O alfa e o ômega

É pra rir mesmo...

Continuaria minha pegada mística, mas houve reação dos leitores, em particular do grande Hélio Mattos. Tudo indica, não aguentavam mais esse meu proselitismo sobre a relação ambígua entre os deuses do futebol e o Santinha. É uma pena, pois, se continuasse com o tema, escreveria agora sobre fadas-madrinhas tricolores — uma crônica pornô (mais picante do que as do nosso escritor erótico, Gerrá) com duendes, gnomos, ogros e dirigentes do clube, todos numa suruba divina!

Assim, escreverei sobre outras questões, sem misticismo e erotismo. Aproveitarei, inclusive, essa famigerada suspensão da C para tratar de outros assuntos, indiretamente relacionados ao futebol.

Bora lá.

Num texto (aqui) do final do ano passado, abordei as relações entre a lógica esportiva e a econômica no futebol brasileiro e defendi que a primeira está completamente subordinada à segunda. Minhas conclusões eram pessimistas, mas prometia abordar o assunto novamente e discutir algumas soluções. Para vocês terem noção das minhas posições, aqui vão alguns trechos:

– Dadas as condições do mercado futebolístico brasileiro, sejamos realistas: nós somos, no máximo, um clube de série B que, raramente, vive uma série A. Atualmente, é impossível um clube do naipe econômico do Santa Cruz passar muito tempo na elite do futebol nacional.

– A economia do futebol brasileiro é excludente e clubicida — é pior do que a extinção das espécies, do que o aquecimento global; clubes e mais clubes morrendo ou se tornando insignificantes… Não há espaço econômico para muitos clubes grandes no Brasil. Para clubes nordestinos, há uma pequena janela econômica para três ou quatro clubes na séria A, e só, e sempre em rodízio… Ou temos um patrocinador da Arábia Saudita, ou um gestor genial como Steves Jobbs, ou jamais sairemos de nossa mediocridade (a estrutura do mercado futebolístico brasileiro impõe nosso limite de “torcida mais apaixonada do Brasil”).

Sim, como é fácil verificar, sou muito pessimista. Bem, o que fazer, como perguntava Lênin? Não temos um xeique saudita ou um Abramovich no horizonte. Já insisti com Dimas para que seus contatos com a máfia ucraniana, aquela que paga nossos salários em merrecas, redundassem em apoio financeiro ao Santinha. Mas Dimas muda de assunto, mostra as fotos de algumas vítimas das máfias do leste europeu e se cala – de fato, são fotos assustadoras. Eu me calo, também. Sem árabes e sem máfia, portanto.

Há saída?

Falar com Cachoeira? Tornar Gilmar Dantas um benemérito do clube?

Sim, não, mas sim, mas não, nem isso. Acho que a saída passaria por dois eixos: investir na base e na torcida. Aqui, abordarei apenas a torcida. E começarei por uma obviedade: a torcida é o alfa e o ômega do Santa Cruz. Todo tricolor sabe disso, inclusive aqueles que a instrumentalizam, seja para fins políticos, seja pelo imediatismo. Todos sabem, mas não fazem nada com esse conhecimento. Repete-se o mantra “a torcida mais apaixonada do Brasil” e… pronto! Mais nada. Por exemplo, e esse é um dos mistérios do clube: por que nunca fizemos uma campanha decente de sócios? Por quê? Uma campanha bem feita de sócios é a maneira mais fácil e mais óbvia de investir no clube. Seria uma exploração econômica benigna de uma paixão. Por que isso não acontece?

Sinceramente, não sei, mas coloco em discussão minha opinião sobre o papel da torcida: ela teria dois papeis fundamentais no clube – um econômico e outro político. Em relação à sua importância econômica, os dirigentes falam, e muito, embora não aproveitem o potencial financeiro de uma torcida como a do Santinha. Já quanto ao seu papel político, nem pensar. É um verdadeiro tabu no clube, pois democracia lá é esoterismo.

Nos meus desvarios, penso que os papeis econômicos e políticos de nossa torcida são inseparáveis. O clube deveria uni-los e fazer com que a importância econômica implicasse a relevância política. Por isso, sonho com uma campanha decente de sócios e, ao mesmo tempo, uma reforma no estatuto, cujo objetivo político seria transformar completamente os processos decisórios dentro do clube. Assim, mais sócios significaria, além de mais recurso financeiro, mais democracia interna, isto é, mais gente participando das diversas instâncias, inclusive as decisórias, do clube.

Claro, trata-se de um desvario. É mais fácil o Cão da Menália parar de correr atrás da Lebre do que o Santinha tornar-se um clube democrático. Mas é sempre bom escrever o impossível, pois, ao menos, passa a existir no papel. E como diria Mário Quintana:

Se as coisas são inatingíveis, ora/Não é motivo para não querê-las

Parece, muitas vezes, que os nossos dirigentes têm medo da torcida. Posso até imaginar o motivo – um pouco de teoria da conspiração, confesso, afinal, estamos no mundo do futebol. Será que mais tricolores no clube trariam algumas consequências políticas? Tricolor gosta de participar, dar pitaco e… decidir. Já notaram como os processos decisórios no clube não são transparentes, na maioria das vezes absolutamente obscuros?

Acho o medo infundado. Pode-se explorar economicamente a torcida sem lhe oferecer, ao mesmo tempo, direitos políticos. É só fazer, repito, uma campanha decente de sócios, com ofertas e oportunidades que mantenham o sócio em dia – claro, aviso aos navegantes, meu argumento restringe-se aos sócios, pois existem outras formas de explorar economicamente a torcida. E uma campanha de sócios não é tão difícil assim, nem precisa de tanta grana. Só precisa de organização e imaginação. Por que não fazemos?

Já quanto à reforma do estatuto, não preciso de uma teoria da conspiração. A explicação é simples: não conheço dirigente coral preocupado com a democratização do clube. Não é apenas falta de vontade política. É falta mesmo de gente que pense o clube de forma democrática. Para os nossos cartolas, essa questão é completamente irrelevante. Não tem a mínima importância.

Muitos, inclusive, pensam que democratizar é chamar sicrano ou beltrano para dentro do clube.

_Quem quiser ajudar pode aparecer lá no Santa!

Certo, pedir ajuda e colocar gente lá dentro, vá lá, tudo bem, considero até um avanço, pois não deixa de ser um incentivo à participação. Mas nem toda participação implica democratização. A participação democrática é um processo sempre coletivo, implicando mudanças organizativas e de mentalidade. Participação, sem partilha e socialização dos processos decisórios, é apenas benemérita, aquele tipo de participação merecedora de honras e louvores por serviços prestados, mas que não tem uma relação necessária com a democratização. No Santinha, a participação benemérita produziu historicamente… cardeais.

Falo de política, portanto.

De participação política, mais especificamente.

O curioso é que tivemos vários presidentes políticos. Claro, isso não significa muito, ou melhor, até diz muito. É só dar uma olhada nas suas trajetórias. São políticos que vivem da democracia brasileira, mas não estão preocupados em melhorá-la ou, questão vital, de ampliá-la. Se não fazem isso na sociedade civil, deduzo que jamais farão num clube – imagine…

Pois é…

Sem a reforma do estatuto, as nossas eleições serão sempre casuísticas – provavelmente, há o interesse de mantê-las assim. Não preciso discutir esse ponto: é óbvio e ululante. Sem reforma, não haverá participação de mais tricolores dentro do clube; sem reforma, o conselho deliberativo continuará um convescote de bons tricolores. E um convescote muito do chinfrim, pois ninguém vai às reuniões. E, sem reforma, a implantação de uma gestão administrativa profissional só se realizará na marra e na base do burocratismo.

Por isso, depois de tanta desilusão, só apoio politicamente — o apoio esportivo sempre darei, pois é outro registro, o da paixão pelo clube — dirigentes que defendam claramente a democratização do Santinha. Pra mim, é o mínimo moral para uma discussão sobre o futuro do clube. A partir desse pressuposto, podemos tomar uma cervejinha e discutir o modelo de democratização a ser implantado. Sem isso, prefiro beber sozinho.

E o resto é casuísmo.

PS: por falar em casuísmo… Por que os clubes da C não criam uma liga, com apoio da CBF, e fazem seu próprio campeonato?  A liga não teria a participação dos clubes que, por meio do imbróglio jurídico, suspenderam a C. Haveria o seguinte acordo político: a CBF reconheceria depois a legitimidade da competição, incluindo ascenso e descenso.

Nota de falecimento

Faleceu nesta manhã o tricolor Dângelo Gordim, que se recuperava de uma cirurgia realizada no IMIP. O site Loucos Pelo Santa, onde Dângelo foi parceiro em sua fase inicial, informou que ele sofreu um infarto. O TC lamenta sua morte e se solidariza a sua família. O sepultamento será hoje às 17 horas no cemitério de Camaragibe.

125 Comentários

  1. Sobre tudo isso acho o seguinte: ha sim condição de permanecer na serie A tendo pessoas serias garimpando talentos jovens e baratos da região, dando suporte a categoria de base, hoje o futebol está muito nivelado, rebaixamento acontece ate com clube que investiu muito, qual o misterio do figueirense por exemplo? é um time milionario? de torcida enorme? patrocinio forte? então não é bem assim que a banda toca.

    • A vantagem do Figueirense é estar inserido em um estado rico, numa região desenvolvida!

      Um tanto diferente da nossa realidade!

  2. Perrusinho,
    Seu pensamento, aqui traduzido, pode parecer insólito. Mas, não é, para os que acreditam ser possível democratizar um Clube de Massa como o nosso.
    Certamente, os que administram não têm esse interesse. Não sei ao certo, se por opção ou por mudança de comportamento.
    Um belo texto, como todos os seus.
    Parabéns 😉
    Carmem.

  3. rubemjunior
    3

    Vamos apoiar nosso treinador nossos jogadores, que venha a série C.

    Que o 12+1 seja excluido do futebol.

  4. Danousse no forum do treze já tem gente lá até dizendo que o Treze já tem data hora local e até o adversário da série C, segundo eles vão estreiar contra o Icasa/CE.

    • Luiz Ernane
      4.1

      Quando a CBF afirma que não haverá série C, me parece uma certa pressão nos clubes legitimamente participantes.

      É como se a CBF falasse assim: Ou vcs se juntam e iniciam com 25 clubes ou não haverá torneio.

      Eu sou contra qualquer inclusão de clubes. o limite são 20 clubes e conseguimos esse direito dentro de campo.

      Outro ponto, isso vai criar um precedente sem tamanho, aí todo mundo vai querer entrar.

      Ano passado, o Campinenese foi prejudicado pelo CRB e Fortaleza quando combinaram de armar dois gols nos últimos minutos e ainda ssim, mesmo perdendo no STJD, o Campinense está honrando a camisa e vai disputar a Série D.

      Se o Treze e demais times entrarem, por que não o Campinense e outros?

      O que tem que ser feito é pressão política em Brasília e derrubar essas liminares todas, confirmando Rio Branco e Santo André na série C.

  5. Tribomjardim
    5

    Estatuto do Torcedor é claro…a CBF e suas afiliadas tem que garantir competições por no mínimo 10 meses aos clubes….ela que se vire….e só.

  6. Hélio Mattos
    6

    É COM ENORME ESTRANHEZA, DESGOSTO NO CORAÇÃO E PESAR QUE COMUNICO O FALECIMENTO DO NOSSO COMPANHEIRÍSSIMO DE BATALHAS TRICOLORES, DÂNGELO GORDIM.

    O ENTERRO SERÁ HOJE, ÀS 17:00 HORAS, NO CEMITÉRIO DE CAMARAGIBE.

    PEÇO ENCARECIDAMENTE AOS EDITORES DO BLOG QUE DÊM DESTAQUE A ESTA TRISTE NOTÍCIA, PARA AQUELES QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LO, TEREM TAMBÉM DE SABER A TEMPO DE COMPARECER AO SEU ÚLTIMO ADEUS.

    PEÇO TAMBÉM ÀS PESSOAS QUE TÊM ORKUT E FACEBOOK, QUE NÃO É O MEU CASO, QUE COLOQUEM LÁ, DE ALGUMA MANEIRA LIGADA À PESSOA DELE, POIS NÃO FAÇO IDEIA DE COMO ISTO FUNCIONA.

    Ele foi fazer uma biópsia de um caroço no pescoço, tomou anestesia local e estava se recuperando em um quarto, quando sentiu uma espécie de formigamento na perna. Pediu para sua Tia lhe fazer uma massagem e, assim que ela começou ele foi revirando os olhos e falecendo. Assim, deste jeito.
    Assistimos juntos às duas últimas partidas contra o Sgoto lá no chiqueiro e suas últimas palavras comigo foram lá, banhados de pura felicidade.

    Vamo nessa Hélio, tô indo pro Arruda tomar um banho de piscina!

    Estou arrasado.

    • Hélio, como solicitado, foi colocado uma nota em destaque sobre o falecimento do tricolor Dângelo Gordim. Abraço.

  7. Leandro Rodrigues
    7

    Não o conhecia, mas de qualquer forma é uma vida que se vai, e mais um Tricolor Coral. Uma pena. Meus sentimentos aos amigos e familiares.

    Que Deus esteja com ele.

    Saudações Corais.

  8. Arnildo Ananias de Oliveira
    8

    PUTZ HÉLIO, QUE NOTÍCIA TRISTE!

    O SCFC perdeu um dos mais autêntico e apaixonado torcedor tricolor. E nós um amigão da melhor qualidade. Ñ sei se haverá tempo de ir ao enterro mas farei o possível e o impossível pra passar lá. É q apanho minhas netinhas na escola exatamente nessa hora.

    Hélio, de antemão peço q transmita as minhas mais sinceras condolências aos seus familiares. E q Deus O Tenha.

    SAUDADES GONDIM.

    SAUDASANTA

  9. Rapaz, que notícia triste. E que morte estranha.

    Ficam aqui minhas condolências.

  10. Arnildo Ananias de Oliveira
    10

    PERRUSI, escrevi este texto hj, na madrugada e vou colá-lo AGORA, pois depois desse acontecimento com o GONDIM, certamente ñ teria + cabeça :

    Ñ queria mais falar no QUADRO ASSOCIATIVO do Clube, mas o texto é provocativo e, então, vamos lá.

    Ñ acredito que haja maneira mais prática, perene e segura de FIDELIZAR um sócio q fazer o desconto de sua mensalidade, automaticamente, num CARTÃO DE CRÉTIDO. Simples assim, mas ñ no Santa Cruz.

    Fui em fevereiro ao Arruda e tentei colocar, MAIS UMA VEZ, eu, meu filho e um colega seu, em débito mensal nos nossos respectivos cartões de crédito e apenas o do meu filho passou. Só q, falando ontem com o mesmo este me disse que interromperam (ñ sabe por que cargas d’água) a cobrança, desde o mês passado. Assim fica difícil, pois meu filho e seu amigo moram, respectivamente, em Brasília e Aracaju. Ambos fazem uso intensivo de seus cartões (que só ñ funcionam no Arruda). Liguei pra minha bandeira (no caso, a VISA) e eles me alegaram q se até na padaria eu compro com o meu cartão, então é de se supor q quem tá furado é o sistema da Traffic. Posso assegurar q todos os três cartões têm fatura mensal muito acima da média.

    Dispensável dizer q deixei meu telefone convencional pra contato, além dos dois celulares e, até hoje, sequer um analista de sistema da empresa me ligou. Já liguei PRA TODO MUNDO no Santa Cruz e ninguém resolveu o problema. Convidado por um Diretor a ir a mais um JANTAR DE ADESÃO, disse ao mesmo q ñ iria, pois o Santa Cruz DEVERIA ESTAR NADANDO EM DINHEIRO pelo q acabei de dizer e pelo q vou dizer a seguir.

    Nós três temos uma particularidade em comum: somos proprietários de cadeiras cativa (o que quer dizer q pagamos MEIA ENTRADA em qq jogo e, portanto, Ñ PRECISARIAMOS SER SÓCIO se nosso intuito fosse exclusivamente este). Isto é OUTRO ABSURDO NO CLUE e ñ tenho e ñ sei mais a quem reclamar.

    Um indivíduo – até se burro-negro for – pagará meia entrada pra ver até o Santos ou a Seleção Brasileira jogar se for proprietário de cadeira, MESMO Ñ SENDO SÓCIO DO CLUBE! E, pra isto, basta q pague uma mísera taxa anual de meio salário mínimo!

    Ora, isto é outra grande “sangria” imposta ao Clube, pois vou a futebol em Pernambuco, desde os 4 anos de idade (portanto há quase 60 anos) e numa época q nem se falava em informática, nos terreiros das barbies e das suzies – à época q ñ tínhamos estádio – o proprietário de cadeira SÓ PAGAVA MEIA (à época GERAL) se estivesse ADIMPLENTE com sua anualidade e se fosse SÓCIO ADIMPLENTE do Clube. Não satisfeita AMBAS CONDIÇÕES teria q pagar INTEIRA (à época arquibancada).
    É isso aí.

    SAUDASANTA

    • Arnildo, o Santa passou a descontar a minha mensalidade pelo cartão, tipo débito automático. Fiquei meio assim, porque não me pediram a autorização. Mas tudo bem, no fundo, era o que eu queria. Fica tudo mais fácil. Há uma semana, notei que não mais recebia o aviso de pagamento do meu cartão. Dei uma olhada no site “guerreiro fiel” e descobri que estou inadimplente. Como? Se o pagamento era realizado automaticamente pelo cartão? Terei que pagar novamente lá no clube? Sinceramente, não entendo a situação. É surreal.

    • Gleibson
      10.2

      Acho que estou com sorte porque até hoje o meu pagamento e debitado no meu cartão do Hipercard sem nemhum problema.

  11. Arnildo Ananias de Oliveira
    11

    Ñ SOU MÉDICO, MAS É BRONCA ESSA ESTÓRIA DE SOBREPESO (índice de massa muscular elevado) principalmente numa criatura com pouca idade, caso do Gondim.

    SAUDASANTA

  12. Gustavo Henrique
    12

    Prezados,

    Realmente é uma pena o falecimento desse rapaz. Lembro dele escrevendo aqui e no blogdosantinha. Espero que ele possa descansar em paz, e que Deus receba a sua alma na morada divina.
    Saudações corais.

  13. Júnior Santelona
    13

    Paysandu vai propor uma outra competição para os times da Série C;

    Insatisfeito com o imbróglio na Terceirona, Luiz Omar Pinheiro quer criar um torneio nos moldes da Taça João Havelange, realizada em 2000.

    http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/2012/06/paysandu-vai-propor-uma-outra-competicao-para-os-times-da-serie-c.html

  14. Hélio Mattos
    14

    BUUUMMMMM!!!
    ESTOU SAINDO NESTE MOMENTO PARA O SEPULTAMENTO, DEVIDAMENTE CARACTERIZADO.
    BUUUMMMM, GORDINHO, BUUUMMMMMMMMMMM!!!

  15. Tribomjardim
    15

    Conheci o Dângelo no blog do Santinha….cara guerreiro……vai fazer falta…..que Deus te acolha e conforte os seus.

  16. Ricardo Cavalcanti
    16

    A TORCIDA CORAL ESTÁ DE LUTO!!!

    Gordim era uns dos GUERREIROS CORAIS que não faltava a uma batalha em defesa do Mais Querido.
    Tive a oportunidade de conhecer esse mosntro CORAL, onde acompanhava o Mais Querido em todos os momentos e situações.
    Que Deus conforte seus entes queridos, dando paz e força à eles.
    Que a espiritualidade amiga possa encaminhar nosso irmão à luz, onde possa ficar bem melhor na pátria espiritual do que nesse planeta. Fica em paz Dângelo!!!

    Saudações Corais.

    • Marcos Almeida
      16.1

      Faço minhas essas palavras de Ricardo. Meus sentimentos à familia.

  17. Tribomjardim
    17

    O vasco contratou Abuda,meia que foi destaque do Petrolina,estava no Cruzeiro RS….não lembro bem dele…aliás nem lembro….

  18. Ricardo Cavalcanti
    18

    Viagem a Maceió,

    Vejam a alegria do Gordim filmando o que era mais apaixonante em sua vida. O Mais Querido!!!

    http://www.youtube.com/watch?v=BtbmOoUdOOY

    Observem a alegria e a força de como esse guerreiro Coral torcia pelo Mais Querido!

    Vai com Deus irmão!!!

  19. rubemjunior
    19

    Minhas condolências ao Dangelo Gordim.

  20. Tricolaço
    20

    Gordim já foi recebido por Chico Science, Capiba, Biu do bar, Zezinho, Seu Geraldo gordinho, etc, etc, etc e, essencialmente, pelo CRIADOR. Que Deus o tenha!

  21. Rosa Lucia
    21

    Puxa, acesso o Blog para compartilhar também do falecimento de meu esposo, terça-feira, 29.05, o ex-rubro-negro e, há um bom tempo, torcedor de nosso SANTA CRUZ. Vibrava bastante com as vitórias e se entristecia com as derrotas. Quando o público era grande no Mundão, ele assistia ao jogo pelas “frestas” de uma pessoa para outra mas, não parava de aclamar, de ficar muito alegre. Só ia aos jogos com a camisa Tricolor Coral, até mesmo usava-as sem jogos, só para resolver alguma coisa por aí. Presente em muitos jogos, inclusive nas viagens também (Maceió, João Pessoa, Vitória de Santo Antão…), nas quintas, quando havia Fórum. Aprendeu a amar, compartilhar e se dizer SANTACRUZENSE, deixando muitos torcedores de outros clubes, sem entender… mas todos nós entendemos. Quero agradecer de coração, a essa maravilhosa e grande família d’O Mais Querido, que me ajudou a conquistá-lo para o nosso lado, através de nossa paixão, de nossa humildade, de nossa perseverança, ele viu quem é o verdadeiro CLUBE. Me emocionarei muito quando eu comparecer a primeira partida em nosso Estádio, sem ele, porém tenho a certeza que grandes emoções, imensas alegrias ele sentiu juntamente conosco, isso eu tenho certeza. Amizades, ao jeito dele, foram consolidadas. Mais uma vez muito grata e, me alio à família de D’Angelo Gordim, pois sentimos a mesma dor. Estou confortada no SENHOR.

    • Ricardo Cavalcanti
      21.1

      Prezada Rosa Lúcia,

      Linda história de amor!

      Que a paz do mestre Jesus esteja contigo, e que o amor de mãe de Maria de Nazaré esteja envolvendo seu esposo hoje e sempre!

      Meus sentimentos!

      Saudações Corais.

    • Santana Moura
      21.2

      Você sempre consegue tocar a sensibilidade de todos com suas palavras Rosa.

    • ducaldo
      21.3

      Minhas condolências, Rosa Lúcia.
      Passei uns dias fora da rede e, quando volto, encontro duas notas tristíssimas.

      Há um bom tempo não via o D’Ângelo Gordim. Ainda tenho em meu celular uma foto, tirada naquele torneio que aconteceu ainda no campinho de areia, onde ele aparece junto com outros componentes da sua equipe. Lamentável.

    • Hélio Mattos
      21.4

      Pôxa Rosa, que é que é isso que é tão imcompreensível?

    • Germana
      21.5

      Rosa, peço desculpas por meu mal entendido no blog do santinha. Eu não acreditei que havíamos sofrido duas perdas tricolores no mesmo dia e desatentamente achei que se tratavam da mesma pessoa.
      Às famílias, força e fé.

    • Marcos Almeida
      21.6

      Cara Rosa, muita luz neste momento, muita fé. Também conheço essa dor. Que ele fique bem em sua nova morada.

  22. Fábio Lucas
    22

    O sofrimento nunca é pouco. Que tenham paz. Meus pêsames à família do Dângelo.

  23. Fábio Lucas
    23

    Como notícia ruim nunca vem só:

    Os Advogados da CBF desistiram de cassar as liminares. Não teremos Série C esse ano.

  24. Eduardo Ramos
    25

    A estimada Rosa e aos familiares de Dangel Gondim, os meus sinceros sentimentos. Perdas irreparáveis.

    Sobre o rexto: não me recordo de um político dentro do nosso Santa Cruz, que tenha militância e práticas democráticas. Portanto, nada que surpreenda aos que têm a verdadeira compreensão do que é Democracia.

    • Eduardo Ramos
      25.1

      Retificando o erro de dgitação acima: resto, em vez de rexto. E Dangelo, em vez de Dangel.

  25. Hoje definitivamnete é um dia triste para nosso tricolor!

    Primeiro a perda de grandes tricolores como o Dangelo gordim que pelo que pude perceber foia um tricolor 100% e a do esposo da Rosa Lucia que pelo comentário se converteu virando um grande tricolor como ela própria!

    Meus pesamnes às famílias de ambos!!

    E pra fechar esse dia triste essas notícias vindas dos advogados da cbf..

  26. Santana Moura
    27

    Tá uma loucura, até para este site. Postei um comentário não sei aonde e não sei para onde ele foi, melhor assim, pois estava totalmente alienado porque antes não havia lido este texto que acompanha a tirinha de Mafalda. Agora está explicado, moderação, pode segurar o comentário, aonde quer que ele esteja.
    À família de Dângelo os sentimentos da minha família, esperamos no Cristo ressuscitado que o acolha na sua bondade e dê conforto aos que ficaram chorando sua partida. Para a família tricolor este não tem sido um ano camarada. Já perdemos vários irmãos em 2012; por favor Deus, proteja a todos nós para que possamos ver o nosso Santa passar para a série B, mesmo com toda esta confusão ridícula armada pelos Clubes mal amados.

  27. Fábio Belmino
    28

    Lamento pelo falecimento dos ilustres Tricolores antes citados.
    Minha solidariedade as famílias.

  28. Fábio Lucas
    29

    Este discurso de Democracia era entoado pelo Sr. Edson Nogueira antes da eleição. Vários blogs tricolores tiveram participação efetiva na eleição do Sr. Nogueira.

    Depois da eleição, a comemoração foi efusiva. O discurso de “Santa Cruz está de volta aos braços do povo” era bradado ao 4 cantos… Pegaram esse plano abstrato e o colocaram na realidade deu apenas numa situação moralmente abjeta. Oque sustentava o Santa Cruz ainda era a velha politicagem.

    A campanha que se fez, colocou lá o pior administrador da história do Santa Cruz. O Santa acabou por perecer num legalismo abstrato que se revelou incapaz ser controlado.

    A situação governou o Santa durante quase um século, num regime de casta que todos aceitaram sem reclamar.

    Vocês, a oposição, quiseram introduzir à força o “governo da maioria”, e acabaram colocando lá a pior desgraça que já pisou no Arruda. Além d’aquela eleição ter quebrado a ordem tradicional, culminou no pior momento da história do clube.

    A democratização do Santa Cruz não acontece porque o clube não está preparado para ser democratizado. A democracia a todo custo tirou o Santa Cruz da ordem e o colocou no fim do poço.

    O resultado final da democratização foi a derrota da própria democracia impossível e o retorno ao velho sistema de governo, que nesse momento está resgatando o Santa Cruz… E agora com o apoio da própria oposição(!).

    O discurso bonitinho de Democratização sugerido neste texto foi o mesmo que entregou o Santa Cruz ao caos, em 2007.

    • fabio digamos que o fato do presidente citado por voce ter sido eleito em decorrencia da “democracia tricolor” foi uma fatalidade de uma democracia ainda muito imatura… assim como no nosso Brasil o primeiro presidente após a redemocratização foi um senhor que até hoje não larga a boquinha das tetas da nação!!

      mas a democracia tem que ser amadurecida pra se evitar que surja essas figuras tanto no nosso Santa Cruz como também no Nrasil!!

    • Eduardo Ramos
      29.2

      Concordo com Bruno. No meu entendimento, o Santa Cruz teve, e tem, “espasmos” democráticos, mais conhecidos como democratismo.

      Na minha opinião, a Democracia será consolidada nas Repúblicas Independentes do Arruda quando:
      1. Todos os sócios tiverem o direito sagrado do voto;
      2. O Conselho Deliberativo ser representativo e independente. Para ser representativo, terá que ser constituído por representantes da Situação e da Oposição;
      3. O Conselho Deliberativo deixar de ser fonte de receita, e ser efetivamente, um fórum de discussões, de propostas e de fiscalização.

      É isso.

    • Fábio Lucas
      29.3

      Amigos,

      A minoria que hoje dirige o Santa Cruz está tirando o clube da desgraça que foi imposta pelo “governo da maioria”, em 2007. Hoje, o Santa Cruz não tem condições nenhuma de instalar uma democracia. Democracia é um processo que se instala ao longo dos anos. Não de uma hora para outra.

      Mesmo se mudássemos o estatuto e as regras, não teríamos democracia. Teríamos caos. Uma situação politicamente inútil, assim como no mandato do Sr. Nogueira. Quando se faz sem preparo, acaba culminando no desastre que foi a gestão de 2007-2009.

      Nem o clube, nem a torcida estão preparados para isso. Democracia se instala através dos anos. As pessoas precisam entender que Democracia é uma mudança de pensamento e não uma mudança política.

      Democracia instalada à força é o que temos em Cuba há mais 50 anos.

  29. Arnildo Ananias de Oliveira
    30

    ROSA LÚCIA

    Tb nada sabia a respeito do teu marido. Aceite os meus sinceros pêsames.

    No RJ tem um ditado q diz q certas coisas (VTNC) só acontecem ao Botafogo. E q dizer em relação ao nosso querido e amado SCFC? Pô, ñ tem preço nosso retorno, já, pra série B. QUE DEUS NOS AJUDE TB. Q urucubaca!

    SAUDASANTA

  30. TR5ICOLAÇO
    31

    Minhas condolências as familias tricolores inlutadas. Que o Deus todo Poderoso, acolha nossos Irmãos na sua Maravilhosa Graça.
    Voltando a nossa luta, o pior cego é aquele que não quer ver. Essa é uma grande oportunidade dos sulistas aniquilarem com os Clubes, de fora do seu eixo, e apoderarem de vêz de suas torcidas. A tática de matar a míngua pode dá certo se os diregentes do futebool de nossa terra não abrirem os olhos a tempo. Temos que fazer iqual ao coelho que diante do incêndio no mato, corre pra tudo que é lado, até escapar com vida. Façamos um torneio Norte-Nordeste, e nos desligamos de vêz desses fuleiros. No iníncio com certeza será difício ao decorrer veremos que a crise nos mostrou um caminho de liberdade e prosperidade. desculpem os erros. SAUDASANTA!

  31. Sinceramente,tenho mais raiva da CBF do que dos clubes envolvidos na suspensão da C. A CBF errou no ano passado. E foi avisada, mas deixou pra lá. A consequência do erro aparece agora. Mas não é só isso: se Ricardo teixeira pouco se lixava com os clubes fora do eixo, o novo presidente, teleguiado por Marco Polo Del Nero (poderoso dirigente paulista), é pior ainda. Para Del Nero, o futebol nordestino, por exemplo, é um fardo para o fut nacional. Não causa surpresa que a CBF está lavando as mãos — nem política, nem negociação está fazendo. Os clubes precisam urgentemente sentar e montar uma estratégia, uma copa união da C, uma liga, em suma, um campeonato alternativo. E obrigar a CBF a referendar politicamente esse campeonato, para garantir ascenso e descenso na próxima temporada.

    • ducaldo
      32.1

      Artur, mais um texto matador.

      Quanto a essa história história da coitadinha da CBF ser vencida pelo poderoso Treze, está me cheirando a sacanagem.

      É uma boa oportunidade se livrarem de organizar as séries C e D e, de quebra, afundarem de vez alguns clubes tradicionais que ameaçam se reerguer – entre eles o nosso Santa Cruz.

      Quando daquele episódio do zagueiro/doido André Luiz, no campinho da barbie, um procurador da injustiça desportiva lá do Rio bradou em alto e bom som que “não deveria haver futebol no norte e nordeste” (se a frase não foi exatamente esta, fica sendo).

      Nunca a cambada da CBF desistir tão fácil. Há algo de podre nessa história toda.

    • ducaldo
      32.2

      ops! faltou um verbo: “nunca vi a cambada da CBF desistir tão fácil…”

  32. TR5ICOLAÇO
    33

    Não precisa de referendo da CBF, nem tão pouco ascesso. Deixa isso por conta dos Políticos das regiões prejudicadas que com certeza se manifestarão ao perceberem a sabotagem.

    • Mas é bom um acordo político, mais ou menos público, mais ou menos na surdina. Pois é muito desgastante jogar um campeonato sem a esperança concreta do ascenso. A torcida não se interessaria, etc e tal.

  33. Leandro Rodrigues
    34

    Rapaz, estou quase que aos prantos com toda essa situação. Onde olho só vejo notícia negativa. A pior, e mais recente, está no blog do torcedor. Evandro Carvalho disse agora pouco que de 1 a 10, a chance de não acontecer a série C é 9. Fico pensando no prejuízo que teríamos com isso. Desmanchar o elenco, aumentar as dívidas do clube. Queda dos sócios em dia, rescisão ou diminuição drástica dos patrocinadores. Enfim quase que um estado de insolvência instantânea e fulminante. Sem falar em tudo o que foi construído até agora ir para o brejo e ficarmos numa situação pior do que os anos em que passamos na série D. Cobrar dos do Treze, Brasil de Pelotas ou qualquer outro pequeno envolvido nessa celeuma não daria em nada, pois não teriam patrimônio suficiente para arcar com os prejuízos que estão causando. Ademais, o tempo que levaria só para saber se receberíamos algo não compensaria nada, e como disse, se é que receberíamos.

    A todos os tricolores, isto é muito sério, é realmente o fundo do poço se acontecer. Se alguém tiver a luz no fim do túnel, por favor, acenda.

    Estou preocupado e sofrendo muito com isso.

    Saudações Corais.

  34. TRICOLAÇO
    35

    A questão é tempo. Os clubes não podem ficar parados. Os usurpradores da cultara de nossa terra, contão justamente com o tempo ao seu favor. Pois sabem que os nossos clubes não sub-existerião sem as receitas vindo da presença das torcidas nos estádios. Portanto, esperar boa vontade por parte dessas almas cebosas é um erro, que pode ser fatal.

  35. Gleibson
    36

    Quero saber como o Santa Cruz vai pagar a folha salarial sem ter deonde tirar o dinheiro.

  36. José Carlos Tabosa
    37

    Meus sentimentos aos familiares!

  37. Gleibson
    38

    O time do mangue levou um chute no traseiro de Juninho Pernambucano, a coisa queria igualar o valor que o vasco para a juninho para ter ele no Brasileiro e Juninho disse vou não quero não tenho medo de ir para a segunda divisao kkkkkkkk.

  38. TRICOLAÇO
    39

    Essa é uma briga do bem com mal. Se o rubronegro da fpf está dizendo, eu acredito. Só não acredito que vamos perder essa briga. Essa situação do futebool brasileiro, sempre foi insustentável, e um dia iria se acabar. A hora é essa, de tomarmos a frente e mostrar nossa força, e nisso somos craques. Vamos organizar imediatamente um torneio com os grades Clubes do Norte, Nordeste e Centro oeste, com certeza será um sucesso apesar dos desafios. O que não pode é ficarmos de braços cruzados. É tudo que eles querem. Temos grandes torcidas, vamos movimenta essa terra, que com certeza daremos a volta por cima, e o resto Deus provera.

    • Mcoral
      39.1

      Boa Tricolaço

      É exatamente essa ideia que defendo entre amigos há algum tempo.

      Nordeste independente !!!

      E vamos brigar por tudo que temos direito: vaga na libertadores e demais campeonatos internacionais …

    • Tricolor
      39.2

      Tricolaço a sua ideia é interessante…

      Mas a partir do momento que voce sugere uma competição sem ascesso para coisas maiores…não tem jeito a comptição fica fadada ao fracasso de público!

      Do mesmo jeito que a copa do nordeste em 2010 foi um fracasso de público por não ter atrativo nenhum…nem ida pra uma competicção nacional ou ocntinhetal…nem uma premiação ocnsiderável financeiramente!! Do mesmo modo que acredito que essa copa dop nordeste que estão planejando pra janeiro do ano que vem vai ser um fiasco se não confirmarem uma ida para uma copa sulamenricana por exemplo ou um premio$ bem estimulante para as finanças de clubes como no nordeste que vivem às minguas na sua maioria!

      Tanto é que tem times qe já tão pedindo arrego caso a série C não comece até o dia 10 de junho, é o caso do Guarano de Sobral que falou que se prolongar mais essa confusão vai ter que dispensar seus jogadores e consequentemente a desistencia da participação da série c.

  39. Gleibson
    40

    Noticia atualizada sobre essa bronca da Serie C, acho que agora a CBF vai se mexer.

    http://www.jb.com.br/esportes/noticias/2012/06/01/com-series-c-e-d-suspensas-cbf-sofre-pressao-e-risco-de-indenizacao/

  40. TRICOLAÇO
    41

    Mcoral
    Um dos lados bom da vida é o da ação e reação. Ação de acabar com o futebool do nordeste e demais regiões fora do eixo é antiga e articulada. Mais apenas um desejo de seres má intencionados. O futebool faz parte da cultura de um povo. A cultura é a alma desse povo. Um povo sem cultura não vibra, não vive. Será sempre escravo. Ninguem deve ficar onde não é desejado. Deus nos fez todos sua semelhaça, com direito de ser feliz. Se baixarmos nossa cabeça e desmostrarmos nossas dependeência não seremos dignos dessa semelhança, portanto quando ficar claro a real intenção daqueles que querem que sejamos apenas seus quintais, devemos procurar nossos próprios caminhos. Dai encontraremos o que nos espera ou seja a liberdade. Por coencidência, também tenhe haver com libertadores. SAUDASANTA!

  41. Gleibson
    42

    A torcida do Atletico Paranaense esta gritando O PARAIBA ESTUPRADOR , PARAIBA ESTUPRADOR O, EI PARAIBA VAI TOMAR NO C.. e outros gritos.

    • Tricolor
      42.1

      O atlético paranaense já conehce as “famas boas” do paraiba já faz tempo desde os tempos que o memso jogava pelo Coritiba.

  42. Júnior Santelona
    43

    O que tem de coisento comemorando essa decisão da CBF, pelo menos na internet….

    É incrível mas é fato, alegria de tricolor dura pouco mesmo…PQP…

    O que me revolta mais é ver um time falido da paraíba iniciar esse tumulto todo, onde os mesmos foram eliminados por nós(no campo).

    O que eu sinto e com certeza toda a torcida sente é desgosto de toda luta e sofrimento do ano passado que passamos na serie D não ter valor algum.(se caso o 12+1 jogar a serie C).

    Nessa altura do campeonato qualquer coisa em pró a realização da série C é válida como a inclusão desses outros clubes, poderia até colocar (por falta de datas) estreitando os jogos pra quarta e domingo, pois o que esta em jogo é o futuro do Santa Cruz, não deixemos cair por água a baixo tudo que construimos durante esse 1 ano e meio vitorioso com suor e lágrimas o soerguimento desse gigante chamado Santa Cruz!!!

    • Tricolor
      43.1

      mas naõ foi só o treze que tumultuou, eu vejo a turma só falando do treze mas o Brasil de Pelotas entrou com a liminar na mesma época.

  43. mais um tricolor
    44

    Queria se ver o time do mangue se o presidente da FPF ficaria fazendo este terrorismo…
    A verdade que é a CBF não quer fazer nada, pensei até que estivesse costurando uma solução politica, mas é sp má vontade mesmo. Bastaria suscitar o conflito de competência no STJ, uma petição e a cópia das liminares conflitantes, somente isso. É muita má vontade mesmo, que já começou com a suspensão sem sentido do campeonato. Nennhuma decisão mandou parar a série C, o STJD, sabe-se lá por qual motivo, resolveu por ele mesmo. Agora, a CBF continua desobedecendo Às ordens judicias, já que não incluiu ninguém e ainda dá prejuizo aos outros clubes.
    O caxias entrou hoje, com pedido no STJD para que seja iniciado o campeonato. A decisão do TJRS, inclusive, diz que cabe à CBF colocar ou não o Caxias, se não colocar, paga a indenização….quer dizer, nem obrigada a colocar o time a cbf foi. Eis a cópia do pedido do Caxias e da decisão do Tribunal gaucho, que tá no site futeboldointeior:
    http://www.gebrasil.com.br/noticias/noticias-detalhe.php?id=1447

  44. Fábio Lucas
    45

    Advogado de clubes fala sobre paralisação das séries C e D:

    http://www.oliberalcbn.com.br/internas.asp?id=1079

    • Germana
      45.1

      Depoimento sensato e otimista. Quero acreditar que esse advogado sabe o que está falando, pois gostei muito do que disse.
      Que assim seja e que tudo se resolva!

      Eu quero jogo!

  45. TRICOLAÇO
    46

    Tricolor
    Nós acreditamos no nosso club quando ele não tinha siquer um time. Quando estava no fundo do poço, fomos com força para as arquibancadas, e nos tornamos a maior torcida nominal do Brasil, quiça do Mundo. Fomos, porque sabiamos que ele precisava. Tinhamos essa conciência e o levantamos, com nossa força. É nessa força que eu acredito. Todas as torcidas prejudicadsa estão tendo conhecimento da covardia da CBF, e seus comparsas. Mostrando pra quem quiser ver sua real intenção. Do jeito que ocorreu com nosso Club, quando até, alguns Tricolores não acreditavam mais, è hora das grandes torcidas, como também as pequenas, que estão prejudicados, darem sua contribuíçao, e segurar essa peteca. Não podemos, é ficarmos de braços cruzados, deixando esses caras rindo de nós e nos humilhando. Todos: Clubes, torcidas e patrocinadores, têem conciência do problema, e vão chegar junto, como nós chegamos. Não vejo outa auternativa. Temos que acreditar. Com certeza dará certo. Do outro lado está os sacanas! Eles sempre perdem, apesar do transtorno. SAUDASANTA!

  46. Hélio Mattos
    47

    Meu querido, estimado, amado e admirado escriba tricolor Artur, tenho é muito orgulho, isto sim, do seu proselitismo místico ufano doidiço tricolor!
    Sei que fiz um comentário que mantenho mas, no prórpio comentário disse ser o primeiro.
    Tenho mais é muito orgulho de ser seu conteporâneo.
    De me deliciar com as suas doidiceiras místicas ufanas tricolores doideiras.
    É só um coração confuso e abatido em pleno vôo..

  47. Fábio Belmino
    48

    É fato que essa paralisação da série C atrapalha o planejamento, mas ao mesmo tempo o time pode recuperar lesionados e treinar taticamente.
    Não vejo motivo para tanto desespero, atentem que os nossos dirigentes não são amadores e existem muitos interesses envolvidos para que o campeonato ocorra, inclusive a Globosta que comprou os direitos de transmissão.
    Se o campeonato não fosse ser realizado o Santa Cruz não estaria contratando, existem movimentações de bastidores fortes e possivelmente no próximo final de semana estreamos na famigerada série C.

  48. óia a cobra
    49

    In memorian

    Dangelo Gordin

    Longe, longe, ouço essa voz
    Que o tempo não vai levar

    Revejo nessa hora tudo que passou, memória não morrerá

  49. óia a cobra
    50

    Vou para o Arruda hoje entusiasmado, animado como quem vai ver uma Grande partida de futebol.
    O nosso apego ao Santa Cruz nos faz sentir e agir assim… De um simples treino fazemos uma grande festa.
    Estou ansioso por ver esse treino e aproveitando ensejo ser solidário com nossos irmãos penalizados pela seca.

    Eu sou da Terra de Santa Cruz

    Pernambuco é Terra de do Santa Cruz

  50. Meu caro Artur, o que vale é bola na rede!
    Mas me veio uma questão:
    numa visão político-erótica, ou vice-versa, poderíamos comparar a torcida do Santa Cruz a uma buceta de uma vaca?

    • Carlos Alberto
      51.1

      Gerrá,

      Logo mais o Professor Silvio irá responder!

    • Sim, sim, isso, justo, a torcida é uma grande buceta de vaca. Pensei, incialmente, numa cabra, mas é vaca, com certeza, é vaca.

    • óia a cobra
      51.3

      ♫ ô bucetão
      tão, tão
      ô bucetão
      o santa Cruz virou minha cabeça e meu coração♫

    • ducaldo
      51.4

      Grande e mole.
      É isso.

  51. Luiz Ernane
    52

    Essa gestão do Marin como presidente da CBf deixa até saudades do Ricardo Teixeira.

    • JOÃO BATISTA
      52.1

      Como? caro Luiz, se por causa da CBF (na época dirigida por Ricardo Teixeira), foi feito um acordo com o Rio Branco, por isso está acontecendo tudo isto, se liga……

    • O Marim é oque menos tem culpa nisso tudo aí…

    • Marcelo Costa
      52.3

      oXe lua Santana tricolor?

  52. Luiz Ernane
    53

    Hoje eu torço fervorosamente contra dois times : A coisa e a galinha da borborema.

  53. Tribomjardim
    54

    Pode não resolver muito,mas enviei mensagem ao ouvidor da CBF,questionando se a Comenbol ou a FIFA deverão intervir para a realização da série C….espero a resposta,pelo menos vou dar trabalho para ele………

  54. óia a cobra
    55

    Rapaz não me posicionei ainda sobre isso, mas se eu tivesse da CBF eu deixava entrar o azarento da paraiba e o brazil de ruim da pelota entrar na C e dava bicho pra quem jogar contra eles para eles cairem e voltarem pro lugar deles. E ano que vem punia os dois.

  55. TRICOLAÇO
    56

    Concordo plenamente com o texto do nosso companheiro Artur Perrussi! E parabenizo por sua lucidez em busar do melhor para nosso Santinaha. Suas palavras não ficarão em vão. Elas se jutarão à tantas outras que tém o desejo de vê-lo forte e grandioso, até a sua concretização. Porque são fortes como os raios do Sol em direção a o broto que se tornará uma árvore frondosa. SAUDASANTA!

  56. Tribomjardim
    57

    SAUDAÇÕES CORAIS PARA ROSA LUCIA….QUE DEUS TE CONFORTE…

  57. óia a cobra
    58

    Rosa Lucia
    Minhas condolências.
    Que Deus conforte seu coração.
    Nessa hora difícil só Ele pode refrigerar a angústia e a dor da alma causada pela perda irreparável e inevitável.

  58. óia a cobra
    59

    Eita! hoje a coisa e o treze estão de parabéns… É que hoje é o dia internacioná da prostituta, então vamos cantar parabéns de novo.

  59. Gustavo Henrique
    60

    Quero mandar minhas condolencias pra Sra Rosa Lucia. Que Deus receba seu marido e conforte toda a familia.
    Saudacoes corais

  60. André Tricolor Virtual
    61

    Que DEUS conforte essas duas famílias por suas perdas.

    … Artur, ´mais uma pancada daquelas, fiquei um pouco sem clima devido as úlrtimas tristes notícias, ms, cabe aqui frisar que a vaca, dá leite, ninguém solta suas tetas e a CBF teima em querer que ela vá bro brejo.

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

    Abraços a todos

  61. Eduardo Ramos
    62

    O imbróglio não me parece ser um nó cego. Apesar dos erros, ou cagadas, como diria nosso amigo Gerrá, caso fosse julgado por juiz de toga, e não, juiz com camisa de clube, partiria do princípio consolidado de que nas séries A,B e C, sobem 4 e descem 4 times. Na D, sobem 4. No nó cego da gota serena, como diria o amigo Arnildo Ananias, da série C, cairia o Rio Branco e +3. Caindo, por justiça, o Rio Branco, não cai o time do mesmo grupo, qual seja, o time de Tocantins.

  62. Sandro Coralense
    63

    o santa cruz deve emprestar os jogadores mais caros a times das series A e B, reduzindo sua folha ao patamar da arrecadação do sócios.
    em seguida, colocar o time pra jogar a copa pernambuco com a torcida batendo novamente o recorde de público.
    em paralelo, deve-se fazer um trabalho muito forte politicamente para garantir o acesso a seri B pelo ranking.

    mas torcemos mesmo é para ter o campeonato. EU VÊ GOL! não aguento mais.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES

    • Luiz Ernane
      63.1

      Oremos pra que os problemas sejam resolvidos esta semana que se inicia amanhã.

    • Pior que se quisermos ver o campeonato começando no domingo tem que as coisas se resolverem no mais tardar na terça…olha a bronca!

  63. óia a cobra
    64

    Simplesmente fantástica essa torcida, o treino foi programa de família.
    Muito lindo.
    A TOIC, um show à parte. Ri demais.
    O time muito mal posicionado, mas valeu.
    Destaque positivo: Fabricio careca
    Destaque negativo: Os cruzamentos (horríveis)

  64. óia a cobra
    65

    Quem começou essa bagunça foi a coisa quando reqereu o título de 87 indo à justiça comum.

  65. óia a cobra
    66

    Mas todo mundo sabe que o verdadeiro campeão é o frangomengo.

  66. óia a cobra
    67

    E quando falar em organização esqueçam o nome Santa Cruz, pasmem os srs. a loja ofial estava fechada, e sabem quem foi que estava vendendo a camisa do Denis? o Bar.
    – me dá uma coca.
    a coca coca tá quente mas tem a camisa do predador!
    -mas aqui? no bar? camisa? vê se na freezer tem coca gelada?
    Tem não amigo. Agora, camisa tem.
    – Então bota uma camisa bem gelada pra mim.

    • Gleibson
      67.1

      Oia a Cobra isso que aconteceu hoje foi a maior vergonha que passei na minha, pela primeira vez levei para ver um jogo do Santa Cruz a minha Mãe,Esposa e Tia e quando chego na frente da loja a mesma esta fechada PQP que vergonha passei, menos mal que dentro de campo o time venceu.

    • É realmente preocupante esse tipo de ações por parte do clube….

      Ainda mais diante da possibilidade d vir mais torcedores por causa do amistoso de ontem…

      Até hoje não me conformo frequentar os shoppings aqui da codade e só ver os quisoques das bonecas bicolores e nada do Santa Cruz!!
      ______________

      Quanto ao amistoso de ontem que não pude comparecer….o time jogou bem? o Oia a cobra criticou os cruzamentos…mas tambem insistir com improvisar o GRANDE MEIA Renatinho pra por ele na lateral é sarificar o pirraia.

      E pelo que vi no post sobre o jogo no blogdojcoisa o lateral da base Nininho do juniores nem foi testado né… queria ter a oprtunidade de vê-lo jogando pois quem acompanha as divisões de base diz que ele está despontando ocm grande potencial!

  67. Ricardo Cavalcanti
    68

    Enquanto a C não começa, a gréia continua!!!

    CARREATA DO BI-CAMPEONATO NO ENGENHO DO MEIO

    CONCENTRAÇÃO: EM FRENTE AO CENTRO SOCIAL URBANO DO BAIRRO.
    HORÁRIO CONCENTRAÇÃO: 10:03h
    DATA: 03/06/2012 (DOMINGO)
    HORÁRIO DA SAÍDA: 11h

    OBS: SERÁ SERVIDO UMA FEIJOADA 0-800 AO FINAL DA CARREATA PELOS ORGANIZADORES DO EVENTO. (A CERVA É POR CONTA DA GALERA)

    ORGANIZADOR: JURA (IRMÃO DE SANDRO AUX. TÉC)

    O BAIRRO DO CABEÇA DE TOURO AGORA SERÁ O “CABEÇA DE COBRA”

  68. ouvi na CBN que o Brasil de Pelotas vai entrar com uma liminar nessa segunda-feira exigindo que a CBF inicie imediatamente a série C sob pena de multa diária…

    … e aí?

    acho que assim a CBF vai ser obrigada a recorrer a instância superior.

    • E vi que o Treze que que é outro que tá tumultuando as coisas acaba de perder em casa no amistoso pro forte selecionado de…

      ….Timbauba!!

  69. óia a cobra
    70

    sim!!! esqueci de dizer que a defesa do Santinha continua uma babinha.
    *****
    eita o time sudestino de camisa amarela perdeu pro mechicu foi? que bom

  70. mais um tricolor
    71

    É… a seleção do sul maravilha levou uma bela lapada…

  71. marcelo almeida
    72

    Incrível como no Brasil o sistema está corrompido. Parece que tudo que não pasar por alguma corrupção, trava. Vide a série C e D: estão travadas. Há pouco tempo, bastava o poder supremo do futebol pressionar o poder local: “Meu amigo, avisa a teu filiado que se ele continuar com essa histórinha de justiça, aquele presentinho que eu mando de final de ano pra ser distribuído entre todos daí, acabou-se!”. Oxe, os campeonatos já tinham começado…

  72. Fábio Lucas
    73

    O Treze/PB, querendo disputar a série c do Brasileiro, foi derrotado dentro de casa pro Timbaúba, da 2ª divisão de PE.

  73. Fábio Lucas
    74

    O Neymar é a maior enganação do Futebol Brasileiro nos últimos anos. Anotem isso.

    Contra marcação cerrada não dá um drible, não foge, não se apresenta… SOME! E ainda tem gente que diz que ele é melhor do que Messi. A resposta de Messi veio no Mundial do ano passado e vai vir de novo no próximo final de semana.

    Neymar, Robinho e Ronaldinho são artistas circenses. Deveriam fazer parte dos “Globetrotters” do futebol.

    Tenho medo da vergonha que o Brasil vai passar nessa copa do mundo. Dentro de campo e fora de campo…

  74. Eduardo Ramos
    75

    Quem foi ao treino, poderia comentar sobre a atuação de Vitor Hugo?

  75. óia a cobra
    76

    entrou do meio pro fim não fez muita mas não comprometeu tenho informações que em geral vai muito bem nos treinos. Silverio vem elogiando muito ele

    • Eduardo Ramos
      76.1

      Valeu, oia a cobra!
      Foi, ou é, um talento que se iludiu com esses gigolôs de jogadores. Que ele recupere o seu bom futebol no Santa Cruz.

  76. óia a cobra
    77

    sábado tinha várias equipes de tv e rádio inclusive vi 2 carros da grobu. Eles fizeram várias matérias com as crianças corais. Foi linda a empolgação da criançada.

  77. Seu lunga
    78

    a CBF é uma vergonha, igualmente a essa seleção de craques globais.

    cala boca galvão.

  78. Fábio Lucas
    79

    Meu Deus!!!

    Kiros faz quatro e Paysandu vence Time Negra na Curuzú por 4 a 1.

    http://globoesporte.globo.com/pa/noticia/2012/06/kiros-faz-quatro-e-paysandu-vence-time-negra-na-curuzu.html

    Onde vamos parar????

  79. Fábio Lucas
    80

    Informações dão conta de que a Série C inicia-se dia 10:

    https://twitter.com/papaopsc/status/208996195832561664

    Amanhã será apresentada a estratégia jurídica para derrubar as liminares. Se Deus quiser vai dar tudo certo!

  80. óia a cobra
    81

    kirus tem potencial, mas zé escalava o cara como zagueiro, como é que o cara ia fazer gol?

  81. Hélio Mattos
    82

    Óia a Cobra, tão te “requisitando” lá no blog do Santinha, dizendo que tu era o Dangelo, já que deste uma sumida de lá nos últimos dias.
    Óia só!

  82. Seria interessante que todos os torcedores dos times que estão sendo prejudicados na série D e C do brasileirão usassem as redes sociais para cobrarem das autoridades competentes o início imediato desses jogos sob pena de prejudicarem o futebol brasileiro. É preciso protestar, cobrar, reivindicar. Não dá mais para ficar calados.

Regras de moderação do Torcedor Coral
O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:
1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Tenham características de chat ou bate-papo;
7. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
8. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários, repetições de ideias ou opiniões;
9. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet;
10. Manifestem intolerância à liberdade de opinião;
11. Tenham características de perseguição a outros leitores;
12. Manifestem, implícita ou explicitamente, mensagens eleitorais, tanto de candidatos a cargos no clube, quanto de partidos políticos;
13. Contenham mensagens abusivas, desagradáveis, ostensivas, cansativas e que não se utilizem de bom senso.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *