Dia de jogo

Nem polvilho Granado dá conta

Nem polvilho Granado dá conta

Estava com parte da família Lins, essa família-comunhão, com Murilo e Felipe. E Dimas? Perguntei. Dimas, rapaz, está naquela cidade horripilante, que é Paris. Numa decisão? Como é que pode? Exclamei completamente incrédulo. Barbie, Dimas virou Barbie? Pois é… O TC ficará rosa? Trocar uma decisão por uma reles viagem? Imperdoável. Não entendia e ainda não entendo.

Escolhi a dedo a camisa. Tem que ser a mais surrada, a mais lascada, aquela que daria fim no mesmo dia. Contra a Coisa, acabo com todas as camisas, pois fedo que nem bode. Meto polvilho Granado nos suvacos, mas não adianta nada. Nervosismo fede, dizia Freud, que explicava tudo, mas não o que era torcer pelo Santinha. Por isso, não sou das companhias mais agradáveis, infelizmente, apesar de toda a simpatia. Ducaldo mesmo, espírito sensível, desistiu de ir a jogo comigo. E decisão é phoda… Foco, mentalizo, racionalizo, preocupado com o destino de minh’alma. Fico até calmo, mas os suvacos talvez paguem pela sublimação espiritual.

Levei uns grampos de nariz para Murilo e Felipe. E fomos encher a cara no Caldinho do Bonitão — o nome é um gigantesco contrassenso, aviso logo, embora a vida não seja propriamente regida pela lógica. É um boteco notório, cerveja gelada e petiscos baratos. E perfeitamente honesto: olha-se o caldinho de camarão e se encontra, de fato, crustáceos decápodes. Estão vivos? Perguntei. Não, não, é tua colher que está mexendo. Camarões vivos e sem casca não existem. Aaah… Perguntaria sobre o que se movia, afinal, mas achei desnecessária a indagação. Mania de perguntar, carai.

Felipe lançava prosélitos na mesa. Adora assistir à Discovery Chanel. É muita ciência, defende. E contava que uma manada de búfalos se move com a velocidade do búfalo mais lento. Quando a manada é caçada, são os búfalos mais fracos e lentos, em geral doentes, que estão atrás do rebanho, e que são mortos primeiro. Essa seleção natural é boa para a manada como um todo, porque aumenta a velocidade média e a saúde de todo o rebanho pela matança regular dos seus membros mais fracos.

De um jeito muito parecido, o cérebro humano pode operar apenas tão depressa quanto seus neurônios mais lentos. Beber álcool em excesso, como nós sabemos, mata neurônios, mas naturalmente ataca primeiro os neurônios mais fracos e lentos! Neste caso, o consumo regular de cerveja elimina os neurônios mais fracos, tornando seu cérebro uma máquina mais rápida e eficiente…

Aaah… exclamei. Sempre ficarei estupefato com a sabedoria de Felipe. Já Murilo estava meio calado. Está preocupado com o quê, rapaz? Artur, meu chapa, queria saber por que Eva foi tirada exatamente da costela de Adão, já que Deus podia usar um pedaço de madeira, uma pedra ou qualquer outra matéria. Aquela costela estava sobrando? Se não estava, então Adão estaria sendo privado, por Deus, de parte essencial de seu corpo, dado não ser concebível que, desde o início, estivesse presente no corpo humano algo supérfluo. Ou Adão tinha treze costelas de um lado e doze do outro? Era uma espécie de monstro, como os homens que têm três mãos e três pés?

Olhei o movimento dos camarões no caldinho. Havia uma competição de nado. Mas não sabia responder às angustiantes questões de Murilo. Cheirei o suvaco, por reflexo. Não é um gesto sofisticado, reconheço, longe disso. Na verdade, é prospectivo e, diante do fato, posso utilizar métodos paliativos. Se Adão fedesse tanto, Deus não teria tirado sua costela. Era possível feder no Paraíso? Deixei a questão no ar. Ficamos calados, olhando nossos caldinhos.

Aproximava-se a partida contra a Coisa. Já sentia aquela tensão na atmosfera. De todo modo, estava calmo e bebericava de forma modesta. Talvez fedesse por misticismo ou a suvaqueira era como um amuleto da sorte. Desde 2005, não ficava assim tão confiante num jogo do Santinha contra a Coisa. Parei de duvidar da própria dúvida. Estamos jogando bem. Há uma decência no bom jogo. Perdoa-se os deslizes e se aceita melhor os erros. Martelotte mostrou competência. Gosta de futebol bem jogado, e sem muita frescura taticista. E o time tem alma. É a cara de Everton Sena, esse monstro, que nosso técnico transformou no jogador mais polivalente do planeta: o defensor completo — zagueiro, lateral e volante, tudo numa só raça. E ainda tem Natan… Rapaz, gastava uma loteria para saber do que sofre esse jovem craque. Deve ter algum remédio, um emplastro Sabiá qualquer, para concertar esse menino, mudando sua irritante condição de vidro.

E fomos ao jogo. Como sempre, fiz o de praxe e recitei o pregador do Eclesiastes:

Todos os rios vão dar ao mar; e mesmo assim o mar não está cheio; ao lugar donde vêm os rios, é lá que eles retornam (I:7). O que já foi, isso será; o que já se fez, isso se fará; e não há nada de novo debaixo do Sol (I:9).

E o jogo foi uma onda…

O gol foi uma pintura. Aquele toque de calcanhar de Caça-Rato…

Matei alguns torcedores na base da inhaca, pois um gol no Arruda é que nem no Arizona, os brutos também amam. É todo mundo abraçando todo mundo…

PS: cheguei em casa, joguei fora a camisa, tomei banho e saí da ducha um perfume só, porque senão minha mulher não me deixava entrar no quarto.

129 Comentários

  1. Santacruzense em Sampa
    1

    Muito bom!

    Ri demais.

    Que assim seja domingo que vem!

  2. Coronel Peçonha
    2

    Grande Artur

    É bom saber que NÃO lhe abraçarei na comemoração do tri no domingo que vem, lá na sede do Santinha (assim seja!).

    Esse povilho fede demais e ainda mais num suvaco desgraçado, é pior que o banheiro do Arrudão.

    Caça-Rato é, e sempre foi, um ídolo para mim. Everton Sena tá demais. E Martelote está calando a boca de todos, inclusive a minha, que tinha perdido a esperança no time.

    O Santa Cruz é minha pátria.

  3. Amigos tricolores:

    Bomba, essas malhas devem ter sido desenvolvidas pelas empresas de desodorantes. Não trás conforto nenhum a quem tá usando e dá uma suvaqueira de lascar.
    Muito bom o texto.

    Viva o Santa Cruz Campeão 2013!

  4. A lógica é por Nininho no lugar de Willian, Éverton vai pra zaga. É um desfalque perigoso, quando sairam César e Vágner entraram os dois que treinavam juntos, agora Éverton vai ter que se entender com Renan e este só vai poder treinar lá pra quinta feira. Sem falar que nossa lateral direita vai tá vulnerável. Acho que Renatinho vai acabar voando do time pra entrada de Sandro Manoel.

    • Renan que foi agredido pelo meliante tóbi,vamos esperar para ver no que dá.

  5. Artur Perrusi
    5

    Temos uma situação um tanto inédita que, bem trabalhada tática e psicologicamente, pode ser fundamental. Jogaremos sabendo que, caso sejamos derrotados, haverá outra partida. Creio que esse fato tire um peso enorme dos ombros de nossos jogadores. Podemos jogar sem nervosismo e, até mesmo, encurralando a Coisa — que estará um tanto histérica e nervosa. Por mim, adotava uma postura ofensiva, porém responsável, e surpreendia o popoti.

    • tiagombp
      5.1

      Também acho, Artur. E considerando como Martelotte tem feito o time jogar fora de casa, não duvido que ele adote essa postura…

  6. Só para constar,tinha mais de 50 mil no Arruda.Palavra de quem já foi muito lá.

  7. Santacruzense em Sampa
    7

    o gol mais bonito da semana foi, sem dúvida, o de DM9. Mas, na enquete do coisatv, levamos uma virada do ceará.
    vamos reverter essa injustiça.

    http://sportv.globo.com/site/programas/e-gol/enquete/qual-foi-o-gol-mais-bonito-do-final-de-semana-5-5.html

  8. Gleibson
    9

    ESTAMOS BATENDO A TORCIDA DO BAHIA NO GOL MAIS BONITO VAMOS VOTAR EM DM9

  9. M13tricolor
    10

    Meio-campo dos sonhos para domingo:

    Natan, Raul, Caio tavera, pedra e renatinho.

    Pelo menos uns 2 gols seria garantido.

  10. Rosa Lucia
    11

    Artur Perrusi, parabéns, ri muito.
    Continues assim, narrando tão claramente, a ponto de vivermos o fato.

  11. Gleibson
    12

    O gol de DM9 foi o mais bonito no programa Linha de Passe da ESPN, não assisto programa da GLOBO e a minha ultima opção.

  12. Leandro Rodrigues
    13

    Rapaz, vale a pena ouvir a narração do gol de DM9 por Romualdo Marques. O link é esse:

    http://www.coralnet.com.br/noticias_ler.asp?id=18881

    Ele e Aroldo Costa são os melhores com certeza.

  13. santana moura
    14

    Adoro os contos de Artur, são muito divertidos, apropriados para começar um BOM DIA para todos e todas.

  14. Arnildo Ananias de Oliveira
    15

    SÓ SEI UMA COISA (VTNC):

    se realmente o NATAN voltar (INTEIRO) no domingo, UM ABRAÇO.

    SAUDASANTA

    • Domingo no dia das mães quero dar um “TRI-VICE” de presentinho pra “mainha da cidade”!!

  15. rubemjunior
    16

    Nosso clube na TV FIFA.

    • tiagombp
      16.1

      O vídeo está muito bonito. Tem um trecho que achei fantástico, transcrevo abaixo:

      “As pessoas torcem por um time porque o amam. Mas existe algo mais profundo na forma em que os torcedores do Santa Cruz levam esse apoio de geração para geração. Para eles, o Santa Cruz carrega o ideal da justiça social e racial desde as suas origens.”

  16. rubemjunior
    17

    Natan e Renan Fonseca poderão jogar o clássico de Domingo.

  17. Vamos agora nos prepararmos para domingo. E essa preparação deve ser de todos: dos jogadores, da torcida, da comissão técnica, do DM, etc. Vamos nos unir e vamos a Ilha apoiarmos o Mais Querido. Espero que o Santa Cruz jogue muito, jogue dando tudo de si e assim façamos a festa da Família Tricolor. Humildade e luta galera, essa deve ser a nossa palavra de ordem.

  18. tiagombp
    19

    Falando em destaques do Santa na mídia internacional, a revista Four-Four-Two fez uma matéria (será publicada na edição de junho) sobre a torcida do Santinha e o Jesus Tricolor. A página da matéria no original em inglês está aqui no blog dEle:
    http://jesustricolor.files.wordpress.com/2013/05/santacruz1.pdf

    Fiz uma tradução do texto, e ele a publicou aqui:
    http://jesustricolor.wordpress.com/2013/05/06/revista-inglesa-four-four-two-faz-materia-sobre-o-santa/

    (dêem um desconto em relação aos erros, fiz isso depois do jogo de domingo.. hehe)

  19. Arnildo Ananias de Oliveira
    20

    VAMOS TODOS MENTALIZAR, POSITIVAMENTE, PRA QUE

    nosso garoto de OURO (e ñ de vidro como dizem alguns) NATAN esteja completamente apto e em forma física ideal pro jogo de domingo, na casa de jacutinga pois, se isto acontecer, pode ir preparando a faixa de TETRA CAMPEÃO pro ano do nosso Centenário porque estaremos, ano q vem, na série “B”.

    Lembrem-se q a última vez q jogou os 90 min, demos um verdadeiro “baile” nas barbies, deixando-a aflita, em pleno Aflitos.

    ANOTEM AÍ.

    SAUDASANTA

    P S – Temos muita sorte com o assim chamado “homem de vidro”. O grande artilheiro Erandir tb foi, assim, intitulado. Vencemos o Paysandu de 5 x 1 no Torneio Hexagonal do Norte-Nordeste de 1967 e o Remo (q veio pra se vingar), tomou de 9 X 0 (apesar de vir a se sagrar vice-campeão)! Evidentemente q fomos CAMPEÕES. Vencemos tb a coisa maldita dos infernos, na casa dos festejos, por 3 X 2. Aliás, essa desgraça ficoeu em 4º lugar (atrás do América-CE). O Erandir, se ñ me falha a memória, só faltou “fazer chover” nesses dois jogos.

  20. santana moura
    21

    Gostaria apenas de alertar vocês para continuarmos vibrando positivamente por nossa equipe, mas nada de ôba ôba, jogo só se ganha depois que termina, pés no chão e muita lutam,sinto muita vibração e confiança na fala dos jogadores corais, mas nada de estrionismoç isto é bom demais! Humildade, simplicidade e foco os pilares da vitória tricolor!

  21. Renovamos com Stone até 2014.

    • Ricardo Gueri-gueri
      22.1

      Jr., ótima notícia, pra mim o melhor jogador do Santinha até aqui nessa temporada. Ele várias partidas excelentes.

    • Ricardo Gueri-gueri
      22.2

      Corrigindo, ele fez várias partidas excelentes.

  22. TRICOLAÇO
    23

    O conjunto das engrenagens vêm funcionando: TORCIDA, DIRETORIA, TIME. as duas primeiras resulta na terceira, isso é, se a segunda não atrapalhasse a primeira. E se depender-se da primeira, jamais passaríamos o que passamos. PRECISAMOS DE DIRETORIAS COMPROMETIDAS COM A TORCIDA E O TIME, sendo assim assumiremos a nossa vocação de GRANDE CLUB do cenário mundial, tal qual a nossa torcida. E voltaríamos a ser o TERROR DO NORDESTE, como diz nosso próprio HINO. DALE SANTA, RUMO AO TETRA!!!!!!!!!!!!

  23. Arnildo Ananias de Oliveira
    24

    ESTOU COM GRANDE RECEIO DE UM JUIZ SEM PULSO PRA DOMINGO.

    Espero q o árbitro de domingo próximo seja honesto bastante pra fazer uma boa arbitragem, imparcial, principalmente no campo disciplinar. Por razões óbvias outro “hors concours” visado, será o nosso craque Natan.

    Pra minha surpresa, o árbitro de domingo passado apesar de ter feito vista grossa pra entrada criminosa de Tóbi em cima do nosso zagueiro fez, no cômputo geral, no meu entender, uma ótima arbitragem. Dar-me-ìa por satisfeito com uma arbitragem naquele mesmo nível.

    É isto AÍ. Q OS DEUSES DO OLIMPO OLHEM POR NÓS.

    SAUDASANTA

  24. Arnildo Ananias de Oliveira
    25

    Ôps, o 1º visado será o predador DM9.

  25. Hélio Mattos
    26

    Artur, tô doido pra te dar um abraço bem inhacado no domingo, visse?
    Vamo que vamo!

  26. Conversas na net dão conta que o terceiro jogo são favas contadas.Caso o Santa Cruz fassa parte disso,me recuso a acompanhar tal armação.Vamos ver,quero um empate domingo.

    • José
      27.1

      FAÇA,fassa é um erro da peste.

    • Jakov
      27.2

      “Conversas da net” não têm credibilidade alguma. A Internet é uma invenção maravilhosa, mas é também um terreno fértil para a boataria, a patifaria e a canalhice anônima geral.

    • José
      27.3

      Não foi turma de boato,mas espero que seja paraagitar mesmo.

  27. rubemjunior
    28

    Vamos para a luta com honra e humildade, mas sem esquecer que temos 75 % de conquistar o campeonato.

  28. rubemjunior
    29

    MC Cego.

  29. Espero que já possamos comemorar o tri já domingo lá na casa dos festejos, mas caso ainda precise de um terceiro jogo e SE MINHAS FONTES AQUI DE PESQUISAS estão certas temos que nos preocupar com a nossa dupla de zaga, Renan e Wiliam Alves, estão pedurados e pro lado da coisa o pendurado é o fraco lateral deles reinaldo.

  30. rubemjunior
    31

    Comemorar aniversário do outros antecipadamente é sinal de que o aniversariante vai morrer.
    Mas como a cadela de peruca já está morta faz tempo, não tem problema algum.

  31. rubemjunior
    32

    Vamos levar um bolo com velas pretas para a ilha do boi xié.

  32. E lá vem mais especulação para DM9:

    Comenta-se nos bastidores do futebol baiano que o mais novo nome para desembarcar na Toca do Leão e assumir definitivamente a camisa 9 do Vitória é o do centroavante Dênis Marques, atual artilheiro do Santa Cruz.

    Via assessoria de imprensa do time Coral, Dênis Marques disse na tarde desta terça-feira, 27, que está focado na final do Campeonato Pernambucano e que não comentaria a respeito de uma possível negociação com o time baiano.

    // Confira o mercado da bola para o Vitória em 2013

    O atacante não teria empresário e seria ele próprio o responsável por conduzir as negociações da sua carreira. A assessoria do Tricolor do Arruda sugeriu ainda que, após o término do Estadual, a situação do jogador com o time pernambucano poderá eventualmente ser diferente.

    Em conversa por telefone, o Diretor de Futebol rubro-negro, Raimundo Queiroz, negou que o clube tenha procurado pelo jogador, mas admitiu que o rubro-negro ainda pode contratar mais um atacante para a Série A.

    “Hoje é o seguinte. Analisa comigo: a janela do exterior já está fechada e no Brasil não está tendo nada muito melhor do que a gente já tem. Então, se for para trazer mais um, nós não temos interesse. O Dênis Marques é um bom jogador, mas eu analiso como se ele já estivesse no nível dos nossos. Agora, se aparecer mais um nome interessante, pode ser que nós tentemos”, explicou Raimundo Queiroz.

    O Vitória não seria o único clube interessado na contratação do jogador: rivais do Santa Cruz, o Sport e o Náutico também teriam demonstrado interesse e já estariam envolvidos, inclusive, num leilão pelo atacante.

    De acordo com informações de um grande empresário do futebol pernambucano, o Leão da Ilha já teria oferecido ao atleta R$ 200 mil de “luva”, que é uma espécie de premiação pela assinatura do contrato, e R$ 100 mil de salário.

    http://www.ecvitorianoticias.com/2013/05/atacante-denis-marques-do-santa-cruz-e.html

  33. Caso trezexSTJD/CBF

    Por Phelipe Caldas
    João Pessoa

    A Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça decidiu por unanimidade que é a Justiça da Paraíba que tem a competência para julgar o ‘Caso Treze’, em que o clube paraibano conquistou na justiça comum a vaga na Série C do Brasileirão que originalmente pertencia ao Rio Branco-AC. A sessão foi retomada na tarde desta quarta-feira, nove meses depois que ministro-relator Marco Buzzi já tinha dado um primeiro voto em favor da justiça paraibana. Hoje, o ministro Luís Felipe Salomão, que tinha pedido vistas em agosto do ano passado, seguiu o voto do relator, no que foi seguido por todos os outros seis ministros que faltavam votar.

    Em teoria, ao menos, a decisão do STJ representa uma vitória do Treze, já que o processo vai permanecer numa instância em que o clube já possui vitórias anteriores. O clube, por exemplo, já conquistou uma decisão favorável da juíza Ritaura Rodrigues, da 1ª Vara Cível de Campina Grande, e depois teve em seu favor uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Paraíba.

    Os ministros do Superior Tribunal de Justiça, no caso, julgavam um “conflito de competência”. Depois da liminar conquistada pelo Treze, a Procuradoria-Geral do Acre também conseguiu liminar em seu próprio estado em favor do time acriano; e o Araguaína, por sua vez, conquistou outra liminar em seu favor em Tocantins. Posteriormente, a Confederação Brasileira de Futebol ainda alegou que a ação do Treze deveria ter sido movida no Rio de Janeiro, sede da entidade.

    A vitória da Justiça da Paraíba, no entanto, é apenas parcial. Já que ao fim do julgamento os ministros ressalvaram que não se decidiu na ocasião a eventual competência da justiça do Rio de Janeiro, onde fica a sede da CBF, mas apenas entre as do Acre, de Tocantins e da Paraíba.

    Antes, contudo, logo no início do julgamento do conflito, os ministros primeiro discutiram se não haveria “perda de objeto” na ação, já que se esta se referia à Série C do ano passado, competição que já foi encerrada. Por 6 a 2, contudo, os ministros decidiram que não havia perda de objeto, até porque o resultado daquela competição continuava a refletir até hoje, já que o Treze está pelo menos por ora confirmado na competição nacional em 2013.

    http://m.globoesporte.globo.com/pb/noticia/2013/05/stj-decide-que-cabe-justica-da-paraiba-seguir-julgando-o-caso-treze.html

    • Artur Perrusi
      34.1

      Acho essa notícia muito grave. Não é possível que teremos aquela novela patética atrasando o início do campeonato. É de lascar.

  34. ok!! agora é esperar o que o salgueiro e rio branco vão fazer!!

    ficamos arretados com o treze pela paralisação do campeonato do ano passado, mais a verdade tem que ser dita e aceita!! os caras tem aquilo roxo mesmo kkkkkkk infelizmente os nossos diretores é que são uns furico travado mesmo!!

    Eu quero ver agora o que seu Evandro Cagado vai dizer agora!! Clebeu do salgueiro disse que joga a série c, o rio branco disse tambem então a M vai virá boné por causa do salgueiro e rio branco.

  35. Rubem Junior!!

    tú tá muito empolgado visse!! Oxiiii tú vai comemorar o que mesmo?? campeonato de arremesso de catarro é?? meu objetivo já voi almejado, estou na copa do Brasil enordestão ano que vem!!

    se ganhar o pernambucano bom, se não bom tambem!! quero ver é festa no fim do ano com a subida pra série B,porque se isso não acontecer eu quero que esse tri vá pra casa de chupeta!! Eu não comemoro mais campeonato de bordão como vcs costumam a dizer, como venho falando campeonato pernambucano eu sei que vou e posso ser um dia e brasileiro?? huumm contra fatos não tem argumentos os tempos mudaram hoje qualquer clube que tenha um titulo a nivel nacional é bem mais visto que um regional.

    estamos muito aquem de juventude, paulista,marilia,paysando, remo!!

    Acorda pra jesus cabeça!! Tu ta pensando que as criticas que eu, tu, Ricardo fizemos aqui entrou nos ouvidos do diretores foi oxiiiiiiiiiii eu faço as minhas pra mostrar que estou esperto, mais não acredito que faça efeito ou chegue aos ouvidos deles!!

    digo e repito, esse tri-bestão não serve de nada pra mim se não chegar a série B esse ano. que DEUS nos livre não subirmos esse ano ao final do brasileiro eles vem dizer que infelismente não chegamos mais que o time foi tri coisa que a decadas não era!! e os bestão vão balançar a cabeça como lagartixas aceitando na boa!!

    dane-se pernambucano eu quero a série B Ano que vem!! e sendo campeão da C querendo demais??? nãooooooooooooo já que sou clube grande eu penso grandeee tambem.

  36. Gleibson
    37

    Amanhã ir comprar o ingresso e domingo rumo ao tri.

    • mais um tricolor
      37.1

      concordo com o colega tricolor. Se o time não voltar a série B, o ano será perdido, como foi o último.

  37. não entendo o pq de muitos torcedores não gostarem de ser campeões pernambucano. ser campeão estadual, no nosso caso, tricampeão, faz entrar dinheiro pro clube, valoriza os jogadores, fortalece a marca, faz a meninada se apegar ao time, etc, etc.
    no dia que acabarem o estadual, podem se preparar para ver uma geração torcendo pelos times que passam na televisão.
    dizer que qq time que tenha um título brasileiro é mais visto dos que o que não tem, é exagero. duvido que o paysandu, o criciúma, paulista e outros, tenham mais prestígio do que o Santa Cruz. Duvido que nossa marcar valha menos do que a deles.
    é claro que entre ser campeão e subir pra B, é melhor subir. porém, isto não é um jogo de tabuleiro, nem um contrato assinado, que diga se ganhar um, não ganha o outro. então, que sejamos campeões e que subamos.

    • Elvimário Araujo Júnior
      38.1

      Concordo.

    • Ser (tri)campeão pernambucano é imprtante…ser campeão de série D e C é lixo!

      Realmnete ser campeão em cima do maior rival aumenta o quiadro de sócios, patrocínios aumentam, mas tem o lado negativo que é a valorização acima da nossa condições de vários jogadores. Se já acho dif´cicil segurar DM9 pra série C sem ser campeão imagina com o título do Santa e ele como um dos destaques! é complicado!

    • José
      38.3

      Certo que ser tri é ótimo,mas ter perdido a série D foi humilhante por demais.Sempre que se disputa algo ser campeão é primordial,ainda mais perder finais para times pífios ou ser eliminado por times amadores.

  38. Gleibson
    39

    Incrivel Lucio Surubim comentando o jogo da coisa e pensando no jogo contra o Santa Cruz, dando entender que ele quer que a coisa vença o jogo hoje por mais de dois gols para caso aconteça o terceiro jogo a coisa jogue descansada, é brincadeira essa imprensa torce na cara dura para a coisa.

    • Eduardo Ramos
      39.1

      Rembrand tá inconformado com a derrota (até agora, 40 do segundo tempo) da Coisa!

  39. Samuel Maceió - TOSA
    40

    E aí Luiz Ernane, ainda teremos que engolir a galinha choca da paraíba?

    quando será julgada a competencia do rio de janeiro?

    favor informar com sua opiniào conhecedora do assunto.

    abraços,

    • Renan
      40.1

      Ainda Sobre o caso:

      Liminar confirmada

      Ao decidir a liminar no conflito de competência, o ministro Buzzi apontou que a citação no processo movido pelo Treze na Justiça da Paraíba ocorreu antes mesmo da propositura das demais ações. Conforme a jurisprudência do STJ, esse fato atrai a competência desse juízo.

      Buzzi aplicou a norma do artigo 219 do Código de Processo Civil, segundo a qual “a citação válida torna prevento o juízo”. O ato é válido porque a CBF foi citada por meio de mandado de citação. Além disso, a entidade compareceu espontaneamente aos autos da ação na Paraíba, apresentando exceção de incompetência. Esse entendimento foi agora confirmado pela Seção.

      O Ministério Público deu parecer favorável à reunião das ações na Justiça Federal do Rio de Janeiro, sede da CBF, mas os ministros entenderam que essa competência só poderia ser decidida se houvesse alegação nesse sentido, por não se tratar de competência absoluta. Mas a questão ainda pode retornar, no curso do processo.

      http://jurisprudenciabrasil.blogspot.com.br/

    • Luiz Ernane
      40.2

      Prezado Samuel e demais colegas.

      O STJ decidiu ontem que, considerando os Tribunais da Paraíba, Acre e Tocantins (TJPB, TJAC e TJTO), o que possui competência é o TJPB, pois foi o primeiro a ser acionado.

      Mas isso tá certo?

      Segundo o próprio STJ, não. Em dois julgados anteriores, CBF contra Gama e CBF contra Ponte Preta, a regra é a estabelecida é que o domicílio do réu é que é competente por se tratar de entidade jurídica.

      No futuro, a competência será do TJRJ (Rio de Janeiro), pois as regras de competência são claras.

      Mas a decisão foi política, pois os mesmos ministros vislumbraram que o Rio de Janeiro era o lugar a ser julgado. Mas alegaram que tal questão não foi levantada por nenhuma parte, o que não é verdade, pois na petição da CBF isso foi argumentado.

      O que vai acontecer?

      Este ano nada. O Treze vai jogar e o injustiçado Rio Branco vai jogar a série D.

      Lembrando que o Rio Branco foi injustiçado várias vezes, pois entrou na justiça comum para ter o direito de jogar na Arena da Floresta, e isso não é proibido pela CBF. O que a CBF proíbe, tal como a FIFA, é decidir méritos esportivos na justiça comum.

      Lembrando que esse mesmo Rio Branco estava em primeiro lugar na sua chave e provavelmente subiria para a série B.

      E outra, caso o STJ “quisesse” mesmo aplicar a Justiça teria decidido “extra petita”, de ofício, desaforando tudo pro Rio de Janeiro.

      Isso é Brasil meu filho…

    • Bruno
      40.3

      Gostaria muito que fosse reparado essa injustiça na boa e a galiha fujona fosse rebaixado dentro do campo esse ano, e o rio Branco suba lá na série D, E CLARO QUE O SANTA CRUZ SAIA DESSE INFERNO DE SERIE C PRA NUNCA MAIS NEM PASSAR PERTO!!

    • Milton Santos Jr.
      40.4

      Prezado Luiz Ernane, se foi desconsiderado o fato de a CBF ter argumentado pela competência do Juízo, não cabe a CBF entrar com embargos de declaração? Será que a incompetência da CBF chega a esse extremo, o de deixar passar a falha/omissão existente na decisão?!

  40. santana moura
    41

    Lendo as notícias que vocês postaram sobre DM9 fico preocupada com ele, pois se tiver que sair do Santa que vá para um clube diferente do Sport, pois os bons jogadores que sairam do Arruda sob o olho grande dos rubronegros não deram certo lá, afundaram no mais profundo esquecimento e não é isso que Dênis quer, nem nós, que lhe queremos bem. Espero que algum conhecido dele leia este comentário e passe para o mesmo. É só olhar para trás e verão a danação de jogadores que o Sport quis tomar de nós e não deu em nada, nada, nada. Dênis Marques estará no próximo artigo “Vale o quanto pesa (2)”, que enviarei ao final deste campeonato.

  41. Eu tava lembrando aqui, com a inclusão da barbie na copa do nordeste ano que vem, e principalmente por esse rancking esdrúxulo que a cbf inventou pra esse ano onde só consideram os últimos 5 anos da hitória de um clube e que ficamos atras até mesmo de Asas e Abcs da vida, acabou-se pro Santa a mamata da cabeça de chave que foi esse ano, certamente ano que vem estaremos colocados num grupo do Bahia ou vitória.

  42. Samuel Maceió - TOSA
    43

    Caro Luiz Ernane, então a petição da CBF não será julgada ainda este ano???

    na injustiça paraibana, será engavetado o processo até quando eles forem humilhados (como constantemente são no futebol).

    outros clubes podem entrar na pendenga (o presidente do salgueiro falou que o salgueiro iria jogar a série C este ano).

    ah se zé te esconjuro não fosse tão teimoso e tivesse nos tirado da facílima série C de 2012!!!!

    Isto é uma vergonha, a paraiba atrapalhando um campeonato nacional sem ter mérito na causa!!!

    • Luiz Ernane
      43.1

      Pois é Samuel,

      Quem foi quem disse que o Direito se presta à Justiça?

      Acho que o TJPB errou e foi político, mas a CBF foi a grande culpada ao causar essa confusão toda.

      A galinhada de Campina Grande foi oportunista, ao se aproveitar do momento crítico da CBF e levar alguma vantagem.

      Mas vão perder um dia, pois a questão de competência nesse caso é bastante clara.

      Abraços.

  43. Leandro Rodrigues
    44

    Critiquei por muitas vezes Martelote no início da temporada. Ele cometeu seus erros, mas foi homem, ouvia paracialmente a torcida e mudou algunmas convicções que tinha do time. Todavia, à exceção do Jogo contra o Fortaleza em casa (ali faltou peças e experiência também), sempre treinou e visou um futebol para frente, mesmo sem peças de tanta qualidade. Humilde, coerente e equilibrado, nunca entrou em conflito com nós torcedores, mesmo sendo chamado por diversas vezes de burro, estigiário e incompetente (diferente do outro que não podia ouvir um ai). Aguentou e nos conquistou com um bom desempenho e bons resultados, mesmo com todas as dificuldades. Hoje, para mim, independente do resultado (que sejamos Tri, claro), ele pode ser considerado o técnico sim! Iniciante, talvez, mas com certeza alguém que brilhará no futuro. Parabéns Martelotte, por nos devolver o prazer de ir Arruda, sempre na certeza de ver um bom futebol dentro da nossa realidade. Parabéns por fazer toda a imprensa nos respeitar à força, pelo nítido bom desempenho e pela raça mostrada em campo. Parabéns sim diretoria que nos contrariando dessa vez, bancou o cara e hoje começa a colher os frutos. Tão como nós, que passamos anos ouvindo piada, ouvindo que éramos um clube falido e tendente a acabar, Vc, Martelotte, merece muito esse título de Campeão.

    Sei que não ganhamos nada, mas não precisamos toda vez esperar o produto final para reconhecer que um bom trabalho foi feito.

    Rumo ao Tri.

    Saudações Corais.

    • rubemjunior
      44.1

      Concordo. Onde assino.

      Critico quando se faz necessário, mas também sou humilde para afirmar que o técnico e os jogadores estão de parabéns.

      Rumo ao TRI.

    • tiagombp
      44.2

      Leandro, excelente comentário. E parabéns, Rubem, afinal, como disse William Blake, “o homem que nunca muda de opinião é como a água parada, e cria reptéis na mente”.

  44. rubemjunior
    45

    Meu amigo Lampião de Bezerros,

    Eu fui um dos primeiros a falar que o bodão não era parâmetro para nada, mas temos que dar o braço a torcer, o time está jogando bem, se vamos ser tri ou não a essa altura não importa.
    O importante agora é verificar onde precisamos melhorar. Jogar com um Internacional é diferente de jogar com um Agua de Marabá da vida, esses time menores não deixam jogar,ficam com dez homens na barra, por isso se faz a necessidade de qualificar o time para a série C pois precisaremos romper defesas.

    De todo modo estou torcendo e muito para ser Tricampeão.

    Abraços.

    • Bruno
      45.1

      Marteloti tá mesmo fazendo milagres, tá até mesmo apaziguando o espírito de Rubem Jr. kkkkkk

    • rubemjunior
      45.2

      Nobre Bruno,

      Dá a césar o que é de César.

  45. rubemjunior
    46

    Alguém sabe informar onde tem fogos para comprar a um preço mais em conta ? Que receba cartão de crédito.
    A média é de R$ 25,00 com tiros de 12 + 1.

  46. Como é o negócio? Não importa o tri? Claro que importa! Estou indo aos jogos, levando chuva, sol, gritando, gastando dinheiro pra quê? É lógico que importa e muito ser campeão. É cada uma que aparece.

  47. Artur Perrusi
    48

    Não há incompatibilidade lógica alguma entre ser Tri e subir de divisão. O que tem leu a ver com creu? Acho absolutamente artificial imaginar uma escolha excludente entre as duas situações e, logo depois, num jogo curioso de retórica, afirmar que prefere subir de divisão em detrimento do Tri.

    Pra que antecipar a lógica do ou/ou? Não dá ainda pra prever se seremos tricampeões ou se subiremos à série B.

    Não subimos no ano passado? De fato, e fizemos todas as críticas possíveis a esse fracasso. Mas estaríamos muito pior se não tivéssemos sido bi-campeões.

    Por outro lado, acho os estaduais importantes, mais ainda numa conjuntura excludente, na qual se tornou praticamente impossível um clube nordestino competir de igual para igual com os ditos 12 clubes que dominam o futebol brasileiro. Nosso único “nacional” é a Copa Brasil.

    Quando formos campeões da Libertadores, aí sim será muito chique desprezar o estadual.

    • claro que o bodão(em memória do memso) é importante e tenho fé que venceremos o tri.

      o que acho que os que desprezam o estadual é pelo fato de que a conquista pode ensejar 2 situaçoes:

      1) A diretoria/torcida se “iludir” com a conquista e fechar os olhos pra algumas deficiencias latentens no elenco.

      2) A supervalorização, acima de nossa condições financeiras, de alguns dos nossos destaques nesse campeontato como pode ocorrer com nosso paredão, Wiliam Alves, Pedra que renovou ontem, e DM9. outros destaques por ser da base estão “na teoria” mais assegurados.

      Ese é o lado ocmplicado, mas claro que as benesses de um tricampeonato estuadual em cima do boi e lá no curral delas é infinitamente superior!

    • tiagombp
      48.2

      Exatamente, Artur, não entendo que Teoria Alternativa das Probabilidades no Espaço-Tempo Distorcido é essa que torna os eventos “ser tricampeão pernambucano” (no domingo) e “ser campeão da Série C” (em novembro) mutuamente excludentes. Pobre Kolmogorov, pobre Einstein.

      Ser tricampeão vai dar visibilidade para a marca, moral para o time e muita empolgação para a torcida, principalmente nas circunstâncias em que estamos (Séries D e C contra os rivais na A e B, nesses três anos). Essa empolgação se traduz em estádios cheios para empurrar o time e para gerar caixa. Além disso, ser campeão derrotando o Capibaribe e o do Recife no sistema de mata-mata vai dar muita “cancha” e confiança para o time, fundamentais mais na frente, já que a decisão pelo acesso à Série B se dará nesse mesmo esquema.

      Eu tenho uma certa convicção de que nossa derrocada rumo à Série D começou na perda do título de 2006 para a Coisa. Entramos no brasileiro desmoralizados e fomos rebaixados. A Coisa entrou cheia de moral e subiu. Ano passado, a despeito das limitações do time e do técnico, ainda acho que o atraso no começo da Série C, em razão das brigas judiciais, comprometeu bastante o nosso desempenho, por ter arrefecido o ímpeto do time e a empolgação da torcida com a conquista do Bi.

    • Bruno
      48.3

      Tiago, concordo ocm tudo que voce falou e também a questao do atraso da série C, ter colaborado bastante pro nosso fracasso. mas considero em decorencia das ausencias de jogos e consequentemente rendas,questão FINANCEIRA, o que atrapalhou nosso planejamento, sem contar o que já concordamos sobre a qualidade do treinador e alguns jogadores do ano passado.

  48. Arnildo Ananias de Oliveira
    49

    DISSE E REPITO: GOSTARIA DE SER É UNO DECACAMPEÃO pois, no Brasil, DECA-CAMPEÃO já foram o ABC de Natal/RN e o América de BH/MG.

    Portanto, HEXA-CAMPEÃO e merda é a mesma coisa (VTNC).

    Pra vocês verem a importância disto minhas netinhas gemeas de 5 anos, vive falando: voinho, por que só quem ganha é o Santa CRUZ? Entenderam?
    O pior bullying em escola é a chacota do futebol. E é o Campeonato Regional – principalmente o nosso com três Clubes dito Grandes – o maior responsável por tudo isso.

    Que os DEUSES NOS PRESENTEIEM com o TRI domingo, com vida mais longa na Copa BR (ou seja, passarmos em primeiro lugar pelo Inter/PA) e com o acesso à série B q, no meu entender, o único risco de ñ chegarmos lá será um eventual (“cruzem os dedos”) desmanche desse time.

    É isso aí. Tô sentindo um cheiro de série B e de TETRA-CAMPEÃO NO AR. Os nossos guerreiros, estes sim, q calcem as sandálias franciscanas da humildade.

    Eu ñ!

    SAUDASANTA

  49. Ser Tri e até campeão da série B são fatos plenamente executáveis.Entretanto temos que melhorar e muito, o Pe 2013 não é referência de qualidade.Temos que qualificar o plantel, caso saia alguém repor de imediato o jogador.Jogar a série C sem reforços é temerário,com um time enfraquecido é humilhação de novo.Vide 2012.

  50. TRICOLAÇO
    51

    A performasse do PEDRA é impressionante! Sua entrega, sua raça e fidelidade. Servi de exemplo não apenas aos colegas dentro de campo, mas principalmente aos HOMENS que se investem em nossa DIRETORIA. PARABÉNS e RUMO AO TETRA!!!!!!!!!!!!!!

  51. Gleibson
    52

    Não vi esse sorteio com bons olhos , olhe que depois do sorteio Marcelo Cavalcante do blog do torcedor e torcedor do Sport só faz apertar a mão de constantino e quando vai falar com dirigentes do Sport da um abraça de missão cumprida espero esta errado mais Gilberto Castro Junior não vai ter muita visibilidade caso ele erre no jogo, estou muito preocupado , hoje comprei meu ingresso e domingo vamos a vitoria com muita humildade.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4K1No5AzrF8

    Quero saber por qual motivo ele foi escolhido para fazer esse sorteio

  52. Também preocupado com o extracampo,a coisa é mestra nisso.Sabemos como é a tradição deles.

  53. Eduardo Ramos
    54

    O Fortaleza tá contratando Léo Gamalho, artilheiro do ASA.
    Seria uma boa para o Santa Cruz.

    • O Santa tá de olho em um tal meia fabrício que já foi da coisa e estava no Rio Verde/GO que foi rebaixado agora no camp. goiano.

    • Quem sabe de Wilson,atacante que jogou na coisa?

    • Maiela Jr.
      54.3

      Quem vem é Brasão.

      Ô LAPA !!

    • mais um tricolor
      54.4

      Seria ima ótima contratação. Este cara faz muitos gols.

    • mais um tricolor
      54.5

      Este cara é Leo Gamalho e não Brasão, claro…

  54. rubemjunior
    55

    Não há juiz, arbitro , radialista, presidente da FPF que suporte um bom futebol, se o Santa Cruz jogar como tem jogado as últimas partidas, vejam a maratona, Barby, Coisa, Barby, Intensional/RS , não tem extra campo que aguente.
    Vamos ser campeões no Domingo.

  55. rubemjunior
    56

    Velhos tempos, a época que iriamos para a casa dos festejos comprar ingressos no local da partida, no dia do jogo, estacionavamos o carro no mesmo local que as burras pretas, hoje em dia, para se ir ao campo do boi xié, temos que ir escoltados pela polícia.
    Absurdo.

  56. vava da tosa maceio
    57

    domingo vamos repetir a mesma coisa ja esta virando moda do santa cruz ser campeão no chiqueiro na casa de festejo em cima da cachorra de peruca e quem não viajar ao recife estamos com duas tv para transmissão do jogo só para torcida mais apaixonada do mundo no manos bar feitosa em maceio espero que tenhamos uma frequencia de torcedores maior duque o ano passado quando fechamos a rua dos dois lados saudações a todos meus amigos da tosa e a todos torcedores tricolores espalhados por este mundo a fora e viva nosso tri tricolor tri tri tricolor é bom demais ganhar e ganhar da coisa é melhor ainda

  57. Estádio do Arruda e ct da barbie vão servir de treinamentos das seleções na copa das confederações:

    No arruda vão treinar a seleção do Urugyai e Japão, no ct rosado Espnaha, italia e Taiti.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/05/fifa-divulga-centros-de-treinamentos-usados-na-copa-das-confederacoes.html

  58. não sei de onde tiraram a ideia que somos infinitamente superiores a coisa. pra mim, temos melhor de que eles a defesa e o toque de bola. no ataque, eles são melhores.
    dito isto, o otimismo que tomou conta de alguns é pura emoção. matematicamente, é lógico que nossas chances são maiores, afinal jogamos pelo empate. entretanto, o jogo de domingo é muito mais equilibrado do que os dois últimos anos.
    preparem o coração.

  59. Com os pés no chão e de olho no juiz, o time do mangue fedorento vai pressionar a arbitragem contra o SANTA CRUZ. E entre o SANTA e o time de satã, o árbitro vai preferir eles.

    MEIO DESCONFIADO, MAS ESTOU CONFIANTE NO TRI!!!!!!!!

    • Eu só queria entender, baseado em que, quem deu essa ideia de ter terceiro jogo, na final, a gente sempre ve tanto falarem que faltam datas disponívies pra competições, então pra que fazer um jogo a mais do necesário e o comum 2 jogos, como era até ano passado, porque se mexe tanto nas coisas certas e deixa tanta besteirada intocável!

      Se for porque queiram testa um possível terceiro jogo num estádio novo o lá da copa ai eu comreenderia, mas considerando q desde o inicio do ano já se sabia que era mínima a chance de tá prnta antes pra uma final de estadual que enovlve muita gente.

      Outra broca é essa história do trez x rio branco vi aue o time acreano na segunda vai se reunir com advogados pra ver o próixmo passo e que a paralisação novsamente da série C NÃO ESTÁ descartada.

      Se a cbf/stjd não tomar providencias e deixar que uma competição nacional atrase novamente num cao que já vem se arrastando desde ano passado é dar mais um carmbo de quão omissa e imprestável são com o futebol brasileiro!

  60. O futebol brasileiro passou por uma revolução orçamentária na temporada passada. A renegociação das cotas de transmissão do Campeonato Brasileiro, das Séries A e B, os acordos com operadoras de arenas de norte a sul, a ampliação dos programas de sócios torcedores e as novas fórmulas de contratos de patrocínios e ações de marketing turbinaram de uma forma nunca antes vista as receitas operacionais dos clubes. O fenômeno se estendeu até Pernambuco, de modo heterogêneo.
    Considerando os balanços agregados de Náutico, Sport e Santa Cruz, o número em 2011 já era considerável, com R$ 76.488.086. Em 2012 houve o grande salto. O acréscimo foi de 66,4%, chegando a R$ 127.321.458.

    Apesar de o balanço dos clubes locais historicamente ser de difícil acesso, desta vez foi possível avaliar a prestação de contas dos três maiores times do estado. No mar de números, é possível enxergar a saúde financeira do clube da Ilha do Retiro, que no ano passado registrou a maior receita da história de um clube do Nordeste, com R$ 73 milhões, resultado direto de seu novo contrato com a Rede Globo, com duração até 2015. Isso corresponde a 40%.

    Se até bem pouco o Rubro-negro possuía uma dívida milionária, virtualmente impagável, considerando a realidade de dez anos atrás, agora o futuro projeta o fim da dívida, com contas de curto, médio e longo prazo. No segundo ano de sua gestão, Gustavo Dubeux conseguiu um superávit de R$ 23 milhões. De fato, impressiona. Tanto quanto os resultados (não) obtidos no campo, com dois vice-campeonatos estaduais e um rebaixamento no ano seguinte ao suado acesso. Se na década de 1990 o Sport alavancou de vez sobre os rivais após a entrada no Clube dos 13, no último biênio isso não foi suficiente. E é exatamente %u201Cse virando nos 30 (milhões)%u201D que o Santa Cruz conquistou dois títulos locais.

    No Arruda, a receita operacional de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012 foi de apenas R$ 13,1 milhões. Foi o único a sofrer uma queda, e não foi baixa (23%). A arrecadação no borderô pesou bastante para a redução. Em 2011, a agremiação coral teve três jogos com cerca de R$ 1 milhão de bilheteria (São Paulo, Sport e Treze), além da venda dos direitos econômicos do atacante Gilberto. No ano passado ninguém foi negociado e a renda na Terceira Divisão não chegou perto da Quarta Divisão. Na planilha, o único destaque foi o avanço no ganho com patrocínios e publicidade, chegando a R$ 313 mil mensais. Insuficiente para conter o avanço da dívida, que já passa de R$ 71 milhões.

    Entre os dois extremos, o Náutico. Apesar de ser o único representante recifense na elite nacional, o Alvirrubro ainda não conseguiu capitalizar isso a ponto de gerar a maior receita. Mas o crescimento vem sendo gigantesco, o maior da capital. Nada menos que 113%. A permanência no Brasileirão foi vital para dar continuidade ao contrato com a televisão. Ao fim desta temporada, o Alvirrubro deverá registrar um aumento recorde na receita pela terceira vez seguida. Paralelamente a esse avanço, o Timbu não vem conseguindo conter o déficit. No biênio 2011/2012, dados negativos.

    Fonte: Pernambuco.com

    • Artur Perrusi
      61.1

      Em suma, estamos lascados. Sem uma gestão profissional e moderna, o clube não crescerá, tendo lampejos de vez em quando, feito um vaga-lume do futebol. E, convenhamos, ALN não tem perfil algum para tal, muito menos sua equipe administrativa. Nada contra políticos ou outros dirigentes sem perfil administrativo, mas que formem e juntem uma equipe administrativa profissional.

      Por outro lado, a gestão do futebol guarda uma autonomia em relação à gestão administrativa (recursos, marketing, etc.); vide o exemplo da Coisa: muito ruim no futebol e excelente na gestão.

  61. Amigos tricolores:

    Esse ano mesmo, saiu uma notícia das dívidas do Santa, Sport e Naútico, e que cada clube devia as seguintes cifras:
    Santa Cruz – R$ 40.000.000 milhões
    Naútico – R$ 19.000.000 milhões
    Sport – R$ 2.500.000 milhões

    Como em menos de alguns meses a dívida do Santa Cruz dá um salto de 40 milhões para 71 milhões?
    Do jeito que vai, 2013 com todos os títulos conquistados e outras cositas mais, acredito que nossa dívida vá para uns 130 milhões!
    Se é prá esculhambar, vamos esculhambar!

  62. TRICOLAÇO
    63

    Vamos lá time do P.P.P: DO POVO, DO POVO, DO POVO… RUMO AO HEXA!!!!!!!!!!!!

  63. Gleibson
    64

    Quero dormir para chegar logo o domingo , mais o sono não chega.

  64. Corrente positiva pelo Tri.

    Vamos lá Santa !!!

  65. ansiedade do krai,não consigo dormir,só penso no TRI!!!

  66. Elvimário Araujo Júnior
    67

    Ano 1973, Santa Cruz 2×0 Sport, dois gols de Ramon, Santa pentacampeão, este foi o primeiro título que assisti na arquibancada, na época eu tinha 8 anos de idade. A partir desta data, o único campeonato que não presenciei em campo a conquista pelo Santa, foi de 2005, quando fomos campeões em Petrolina.
    Hoje estarei na Ilha do Retiro, acreditando que levantaremos o Tricampeonato, e caso isso se confirme, comemorarei na sede junto a grande massa coral, como fiz em 1973, levado por meu pai à sede antiga que ficava em frente a atual.

    Saudações corais!!!!

    PS. Feliz dia as mães corais!!!

  67. Arnildo Ananias de Oliveira
    68

    TÁ CHEGANDO A HORA DA ARRANCADA PRA SÉRIE B e PRO TETRA-CAMPEONATO.

    E quem tiver medo de cagar, vá tomar refresco.

    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • Hoje teremos a oportunidade de,além do resultado,consolidarmos o legado de um time que consegue concatenar aspectos técnicos como passe,remate,visão de jogo e desmarcação;com aspectos táticos como dobra de marcação,zona pressionante e compactação.

      Claro que tudo isto é realizado dentro da realidade da equipe,mas o que é louvável é o trabalho que vem sendo realizado sobretudo em alguns quesitos que nosso treinador anterior não conseguia(ou não desejava) estabelecer como foco.

      Todavia,o que,na minha singela opinião,pode nos derrotar hoje é o aspecto psicológico.Algo que deve ter sido bastante conversado durante a semana com os atletas.

      Quem dera tivéssemos atualmente no clube profissionais do calibre da nossa querida SANTANA MOURA,tenho certeza de que todos estaríamos muito mais tranquilos quanto à vertente psicológica do nosso Time.

  68. Tribomjardim
    69

    TRI……………

  69. mais um tricolor
    70

    O juiz tá muito mal intencionado. A expulsão foi ridicula, já amarelou vários jogadores do santa cruz…vão querer tomar no roubo!!!

  70. Até o momento do gol o jogo estava equilibrado.

    Depois do gol o Santa perdeu o prumo, recuou demais e a coisa foi melhor.

    Mas Tiago Cardoso foi melhor ainda.

    Caça- Rato – gol , dez; expulsão, zero. Média cinco. Passou.

    Não sei porque um profissional, sabendo que mostrar camisa por baixo dá cartão, insiste no gesto. Especialmente em jogo decisivo.

  71. mais um tricolor
    72

    penalty claro de toby em renatinho@!!!

  72. mais um tricolor
    73

    colocar tozo! é coragem, viu!

  73. mais um tricolor
    74

    tri-campeão porra!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  74. Que golaço de de Sandro Manoel. Totalmente inesperado para um volante de marcação.

  75. santana moura
    76

    E Flávio Recife, novamente foi a grande diferença. Dificilmente eu acredito num jogador para e ele não é feliz. Parabéns Flávio. Acredito e continuo acreditando em você. Parabéns Sandro Manoel, você deu a tranquilidade que o Santa precisava, contra seu ex-clube, que lhe jogou no lixo, você selou a vitória. Vamos para o Arruda comemorar!

  76. santana moura
    77

    Parabéns ao nosso paredão, Tiago, importantíssimo para nosso título!

  77. A mamãe da cidade se f**eu de novo.

  78. Marteloti é f…….

    Sandro RAMIRES MANOEL É F….

    wiliam Alves é f…

    MEU TRICOLOOORRR É TRRI POORAAAAA

    CHHHORAAA BURRONEGOOO SONHOOO ACABOUU TRII CAMPEAAAOOO SOU EU QUEM SOOOUU!!!!!

  79. mais um tricolor
    80

    Maretelotti me surpreendeu, confesso que não acreditava nele. Vinte anos depois, daquele titulo de 93, ele voltou a ser campeão.

  80. mais um tricolor
    81

    Só esta imprensa de PE mesmo para achar esta superioridade técnica da cadela de peruca!!! Este time de resto de feira vai é pra série C,ainda se achando o máximo!!!

  81. Arnildo Ananias de Oliveira
    82

    TÔ SENTINDO UM CHEIRO DE SÉRIE B E DE TETRA-CAMPEÃO NO AR!

    E quem tem medo de cagar toma refresco.

    É pau, cipó e peia. E pau na cabeça endoida!

    SAUDASANTA

  82. mais um tricolor
    83

    campeão incontestável, com a melhor pontuação…queri ver o que vão dizer agora para diminuiu a conquista tricolor

  83. Arnildo Ananias de Oliveira
    84

    HJ SÓ DEU POVÃO!

    (Povão na Bahia é o Ypiranga)

    SAUDASANTA

  84. Amigos Tricolores:

    Tri, tri, tri campeão!!!!!!!!!

  85. Eduardo Ramos
    86

    Minhas sinceras desculpas a Tininho, Martelotte, Willian Alves, Sandro Manoel e Caça-Rato. Critiquei e não acreditei em nenhum de vocês até à vitória contra as Barbies.

    Parabéns a todos os jogadores, comissão técnica e diretoria, pelaa competência e por não se curvarem às críticas de torcedores apaixonados pelo nosso Santa Cruz.

    Craque do jogo: Tiago Cardoso.

    Craque do Campeonato: Ânderson Pedra.

    Parabéns ao nosso amado Santa Cruz!!! Tricampeão de Pernambuco!!!

  86. Caça-rato arrebentou, é impressionante como ele cresce contea a coisa, e o juiz foi safado de dar aquele segundo amarelo no lance da mão, ali ´foi jogada normal ele tentou matar a bola mas não alcançou, foi apenas mão marcava falta e pronto.

  87. Parabéns,ao time do povo!!!

    Tri-campeonato merecidíssimo!!!

    E parabéns à torcida mais apaixonada do Mundo!!!

    Vamos todos juntos protagonizar a ascensão deste gigante:SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE!!!

    Como diz um grande amigo nosso:”SINTO CHEIRO DE SÉRIE B NO AR”

  88. Arnildo Ananias de Oliveira
    89

    AH, IA ESQUECENDO:

    “Parabéns pra v, nesta data querida…”

    Chupa q é de uva miséria!

    SAUDASANTA

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *