A volta do recalcado

Espelho

Tenho que escrever algo… Ordens de Dimas. Mas escrever é um ócio muito trabalhoso. E meu salário só vale uma merreca.

Enfim…

Acordei, espreguicei e fui ao banheiro. É praxe, talvez de muita gente. Olho, aponto e me desafogo. A manhã começa com um alívio. Foi meu primeiro pensamento filosófico do dia. E não errei a pontaria. Quem erra é machista? Faço a primeira pergunta das 24 horas. E parece feminista. Tô inspirado. Saio, entro na cozinha e bebo um copo d’água em jejum. Faz bem aos rins, segundo algumas crenças mágicas da medicina. Aproveito e tomo pantoprazol. Escutei que faz bem. E sou aditivo. Botou um comprimido na minha frente, engulo imediatamente. Sou dos poucos zerumanos do planeta, por exemplo, que tem barato com aspirina. Se não me causasse gastrite, seria viciado no acetilsalicílico. A “Marcha da Aspirina” — é meu primeiro pensamento político do dia. Realmente, tô bem, tô bem… Sento à mesa, como pão, ovos e tomo café. Preciso da cafeína e de seus efeitos espasmódicos, senão não cago. Sair de casa, ir ao trabalho, mas sem cagar, não é comigo. Sem o gesto banal, passo o dia tapado do cu e do entendimento (desculpe a linguagem chula, mas minha avó dizia isso quando eu fazia alguma burrice). Tem amigo meu que passou 10 anos na análise e, hoje em dia, caga pela manhã que é uma beleza. Sua prisão de ventre matinal era produto do seu Complexo de Édipo, ou seja, a culpa era da mãe. Mas não preciso de análise. Sou psiquiatra, logo, tecnicamente, louco são os outros. Além do mais, se tenho constipação, tomo o famoso chá “Bateu-Cagou”, indicação de Ducaldo — embora especialista em caldinhos, o dito-cujo seria um apreciador de infusões exóticas.

Pois bem, levantei-me do trono e olhei o espelho. O reflexo me inquiria. O que é, porra?! O espelho ficou calado, pois o silêncio faz parte de sua natureza. Os americanos inventaram um que fala. São phodas, os americanos. Sabem de tudo, esses caras. Olhei o reflexo. Será que os doidos estão me espionando lá da América? Óia aqui pra tu, Obama! E mandei uma dedada. Era bom começar o dia com um gesto anti-imperialista. Ideologiaaa, eu quero uma pra viver, cantava pro espelho — começar o dia com Cazuza é boiolice; mas, paciência, ninguém escolhe o dia ou a vida.

Minha imagem não era muito boa. De manhã, nunca é, mas estava pior. Tinha algo errado. Estava com uma inquietação, sei lá. Era uma pressão na cabeça. O que será? E o espelho lá, e me olhando. De repente, não mais do que de repente, lembranças, reminiscências e recordações irromperam lá das entranhas do meu inconsciente.

Carai, o Santinha…

A revolução dos coxinhas, a festa obscura com nome de Santo, a universalização do peido de veia, a copa das confederações, tudo isso me fizera esquecer o Santinha. Aliás, esquecer não, e sim recalcar, pois reprimi, na realidade, a memória do que precisava esquecer. E, lá do fundo do esquecimento, como uma irrupção, vinha a recordação, ocultada pelo recalque: sou torcedor do Santa Cruz Futebol Clube. Pois parara de pensar nele. O inconsciente aproveitou as circunstâncias, reprimiu a lembrança e me fez sentir mais ou menos feliz — neurótico, mas alegre, como deve ser. Sim, eu sei, é esquisito, mas vivia bem sem a presença do clube na minha mente.

Como tá o Santinha? E o espelho lá, calado. Mania idiota de perguntar idiotice a um espelho. Mas me assustei com meu reflexo. A imagem não era nada boa. Era a pergunta? E dei, sem querer, uma risada. Acho que era desespero. Era um riso meio histérico que escondia um recalque imenso. E borbulhando um riso louco, perguntei:

Cadê ALN?

Juro que meu reflexo falou: aperte o cinto, o presidente sumiu! Minha imagem estava deformada. Era uma coisa de nunca mais se ver, mesmo com o tanto de coisas passíveis de nunca mais serem vistas que tinham lugar naquele espelho. Havia um descompasso entre reflexo e pessoa. E o reflexo balbuciava palavras desconexas: cadê o presidente, cadê o presidente… Foi então que senti uma dormência em todo o lado esquerdo do meu corpo. No espelho, meu rosto estava um tanto troncho. Já sentira isso algumas vezes. Era anestesia. Quando estou no dentista, leio a Veja e seu fascismo deixa meus dentes anestesiados. É uma boa. Funciona mesmo. Mas pode ser perigoso. Uma vez, li uma coluna de Reinaldo Azevedo e quase tive um choque anafilático. Minha sorte foi que deixei cair a revista e, com isso, sem lê-la, passou o efeito da anestesia. Soube de esquerdistas que leram Mainardi e se escafederam, coitados.

Minhas extremidades formigavam. Estava com medo. Pensei em telefonar a Dimas e repetir a pergunta: cadê ALN? Porém, pensei melhor. Dimas é muito suscetível e psicossomático. Uma pergunta assim, e o coitado teria uma coceira interminável. Não faria isso com meu grande amigo. Aguentaria o formigamento. Já, já passa, pensei. E o que seria pior do que a falta de ALN no clube?

Toletes de bosta, boiando num mar de burrice.

Olhei em pânico o espelho. O bicho tava falando mesmo? Sentia um cheiro de enxofre no ar. Meu reflexo estava rútilo e fumegava. Sabia que vinha algo muito pior. Era uma sensação imediata e presente. E pumba! Irrompeu a lembrança mais recalcada de todas, aquilo escondido, que nunca deveria ser revelado e pra sempre olvidado:

Sandro.

Gritei de horror: Sandro não! Esquecera-me completamente do cabra. Por isso, estava tão feliz. Recalcara a existência de Sandro. Meu Deus, ele existe!

Com o fim do recalque e a irrupção de Sandro na minha memória, fiquei completamente dormente. Fui arriando e caindo. O reflexo dava bye-bye. Tentei ainda me segurar na pia, mas me desmilingui no chão. Golfava uma gosma verde e me arrastava pelo banheiro, procurando me afastar do espelho.

Sandro não treinou nem dente de leite.

Que espelho era esse que falava? Era americano? Era Obama mandando recados?

(É possível provar, de forma cabal, que o reflexo e a pessoa são a mesma entidade? O reflexo não seria uma entidade que tem a vida útil de uma passagem de outro ente diante do espelho? Meu reflexo vive toda vez que passo na frente de um espelho? Pois eram tais questões metafísicas que passavam na minha mente, ali tetanizado no chão — apesar de tudo, era inegável que estava inspirado naquela manhã)

Mas sou tricolor, um resistente, um sobrevivente. Não posso me render assim tão fácil ao meu próprio reflexo. Decidi me contrapor ao espelho. Respirei fundo e, lentamente, fui me levantando. Depois de um esforço titânico, digno de 1999 ou 2005, fiquei em pé, mesmo cambaleando, e encarei o espelho. Queria fulminá-lo. Pensei em Caça-Rato, em seu drible em Magrão. A lembrança deu-me coragem. Tinha uma bala de prata. Enchi o peito de ar e exclamei:

E se Sandro der certo como técnico?

Acho que acertei. Fui no gogó. Faça a pergunta certa e cale os espelhos. Meu reflexo parecia normal.

Mas havia um silêncio estranho. Parecia que o tempo parara… Fiquei meio tonto, meio tolo. E, antes mesmo que pudesse evitar, não sei bem o motivo, eu cantarolei:

O espelho tá cheio de ratos
Teus reflexos não correspondem aos fatos
O tempo não para.

E, temerário, insisti na pergunta:

E se Sandro der certo como técnico?

Porra, era provocação demais. Paródia de Cazuza? Por que diabos tinha dito essa idiotice? Senti novamente o cheiro de enxofre. Ouvi trovoadas. Havia um ribombar nos céus. Meu reflexo inchou e suas narinas se dilataram. Foi quando ouvi a frase derradeira, o apocalipse now, o cúmulo da ironia:

Quem acredita nisso, acredita em tudo!

Não aguentei o golpe, caí pra trás, como se tivesse levado um soco, e desmaei.

Acordei agorinha e escrevo essas maltraçadas linhas…

76 Comentários

  1. Arnildo Ananias de Oliveira
    1

    Como diria o Francisco Horta: É VENCER OU VENCER.

    Ñ temos outra opção e, para tal,O SANDRO TEM Q DAR CERTO COMO TÉCNICO!

    Acreditem se quiser.

    SAUDASANTA

  2. Robson/pi
    2

    Sandro não merece nem ser criticado, é zero a esquerda, um inexistente. Como jabuti não sobe em árvore, a culpa é de quem o escalou como treinador.

  3. Espanholização? Brasil copia Espanha e pode falir ‘pequenos’

    O que vale mais: uma liga equilibrada com vários clubes com chances de títulos ou uma outra com dois ou três clubes hegemônicos? De acordo com um estudo feito pela Roland Berger, uma das principais empresas de consultoria em gestão empresarial do mundo, a resposta é a primeira opção.

    O levantamento feito pela empresa destaca que os campeonatos Alemão e Francês são os mais emocionantes entre as cinco principais da Europa. A pesquisa envolveu ainda outras três grandes competições do Velho Continente: Espanhol, Inglês e Italiano.

    Segundo o estudo “O quão emocionante são as maiores ligas de futebol europeu?” (How exciting are the major European football leagues?), a Liga Espanhola é a menos emocionante em razão do forte desequilíbrio entre os clubes.

    “Nos últimos dez anos, a intensidade da concorrência diminuiu nas cinco ligas. O principal motivo é o desequilíbrio financeiro dos clubes que atuam nessas competições. As equipes de ponta apresentam ampla distância em comparação às equipes menores. Há casos em que essa distância é considerável, como na Alemanha e na França, por exemplo”, observou Sebastian Maus, gerente de projetos de Bens de Consumo & Varejo da Roland Berger.

    Desigualdade total
    A citação de Maus evidencia o desequilíbrio financeiro encontrado, sobretudo, na Espanha. Real Madrid e Barcelona arrecadam mais de 50% dos dinheiro pago pelas transmissões de TV. No país ibérico, assim como no Brasil, as negociações são feitas individualmente.

    Com isso, o que se vê é Barça e Real abocanhando verbas generosas. Na temporada 2009-2010, por exemplo, cada um recebeu 140 milhões de euros. Os segundos colocados eram Atlético de Madrid e Valencia, que receberam 42 milhões de euros. Tenerife, Sporting, Malaga e Xerez foram os que receberam menos, com 12 milhões de euros.

    O resultado se vê em campo. Real e Barcelona compartilharam nove dos últimos dez títulos disputados (foram seis títulos para o Barcelona e três para o Real Madrid). Apenas na temporada de 2011/12, as duas equipes terminaram 30 pontos à frente de seus rivais mais próximos.

    Enquanto a dupla nada em dinheiro, a Liga Espanhola parece cada vez mais desvalorizada, em detrimento principalmente das Ligas Inglesa e Alemã. E o pior, muitos dos clubes pequenos encontram-se em estado quase que de insolvência. São 15 somente nas duas primeiras divisões, inclusive tradicionais como La Coruña, Zaragoza e Espanyol.

    Espanholização
    Curiosamente, os novos contratos de TV firmados entre Globo e os clubes do Brasileirão criaram uma “espanholização”. Hoje, Corinthians, São Paulo e Flamengo chegam a receber quase dez vezes mais que o piso, casos de clubes como Portuguesa e Ponte Preta.

    Se a situação dos pequenos no Brasileirão já é ruim, pior ainda é a dos clubes das Séries B, C e D. Na segunda divisão nacional, são R$ 3 milhões de cotas a 18 clubes por quase 7 meses de disputa. As exceções são Palmeiras e Sport, que fizeram contrato individual e teriam direito a R$ 70 milhões e R$ 20 milhões, respectivamente.

    Nas Séries C e D, os clubes recebem verdadeiras migalhas. Na Terceirona, a CBF havia prometido uma cota total de R$ 500 mil. No final das contas, porém, os clubes foram obrigados a se contentarem apenas com uma ajuda de custo para passagens, hospedagens e taxas de arbitragem, assim como ocorre na Série D.

    Igualdade social
    Hoje, o exemplo de igualdade na distribuição são o Alemão e o Inglês. No caso das cotas na Alemanha, o valor é dividido entre a primeira e segunda divisões. Sãos 75% para a elite e 25% para a segunda divisão. A divisão é feita coletivamente e as diferenças são mínimas. Fato que gera reclamações do poderoso Bayern de Munique.

    “A Bundesliga está cada vez mais organizada e implementando normas que deixam a competição ainda mais atrativa. A Alemanha caminha a passos largos para se tornar um dos países mais fortes nesse esporte”, complementou Maus.

    Confira abaixo as divisões de cota do Brasileirão 2012:

    Grupo 1 – Flamengo e Corinthians: R$ 84 milhões;

    Grupo 2 – Vasco, Santos, Palmeiras e São Paulo: R$ 75 milhões;

    Grupo 3 – Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Fluminense e Botafogo: R$ 50 milhões;

    Grupo 4 – Coritiba, Sport e Bahia: R$ 30 milhões;

    Grupo 5 – Atlético-GO, Figueirense, Náutico, Ponte Preta e Portuguesa: R$ 18 milhões.

    OBS: O valor acima é fixo e não conta com as porcentegens do pay-perview. O Corinthians chegou a receber valores próximos a R$ 150 milhões. Já o São Paulo abocanhou R$ 115 milhões.

    Confira outros critérios de divisão de cotas pela Europa:

    Itália
    – 40%: dividido igualmente entre todos;

    – 30%: de acordo com o mérito esportivo (5% de acordo com a classificação do último campeonato, 15% de acordo com a classificação dos últimos cinco campeonatos e 10% de acordo com a classificação histórica, levando-se em conta títulos e rendimentos);

    – 30%: baseado no tamanho da torcida (5% de acordo com a população da cidade onde está o clube e 25% pelo tamanho da torcida, levando em conta as pesquisas do gênero).

    Inglaterra
    – 50% divididos igualitariamente entre todos os clubes;

    – 25% baseados na classificação final da temporada anterior (o campeão recebendo 20 vezes mais o valor que recebe o último clube da lista);

    – 25% variáveis de acordo com o número de jogos transmitidos na televisão.

    Francês
    – 50% dividido igualmente entre todos os clubes;

    – 30% de acordo com o mérito esportivo (25% com base no último campeonato e 5% na média das
    classificações dos últimos cinco anos);

    – 20% baseado nas audiências dos jogos transmitidos pela TV.

    http://www.futebolinterior.com.br/news/272517+Espanholizacao_Brasil_copia_Espanha_e_pode_falir_pequenos

    • E pelo visto a confusão das cotas de tv que a cbf não quer liberar para os clubes da série C, vai continuar por isso mesmo igual já acontece com a série D sem dinheiro algum e com o agravante de que na série C, diferente da série D, não tem as transmissões dos jogos nas TVs fechada e aberta como acontece agora, inclusive com transmissão dos jogos do Santa Cruz em pleno Arruda e passando pra todo brasil inclusive pra recife e região metropolitana!

      sei que pros torcedores que moram distante é muito bom a transmissão mas o fato dela passar nossos jogos, no Arruda, para Recife e região mtetropolitana afasta muito da torcida. E agora nem uma reparação finaceira( mesmo que irrisória) pelo visto vamos ter!

      Eita futebol brasileiro que continua a mesma desgraça….

    • Um dos melhores comentários que eu já vi aqui nessa rede.
      Diz tudo. Em outra situação, o comentário motivaria a criação de uma comissão no clube para estudar o assunto e propor alternativas, a serem entregues a parlamentares que se interessassem pelo tema.
      Quanto a SB eh so eu que estou pessimista? Antes da partida final contra a coisa satânica eu havia dito que não apenas passaríamos a serie B, mas que seriamos campeões da serie C. Agora já torço para uma desgraça menor…Mas como disse o Arnildo: agora não há escapatória: eh torcer ou torcer por Sandro Barbosa.

  4. rubemjunior
    4

    Lamentável mais o público de Domingo não passa de 15.600 pessoas.

    Motivos:

    Sandro Barbosa no comando do time
    Sandro Barbosa não mudou a equipe que perdeu contra o CRB
    Televisão ao vivo para Recife
    ALN abandonou o Arruda

    Esperar o que ?

  5. Muito bom, Renan. Não sei quem criou esse modelo primeiro, a divisão de cotas no brasil sempre foi viciada e condizente com uma população alienada. Espero não está distante de uma grande mobilização contra o clube dos 13. Será que as torcidas dos clubes favorecidos vão aderir? Seria lindo o Arruda repleto de faixas contra a globo e a máfia dos 13.

  6. Arnildo Ananias de Oliveira
    6

    E VOCÊS AINDA RECLAMAM QDO UM 13 de CG PÕE DE JOELHO

    esta CBF de figuras honestas q nem um RT da vida q tá lá em Miami tomando seu legítimo escocês e gozando com todo mundo. E, agora, o Marin com uma rica ficha de dedo-duro no DOI-CODI, DOPS, DEOPS e por aí afora.

    SAUDASANTA

  7. Moisés Pinheiro
    7

    Em repúdio ao Clássico Carioca na Arena Pernambuco,
    você que é torcedor do nosso amado santinha,não deixe de comparecer ao Arruda e mostrar sua insatisfação.Pois time temos, e nossa paixão é maior do que qualquer mídia,cbf,clube dos 13… contamos com vocês!!!

    aqui sugiro uma música a ser entoada, na arquibancadas do mundão.Transmissão da tv Brasil pra todo o país escutar.
    (versão da musica(faz um) Cláudia Leite)http://www.youtube.com/watch?v=WwfcxIonC5Q
    ficaria assim:

    ê êêê sou PERNAMBUCANO e tenho time pra torcer!!!

  8. Moisés,

    melhor assim:

    ê êêê sou Pernambucano e tenho o SANTA pra torcer!!!

  9. Muito bom texto. Quanto ao público, não deve ser grande coisa. Horário, transmissão ao vivo, time que não empolga…

  10. Eita,

    parece que o destino está se encarregando de endireitar Sandro:

    – Sorriso com virose pode dar lugar a Dedé.
    – Sena pediu pra voltar a jogar na zaga, assim o tal Carlos Santos não vai mais ser contratado e Nininho assume a LD. Por enquanto Sena fica no banco.
    – Natan já está no banco e tem tudo para entrar pelo menos um tempo.

  11. Má notícia Coral, Sorriso já se recuperou e pode ser o titular já domingo para “alegria” de todos.

    Para andar em campo, brigar com juiz e pr´prios companheiros e depois falar bonito nas entrevistas…

  12. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    12
  13. Gleibson
    13

    Acho que algo esta de errado no santa cruz , sandro vai colocar Everton Sena no banco de reserva , acebei de ver uma mensagem de tininho do Twitter ,Constantino Junior ‏@tininhoscfc 21 min
    Poderíamos ter vivenciado nesse final de semana, a maior arbitrariedade de todos os tempos na história do futebol brasileiro.

  14. Antônio
    14

    Agente já luta:
    – contra a CBF
    – cotas de televisão
    – Arbitragem
    – série C
    – causas trabalhistas
    – Imprensa
    – FPF
    – Incompetências administrativas
    etc, etc, etc…..

    e PQP até o Governador do Estado, que para viabilizar economicamente a Arena que ele enterrou dinheiro, alegando que os outros estádios (Arruda e Ilha) não poderiam sofrer reformas para a Copa por conta de não ter estacionamento e não poder construir metrôs por lá, condicionou a participação dos Clubes no program de troca de ingressos para os jogos por NF se levarem seus jogos para a Arena Pernambuco.

    Agora construiu um estádio onde a estação de metrô mais próxima fica a 3 Km de distância , sem linha de ônibus e sem estacionamento. Se esse elefante branco não vingar, quem vai pagar somos nós pobres contribuintes.

    Mas nós que fazemos o Santa (Dirigentes e torcida) somos mais fortes do que tudo isso aí, e vamos resistir. Temos casa, quem conhece a história sabe como foi construído, até hoje lembro meu pai levando tijolos para construção, ví quando criança, gente humilde levando carroças de areia, levando jornais velhos e ferragens para vender e fazer dinheiro para construção.

    Eu particularmente defendo que o Santa coloque ingressos a preços populares, mas não se curve a essa condição de um Governador lobo em pele de cordeiro.

    • joseildo
      14.1

      Na hora que acabar com o “todos com a nota” se acabará com a marginalidade na torcida, filosofando, Perrusi o que é mais difícil,
      Carregar 50 kgs. de qualquer produto na cabeça ou 200 grs. de merda no bucho?

    • Artur Perrusi
      14.2

      200 grs de merda, claro, meu caro Joseíldo. Ir ao trabalho sem cagar estraga o dia. Tudo fica tapado e meio esverdeado.

  15. Sem precisar pisar no gramado, o Santa Cruz conquistou uma importante vitória na noite desta sexta-feira. Um triunfo, aliás, que permitirá o clube continuar fazendo sua atividade fim. Através de um enorme esforço do departamento jurídico tricolor, o clube conseguiu reverter uma determinação da Justiça do Trabalho que o proibia de disputar qualquer competição.

    Na tarde da quinta, a CBF recebeu uma notificação assinada pelo titular da 11ª Vara federal, o juiz Francisco Glauber. A Confederação se via obrigada a eliminar o clube da Série C. Tudo por conta de um débito referente ao não pagamento de contribuições previdenciárias (IAPAS, atual INSS) nos idos de 1989. O negócio foi tão sério que a delegação do Cuiabá e o trio de arbitragem foram informados de que não precisariam mais viajar para o Recife, pois a partida seria automaticamente cancelada.

    Com a corda no pescoço, o departamento jurídico recorreu ao Tribunal Regional Federal. E por volta das 22h da sexta, o desembargador da 5ª região, Manoel Erhardt, concedeu liminar cassando a determinação da 11ª Vara. “O que fizeram é um absurdo. Se matarem a galinha, como ela vai poder colocar os ovos? O clube não teria nem como honrar os acordos que vem honrando. Se a moda pega, nenhum clube do Brasil vai poder continuar funcionando”, relatou uma fonte ligada ao clube.

    Fonte; Pernambuco.com

    • Artur Perrusi
      15.1

      Cacetada!

    • mais um tricolor
      15.2

      Que decisão teratológica foi esta dese juiz da 11 vara federal? Algum tipo de retaliação ao santa cruz? É inconcebível. Tá certo que o papel aceita qualquer coisa, mas queria saber qual a fundamentação desta pérola jurídica.

    • Walter
      15.3

      Gostaria de saber por que só o Santa. Se for pra fechar clube de futebol por débitos, tem muitos na frente, a começar do que mais recebe dinheiro da televisão.

    • ducaldo
      15.4

      Não entendi até agora porque o mencionado juiz está sendo mais realista do que o rei.

      Todos os clubes do Brasil têm dívidas fiscais imensas, as maiores, por sinal, são dos “grandes clubes do sul e sudeste.

      Os quatro grandes do rio ultrapassam um bilhão de reais.

      Dos três daqui, a coisa é quem deve menos, mas não é pouco, santa e barbie devem mais. Vejam dados de maio de 2012:

      “No Náutico, as dívidas (só com tributos e encargos trabalhistas e sociais) representam quase 3,7 vezes o valor da sua receita anual (372%), que é o maior índice entre os três da lista. As dívidas somam R$ 73.996.346, contra uma receita bruta de R$ 19.236.000.

      Em seguida vem o Santa Cruz com um débito fiscal e trabalhista de R$ 51.849.518, que representa um pouco mais de 3 vezes a sua receita (301%). As dívidas somam R$ 51.849.519, contra uma receita bruta de R$ 17.885.073.

      O que se encontra em melhor situação nesse item é o Sport, com um endividamento que corresponde a um pouco mais da metade de sua receita (54%). As dívidas somam R$ 25.555.491, contra uma receita bruta de R$ 46.875.541.”

      Porque essa pressa em executar a dívida do Santa?

      Que tal executar todo mundo ao invés de escolher este ou aquele clube?

      A barbie tem sua sede penhorada há pelo menos 15 anos em função da dívida com o INSS, a qual só não foi a leilão por intervenções de políticos.

      Fora essa penhora ao INSS ainda há mais de 50 penhoras pré-notadas da justiça do trabalho, sem contar que sua dívida é a maior dos três clubes de Pernambuco.

      Mas o juizinho vi apenas a dívida do Santa. No mínimo estranho…

  16. Arnildo Ananias de Oliveira
    16

    TOMEI O CAFÉ DA MANHÃ NO PÃO DE AÇUCAR

    da Rosa & Silva, perto das barbies. Quem estava ao meu lado foi o André Dias. Bati um bom papo com o mesmo, me pareceu uma pessoa humilde – é natural do norte das Minas Gerais – e o mesmo expressou muita vontade de colaborar pra colocar o SC na série B.

    Falamos do Marcelo Ramos q tb já jogou no Cruzeiro e o mesmo tb era fan dele e disse-me q espelhou-se muito no mesmo. Se vontade ganha jogo, acho q estaremos, dentre em breve, bem servidos lá na frente.

    SAUDASANTA

  17. Arnildo Ananias de Oliveira
    17

    LUÍS,

    a notícia é altamente procedente. Soube dessa notícia ontem à noite, por intermédio do meu filho Marco André q é muito amigo do André Erhard (filho do desembargador).

    Ambos são procuradores federais e residiram por vários anos em Brasília/DF. O André Erhard ainda está lá, ontem estava em Recife e ligou pro meu filho dando as novas, em primeira mão.

    REGISTRE-SE: o Erhard filho é burro-negro (dos 5% q se salvam).

    É isso aí.

    SAUDASANTA

  18. Arnildo Ananias de Oliveira
    18

    POR FALAR NISSO,

    quem era mesmo o nosso GRANDE PRESIDENTE Em 1989?

    SAUDASANTA

  19. Arnildo Ananias de Oliveira
    19

    MUDANDO DE ASSUNTO,

    gostaria de ver o Éverton Sena no Lugar do Renan (ou do Bamboo), o Dedé, o Panda e o Natan em campo o + rápido possível.

    Dentre em breve: Renatinho e o André Dias tb. Será que teria espaço pra todo esse pessoal? E o garoto Vagner do sub-20, alguém tem notícia do mesmo?

    SAUDASANTA

    • ducaldo
      19.1

      Arnildo, Wagner é o artilheiro do time no campeonato pernambucano sub 20 com oito(8) gols.

      Completam a artilharia Wallacy e Vítor, ambos com três (03) gols.

  20. Artur, sacanagem entregar assim o meu chá. Texto hilariante, rir é bom e só faz bem.

    Sandro começou a ver a luz?
    Escalou Nininho e disse que Evérton Sena vai disputar posição no meio, o que vem a calhar, pois um dos zagueiros testados não ficará (pendências com o clube de origem).

    E ainda testou Natan no lugar de Caça-rato, por pouco tempo mas testou.

    Passaremos a creditar em tudo?

  21. Vladimir Biro Biro TOSA Arcoverde/Maceió
    21

    Amanhã em maceió o jogo do santinha é no MANO”S BAR no bairro do feitosa proximo ao conjunto artemizia!!!Sdçs corais e tosenses!!!

  22. Roberto Gomes
    22

    Alguns companheiros dizem que sou viúva de Judasllote, mas taí o resultado da coisa e o jogo jogado, dá para acreditar em Sandro e sua visãO DE TÉCNICO DE FUTEBOL capaz de manter o antigo esquema e suas variáveis durante o jogo ? eu estou torando aço…..

  23. A batata de Zé Teodoro tá assando. Ponte 3×0 barbie.

    • A diferença de papelti pra zt e seu aprendiz….vi um pedaço do jogo da coisa e vi que ele JOGANDO FORA de casa empatando o jogo e gritando implorando por jogadores irem pra frnte, buscar o gol….

      Imagina se só em sonho veria isso de zt e pelo visto do seu aprendiz nosso atual.

  24. Point Preta 3 x 0. Será que vai crescer na hora certai?
    O que passa na cabeça de um dirigente quando ele contrata um treinador de terceira para uma serie A?
    E jogadores cansados em fim de carreira como magrão e Rodrigo Souto?
    É melhor Sandro nem assistir esses jogos da barby. Deus nos livre.

  25. Gleibson
    25

    Para esse jogo de amanhã não vai dar acho interessante no jogo de sabado fazer um protesto na avenida beberibe com faixas protestando contra esse juiz de queria prejudar o nosso Santa Cruz , nessas faixa colocar a divida dos clubes de pernambuco e do brasil, quem achar interesante acho bom nos preparar para isso

    • Gleibson
      25.1

      podemos utilizar as redes socias para divulgar esse protesto

    • ducaldo
      25.2

      Essa é a primeira vez em que vejo ser pedida,liminarmente, a morte do devedor para garantir o pagamento de uma dívida.

      É quase crime de pistolagem, sem contar a imbecilidade.

      O procurador do INSS que fez o pedido e o juiz que concedeu a liminar, ou são duas antas jurídicas ou, no mínimo, estão agindo de maneira suspeita.

      Quem é credor quer, logicamente, receber a dívida; para isso os caminhos são a penhora de bens e créditos do devedor.

      Jamais, repito, jamais escutei falar ou li em qualquer lugar que um credor de qualquer espécie tenha pedido o encerramento das atividades do devedor para receber o que lhe é devido, até porque é uma rematada burrice.

      Mesmo a rigorosa justiça Italiana, que talvez tenha servido de inspiração para esses dois idiotas, tem como punição máxima a perda pontos, o rebaixamento e a cobrança da dívida por qualquer meio. Valendo a lembrança de que tudo isso está regulamentado por lei.

      Em que lei ou regulamento está previsto o afastamento e, consequentemente, o encerramento das atividades de um clube de futebol como punição pelo não pagamento de dívida, qualquer que seja a sua natureza? Eu não tenho conhecimento de que tal norma jurídica exista.

      O pedido e a concessão da liminar são aberrações que deveriam, talvez, até ser investigadas, considerando que todos os clubes do Brasil têm dívidas da mesma natureza e não há notícia sobre se receberam o mesmo tratamento dispensado ao Santa. Muito pelo contrário.

      Ainda bem que o caso caiu nas mãos de um homem sério como o Desembargador Manoel Erhardt.

      Resta saber se o INSS pode e vai recorrer da decisão.

    • ducaldo
      25.3

      Exagerei de novo.

      Libera aí, Dimas.

  26. Arnildo Ananias de Oliveira
    26

    AS BARBIES LEVARAM DE 3 X 1 NO RABO!

    Pelo visto, “esse time só CRESCERÁ NO MOMENTO CERTO”. Espero q nós CRESÇAMOS JÁ, apesar do treinador ñ gostar de treinos. Pelo q vi no NE TV 2ª edição, o recreativo de hj foi um verdadeiro “pic nic” para a criançada. Digo: pros filhos dos jogadores.

    E o Marcelo Scariotis continua jogando PRA FRENTE (E VENCENDO). PQP!

    SAUDASANTA

  27. rubemjunior
    27

    Queria saber se SB é sócio do Youtube.

    Eita cara para gostar dessa ferramenta, igualzinho ao ZT.

    Falando em ZT, esperar o que de um time escalado com quatro volantes ?

  28. Gleibson
    28

    Temos que aproveitar as redes socias e mostra as dividas dos clubes oque estão fazendo com o nosso Santa Cruz é uma palhaçada e pode ter certesa que tem clubes do Nordeste no meio dessa parada , http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2012/05/cariocas-puxam-fila-e-divida-dos-clubes-brasileiros-sobe-19-em-2011.html

  29. Gleibson
    29

    Isso é retaliação porque o Santa Cruz não quer jogar na ARENA DO GOVERNO PODEM ANOTAR .

  30. TRICOLAÇO
    30

    Papai teodoro já mostrou pra que veio, vamos ver o filhinho.

  31. Gleibson
    31

    A Torcida do vasco criou um site para torcedores depositar dinheiro numa conta para diminuir a divida do vasco , http://www.vascodividazero.com.br/ , alguem que tenha interesse em ajudar o mais querido poderia dar inicio a essa iniciativa , estou a disposição para ajudar o mais querido.

    • Gleibson
      31.1

      Acho interessante que o pessoal do site torcedor coral , blog do santinha , loucos pelo santa , coralnet e outros pensar numa ideia para fazer um projeto igual a esse do vasco.

  32. tricolor rn
    32

    Quem quiser informações sobre o juiz Francisco glauber pessoa alves , da uma pesquisada no Google. É de cair o queixo.

    • ducaldo
      32.1

      O dito cujo é uma boa bisca, o que só reforça a estranheza da decisão liminar contra o Santa.

  33. Aluísio
    33

    O Santa está irreconhecível, piorou muito desde as finais do Bodão 2013. Enquanto jogadores desgraçados como Luciano Sorriso, Tozo e Tiago Costa e principalmente o aprendiz de estagiário Sandro Ghost continuarem no Santa vai ser sempre assim: Seja o que Deus quiser”

  34. Aluísio
    34

    A culpa não é de Sandro Ghost, pois ele mandou os jogaadores assistirem o jogo Brasil x Espanha para aprenderem. Não é esse o papel do treinador?

  35. Aluísio
    35

    Luciano Sorriso mais uma vez foi o destaque do jogo. Destaque negativo. Incrível a regularidade desse ator.

  36. Vi ao vivo e assisti ao joo pela TV do celular:

    Em pouquíssimo tempo, o Santa Cruz de bom jogo acabou-se.

    O time hoje é péssimo. Pode subir? Pode. Mas se subir, será no aborto.

    Com a estrutura, e a véspera do centenário, não. podemos depender tão somente da sorte. Se jogar desse jeito contra uma equipe melhorzinha, vai perder.

    Se o Santa Cruz não quiser depender somente da sorte, TEM QUE CONTRATAR UM TREINADOR. Olha que estou falando após uma vitória.

    SaudaSanta.

  37. Arnildo Ananias de Oliveira
    37

    FAZ TEMPO Q Ñ TEMOS TANTAS PEÇAS BOAS NO TIME (E, PRINCIPALMENTE, NO BANCO).

    Entretanto, Ñ TEMOS TÉCNICO. O time é um amontoado de jogadores em campo.

    Q DEUS NOS AJUDE.

    SAUDASANTA

    • É o mesmo que penso.

      Mais uma vez ALN banca a mediocridade no campeonato mais importante do ano.

  38. O padrão de jogo do Santa é cada um por si e Deus por todos. Não há esquema tático, é na base do vai lá e se vira. Terrível. Duvido muito que subamos com esse esquema de jogo.

  39. Cenas que nunca vi. Vândalos vestindo a camisa da Inferno Coral acabam de destruir o posto de gasolina na Av. Norte, além de causar verdadeiro pânico aos moradores. Foi chuva de pedras e paus!!!

    É por essas e outras que sou favorável a extinção das torcidas organizadas e prisão para esses bandidos!

    • Eduardo Ramos
      39.1

      Cadê a PM? Tem que prender e mandar esses marginais para o Cotel

      Por falar em destruir: como vai o desempenho do “técnico”(?) Sandro Barbosa. Ouvi a entrevista dele pós-jogo e a cada dia, a desconfiança aumenta.

    • Nivaldo Brayner
      39.2

      Caro Eduardo,
      Não precisa ficar desconfiado. Tenha certeza. Estamos afundando uma equipe que renderia muito na mão de um treinador..
      No aspecto tático, o que se viu ontem foi cada jogador que conseguia fazer chegar a bola a um companheiro apresentar uma sensação de “livrar-se” da responsabilidade.
      Não houve mais equipe. E sim um amontoado de jogadores, até regulares, mas sem nenhum conjunto.

    • Nivaldo Brayner
      39.3

      Cá com meus botões, fico pensando… Fazendo um paralelo com o que aconteceu com a preleção de Parreira antes do jogo com a Espanha, como seria explicar a Caça Rato o que seria “hierarquia do futebol?”

  40. TRICOLAÇO
    40

    Com esse futebol… O máximo que chagaremos é na série “D”. FORA TEODORO!!!

  41. Gleibson
    41

    Com esse treinador o maximo que vamos conseguir é permanecer na serie C,não entendo como ele troca XUXA e Raul , e coloca Natan e Renatinho totalmente sem ritmo de jogo, a nossa sorte foi a ma qualidade tecnica do time adversario

  42. Tá vendo que isso nao vai da certo. Ganhar do Cuiabá de 1 x 0 dando chutão pra segurar o placar como se tivesse jogando contra um time gigante. Sandro trouxe de volta a afobação, a burrice psicológica pra dentro do grupo. Os jogadores, com esse comando, não têm inteligência emocional pra tocar a bola e os jogos no Arruda vão ser sempre dramáticos.

  43. rubemjunior
    43

    Como eu temia. A era SB Teodoro está de volta.
    Time desorganizado.
    Zagueiros cobrindo as laterais.
    Atacantes marcando atrás da linha de meio campo.
    Chutões para onde a venta apontava.
    Substituições equivocadas.
    Com essa postura e tática não vamos muito longe.
    SB em três jogos conseguiu modificar para pior tudo que Judaslote fez no Arruda.
    Saudações Corais do Arruda.

  44. rubemjunior
    44

    SB teve sorte ao vencer a partida de ontem.

    Colocou Natan e REnatinho vindo de contusões e sem ritmo de jogo, horríveis.

    SB tá perdido, eu no lugar dele pediria para sair.

  45. rubemjunior
    45

    Sampaio Correia está voando em campo.

    Eu traria esse treinador, menos um concorrente.

  46. Gleibson
    47

    Foda foi escultar a entrevista de Sandro Barbosa ontem depois do jogo , toda ves quando ele era questionado sobre o jogo ele comparava o Santa Cruz com algum time da serie A ou B , porra Sandro comenta que o time não tem esquema tatico.

  47. santana moura
    48

    Perrusi é muita onde e muita viagem também, mas como não rir (não sei onde está a interrogação deste teclado mal assombrado do computador do meu filho).

    Enquanto isto, emu computador me deu adeus, fiquei mais velha e como vinho, bem melhor; completei um ano de militância oficial no Blog do Torcedor Coral e fiquei feliz por ter construído novas amizades neste ínterim e ampliado minha família tricolor com os demais companheiros!

    Deixemos agora os espelhos para trás e miremos o horizonte como se dele pudesse brotar muitas surpresas boas, como menos sofrimentos e menos ataques cardíacos no Arruda; não quero ganhar de goleada, pra sair da série C, meio gol de Flávio Recife já basta e ele começou bem este novo semestre, vencemos a primeira, não de primeira, mas com três pontos! Queremos crescer já, porque hora certa é pra filósofos sem filosofia!

    • Artur Perrusi
      48.1

      Beijão pra vosmecê, Santana.

      Ainda estou dando fé naquela cobra coral que apareceu na tua casa. Não é possível que aquele evento não signifique boa sorte.

  48. A propósito. O questionado débito de 1989, segundo o site oficial teria sido na gestão de DIRCEU MENELAU SILVA. O que esse cidadão tem a declarar?

    Ainda segundo o site oficial, a atual comissão fiscal do Clube tem um cidadão, membro efetivo, chamado DIRCEU SILVA MENELAU.

    São a mesma pessoal? e se for? Logo na comissão fiscal!!!! estamos bem, hein…

  49. Gleibson
    50

    Foda é vc escultar do seu treinador que ele é um treinador inexperiente e esta começando agora pqp JOMAR manda esse cara embora.

  50. Fábio Belmino
    51

    Já que Sandro “O chapa” não gosta de colocar os amigos dele para trabalhar de verdade e também não entende nada da função de treinador, poderia colocar a “brodagem” para assistir uns vídeos do Santa Cruz no PE e atualmente da coisa jogando fora de casa.

    Ps. o blog ta uma porcaria para acessarmos, vamo vê isso aê diretoria, senão entro com uma liminar para suspender o alto salário em merrecas de vcs.

  51. rubemjunior
    52

    O que Tininho fala em seu twiter sobre as cobranças da torcida para se contratar um técnico de verdade ?

    Será que ele acha que estamos sendo exagerados ?

  52. A situação tá preta pra gente.

    Messier Sandrô não entende nada de esquema, só o de convidar seus brothers para se empregarem na “Agência do Trabalho Santa Cruz FC“.

    Estou exatamente com a mesma sensação do ano passado. Fora de casa no máximo empatar algumas vezes, e no Arruda conquistar vitórias no sufoco, mais pela pressão da torcida.
    Campanha do ano passado:
    Arruda: 5V 3E 1D
    Fora: 0V 4E 5D
    TOTAL: 5V 7E 6D, UMA VERGONHA.

    Todos estão vencendo o pobre Rio Branco (que montou um time amador pra essa disputa). O Baraunas venceu o RB lá no Acre. O BARAÚNAS!!!!

    Será que o Santa vai “arrancar um empate heróico“ jogando fora contra eles?

    Ou a diretoria se mexe de verdade ou vai acontecer a MESMA coisa(vtnc) do ano passado.

    O teste será sábado. Pra mim, se não vencer, independente de tudo, Sandro precisa ser convidado a ser retirar ou assumir outra função no Santa.

    SaudaSanta.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *