InscritosEmPedra
LPS
Logo

Espaço para opiniões, artigos, crônicas e resenhas sobre o Santa Cruz Futebol Clube

  • Home
  • blog
    • Humor
  • Destaques
    • Cobra Venenosa
    • Drops
    • Enquetes
    • Linha direta
    • Pitaco da Rodada
    • Sobe e Desce
    • TC News
    • Tricolor da Porra!
    • Tricolores pela aí
    • Vídeos
  • Fale conosco
  • Regras de moderação
  • Sobre o Santa Cruz
    • Hinos
  • Sobre os autores
Home » Artigos » Um passo pra trás, dois pra frente?!

Um passo pra trás, dois pra frente?!

Autor: Artur Perrusi | 8 de setembro de 2008 | 20:07h | Artigos, Eleições | 53 comentários


Que candidatura é essa?

Inicialmente, quando soube da candidatura de Fernando Bezerra Coelho (FBC), tive uma péssima reação. Pensei que era uma reedição de Mendonção, isto é, um acordão vindo de “cima”, pregando o surradíssimo discurso da união – a velha cantilena de mudar tudo para deixar tudo como está, como sempre esteve. Sim, minha reação não foi boa. Achava que a candidatura de FBC estava sendo puxada pelo Lado Escuro da Força (LEF), sendo um golpe habilidoso para isolar a oposição. Ao mesmo tempo, desanimado, via a oposição entrando num confuso processo de negociação, no qual tudo podia dar com os burros n’água. Sim, estava desanimado. Pensava que nosso carma era a confusão, sempre dando a sensação de que tudo não daria certo…

Nós parecíamos um bando de Sísifos.

Sim, parecíamos uma das figuras mais patéticas da mitologia grega:

Sísifo era todo metido a astuto, inclusive enganou várias vezes Zeus, o rei dos deuses gregos. Dizem até que ensinava Hera, mulher de Zeus e torcedora da Coisa, a brincar de amarelinha. Como castigo, quando morreu, condenaram o coitado a rolar uma pedra bem pesada até o pico da montanha mais alta do Inferno. O problema era que a pedra tinha um peso diabólico que ia aumentando, assim que se subia a montanha. Toda vez, a poucos metros do cume, a pedra pesava tanto, e Sísifo ficava tão cansado, que largava a maldita, deixando-a rolar até embaixo, e aí tudo recomeçava outra vez, e mais outra vez, e outra vez, ad eternum e ad nauseam (porque isso, convenhamos, dá um enjôo danado).

Sísifo simboliza o eterno recomeço de alguma coisa. Parecia a oposição. Parecia que estávamos sempre recomeçando. Tínhamos a pedra, a montanha, a gana de chegar até lá, e pumba!, algum fato acontecia, algo absolutamente irrelevante explodia, alguma desavença besta encruava, e largávamos a pedra, e a pedra caia, caia, até lá embaixo.

Além disso, o que mais me metia medo era a falta de recursos. Sabia que a oposição tinha projeto e que era muito bom. Mas alguém tinha algum patrocinador? A falta de recurso dava-me medo, e medo do futuro. O que faremos com um clube falido e sem recurso? Onde achá-lo? Existe algum plano de emergência? Sem plano mirabolante e extravagante, como acreditarmos, como evitar o medo?

O que adiantava projeto, intenção e iniciativa sem uma mínima base material? Sem recurso, a gestão seria sobre o nada. Não existe gestão a partir de um vazio orçamentário. A oposição teria um bom projeto, mas irrealizável, flutuando no limbo. Assumindo um clube completamente falido e sem recurso algum, exceto a vontade, a única opção que restaria à oposição seria fechar dignamente o Santinha. O que poderia fazer um bando de assalariados diante de uma falência milionária? Nada.

Sim, foi nesse estado de espírito que recebi a candidatura de FBC.

Mas é com um espírito diferente que faço as seguintes ponderações:

- a candidatura de FBC, ao contrário da de Mendonção, não foi puxada pelo Lado Escuro da Força (LEF) e sim pela oposição. Essa diferença política é fundamental. Aliás, fiquei menos ansioso a partir desse fato. Tal iniciativa política significa que a oposição discute a candidatura de FBC a partir de projetos e de pontos precisos. Ora, o LEF é incapaz de discutir projeto e gestão, pois seu limite é a vontade de poder. E é esse limite que elimina qualquer possibilidade de se pensar numa modernização e numa democratização do clube. E, pelo que percebi, FBC está interessado, ao contrário do exemplo de Mendonção, numa gestão que tenha um projeto consistente. E, cá entre nós, a oposição tem projeto. Por isso, não foi à toa o interesse de FBC em se aproximar, preferencialmente, da oposição;

- em relação à captação de recursos, a candidatura de FBC caiu do céu, pois pode alavancar imediatamente patrocínios de vários tipos, dando fôlego para a implantação da gestão e dos projetos. E lembro que precisamos minimamente de tempo, e insisto que tempo é um recurso que alavanca recurso. Nós não temos escolha;

- o que significa politicamente a candidatura FBC? Citando o irmão do meu bisavô, Lênin Perrusnikov, ela é um passo pra trás e dois pra frente. Passo pra trás, porque o ideal era uma chapa pura da oposição. Numa chapa pura, a oposição teria um espaço bem mais amplo de implementar suas ações. Com FBC, o espaço político torna-se bem mais negociado, e as ações precisarão ser contemporizadas com os objetivos da presidência. Além do mais, FBC é um político, embora de uma cepa mais democrática do que a de Mendonção; contudo, guardo minhas precauções a respeito do modus faciendi da representação política brasileira. Sim, na atual conjuntura, não ponho a minha mão no fogo por político profissional algum. Ao mesmo tempo, é um passo pra trás, porque FBC pode significar a articulação de um consenso (candidatura única) no qual contaríamos com a presença do LEF na chapa, logo, dentro do clube.  Com sua presença nefasta, há sempre o perigo de estarmos diante de uma reedição mitigada da miséria da conciliação.

Mas, são dois passos pra frente, já que o LEF entraria de forma subalterna na chapa, e o processo de negociação com FBC está sendo liderado pela oposição – FBC delegou à oposição a organização da reunião para fechar a chapa, bem como a reunião será no escritório do maior nome da oposição: Fred Arruda. Ora, isso é sintoma de uma hegemonia. Se as negociações derem resultado, a candidatura de FBC representará o enfraquecimento político do LEF. Infelizmente, não será seu exorcismo, pelo menos por enquanto; mas, significará uma debilidade que, se bem aproveitada, pode significar a esconjuração do Demo do corpo do Santinha.

Enfim, caso saia o consenso, caso FBC seja o nosso próximo presidente, caso a oposição tenha a hegemonia da chapa, logo, do clube; bem, caso tudo isso seja realizado, considero essa gestão como transitória (a gestão do diminutivo deveria ter sido isso, mas, infelizmente, foi mais do mesmo; na verdade, foi pior: um desastre) — uma transição para a modernização e para a democratização do clube. Como toda transição, o processo não está ganho de antemão; terá vários ziguezagues, avanços e recuos; terá luta política, etc e tal. E, como sabemos, todo futuro é incerto, ainda mais em se tratando do Clube do Santo Nome

Mas, convenhamos, caso tudo ocorra bem, haverá um grande diferencial: nós estaremos no epicentro do processo de reconstrução do clube. Os sócios terão, enfim, a possibilidade de ter voz ativa. E, dadas as circunstâncias, é isso o que verdadeiramente importa.

A sorte está lançada!

PS: escrevo tais considerações antes da reunião com FBC. Bora ver.

Nota da redação:

O Torcedor Coral atualizou o relógio da contagem regressiva do fim da gestão do diminutivo, em razão da antecipação das eleições. O contador aponta agora para as 19 horas do dia 07 de outubro de 2008, quando o dirigente deixará o clube e entrará para a história como o pior presidente do Santa Cruz de todos os tempos.

Na mesma data, nosso blog abandonará o luto. E fará isso ainda que bata alguma ansiedade com a formação da nova chapa de Fernando Bezerra Coelho. A vida segue e teremos alguma esperança com o fim dessa gestão que só trouxe mal à torcida coral.

 

InscritosEmPedra

53 comentários

  1. Anizio Carlos da Silva
    8/09/2008 | 23:04h
    1

    Acaba de acontecer o CONSENSO DO ARRUDA.

    Resta saber, dependendo do anúncio da composição da chapa E do detalhamento dos projetos para o clube, se esse consenso será realmente bom, OU se será tão desastroso como aquele outro, o de Washington…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Consenso_de_Washington

    Responder
  2. Artur
    8/09/2008 | 23:19h
    2

    Hehe… Gostei do nome, Anízio: Consenso do Arruda. Mas, como vc disse, bora ver no que vai dar. Não será neoliberal, pelo menos; talvez, neoconciliador.

    Responder
  3. ducaldo
    8/09/2008 | 23:26h
    3

    O pessoal do LEF aceita ser subalterno e fica quietinho no seu canto? Acho difícil.

    O maior representante do LEF, aquele que Jonas Alvarenga não ousou dizer o nome, está lá no Arruda sem ocupar nenhum cargo.

    Porém, contudo, todavia, entretanto, manda e desmanda. Conspira, age nas encolhas e se mantém firme desde o início da década de 70, independentemente de quem esteja no poder.

    Portanto, mesmo em posição subalterna e sem cargo algum o LEF não estará sob controle.

    O problema, Artur, é que tudo se resume aos últimos parágrafos do seu belo texto – caso….caso……caso……caso. Ou, dependendo do que acontecer, “cazzo” mesmo.

    Há incógnitas demais nessa história toda.

    Talvez eu esteja enganado, mas o filme ainda está muito parecido com as versões anteriores. Pode ser efeito do meu ceticismo exagerado, mas não consigo, ainda, ver as coisas de outra maneira.

    Aguardemos.

    Responder
  4. Erick Ramo
    9/09/2008 | 0:09h
    4

    Quem é esse que Alvarenga não aceitou dizer o nome?
    Desculpe-me pela ignorância, estou longe há muitos anos…. Só conheço os mais nefastos….

    []‘s
    Erick Ramo

    Responder
  5. Paulo Aguiar
    9/09/2008 | 0:15h
    5

    Pois é Artur, concordo com sua opinião.

    Inclusive com o título do texto.

    A candidatura de FBC, da forma que foi feita e do que representa politicamente, é um passo para trás… ou melhor, a continuação dos passos que temos dado há anos.

    Resta-nos acreditar e agir para que o resultado seja diferente. Temos que ter gente de confiança, credibilidade e competência dentro do arruda. Aí sim, conseguiremos dar dois (ou mais) passos a frente!!!!

    Vamos em Frente, literalmente!

    Responder
  6. Anizio Carlos da Silva
    9/09/2008 | 0:23h
    6

    Erick Ramo, acho que Ducaldo está falando de João Caixero…

    Responder
  7. Artur
    9/09/2008 | 0:27h
    7

    Eu concordo contigo, Ducaldo. Por isso, tanto condicional no texto. Tudo depende da composição da chapa. Caso (lá vou eu, novamente) tenhamos hegemonia na chapa, acho que poderemos “acreditar e agir para que o resultado seja diferente”, como falou Paulo.

    E, reitero o que vc disse, Paulo, pois o processo de negociação e composição da chapa, no fundo, findou não rompendo com alguns de nossos velhos hábitos.

    Inclusive, fui otimista demais no título, por isso, colocarei uma interrogação :)

    Responder
  8. Fabiano Pinheiro
    9/09/2008 | 0:51h
    8

    Para bem ou para mal (acredito no primeiro) a candidatura de FBC é fato consumado. Então vamos trabalhar para dar os dois passos à frente. Quanto mais espaço conseguirmos na chapa, melhor. De qualquer maneira, o mais importante de tudo vai ser conseguir a maioria no próximo conselho deliberativo. Independente de FBC, o processo de renovação do Santa Cruz é um processo irreversível. O surgimento de inúmeras novas lideranças já é um fato e deve se consolidar e até se ampliar nos próximos anos.
    O problema e o perigo era – caso não tivéssemos um nome com o peso de FBC – que o clube se acabasse antes de concluirmos esse processo.
    O LEF ainda vai ter seu espaço no arruda, mas o principal eles já perderam que é o total controle do clube. E depois que a gente entrar com o dedo, o resto é consequencia, para dor de uns e prazer de outros.

    Responder
  9. Bosquímano
    9/09/2008 | 7:35h
    9

    O Diário anda ventilando a possibilidade de marco Maciel ser o presidente do conselho. De cara, começo a pensar que essa chapa será dois passos pra trás (se é que ainda é possível sermos mais carangueijos) e nao sei se algum pra frente. Sou pessimista. A foto da conciliaçao com Fred ao lado de Romerito me deixou com um ninho de pulgas atrás de cada orelha. Como estou longe, espero mais notícias.

    Responder
  10. Arnildo Ananias de Oliveira
    9/09/2008 | 8:31h
    10

    Só tenho uma opção: ACREDITAR ou ACREDITAR.

    Caso contrário, é melhor subir lá nas marquises das cadeiras e dá um “mergulho”.

    QUE DEUS ILUMINE O FBC e o afaste dessa banda podre da LEF ou, se de todo impossível, q não lhes dê autonomia pra comprar nem uma garrafa d’água mineral em nome do SCFC.

    Erick Ramos, acho q a ” eminência parda” é essa pérola masmo nq o Anízio cantou.

    QUE DEUS SE APIEDE DO MAIS QUERIDO

    Responder
  11. insatisfeito
    9/09/2008 | 10:11h
    11

    E cuidado com Lord Valdemort e seus asseclas.

    Responder
  12. Erick Ramo
    9/09/2008 | 10:19h
    12

    Anízio,

    Obrigado!
    Esse era o nome que eu imaginava que poderia ser,

    []‘s

    Responder
  13. Robson/Piauí
    9/09/2008 | 11:52h
    13

    Entendo que a constituição do Conselho deliberetivo vai ser um indicador da nova gestão. Aquela gente da LEF tem que ser uma minoria ínfima.

    Responder
  14. joãozinho
    9/09/2008 | 16:47h
    14

    olha, muito boa essa análise, muito boa mesmo, gostaria de ver uma análise do silvio ferreira sobre isto tudinho.

    Responder
  15. André Tricolor Virtual
    9/09/2008 | 17:08h
    15

    Perfeito o texto “Artur” ,

    Ontem conversei com um grande amigo Tricolor Coral e confesso que fui dormir muito triste, cabisbaixo mesmo.
    Nunca pensei que mudar a história de um Clube fosse algo tão impossível, tudo parece conspirar contra nós, míseros torcedores. E logo eu que tenho a INFELICIDADE de acreditar tanto nas pessoas!

    O que consigo perceber é que ser POLÍTICO no Brasil ou em qualquer lugar do mundo parecer algo IMPERDOÁVEL, assim como é imperdoável ser RICO, imperdoável ser BONITO, imperdoável ser EDUCADO, tais qualidade vêem a ser uma espécie de ‘objeto estranho’ em nossas cabeças, que tanto nos faz mal, nos traz dor e desconfiança. Não seria melhor então deixarmos de torcer pelo SANTA CRUZ, ou mesmo ‘mudar de time’, quem sabe torcer pela ‘coisa’ que lá tudo dá certo e só existe ‘homens de bem’ comandando o clube ???? Será que nunca vamos aprender, ou será que estamos sempre adiantando nosso sofrimento … Fomos rebaixados para a Série D, porém parece que tudo pode ainda ficar pior … Não acredito nisso … Os cargos estão abertos e vamos aguardar quem irá preenchê-los. O ideal seria a exclusão definitiva da turma do LEF, mais acho que um grande passo está sendo dado que é colocar pessoas CAPACITADAS dentro além da CONSOLIDAÇÃO DA DEMOCRACIA CORAL. O ‘reinado do LEF’ está chegando ao fim, isso pra mim é uma certeza e com isso vou compartilhar da opção do nosso Nobre amigo “Arnildo Ananias” que é ACREDITAR OU ACREDITAR …

    >>> VIVA SANTINHA !!!!

    Responder
  16. Sylvio Ferreira
    9/09/2008 | 20:56h
    16

    Caro Joaõzinho,

    Em linhas gerais, concordo com a análise feita por Arthur Perrusi. A propósito, parabéns ao autor pelo texto.

    Mas creio que o atual processo sucessório no Santa Cruz, pegando carona na menção feita a Lênine, sinaliza muito mais na direção da revolução menchevique (ocorrida em fevereiro, liderada por Kerenski) do que da revolução bolchevique (ocorrida em outubro, liderada por Lênine), ambas em 1917. Mas, por favor, considere o que eu digo como uma mera alegoria política, nada mais.

    O que me leva a assim pensar pouco tem a ver com o próximo mandatário Coral. Primeiro, porque, como dizia Marx, o homem faz a história; mas não necessariamente de acordo com a sua vontade. O que é válido tanto para o próximo mandatário quanto para nós todos que endossamos a sua candidatura. Segundo, por conta de que as oposições ainda não constituiram uma massa crítica ideológica que as enlace entorno de um projeto político comum. Longe disso!

    Talvez recorrer a Gramsci ( e vir a agir em consonância com a sua praxis política) melhor ajude a pensar o atual quadro sucessório do Santa Cruz; e, deste modo, estabelecer o princípio da hegemônia política e a criação de um novo bloco histórico dentro do Clube. Em especial, naquilo que demandará a ação política de todos os grupos de oposição envolvidos no citado processo; o que significa dizer “atuar organicamente”.

    Todavia, haja vista que a elaboração de Projetos de Gestão adquiriu mais preponderância, dentre as oposições, do que a discussão de caráter propriamente político-institucional; e o que dela deriva (o que, para mim, é o mesmo que colocar o carro diante dos bois), é possível que entre Marx e Lênine, passando por Kerenski e Gramsci, o Santa Cruz acabe fazendo parte do seleto clube de empresas de Wall Street.

    Se assim tiver que ser, que seja para sempre. O que eu não quero ver é O Mais Querido chafurdando na lama – quer por falta de continuidade do modelo de gestão a ser implementado (os yuppies das terras do Leão do Norte muitas vezes me fazem rir) quer por um certo tipo de carência em pensar o Clube politicamente; a qual beira a inanição. Saudações corais!

    Responder
  17. Luis Celio
    9/09/2008 | 21:35h
    17

    FBC, sem sombra de duvidas, é o renovar da fé do tricolor, é a certeza que um homem sério, ousado e vencedor de verdade(Não o vencedor genérico desse ex-nada), irá tomar conta dos destinos do nosso Santa Cruz. Entretanto as notícias que chegam que FBC não irá contar com nenhuma pessoa de nenhum grupo, me deixa ainda com uma ponta de desconfiança do sucesso da sua gestão. Pois Fred Arruda e toda Aliança Coral, estudaram o clube e elaboraram projetos para todas os setores do Santa, e vão fazer o quê? sair de cena, Além dos outros bons quadros como Fernando Velozo, Felipe Rêgo Barros , qual motivo de descartá-los, me parece precipitado. Torço muito para dar certo, mas entendo ser muito luxo, dispensar tantos quadros bons, sem um critério muito claro, apenas porque eram candidatos. Burrice? Prepotência? Excesso de Cuidado? Não sei a resposta, só acho desperdício de gente muito boa.

    Responder
  18. Fábio Belmino
    9/09/2008 | 22:04h
    18

    Sou da corrente que não deve existir acordo nem consenso com o escorpião. (lembrem-se a lenda do sapo e do escorpião) e se essa notícia de marco maciel for verdade o processo estará fadado ao insucesso.

    Responder
  19. ducaldo
    9/09/2008 | 22:24h
    19

    Bosquímano, desse susto você não morre.

    Marco Maciel ocupando algum cargo no Santa Cruz? Nem fudendo!

    Talvez no dia do apocalipse ou de são nunca.

    Aposto que ele nem lembra que o nome oficial do Arrudão é “Estádio José do Rego Maciel”.

    Com uma perua desse tamanho é possível alimentar o povo do estado de Pernambuco durante um ano.

    Responder
  20. Gustavo
    9/09/2008 | 23:26h
    20

    Nosso problema é que falamos muito e agimos pouco. E ainda não acreditamos no nosso potêncial, nem conseguimos ter paciência para aguardar o resultado de um trabalho.

    Responder
  21. milton pereira
    10/09/2008 | 1:57h
    21

    A imprensa burronegra (falada, escrita e televisada), a FPF, e todos os burronegros arrogantes (0ps!pleonasmo), fazem parte do LEF.

    Responder
  22. Bosquímano
    10/09/2008 | 6:39h
    22

    Ducaldo meu caro, acho que só nao vou morrer desse susto porque o mapa do chile nao quer. Mas que tenho taquicardias constantes, tenho…

    Responder
  23. Coxinha
    10/09/2008 | 7:28h
    23

    esse sylvio ferreira é uma autarquia.

    Responder
  24. Bosquímano
    10/09/2008 | 7:53h
    24

    Aliás, ducaldo, sao nunca já apareceu em alguns comerciais de carros brasil afora, hehehe…

    Responder
  25. ducaldo
    10/09/2008 | 8:46h
    25

    Bosquímano, o ponto é exatamente o que você escreveu – ele não quer. Se quisesse, sou obrigado a adminitr, seria recebido com fanfarras.

    Se quando era um jovem nepote do regime militar – e o Santa estava na sua idade de ouro – ele nunca se interessou, imagine agora, com o abacaxi em que o clube se transformou e depois de ocupar “n” cargos importantes na esfera do poder político brasileiro.

    Poderia ser considerada uma hipótese, também remota, dele aceitar, se licenciar do cargo como fez Zé Neves, e ir cuidar dos seus interesses de sempre. Mas, mesmo assim, me parece totalmente fora de cogitação, pois ele não se interessa e, definitivamente, não precisa.

    Quem tem posto permanente no “conselho” de Brasília desde a década de setenta não vai se abalar para ocupar o conselho do Santa Cruz.

    O mapa do chile só interessa pelo que já está consolidado, é um político de projeção nacional (argh!) e continua a circular nas altas esferas em Brasília, ao contrário de FBC, que é mais conhecido regionalmente e quer ampliar seu raio de ação, com olhos em 2010 (senado ou governo do estado).

    Quando eu falo regionalmente é no sentido literal da palavra, pois os mandatos de FBC como deputado estadual e federal foram conseguidos basicamente com votação de Petrolina – onde foi prefeito- e adjacências.

    Na região metropolitana, que hoje em dia tem o peso maior nas eleições, ele é pouco conhecido, e uma secretaria de estado não ajuda tanto. Uma possível recuperação do Santa Cruz lhe garantirá uma visibilidade bem maior, caso consiga.

    Responder
  26. Artur
    10/09/2008 | 9:35h
    26

    Espero que o medo de vocês não se realize. De todo modo, faço uma promessa: dando tudo errado, escrevo mais um artigo leninista: um passo pra fente, dois pra trás!

    Responder
  27. Erick Ramo
    10/09/2008 | 9:59h
    27

    Trampolim político mais uma vez?
    Espero que vc não esteja certo, Ducaldo…. Espero…

    []‘s
    Erick Ramo

    Responder
  28. Dimas Lins
    10/09/2008 | 10:12h
    28

    Estou na fase do aguardo, embora não goste muito da idéia da liberdade total de escolha de FBC para a sua chapa. Se não entra o LEF, também fica de fora o lado bom da banda da laranja.

    Nomes como Marco Maciel assustam. Duvido que ele estará no dia-a-dia do clube e acredito que isto é apenas para dar credibilidade na captação de recursos.

    Espero, de fato, que o projeto da Aliança Coral seja operacionalizado pelo futuro presidente.

    No mais, o contador regressivo do Torcedor Coral está atualizado para o fim da gestão do diminutivo, que acaba às 19 horas do dia 07/10. Que ele vá e não volte mais.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

    Responder
  29. insatisfeito
    10/09/2008 | 11:59h
    29

    o LEF me dá arrepios, como urubus rondando em torno da carniça…

    Responder
  30. insatisfeito
    10/09/2008 | 12:57h
    30

    bosquímano, o troféu é seu, hehe

    Responder
  31. ducaldo
    10/09/2008 | 14:53h
    31

    Erick, eu não empregaria literalmente o termo “trampolim”, pois os “mergulhadores” profissionais usa(ra)m o clube e nada deix(ar)am em troca.

    No caso de FBC o trabalho terá que ser bem feito ou ele estará dando um tiro no próprio pé. Só haverá dividendos a ser colhidos se o Santa sair do buraco.

    Seria mais adequado entender como uma transição – tal qual foi colocado por Artur no seu texto – lucrativa para ambas as partes e, a partir daí, tomar posições dentro do clube e consolidar as mudanças que são o objeto da Aliança Coral, colocando o LEF no seu devido lugar.

    No momento, mesmo com reservas, parece ser a nossa melhor alternativa – voto de contingência, mais uma vez.

    Há quem diga que ele não precisa do Santa; o Santa é que precisa dele. Nem tanto, nem tão pouco.

    Evidentemente, ele poderia seguir com sua carreira de secretário do governo estadual e tem seu publico/eleitorado cativo, o que lhe garantiria tranquilamente uma vaga de deputado em Brasília, mais uma vez.

    Mas para um vôo maior existe a necessidade de mais visibilidade, de uma façanha que chame a atenção de uma parte do eleitorado para o qual ele é, exagerando um pouco, quase um ilustre desconhecido.

    Essa visibilidade o Santa Cruz pode lhe dar. Alguns perguntarão: como assim, se o clube está em situação de caos absoluto?

    É exatamente por isso. Quem conseguir dar um jeito no Santa, ainda que por um biênio, ganhará uma aura – para usar um termo empregado por Artur – de “homo estupendi”, rei da cocada preta (ou tricolor, se preferirem). E com a atuação dos babões de plantão da mídia pernambucana, grana, uma boa estratégia de marketing e os apoios devidos, é só correr para o abraço.

    A imprensa brada aos quatro ventos que administrar o Santa Cruz é uma missão impossível. Então, ao vencedor, os votos – se completar a missão, que é ressucitar o clube.

    Só não me venham com essa conversa de que não existe um projeto político & outras “cositas mas”, por trás dessa história. Conto de carochinha saiu da minha pauta há muito tempo e James Thorp só houve um.

    Responder
  32. Artur
    10/09/2008 | 18:09h
    32

    Ducaldo, o teclado mais certeiro da internet. Concordo contigo.

    Aproveito e comento, agora, uma preocupação. Dando tempo, faço um texto sobre o assunto. Sinceramente, tenho uma certa confiança de que a gestão de FBC será boa. Nesse momento, inclusive, a gestão e a captação de recursos são prioritários. Se estou certo, teremos sim uma modernização do clube.

    Mas tenho outra preocupação: eu não quero apenas uma modernização, mas também uma democratização do clube. Não vejo, porém, essa preocupação em FBC, bem como percebo, na Aliança Coral, uma ênfase bem maior (talvez, por causa da conjuntura) na questão da gestão. O discurso apega-se muito na transformação do clube numa empresa, através de uma gestão empresarial; ora, uma empresa, para funcionar bem, não precisa necessariamente de democracia (no capitalismo, muito pelo contrário, eu diria). Esquece-se assim que o Santinha é um clube; ora, enquanto clube, defendo a sua democratização, isto é, a participação dos sócios nos seus processos decisórios.

    Sendo assim, defendo a transformação do Santinha num clube-empresa, apoiando tanto a sua modernização (a ênfase na gestão) como sua democratização (a ênfase na participação dos sócios).

    Pelo que percebo, muitos admiram o modelo do São Paulo; eu já admiro o modelo do Internacional, o clube mais democrático do Brasil.

    A postulação de um Marco Maciel ao Conselho
    Deliberativo, por exemplo, é esquecer completamente a democratização do clube. É transformar a democracia numa piada.

    Arrisco até a dizer que, no futuro, caso a gestão de FBC for bem-sucedida, haverá uma discordância de fundo entre os “gestores” e os “democratas”, inclusive no próprio seio da Aliança Coral.

    Antecipo minha posição: sou um “democrata” e gostaria muito de que o processo de implantação de uma gestão empresarial (modernização) fosse acompanhada pari passu de uma democratização do clube.

    Uma boa gestão não garante sua perpetuação, pois pode mudar ou acabar depois de uma eleição. Um clube democrático garante muito mais o prolongamento e a reprodução de uma gestão profissionalizada. Democracia só muda ou acaba na porrada.

    Responder
  33. insatisfeito
    10/09/2008 | 18:59h
    33

    perfecuts, nobre Artur.
    E os produtos de marca
    Santa Cruz vêm desaparecendo inclusive no mercado informal, perceberam?

    Responder
  34. Flávio Lira - Santacruzense
    10/09/2008 | 20:10h
    34

    Ótimo texto, o do Perrusi.
    Ducaldo, teus comentários são brilhantes.
    E esse contador regressivo… que não anda!!!
    Dimas, não tem como pedir emprestado o LHC – THE LARGE HADRON COLLIDER, pra vêr se com a velocidade da luz o “tempo anda” e também pra colocar a cabeça do diminutivo lá dentro desta máquina e a energia gerada fritar o “quenguinho” dele?

    Responder
  35. Artur
    10/09/2008 | 20:39h
    35

    Flávio, tua sugestão é perigosíssima: caso se coloque a cabeça quântica do diminutivo no LHC, tudo indica que se formará um gigantesco buraco negro que tragará toda a humanidade.

    Alertei, imediatamente, o Laboratório Europeu para a Física Nuclear (CERN) dessa possibilidade. Estão apavorados. Muitos, em fuga, refugiaram-se nas cavernas dos Alpes e já tentam fazer fogo com sílex. Um cientista, que não quis, por precaução, revelar seu nome, disse:

    _a cabeça quântica diminutiva (CQD) já destruiu um clube quase centenário. No LHC, destruirá o planeta Terra, o sistema solar, a Via Lactea, o escambau do Universo!!!

    Responder
  36. Dimas Lins
    10/09/2008 | 21:01h
    36

    Flávio,

    De fato, não pedimos emprestado o LHC, pois, em verdade, tentamos comprá-lo. Entretanto, ninguém queria receber em Merreca, a moeda oficial do blog.

    Para não dizer ninguém, recebemos uma proposta vinda de empresários de um grupo radical islâmico, mas ficamos com medo de o artefato ser, de fato (com perdão do trocadilho), uma bomba. De bomba, já basta o diminutivo.

    Mas tenho tomado meus métodos para avançar no tempo. Um deles é dormir mais. Acordado, passo menos tempo com o diminutivo à frente do clube.

    O dia dele vai chegar. Ah, se vai.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

    Responder
  37. Flávio Lira - Santacruzense
    10/09/2008 | 21:55h
    37

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!
    O que seria deste pobre santacruzense e santacruzense pobre sem esses dois Blogs para amenizar as angústias.
    Torço por mais dias felizes do que tristes para toda Nação Santacruzense.

    Responder
  38. ducaldo
    10/09/2008 | 23:17h
    38

    Exatamente, Artur.

    Não duvido que a futura administração possa ser boa. Minhas dúvidas são em relação ao que virá depois.

    Por isso falei na administração FBC como uma transição que, caso dê certo, poderá alavancar as reformas no clube e consolidar, quem sabe, um novo modelo político-administrativo.

    Resta saber a natureza predominante desse modelo que, espero eu, seja o da democratização. Quanto mais gente dentro das Repúblicas Independentes do Arruda, melhor. E o LEF sabe disso pois nunca procurou ampliar o quadro de sócios com medo de perder o controle e as boquinhas.

    FBC no poder? Beleza. Mas vamos ocupar o clube – e não estou falando de cargos – para evitar que o LEF volte a reinar e detonar tudo de novo. Quanto mais gente, mais difuso será o controle e menor o risco de regressão.

    Aliás, essa sempre foi a linha de pensamento defendida pelo pessoal da quinta-santa, que, ao contrário do que se pensa, não ia para a sede apenas para bebericar.

    De resto, serão três longas semanas até o tão aguardado fim da era diminutiva.

    Responder
  39. ducaldo
    10/09/2008 | 23:25h
    39

    Flávio, obrigado pelo elogio. Não mereço tanto.

    Artur, a cabeça quântica do diminutivo provocaria o reverso do bib-bang. Tragaria todo o universo.

    Responder
  40. Bosquímano
    11/09/2008 | 4:29h
    40

    Ducaldo, comncordo contigo e com Perrusi. Acredito que essa gestao será boa, nao há como nao ser. Na situaçao em que estamos, nao há como ser pior. Ainda nao criaram a série “e”. Nosso único caminho é subir, ou morrer. Não há meio termo. Acredito que subiremos até sair da UTI para uma Semi-UTI, depois, meu caro, é que tenho um medo da gota. Estou com Artur, se nao mudar, ou melhor, democratizar, o clube agora, creio que estaremos condenados ao limbo do iôiô.

    Responder
  41. Bosquímano
    11/09/2008 | 4:32h
    41

    Ah, por via das dúvidas, caso faça falta, moro no sul da espanha, entre os árebes e o país basco…. quem sabe… podemos criar… um … consenso… entre… alguns grupos… deixa pra lá

    Responder
  42. Flávio Lira - Santacruzense
    11/09/2008 | 10:58h
    42

    Proponho ao Artur e ao Dimas, um texto com o tema, LHC não o faço por não ser bom com as palavras.
    Vocês são muito bons nisso. Seria uma espécie de despedida “honrosa” do diminutivo.
    Eu particularmente já ri um bocado com os dois comentários (35 e 36).

    Responder
  43. Dimas Lins
    11/09/2008 | 12:52h
    43

    Flávio,

    Boa sugestão. Já tenho, inclusive, o título do artigo: A despedia quântica do diminutivo.

    O bom é que com esse título podemos tanto falar da nossa pressa em mandá-lo para o espaço, como da explosão nuclear que foi sua passagem pelo Arruda.

    Dá um bom mote. Está anotado.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

    Responder
  44. Erick Ramo
    11/09/2008 | 13:47h
    44

    Sinceramente,
    Acho que se perguntar o que virá depois é botar o carro na frente dos bois.
    Entendo que a questão de democracia é fundamental. Mas só haverá democracia no Santa, caso o Santa não se acabe!
    Portanto, no momento precisamos de bons gestores. A equipe não pode ser enorme… Muitas mãos não fazem um bom jarro…
    Isso não quer dizer que não devemos estar atentos e fiscalizando todo o processo. Isso é nosso dever como torcedor e sócios do clube.

    Abraço!
    Erick Ramo

    Responder
  45. insatisfeito
    11/09/2008 | 14:22h
    45

    alguma novidade do chapão?
    to agoniado com os nomes que vêm a ser da composição. Eita medo que as ratazanas voltem!

    Responder
  46. Erick Ramo
    11/09/2008 | 16:15h
    46

    Hoje não deveria ser publicada a lista de sócios aptos a votar????
    Estamos no aguardo.

    []‘s
    Erick Ramo

    Responder
  47. insatisfeito
    11/09/2008 | 16:17h
    47

    Dimas, sem querer desanimar, dia 30 é a eleição. O diminutivo sai na hora? Tem que botar para o começo do mandato do novo presidente. (FBC)

    Responder
  48. Dimas Lins
    11/09/2008 | 18:17h
    48

    Insatisfeito,

    A eleição é dia 30, mas a posse é dia 07/10. O contador regressivo está apontado para o dia 07, exatamente às 19 horas, que é o horário previsto para a posse.

    Saudações corais,

    Dimas Lins

    Responder
  49. Arnildo Ananias de Oliveira
    11/09/2008 | 21:02h
    49

    Faleceu ainda há pouco o LUIZ ARNALDO nosso ex-Presidente no biênio 1995-96.

    QUE DEUS O TENHA.

    Foi campeão em 1995 e só não levantou o BI no ano subsequente porque a imprensa – sempre em proveito da Coisa Maldita do Mangue – fez a maior “onda” pra q o Abel Braga não escalasse nosso artilheiro AYLTON (q veio a ser um dos maiores goleadores de TODOS OS TEMPOS do campeonato germânico) e em seu lugar colocasse o iniciante e inexperiente PANTERA.

    Dispensável dizer q este foi outro dos inúmeros títulos “jogado fora pela janela” via fatores EXTRA-CAMPO q sempre NOS DESESTABILIZAM na Hora “H”.

    Parabéns bando de FDP nojentos dessa imprensa miserável e tendenciosa.

    QUE DEUS NOS AJUDE

    Responder
  50. Ed
    11/09/2008 | 22:36h
    50

    Nem se se o que eu vou postar deveria ser postado aqui, gostaria de alguma forma que o blog me desse uma forcinha ao divulgar as minhas ídeias pra ajudar o Santa.

    http://docs.google.com/View?docid=dg5dzk4q_5frz2nkg4

    Leiam e SE possivel, publiquem no blog.
    Caso não dê não tem problema!

    Já que o blog se chama “torcedor coral” então pensei que poderia me “ajudar” xD

    Saudades do Arruda e do veeeeeeelho Santinha
    porque o de hoje diminutivo comeu.

    SDS Santacruzenses

    Responder
  51. Marcos Almeida
    12/09/2008 | 18:00h
    51

    Gostei muito do texto e do ponto de vista de você Artur, o importante mesmo é como o comentário do Sílvio Ferreira, tirar o nosso Santa deste poço que parece sem fundo. Tenho um amigo que defende que todos os que fazem parte do LEF sejam banidos para sempre, mas acho difícil neste momento. A própria mídia defende esse pessoal. Grande abraço.

    Responder
  52. Humberto Angelim
    13/09/2008 | 15:32h
    52

    Meus caros,

    Não sou de postar meus comentários neste blog, mais quero demonstrar a minha satisfação em chegarmos ao consenso em uma pessoa que tem trânsito livre nos meios nacionais e internacionais.
    Essa de dizer há teria que ser uma pessoa da oposição(também acho) que tem um projeto espetacular, é muito bonito…mais na prática, teríamos condições de trazer recursos de IMEDIATO, que é o que precisamos? Nunca. Sou amigo do Fred Arruda, estou com ele e mais ainda agora com esta jogado que considero de MESTRE.
    Outro detalhe que acho importantíssimo é a questão dos conselheiros. Hoje temos de todo tipo, inclusive eu, que mal tem condições de pagar R$ 100,00. Gente, o CONSELHO tem que ser formado por pessoas de uma condição financeira melhor, o que é difícil de encontrar no nosso clube, mais fazendo um trabalho de garipagem e com respaldo não acredito que não possamos conseguir pelo menos 250, pagando R$ 1.000,00/mês. CONSELHO para mim é ELITE, todo clube respeitado trata desta forma. Quem não puder participar entra em outra categoria(cadeira cativa/sócio,etc).
    Imagine os senhores o que está se passando pela cabeça de nossos adversários diretos. A Arena Coral que para mim não passava de um bonito projeto, começo a vislumbrá-lo. Será que FBC não tem influência junto ao governador e outros pessoas para decidirem qual será o estádio da copa em PE? Tem até de sobra.
    Pelas primeiras ações que pude ver de FBC, antes mesmo de assumir o clube já o diferencia dos demais.
    Rezemos e torçamos muito para o soerguimento do nosso SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE. Se isto acontecer, vou votar em FBC até o resto da minha vida.

    Responder
  53. Humberto Angelim
    13/09/2008 | 15:35h
    53

    Só complementando. Votaria já neste ano.

    Responder

Leia as regras de moderação antes de enviar seu comentário

Regras de moderação do Torcedor Coral:

O Torcedor Coral não se responsabiliza pelas opiniões de seus leitores, mas se reserva ao direitor de excluir, sem aviso prévio, os comentários que:

1. Façam acusações sem provas;
2. Configurem qualquer tipo de crime, de acordo com as leis do país;
3. Contenham ofensas pessoais a quem quer que seja, mesmo que o ofendido seja reconhecidamente um canalha;
4. Defendam ou enalteçam o LEF, pois nós somos liberais, mas nem tanto assim;
5. Utilizem e-mails falsos ou inexistentes;
6. Fujam sistematicamente do assunto proposto no artigo;
7. Tenham características de chat ou bate-papo;
8. Copiem textos publicados em outros espaços virtuais, ao invés de publicarem os links das matérias originais.
9. Publiquem sistematicamente os mesmos comentários;
10. Publiquem comentários com prevalência em caixa alta, que é o mesmo que gritar na internet.

Algumas palavras estão programadas para cair automaticamente na moderação de modo a facilitar o cumprimento das regras. Assim, seu comentário será liberado o mais rápido possível, se for constatado que não houve violação.

O sistema anti-spam do Torcedor Coral, utilizado para evitar malwares ou vírus, ocasionalmente poderá reter indevidamente um comentário legítimo. Também poderão ser retidos indevidamente os comentários que contenham dois ou mais links, pois são através deles que ocorrem ataques ao blog. Tão logo esses casos sejam identificados, os comentários serão liberados.

Lembre-se, o trabalho no Torcedor Coral é realizado de forma voluntária por cada um dos editores, cronistas, moderadores e colaboradores, já que todos atuam profissionalmente em outras áreas. Dessa forma, tenha paciência, caso seu comentário não seja liberado imediatamente.

Para comentar regularmente, o autor deve ter um comentário aprovado anteriormente no Torcedor Coral.

Os casos omissos serão definidos pelos editores do blog.
Clique aqui para cancelar a resposta.

Downloads

    Visualize bem o TC

    O Torcedor Coral usa um layout moderno, feito com programação PHP de última geração. Assim, alguns navegadores em desuso ou desatualizados, como o Internet Explorer 6 ou 7, que já foram descontinuados pela Microsoft, podem não abrir corretamente nossa página.

    Por isso, para facilitar o seu acesso ao nosso site, recomendamos a utilização dos seguintes navegadores de internet:

Twitter

Artigos recentes

  • Cobra Venenosa. Só rindo
  • Caso de polícia
  • O jogo e a humilhação
  • Santa Cruz Futebol Clube, 98 anos de Paixão Eterna
  • Cobra venenosa
  • Entre a ágora e o agora
  • Vamos trabalhar
  • Pitaco da rodada
  • Transformação
  • Pitaco da rodada

Comentários Recentes

  • André em Cobra Venenosa. Só rindo
  • Fábio Lucas em Cobra Venenosa. Só rindo
  • Ricardo Cavalcanti em Cobra Venenosa. Só rindo
  • Fábio Lucas em Cobra Venenosa. Só rindo
  • Ricardo Gueri-Gueri em Caso de polícia

Categorias

Calendário

fevereiro 2012
D S T Q Q S S
« jan    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
26272829  

Arquivos

Bate-bola

  • Acerto de Contas
  • Arquivo Coral
  • Blog do Torcedor – Elias Jr.
  • Blog dos Perrusi
  • Coral Jampa
  • Coral News
  • Coralnet
  • Dimas Lins
  • Estuário
  • Goleada PE
  • Inscritos em Pedra
  • Loucos pelo Santa
  • Música, guitarras, futebol e afins
  • Mega liga da fuleiragem tricolor
  • Memórias do Santa Cruz
  • Ninho da Cobra
  • Nordestebol
  • Santa Cruz – Site Oficial

Nuvem de tags

administração arquibancada Arruda bola Brasil brasileiro brasileirão Brazil campeonato clube conselho deliberativo coral Cruz eleição Eleições estádio FBC Fernando Bezerra Coelho futebol gestão investimento jogador jogo palpite partida patrocinador patrocínio PE pernambucano Pernambuco pitaco política presidente Recife recifense Santa Santa Cruz Série C série D sócio time Torcedor torcida tricolor técnico

Usuários online

6 tricolores Online
Tricolores:

4 geraldinos
2 olheiros

Copyright © 2011 - Torcedor Coral é orgulhosamente produzido e redesenhado por Dimas Lins | Gerenciador de Conteúdo WordPress | Entrar