAL – como bem disse RICARDO CAVALCANTI – dispensa ao Mais Popular e Querido Clube de todo esse N/NE do BR. É de arrepiar!

    SAUDSANTA

  5. Arnildo Ananias de Oliveira
    5

    CADÊ OS GRANDES BALUARTES DESTE BLOG

    a exemplo do DUDU RAMOS & cia ltda? Por q “sumiram”? Olha, estive ontem lá em Goianinha e fica difícil ficar criticando o Sorriso, o Tiago Costa, etc.

    Quem pra mim ñ jogou lá essas coisas (VTNC) foram Nininho, Renatinho e o predador DM9. O AD99 foi excepcional + 1 X e o Natan tb jogou muita bola. O sorriso muito bem – marcou um golaço lá em Cuibá e voltou a marcar outro ontem, além da excelente assistência num dos outros dois gols nosso.

    É isso aí. Foi o q vi apesar da muita manguaça q tomei.

    E vamos pra cima Seu Correa domingo!

    SAUDASANTA

  6. O caminho está se abrindo para nós, esperamos não haver desvios. Quanto aos comentários sobre Sorriso e Tiago Costa foram pertinentes,eles mais Sandro e nossa zaga perderam pontos imperdoáveis.Agora jogaram bem vamos elogiar,mas isso não foi regra até agora.Então esperemos que a exceção continue pois senão as críticas justas voltarão.

  7. Hélio Mattos
    7

    é pau pra comer sabão e é pau pra saber que sabão não se come !

    Ou seja, é pau pra toda obra!

  8. Hélio Mattos
    8

    Atenção Dimas/Anízio, o texto da Santana, além de sensacional, está difícil de ser acessado e impossível de sser comentado.
    Vcs devem saber disso mas…não custa nada avisar.
    Saudasanta!

  9. André Tricolor Virtual
    9

    Grande Artur,

    Vencemos o Beraúnas que não foi um adversário fácil, pois precisava da vitória a todo custo para ter esperança de se livrar do rebaixamento.

    Mais uma vez a torcida se fez presente e o time de Vica e do povo jogou bola e cada jogador hoje tem uma importância no grupo.

    Vamos comer sabão e cuspir fogo em busca da sonhada classificação.

    * Em tempo – se ganharmos do Sampaio Correia, meu amigo, ninguém vai mais segurar o Santinha.

    Sr. Arnildo quando fores a outro jogo fora de Recife entra em contato comigo (81 97176845). Abraços!

  10. Tribomjardim
    10

    Time treinou diferente……espero por Dedé titular…mas vamos dar força e apoiar…..a hora é de ganhar e subir…..jogar sem ansiedade…mas com responsabilidade..

  11. Ganhamos o jogo no Rio Grande do Norte, agora vamos encher o Arruda no próximo domingo com a Torcida Mais Apaixonada do Brasil. Vamos levar nossas famílias, vamos levar nossos amigos, vamos levar nossas amigas, namoradas, namorados, etc. Vamos fazer um grande festa. Vamos ajudar o Santa Cruz a sair dessa série C. O Santa precisa do nosso apoio.

  12. santana moura
    12

    O que será que se pode dizer a alguém que com tanta argúcia diz tudo que a gente precisa saber? Parabéns, parabéns Perrusi, mais uma vez arrasou!

  13. Domingo todos no Arruda não importa o horario.

  14. Lourenço Sobral
    14

    Tá complicado. Administrar algo real já é difícil, imagina algo virtual. Arnildo, companheiro de tantos encontros em jogos do SANTA, um abraço e domingo, certamente, nós encontraremos.

  15. Lourenço Sobral
    15

    Tá complicado. Administrar algo real já é difícil, imagina algo virtual. Arnildo, companheiro de tantos encontros em jogos do SANTA, um abraço e domingo, certamente, nós encontraremos.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *